Portugal

13/06/2024  10:35

Alcântara, o bairro com mais pinta, vence Marchas Populares de Lisboa 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Lisboa, agitada no mês de Junho com festas a cada esquina é notícia em todo o mundo e a tradição essa, voltou a cumprir-se este ano. Na noite de 12 de junho, as marchas, navegaram de costas para o Marquês em direção ao Tejo, tema escolhido este ano para homenagear o rio que embeleza e dá vida  á cidade de Lisboa

Sob o olhar de milhares de pessoas, as marchas populares desfilaram pela Av. da Liberdade num dos momentos mais emblemáticos das Festas da Cidade que refletem a vida das coletividades locais de cada bairro e freguesia, num espetáculo de cor, música e dança como expressão cultural da vida popular da cidade das sete colinas. 

Com o desejo frenético, a marcha de Alcântara, confiante, marchou de alma sentida na música tocada a cada batida: “Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta” e assim foi...VENCEU.

Inspirada na arte de pintores e artistas que encontram na bairro de Alcântara um espaço entre o passado e o presente numa fusão de cores e formas, “Alcântara é obra-prima de Lisboa” que espelha as influências históricas e culturais do bairro ao longo dos tempos. 

Das 20 marchas em competição, Alcântara venceu nas classificações especiais: Melhor Coreografia e Cenografia, melhor Figurino e melhor Desfile na Avenida. A completar o pódio, em 2.º lugar ficou a Marcha de Marvila e em 3.º e 4.º lugar a Marcha de Alfama e a Marcha da Bica. 

Saber mais... 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

12/06/2024  23:18

27.ª edição Casamentos de Santo António de Lisboa

Hoje dia 12 de Junho, o amor pairou sobre a cidade de Lisboa cumprindo a tradição com 15 casais e não 16 como é habitual (ajustes feitos até ao último momento), forma de garantir que todos os candidatos cumpram os requisitos. Este facto, demonstra a seriedade com que os responsáveis, EGEAC e CML tratam a integridade do evento.

Casamentos de Santo António de Lisboa | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Transmitido em direto pela RTP para milhões de portugueses em todo o mundo, o evento foi realizado com o máximo de rigor cumprindo a etiqueta e o protocolo, o casamento civil no Salão Nobre dos Paços do Concelho e a cerimónia religiosa na Igreja da Sé de Lisboa. O cortejo em viaturas Tuk Tuk nas principais vias de Lisboa, terminou na Estufa Fria onde finalmente os casais festejaram a sua união, num lindíssimo copo de água junto dos seus familiares. 

Uma organização exímia na forma de ser e saber, a EGEAC e a CML tudo fizeram para proporcionar momentos singulares aos casais que ao longo da vida nunca esquecerão um dia tão especial. Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa esteve sempre presente: "É um momento tão bonito olhar para os noivos e famílias, ver a emoção, é uma honra ter-vos aqui neste dia cheio de felicidade para todos, incluindo a cidade de Lisboa. O casamento, é uma flor frágil que vão ter que regar todos os dias, trabalhar todos os dias por essa felicidade e por esse amor e nos momentos difíceis será esse amor que fará com que nada na vossa vida seja difícil", concluiu Carlos Moedas.         

À semelhança dos anos anteriores, e para finalizar o dia mais feliz de suas vidas os 15 casais de aliança no dedo,  num momento de diversão e descompressão desfilaram ao longo da Avenida da Liberdade integrados nas famosas Marchas Populares de Lisboa

03/06/2024  01:39

Marchas Populares de Lisboa refrescam tradição

Por José A. Carvalho / Twenty4news

De regresso com a alma cheia de tudo, as Marchas Populares de Lisboa preparam-se para cintilar no próximo dia 12 de junho, marchando sobre o coração da Cidade das Sete Colinas. Vinte e três serão as marchas das coletividades dos bairros da cidade que representam a tradição e celebram a identidade intrinseca da cidade.

Marcha da Baixa | Meo Arena | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Sob a égide do Tejo, coletividades, marchantes e padrinhos marcaram presença nos dias 31, 1 e 2 de junho para apresentar as suas exibições no Pavilhão Meo Arena da capital, demonstrando nas suas atuações que, “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”, já dizia Fernando Pessoa.

Com o desejo frenético, serão as marchas a concentrar todas as atenções de milhares de pessoas na noite de dia 12 próximo, em momentos singulares que ficarão na história da cidade, que sorridente e formosa, marchará de costas para o Marquês ao som de tambores, sobre o olhar atento de uma multidão em direção aos Restauradores. 

Fonte:EGEAC 

26/05/2024  23:35

Final da Taça de Portugal | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

FC Porto foi o digno vencedor da Final da Taça de Portugal

Por José A. Carvalho / Twenty4news

No domingo passado, num ambiente de festa como é habitual na Taça de Portugal e em especial no clássico entre o Sporting e o Porto, neste final em particular por ser a última de Pinto da Costa, o grande Presidente ao serviço do Clube durante 42 anos e provavelmente a última do treinador Sérgio Conceição que fez aumentar a motivação dos jogadores azuis e brancos em campo saber mais...

20/05/2024  03:15

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Benfica vence no Jamor e conquista a Taça de Portugal Feminina

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na presença de 18.124 adeptos, as águias celebraram no passado domingo a vitória por 4-1 frente à recente equipa Racing Power e fizeram história ao alcançar todos os títulos nas competições da temporada, deixando os adeptos orgulhosamente felizes. Saber mais... 

10/05/2024  15:38

Fátima, no meio de uma multidão de peregrinos

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Um dos locais de peregrinação religiosa mais importantes do mundo, Fátima recebe nos dias 12 e 13 de maio próximo, milhares de peregrinos que viajam usando todos os meios para celebrar as aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria, um local de culto católico que representa uma experiência muito especial. Peregrinar a Fátima é fazer um caminho de introspeção confiando em Deus e na renovação da fé. 

Fátima recebe Papa Francisco em 2017 | Créditos: José A, Carvalho / Twenty4news

Muitos são os testemunhos de estar num local de culto como Fátima: “Estar aqui é simplesmente fantástico”, disse Ava Hanchon, da paróquia de St. Colette, na Livónia sobre estar na Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Portugal. “Sempre li sobre isso, ouvi falar sobre isso, mas estar aqui e poder conhecer os diferentes locais e ver a Igreja Universal reunida num só lugar é uma experiência singular”, concluiu Ava Hanchon. 

José Ornelas justifica o convite ao Cardeal espanhol Juan Omella que presidirá às cerimónias da peregrinação este ano, afirmando que “Fátima tem uma dimensão internacional e é bom que o Santuário sinta também esta internacionalidade, não só no rosto dos peregrinos que chegam, mas também nas línguas que se ouvem e na sensibilidade de quem fala” aos fieis, acrescentou, sem esquecer que é de Espanha que chegam anualmente um dos maiores contingentes de peregrinos estrangeiros. Fátima será sempre o berço e o porto seguro de todos os que acreditam na aparição da Virgem Maria aos pastorinhos. 

08/05/2024  16:45

Câmara Municipal de Lisboa, Homenageia Eunice Muñoz

Por José A. Carvalho / Twenty4news

No passado dia 6 de maio, a falecida Eunice Muñoz foi reconhecida com uma homenagem por iniciativa da CML com o “Passeio Eunice Muñoz” no Braço de Prata em Lisboa. A melhor atriz de sempre, no teatro, televisão e cinema deixou-nos um enorme e singular legado na representação em Portugal, desde a sua estreia em 1928 com apenas 13 anos e com 80 anos de uma carreira preenchida com as melhores memórias que ficaram para sempre, na história da cultura portuguesa. 

Foto: José  A. Carvalho / Twenty4news

02/05/2024  15:45

Domingo é dia de correr na "Wings for Life World Run" por aqueles que não podem

Por Redação

O tiro de partida para mais uma edição da Wings for Life World Run é dado ao meio dia do próximo domingo, 5 de maio. Milhares de participantes dos cinco continentes unem-se através de uma APP para correr por aqueles que não podem, apoiando a investigação científica que procura a cura para as lesões na espinal medula. Em Portugal as maiores concentrações estão previstas para Lisboa e Lousada saber mais...

28/04/2024  00:35

31.ª Jornada Liga Betclic - Benfica (3) - (1) Braga | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Benfica venceu o Braga por 3-1 e segura titularidade

Por José A. Carvalho / Twenty4news

No jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Betclic no passado sábado dia 27 de abril, o Benfica não perdoou e na segunda parte demonstrou que ainda está de pé e a segurar a titularidade até ao fim.

Numa primeira parte intensa, os encarnados começaram confiantes e gradualmente foram criando oportunidades, a primeira por cabeceamento de Artur Cabral na direção certa mas a bater na trave. Logo de seguida, Di María testa o guardião Matheus de longe mas sem direção saber mais...

26/04/2024  09:45

Revolução dos Cravos oferece meio século de Liberdade a Portugal

Por José A. Carvalho / Twenty4news

As celebrações por todo o país do 50.º aniversário da revolução que terminou com o regime que limitava a vida da sociedade civil, com censuras e repressões sobre as oposições políticas, fez de todos os portugueses o orgulho de quem silenciosamente ou não, conquistou o direito à liberdade através  dos corajosos capitães de abril. 

Cerimónias 50.º aniversário "25 de abril" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Ontem, dia 25 de abril, a data foi especialmente significativa para Portugal ao fim de meio século de liberdade baseada numa democracia pluralista gerida até aos dias de hoje por governos que foram alternado entre o PS e o PSD, variando entre o centro-esquerda e o centro-direita. 

Pelas ruas, as vozes ainda vivas gritaram em consciência “25 de abril sempre...Fascismo nunca mais” mas o tempo será o melhor juiz e nos dirá, se fomos merecedores de uma liberdade conquistada pela queda do antigo regime nesta data histórica comemorada em cântico “O Povo é quem mais ordena” com Portugal a fazer manchete em todo o mundo.

Os portugueses ocuparam as ruas com passos firmes, caminharam de mão dada em liberdade, com a consciência de uma democracia em permanente construção que todos querem preservar e manter ao longo de várias gerações, assim será! 

23/04/2024  14:18

Cidade da Amadora recebe o maior painel de azulejos de Vhils em homenagem ao fotógrafo Alfredo Cunha 

Por Redação

A obra ‘HONRAR QUEM TRABALHA’ da autoria de Alexandre Farto aka Vhils, vai integrar a fachada do edifício dos Paços dos Concelho, e presta homenagem ao trabalho de Alfredo Cunha que, através da sua lente, cobriu a Revolução dos Cravos, preservando momentos efémeros, e eternizando a essência de uma nação em transformação saber mais... 

22/04/2024  10:00

Gyokeres marca 2 e Sporting vence o Vitória por 3-0

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A equipa leonina, defrontou no passado domingo dia 21 de abril o Vitória de Guimarães a contar para a 30.ª Jornada da Liga Portugal Betclic num jogo difícil para o Vitorianos que aceitaram a derrota por 3-0, assumindo que poderiam ter sido mais competitivos e a admitirem que alguns pormenores foram mesmo subestimados saber mais... 

15/04/2024  16:39

Liga Portugal Betclic - Benfica vs Moreirense | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Benfica vence o Moreirense por 3-0 e ainda acredita que é possível

 Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na 29.ª Jornada da Liga Betclic disputada no passado domingo dia 14 de abril, Kökçü aplaudido aos 18` foi o marcador do primeiro golo dos encarnados na primeira titularidade depois da entrevista polémica o jogador não festejou o golo, o Moreirense ainda pediu falta de João Mário no inicio da jogada de transição que Tiago Aguiar treinador-adjunto do Moreirense considerou falta sobre Ofori, mas Hélder Carvalho assim não entendeu e considerou o lance legal e confirmou o 1-0 saber mais...  

11/04/2024  16:05

Guerra na Europa  faz  o governo atualizar a Defesa

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O rearmamento na Europa é um facto assumido pelos governos que aumentam os orçamentos militares nos países do velho continente, incluindo Portugal.

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

De acordo com o Programa do Governo publicado esta quarta-feira, nos objetivos traçados serão implementadas melhores condições salariais para estimular a nova geração a aderir à vida militar como forma de aumentar os efetivos militares e torná-los mais competitivos para qualquer intervenção. 

A despesa com a aquisição de material militar, como a compra de aeronaves KC-390 e a construção de navios, parte do investimento será financiado pelo PRR que resultará numa eficaz segurança e bem-estar da sociedade e uma reserva necessária para executar qualquer voz de comando em emergências dentro e fora das zonas de fronteira.

09/04/2024  18:34

Carby entrega viatura à Cerciamarante

No âmbito do “Programa Viaturas Solidárias” desenvolvido pela Associação Coração JAP.

Viatura de nove lugares vai auxiliar no transporte diário de dezenas de utentes.

Por Redação

A Carby concluiu mais uma etapa na sua missão de responsabilidade social.

No âmbito do “Programa Viaturas Solidárias” da Associação Coração JAP, a Carby forneceu à Cerciamarante, sob condições únicas de aquisição, uma carrinha elétrica de nove lugares que ficará ao serviço do Centro de Atividade de Capacitação e Inclusão (CACI), que presta diariamente apoio a cerca de 90 utentes, no concelho de Amarante.  

A entrega formal das chaves decorreu nas instalações da Cerciamarante. “Com a compra desta viatura ser-nos-á possível colmatar uma falha grave, que consistia na falta de veículos suficientes para assegurar o transporte necessário dos nossos clientes. Ao mesmo tempo, sendo um veículo elétrico, não podemos esquecer a diminuição dos custos com o combustível que, permitirá dar continuidade à política de sustentabilidade”, adiantou Rui Chantre, presidente da associação.

“No seguimento do nosso compromisso com a comunidade, é com enorme satisfação que vemos mais um objetivo alcançado. É mais um pequeno passo, que nos enche de orgulho e que nos motiva, ainda mais, para darmos continuidade ao nosso Programa Viaturas Solidárias”, referiu fonte da Associação Coração JAP.

Fonte: Imprensa Grupo JAP

05/04/2024  00:18

Roda Gigante "Pisca Pisca" regressa com novo conceito e Rock in Rio lança nova temporada de  "Untold Stories" com a RFM

A Roda Gigante Pisca Pisca volta a marcar presença no Rock in Rio Lisboa, com um novo look e um conceito preparado especialmente para a 10ª edição do evento: a Roda do Tempo, que terá 24 cabines e 5 temas que traduzem momentos que contam a história dos 20 anos do festival em Portugal;

Produzido em conjunto com a ETIC (produção audiovisual) e o Gato Preto (decoração do set), e moderado por António Mendes e Rodrigo Gomes, da RFM, “Untold Stories” regressa hoje aos canais oficiais de YouTube do Rock in Rio Lisboa e da RFM e ao site oficial da RFM, para uma nova temporada, com conversas animadas e cheias de histórias surpreendentes e nunca antes reveladas, contadas por inúmeros protagonistas e profissionais do festival;

A primeira temporada de “Untold Stories” está também disponível no Youtube do Rock in Rio Lisboa;

Recorde-se que o Rock in Rio Lisboa 2024 realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024 e contará com 12 horas de festa diárias e memoráveis, numa nova Cidade do Rock e numa nova localização – o Parque Tejo-Lisboa.

Roda Gigante "Pisca Pisca" regressa com novo conceito e Rock in Rio lança nova temporada de  "Untold Stories" com a RFM | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Lisboa, 04 de abril 2024 – Há muito uma das atrações mais procuradas pelos visitantes do Rock in Rio Lisboa, a Roda Gigante Pisca Pisca vai também marcar presença na 10ª edição do festival, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo-Lisboa! Além de ter uma nova e espetacular vista, a nova roda vem com um novo look e um conceito preparado especialmente para marcar o evento - a roda do tempo - com cenários alusivos aos 20 anos de história do festival em Portugal. Sob o olhar atento do Rio Tejo e da Ponte Vasco da Gama, a Roda Gigante Pisca Pisca vai ter uma vista privilegiada para os seus “passageiros”, que seguramente viverão uma experiência única e marcante nesta edição tão especial do Rock in Rio Lisboa.

Sinónimo de bons momentos e histórias memoráveis, a Roda Gigante Pisca Pisca vai ganhar ainda mais protagonismo na nova Cidade do Rock. Localizada no ponto mais alto do recinto, esta roda do tempo será um dos spots mais atrativos do festival, com 24 cabines e 5 temas alusivos a momentos que contam a história dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa em Portugal.

Memórias e emoções materializadas em cabines personalizadas - para as melhores selfies - que incluem a cabine do Palco Mundo, que irá celebrar o palco que contou com inúmeros concertos únicos; a cabine dos artistas, que remeterá a todos os artistas que passaram pelo festival para fazer magia acontecer; a cabine do público, cheia de luz, que irá remarcar o facto de o Rock in Rio ter sido o primeiro festival a iluminar a plateia; a cabine dos Rolling Stones, que irá repescar em muitos a memória de quando Bruce Springsteen pisou o palco em 2014 para atuar com a banda de Mick Jagger, com Bill Clinton na plateia; e a cabine da Amy Winehouse, que irá homenagear uma das maiores artistas de sempre. Será sem dúvida uma autêntica viajem no tempo, aqui e agora, relembrando momentos que marcaram os 20 anos de Rock in Rio em Portugal, nesta que será não mais uma, mas sim a melhor roda gigante de todos os tempos!

Na Roda Gigante Pisca Pisca a festa vai começar logo na fila, onde os passageiros serão encaminhados por um portal de boas-vindas até ao Ambiente Pisca, onde encontrarão DJs a tocar músicas emblemáticas dos artistas que passaram pelo festival ao longo de todas as edições. Refletindo a diversidade que caracteriza os line ups do Rock in Rio Lisboa, vai poder ouvir-se aqui também de tudo um pouco: do rock ao pop, dos artistas brasileiros aos portugueses, numa cuidadosa curadoria musical que irá transportar o público até aos mais icónicos concertos que passaram pelo festival ao longo das últimas duas décadas.

Antes do aguardado embarque na roda do tempo, os passageiros vão passar ainda pelo “túnel de transição”. Aqui, o público vai encontrar um túnel colorido, onde será feita a contagem decrescente das 10 edições do Rock in Rio Lisboa, no final do qual poderão finalmente entrar numa das 24 cabines temáticas, especialmente dedicadas aos 20 anos do festival, e seguir viagem. De notar que todas as cabines têm ar condicionado integrado, e duas são acessíveis a portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.

“A experiência na Cidade do Rock é muito mais do que ver shows, é conviver, brincar, viver momentos inesquecíveis com a família, com os amigos e até com pessoas que você nunca viu. A Roda Gigante Pisca Pisca é um dos locais onde essa magia acontece e este ano, alem de contar as histórias dos 20 anos do festival em Portugal vai ter uma vista nova e de tirar o folego!” comenta Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

“O Rock in Rio é mais do que um festival; é celebração da música, da diversão e da energia vibrante que o Pisca Pisca também partilha com os seus clientes e parceiros. Este é já o segundo ano no qual marcamos presença e fazemo-lo porque temos orgulho em fazer parte de um projeto que está totalmente alinhado com a personalidade da nossa marca. Este ano, além de trazermos mais interações e passatempos exclusivos, tanto na Roda Gigante como nas nossas redes sociais, vamos ainda dar destaque à evolução dos nossos ecossistemas dentro da plataforma Pisca – como é o caso do Pisca Green que está focado na mobilidade elétrica e terá especial destaque este ano. Queremos que cada momento na Roda Gigante Pisca Pisca seja único e memorável para todos os que nos visitarem e mal podemos esperar para partilhar esta experiência inesquecível com toda a comunidade do Rock in Rio!” afirma Paulo Figueiredo, Diretor do Piscapisca.pt.

NOVA TEMPORADA DE UNTOLD STORIES

A segunda temporada de “Untold Stories” arranca hoje, dia 04 de abril, nos canais oficiais de YouTube do Rock in Rio Lisboa e da RFM e no site oficial da RFM, com o primeiro episódio. Produzido em conjunto com a ETIC (produção audiovisual) e o Gato Preto (decoração do set), e moderado por António Mendes (diretor da RFM) e Rodrigo Gomes (animador do Café da Manhã - RFM), o programa junta inúmeros protagonistas e profissionais do festival, que fazem parte da história do Rock in Rio Lisboa, para conversas animadas onde vão ser desvendadas histórias que nunca foram contadas. Num total de 10 episódios, dois por semana (um à segunda e outro à quinta-feira), esta nova temporada será focada nos 20 anos do Rock in Rio em Portugal, e a primeira convidada não poderia deixar de ser a Vice-Presidente do festival, Roberta Medina, a quem se junta Carlos Pedro, Diretor de Brand Marketing da Galp.

Porque o Rock in Rio Lisboa dá palco não apenas a grandes espetáculos, mas também às mais inusitadas histórias, a segunda temporada de “Untold Stories” desvendará novas aventuras, imprevistos, surpresas e, no fundo, tudo o que acontece por trás da cortina dos bastidores, onde o público não consegue aceder. Músicos, animadores de rádio, apresentadores de televisão, jornalistas, repórteres, influenciadores digitais e parceiros do festival vão dar voz a estas histórias em conversas informais e descontraídas, que nos vão fazer desejar que junho de 2024 chegue o mais depressa possível, para que se criem novas histórias e se construam ainda mais memórias.

O primeiro episódio, já disponível, conta com a participação de Roberta Medina e de Carlos Pedro, no qual serão desvendadas muitas histórias únicas e caricatas que a Vice-Presidente Executiva do festival e o Diretor de Brand Marketing da Galp presenciaram ao longo dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa. O segundo episódio, disponível a 08 de abril, contará com a participação especial de Fernando Daniel, no qual o artista irá desvendar um bocadinho do que o público poderá esperar no concerto marcado para 16 de junho, no Palco Mundo.

Para esta 2ª temporada de “Untold Stories” estão também já confirmados os seguintes convidados: Cláudia Borges (Apresentadora SIC), Graça Costa Pereira (Editora de Cultura SIC), Inês Folque (Apresentadora de TV), Joana Cruz (animadora Café da Manhã - RFM), Joana Latino (Jornalista SIC e SIC Mulher), Liliana Campos (Apresentadora SIC Mulher), Mário Rui Vieira (Jornalista Blitz/ Expresso), Nelson Cunha (Diretor Mega Hits), OWHANA (Influenciadora digital) Pedro Boucherie Mendes (Diretor SIC Radical), Rita Carmo (Fotojornalista Blitz/ Expresso), Teresa Lage (Produtora RFM), Vanessa Oliveira (Apresentadora de TV) e os artistas Carolina Deslandes, Carolina de Deus e Filipe Karlsson.

“Seja para ouvir no carro, na televisão ou noutro dispositivo, a nova temporada de ‘Untold Stories’ vai contar histórias de bastidores, cenas divertidas, curiosidades vividas por artistas e profissionais que têm feito parte de muitas das edições destes 20 anos do festival em Portugal. Imperdível, mesmo!” afirma Luís Soares, Diretor de Marketing do Rock in Rio.

A primeira temporada do “Untold Stories”, disponível no YouTube do Rock in Rio Lisboa, contou com convidados como D’ZRT, que revelaram o primeiro momento em que pisaram o Palco Mundo e a sensação de ter 90 mil pessoas a vê-los; Xutos & Pontapés, que desvendaram as histórias mais estranhas, mais bizarras, mais épicas desta banda que faz parte da nossa história; Capitão Fausto, que relataram as histórias mais icónicas que viveram no Brasil, quando tocaram no Palco Sunset com a banda brasileira O Terno; HMB, que contaram as histórias mais mirabolantes vividas com o Rock in Rio; Deejay Kamala, que viajou até às primeiras edições do festival onde fazia parte do público; The Black Mamba, que partilharam histórias hilariantes vividas nos bastidores do Rock in Rio, tanto em Portugal como no Brasil; Carolina Deslandes, que desvendou detalhes do seu grande percurso pelo Rock in Rio; Agir, que contou histórias épicas como confettis que não deviam ter acontecido e pedidos de casamento arriscados; Sam The Kid, que falou sobre o Sting e as suas cenas tântricas; e Blaya, que divulgou todas as aventuras da sua experiência no antigo Galp Music Valley.

Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa está agendada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no novo recinto no Parque Tejo Lisboa. Além de celebrar duas décadas de história em Portugal, o festival promete surpresas emocionantes, espetáculos memoráveis e uma experiência renovada para todos os que se juntam a esta celebração única que conta já com muitos nomes confirmados no cartaz, e que ninguém vai mesmo querer perder!

Fonte: Rock in Rio

27/03/2024  17:30

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

Uma edição histórica: o adeus a João Sousa e os desafios do futuro

Por João Zilhão | Diretor do Torneio / Managing Partner 3Love

Foram novamente 51 semanas, de uma super equipa, a preparar aquela que será a semana mais especial do ano para muita gente, e não só para os amantes do ténis. Isto porque o Millennium Estoril Open é muito mais do que apenas um torneio de ténis: é gastronomia/vinhos/cocktails, é arte, é musica, é networking/relações publicas, é ativação de marcas, é animação para toda a família… é um evento de entretenimento no seu todo.

Em 2024 temos um quadro de excelência com dois Top10 (Casper Ruud e Hubi Hurkacz), os melhores portugueses, vários nomes sonantes como Gael Monfils e Dominic Thiem, jovens promessas como o brasileiro João Fonseca (17 anos e Nº1 do Mundo de Juniores) e tantas outras atrações, que fizeram com que grande parte das sessões já estejam esgotadas saber mais

Fonte: Media Capital 

14/03/2024  14:20

PRR: disparam os alertas sobre os riscos de execução do plano

PRR corre risco de atrasos e perda de fundos perante grandes decisões e reformas que têm de ir à AR. Novo Governo “deve procurar estabilidade e consenso para garantir o andamento do plano”, defende a Capitalizar.

PRR: disparam os alertas sobre os riscos de execução do plano

PRR corre risco de atrasos e perda de fundos perante grandes decisões e reformas que têm de ir à AR. Novo Governo “deve procurar estabilidade e consenso para garantir o andamento do plano”, defende a Capitalizar.

A mudança de Governo fez soar vários alertas sobre a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A agência de notação financeira DBRS alertou para o risco de um Parlamento bloqueado em Portugal poder dificultar a implementação do plano. Também a comissão que acompanha o PRR admite que o resultado das eleições agrava o risco de atrasos e perda de fundos. Para André Lopes, da Capitalizar, “a incerteza é inevitável” quanto ao futuro do PRR, e adverte ser crucial que o novo Governo se comprometa com a execução do plano e garanta a sua eficácia. 

A mudança de Governo, após as eleições legislativas, veio gerar um clima de incerteza quanto ao futuro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). São vários os alertas que soam sobre os riscos de implementação do plano, sobretudo no âmbito das grandes decisões sobre reformas a aprovar na Assembleia da República e que exigem o cumprimento de prazos e consenso político. A previsão dos especialistas é de atrasos na chegada dos fundos ou mesmo a perda de alguns. 

Recorde-se que a agência de notação financeira DBRS alertou, esta semana, para o risco de um Parlamento bloqueado em Portugal e de um Governo instável poder dificultar a implementação do PRR, não descartando novas eleições antecipadas. Já a Standard & Poor’s considera que os riscos políticos permanecem limitados em relação ao desembolso dos fundos e implementação dos projetos do PRR, esperando que o plano “continue no bom caminho.”

A comissão que acompanha a execução do PRR também admite que o resultado das eleições agrava o risco de atrasos e perda de fundos, uma vez que, os próximos pagamentos dependem de reformas que têm de ir à Assembleia da República.

“É importante salientar que um cenário de instabilidade política pode colocar em risco a implementação do PRR, especialmente no que diz respeito a investimentos e reformas que exigem grandes decisões políticas. Pelo que é importante que o novo Governo procure a estabilidade e o consenso para garantir o andamento do plano.”, adverte André Lopes, Partner da Capitalizar, consultora fiscal e financeira.

Na visão do consultor, o futuro do PRR está intrinsecamente ligado à capacidade do novo Governo de se comprometer com a sua execução: “A incerteza é inevitável, mas o momento também oferece a oportunidade de reavaliar o plano e adaptá-lo às novas prioridades do país. Com um compromisso firme e um processo inclusivo, o PRR pode ser um instrumento crucial para o desenvolvimento e a recuperação económica de Portugal. É ainda expectável que o novo Governo tenha uma visão própria para o plano, buscando adaptá-lo às suas prioridades e à realidade mais atual do país. Essa nova perspetiva pode ser uma oportunidade para aprimorar o PRR e garantir sua eficácia.”

De referir que, dos 10 cheques previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, Portugal já recebeu quatro e, este ano, é suposto chegarem mais dois. O primeiro ultrapassa os três mil milhões de euros e, o segundo, é de 1.900 milhões de euros.

De acordo com a comissão de acompanhamento do PRR, o pedido de libertação de fundos ainda não terá sido feito a Bruxelas e o prazo normal para o pedido do reembolso termina no final deste mês. Se ainda for feito pelo Governo em gestão, obrigará o próximo executivo a aprovar uma reforma em tempo recorde, até outubro. Mas se não for feito agora, também atrasa a vinda do dinheiro. Situação que deverá repetir-se, ainda este ano, no cheque seguinte. Este só será pago depois de aprovada uma série de nova legislação.

Sobre a CAPITALIZAR: A Capitalizar é uma empresa de consultoria fiscal e financeira, liderada por profissionais formados nas Big 4 e com larga experiência no setor. Contabilidade, Reestruturações Empresariais, Incentivos Fiscais, Benefícios Fiscais e Consultoria Fiscal e Financeira são os pilares de atuação da Capitalizar.

Fonte: Comunicar-se 

28/02/2024  17:50

Marcelo Rebelo de Sousa, presente na abertura da BTL

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma aposta dos sucessivos governos, num sector que cresce anualmente e a bom ritmo criando confiança nos investidores estrangeiros com a marca de Portugal a distinguir-se mundialmente.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença esta manhã na FIL acompanhado pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva e pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Bolieiro numa visita aos quatro pavilhões da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que recebem no seu limiar 400 expositores e a presença de 1.400 empresas, como forma de expressar o seu apoio ao setor que mais cresce e muito tem contribuído para solidificar a economia portuguesa.

20/02/2024  02:00

Portugueses atentos ao derradeiro debate entre os principais candidatos a primeiro-ministro

Por José  A. Carvalho / Twenty4news

Um frente-a-frente entre o candidato do (PS) e da (AD) na passada segunda-feira transmitido do Capitólio em Lisboa por todas as televisões, marcou a atualidade política portuguesa numa discussão crucial para solidificar e desmistificar a opinião pública. Pedro Santos (PS) acordado de uma longa caminhada adormecida a tentar solidificar as suas ideias e Luís Montenegro preocupado em marcar de vez a sua posição desmistificando ideias erradas que surgiram desde o Congresso e nos últimos acontecimentos nos Açores.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Nitidamente, Pedro Santos apresentou-se mais bem preparado (o que deixa alguma estranheza ao fim de tanto tempo) assertivo e seguro nas suas convicções, sobretudo com a presença da polícia no Capitólio, reagindo: “a garantia da ordem é fundamental” e acrescenta, “não se negoceia sobre coação.”

Luís Montenegro demonstrou ser um candidato diferente, mais moderado no confronto (quem sabe, mais racional) nas suas resposta e silêncios demonstrando ser mais defensivo e cauteloso nas suas respostas, razões suficientes para ficar aquém no debate contra o seu rival.

19/02/2024  15:15

31.º Aniversário TVI junta celebridades

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Casino do Estoril foi o palco escolhido para a Gala do Aniversário da TVI pelos 31 anos ao serviço dos portugueses, do esforço reconhecido e paixão de todos os que naturalmente dedicam as suas vidas com o mesmo propósito; desenvolver uma estação de televisão que ofereça um serviço de excelência em Portugal e no mundo Saber mais...

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

07/02/2024  22:00

Pedro Santos, “o antidogmático” | Rui Rocha “o aventureiro”

Por José A. Carvalho / Twenty4news 

Nada aproxima os dois candidatos nas suas ideias políticas relativamente aos Impostos, SNS e Habitação.

Nos programas apresentados pelos dois candidatos, a economia é o grande ponto de discórdia com Pedro Santos a apontar o dedo a Rui Rocha com os custos para o Estado nas ambições projetadas pela IL.

O líder do PS, diz-se preocupado com o custo de nove mil milhões de euros que resultariam do corte dos impostos propostos por Rui Rocha que de imediato respondeu: “mais dinheiro no bolso dos portugueses permite dinamizar a economia.” O candidato do PS, sem demora insiste considerando o corte dos impostos em toda as áreas: "o IRS, IRC, IVA, IMI entre outros, o radicalismo resultante das propostas aventureiras da IL."

Para Rui Rocha, é falso o valor apresentado pelo líder do PS e "aventureiro é quem insiste em medidas que são iguais às anteriores" que nada acrescentam à situação atual do país e colocam a economia portuguesa a reboque das restantes economias da Europa. "A taxa de desemprego dos jovens é de 23,5%, temos uma situação insustentável, 1 em cada 3 jovens já emigraram, os que ficaram 1 em cada 4 estão desempregados, os que estão a trabalhar têm salário médio de mil e cem euros. Temos soluções. Para as pessoas, menos impostos, mais salário, alguém que ganhe hoje 1800 euros brutos, com a proposta de 15% de IRS da IL passaria a levar para casa ao final de um ano mais dois mil euros líquidos. Para as empresas, licenciamento mais rápido, eliminar taxas e taxinhas, como tributações autónomas, e baixar o IRC”, sublinhou o líder da IL. 

Durante o debate Pedro Santos foi um candidato muito mais defensivo do que em outras situações provando que é um defensor do seu próprio legado. Às ideias apresentadas pela IL, o candidato do PS reagiu: “Os senhores não fazem magia...ainda. No final de um programa destes, o que espera a Portugal é a austeridade. O PS não tem nenhum dogma fiscal e a preocupação na situação económica e financeira do país que tenho é com as contas que tenho que pagar no dia onze”, afirmou Pedro Santos.

A situação do Estado no que diz respeito aos serviços públicos em especial ao SNS, o candidato do PS confrontado com oito anos de governação e com um legado pouco abonatório no que concerne a melhoramentos do SNS, não ofereceu nada de novo: “A solução não pode ser desistir do Estado Social. A nossa maior conquista é essa. Uma das maiores vitórias é o Serviço Nacional de Saúde. Tem problemas? Tem. Mas a solução não é desistir dele para financiar um negócio privado. Temos de dar resposta. Foi iniciada uma reforma que queremos consolidar.” Ao contrário, o seu opositor Rui Rocha reafirma a sua opinião sobre o estado da saúde durante a governação do governo PS, lembrando: “Radical é ter idosos em centros de saúde pela noite dentro deitado em mantas, à chuva e ao vento como eu vi. Para marcar uma consulta. Radical é ter grávidas a bater à porta de urgências fechadas. Isto é um serviço de acesso a listas de espera e não a serviços de saúde. O radicalismo é trazer para Portugal soluções que funcionam noutros países europeus”, para o líder da IL a saúde piorou drasticamente, sinónimo de que o sistema implementado não é funcional.

“Temos de investir no SNS e não existe dogma no PS sobre as PPP”, disse Pedro Nuno Santos, ao mesmo tempo que Rui Rocha insistia e realçava que o PS “acabou com elas”

Rui Rocha, ganhou pontos referindo uma maior aproximação e parceria com as entidades privadas criando pontes e estratégias de forma a reduzir as listas de espera e dar resposta atempada e eficiente aos serviços de atendimento.

O Flop das políticas da habitação  

Um dos temas, ainda mais polémicos discutidos no frente-a-frente e que foi dominado por Pedro Santos são as políticas de habitação implementadas pelo atual governo de gestão: “A habitação é um problema transversal em toda a Europa, real e profundo. Em 2015, sobre habitação não havia nada, tivemos de construir todo um aparelho. Lançamos o maior programa de investimento público na história do nosso país. Temos neste momento 15 mil projetos de casa. Temos 230 mil famílias a receber apoio ao arrendamento, temos 27 mil jovens a receber o porta 65, temos respostas, não estão a responder na sua plenitude” referiu o candidato Pedro Santos.

“Infelizmente nós não decidimos fazer uma casa hoje e temos a casa amanhã”, referiu Pedro Santos, deixando perplexa qualquer família portuguesa sobre o tempo necessário para ter acesso a uma casa em Portugal.  

De acordo com Rui Rocha, o seu opositor Pedro Santos foi incompetente: “Prometeu habitação condigna para todos os portugueses até 2024. Da mesma maneira que foi incompetente na ferrovia. E falhou na TAP, prometeu aos portugueses que devolveria os milhões de euros que foram injetados e nem um cêntimo foi devolvido” sublinhou.

Na habitação a IL quer: “licenciar mais rápido (três anos na política atual não é aceitável), eliminar o IMT, diminuir o IVA na construção (para 6%) e que os devolutos do Estado estejam ao serviço dos portugueses e sejam colocados no mercado em modelo de renda acessível, estas são as soluções para trazerem as 255 mil casas.” concluiu Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal.  

31/01/2024  11:30

Liga dos Campeões Feminina - Benfica, voou alto sem perder de vista o Barcelona

Por José A. Carvalho / Twenty4news

As jogadoras do Benfica foram humildes e aceitaram o empate no ultimo minuto por 4-4. As águias perderam o chão, levantaram voo e descobriram que era possível vencer a melhor equipa do mundo numa noite singular que ficará na história. 

Frágeis, como asas de borboletas, as jogadoras do Benfica tiveram a coragem das águias, voaram por cima de obstáculos sem medo de cair aos pés da campeã europeia em título, o Barcelona Ver mais...

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

29/01/2024  23:45

SESIMBRA NATURA PARK

Por José A. Carvalho / Twenty4neews

A cerca de 30 km de Lisboa e de fácil acesso à A2 e A33, o Sesimbra Natura Park oferece aos amantes da Natureza 867ha apoiados com infraestruturas e equipamentos para recreio e lazer destinados a empresas, escolas, grupos organizados, famílias e visitantes individuais.

O programa de monitorização ajuda os responsáveis do parque a desenvolver uma compreensão ampla do status e tendências dos recursos como base para tomar decisões e trabalhar em parceria com todos os agentes interessados e a sociedade civil, de forma a proteger a longo prazo os ecossistemas do parque.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com uma localização privilegiada, a Herdade da Mesquita é uma propriedade inserida na área florestal da Mata de Sesimbra e muito próxima do Parque Natural da Arrábida, da Vila de Sesimbra, do Cabo Espichel e Meco, recebe anualmente milhares de visitantes com a certeza de usufruírem de um produto / serviço de qualidade e referência nacional. 

Como é óbvio o Natura Sesimbra Park é um valor acrescentado nos benefícios que oferece dentro e fora de suas fronteiras e não é apenas um lugar singular a ser visitado para atividades recreativas, convém refletir, pois os parques são incrivelmente benéficos ao meio ambiente.

Fonte: SNP

14/01/2024  23:50

O fim da picada

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news

Esta campanha eleitoral que se avizinha é o "fim da picada" para o governo que é composto por aqueles protagonistas socialistas que daqui a três meses estarão transformados em diferentes pessoas e em melhores governantes.

Sempre ouvi dizer que as pessoas não mudam completamente de um momento para o outro e no caso do PS temos governantes que tentam fazer um "golpe de rins" passando a mensagem exercer a fude ministro é como exercer um cargo equivalente a um "soldado raso" de um exército onde o primeiro-ministro de saída é ou foi um poderoso General e que os seus ministros se resumiram a cumprir ordens.

Apesar do episódio de desobediência de Pedro Nuno Santo, a propósito da localização do aeroporto, ajudar a este género de retórica de desresponsabilização dos ministros PS, a verdade é que ser ministro não é um cargo meramente executor da vontade do primeiro-ministro. Quem conhece bem o funcionamento da função pública, sabe bem do que falo e do poder imenso que tem um ministro na orgânica do Estado.

O maior cúmplice, e diria até mesmo, o pioneiro desta argumentação do "ministro meramente executor" é João Costa, ministro da educação, que foi logo o primeiro a ver no horizonte a possibilidade de continuidade no cargo de ministro através do seu apoio partidário a Pedro Nuno Santos.

O fantástico "golpe de rins" de alguém que diz que de futuro fará tudo ao contrário do que fez no passado somente devido à mudança de primeiro-ministro, ganhou de forma inconsciente ou consciente dentro do PS adeptos e moldou a retórica de todos os protagonistas. 

O revés desta argumentação é que o povo se apercebe que no caso do PS ganhar as eleições, irão voltar ao poder todos os protagonistas políticos que gravitaram à volta de Costa...só que desta vez em redor de um líder sem a experiência governativa de António Costa.

Perante este cenário digo como se dizia antigamente que a política em Portugal nos próximos tempos será "o fim da picada" se os portugueses caírem na máquina de propaganda que faz as pessoas tornarem-se noutras em apenas três meses.

11/01/2024  02:00

Benfica vence e Braga diz adeus à Taça de Portugal!

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Numa noite inspirada para ambas as equipas, marcou primeiro Zalazar aos 08´ com o desvio de João Mário e a bola a não dar a mínima chance a Trubin, na sequência de um pontapé de canto no lado direito do ataque Ver mais...  

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

29/12/2024  15:35

O primeiro negro a querer fundar um partido em Portugal é uma mulher... e está difícil... 

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news

Chama-se Ossanda Liber, nasceu em Angola, é portuguesa, tem dupla nacionalidade e quer fundar um partido Ver mais... 

Foto: DR | Ossanda Liber | Fundadora Nova Direita

28/12/2023  18:12

Tribunal Constitucional Indeferiu Pedido de Registo do "Nova Direita"

Movimento apresenta novos estatutos na esperança de ser registado a tempo das eleições de 2024

Foto: DR | Ossanda Liber | Fundadora Nova Direita

Por Redação

O movimento Nova Direita liderado pela Ex-Vice-Presidente do Aliança, Ossanda Liber, vê chumbado o seu pedido de registo pelo Tribunal Constitucional justificando que os estatutos não cumprem os requisitos exigidos. A decisão do tribunal constitui um revés significativo para o Nova Direita, que procura representar uma nova visão política e defender os valores e princípios conservadores que considera essenciais para o país.

O Nova Direita, considera que este indeferimento é uma forma de discriminação, que limita a capacidade do partido de contribuir para o debate político e para a representação dos seus eleitores.

Discriminatório na forma como foi conduzido o processo e nos argumentos invocados que jamais foram exigidos a nenhum partido político em Portugal. 

No entanto, o Nova Direita está determinado a superar este obstáculo e garantir que as suas ideias e valores sejam representados nas próximas eleições. Como tal, o movimento apresentou novos estatutos ao Tribunal Constitucional, na esperança de que a situação seja resolvida a tempo para a participação nas eleições legislativas de 10 de Março. 

O Nova Direita, agradece o apoio contínuo dos seus membros, apoiantes e simpatizantes, e está confiante de que a justiça prevalecerá e que no dia 10 de Março os seus eleitores terão a oportunidade de votar. 

19/12/2023  04:08

"Gala dos Sonhos", uma noite de emoções

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Por António Silva Campos / Twenty4news

Com a lotação esgotada do Altice Arena, a 3ª edição da Gala dos Sonhos, organizada pela Associação Sara Carreira com toda a pompa e circunstância, foi transmitida em direto pela SIC no passado domingo dia 17 de dezembro com o objetivo de promover a solidariedade e a cultura portuguesa, celebrar a vida como um propósito social e interesse coletivo em ajudar os beneficiários a satisfazer as suas necessidades sociais e culturais e desenvolver as aspirações intrínsecas, como um raio de esperança sobre princípios inclusivos dos valores humanos.

Com carácter solidário, a “Gala dos Sonhos” angaria fundos na perspetiva de oferecer aos jovens uma oportunidade de futuro nas suas vidas e carreiras profissionais, atribuindo até à data 42 bolsas de estudo que resultam da união e partilha de cada um de nós como resultado da soma de todas as partes. 

Este ano, o evento foi apresentado por Fátima Lopes e Júlia Pinheiro e abrilhantado por vários cantores e atores de renome sendo de destacar, Tony Carreira, Michael Carreira, David Carreira, Marisa, André Sardé, Coro de Santo Amaro de Oeiras, Fernando Rocha, Ivandro, Soraia, Matias Damásio, Nininho Vaz Maia, Manzarra, Marco Rodrigues, Rita Guerra, Maninho, Syro, Mariana Pacheco e João Pedro Pais. 

Muitas foram as personalidades da sociedade portuguesa que marcaram presença dando o contributo possível nesta ação solidária que Tony Carreira elogiou: “ Estou feliz por estar nesta sala com tanta gente aqui a ajudar e ao mesmo tempo...era melhor que não fosse mas...sendo assim, obrigado a todos vós por estarem cá e a Portugal inteiro na questão de ajudar.”  

Pedro Bianchi, piloto de Enduro que nas suas provas de competição usa sempre o capacete com a imagem da Associação Sara Carreira, referiu: “É a minha maneira de poder ajudar a associação e estes jovens bolseiros a terem um futuro melhor e poderem sonhar com algo. Sou embaixador da Associação e corro o ano inteiro com o mesmo capacete e tento ajudar no que posso.”   

Numa noite com grandes emoções, vista e sentida por milhões de portugueses, Daniel Oliveira, Diretor de Programas da SIC realçou: “Esta noite, é um pouco o resumo daquilo que é o ano da Associação no acompanhamento destes jovens e que mostra ao país inteiro aquilo que está a acontecer na forma como a Associação consegue transformar aquilo que é a dor maior, numa causa que serve um propósito muito digno que é o de mudar a vida de um conjunto de jovens e portanto hoje, é o dia de celebrar essa forma que a Associação tem de mudar a vida destes jovens, de celebrar com eles o seu talento e também com um conjunto de artistas que se associam esta noite. Esta é a terceira gala, há um conjunto de projetos, no fundo, as bolsas são para muitos anos, os miúdos vão crescendo mas vão aparecendo também outros jovens e o acompanhamento que se faz destes jovens é também muito bom e muito gratificante ver como eles estão a aproveitar esta oportunidade que provavelmente, noutras circunstâncias, não teriam. Hoje é um dia que estamos a celebrar uma causa maior.”

Neste dia tão especial, sabemos que não há palavras que consigam consolar uma mãe que perdeu a sua filha, mas Fernanda Antunes mãe de Sara Carreira, é uma mulher de muita coragem e uma lutadora, exemplo para todas as mães que passaram pelo mesmo. Graças à sua força, resiliência e cumplicidade, Sara Carreira teve todo o amor em todos os momentos em que viveu, foi uma menina feliz durante a sua vida e por essa razão o amor de mãe e filha jamais terminará, para Fernanda: “É um dia difícil, mas pronto. Isto está a ficar difícil agora a esta hora. É assim, a minha filha, já disse tantas vezes, é a melhor pessoa do mundo e eu não quero que se esqueçam dela e durante o tempo que eu estiver aqui hei-de fazer isso por ela. Quero ir ao encontro da Sara”, disse-nos emocionada.   

14/12/2023  03:01

“Mercado de Natal da SIC Esperança” abriu portas ao público

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Mais de quarenta marcas/empresas estavam representadas  no átrio do edifício do Grupo Impresa em Paço de Arcos, para a 2.ª edição do “Mercado de Natal da SIC Esperança” que abriu portas ao público e que fará reverter parte da receita para apoiar uma causa social, como referiu Francisco Balsemão, Presidente do Grupo: “ Para além de proporcionar às pessoas da zona e não só, fazerem as suas compras de Natal aqui, o mais importante é que uma parte das receitas reverte para a "SIC Esperança"  que por sua vez irá doar esses fundos a 14 escolas que serão recuperadas porque infelizmente, não têm condições necessárias e adequadas que permitam aos alunos usufruir de melhores condições.” 

Mercedes Balsemão, que foi sempre sensível às causas sociais, reitera: “No Natal,as pessoas por tradição, mentalidade e/ou opção, são mais solidárias. O espaço está muito variado, com coisas diferentes e sustentáveis o que é bom, essa mudança de paradigma.” 

O mercado, esteve aberto gratuitamente ao público nos dias 12 e 13 de dezembro passado e várias figuras públicas da estação, marcaram presença para aproveitar e fazerem algumas compras.   

10/12/2023  15:27

«Serve 360 – Gala 2023» no Lisbon Marriott Hotel

Por Redação

O Lisbon Marriott Hotel  e a RXF, produtora de audiovisuais e multimédia, têm desenvolvido no âmbito do programa de sustentabilidade e impacto social «Serve 360», da Marriott International, um evento solidário onde se juntam músicos, parceiros, famílias amigas , mas também as crianças e jovens do Centro de Alojamento Temporário de Tercena (CATT). O evento, que já leva 24 anos, está a ser organizado em conjunto com a Glam, a Metrosonic Records e a Spiritbreaks. Realiza-se já amanhã, dia 11 de dezembro, das 18H30 às 22H30, em Lisboa, no Marriott.

Este ano, mais de 300 personalidades da vida pública, política e empresarial estão presentes nesta gala, que conta com um jantar e será marcado por momentos musicais com a atuação da Ian, Ivo Lucas, Luísa Sobral, Fingertips, Gospel Collective e Dangello DJ.

A apresentação fica a cargo de Leonor Seixas e Rodrigo Paganelli (atores), Ana Paula Almeida (jornalista e repórter da SIC), Jorge Rodrigues (apresentador do Teatro Nacional de São Carlos) e Pedro Crispim (Comunicador).

No início da noite, as crianças e os adolescentes estarão sob o foco das luzes, quando forem entregues os prémios de mérito e várias obras de arte de diferentes artistas plásticos (Biatrix Lourix, Francisco Xicofran, Francisco Amaral, Lu Mourelle, Mariola Landowska, Sofia Simões, Vicky Mesquita) e designers de joias (Carolina Curado Jewellery, Dara Jewels, Filipa’s Concept, Nauz Jewellery, Rosarinho Cruz, Tatá Jewellery, Topázio) e de vestuário (Ana Sousa, João Rolo, Fátima Lopes).

Os mais desportistas contam com a oferta de t-shirts e bolas autografadas pelos jogadores de futebol do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, que serão entregues em mãos pelos atletas.

Para este evento, há ainda o apoio de diferentes parceiros, como instituições, empresas, marcas, artistas plásticos, atores, fotógrafos e músicos, que em conjunto contribuíram para mais um ano de generosas doações de produtos alimentares e não alimentares, serviços e vouchers no valor aproximado de 130.000 euros. Algumas das  organizações/ marcas/ empresas nacionais e internacionais que colaboram nesta mega ação solidária são: Aon, Astara, Antiga Barbearia do Bairro, Alfaparf Milano, A la Folie, Andreia Professional, Arablau, As Cestas d’Avó, Avenida 7, Aquassis, Btuck, O Boticário, Benamor, Clarins, Claus Porto, Catrice, Companhia das Soluções, Comporta Perfumes, Charmers, Clinique, Cosmenatura, Caetano Auto, Certora, Calçado Ara, El Corte Inglés, Espace Cannele, Evergan, Estée Lauder, Elegance Button, Funfashion, Follow the Sun, Frameit, Fernando Oculista, Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal, Garvetur, Gourmet do Infantado, Gustoko, Gant, Guerlain, Inovsan, Inti Wild Wear, Jóia do Campo, José A. Carvalho, Livros Horizonte, Loja das Meias, Lijap Milano, Love in the Hair, Mary Kay, Makro, Nomination, Nuxe, Origans, Puig, Planet People, Pepsi, Paul Mitcheli, Qual House, Rute Obadia, Rotary Clube Lisboa Benfica, Sensai, Sakka, SaudeMayor, Spal, Sesderma, Safiti, Sogenave,  Scoophdough, Seven Brunch, Sofia e Nuno Assessoria ,Vitacress, Watx.

Ana Caetano, public relations manager do Lisbon Marriott Hotel, assinala: «Agradecemos a todos os parceiros, fornecedores e famílias amigas, a quem muito devemos e deram a honra de fazer parte desta ação com a oferta de produtos e serviços em prol de muitas crianças e adolescentes desfavorecidos do CATT. A entrega, o amor e a motivação dos 105 parceiros manifestam-se mais uma vez de uma forma generosa e sem eles não seria possível realizar esta mega ação de solidariedade.»

Os particulares (com a designação de padrinhos) também ajudaram nesta causa, através da aquisição de  vouchers-presente no valor de 40 euros cada nas lojas El Corte Inglés. Os vouchers serão entregues às crianças do CATT, sendo que cada um dá acesso ao espetáculo e inclui jantar buffet. 

Fonte: Lisbon Marriott Hotel

Paulo Freitas do Amaral

02/12/2023  00:05

O "Wokismo" conseguiu mudar o logotipo da Bandeira Nacional

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news

A fação woke que existe dentro deste governo socialista conseguiu alterar a bandeira de Portugal para uma representação simplista sem símbolos nacionais que remetam para a cristandade...

A retirada da esfera armilar, dos castelos, das 5 chagas de cristo (quinas), os 30 dinheiros de Judas, etc... passou a ser realidade oculta na representação oficial do governo de Portugal.

A bandeira passou desta forma a resumir-se a três cores...

Quem vê a nova imagem da bandeira de Portugal promovida pelo governo, irá perguntar; "Porque raio é que a bandeira de Itália tem uma bola amarela no meio?"

Além da despropositada retirada dos símbolos, esta nova bandeira, a meu ver, é uma espécie de mistura entre a bandeira do Japão e da Itália...ou seja uma amálgama de falta de originalidade e de sentido.

Aquando da minha passagem, há quase 20 anos, pelo governo, lidei com mudanças de logótipos, de símbolos de programas de apoio, etc...mas nunca ocorreu a ninguém mudar aquilo que deveria ser intocável numa nação,  ou seja, o símbolo que representa os quase 9 séculos de História de um país. 

O wokismo está a ganhar terreno em Portugal e de forma subtil vai mudando os valores, os princípios que nos deveriam dar identidade, segurança e preparação para a preservação da portugalidade e da ética na sociedade. 

Cabe a nós,  portugueses, ficarmos no sofá a assistir à estreia da "Branca Neve e as criaturas mágicas" ou de partir para a luta ao wokismo, demonstrando desta forma que não vivemos numa ditadura de esquerda.

26/11/2023  17:50

SPORTING MAIS CONFIANTE, VENCE DÉRBI POR 1 - 3

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Sporting vence por 3 a 1 no Benfica Campus e fica a dois pontos do Benfica que está na liderança do Campeonato, num jogo equilibrado que começou logo nos primeiros minutos com as leoas a inaugurarem o marcador decorridos 58 segundos, através de um canto batido pelo lado direito por Fátima Dutra e Diana Silva a antecipar-se a  Andreia Norton, ao cabecear o esférico para o fundo das redes da guardiã  do Benfica Lena Pauels Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

21/11/2023  19:16

Portugal inicia tour de participação pública para definição das prioridades de investimento público ambiental para os próximos anos

Por Redação

No âmbito do processo de criação do futuro Plano Nacional de investimento ecologicamente responsável a médio e longo prazo, designado de Novo Pacto Verde (NPV), serão realizadas entre 2023 e 2024, 12 sessões presenciais e online, promovendo a participação de todos os cidadãos, do poder local, das organizações da sociedade civil, da academia e das empresas. 

Estas sessões realizam-se no âmbito do Despacho n.º 3926/2023, de 29 de março, que visa a criação de uma estratégia de longo prazo para o investimento verde em Portugal, o Novo Pacto Verde.  

Visando constituir um plano de investimento estratégico e regenerativo de longo prazo de suporte à transição ambiental em Portugal, o NPV irá identificar os setores-chave e as soluções que permitem fazer face à emergência climática, assegurando, nomeadamente, a existência de infraestruturas, competências e processos adequados para os desafios atuais e futuros, a solidez da qualificação e da formação da população, a criação de empregos verdes, valorizando a coesão territorial e a valorização do capital natural. 

No seguimento da concretização do Despacho, a taskforce (Unidade de Missão) criada para coordenar este processo, composta, entre outros, por representantes dos vários ministérios, academia e organizações da sociedade civil, tem vindo ao longo do ano de 2023 a identificar o contexto atual português em termos de investimento público ambiental, mapeando, ao mesmo tempo, os setores-chave cujo futuro investimento público permita uma transição exponencial para um país mais verde e justo. 

No âmbito deste trabalho, foram identificados 6 grandes temas: 

Qualidade de vida com a Natureza; 

Cidadãos ativos e capacitados para a transição verde e justa; 

Pacto para a água; 

Mobilidade coletiva, ativa e partilhada acessível a todas as pessoas; 

Energia Verde para todos; 

Pessoas e territórios seguros e adaptados às alterações climáticas. 

Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar uma visão estruturada de longo prazo (2030), com propostas discutidas, consensualizadas e amplamente partilhadas e defendidas pela sociedade portuguesa, identificando-se desígnios comuns, necessidades coletivas prioritárias, apontando-se soluções e caminhos que suportem políticas públicas futuras em matéria de ambiente, trazendo ao debate comunidades e territórios.  

Reconhecendo que os impactos da crise climática e potenciais medidas de adaptação e mitigação ganham expressões distintas de acordo com as características de cada região e respetivos contextos sociais e económicos, irão realizar-se entre Dezembro de 2023 e Janeiro de 2024  várias sessões, descentralizadas, em modo presencial e online. Estas visam recolher os contributos da população local sobre as prioridades de investimento e propostas concretas de investimentos, melhorando e tornando mais robusta a futura proposta do NPV. 

Os interessados nesta participação pública podem contribuir de duas formas:  

Sessões presenciais abertas:  O calendário, locais e formulário de inscrição para as 12 sessões presenciais de participação pública, abertas a todos os interessados – cidadãos, associações, especialistas, autarquias, empresas – estão disponíveis em Novo Pacto Verde . 

Participação online: Para possibilitar a participação alargada de todos os interessados que não possam participar presencialmente, é possível a recolha de contributos através do site www.novopactoverde.pt  

Depois desta fase de participação pública, seguir-se-á um processo de integração dos contributos recebidos e de elaboração de uma proposta de versão final do NPV. 

Fonte: Secretaria Geral do Ambiente

21/11/2023  17:34

SL Benfica, início de uma era 

Por Redação

"Hoje cumpriu-se um sonho. Hoje fez-se história em Santarém. Está inaugurada a primeira Casa do Benfica 2.0. Que momento especial para todos nós! Parabéns, Benfiquistas. Parabéns, Santarém!", exaltou Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, na sua intervenção na cerimónia de abertura do novo espaço, que decorreu neste domingo, 19 de novembro Ver mais...

Foto: Tânia Paulo / SL.Benfica

16/11/2023  15:49

JÁ SÃO CONHECIDOS OS CANDIDATOS A CARRO DO ANO 2024 EM PORTUGAL

Por Redação

42 inscrições nas várias classes a concurso

· 23 modelos podem vencer galardão de Carro do Ano 2024

· Classe Elétrico do Ano com 15 candidatos 

· Uma das novidades é a atribuição do Prémio Design

· Testes dinâmicos terminam no final de janeiro de 2024

Já são conhecidos os inscritos para a edição 2024 do mais prestigiado galardão da indústria automóvel do nosso país. O modelo premiado será distinguido com o título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024.

No total são 42 inscrições, com os candidatos divididos em oito classes, com diferentes modelos e versões, dos quais 23 são candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024.

Serão um total de oito classes: Citadino, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV.

Uma das novidades desta edição é a atribuição do Prémio Design ao modelo que mais se destacar em matéria de estilo e imagem.

Mantendo a tradição das edições anteriores, a organização voltará a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados para determinar o vencedor do Prémio Inovação e Tecnologia.

A Comissão Executiva voltará a distinguir a Personalidade do Ano, alguém que, pela sua participação profissional e empenho, contribua inequivocamente para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal.

A edição deste ano conta novamente com a Seguro Directo, marca do Grupo Ageas Portugal, como patrocinador oficial.

“A Seguro Directo definiu para 2023, tal como em anos anteriores, a luta pela melhoria dos números da sinistralidade rodoviária em Portugal. Embora a relação possa não ser óbvia, acreditamos que a escolha do nosso automóvel, o transporte que nos leva no dia-a-dia e a toda a nossa família, é deveras importante para que possamos diminuir as mortes nas estradas portuguesas. A aposta contínua na iniciativa Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024, alia o que consideramos mais importante para os nossos Clientes: a sua proteção. Queremos continuar a promover a sensibilização para a importância da segurança rodoviária e, ao mesmo tempo, incitando novas formas de mobilidade, mais sustentáveis, que contribuam para um futuro mais simples e inteligente”, refere Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

Testes dinâmicos terminam no final de janeiro de 2024

Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do nosso país, preparam-se para dar início aos testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, prestações, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental serão algumas das áreas de avaliação.

O vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024, assim como os vencedores das várias categorias, serão conhecidos no mês de março de 2024.

O grupo IMPRESA organiza a iniciativa –  Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 – através da SIC Notícias e do Expresso.

Inscritos nesta edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024

Classes do Carro do Ano

Citadino do Ano

· BYD Dolphin

· Fiat 600e

· Hyundai i20

· Opel Corsa Electric

· Renault Clio

Desportivo/Lazer do Ano

· Abarth 500e Cabrio

· Honda Civic Type R

· KIA EV6 GT

· Škoda Enyaq 80 RS Coupé

· Smart #1 Brabus

Elétrico do Ano

· Abarth 500e

· BYD Seal

· Fiat 600e

· Honda e:NY1

· Hyundai IONIQ 6

· Jeep Avenger

· KIA EV9

· Lexus RZ 450e

· MG4

· Opel Corsa Electric

· Peugeot E-3008

· Polestar 2

· Skoda Enyaq Coupé

· Smart #1

· Volvo EX30

Familiar do Ano

· BYD Han

· Renault Espace

· Smart #1

Híbrido do Ano

· Honda ZR-V

· Hyundai Kauai

· Toyota C-HR

Híbrido Plug-in do Ano

· Honda CR-V

· Mazda MX-30 R-EV

· Toyota Prius

SUV Compacto do Ano

· BYD Atto 3

· Honda ZR-V

· Hyundai Kauai

· Jeep Avenger

· Peugeot E-3008

· Smart #1

Grande SUV do Ano

· KIA EV9

· Renault Espace

Candidatos elegíveis a Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024

· Abarth 500e

· BYD Atto 3

· BYD Dolphin

· BYD Han

· BYD Seal

· Fiat 600e

· Honda CR-V

· Honda e:NY1

· Honda ZR-V

· Hyundai Kauai

· Hyundai i20

· Hyundai IONIQ 6

· Jeep Avenger

· KIA EV9

· Lexus RZ 450e

· MG4

· Opel Corsa Electric

· Peugeot E-3008

· Renault Espace

· Smart #1

· Toyota C-HR

· Toyota Prius

· Volvo EX30

Fonte: Grupo Impresa

Paulo Freitas do Amaral

14/11/2023  00:52

Manuel Alegre,  lembra-se de 2004?

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news

Ouvindo as palavras de Manuel Alegre dizendo que o Presidente da República fez mal em marcar eleições para o próximo dia 10 de Março vem-me à memória vários episódios da História política portuguesa em que este protagonista esteve ativo politicamente e em que disse precisamente o contrário. 

A meu ver, é preciso algum descaramento para quem criticou aos sete ventos o governo de Santana Lopes em 2004 por falta de legitimidade democrática, enquanto fazia uma candidatura à liderança do PS contra João Soares e José Sócrates, vir agora lançar críticas sobre a decisão de Marcelo de dar voz ao povo.

Manuel Alegre aparece agora em praça pública com pergaminhos de defesa da estabilidade contra o tão defendido "espírito de abril" defendido em 2004...

Certamente se fosse um governo de direita com tal proposta de continuidade de governo,  Manuel Alegre já estaria a deslumbrar o fascismo no seu horizonte.

Seria bom lembrar a Manuel Alegre que Américo Tomás também defendia a estabilidade mesmo com um regime podre e que nunca quis eleições livres e democráticas, arrastando o antigo regime até às últimas consequências...

É com tristeza que vejo um resistente à antiga ditadura compactuar com uma falta de clarificação democrática pelo voto dos portugueses.

Seria bom lembrar Manuel Alegre que os contestatários não viveram só na sua época,  nem os ditadores ficaram perdidos na História...

Os ditadores nos tempos que correm também ocupam poderes políticos por trás de uma capa aparentemente democrática e os contestatários democráticos dos dias de hoje, albergaram-se noutros quadrantes políticos que não são certamente os que Manuel Alegre defende...

Não foi só no passado que alguém resistiu a regimes podres...

Manuel Alegre deveria saber que no presente;

Há sempre quem diga "não"! Há sempre quem resista!

12/11/2023  23:50

Benfica vence na Luz e sobe à liderança do Campeonato

 Por José A. Carvalho / Twenty4news

Um jogo que na primeira parte o Benfica esteve muito bem, numa meia hora de grande qualidade entre as duas equipas com a primeira ocasião de golo a pertencer à equipa da casa e ao minuto 45 a abrir a contagem no Estádio da Luz, Gyokeres inaugurou o marcador na sequência de um contra-ataque  e assistência de Marcus Edwards, com uma finalização perfeita no 12.º golo da época do sueco e o 7.º no Campeonato Ver mais...

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

07/11/2023  19:00

CNN PORTUGAL  International Summit

JOSÉ MARÍA AZNAR, PASCAL LAMY E FARAH PANDITH SÃO ORADORES DA 2ª CNN PORTUGAL INTERNATIONAL SUMMIT

Foram conhecidos os oradores da próxima CNN Portugal International Summit, conferência que assinala o segundo aniversário da CNN Portugal.

Em direto da Alfândega do Porto, Mário Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital, José Eduardo Moniz, Diretor Geral da TVI e António Lagartixo, CEO da Deloitte Portugal, anunciaram a presença de convidados internacionais como Farah Pandith e Pascal Lamy. Farah Pandith, especialista em política externa e combate ao extremismo violento, vem falar do conflito no Médio Oriente entre Israel e o Hamas enquanto Pascal Lamy, ex-secretário geral da Organização Mundial do Comércio, comissário Europeu e Ministro da Economia e Finanças de França, vem ao Porto falar sobre os caminhos para a prosperidade económica da União Europeia, num contexto geopolítico e geoeconómico particularmente desafiante, como o que estamos a viver. Dois nomes a que se junta ainda Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia que fará uma intervenção sobre a nova geopolítica mundial, acompanhado por Frederik Pleitgen, Correspondente sénior da CNN Internacional.

Foto: CNN Portugal

A conferência contará ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal e do Presidente do PSD, Luís Montenegro .

A CNN Portugal International Summit deste ano tem como pano de fundo “A nova economia” num mundo em mudança e abordará ainda o tema da Inteligência Artificial que está a transformar as empresas e a vida dos cidadãos. António Lagartixo, CEO da Deloitte; Bernardo Correia, Country Manager da Google;  Andres Ortola, Diretor Geral da Microsoft Portugal e Rui Lopes, CEO da Agentifai são os oradores com presença confirmada.

Com esta conferência, a CNN Portugal quer olhar para os desafios mas, sobretudo, para as oportunidades que a Europa tem de transformar a sua economia. Vamos lançar o debate, entrevistar protagonistas nacionais e internacionais e ouvir alguns dos maiores especialistas mundiais nestas matérias.

Esta manhã foi também anunciada a presença de José María Aznar como orador convidado no jantar que assinala o segundo aniversário da CNN Portugal. José María Aznar, Primeiro-ministro de Espanha (1996-2004), falará do futuro da Europa num novo contexto geopolítico, numa conversa moderada pela jornalista da CNN Internacional, Isa Soares.

Fonte: CNN Portugal

06/11/2023  21:09

60 anos do Festival da Canção: conheça os 20 autores da Edição de 2024

Em 2024, o programa de entretenimento mais antigo da RTP comemora 60 anos. A RTP apresentou hoje os 20 autores do Festival da Canção da edição do próximo ano. 


Em fevereiro de 1964, nasceu o “Grande Prémio TV da Canção Portuguesa". Escolhia-se então a primeira canção portuguesa candidata ao Eurovision Song Contest que tinha sido criado em 1956. Na segunda parte da década de 70 o concurso mudava de nome quase anualmente: “Uma canção para a europa“, “As sete canções“ ,“Uma canção portuguesa“ até que em 1979 passou a chamar-se “Festival RTP da Canção". A 7 de março de 1980, em direto do Teatro São Luiz, assiste-se pela primeira vez a uma vitória colorida. O Festival RTP da Canção marca o arranque das emissões regulares a cores da RTP.

Ao longo dos anos, os métodos de escolha do representante de Portugal na Europa foram mudando, o objetivo foi sempre o mesmo: escolher a melhor das canções. Hoje, chama-se apenas “Festival da Canção”. Músicos, autores, compositores, intérpretes, produtores, desconhecidos ou consagrados, reconhecem o Festival, como uma montra da música que se faz em Portugal, um local de liberdade artística, de oportunidade e de partilha. No ano em que o Festival faz 60 anos a RTP convidou 14 autores e os restantes 6 foram escolhidos através da Livre Submissão de Canções que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro.

Conheça (por ordem alfabética) os 20 autores responsáveis pelas canções do Festival da Canção 2024:

Bispo

Buba Espinho

Cristina Clara

FILIPA (Livre submissão)

Huca

Iolanda

João Borsch

João Couto (Livre submissão)

LEFT. (livre submissão)

Leo Middea

Maria João

MELA (Livre submissão)

Mila Dores

Nena

NOBLE

No Maka

Perpétua

Rita Onofre (Livre submissão)

Rita Rocha (Livre submissão)

Silk Nobre

Fonte: RTP

03/11/2023  14:46

Porto recebe os Reis do Valorant. Final Nacional do RedBull Campus Clutch no Gaming Hub da Federação Académica do Porto

Por Redação

É o último passo antes da internacionalização. A Final Nacional do Red Bull Campus Clutch viaja no próximo domingo até ao Porto para decidir quem vai representar Portugal na Final Mundial de Istambul. Este é já o maior torneio de VALORANT disputado à escala global, envolvendo estudantes universitários de todo o planeta.

Foto: Graeme Murray / Red Bull Content Pool

Já começou a contagem decrescente para a Final Nacional do Red Bull Campus Clutch 2023, torneio de VALORANT que é hoje o mais participado do Mundo. Nos últimos meses decorreram mais de 300 eventos de apuramento a nível global e Portugal também fez parte desta dinâmica. Dos dois qualificadores nacionais online saíram as formações NemAPAU e WeHateSnakes.

Agora é altura do momento decisivo da Final Nacional, que será realizada em LAN no próximo domingo, 5 de novembro, no Gaming Hub, no Polo Zero da Federação Académica do Porto. Os Campeões Nacionais garantem um lugar na Final Mundial que vai ter como cidade anfitriã Istambul,na Turquia, entre os dias 19 a 24 de novembro. Os Campeões do Mundo levam para casa um prize money de 20 mil euros.

Em apenas três anos, o Red Bull Campus Clutch já mobilizou mais de 55 mil participantes em 800 competições à volta do mundo - num fenómeno de popularidade contagiante. Portugal destacou-se logo na estreia, com a formação portuguesa Project S a conquistar em 2021 o título de Vice-Campeã do Mundo. Já no ano passado o QuartetoDos5 terminou a sua prestação nos oitavos de final.

A Final Nacional do Red Bull Campus Clutch tem entrada livre a partir das 14 horas e pode ser também acompanhada online no canal da RTP Arena na Twitch 

Fonte: RedBull Gaming

27/10/2023  15:02

A TVI Ficção está ON!

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Um projeto renovado, apresentado na passada quinta-feira, 26 de outubro, dia em que a TVI Ficção celebrou o seu 11.º aniversário e abre portas a novos desafios e talentos, como Hélder Tavares e Tiago Castro os novos apresentadores que darão uma nova roupagem ao programa Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

25/10/2023  18:34

SC Braga sofre e Real Madrid vence

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Uma derrota de pé por 1-2 frente a um gigante europeu, permite ao SC Braga seguir no terceiro lugar do grupo com três pontos, num jogo sofrido logo depois do primeiro golo do Real Madrid mas com vários avisos pelo meio e com a equipa de Carlo Ancelotti a conseguir segurar a reduzida vantagem até ao intervalo e o Braga a deixar boas expectativas para os últimos 45`, com a consciência de que os jogadores de Ancelotti estariam a jogar a um ritmo mais calmo e não no seu ritmo habitual, com surpresas para a segunda parte Ver mais... 

Foto: Real Madrid

25/10/2023  15:44

Correu tudo mal ao Benfica

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Benfica, sofre a sua terceira derrota em três jogos por 0-1 frente ao Real Sociedade, complicando em muito os seus objetivos de voltar a chegar aos oitavos-de-final. O Real Sociedade por sua vez, segue de mãos dadas com o Inter, com sete pontos no topo da classificação Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

21/10/2023  03:53

Nova Série "Morangos com Açúcar", com histórias para a vida! 

Nova série “Morangos com Açúcar” estreia no próximo dia 23 de outubro na TVI e na Prime vídeo com a primeira temporada de 10 episódios que será emitida semanalmente com a ambição de oferecer aos novos talentos uma oportunidade na área da representação Ver mais...

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

14/10/2023  02:21

100 anos da Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Não há reputação melhor do que a de um bombeiro. Equivale a coragem, disciplina, respeito pela autoridade, habilidade para seguir procedimentos e amor por ajudar os outros. São homens que vivem por um motivo; Paixão; Existência alimentada por um trabalho que é assustador, desumano e que a maioria das pessoas tem medo dele Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

13/10/2023  18:42

Rock In Rio Celebra 20 anos

"Com edição especial no Parque Tejo Lisboa e Ed Sheeran como Headliner "

Lisboa, 12 de outubro de 2023 - Passaram-se 20 anos desde a primeira edição do Rock in Rio Lisboa. Duas décadas de histórias, memórias, grandes concertos, novos formatos de entretenimento. Foram 9 edições, mais de 3 milhões visitantes na Cidade do Rock, mais de 225 milhões de euros de investimento, mais de 87 mil empregos gerados no país, cerca de 5,6 milhões de euros investidos em causas socioambientais e inúmeras ações, entre as quais a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestação de floresta ardida, equipar hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, entre outros. Em 2024, o festival que se estreou em Lisboa no ano de 2004, está de volta para uma edição especial, com grandes novidades entre as quais uma nova localização e o primeiro headliner confirmado Ver mais...

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

07/10/2023  23:02

Casamento, da filha real da monarquia Portuguesa

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Os casamentos reais são sempre cerimónias que permanecem no imaginário popular como um evento mágico, fascinante na beleza envolvente e na tradição do protocolo, assim reza a história da monarquia mas as inovações e sinais de modernidade são reparados nos detalhes que o regime republicado reflete Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

06/10/2023  03:16

Bautista, vence Razgatlioglu e fica mais perto do título

Na emocionante, segunda corrida das SBK em Portimão no passado domingo, Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) gravou o seu nome mais uma vez no livro dos recordes. O atual campeão conquistou a sua 56ª vitória com uma Ducati, superando o registo de vitórias do lendário Carl Fogarty com o fabricante italiano Ver mais...

Foto: SBK

03/10/2023  16:20

Ruy de Carvalho, homenageado nos Globos de Ouro

Por José A. Carvalho/José A. Carvalho

De pé, em uníssono, o Coliseu dos Recreios em Lisboa, homenageou a vida, a paixão, a arte, o pensamento, o sonho sentido em palco durante a vida, do ator mais conhecido do público e o mais condecorado pelo governo português, Ruy de Carvalho  Ver mais...  

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

27/09/2023  03:07

Pedro Fiúsa, ex-Capitão da equipa de Voleibol do Benfica, morre aos 42 anos

O Benfica em comunicado, anunciou a morte do ex-capitão da equipa de voleibol do clube da Luz, sem revelar as causas da sua morte. O seus membros e adeptos, expressaram o seu profundo pesar pelo falecimento do seu antigo jogador

Foto: SL Benfica D.R

O Benfica, expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do seu antigo jogador de voleibol, Pedro Fiúza, que chegou a capitão da formação lisboeta aos 21 anos e esteve 12 anos ao serviço do clube da Luz de 2000 a 2012, conquistando um campeonato, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças, entre outros troféus.

Ainda no Benfica, desenvolveu o gosto e paixão pela fotografia, depois de sair do clube, foi um excelente e conhecido fotógrafo de reportagem em agências de notícias nacionais e internacionais, com fotos de sua autoria publicadas na primeira página de jornais e revistas conceituadas, até ao último dia da sua vida.

Fonte: SL Benfica | #desporto #benfica

24/09/2023  19:45

Professores, não desistem!

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Centenas de professores, manifestaram-se em Lisboa na última sexta-feira em resposta ao chamamento do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) pelo descontentamento de professores e não docentes que prometem tudo fazer para exigir melhores condições de trabalho.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Em todas as escolas, o problema é comum e une todos os profissionais de educação que exigem por direito próprio, aquilo que lhes é negado e que diretamente prejudica alunos e pais. De acordo com André Pestana, coordenador do Stop, a desmotivação dos professores é real e as greves e protestos continuarão durante o tempo que for necessário até que o governo aceite as reivindicações dos trabalhadores, em especial a recuperação  do tempo de serviço congelado referente a seis anos, seis meses e 23 dias. Associado a isso, ter acesso à educação em Portugal com falta de professores, é anacrónico no século XXI com cerca de 100 mil alunos sem todos os professores atribuídos e por essa razão a imagem de qualquer país resulta do reflexo da sua educação ministral, nesse sentido diziam-nos: “A luta de um professor é a luta de todos, cada um de nós tem consciência perfeita do que está a acontecer e quando um de nós não pode estar presente nas manifestações, há sempre um colega que nos representa com o mesmo propósito numa luta, que não deve ser só de professores mas de toda a sociedade”.  

21/09/2023  10:18

SIC Esperança, comemora 20 anos!

SIC Esperança comemora 20 anos com o lançamento de uma campanha nacional de angariação de fundos

“Dinheiro Miúdo para os Miúdos” tem como objetivo apoiar escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico. 

A duas semanas de assinalar o seu vigésimo aniversário (6 de outubro) a SIC Esperança lança uma campanha nacional de angariação de fundos, intitulada “Dinheiro Miúdo para os Miúdos”. O projeto tem como objetivo apoiar escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente através do financiamento de projetos direcionados para a realização de pequenas obras de recuperação, aquisição de material didático, equipamento desportivo ou outro tipo de apoio considerado relevante para o bom funcionamento da escola.

Com esta iniciativa, a SIC Esperança procura esbater as diferenças que existem nos edifícios escolares, nomeadamente no que toca às condições de espaço e materiais disponíveis, de forma a que todas as crianças tenham um percurso escolar digno, sem contratempos nem adversidades.

A campanha de angariação de fundos decorrerá entre 20 de setembro e 29 de outubro e, como o próprio nome indica, trata-se de doar os “trocos” que estão nas nossas carteiras. Para tal, estarão disponíveis mais de mil mealheiros espalhados pelo país, podendo ainda ser utilizado o MBWay, através do QRCode associado à campanha ou recorrer à secção Ser Solidário dos Multibanco. Está ainda disponível a clássica transferência bancária para a SIC Esperança, através do IBAN PT50 0007 0096 0002 2990 0082 4.

O projeto arranca com 14 escolas já selecionadas, que receberão apoio financeiro de acordo com as necessidades mencionadas. A data de hoje marca também o lançamento de uma segunda fase de candidaturas que deverão ser submetidas pelas Associações de Pais. Caso a escola não tenha Associação de Pais legalmente constituída, poderá selecionar uma associação sem fins lucrativos da sua freguesia, para a representar no âmbito deste concurso.  Os detalhes podem ser consultados no site da SIC Esperança em sicesperanca.org. 

A presidente da SIC Esperança destaca que “a Educação foi sempre o foco da nossa atenção, por considerarmos que é a única forma sustentável de quebrar o ciclo da pobreza e proporcionar igualdade de oportunidades”.

 A Rádio Renascença é media partner deste projeto que conta, igualmente, com o apoio da Yunit Consulting, MBWay, novobanco, Cases e Encore.

Em 20 anos, a SIC Esperança já angariou mais de 10 milhões de euros para projetos sociais, estabeleceu mais de 400 parcerias, apoiou mais de 4.500 Instituições de Solidariedade Social, desenvolveu mais de 500 projetos e beneficiou mais de 1 milhão de pessoas.

Fonte: SIC Esperança

16/09/2023  15:20

“Mal Viver” - filme português candidato aos Óscares 2024

O filme “Mal Viver” do realizador João Canijo é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 96ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema...Ver mais

13/09/2023  16:15

Douro & Porto Wine Festival, regressa a Lamego!

O Douro & Porto Wine Festival está aí à porta! O evento que todos esperavam ansiosamente está prestes a iniciar-se e, durante os dias 15 e 16 de setembro, promete ser uma celebração memorável da região vinícola do Douro, da música nacional e internacional, da gastronomia de dar água na boca e, claro, dos vinhos tão típicos desta região ...Ver mais

11/09/2023  09:15

25.º aniversário "Face Models of The Year"

A edição especial do Face Model of The Year no passado dia 10 de setembro, juntou 50 novas caras no concurso anual apresentado no Jardim Botânico D’Ajuda, em Lisboa ...Ver mais

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news.com

05/09/2023  01:09

Rentrée da TVI, promete com a nova grelha de programação

Fotos:José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Ao serviço dos portugueses, é reconhecido o valor, o esforço e a paixão de todos os que naturalmente dedicam as suas vidas com o mesmo objetivo; oferecer uma estação de televisão ao nível das melhores do mundo. Porque, o futuro começa hoje, as memórias de ontem serão sempre o estimulo para o amanhã, de um canal que faz parte do nosso quotidiano, oferecendo um serviço de excelência e sempre ajustado a um público cada vez mais atento e exigente.

Numa emissão em direto, no passado domingo o Palácio Nacional de Queluz, foi o cenário ideal para receber as estrelas numa noite especial de acolhimento, cor e glamour numa demonstração dos valores e reconhecimento, de grandes celebridades que contribuíram para o sucesso da TVI.

Cristina Ferreira

Inês Castelo Branco

Merche Romero

Margarida Couceiro

Matilde Reymão

Madalena Aragão

Iva Domingues

Sandra Felgueiras

03/09/2023  23:30

 A 47.ª edição Festa do Avante, termina a pensar no regresso em 2024

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Tenty4news

Com a vontade de voltar, a Festa do Avante terminou no passado domingo, a sua 47ª edição na presença de milhares de pessoas que durante o fim de semana saltaram ao som da mítica “Carvalhesa” e assistiram a um programa cultural rico e diversificado.

O secretário geral do PCP, Paulo Raimundo enalteceu os portugueses mostrando-se preparado para as próximas eleições, como um partido mais forte e mais influente na construção de uma sociedade nova que a realidade do mundo de hoje exige. A fechar o Comício da Festa, Paulo Raimundo disse: "Queremos mais força ao PCP e à CDU, com todos os nossos aliados porque mais votos e mais mandatos é requisito para uma vida melhor e a quase um ano das eleições para o parlamento europeu, é altura de reafirmar que os deputados do PCP são a voz imprescindível  que garante a defesa dos interesses dos trabalhadores, do nosso povo e do país".

01/09/2023  00:24

Book 2.0: Estudo revela hábitos de compra de livros em Portugal

Foto: Book 2.0

Maioria dos Portugueses (62%) compraram livros no último ano;

Jovens são os que mais compram livros (28%);

Compras crescem na Grande Lisboa e no Sul, decrescem no Grande Porto, Interior e Litoral.


No âmbito do Book 2.0 #The Future of Reading, que ontem e hoje (31 de agosto e 1 de setembro) reúne em Lisboa alguns dos grandes escritores e pensadores da atualidade para debater o futuro dos livros, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) apresenta as principais conclusões de um estudo promovido por si e realizado pela GfK* sobre o "Mercado do Livro e Hábitos de Compra em Portugal".


Os dados recolhidos permitem concluir que 62% dos inquiridos compraram livros no último ano e, destes, 70% afirmaram que compraram o mesmo ou mais do que no ano anterior. O estudo apurou também que os jovens entre os 15 e os 34 anos continuam a ter o hábito de comprar livros, sendo quem mais comprou no último ano (28%).


Dados considerados positivos por Pedro Sobral, Presidente da APEL: "Foi muito interessante perceber a importância que os livros continuam a ter nas camadas mais jovens, que representam atualmente a faixa etária onde mais se compra livros. Num país com os índices de leitura mais baixos da Europa, estes números trazem-nos esperança no futuro, fazem-nos acreditar que é possível mudar hábitos para as gerações futuras. Talvez se chegue agora aos livros de forma diferente, por exemplo através das redes sociais, mas a verdade é que a compra, leitura e partilha de livros é agora muito comum entre os jovens, o que é extremamente positivo para o futuro da leitura".


Quem comprou livros, fê-lo na sua maioria (82%) para consumo próprio, sobretudo na faixa etária dos 55 aos 74 anos (87%), mas também para oferecer (53%). O formato físico do livro continua a ser claramente privilegiado (99% dos livros comprados), e as lojas físicas atraem a maior parte dos compradores (88%), mas o digital ganha terreno, tanto no formato dos livros (8% dos leitores compram livros digitais) como no canal de compra, com 39% dos compradores de livros a terem o hábito de comprar on-line.


O romance continua a ser o género literário preferido por quem compra livros (69%), logo seguido do romance histórico (52%), mas os livros infanto-juvenis continuam a alimentar 50% das compras efetuadas.


As maiores quebras de compra de livros registadas no último ano registaram-se no Porto (-14%), no Litoral (-10%) e no Interior (-10%), verificando-se 26% destas nas classes sociais mais baixas (classes C e D). Por outro lado, é nos lares com um status social mais elevado (classes A e B) que são comprados mais livros (42%).


Uma tendência que Pedro Sobral, da APEL, gostaria de ver combatida: "Não podemos ficar satisfeitos se assistimos a uma subida do índice de compra de livros, mas apenas na Grande Lisboa. O aumento da leitura deve ser transversal a todo o país, independentemente da classe económica ou da região do país, por isso democratizar o acesso ao livro deve ser um imperativo nacional".


Quando comparados os números de 2022 com o período anterior à pandemia de Covid-19, verifica-se que 68% dos compradores afirmam terem comprado o mesmo número (40%) ou até mais livros (28%). Ao mesmo tempo, a compra de livros nas camadas mais jovens (15-34 anos) subiu 44%. Por critério geográfico, o Porto sofreu uma quebra de vendas de 11%, enquanto Lisboa cresceu 5% e o Sul do país subiu 12%.


"Com este estudo, a APEL espera contribuir para a promoção de políticas públicas favoráveis ao livro e à leitura, ao mesmo tempo que fortalece o ecossistema do setor dos livros, editoras e Educação no país. O Book 2.0 é o fórum ideal para lançar estas conclusões, desafiando cada um de nós a fazer a sua parte", conclui Pedro Sobral.


Dados do mercado livreiro

Num mercado que, em 2022, lançou 21.115 novos livros e valeu 175 milhões de euros, 88% do mercado é constituído por 4 grupos de livrarias em rede, num total de 80 lojas; 9 Retalhistas Multiproduto, correspondentes a 1.200 pontos de venda; 8 grupos de Grande Distribuição, com 1.800 pontos de venda; e 4 livrarias únicas. Os restantes 12% do mercado são ocupados por livrarias únicas e papelarias, num total de 400 pontos de venda.


* O estudo foi realizado pela GfK entre os dias 18 de julho e 10 de agosto de 2023 junto de uma amostra constituída por 1001 indivíduos.


Fonte: Book 2.0

01/09/2023  00:15

Glintt e ignosi celebram parceria para oferecer soluções holísticas de Dados e Inteligência Artificial Generativa

A Glintt, uma das maiores empresas tecnológicas portuguesas, e a ignosi, startup especializada em Dados e Inteligência Artificial (IA), anunciam a criação de uma parceria estratégica para oferecerem às empresas da Península Ibérica, e em outros países, os seus conhecimentos, capacidade técnica e recursos para utilização de soluções personalizadas de Inteligência Artificial Generativa como uma oportunidade transformadora no seu percurso de transformação digital. Através da Nexllence, a área de consultoria tecnológica da Glintt, será possível apoiar a transformação digital de empresas em setores críticos, como Energia, Serviços Financeiros, Telecomunicações e Setor Público, áreas onde a aplicação de IA pode impulsionar o crescimento e a eficiência.

A Inteligência Artificial Generativa tem-se desenvolvido a um ritmo crescente e pode ser usada para automatizar, potenciar e acelerar processos de negócio existentes ou, mesmo, para criar soluções. Assim, as empresas, de qualquer dimensão, têm sentido cada vez mais a necessidade de encontrar soluções de dados que utilizem a Inteligência Artificial Generativa. A parceria entre a Glintt e a ignosi visa responder a esta procura crescente do mercado através de uma solução profissional, ética e ágil. Esta colaboração assenta nos esforços conjuntos de investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras.

Miguel Leocádio, Membro da Comissão Executiva da Glintt afirma: “Esta parceria é uma situação verdadeiramente “win-win”, para nós, para a ignosi e para os nossos clientes. Colocamos os Dados e a Inteligência Artificial no centro da nossa estratégia para oferecer valor acrescentado aos nossos clientes e para acelerar o desenvolvimento das nossas capacidades e da nossa oferta neste domínio. A ignosi dispõe de uma competência pioneira no desenvolvimento de algoritmos personalizados, assentes em Machine Learning para a otimização de dados e em Inteligência Artificial Generativa para criar soluções verdadeiramente acionáveis e relevantes para as empresas. A nossa oferta conjunta é única em Portugal e permite oferecer soluções de negócios ágeis, customizáveis, assentes em IA, executadas de forma profissional e competente, proporcionando uma vantagem competitiva aos nossos clientes, tanto na sua estrutura organizacional como nos seus serviços ou, mesmo, em novas oportunidades de negócio.”

Nuno Leite, CEO da ignosi, salienta: “Estamos muito motivados com esta parceria entre a Glintt e a ignosi. Juntando a experiência, reputação e recursos da Glintt com a dinâmica, conhecimento e destreza da ignosi, na edificação de soluções e serviços de Inteligência Artificial Generativa aplicada aos negócios, desenvolveremos propostas completamente inovadoras e com uma capacidade de transformação e obtenção de resultados sem igual.”

Ambas as empresas tecnológicas partilham experiência e conhecimento em análise e transformação de dados para eliminar silos de dados nas empresas e facilitar tomadas de decisão mais eficazes, numa abordagem pragmática, centrada no cliente e focada nos resultados. O crescimento exponencial da Glintt nos últimos 15 anos, num mercado altamente competitivo como é o da consultoria tecnológica, deve-se à sua experiência incomparável em gestão de dados, privacidade de dados, soluções de armazenamento de dados e serviço ao cliente de elevado nível. A ignosi aporta know-how fundamental em soluções de Inteligência Artificial Generativa, desde a criação de algoritmos personalizados assentes em Machine Learning para otimização de processos até a geração de insights acionáveis. Ambas as empresas partilham a visão de capacitar os seus clientes através de IA Generativa para resolver exigências de negócio atuais e futuras através da otimização, velocidade e escala aumentadas para potenciar casos de uso existentes ou, mesmo, novos.

A oferta conjunta, escalável e abrangente, de serviços de consultoria e implementação de dados através de Inteligência Artificial Generativa será inicialmente focada em clientes atuais, nos setores de Banca & Seguros, Energia, Telecomunicações e Administração Pública.

31/08/2023  02:54

SC Braga vence Panathinaikos

Foto: SC Braga

Depois do triunfo na Grécia, o clube minhoto está apurado para a fase de grupos da Liga dos Campeões e deixa Artur Jorge orgulhoso da sua equipa, depois de 11 anos a desejar este momento: “É uma satisfação muito grande, ser o líder de uma equipa que tem a história que tem e que nós acrescentamos mais uma página de ouro”. Pela terceira vez, o SC Braga está presente na Champions e vai integrar o pote 3 do sorteio que está agendado para hoje quinta-feira, às 17h00 no Mónaco.

A equipa bracarense, junta-se ao Benfica e ao FC Porto na fase de grupos e nessa medida, os campeões nacionais  estarão dentro do pote 1 e o FC Porto no pote 2. Finalmente no pote 4, estão já, Real Sociedade (Esp), Galatasaray (Tur), Lens (FRa), Union Berlim (Ale), Celtic (Esc) e Newcastle (Ing).

25/08/2023  10:30

Chiado em chamas, acorda Lisboa

Foto: Arquivo DN

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Eram 5 da manhã do dia 25 de agosto de 1988, quando as chamas envolveram o coração da cidade de Lisboa com o epicentro nos Armazéns Grandella que destruiu 18 edifícios e uma área equivalente a quase oito campos de futebol. Há precisamente 35 anos, a rádio acordava o país dando testemunho em direto do calor das chamas e da rapidez com que ficaram destruídos lojas e escritórios e muitos edifícios do século XVIII, pela falta de inoperância dos bombeiro na dificuldade de conseguirem entrar na Rua do Carmo por obras polémicas do então Presidente da Câmara de Lisboa, Nuno Abecassis.

O incêndio do Chiado na altura, foi o primeiro grande acontecimento dado a conhecer em direto pela emissão da TSF a Portugal e ao Mundo, e para os seus profissionais, particularmente dolorosa numa madrugada de muito calor em que tudo aconteceu de forma inesperada e rápida apesar da chegada dos bombeiros no tempo certo, salvar o Chiado era impossível. Nesse sentido, a decisão tomada foi a de evitar que as chamas chegassem ao Bairro Alto, por volta das 09h00 a zona era um autêntico braseiro, em apenas 10 horas o Chiado sucumbia à grande tragédia, talvez a maior depois do terramoto de 1755. 

24/08/2023  23:15

De Norte a Sul, Portugal está mais Cool

Fotos: D.R

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Ecovias, Ciclovias, Ecopistas, Passadiços, Trilhos, Pistas, Rotas e afins, tornam Portugal um país mais amigo da natureza, cada vez mais saudável na forma de viver. Serpenteando a paisagem, os passeios/viagens de norte a sul têm sempre cursos de água por perto, zonas de descanso para comer ou degustar um bom petisco ou vinho da região, uma forma singular de enaltecer a beleza da nossa terra. 

Os cantos e encantos de Viriato, são autênticos paraísos pela sua beleza paisagística natural, caminhando a pé, de bicicleta ou mesmo percorrendo um troço ferroviário (esquecido no tempo numa qualquer gaveta de secretária moderna) mas transformado pelas gentes da terra, em via ecológica. As terras de Viriato, são um património de todos, com água que corre pelas entranhas das serras entre pedras e socalcos que matam a sede a quem caminha entre o verde e longos passadiços de madeira em zonas candidatas a Património Mundial da UNESCO, que aqui e ali, se vai tropeçando com ligeireza no paralelo empedrado, estilo romano.

Junto à costa, as Ecopistas e Passadiços têm acesso às praias (as melhores da Europa) e vista mar (o nosso mar) que envolvem a natureza pela floresta e canaviais, o Parque Ambiental do Buçaquinho (um exemplo, entre outros), é um espaço verde com parque infantil, cafetaria, ervas aromáticas, fauna e flora onde se pode pedalar junto à agua, rente às lagoas que ganharam nova vida depois da requalificação da estação de tratamento de águas residuais existentes no passado.

Os portugueses, bebem lentamente o que vão sentindo por esse mundo e como país envelhecido, o passado será sempre com saudade, um Trilho, uma Rota, um Passadiço ou uma Ecovia usada no presente, numa terra que é de todos; Portugal!

23/08/2023  16:30

Portugal em Alerta Vermelho, temperaturas voltam a subir

Photo: Getty Images

Por José A. Carvalho/Twenty4news 

Nova onda de calor, deixa autoridades atentas a zonas de risco máximo de incêndio, em especial em Pinhão (Vila Real) que bateu o recorde máximo de temperatura registada em agosto com 45.6 graus, seguido de Alverca, Tomar e Lousã (Coimbra). Em 20 estações do IPAM, foram registados valores acima da média para a época em análise, com valores máximos fora do comum e do Norte ao Sul do país, só Viana do Castelo não registou temperaturas acima dos 40 graus. Para a região do Algarve, as temperaturas estão mais amenas e para o próximo fim-de-semana as previsões apontam para uma descida de temperatura, com céu ligeiramente nublado e a ocorrência de possibilidade de chuva na zona costeira. Neste panorama, estão 2.300 patrulhas da GNR no terreno, considerado o maior reforço nestes três dias de alerta em Portugal que têm como função, a proteção e vigilância de incêndios que incluem no total cerca de 6.100 militares ativos. Como é óbvio, o dever de cidadania tem que ser a ordem do dia e a responsabilidade o maior dos deveres que em conjunto com as autoridades, farão a diferença na prevenção do maior flagelo que destrói o bem mais nobre; a vida do planeta.

16/08/2023  19:45

Academia Portuguesa de Cinema anuncia filmes candidatos para representar Portugal nos Prémios Goya

“Alma Viva” e “Great Yarmouth: Provisional Figures” são os filmes selecionados pela direção da Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidatos de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano e Melhor Filme Europeu, respetivamente, na 38ª edição dos Prémios Goya, organizados pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha.

“Alma Viva”, candidato a Melhor Filme Ibero-americano, é realizado por Cristèle Alves Meira e produzido por Midas Filmes. “Great Yarmouth: Provisional Figures”, candidato a Melhor Filme Europeu, é realizado por Marco Martins e produzido por Uma Pedra no Sapato.

As longas-metragens foram selecionadas entre todos os candidatos elegíveis, estreados em Portugal entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, condição necessária para esta nomeação.

A direção da Academia considera que Alma Viva “é um retrato das nossas tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que nos compõem enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição”.

Sobre Great Yarmouth, a ACP acha que “o filme reflete sobre importantes questões laborais da emigração portuguesa, no contexto de um Reino Unido na iminência do Brexit, através de uma linguagem crua e dilacerante, onde o belo nos surpreende nos cantos mais inóspitos do ser humano.”

Os vencedores da 38º edição dos Prémios Goya serão conhecidos na cerimónia que se realizará em Valladolid, a 10 de fevereiro de 2024.

Sobre os filmes:

“Alma Viva” (http://www.midas-filmes.pt/producao/produzidos/alma-viva/)

Realizado por Cristèle Alves Meira, com argumento de Cristèle Alves Meira e Laurent Lunetta, Alma Viva foi o grande vencedor da 12ª edição dos Prémios Sophia ao arrecadar um total de seis distinções em diversas categorias.

Produzido pela Midas Filmes em coprodução com França e Bélgica, o filme teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022. Com direção de fotografia de Rui Poças, conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Esther Catalão, Jacqueline Corado, Duarte Pina, entre outros.

Sinopse:

Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas, de repente, a sua adorada avó morre. Enquanto os adultos disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó. 

“Great Yarmouth Provisional Figures” (https://www.umapedranosapato.com/pt/film/great-yarmouth-provisional-figures/)

Realizado por Marco Martins, com argumento de Ricardo Adolfo e Marco Martins e produção Uma Pedra no Sapato, o filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de San Sebastian. Com direção de fotografia de João Ribeiro, o filme conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Romeu Runa, Rita Cabaço, Hugo Bentes, entre outros.

Sinopse:

Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semiabandonada, outrora um destino balnear de eleição para a classe trabalhadora inglesa, em busca de uma vida melhor. Tânia (aka Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão de obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru. Numa região com uma das taxas mais altas de desemprego do Reino Unido (onde o voto LEAVE teve mais de 70%), Tânia vive da exploração dos imigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal (pertencentes ao pai do seu marido), na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores.

Mais Informações: Academia Portuguesa de Cinema 

Fonte: JERVIS Communication & Marketing

11/08/2023  19:43

"Não Há Desculpas para a Violência Doméstica" 

Em 2022 ocorreram mais de 30.000 denúncias de violência de género em Portugal. No primeiro semestre já foram registadas 14.863 ocorrências pela PSP e GNR. São muitos rostos, muitas vítimas e vários agressores. São milhares de pedidos de desculpas diários, sendo que se torna premente repetir vezes sem conta que onde há uma vítima, há uma pessoa agressora.

Com este desígnio, a campanha em causa alerta para inúmeras desculpas que a pessoa agressora utiliza para se desresponsabilizar pelos seus atos, negando e/ou banalizando a violência, que se perpetua. Mais, gradualmente, faz crer à vítima que é ela a culpada pelos seus comportamentos, que os merece ou que os provoca. Mas a agressão é sempre uma escolha.

Algumas das desculpas são bem conhecidas: Foram os ciúmes…; foi o álcool…; estás sempre a provocar-me…; estás sempre a desafiar-me…; não consegues fazer nada sozinha…. A cada uma destas verbalizações correspondem inúmeros pensamentos da vítima para desculpabilizar a violência.

Neste sentido, a ideia de que agredir é sempre uma escolha da pessoa que usa a violência para se impor, controlar ou provocar medo e dano à vítima, encontra-se bem patente nesta campanha - que reforça o facto de não existirem desculpas para uma pessoa ser violenta com outra.

Recorde-se que, a RNAVVD – Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica está presente em todo o país, sendo constituída por um conjunto de serviços e respostas especializados, gratuitos, vocacionados para o apoio às vítimas.

No 2º trimestre de 2023, a RNAVVD acolheu 1450 pessoas. Destas, 52% eram vítimas adultas (98% mulheres e 2% homens) e 48% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães).

De referir ainda que, em Portugal, a violência doméstica é um crime público que deve ser combatido e denunciado por cada pessoa. Assim, para obter ajuda, denunciar ou pedir informações sobre violência doméstica, pode fazê-lo através do número de apoio - 800 202 148 e a Linha SMS 3060– números gratuitos, disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Fonte: CIG/DCDI

07/08/2023  11:22

A Igreja é de “todos, todos, todos...”, mas com regras!

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De acordo com o Papa Francisco, a Igreja está de braços abertos para todos, sem exceção e nesse sentido inclui a comunidade gay o que não invalida dizer, que apesar do dever de serem acompanhados espiritualmente isso deverá ser sempre dentro dos seus regulamentos. Na legislação, a comunidade LGBT não pode fazer parte de alguns sacramentos mas cada um, terá a sua própria fé e encontrará Deus á sua maneira dentro da Igreja.

O caminho de Francisco, é longo e consciente, baseado na fé e amor por todos e nesse sentido tem tentado tornar a igreja mais próxima e sem portas. Muitas reformas, serão feitas e é Sua intenção apoiar uma legislação civil que dê direitos a casais com o mesmo sexo, na saúde, pensões e herança. Para o Papa Francisco, a atração pelo mesmo sexo não é condenável, imoral mas os atos entre o mesmo sexo, já o são.  

É notavel, o caminho percorrido por Francisco desde que se tornou Papa há dez anos com as diversas alterações e conceções como enaltecer o papel da mulher criando mais cargos e responsabilidades dentro do Vaticano mas entre crentes mais liberais e conservadores, o caminho faz-se caminhando apesar de saber que muitos espinhos estarão pelo caminho.

06/08/2023  18:40

Papa Francisco, acarinhado por peregrinos na sua despedida

Por José A. Carvalho/Tewnty4news

Um milhão e meio de pessoas, estiveram na vigília a céu aberto depois de um dia de sábado abrasador vencido pela fé e a vontade de estar junto do Santo Padre na missa de encerramento até aos últimos momentos da Sua despedida . 

Os primeiros raios de luz, iluminaram o Campo da Graça para receber Sua Santidade o Papa Francisco na celebração da Missa de Envio onde foi saudado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente que agradeceu dizendo: "Vossa Santidade deu-nos tanto nestes dias". Durante a missa, Francisco, chamou a atenção para a importância  de "levar o que temos vivido com Jesus e com os outros para a vida quotidiana". Com base no Evangelho deste domingo (Mateus 17, 1-9), a sua homilia aos jovens deteve-se em très pontos: "resplandecer", "escutar", e "não ter medo". Nos últimos minutos, que antecederam a sua despedida, o Papa Francisco comunicou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será na Coreia do Sul em Seoul.

Fonte: JMJ 2023   

04/08/2023  22:00

JMJ – Parque Eduardo VII recebe Via Sacra

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Aguardado, por milhares de pessoas no Parque Eduardo VII em Lisboa, o Papa demonstra mais uma vez uma incrível simplicidade e proximidade física, num dia de muito calor e uma agenda muito exigente que começou com a Confissão de alguns jovens da JMJ, no jardim Vasco da Gama e em seguida seguiu para o Centro Paroquial de Serafina onde se encontrou com os representantes de alguns Centros de Assistência Socio-Caritativa para depois terminar a manhã no almoço com jovens da JMJ na Nunciatura Apostólica. Com os seus 86 anos de idade, mantem sempre o seu sorriso e acenou a milhares de pessoas durante todo o trajeto, furando mesmo o protocolo ao aceitar beber um chá oferecido por um peregrino. A chegada, ao Parque Eduardo VII foi calorosa, de um sentimento profundo em sentir Francisco tão próximo e rodeado de 800 mil pessoas que de coração aberto batiam palmas e davam as boas vindas ao Santo Padre que durante mais de 30 minutos percorria a Colina do Encontro no Papa Móvel para ver de perto os fiéis e abençoar algumas crianças, num momento emotivo sem paralelo. A entrada, do Papa em palco fez-se com música e o êxtase foi total, quando Francisco proferiu as primeiras palavras: “Hoje vão caminhar com Jesus, um caminho de sofrimento”. Com uns minutos de silêncio, cada um pensou no sofrimento, na própria ansiedade, na miséria e na vontade de que a alma volte a sorrir, um pedido especial exortado por Sua Santidade aos peregrinos. E nesse silêncio absoluto, o Papa diz: “E Jesus caminha para a cruz, morre na cruz para que a nossa alma possa sorrir. Ámen.” Com a Colina do Encontro a refletir sobre as fragilidades dos jovens, milhares assistiram às 14 estações da Via Sacra a fechar o último evento do Papa no Parque Eduardo VII. 

03/08/2023  22:03

JMJ – Lisboa, a cidade de Encontros

Por José A. Carvalho/Twenty4news

 

Lisboa, 3 agosto – O Dia do Acolhimento

 

No terceiro dia, da Jornada Mundial da Juventude, a Colina do Encontro recebeu cerca de 500 mil pessoas, entre peregrinos, membros do clero, várias autoridades, convidados, muitos portugueses e pessoas de todo o mundo. A cerimónia, teve início por volta das 17h45 e resultou da primeira resposta visível e de grande dimensão ao convite que o Santo Padre fez a todos os jovens do mundo, com o objetivo de se juntarem em Lisboa para celebrarem a fé e demonstrarem a existência de uma Igreja una na sua diversidade vivida num ambiente de alegria, vontade e inspiração pelo Papa e por essa razão este evento é pautado por três palavras-chave: Alegria, Encontro e Peregrino.

Enquanto o Papa percorria os talhões do Parque Eduardo VII em direção ao palco bem preenchido pela juventude (a pedido do Papa), o elenco atuava num belíssimo cenário criado para o efeito que acompanhava com alegria a aproximação do Santo Padre Francisco, momento que serviu para demonstrar o quanto o encontro é especialmente dirigido aos jovens e quanto a Igreja é também feita deles. Durante o percurso do Papa, o coro e a orquestra interpretaram uma rapsódia de hinos de Jornadas anteriores: Roma 2000; Sydney 2008; Cracóvia 2016 e Panamá 2019.

Chegado à sacristia, enquanto o Papa se preparava para entrar em palco, os écrans gigantes, projetavam a cronologia sobre a história da Jornada da Juventude, desde 1986 até 2023. Uma história, que resulta de um sonho do Papa São João Paulo II, que deu origem á fusão de sentimentos em 15 Jornadas até à data.

Era chegada a hora de Francisco surgir no palco e o elenco dançava em festa ao som da música “Joyful, joyful”, interpretada pela cantora Mimi Froes, acompanhada pelo coro e orquestra. Depois, deste singular momento, o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente fez um discurso de boas vindas ao Papa e a milhares de jovens presentes de todo o mundo, que também ouviram e sentiram o testemunho de jovens em várias línguas dirigido a Sua Santidade o Papa Francisco. 

Com a entrada, em palco de uma freira carregando uma caixa de cartão que personificava a verdadeira freira que de facto é funcionária do Vaticano e gere as duas mil cartas que Francisco recebe diariamente, o momento coreográfico de rewind (com as próprias cartas) que se percebia serem escritas pelos membros do Ensamble23, vindos de 21 países diferentes, ao Santo Padre. Lidos, por vários jovens em palco, os excertos refletiam de forma simples e na primeira pessoa, a pressão social, a pobreza, a saúde mental entre outros males que tocam diretamente a sociedade contemporânea. 

O efeito coletivo, foi contagiante e o sentimento católico unívoco, e por fim a frase “The Kingdom of God Has Come Near to You”, resultam do desejo de que a Jornada seja o sinal da atual presença de Deus no coração da cidade de Lisboa. A Sua presença e a Sua graça, fez-se sentir através da união de tantas pessoas que vieram para celebrar a Sua vida. O evento, deste dia, terminou com o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude 2023, enquanto o Santo Padre se recolhia.

Fonte: JMJ 2023

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

02/08/2023  15:30

Alegria contagiante no arranque da JMJ

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

O dia, começou cedo e foi longo para milhares de peregrinos e voluntários que se foram juntando na Colina do Encontro no Parque Eduardo VII, para assistirem na passada terça-feira dia 01, à Homilia da Missa de Abertura da Jornada Mundial da Juventude.

D. Clemente, deu as boas vindas aos peregrinos, oferecendo a cidade de Lisboa, desejando com amizade e fraternidade uma excelente Jornada Mundial da Juventude. O sentimento, é comum entre os que escolheram Portugal para conviver e partilhar a fé católica com pessoas de todo o mundo. O calor humano, é mais quente que a temperatura do ar e o sonho de verem o Papa Francisco, aproxima-se da realidade. Por essa razão, D. Clemente disse: “Valeu a pena o caminho que percorrestes para chegar aqui e vos encontrardes nestes dias, na variedade do que sois e na qualidade que trazeis, cada um e cada uma, de cada terra, língua e cultura. Nada pode substituir este caminho pessoal e de grupo, ao encontro do caminho de todos”.  No final, a intervenção de D. Manuel Clemente sensibilizou todos os presentes a saudarem-se num gesto de aproximação e entendimento que nos fará sermos mais justos e humildes e de mão estendida, oferecer o melhor que há em nós.

Na Homilia, estiveram presentes o Presidente da Republica Sua Excelência Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com autoridades do estado e várias personalidades da sociedade portuguesa que afirmavam ser este o maior evento da juventude realizado em Portugal até à data.

Como o próprio hino da JMJ diz: ”Há pressa no Ar”, hoje é dia de receber o Papa Francisco e “tornar o sonho, uma realidade!”.  

Fonte: JMJ 2023

01/08/2023  23:30

Parabéns Navegadoras

Foto: FPF

Por António S. Campos/Twenty4news

A equipa portuguesa de futebol feminino disputou esta manhã de 01 de agosto e no âmbito do campeonato mundial, a poderosa e bicampeã equipa dos Estados Unidos da América. Considerando o palmarés de uma e outra equipa os indicadores eram que as americanas não teriam dificuldade em obter um resultado favorável e com larga margem. A equipa das quinas arregaçou as mangas e não deu tréguas tendo dado uma excelente réplica durante todo o jogo. As americanas remataram mais à baliza mas sem efeitos práticos, entretanto as navegadoras detinham mais a posse de bola. Foi um jogo muito mais disputado do que era de esperar e, já no período de descontos, Ana Capeta que entrara aos 89 minutos para substituir Diana Silva, desferiu um remate à baliza das americanas, que, por infortúnio, a bola bateu no poste e não entrou. O jogo terminou com um empate a zero o que não serviu às nossas cores. Uns centímetros ao lado e as nossas navegadoras, que com as exibições que fizeram nos três jogos, merecidamente, já ficam para a história do futebol feminino português, teriam ganho por uma bola e estariam nas bocas do Mundo por terem eliminado a atual equipa líder desta modalidade, sendo certo que ficam excelentes indicadores para os próximos desafios que irão defrontar. Neste jogo será justo referir o excelente coletivo da equipa Lusa, o espírito competitivo e o excelente desempenho individual de todas sendo de realçar Ana Borges, a nossa eleita.

Parabéns navegadoras. Os portugueses estão orgulhosos com o vosso desempenho. Regressam a casa, mas com a satisfação de missão cumprida, orgulhosas, de cabeça levantada e motivadas para o futuro que será por certo, risonho.

31/07/2023  22:28

Tempo de Reflexão e Partilha sobre a JMJ 2023 

A poucas horas, do início da Jornada Mundial da Juventude (JML) Lisboa 2023, o tempo é de partilha sobre a ideia, o começo e todo o planeamento da organização antes e durante a Peregrinação dos Símbolos, que viajou pelos cinco continentes e percorreu em Portugal mais de 40 mil quilómetros. Passou, pelas 21 dioceses e paróquias de todo o país, por Angola, Polónia, Espanha e tudo isto possível, pelo espirito de corpo e entrega total de milhares de jovens e o envolvimento de toda a população em todos os territórios e países por onde foi passando, representando, nas palavras do Pe. Filipe Diniz, Diretor Nacional da Pastoral Juvenil e coordenador da Peregrinação dos Símbolos e Dias nas Dioceses, "a motivação e a alegria de uma igreja Viva e Transformadora e um tesouro que o Papa Francisco deixou à Igreja portuguesa".    

Entre os dias 26 de julho e 31, os Dias nas Dioceses (DND), o encontro de jovens do planeta que antecipou a JMJ Lisboa 2023, recebeu mais de 67.500 peregrinos de todo o mundo que foram distribuídos pelo Porto (16.500), Coimbra (mais de 14 mil), Leiria-Fátima (7.500) e os Comités Organizadores (CODs) de Braga e de Aveiro acolheram, respetivamente, 7.000 e 5.000 peregrinos, que ficaram em famílias de acolhimento ou em paróquias e alojamentos públicos. 

De forma a dar a conhecer as vivências e os valores culturais das regiões, cada diocese desenvolveu um programa de atividades assente em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio, proporcionando aos jovens, uma experiência singular, de partilha, de fé e da essência dos valores da Igreja, nos dias anteriores às JMJ e antes de viajarem para Lisboa. 

Sobre a JMJ 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

 A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para a seguinte edição da Jornada Mundial da Juventude, seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023, vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

Fonte: JMJ 2023

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

29/07/2023  11:00

Aeroporto de Beja, às moscas durante anos e segunda-feira recebe voos da JMJ 2023

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Para o cidadão comum, tudo é muito estranho quando a discussão atual é “a localização do novo aeroporto” e milhões de euros já foram gastos, repito gastos e não investidos, com a teimosia politica de atrasar o processo e à conta do dinheiro dos portugueses. Para um leigo na matéria, a viver num país sem recursos financeiros (estrangulado), sabe que o aeroporto de Beja era hoje, agora neste preciso momento, a melhor solução. Estrategicamente bem localizado (a meia distância entre Lisboa e Faro), uma autoestrada (A2) quase concluída no percurso Beja-Lisboa e com uma das maiores pistas da europa, note-se, é o único em Portugal com capacidade para receber um A-380. Recente e ainda funcional (por enquanto), está moribundo, às moscas, esquecido no tempo por políticos teimosos que olham cegamente para o país como tudo se tratasse apenas de Lisboa e o resto fosse paisagem. É muito estranho, saber que a maior fonte de rendimento/riqueza do país é sustentada pelo Turismo e a Sul apoiado apenas por um aeroporto antiquado, submetido a tratamentos cirúrgicos que sobrevive lentamente com bypass, há mais de 50 anos e os mesmos (os políticos, claro) condenem à morte um aeroporto moderno, criado de raiz, bem localizado e que custou-nos 33 milhões de euros, é hoje, transformado num parque de estacionamento de aeronaves e num centro logístico…mete dó! 

26/07/2023  21:30

8.ª edição do Festival F, ultimo Festival de Verão

8.ª edição Festival F | Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Apresentada, no Rooftop do Hotel Mundial em Lisboa, a edição deste ano do Festival F tem um excelente cartaz, e será realizado nos dias 7-8-9 de setembro próximo, na cidade de Faro, num ambiente fantástico entre o património histórico e o património ambiental e nesse sentido o crescimento deste projeto tem sido permanente; começou por ocupar a pequena zona interior do centro histórico e atualmente já ultrapassa o limite das muralhas, até ao bairro de São Francisco. De acordo, com a organização, anualmente o Festival F faz uma radiografia sobre o que é a música portuguesa e este ano não foge à regra, será oferecido ao público, uma pequena amostra cada vez mais limitada tendo em conta que a oferta da música portuguesa é vasta e de grande qualidade, cresce de ano para ano nos vários estilos musicais, em todas as vertentes...Ver mais  

25/07/2023  23:45  

EXCLUSIVO - Peregrinos do mundo, chegam a Lisboa para a JMJ 2023

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Lisboa, 25 julho 2023 - Com a previsão, de cerca de um milhão de peregrinos em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude 2023, a Twenty4news assistiu esta terça-feira em exclusivo, à chegada ao Aeroporto de Lisboa de milhares de peregrinos vindos dos 5 Continentes com a motivação, o desejo de participar e conhecer o seu novo destino religioso, Portugal. 

Com efeito, o Turismo religioso é um valor acrescentado para as comunidades de acolhimento e ambos (turismo e religião) esforçam-se para tornar o mundo um lugar melhor, erradicando a pobreza e promovendo a paz. O Planeamento e execução enquadram-se em critérios que a própria OMT estabelece e reconhece o impacto que gera, na sociedade, no património, na economia do país organizador. Eventos com a magnitude das JMJ, tornam-se icónicos e reconhecidos por todos os que neles participam com opiniões emitidas sobre os seus benefícios, como: o estímulo do diálogo entre as civilizações, a promoção e salvaguarda do património, a partilha e o uso intensivo das TIC (tecnologias de informação e comunicação). Desafiar os jovens de hoje a refletir de mãos dadas sobre as questões fundamentais da vida e da nossa relação com o outro, é talvez o ponto de partida para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e sem tantas assimetrias.

Lisboa, ferve de fé, alegria, emoção, oração e rebeldia e a resposta dos peregrinos para o significado da JMJ 2023 apontam para uma única e singular pessoa “ O Papa Francisco”. 

PEREGRINOS DE ANGOLA

 

Gilberto Lopes, coordenador de um dos contingentes angolanos pela JMJ, numa noite que já se adivinhava longa, em entrevista exclusiva à “Twenty4news”, disse: “Agora, depois da chegada deste grupo de 313 peregrinos vindos de Luanda, seguimos para Leiria para fazermos a pré-jornada e depois a jornada, uns farão no Campo Grande e outros em Tomar e só regressaremos a Angola, no dia 11 de agosto próximo”.

 

O total, do contingente angolano é de mil quinhentos e catorze peregrinos e para Gilberto Lopes esta é a sua quinta jornada em que participa, é um conhecedor do mundo com sessenta e dois países já visitados e com um conhecimento total das 18 províncias e alguns municípios do seu país, Angola. À nossa admiração, justificou: “Sou chefe de escuteiros, visito normalmente as dioceses e também a nível profissional, sou madeireiro o que me obriga a estar sempre nas matas de um lado para o outro e por isso é que conheço a Angola profunda, as suas raízes”. Sobre o grupo presente no aeroporto, Gilberto disse: “Este grupo, da Delegação Angolana é o mais homogéneo porque estão representadas todas as dioceses do país e por essa razão, esta é a delegação oficial com pessoas de todas as zonas de Angola”.  

VOLUNTÁRIAS JMJ 2023

Andreia, vive no Distrito de Aveiro, é uma das vinte mil voluntárias que participam na organização da JMJ2023 que está alojada num colégio de Alvalade em Lisboa, que nos disse: “Eu sempre quis ter um maior contacto com a religião, sou católica e tenho muito gosto em participar neste evento, contactar pessoas de outros países e recebê-los o melhor possível para que eles se sintam bem no nosso país, essa foi a maior razão que me fez ser voluntária.”

 

Ana: “Eu estive, em 2019 na Jornada no Panamá como peregrina e senti que foi tudo muito bem organizada, fui muito bem acolhida pelos voluntários e por essa razão decidi desta vez ser voluntária e pôr em prática a frase; “Aquilo que recebes de graça oferece de graça” e foi isso que me motivou.”

24/07/2023  14:17

O ADEUS DO SUPER JUIZ!

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por António Pinto Pereira/Twenty4news

O Juiz Carlos Alexandre, cessa hoje funções no DCIAP, de que foi a grande imagem estes últimos 20 anos.

Em 2014 foi quem validou a detenção do antigo Primeiro-Ministro José Sócrates e depois a de Ricardo Salgado. Ficou-lhe a fama de ser um “super juiz”, pela disponibilidade com que se entregava aos processos de criminalidade complexa e violenta, que estudava e decidia com rigor, zelo e competência.

Teve a seu cargo os processos mais mediáticos, como a Operação Furacão, BES/GES, BPN, Máfia da Noite, Face Oculta, Remédio Santo, CTT, EDP, a Operação Labirinto, Monte Branco, Vistos Gold, a Operação Marquês, o caso EDP, a Operação Lex, o processo que envolve Joe Berardo, a morte do agente da PSP, o processo de Tancos, o processo de Álvaro Sobrinho e, mais recentemente, a Operação Picoas, que envolve o cofundador da Altice, Armando Pereira.

Banqueiros, altas figuras do Estado português e empresários nunca o intimidaram. Carlos Alexandre, 62 anos, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, chamou a si, nos quase 20 anos que esteve colocado no chamado Ticão, os mais mediáticos processos de criminalidade económica e financeira. Nunca teve medo de nada ou de ninguém.

Termina as suas funções como juiz de instrução criminal esta terça-feira e, em setembro, começará as suas novas funções como Juiz Desembargador no Venerando Tribunal da Relação de Lisboa.

Pelo seu exemplo de independência e de representação da legalidade enquanto Magistrado, só temos a agradecer-lhe tudo o que fez pelo nosso país, em nome da democracia e do Estado de Direito, por todas as vezes que ousou demonstrar que ninguém está acima da lei!!!

23/07/2023  11:00

Países Baixos, vencem Portugal  

Por José A. Carvalho/Twenty4news

 A vice-campeã do mundo, venceu por 1-0 Portugal que fez a sua estreia no Campeonato do Mundo Femininos no estádio Forsyth, em Dunedin, na ilha do sul da Nova Zelândia e a emoção foi sentida pelo grupo quando se ouviu o hino nacional.

A formação lusa, entrou confiante deixando as neerlandesas surpreendidas e atentas logo nos primeiros minutos de jogo, mas no 13.º minuto o toque de cabeça por Stefanie van der Gragt, validou o primeiro e único golo da equipa dos Países Baixos, depois de Kateryna Monzul, árbitra ucraniana ter visto as imagens no VAR. Na segunda parte, as Navegadoras tomaram conta do jogo e criaram grandes oportunidades principalmente com Telma Encarnação a criar grande perigo e a obrigar a laranjinha Daphne van Domselaar a fazer uma grande defesa. Mesmo no último minuto, Portugal não baixou os braços e acreditou até ao toque final que colocou os Países Baixos, em 2.º lugar no grupo e com as Americanas a serem as próximas adversárias na quinta-feira.

Esmee Brugts was tegen Portugal een van de wingbacks. © AFP 

22/07/2023  17:05

Antigos Combatentes do Ultramar, prometem greve de fome

Por José A. Carvalho/Twenty4news


Será, junto ao Palácio de Belém em Lisboa, que antigos combatentes da guerra do Ultramar farão no próximo dia 17 de agosto, uma greve de fome por se sentirem desprezados e esquecidos pelo governo. Estiveram no Ultramar, lutaram pela Pátria e continuam a lutar pelos seus direitos que teimam em não surgir, depois de Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional de Portugal prometer levar a Conselho de Ministros as regalias apresentadas pelos próprios e que até à data de hoje nada aconteceu, isto é, o Estatuto do Combatente não está a ser cumprido. 

A falta de acesso a medicamentos, ao hospital militar entre outros, são as razões que os farão marchar, no próximo dia 17 de agosto até Lisboa e prometem só sair da porta do Palácio de Belém, quando o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, for ao Ministério da Defesa Nacional e pedir a revogação do Estatuto do Antigo Combatente.

20/07/2023  17:30

Moto Clube de Faro | 41.ª Concentração Internacional de Motos 

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Faro, abriu as portas do Vale das Almas para receber milhares de motards nos dias 20-21-22-23 de Julho na que é considerada hoje, a maior concentração de motos da Península Ibérica. Com um programa, em que  nada faltará, desde exposições, shows surpresa e música ao vivo com um excelente programa: Cuca Roseta | Guano Apes | Expensive Soul entre outros. De todos os cantos, da Europa e das Américas, eles e elas regressam a Faro com um objetivo comum; partilhar e viver histórias singulares que eternizam amizades, ano após ano, sobre rodas que viajam com o mesmo espirito de liberdade e a grande paixão das suas vidas – “as motas”. 

Com uma organização, eximia e bem estruturada de voluntários como valor acrescentado, o Moto Clube de Faro , será sempre um ícone do motociclismo em Portugal e o promotor da maior riqueza do país, o Turismo. 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

17/07/2023  19:40

Treino com norueguesas, testa Seleção Feminina das Quinas

Foto: FPF

A Seleção Feminina das Quinas, realizou no passado domingo um treino com a seleção norueguesa no Mangere Centre Park que é o centro oficial de treinos da seleção portuguesa. O selecionador, observou e testou as atletas em contexto competitivo que estão escaladas para o Campeonato do Mundo com a estreia a 23 de julho, pelas 19H30 (08:30 em Lisboa), em Dunedin, frente aos Países Baixos, as atuais vice-campeãs mundiais, em encontro da primeira jornada do Grupo E. 

Desde a chegada, à Nova Zelândia que a Seleção Portuguesa tem sido cordialmente bem recebida e o convívio com os adeptos, uma relação de proximidade na distribuição de autógrafos e fotografias. 

Fonte: FPF

13/07/2023  22:15

João Saldanha, o grande timoneiro da Wind Family

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O “Capitão” como é conhecido, fundeou a Wind Family hoje, dia 13 de julho pelas 20:45 na Foz do rio Judeu no Seixal, depois de zarpar na última quarta-feira da Horta, no Faial. Numa semana de mar alto, a azáfama é enorme e a incerteza constante; o soprar de uma brisa que teima em não aparecer, os dias de mar agitado que nem mesmo o “Capitão” mais experiente, consegue adivinhar o que pode acontecer a cada minuto. O puxar cabos, descer ou subir velas, reduzir o pano para equilibrar a embarcação é o que faz acontecer, o tempo passar. Depois de 1.100 milhas, na viagem do “Capitão” uma certeza; a saudade dos que deixou em terra porque os sentimentos nunca desaparecem em alto mar. João Saldanha “O Capitão”, em exclusivo ao Twenty4news, disse: “Uma viagem, que correu muito bem, vento muito fraco mas aguentei sem ligar o motor, porque queria fazer esta última etapa sem motor e foi sempre à vela e no fundo, fizemos um bom tempo…não podia ter corrido melhor”. Finalmente no Seixal, numa viagem feita ao sabor do vento, num veleiro acarinhado com o nome “Wind Family”.     

10/07/2023  01:01

José Mattoso (1933 - 2023)

Foto: António Pedro Ferreira

Foi um intelectual, sóbrio e um sábio, um homem que ajudou os portugueses a perceber a origem de Portugal. Era um homem, de uma relação com Deus especial e próxima, afirmada pelo próprio: “Deus é o mais importante na minha vida” e como historiador disse sempre, “Eu sou tudo, menos uma pessoa de palco”. Era  um medievista e um historiador iminente, especialista na História Medieval portuguesa. José Matoso, morreu no passado dia 8 de julho aos 90 anos e juntou-se ao seu criador - Deus

03/07/2023  01:30

Dia do Fuzileiro

Por António Silva Campos / Twenty4news

No passado, dia 01 de julho de 2023 realizou-se na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, mais uma comemoração do Dia do Fuzileiro. Este evento, ocorre anualmente no primeiro sábado de julho, na Escola de Fuzileiros, a unidade “mãe” desta força especial da Marinha e consequentemente das Forças Armadas Portuguesas...Ver mais  

01/07/2023  01:06

Ferrovia, uma viagem a duas velocidades

Foto: José A, Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Mais ministro, menos ministro  a canção é sempre a mesma. Mais, do que pouca vontade politica seja qual for o governo ou o partido que governe, qualquer leigo que conheça o país e a sua rede ferroviária, sabe que o futuro está assente sobre carris, com potencialidades benéficas para as pessoas, economia e o meio ambiente. O tempo, é escasso e a vontade nenhuma, senhores governantes…o país está cansado de tanto esperar, de tanta hipocrisia, de tanta pouca vontade de tocar Portugal para a frente. É hora, de sentir o ferro, moldá-lo e arrepiar caminho pelo país e não só pelas cidades. Quem, não acredita e tem medo, dê lugar aos mais destemidos, aos que (e ainda os há) sabem fazer um traçado ordenado, que se adapta às exigências dos dias de hoje. Num país, que tem tanto e oferece tão pouco, “vencerá, quem estiver mais bem preparado…os outros, viverão a duas velocidades; devagar e devagarinho e ficarão a ver passar os comboios.”       

30/06/2023  22:25

Piloto, evita acidente aéreo grave

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A NAVE investiga a falha que ocorreu no aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro, que poderia ter provocado uma catástrofe, quando um avião da Ryanair proveniente de Barcelona foi autorizado a aterrar por instruções da torre de controlo na mesma pista onde um outro avião da SATA, se preparava exatamente na mesma altura para descolar. A perícia do piloto da Ryanair que abortou a aterragem depois de se aperceber da aeronave em trânsito na pista, foi decisiva para evitar um grave acidente. Uma situação considerada potencialmente perigosa razão pela qual a NAVE emitiu um comunicado informando que está em curso uma investigação pormenorizada.

25/06/2023  20:33    

Red Bull, dá Show em Lisboa

A primeira edição do Red Bull Showrun Lisboa proporcionou um dia de grandes emoções - animando a zona de Belém com um espectáculo único. O britânico David Coulthard foi este domingo a estrela de serviço aos comandos do F1 da Oracle Red Bull Racing, voando literalmente perante uma imensa multidão de 100 mil pessoas. Motos, drifting, breaking, marchas populares e uma atuação do músico Kappa Jotta completaram o programa...ver mais 

24/06/2023  02:57

Luís Aleluia, o ator, menino e Homem

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Deixou-nos aos 63 anos, um ator de grande talento e sobretudo um homem singular, de trato afável que o público e os colegas mais chegados sempre acarinharam. Nas várias, participações em teatro e televisão, “Menino Tonecas” é intemporal e as suas interpretações, ficarão na memória e recordadas para sempre.

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

19/06/2023  16:40

Beja AirShow 2023 

Considerada, a maior pista de aviação do país, a Base Aérea N.º11 em Beja recebeu no passado dia 18 de junho, milhares de apaixonados pelos festivais aéreos, nas comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea...Ver mais 

Desembarque de visitantes no batismo de voo do C-130 / Beja AirShow 2023 | Foto: José A. Carvalho/Twenty4news  

Comandante da Base Aérea N.º 11 em Beja. Coronel Carlos Lourenço | Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Major Nuno Silva, responsável pelas operações no Beja AirShow 2023 | Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

17/06/2023  21:05

Fashion Show by Elman

O Garden Utopia no Estoril foi o palco para a apresentação do desfile multimarca de Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo...ver mais  

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Desporto (arquivo)

Benfica, Campeão Nacional

Correr por uma causa...

Famalicão, vence...

16/06/2023  10:40

Marchas Populares de Lisboa