Cultura & Lazer

22/05/2023  20:05

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news 

Por José A. Carvalho / Twenty4news 

A cerimónia de entrega dos prémios Sophia 2023 no passado dia 21 de maio no Salão Preto & Prata do Casino do Estoril, foi também uma noite de estrelas, de andares elegantes sobre a famosa Red Carpet bem ao jeito de Hollywood.  Apesar da dificuldade de afirmação do cinema nacional, os portugueses não aceitam que a cultura seja o parente mais pobre do seu país. A ausência notada do Presidente da Republica, do Primeiro Ministro ou um outro representante é no mínimo lamentável; não dignifica nada o nosso Estado.

Como o cinema é criado por almas vivas, o Sophia 2023 foi para “Alma Viva” da realizadora Cristéle Alves de Almeida que foi galardoado  com seis estatuetas nas categorias:



A pequena grande atriz Lua Michel que contracenou em “Alma Viva”, recebeu o prémio de Melhor Atriz Principal e Albano Jerónimo o de Melhor Ator Principal em “Restos de Vento” juntamente com o ator Nuno Lopes como Melhor Ator Secundário.

O argumentista Carlos Saboga subiu ao palco para receber a Prémio Sophia de Carreira numa noite que já era longa e só terminou com uma surpresa e em dia de aniversário, com o produtor  Paulo Trancoso e Presidente da Academia Portuguesa de Cinema desde a sua criação em 2011 a receber o Prémio Sophia de Carreira.

Assim terminou uma noite de estrelas, com o tema “O ano de todas as histórias” forma como a (APC) enaltece a importância que a escrita tem no mundo da 7.ª Arte.

Fonte: JERVIS / Comunication & Marketing