Desporto

26/03/2024  18:10

Carby reforça parceria com “Vela Solidária”

Por Redação

- Acordo promove a inclusão de cidadãos com necessidades especiais.

- Programa das regatas de Vela Adaptada decorre até setembro.

A Carby, com o apoio da associação de solidariedade Coração JAP, voltou a associar-se ao projeto "Vela Solidária" que, sob a responsabilidade da associação Teia D'Impulsos, visa promover a inclusão de cidadãos com necessidades especiais, através da prática da Vela.

Firmado num protocolo com a duração de dois anos, esta colaboração prevê a realização de um conjunto de atividades até ao final de setembro.

É nesse contexto que terão lugar, no Algarve, oito regatas de Vela Adaptada. A primeira arranca já a 28 de março, entre Portimão e Lagos.

As provas realizar-se-ão em diversos palcos, ao longo da costa algarvia (Portimão, Vilamoura, Lagos ou Albufeira), estando também prevista uma Volta ao Algarve. O calendário* inclui, ainda, uma prova com 24 horas, que irá ligar Lagos e Palos de la Frontera, em Huelva, na vizinha Espanha.

Para além das regatas já agendadas, no dia 1 junho, Dia da Criança, está previsto um dia aberto com os barcos da Carby, onde os mais novos poderão usufruir de uma experiência de vela. 

A Carby, como patrocinadora oficial deste projeto, reforça assim o seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam a integração de pessoas com deficiência física na prática deste desporto náutico e, por conseguinte, na comunidade.

Sobre a Carby | www.carby.pt 

Fundada em 2023, a Carby nasce da fusão do Grupo JAP e do Grupo Entreposto, duas instituições centenárias do sector da mobilidade, tanto em Portugal como no continente africano. Atualmente é representante oficial de 16 marcas do sector automóvel - Abarth, Audi, Citroën, Dacia, Fiat, Fuso, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Renault, Seat, Škoda e Volkswagen – distribuídas por mais de 60 pontos de venda e assistência técnica, de Norte a Sul do país.

24/03/2024  17:30 

Jorge Martín, vence o MotoGP em Portugal com a maior assistência de sempre no AIA

Por José A. Carvalho / Twenty4news

De acordo com a organização, a presença do público nos quatro dias superou as expectativas sendo até à data a maior num evento motorizado em Portugal saber mais...

23/03/2024  17:34  

Maverick Viñales vence MotoGP de Portugal Sprint

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Maverick Viñales (Aprilia Racing) foi o digno vencedor da emocionante prova “Sprint” do Grande Prémio Tissot de Portugal seguido por Marc Márquez na sua Ducati (Gresini Racing MotoGP™) que alcançou brilhantemente a segunda posição depois de uma ultrapassagem em cima da curva cinco na última volta deixando Jorge Martin (Prima Pramac Racing) pasmado mas habituado à condução do espanhol que conduz muitas vezes em cima do limite saber mais... 

MotoGP "Sprint" Grande Prémio de Portuga | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news    

22/03/2024  15:35

MotoGP - M. Oliveira fora da Q2 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Nesta sexta-feira o dia foi intenso, com milhares de pessoas presentes no AIA, em Portimão, para assistirem à segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP assim como aos Campeonatos do Moto2, Moto3 e pela primeira vez em Portugal Moto E, competição elétrica do Mundial de motociclismo de velocidade que marca a abertura da nova temporada na categoria saber mais.  

MotoGP "Grande Prémio Tissot de Portugal" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

21/03/2024  18:57

Portugal arranca hoje com o Moto GP “Grande Prémio Tissot”

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A “montanha-russa”, nome atribuído pelos pilotos ao Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, está pronto para receber os melhores do mundo na prova rainha do motociclismo saber mais

Moto GP "Grande Prémio Tissot de Portugal" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

21/03/2024 15:45

Millennium Estoril Open com grandes novidades na sua 9.ª edição

Para além de um cartaz fantástico de jogadores, com dois Top 10 e alguns grandes nomes do ranking mundial saber mais   

9.ª edição Millennium Estoril Open | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

FUTEBOL FEMININO

20/03/2024  00:45

Lyon vence Benfica na 1.ª mão dos quartos de final da Champions League

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na passada terça-feira dia 19 de março o estádio da Luz, vibrou ao ver inaugurado o marcador por Andreia Faria jogadora do Benfica aos (43`) razão suficiente para motivar a equipa até ao intervalo.

UEFA Liga dos Campeões Feminina | Benfica vs Lyon | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

Para o Lyon, a entrada das águias em campo foi muito dinâmica e a velocidade de jogo deixou as francesas incrédulas na sua falta de eficiência ofensiva. Aos 7`surge o primeiro susto para as jogadoras do Lyon numa jogada iniciada por Francisca Nazareht, abre para Nycole Raysla na área servindo Andrea Falcón à chegada e de pé esquerdo remata forte para a defesa de Endler, com a bola a ser desviada ao poste esquerdo da guardiã francesa.  

Depois de uma primeira parte atípica para as jogadoras francesas, no segundo tempo o Lyon dominou o jogo conseguindo um empate aos (63`)  por Delphine Cascarino que recebe um cruzamento da ala direita de Ellie Carpenter desviado de calcanhar por Melchie Dumornay na direção de Cascarino que tocou com sucesso para dentro das redes do Benfica.

O Lyon mostrou a sua raça frente a um Benfica mais apagado na segunda parte e mostrou ser um equipa tecnicamente mais bem preparada virando por completo o jogo aos (79`) pela francesa Dabritz que já tinha raspado o poste e desta vez recebe um cruzamento certeiro de Horan de pé esquerdo que não perdoa e de cabeça marca levando o Lyon até final como vencedor da partida por 1-2. 

Para Filipa Patão, treinadora do Benfica, apesar da derrota o dever tinha sido cumprido: "Primeiro que tudo, foi um grande jogo de futebol. Fizemos jus àquilo que disse na conferência de Imprensa [de antevisão], que era sermos uma equipa competitiva. Fomos uma equipa competitiva. Faltou-nos na segunda parte manter a intensidade com que viemos para o intervalo. Nos primeiros dez minutos da segunda parte conseguimos estar no meio-campo do Lyon, mas houve um período de jogo em que perdemos a definição da pressão, acabámos por ficar desligadas dos momentos para dar passos à frente e começámos a descer demasiado o bloco. Aí, sabemos que o Lyon tem jogadoras que conseguem desequilibrar e que conseguem, facilmente, num cruzamento, colocar muitas jogadoras dentro da área, e nós não conseguimos dar os passos à frente necessários. As substituições, quando as fizemos, também foi para tentar refrescar muito e para conseguir dar esses passos, mas foi difícil. Foi numa fase do jogo em que já estávamos a perder, principalmente, discernimento e critério com a bola. Ainda assim, destaco a primeira parte que fizemos."  

17/03/2024  19:39

Brigid Kosgei e Dinkalem Ayele foram os dignos vencedores da EDP Meia Maratona de Lisboa

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Carlos Moia, Presidente do Maratona Clube de Portugal, é o grande dinamizador e responsável no conjunto das duas provas, com cerca de 27.000 participantes a animar as ruas de Lisboa. Os atletas de elite mundial, marcaram presença para bater mais um recorde do mundo mas as temperaturas altas não o permitiram.

33.ª edição  EDP Meia Maratona de Lisboa | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A queniana Brigid Kosgei, a mulher mais rápida de sempre na maratona e medalha de prata nos Jogos Olímpicos “Tóquio’2020” nessa distância e vencedora de várias provas ao longo dos anos, este domingo foi feliz em mais um triunfo ao vencer a meia maratona com a marca de 01:05:51 e a ser recebida na reta da meta pelos seus filhos. Em segundo e terceiro lugar do pódio ficaram as etíopes Bosena Mulatie com a marca de 01:09:00 e Tigist Menigstu com 01:09:14. 

Na prova masculina, Dinkalem Ayele foi o vencedor da meia maratona com a marca de 01:00:36, seguido por Dominic Kiptarus, do Quénia com 01:00:40 e o alemão Amanal Petros a fechar o pódio com a marca de 01:00:56.     

Nesta 33.ª edição da Meia Maratona, Carlos Moia, realçou a qualidade dos atletas presentes na prova, o maior número de inscritos de 120 nacionalidades diferentes (apesar da alteração das datas) e mesmo assim 17 mil pessoas ficaram em lista de espera, numa prova absolutamente fantástica e deslumbrante que atravessa o rio Tejo pela famosa Ponte 25 de abril e serpenteia o mar, a paisagem é única e temperada com história, num país cada vez mais voltado para o desporto e atividade física, razões pelas quais, a EDP Meia Maratona de Lisboa é considerada uma das mais belas do mundo.

Hoje, mais do que nunca, é especialmente importante, tendo em vista a crescente popularidade das corridas de resistência, compreender as limitações ou desafios que os aspirantes a corredores podem enfrentar como fonte de motivação, para exercitarem a sua parte motora de forma a percepcionarem melhor a sua capacidade física. O desafio de correr uma meia maratona, é altamente estimulante e para muitos atletas, a oportunidade de testar as suas habilidades físicas e psicológicas.

De acordo com o mentor da prova da EDP Meia Maratona de Lisboa, Carlos Moia (Presidente do Maratona Clube de Portugal), o sucesso ao longo destes 33 anos tem por base a dedicação de todos os que acreditam nas potencialidades do atletismo e nos recursos que a cidade de Lisboa oferece aos seus visitantes, em tudo beneficiando Portugal no que concerne à projeção internacional.

Todos os resultados aqui 

15/03/2024  19:03

EDP Meia Maratona de Lisboa e Vodafone 10k enchem Ponte 25 de Abril

Por Redação

Um fim-de-semana esgotado com provas para todas as idades e distâncias

Decorreu esta manhã a Conferência de Imprensa de divulgação dos últimos pormenores do evento EDP Meia Maratona de Lisboa e das provas integradas no programa de fim de semana. Com inscrições esgotadas há mais de dois meses, os participantes, que serão 27.000 no total, voltam a encher a ponte de gente!

EDP Meia Maratona de Lisboa 2024 | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

No pelotão popular volta a haver uma forte presença estrangeira, com mais de 120 nacionalidades representadas. No top-5 deste particular estão Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. Na divisão por género, os dados concluem que 41% dos participantes são mulheres, o que representa uma forte evolução em relação aos 35% do ano passado.

Recorde-se que esta prova é detentora do recorde mundial masculino da distância (com o tempo 57.31 de Jacob Kiplimo em 2021) e que existe um bónus de 150 mil euros para a obtenção de novos recordes mundiais - tanto para homens como para mulheres – e o Maratona Clube de Portugal garantiu uma vez mais uma fortíssima presença de elite.

O grande destaque é a queniana Brigid Kosgei, antiga recordista mundial da maratona e atual 3.ª mais rápida da história (2:14:04), que terá como grandes adversárias seis atletas com marcas abaixo dos 68 minutos, nomeadamente as etíopes Bosena Mulatie (65.46) e Tigist Menigstu (66:20) e a queniana Betty Chepkemoi Kibet (66:37). Na mira de todas as atletas presentes estará o recorde do percurso de Almaz Ayana (65:30) e ainda o mundial, de Letesenbet Gidey (62:52). Nos homens estarão presentes 10 atletas com marcas abaixo da hora, com o queniano Abraham Kiptum (59:09) e o etíope Solomon Berihu (59:17) a serem os principais destaques, tal como o norte-americano Leonard Korir, que em Lisboa apontará ao recorde nacional de Ryan Hall (59:43).

Entre os atletas portugueses, estarão alguns dos mais fortes do momento, com especial destaque para Hélio Gomes (62:07) e Rui Pinto (62:16) no plano masculino e Susana Godinho (70:53), Solange Jesus (72:12) e Sara Moreira (69:18) no feminino.

A EDP Meia Maratona de Lisboa marca ainda o início de mais uma 'época' das SuperHalfs, o circuito das mais importantes meias maratonas da Europa. Este ano, mais de 4 mil corredores vão participar na prova portuguesa para continuar ou concluir o desafio de correr as 6 provas do circuito (Lisboa, Berlim, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência).

Carlos Moia, presidente do MCP, afirma: “Carlos Moia, presidente do MCP, enfatiza: “Este é um evento único na nossa luminosa capital. A EDP Meia Maratona de Lisboa forma uma ponte de gente que une margens, comunidades, energias, as pessoas! Celebramos a excelência atlética, mas também celebramos o poder do desporto. Estamos ansiosos para receber todos os participantes neste fim de semana incrível.”

Citações

Brigid Kosgei (Quénia)

"Quero agradecer aos organizadores por me terem convidado de novo. Estou muito feliz por estar aqui. Queria correr esta prova porque quero testar a minha velocidade para a Maratona de Londres em abril. Vim cá para ver como é que o meu corpo responde. Sinto-me bem, estou feliz e preparei-me bem. O percurso é muito rápido e espero correr bem no domingo. Se o tempo estiver bom, vou tentar bater o meu recorde pessoal na meia maratona."

Leonard Korir (Estados Unidos)

"Ouvi coisas muito boas sobre a corrida. Ouvi dizer que é muito rápida. Houve no passado atletas que correram muito rápido aqui, como o Jacob Kiplimo. Queria correr algo rápido [em vez de Nova Iorque] e disse a mim mesmo que tinha de vir cá. Ouvi falar bem da organização, disseram-me que é muito boa, o percurso é muito bom. Quero apenas ver se consigo fazer um tempo rápido, ver como o meu corpo reage antes de correr uma maratona no futuro."

Susana Godinho (PORTUGAL)

"Estive doente no início do ano, como se sabe. Estava com medo que não pudesse correr, mas consegui recuperar os treinos e espero no domingo bater o meu recorde pessoal."

12/03/2024  15:45

Brigid Kosgei, antiga recordista mundial da maratona, é a estrela do pelotão feminino da EDP Meia Maratona de Lisboa

Por Redação

O Maratona Clube de Portugal anuncia hoje o pelotão de elite feminino para a 33.ª edição da EDP Meia Maratona de Lisboa, com a presença da queniana Brigid Kosgei a ser a nota de maior destaque.

A atleta queniana, de 30 anos, antiga recordista mundial da maratona e atual 3.ª mais rápida da história (2:14:04), regressa à capital portuguesa pela quarta vez, depois de em 2022 ter sido 2.ª na EDP Meia Maratona de Lisboa, com 1:06:46.

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Além de Kosgei, no pelotão feminino entram ainda outros nomes de relevo, com seis atletas com marcas abaixo dos 68 minutos, nomeadamente as etíopes Bosena Mulatie (65.46) e Tigist Menigstu (66:20) e a queniana Betty Chepkemoi Kibet (66:37). Na mira de todas as atletas presentes estará o recorde do percurso de Almaz Ayana (65:30), mas haverá um bónus monetário de 150.000 euros para um eventual recorde mundial. A marca a bater é de 62:52, de Letesenbet Gidey.

No que a portuguesas diz respeito, estarão presentes algumas das mais fortes da atualidade, com especial destaque para Susana Godinho, recentemente apurada para a Maratona dos Jogos Olímpicos, e ainda Solange Jesus ou Sara Moreira.

Quanto ao pelotão masculino - que também corre pelo bónus de 150 mil euros de recorde do mundo -, estarão presentes 10 atletas com recordes pessoais abaixo da hora. O queniano Abraham Kiptum (59:09) e o etíope Solomon Berihu (59:17) são as figuras de destaque e aqueles que mais prometem correm rápido, mas há também outros três nomes capazes de marcas de relevo, como o etíope Dinkalem Ayele (59:30) e os quenianos Brian Kwemoi (59:37) e Bravin Kipkogei Kiptoo (59:37). Outro atleta abaixo da hora é Leonard Korir, que em Lisboa apontará ao recorde norte-americano de Ryan Hall (59:43).

Nota ainda para um bom nível de atletas europeus, com o norueguês Sondre Moen (59:48), o italiano Eyob Ghebrehiwet Faniel (60:07) e os alemães Amanal Petros (60:00) e Hendrik Pfeiffer (62:05).

Como habitual, a EDP Meia Maratona terá também forte presença portuguesa, com Hélio Gomes (62:07) e Rui Pinto (62:16) a serem os mais bem cotados.

Fonte: Maratona Clube de Portugal 

09/03/2024  04:39

Benfica e Rangers empatam por 2-2 e deixam eliminatória em aberto

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Estádio da Luz, 07 março - Numa noite imprópria para futebol, o jogo começou bem para o Rangers com Lawrence a oferecer aos 7`a vantagem no marcador por 0-1 com um cabeceamento brilhante obrigando as águias a reagir de imediato, criando pressão no meio campo da equipa visitante, com mais posse de bola, remates e acontece o lance esperado; Neres na jogada com Di María a rematar e o árbitro a marcar pontapé de canto. Chamado pelo VAR, o árbitro visionou o lance e apontou grande penalidade que Di María não perdoou de remate certeiro para o empate 1-1 aos 45`+2.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com a motivação alta, as águias tudo faziam para alterar o marcador mas os Rangers impiedoso fazem o 1-2 aos 45`+5 por cruzamento de Fábio Silva para a linha de baliza e Dujon Sterling vindo de trás não perdoa e faz o 1-2, resultado ao intervalo.     

Na segunda parte, o Benfica era claramente uma equipa mais determinada em ser a digna vencedora, ao minuto 67 com Marcos Leonardo em campo por substituição de Artur Cabral, Di María marca um livre inclinado para a direita e Goldson a aliviar de cabeça para o fundo das redes da sua própria equipa, estava feito o 2-2.   

Trubin atento, negou o golo a Fabio Silva numa excelente defesa depois  de uma jogada de preparação de James Tavernier e Tom Lawrence. Para os jogadores do Benfica o resultado ficou aquém do desejado com a equipa da luz a ter mais posse de bola, mais oportunidades mais duelos ganhos; definitivamente assim terminava a noite com os Rangers a serem mais eficazes com menos esforço e determinação com os homens de Clement a conseguirem ver as fases restantes desta primeira mão com o jogo firmemente equilibrado para a segunda mão da próxima semana no Estádio de Ibrox.      

Em declarações, o treinador dos Rangers disse: “Espero um estádio cheio, um ambiente louco, é o que os nossos adeptos podem fazer e podem dar-nos poderes extra. O Benfica é uma equipa com muita qualidade, por isso precisamos de fazer um grande jogo para nos qualificarmos, mas com o apoio dos adeptos podemos fazer coisas incríveis.”

Roger Schmidt, o treinador do Benfica elogiou a sua equipa apesar do resultado final: "O futebol é simples. No final, o resultado baseia-se em golos. Jogámos bom futebol, a equipa deu tudo e claro que merecia vencer. Para este jogo, não foi um bom resultado, porque fomos muito melhores do que eles, tivemos muito mais chances, por isso este foi o pior resultado possível para esta história de jogo. Fizemos um jogo muito bom. Foi muito difícil, porque o adversário marcou dois golos com dois momentos, sempre em fases do jogo em que estávamos muito bem. Não foi fácil, mas, ainda assim, mostrámos bom futebol e criámos muitas chances. Estava 1-2 ao intervalo, mas fomos a melhor equipa e podíamos ter estado por cima na primeira parte. As duas partes foram boas. No final, temos de aceitar, é um 2-2. Agora, temos de vencer em Glasgow para sermos promovidos para os quartos de final. Claro que vai ser um jogo diferente, porque é no estádio deles, mas temos a confiança para fazer um bom jogo lá e vencer."

07/03/2024  03:15

Sporting vs Atalanta - melhor o resultado que a exibição

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Nesta quarta-feira, o estádio José Alvalade recebeu os italianos num jogo difícil para o Sporting frente ao Atalanta, um adversário forte e bem organizado que dificultou a saída dos leões do seu meio campo e quando era possível no confronto direto perdiam os duelos, com os seus opositores a mostrar superioridade. 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Apesar de tudo, o Sporting teve bons momentos de futebol, um deles na inauguração do marcador por Paulinho aos 17`que finaliza fora da área com um remate forte e bem direcionado às redes do Atalanta.

O golo da Atalanta surge por desmarcação de Scamacca que finaliza do meio da área com um remate forte sem hipóteses para o guardião dos leões. O empate, surge aos 39` a pressão era muita sobre Israel mas esteve a altura das suas responsabilidades impedindo o pior.

Com a equipa do Sporting, a demonstrar algum cansaço e os italianos mais fortes fisicamente, está tudo em aberto com Ruben Amorim a mostrar confiança: “Não fizemos um grande jogo, mas levamos a eliminatória para a Itália. Esta equipa só precisa de frescura, sei que é difícil, mas não estou preocupado e estou confiante para a segunda mão”. Relativamente à analise do jogo, disse: “Entrámos bem, marcámos o golo, mas depois tivemos dificuldades para acompanhar o ritmo da Atalanta BC. Foram mais fortes nos duelos e nós devíamos ter sido melhores na construção e acho que nos faltou alguma dinâmica. A haver um vencedor seria a Atalanta BC, foram melhores do que nós hoje, mais frescos e mais fortes, criaram mais oportunidades e atiraram três bolas aos ferros. Nós tivemos uma [bola no poste], mas nunca estivemos a um nível alto, digamos assim. Tenho a certeza absoluta de que os jogadores estão a dar o máximo. Em Alvalade, tivemos uma primeira parte má e na segunda fomos claramente superiores. Em Itália, quem teve mais oportunidades e jogou melhor, na minha opinião, fomos nós. Nas bolas da Atalanta BC que hoje tivemos sorte e foram ao ferro, em Itália fomos nós a tê-las” afirmou concluindo.     

06/03/2024  00:28

Maratona Clube de Portugal anuncia bónus de 150 mil euros para novos recordes em Lisboa

Por Redação

Agendada para 17 de março, a EDP Meia Maratona de Lisboa continua a ser uma das principais e mais velozes corridas de longa distância do mundo e este ano vai voltar a premiar a obtenção de tempos rápidos com um aliciante prémio monetário. Por isso, como incentivo para a elite, o Maratona Clube de Portugal anuncia hoje um bónus de 150 mil euros para novos recordes mundiais na prova deste ano.

Foto MCP: Bónus Recorde do Mundo

Lisboa já é detentora da melhor marca masculina - 57:31 (Jacob Kiplimo, em 2021) - e agora, além de querer melhorar esse estratosférico registo, quer também acrescentar o feminino, que está por agora na posse da etíope Letesenbet Gidey, com os 1:02:52 de Valência, no mesmo ano.

Além do tempo de Kiplimo, Lisboa já foi palco no passado de outros recordes mundiais e europeus, como o mundial de Zersenay Tadese em 2010 ou o continental de Mo Farah em 2015.

Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal (MCP) afirma que: “Este bónus de 150 mil euros para um eventual recorde mundial, tanto feminino como masculino, reflete o nosso compromisso inabalável em promover o talento e inspirar os atletas a alcançarem novos patamares de sucesso e superação. Vamos continuar a nossa tradição de reconhecer e recompensar a excelência. Lisboa, com toda a sua luz e boa energia, proporciona o cenário perfeito para momentos de grande conquista."

Fonte: MCP

01/03/2024  10:35

Sporting vence Benfica por 2-1

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Sporting, segue em vantagem para a segunda mão da meia- final da Taça de Portugal

Um jogo que demonstrou duas situações claras; do ponto de vista coletivo o Sporting foi durante a partida uma equipa mais bem trabalhada ao contrário do Benfica que apresentou um coletivo claramente inferior, quase que não existiu na primeira parte do jogo até ao intervalo. Relativamente à análise individual das equipas, as águias marcam um golo na segunda parte e o jogo muda porque o Sporting sentiu o que aconteceu na Luz e o que poderia ter acontecido também em Alvalade, ou seja, os encarnados com melhores individualidades, com mais opções de escolha poderiam até ao último minuto empatar e quem sabe até ganhar, mas no final, o Sporting foi uma justa equipa vencedora e segue sem uma vantagem decisiva para o jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, no próximo dia 3 de abril no Estádio da Luz.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Relativamente aos golos, aos 9`, Hjulmand na direita cruza e Pedro Gonçalves à primeira de cabeça, inaugurou o marcador dos Leões (1-0) ao segundo poste sem qualquer hipótese para Trubin. O Benfica, acusou o toque e o Sporting avançou a jogar como gosta, criando lances de muito perigo nas transições e a demonstrar um coletivo bem determinado e organizado.     

O Benfica sem qualquer resposta efetiva, em tempo de compensação na primeira parte, um canto direto de Di María, Otamendi a tentar pentear a bola mas Franco Israel  a afastar.  

Na segunda parte, o Benfica era uma equipa mais determinada mas sem qualquer efeito, Roger Schmidt a apostar no mesmo onze do jogo anterior com o Portimonense e em teimar a ser igual a si próprio sem fazer alterações. 

Aos 47`o arbitro Fábio Veríssimo, assinalou grande penalidade por queda de Marcus Edwards na área dos encarnados, anulado depois do visionamento  da repetição da jogada pelo VAR por fora de jogo a Gyökeres antes de simular o lance e a queda com Otamendi.

As águias, insistiam na procura do empate quando sofrem o 2-0 aos 54` por Gyökeres em lançamento isolado, remata forte para as redes de Trubin. Para os encarnados a hora era de jogarem forte e determinados no contra-ataque com o golo do Benfica a surgir aos 68` de Di María pela esquerda a cruzar para o centro da grande área e Aursnes de primeira a rematar para o 2-1.

Acordado de um sono profundo, o Benfica, com transições elegantes, Di María e Kökcü aos 71` num lance polémico e discutível a verem o segundo golo do Benfica anulado por Fábio Veríssimo na verificação do VAR, considerando Tengstedt em posição irregular por estar à frente do guarda-redes Franco Israel influenciando a jogada.

Até ao final da partida, o Sporting ainda viu um golo anulado a Nuno santos por situação irregular de Paulinho (fora de jogo), os Leões terminavam a partida como dignos vencedores da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.    

28/02/2024  03:15

As Navegadoras vencem a Coreia do Sul por 5-1 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O último jogo de preparação da Seleção Feminina de Futebol no passado dia 27 de fevereiro, terminou com a cereja em cima do bolo numa grande goleada sobre a equipa da Coreia do Sul, reflexo da qualidade de jogo e preparação das jogadoras portuguesas nos grandes desafios que se advinham para a qualificação no Campeonato da Europa de 2025.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Joana Marchão, inaugurou o marcador aos 18` seguido de Telma Encarnação por assistência de Andreia Jacinto aos 37` e a queimar o tempo do intervalo, mais dois golos das navegadoras, por Andreia Faria e Jéssica Silva que depois de receber a bola de Andreia Jacinto, rematou forte de pé esquerdo sem qualquer hipótese de defesa para a guarda redes da Coreia do Sul. 

Com a vantagem de 4-0 ao intervalo, o estado de espírito das jogadoras portuguesas era sereno e determinado, aos 52` mais uma vez, Jéssica Silva de remate forte com o seu pé esquerdo faz o 5-0 até ao golo de honra das coreanas aos 80`. 

No final da partida, Jéssica Silva a melhor jogadora em campo sentia-se feliz:  "A verdade é que estou, acima de tudo, muito feliz pela exibição da equipa, acho que fizemos uma primeira parte excelente e a exibição foi de encontro ao que trabalhámos durante a semana. Sabemos que a Coreia do Sul é uma excelente equipa, fez algumas surpresas durante o último Mundial e quem está atento ao futebol feminino sabe-o. Portanto, hoje, e no jogo anterior, mostrámos que somos uma equipa bastante competente e que somos capazes de jogar contra qualquer seleção. É claro que ganhar os dois jogos nos dá confiança, mas, lá está, isto é um processo que não para e temos de continuar a trabalhar e continuar a assimilar os diferentes processos e sujeitas àquilo que o professor nos diz. Acho que todas saímos com muito boas sensações e muito felizes".

23/02/2024  23:22

Sporting empata por 1-1 frente ao Young Boys e segue para os oitavos da Liga Europa

Por José A.Carvalho / Twenty4news

Muitas foram as oportunidades do Sporting em vencer o jogo com o Young Boys mas David von Ballmoos foi o grande guardião da equipa suíça que negou por 5 vezes a vitória dos Leões e um penálti a Gyökeres.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

O Sporting inaugurou o marcador aos 13` com o toque de Trincão para Gyökeres que se liberta da marcação e solto desfere o golpe final com um potente remate ao ângulo das redes do guardião da equipa suiça. O momento era o ideal para não baixar a guarda atacando forte e rápido os suiços com o objetivo de continuar a série de vitórias acrescentando a 15.ª ao palmarés.

Apoiado pela velocidade de Marcus Edwards, a equipa subia facilmente no terreno pelas alas com a melhor oportunidade de vencer a surgir aos 55` por grande penalidade quando Trincão já na área é derrubado por Lustenberger. Gyökeres, posiciona-se e remata para o lado esquerdo, Ballmoos defende e Daniel Bragança na recarga remata mas o guarda-redes estava nos seus dias e recusa o golo.

Aos 83` era a vez dos suiços marcarem uma grande penalidade por castigo a Edwards de mão na bola ao remate de Ganvoula. Na marcação, Ganvoula bem colocado remata forte sem hipóteses para a defesa de Adán. Com o golo do YB aos 84`estava feito o empate até final do jogo.

Ao resultado final, Ruben Faria reagiu: “Não fico preocupado com o facto de os jogadores falharem porque não temos falhado muito. Portanto, não podemos fazer de um jogo aquilo que tem sido a época. Às vezes é uma parte, um golo, mas há dias assim. Temos é de ter, sim, um sentimento de frustração porque devíamos ter ganhado o jogo, devíamos ter mais uma vitória na Europa e eu acho que isso é sempre importante. Para mim é muito importante. Não aconteceu, mas não tenho muito a apontar aos jogadores, não houve um baixar de oportunidades, não houve um baixar de nível, nem de intensidade. Isso aconteceu tudo e acho mesmo que devíamos ter mais uma vitória na Europa e na época. Não aconteceu, mas demonstrámos nas duas mãos que fomos superiores e acho que isso ficou ainda mais claro neste segundo jogo”, começou por dizer o técnico Leonino, sublinhando: “Não temos fantasmas nenhuns [por causa da eficácia]. Ao Raków ganhámos por 2-1, mas não tivemos a sensação de termos jogado muito bem. Desta vez, jogámos muito bem e criámos muitas oportunidades e é com essa sensação que saímos. Fomos superiores ao adversário, passámos e a única ponta de frustração que existe é porque não ganhámos e devíamos ter ganhado.”

22/02/2024  02:30

Portuguesas vencem por 3-1 a equipa Chéquia

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A Seleção A do futebol feminino na passada quarta-feira, num jogo de preparação para o Campeonato da Europa disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, regressa ás vitórias frente à Republica Chéquia.

Fotos: José A. Carvalho / Tenty4news

Em apenas 5`de jogo, as portuguesas venciam as chéquias demonstrando eficácia nas duas situações, primeiro pela investida de  Ana Capeta aos 2´ e Carolina Mendes, aos 5`. Em jogadas ritmadas e em velocidade o resultado viria a mudar a favor das portuguesas ao 75` por Joana Marchão na sequência de um livre por falta com cartão amarelo a Pochmanová. Era o 3-0 para Portugal, os dados estavam lançados, a equipa portuguesa mais decisiva com pleno domínio de bola, fazia redopiar a equipa chéquia e controlava o jogo até ao golo de honra aos 83` da partida por defesa incompleta de Patrícia Morais num lance perigoso, seguido de um cruzamento do lado esquerdo de Svitková e concretizado por Khyrová.      

A equipa das Quinas, está mais perto da Qualificação do Euro de 2025, o treinador Francisco Neto estava satisfeito e orgulhoso com o desempenho das jogadoras: "Voltámos a competir depois de uma paragem longa, estou muito feliz com a capacidade das jogadoras em terem dado resposta. É sempre importante, no sentido em que as jogadoras jogaram no sábado e no domingo, e a capacidade que tiveram, recuperar fisicamente e depois conseguir dar resposta numa alteração de estrutura…não alterámos os princípios de jogo, mantivemo-los.” Sobre a primeira vitória para o apuramento, acrescentou: "Posso dizer-vos que foi tema na reunião antes do jogo. A República Checa era possivelmente das equipas que estão dentro do nosso lote, ali perto de nós no ranking. No confronto direto tínhamos, nos oito jogos na história de todo o futebol feminino português, zero vitórias, três golos marcados e 26 golos sofridos. Jogaremos agora contra a Coreia do Sul, uma equipa com uma abordagem diferente, mais técnica, com outro tipo de jogadoras". 

16/02/2024  17:35

Benfica sofre mas vence o Toulouse por 2-1 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Benfica, com um excelente registo de vitórias no Estádio da Luz e a conquista do terceiro lugar na tabela do Grupo D da Liga dos Campeões, foi de longe a equipa mas bem prepara para vencer com alguma facilidade o Toulouse, uma equipa mais fraca tendo em consideração os resultados até à data. 

Em campo, a realidade foi bem diferente com os franceses a resistirem aos fracos ataques da equipa encarnada, com poucas soluções para inaugurar o marcador que só viria a acontecer ao fim de 68 minutos. Mais uma vez, foi Di María a marcar o primeiro golo na marcação de uma grande penalidade, depois da análise do VAR ter considerado o desvio da bola pela mão de Logan Costa resultante do canto marcado pelo argentino.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Di María, era o alvo constante dos franceses nas suas rápidas transições e cruzamentos para Arthur Cabral, Rafa e Otamendi mas sem qualquer efeito. Tudo mudaria aos 75`com o Toulouse a empatar depois do cruzamento de Suazoque, com a defesa do Benfica a não conseguir suster deixando a bola para o ala-direito Desler rematar de trivela em direção às redes de Trubin.

O tempo era escasso, os franceses sentiam que tudo seria possível apesar do mau momento que atravessam, mas ao Benfica não interessava o empate. A procura do golo tornou-se constante e ritmada com a equipa refrescada por alterações de Schmidt de Marcos Leonardo para o lugar de Arthur Cabral. Numa corrida contra o tempo, já em fase de compensação, Mawissa pisa Marcos Leonardo na área e o apito de grande penalidade faz Di María castigar os franceses com o triunfo por 2-1.

Apesar da vitória em cima do cronômetro, Roger Schmidt era um treinador satisfeito: "Estamos felizes por vencer. Foi um jogo difícil, precisámos de um pouco de tempo para encontrar a conexão certa ao jogo. Na primeira parte, podíamos ter feito melhor na intensidade com e sem a bola, na velocidade do jogo, na qualidade de passe, fazer tudo mais rápido. Ainda assim, logo na primeira parte, tivemos algumas chances muito boas para marcar. Se não marcares contra eles, e se tiverem muitos jogadores atrás da bola, à espera de contra-ataques – também mostraram a sua qualidade –, não é fácil, porque tens de arriscar mais, e eles estão sempre à espera dos seus momentos. Foi por isso que foi um jogo difícil. Foi isso que falámos [ao intervalo], para acelerar mais o jogo, com intensidade. Estivemos melhor na segunda parte, e foi por isso que pudemos criar mais chances. Marcámos, tentámos chegar a um bom resultado para a 2.ª mão. Cometemos um erro ao dar-lhes a chance para fazerem o 1-1, penso que foi a única chance que tiveram nos 90 minutos. Depois disso, o nosso objetivo era, no mínimo, vencer o jogo. A equipa mostrou boa mentalidade, tivemos de lutar até ao último segundo para marcar o segundo golo. Foram dois penáltis, mas foram claros. Jogámos melhor do que um 2-1 espelha, tivemos chances muito claras para marcar mais do que dois golos, mas, no final, estamos felizes por vencer este jogo difícil, é sempre bom na 1.ª mão." 

13/02/2024  15:00

Goleada histórica dos Leões em Alvalade

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na 21.ª jornada do Campeonato, a chuva de golos fez os leões vencerem o Braga por 5-0, num domingo que ficará registado para sempre na memória dos adeptos do Sporting que unidos na bancada e no relvado viveram em euforia os momentos mais marcantes do jogo.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com golos de Trincão, Eduardo Quaresma, Gyokeres, Daniel Bragança e Nuno Santos, o Sporting mostrou a sua raça com 26 vitórias em 33 jogos. Com 92 golos apontados é hoje uma equipa entroncada,  bem estruturada e com um caminho a percorrer mais consolidado.   

Sobre o jogo, o técnico dos leões expressou a sua opinião: "Na primeira parte foi um jogo muito dividido, o relvado não ajudou nem uma nem outra equipa. Na primeira oportunidade fizemos um golo. Depois, com uma grande jogada do Quaresma fizemos o segundo golo. O Sp. Braga metia muitos jogadores na construção. Com uma vantagem de 2-0 não estávamos a pressionar muito bem. O Sp. Braga esteve muito bem nos primeiros 20 minutos da segunda parte. Fizemos golos nos momentos-chave e o Sp. Braga foi caindo. O resultado não espelha o que se passou no jogo, foi muito parecido ao que se passou na Taça da Liga. Um resultado muito pesado para o que o Braga fez", sublinhou Rúben Amorim.

12/02/2024  15:30

Morreu Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona

Por Redação

Kelvin Kiptum era o recordista mundial da maratona. Viu a marca de 2.00.35 horas conseguida na maratona de Chicago de 2023 ratificada pela World Athetics há cinco dias. Morreu no passado domingo, perto de Kaptagat, no Quénia, na sequência de um acidente de viação, que também vitimou o seu técnico, o ruandês Garvais Hakizaman.

Fotos: DR & MCP

O atleta, que faleceu aos 24 anos, estreou-se nos 21k na EDP Meia Maratona de Lisboa em 2019, iniciando assim a sua memorável jornada, onde demonstrou o seu talento excecional ao conquistar o 5º lugar com um impressionante tempo de 59:54. Foi o início de uma carreira curta, mas repleta de sucesso.

Carlos Moia, presidente do MCP, comentou a notícia: "É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do recordista do mundo da Maratona. A sua presença em Lisboa como estreante na Meia Maratona de 2019 foi marcada não apenas pela sua notável performance, mas também pela sua humildade e paixão pela modalidade. Sua ausência deixa um vazio na comunidade desportiva. A sua memória e legado continuarão a inspirar corredores em todo o mundo. Os nossos pensamentos estão com a sua família neste momento de profunda perda."


William Ruto, Presidente do Quénia recordou o atleta na rede social X (antigo Twitter): "Kelvin Kiptum era uma estrela. Possivelmente um dos melhores desportistas do mundo que rompeu barreiras para conseguir um recorde na maratona." 


Os quenianos em choque, choram a partida final do seu ídolo.


"Kiptum era o nosso futuro. Um atleta extraordinário deixou uma marca extraordinária no mundo. Os nossos pensamentos estão com a família e a fraternidade desportiva. Que descanse em paz", acrescentou William Ruto.

08/02/2024  13:20

Maratona Clube de Portugal e Hyundai Portugal criam parceria 

Por Redação

"Hyundai Meia Maratona" passa a ser a nova designação dos 21k com partida na Ponte Vasco da Gama em outubro, reforçando desta forma a parceria de vários anos que já mantem com o Maratona Clube de Portugal.

A Hyundai, que já era a marca automóvel oficial do evento, assume desta forma maior destaque, passando a ser também naming sponsor da prova que no próximo ano será realizada a 6 de outubro - em simultâneo com a EDP Maratona de Lisboa, ambas com meta na Praça do Comércio.

 Ao longo das suas 23 edições, a Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama já impactou 120 mil atletas, tendo registado nos últimos anos um franco crescimento. Esta associação à Hyundai Portugal acelera a fase de promoção da próxima edição, cujas inscrições já se encontram abertas. 

Carlos Moia (presidente do Maratona Clube de Portugal) assume a satisfação pelo papel mais relevante da marca de automóveis sul-coreana, destacando a importância dos sponsors na promoção de um estilo de vida saudável: “Temos de continuar a crescer em provas de estrada, temos de continuar a trazer e a convencer os portugueses a participar, a fazer exercício! Por isso, e por tudo o que tem dado ao desenvolvimento da modalidade é justo destacar o papel da Hyundai nas nossas provas. É com grande satisfação que vejo a Hyundai ganhar mais destaque na meia maratona de outubro, sinal do reconhecimento de uma organização cada vez mais exigente e que tem mudado a vida dos portugueses. Seguimos juntos, com a Hyundai, para inverter os números do sedentarismo!”

Paulo Ferreira (diretor de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai Portugal, destaca o compromisso contínuo da Hyundai com o running e a mobilidade do futuro: “A nossa ligação ao running é já bastante longa. E esta é, sem dúvida, uma parceria completamente integrada com a marca Hyundai, sobretudo porque esta é uma modalidade onde as pessoas se tentam superar, ir mais longe, tal como nós, que somos muito mais do que uma marca automóvel. Estamos focados na mobilidade do futuro de acordo com a visão da marca: ‘Progresso pela Humanidade’, cujo objetivo passa por tornar o mundo num lugar melhor para as gerações futuras, nomeadamente, através da aposta em soluções de mobilidade sustentável e na promoção de um estilo de vida saudável”.

Além do naming sponsor da Meia Maratona de outubro, a Hyundai assume também o nome da prova de 7 quilómetros que decorre na véspera da EDP Meia Maratona de Lisboa (no mês de março). Esta corrida, marcada para sábado (dia 16) realiza-se num percurso ideal para os atletas fazerem um último treino antes da prova principal, com partida no Estádio Nacional e meta em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

A sinergia entre a Meia Maratona da Ponte Vasco da Gama e a Hyundai Portugal cria uma aliança única, unindo a celebração da saúde e bem-estar promovida pelo evento desportivo à visão vanguardista da Hyundai na mobilidade sustentável. A presença da Hyundai no território do running, alicerçada na filosofia “Run to Progress”, promove a democratização do acesso ao desporto e de um estilo de vida ativo e saudável, valorizando a determinação e resiliência dos participantes, valores nos quais a marca se revê. Esta junção do dinamismo da competição desportiva e da inovação ecológica da Hyundai sublinha a importância de perseguir metas pessoais de superação e contribuir, simultaneamente, para as gerações futuras.

Fonte: MCP

Fotos: MCP

04/02/2024  11:45

Benfica vence o Gil Vicente e assume a liderança isolada do campeonato

hPor José A. Carvalho / Twenty4news

O Benfica venceu o Gil Vicente por (3-0) numa exibição estruturada no jogo da 20.ª jornada da Liga Beltic com golos de Arthur Cabral, João Neves e Rafa no seu sétimo triunfo da temporada com mais uma excelente exibição de Arthur Cabral nos primeiros 45` da partida a demonstrar que está, mais solto e a ganhar o seu próprio espaço Ver mais... 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

19/01/2024  23:59

Benfica vence Boavista por 2-0 e Di María é o homem do jogo

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Não foi uma exibição de grande realce apesar de ter sido o quinto jogo consecutivo do Benfica a vencer com uma primeira parte sem golos e só aos 61`é inaugurado o marcador por Di María e o brasileiro Marcos Leonardo a fechar a contagem aos 94`+ 4`. 

O Benfica entrou bem, a pressionar o Boavista e a segurar os jogadores no seu meio-campo sem dar espaços, permitindo maior liberdade e variação de jogo que Rafa soube aproveitar logo aos 12`, fazendo chegar o esférico a Morato que cruzou para a pequena área. João Mário oportuno, desvia para defesa do guardião do Boavista que faz a bola ganhar velocidade com Artur Cabral a reagir ao segundo poste sem concluir de forma eficaz a jogada Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

18/01/2024  00:38

DAKAR  - as emoções da 10.ª etapa

Por Redação

Route: AlUla > AlUla - Liaison 241km and Special 371km

Faltando apenas três etapas para o início da quarta-feira, houve muitos desafios no circuito ao redor do acampamento AlUla da Etapa 10, com a principal preocupação para os competidores em quatro rodas - evitar furos. O brasileiro Lucas Moraes foi o melhor colocado entre os desafiantes ao pódio do Ultimate, no 12º lugar, o francês Sébastien Loeb reduziu a vantagem do líder Carlos Sainz por sete minutos, apesar das complicações na troca de rodas. Loeb, que está apenas 13m22s atrás do espanhol com duas etapas restantes, disse: "Tivemos dois furos. [Para trocar as rodas] tivemos que escalar entre as pedras para encontrar uma maneira de poder levantar um pneu traseiro. Acho que perdemos cerca de 15 minutos para isso." Ver mais... 

Foto by Red Bull / Dakar 2024

13/01/2024  18:30

Empate súbito do Amora no último minuto por 1-1

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na 16.ª Jornada da Liga 3, para continuar a sonhar com o apuramento da segunda fase, o Amora FC só necessitava de vencer o jogo frente ao Atlético que, na terceira posição confortável tentou a todo o custo alcançar mais uma vitória, ficando-se pelo empate. 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com o jogo inicial equilibrado, o Amora teve várias ocasiões de poder marcar, a primeira aos 10` por Bruno Figueiredo que rematou forte para a defesa de Nélson Pinhão, logo a seguir Vasco Sousa desmarca-se isolado por passe de Miguel Silva e remata para a defesa do guardião do Atlético.         

Várias oportunidades criadas pela equipa visitante, teimavam em não sortir efeito; aos 19` João Costa de cabeça atira por cima da barra e Balotelli em várias ocasiões muito perto do golo mas a baliza bem guardada pela trave e por Ruben Rendeiro guardião do Amora, a não permitirem. 

Aos 66´ o Amora inaugura o marcador por Vasco Sousa, com um remate certeiro de resposta ao cruzamento de Miguel Silva, motivou a equipa a acreditar que seria possível vencer o Atlético apesar da insistência da grande ofensiva dos jogadores da equipa visitante. Com o foco no empate e até aos minutos finais, o inesperado aconteceu: ao minuto 95` a formação de Tiago Zorro fura a defesa do Amora num livre direto, marcado com mestria por Tiago Morgado que assinala e garante o empate, permitindo ao Atlético seguir no terceiro lugar com 27 pontos e ao Amora ficar-se pela oitava posição com 17 pontos.

08/01/2024  19:20

DAKAR - desafios, triunfos e histórias   

Por Redação

A rivalidade do Dakar e a irmandade dos reis do deserto Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah.

Fotos by Red Bull

Enquanto a 46ª edição do Rally Dakar ganha vida, dois titãs do deserto, Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah, sentam-se para o segundo episódio de 'In The Dust', oferecendo uma rara passagem pela sua história, intensa competição e camaradagem duradoura.

“Somos bons amigos há muito tempo”, diz Carlos. “Fomos companheiros de equipe na Volkswagen e lutamos pelos títulos do Dakar muitas e muitas vezes”.

Nasser partilha abertamente a sua admiração por Carlos, recordando: "Conhecemo-nos no Rally Dakar em 2006. Mas, vi sempre Carlos na televisão. Vi-o correr durante muito tempo, desde os seus dias no Campeonato do Mundo de Ralis com a Toyota, onde ele ganhou o título do campeonato mundial, mesmo antes de saber o que era o rali."

O seu sonho de correr ao lado da lenda espanhola tornou-se realidade em 2010, quando uniram forças como companheiros de equipa da Volkswagen. A união inicial, marcou o início de uma rivalidade que culminou numa finalização de roer as unhas, com apenas 2 minutos e 12 segundos separando Carlos e Nasser.

“Eu não tinha nada a perder”, admite Nasser. "Pensei: 'Se eu vencer o meu ídolo, isso seria algo extremo. E se eu não vencê-lo, não haverá problema porque terminarei em segundo'".

Carlos, garantiu o título do Dakar naquele ano e, estimulado por uma competição genuína, Nasser decidiu superar a sua inspiração no ano seguinte, comentando com humor: "Continuei a dizer a mim mesmo...tenho um objetivo, preciso vencê-lo.' Mas corrermos juntos, foi realmente incrível. Ele fez o meu nível subir muito. Em 2010, terminei em segundo atrás dele, mas em 2011 venci."

Refletindo sobre a relação única que tiveram durante o Dakar, o catariano continua: “Nos divertimos muito durante a corrida e às vezes brigávamos, perguntando uns aos outros o que aconteceu, onde nos perderíamos e quantos furos tivemos. Isso é algo que não se encontra em nenhum outro desporto, nem mesmo na Fórmula 1.”

Carlos, faz eco deste sentimento de respeito mútuo e fraternidade entre os pilotos: "Quando terminamos a etapa e vemos todos os tempos, sabemos o que os outros estão a fazer. E quando se luta pelo título do Dakar durante tantos anos como os nossos, é preciso respeitar os nossos oponentes - sabemos quanto esforço, risco e quanto tudo investimos naquela corrida. Então, quando vimos que o outro é mais rápido, é preciso respeitá-lo."

Apesar da sua vasta experiência em corridas, Carlos reconhece a importância da aprendizagem contínua e a sua dedicação a ela. Lições valiosas sobre como ser um piloto melhor não decorrem apenas dos seus próprios erros do passado; eles também vêm da observação dos outros: "Aprendi com todos. Aprendemos sempre com gente boa, e eu respeito muito o que eles fizeram. Reconhecemos o risco que corremos, o que estamos a fazer, tento sempre aprender com os melhores."

“..e mesmo assim estamos aprendendo!”, acrescenta Nasser.

Depois de 20 anos de ralis Dakar para Nasser e 18 para Carlos, só podemos perguntar o que leva estes dois gigantes a continuarem a voltar.

“Adoramos o Dakar”, diz Nasser. "O que é isso, Carlos? Ele não achava que iria gostar, mas nunca se aposentou. E eu perguntei várias vezes. Eu disse: 'Agora pare, pare agora!'"

As risadas enchem o estúdio e logo depois Carlos reconhece a alegria da corrida. “No final das contas, estamos aqui porque nos divertimos. Se isso não fosse verdade, eu não estaria aqui na minha idade”, finaliza.

No segundo episódio de 'In The Dust' , Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah demonstram que no reino de competição feroz do Dakar, a inspiração não consiste apenas em seguir, mas também em superar, e que o companheirismo genuíno pode não só existir, mas também prosperar.

Fonte: Red Bull

07/01/2024  16:40

Benfica B imparável, vence Belenenses por 2-1

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Dominante durante todo o jogo a equipa do Benfica B venceu por 2-1 o Belenenses no passado dia 6 de janeiro e segue no campeonato sem uma derrota.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

A 16.ª jornada da Liga 2 foi apoiada no Benfica Campus pelo público avermelhado que não faltou à chamada do seu clube para ver jogar a sua equipa orientada por Nélson Veríssimo. Aos 31`é inaugurado o marcador na sequência da marcação de um livre por Nuno Félix que acerta na trave e ressalta nas pernas do guardião do Belenenses Guilherme Oliveira, antes de sair pela linha de fundo.

Com a defesa bem murada, a equipa B do Benfica não deu chances à ofensiva do Belenenses com o único lance de perigo a surgir da cabeça de Chima Akas sem efeitos de maior aos 43`.      

No segundo tempo, o Benfica B mais fresco e determinado, não deu descanso à equipa azul com o melhor a surgir aos 58`pelo cruzamento de João Tomé do lado direito que Gerson Sousa amortece para uma defesa defeituosa de Guilherme Oliveira, que Pedro Santos não perdoa na recarga de cabeça, mergulha para o segundo tento da partida ao fazer o 2-0.

Já perto do final, Tiago Manso arrisca um remate de longe que o guardião do Benfica B não bloqueia e deixa escapar o esférico que Ricardo Matos do Belenense recebe e não perdoa, rematando para o resultado final de 2-1.    

No final do jogo o treinador Nélson Veríssimo, confidenciou: “Tivemos uma boa tarde de futebol, com uma moldura humana que veio ver o jogo a contribuir muito para o que assistimos no campo. Os nossos adeptos, os adeptos do Belenenses, é neste ambiente que gostamos de jogar. Dar os parabéns à equipa pelo jogo muito competente que fizemos. Os jogadores fizeram um bom jogo, com uma entrada boa, muito tempo de posse de bola no meio-campo ofensivo, a jogar para a frente, que é aquilo que pretendemos, e fomos construindo o resultado. O nosso objetivo era ganhar e não sofrer nenhum golo, o golo que nós sofremos na parte final não pode manchar em nada a exibição que fizemos."

Nuno Félix (médio do Benfica B) foi o Homem do Jogo e era um jogador feliz: "É uma sensação muito boa receber este prémio, quer dizer que fizemos, e fiz, bem o trabalho, mas, acima de tudo, chegámos finalmente à vitória. Temos vindo a trabalhar para isso, temos feito bons jogos, só faltava mesmo a vitória e, neste jogo, conseguimos. É isto que o Benfica é, sempre a tentar controlar o jogo e a fazer tudo para ganhar, e vamos continuar assim até ao final do Campeonato."

05/01/2024  22:321

Rei Eusébio, dez anos de saudades! 

Por José A. Carvalho / Twenty4news 

Recordamos hoje Eusébio da Silva Ferreira, que nos deixou aos 71 anos de idade e para todos viveu e viverá sempre na nossa memória, o Homem, o Jogador, o Amigo e Colega que humildemente, soube ser quem foi em todos os momentos da sua vida.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

De bola no pé, de mão estendida e com a voz sentida, Eusébio será sempre o exemplo, o mito em todas as Nações, que choram no dia de hoje pela partida do sempre eterno “Pantera Negra”. O “The King” como muitos o chamam, foi um conquistador de feitos gloriosos em campo, generoso e solidário com quem de si se aproximava, um exemplo de profissionalismo e determinação para as novas gerações.

Eusébio foi e será sempre um representante, um embaixador de Portugal e dos portugueses, o maior símbolo do desporto ao serviço do futebol num grande clube que sempre amou e tantas vitórias ofereceu, chamado "Benfica". Hoje também humildemente, os benfiquistas, os portugueses e os Homens de todo o Mundo, recordam ouvindo e vendo um pouco da vida e história de Eusébio da Silva Ferreira.

31/12/2023  15:22

Isaac Nader e Solange Jesus, são os grandes vencedores da 16.ª Lidl São Silvestre de Lisboa

Por António S. Campos / Twenty4news

Numa organização da HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, realizou-se ontem, dia 30 de dezembro, em Lisboa, a 16.ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa com a participação de 12.000 atletas. 

16.ª edição Lidl S. Silvestre de Lisboa | Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Numa noite amena para a época e num excelente ambiente natalício, com a Avenida da Liberdade iluminada onde tudo começou e acabou, os atletas percorreram, uns com espírito competitivo, outros por diversão, os 10 Km da prova nas avenidas de Lisboa. A pouca chuva, antes do início da prova apenas prejudicou o estado do piso tornando-o escorregadio, principalmente nos troços de paralelo, conforme atestaram alguns atletas no final da prova.  

A elite feminina partiu às 21:26:17, ou seja, 03`:43``(tempo correspondente à diferença entre o tempo do primeiro atleta masculino e o da primeira atleta  a cortar a meta em 2022) antes da elite masculina que foi dada às 21:30 e de forma faseada, partiram os restantes atletas.

Isaac Nader do Sport Lisboa e Benfica, foi o primeiro atleta a cortar a meta com o tempo de 29`:10`` sagrando-se campeão da prova e contribuindo para a oitava vitória masculina na competição “Homens vs Mulheres”, fixando o resultado em 8-6. Miguel Moreira, também do Sport Lisboa e Benfica e Miguel Marques do Sporting Clube de Portugal ficaram, respetivamente em 2º e 3º lugar com os tempos de 29`: 26`` e  29`: 27``.

Em femininos e a competir pela primeira vez nesta prova a grande vencedora foi a maratonista Solange Jesus do Sporting Clube de Braga com o tempo de 34`:10``. Maria Tomé do Clube Natação de Torres Novas foi a segunda classificada com 34`:18`` e Carla Martinho do Recreio Desportivo de Águeda a terceira, com a 34`:42``.

No final da prova, à pergunta se a missão foi cumprida, Isaac Nader respondeu: “Sim, em 2021 tinha sido terceiro classificado. Fiz uma corrida um pouco diferente de hoje. Hoje, fui sempre na frente e o objetivo era ganhar. Os portugueses têm nível, podemos correr mais rápido e acho que podemos trabalhar cada vez mais para estar nos grandes palcos, fazer resultados diferentes e esse é que é o objetivo de todos.”

Ao pedido para Solange Jesus proferir algumas palavras sobre a prova, referiu: “Sim, eu parti muito rápido que era exatamente para tentar a “guerra dos sexos”. Foi uma prova um bocadinho difícil embora seja bastante rápida mas a chuva que caiu antes da prova fez com que o percurso ficasse um pouco escorregadio e naquela zona da calçada torna-se mais difícil, mas eu dei o meu melhor mas infelizmente não ganhei a “guerra dos sexos” mas estou muito feliz com esta vitória.” Há pergunta se era mais difícil correr 10 km ou correr mais devagar mas também rápido uma maratona, respondeu: “As duas distâncias são muito especiais, sou suspeita porque eu gosto muito do processo da maratona, mas as São Silvestre como provas mais curtas, também têm de fazer parte do nosso calendário...gosto das várias distâncias.”

A HMS Sports e a CML estão de parabéns pelo sucesso que proporcionaram à cidade de Lisboa, aos lisboetas e turistas de todo o mundo que marcaram presença numa noite tão agradável. 

30/12/2023  01:42

BENFICA vence na Luz e pressiona rivais

Por António S. Campos / Twenty4news

Na derradeira jornada de futebol, a 15.ª da época 2023/2024 da Liga Portugal, o Benfica 2º classificado a um ponto do Sporting, com a pressão do FC do Porto, o 3º, a 2 pontos, defrontou no dia 29 de dezembro passado, no estádio da Luz, o Famalicão, 7º classificado.

Cátia Luís e Victória Ribeiro / SL Benfica

Roger Schmidt, não pôde contar com seis jogadores do seu plantel. Otamendi por castigo, Alexander Bah, Bernard e David Neres e Tangstedt por lesão e Ángel Di María. Em relação a este atleta, face aos vários jogos que jogou pelo Benfica como também pela seleção do seu país bem como o calendário apertado que se avizinha o treinador decidiu deixá-lo ir de férias, para descansar e poder contar com ele na melhor forma para os jogos vindouros. Assim, aos onze que normalmente são utilizados e em substituição dos ausentes, Roger Schmidt fez entrar Tiago Araújo, Artur Cabral e Tiago Oliveira.

O jogo iniciou-se numa toada normal sendo de destacar a predominância, como esperado, da equipa encarnada a jogar em casa, que, aos 5 minutos poderia ter inaugurado o resultado não fora a displicência de Rafa que, com a baliza aberta atira para fora. O Famalicão, foi reagindo com lances perigosos para a baliza do Benfica e com bom futebol, fazendo crer que tudo estava em aberto. Porém, aos 31`, após assistência de Rafa, Arthur Cabral sem grande dificuldade faz o primeiro golo da partida. A partir daí quando tudo parecia fácil para o Benfica, o Famalicão surge com uma postura ofensiva que, em várias ocasiões fez tremer a baliza do Benfica, com o poste a rechaçar a bola e Trubin a negar o golo aos famalicenses. Até aos 85 minutos, tudo era possível, porém, Rafa Silva, após assistência de Petar Musa que entretanto entrara (aos 70 minutos) faz o segundo golo e tudo ficaria esclarecido. Era uma questão de gerir o resultado até aos 90 minutos mas entretanto e com um Famalicão a contra pé, Rafa retribui o gesto de Musa e faz uma assistência proporcionando-lhe fazer o terceiro golo.

O Benfica, com mais posse de bola (57%) foi um justo vencedor e Rafa eleito o melhor jogador do desafio.

Na opinião de Roger Schmidt, "uma vitória merecida, mas também trabalho árduo, foi o jogo que esperávamos, já tinha sido difícil jogar contra o Famalicão no jogo da Taça de Portugal. Tivemos de fazer jogos muito difíceis nas últimas três semanas e fomos capazes de vencer, é um bom sinal." 

O treinador do Benfica está otimista, "a situação é muito boa, sabemos que temos de trabalhar muito arduamente nos próximos meses para atingir os nossos objetivos, queremos ganhar mais títulos. Os jogadores e os adeptos dão o seu melhor. Se nos mantivermos juntos, os próximos meses podem ser muito positivos para o Benfica."

Com este resultado, o Benfica é líder provisório da Liga e fica a aguardar o resultado do jogo Portimonense X Sporting CP que se realiza, hoje, dia 30 de dezembro às 20.30h no Estádio Municipal do Portimonense. O Sporting, terá de vencer para superar a diferença de dois pontos para o Benfica e assim passar a líder no início de 2024.

21/12/2023  18:20

16ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A conferência de imprensa de apresentação da 16ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa realizou-se hoje, dia 21, na Sala de Exposições da Câmara Municipal de Lisboa com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Ângelo Pereira; presidente da EGEAC, Dr. Pedro Moreira; responsável de Marketing do Lidl Portugal, Isabel Rocha; presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Prof. Jorge Vieira; director-geral da HMS Sports, Hugo Sousa, e os atletas de elite Samuel Barata, Ricardo Batista, Solange Jesus e Melanie Santos.

Neste momento, e a pouco mais de uma semana para o grande dia, a 16ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa ultrapassou a marca dos 11.000 inscritos e as inscrições continuam abertas no sítio oficial: saosilvestredelisboa.com. Com a organização da HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, a iniciativa já igualou o recorde do ano passado de 38% senhoras inscritas e superou, em termos de nacionalidades, as 49 de 2022. Neste momento, temos atletas de 61 nacionalidades representadas, dos cinco continentes!

De acordo com a autarquia, será com toda a certeza uma grande corrida e uma grande festa que faz parte do calendário obrigatório da cidade de Lisboa, dos lisboetas e de todos os apaixonados pelas provas de atletismo que se encontram e reencontram todos os anos entre amigos e familiares.

Nas palavras do Presidente da Federação de Atletismo Prof. Jorge Vieira: "O atletismo é a modalidade n.º 1 no mundo e em Portugal, porque não há outra modalidade que ponha em prática ativa tanta gente e as S. Silvestre são provas de grande prestigio, especialmente a de Lisboa que é realizada num palco singular, noturno e com toda a beleza que a Avenida da Liberdade iluminada oferece, é de facto um cartão de visita da cidade."     

19/12/2023  17:27

Sporting, assume Liderança numa vitória justa

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Apesar de Ruben Amorim não valorizar a Liderança isolada do Sporting no Campeonato, depois de vencer o clássico frente ao Porto por 2 - 0, o facto é que a equipa esteve muito bem, venceu e convenceu. Foi uma vitória justa com festa em Alvalade. Os adeptos dos leões, estavam rendidos à qualidade do coletivo e em especial à do grande avançado Gyokeres que marcou o primeiro golo aos 11 minutos em velocidade por passe de Matheus que aguentou bem a pressão de Pepe e finaliza colocando o esférico bem junto do poste. Gyokeres estava imparável, nove minutos depois é feito o segundo golo com inicio em Catamo que lança o sueco em profundidade à direita e assiste Pote que desvia a bola diretamente para dentro das redes de Diogo Costa.

O Sporting jogou de forma muito mais intensa e agressiva nos duelos, a ganhar com insistência as bolas e ressaltos, em futebol jogado foi claramente superior ao Porto, poderia até ter ganho com uma margem superior, se não fosse anulado um golo (fantástico) que parte de Quaresma e o cruzamento para Gyokeres.  

Sérgio Conceição, nitidamente inconformado com o resultado do jogo e à expulsão de Pepe, disse: “Eu senti mesmo, que com 10 jogadores  entravamos com alguma facilidade dentro daquilo que era a equipa do Sporting, mesmo com 10 jogadores criamos dificuldades. Acho que de todos os anos (é a minha convicção) que defronto o Sporting, hoje, de onze para onze iríamos criar grandes dificuldades ao Sporting, não tenho dúvida disso.” Relativamente à expulsão de Pepe, o treinador do Porto responde: “A expulsão de Pepe é correta, Matheus estava a sangrar."

À reação de Sérgio Conceição, Ruben Amorim ironicamente, reagiu: “As pessoas estão contentes e o Sérgio Conceição depois de perder, já falar é bom...por isso não vou comentar as palavras dele porque já sabemos que quando perde é explosivo, por isso não faço comentários.”  

A 14.ª Jornada do Campeonato termina, com alegria e motivação em Alvalade e o Sporting a assumir a liderança com 34 pontos, mais um que o Benfica e 3 que o Porto.   

15/12/2023  14:29

Sporting imparável, vence  por 3-0 o Sturm Graz

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Com o segundo lugar assegurado, o Sporting mostrou a sua raça ao vencer com determinação esta quinta-feira no estádio de Alvalade por 3-0 o Sturm Graz, na última jornada do Grupo D da Liga Europa. 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Gyökeres com a pontaria afinada marca o primeiro golo aos 39`e Gonçalo Inácio aos 60`e 70` estabelecem o triunfo em vésperas de jogar o clássico de segunda-feira frente ao Porto. Com sete alterações no plantel depois do jogo com o Vitória SC, os leões jogaram quanto basta, confiantes e de forma sensata, mas essa atitude não será suficiente e desejável que seja repetida no próximo jogo da 14.ª Jornada da Liga Portugal.

São poucas as considerações a fazer numa equipa que foi claramente superior nos 90`de jogo, no entanto surpreendeu com o onze inicial tendo em consideração que a um dia a menos de descanso relativamente ao Porto, é utilizada uma frente de ataque rica (em milhões) e de alto nível quando comparada com outras equipas portuguesa, que nos deixa incrédulos, sem saber qual a estratégia especifica seguida por Ruben Amorim num jogo deste nível, tendo em consideração as suas palavras: “Foi uma fase de grupo onde conseguimos o apuramento tranquilamente e a tempo de o fazer, não sofremos golos, controlamos muito bem a profundidade e o Sturm não teve grandes ocasiões num jogo que foi difícil em certos momentos ter a fluidez desejada, porque juntamos muitos jogadores que não têm jogado tanto e as ligações tornam-se mais difíceis, mas os jogadores estão de parabéns”, referiu Ruben Amorim. 

14/12/2023  01:23

Benfica renovado, continua nas competições europeias 

Por José Carvalho / Twenty4news

Depois da vitória sobre o Salzburgo por 1-3 Di María, Tomás Araújo, Trubin e Arthur Cabral estavam felizes e com o sentimento de dever cumprido com a prestação da equipa do Benfica.

Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica

Roger Schmidt, o homem menos aclamado, dá tributos à equipa pelo objetivo alcançado: “Precisámos de muita paciência e mentalidade, acreditamos até ao fim...merecemos marcar e estar na Liga Europa. A nossa ambição é sempre grande.” 

A felicidade do coletivo era patente... Arthur Cabral o autor do golo que permitiu a passagem do Benfica à Liga Europa, enaltece a força e a alegria do golo apontado: “Estávamos muito focados em entrar e conseguir o nosso objetivo. Fomos felizes e conseguimos. Dedico este golo aos adeptos, apoiaram-me muito desde que cheguei. Sou muito feliz por vestir esta camisola. Aproveito o momento para pedir desculpas outra vez. Foi uma coisa muito atípica e arrependo-me muito. Aproveito para agradecer todo o apoio que sempre tive aqui, de todos os jogadores nos momentos mais difíceis, da equipa técnica, da Direção... Vamos trabalhar muito para dar alegrias aos adeptos."

Fonte: SL Benfica

07/12/2023  12:07

Maratona Clube de Portugal e Centro Cultural de Belém anunciam parceria especial

Por Redação

Lisboa, 5 de dezembro de 2023 - O "Maratona Clube de Portugal" (MCP) e o "Centro Cultural de Belém" (CCB) anunciam hoje uma parceria especial, no âmbito da 33ª edição da EDP Meia Maratona de Lisboa, que se realiza a 17 de março 2024.

O CCB, que já tinha uma estreita ligação à prova, por ser o local onde os atletas inscritos levantam os kits de participação, passa, agora, a ser o parceiro cultural oficial das corridas integradas no programa oficial do evento.

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Uma parceria que garante no imediato benefícios para todos os participantes. Durante os dias da SportExpo, os inscritos terão entrada gratuita no MAC/CCB, tendo assim a oportunidade de ter um contacto direto com obras de artistas icónicos como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Max Ernst, Vieira da Silva, Francis Bacon, Andy Warhol, Donald Judd, Bruce Nauman, Cindy Sherman ou Paula Rego. 

 

O CCB é um espaço cultural muito relevante e de enorme prestígio. Passar a ser nosso parceiro cultural eleva o evento, realça Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, acrescentando ainda a satisfação de poder proporcionar a todos os inscritos a possibilidade de poder visitar uma coleção única que reúne num mesmo espaço tantos artistas que deixaram uma marca única na história. Trata-se de uma parceria que complementa aquilo que a prova oferecia até aqui.  Lisboa é uma cidade histórica e a sua cultura pode e deve ser promovida. É disso que se trata e o que esta nova parceria nos traz”.

 

Por seu lado, a Diretora de Comunicação e Marketing do CCB, Catarina Figueira refere que É com muito gosto que o CCB se associa ao Maratona Clube de Portugal numa iniciativa vibrante para a cidade de Lisboa, e para a zona de Belém em particular, da qual esperamos que a associação entre o desporto e a cultura saia reforçada. Os muitos milhares de participantes desta importante prova terão oportunidade de ter um contacto mais profundo com a oferta performativa do CCB e do novo Museu de Arte Contemporânea, relação que queremos que perdure no tempo e que seja intensa, regular, apaixonada”.

 

A EDP Meia Maratona de Lisboa é a corrida mais participada do país e afirma-se como um evento que vai muito além da promoção do desporto e de um lifestyle saudável. Junta anualmente milhares de participantes, entre eles profissionais e amadores, portugueses e estrageiros, pessoas de todas as faixas etárias e de todos os estratos sociais. Em 2024 abraça este novo objetivo de ser também “veículo” de promoção do emblemático Museu de Arte Contemporânea junto de milhares de atletas e acompanhantes.

 

Refira-se que, em 2023, juntando os participantes da Meia Maratona com os da prova Vodafone 10K, participaram no evento mais de 35 mil corredores, que tiveram a oportunidade única de começar a sua prova na Ponte 25 de Abril. Entre os inscritos praticamente 10 mil foram estrangeiros, oriundos de quase cem países diferentes. Com um ambiente inigualável, os participantes podem caminhar ou correr ao seu ritmo, desfrutando da paisagem única e deslumbrante da capital de Portugal.

Com a transmissão em direto pela RTP1 e RTP Internacional, numa emissão contínua, as imagens de Lisboa chegam a mais de 200 milhões de telespectadores em todo o mundo.


Sobre o Centro Cultural de Belém


Com 30 anos de atividade, o Centro Cultural de Belém é um espaço de criação e difusão da cultura nas suas múltiplas vertentes, do teatro à dança, da música clássica ao jazz, da ópera à literatura, passando pelo cinema e arquitetura. Apresenta uma programação intensa e regular construída com artistas e projetos nacionais e estrangeiros, dirigida a todos os públicos. Fazem parte do CCB o Centro de Congressos e Reuniões, ideal para a realização de todo o tipo de eventos institucionais, empresariais ou comerciais, e o novo Museu de Arte Contemporânea MAC/CCB, onde reside a maior coleção de arte contemporânea do país.


Sobre a EDP Meia Maratona de Lisboa


A EDP Meia Maratona de Lisboa é um evento desportivo de grande prestígio nacional e internacional que terá lugar no dia 17 de março 2024, naquela que será a sua 33ª edição. Este evento de running tem como ex-libris a passagem da Ponte 25 de Abril a pé e é a prova mais popular de Portugal. Atualmente é a detentora do recorde do mundo da distância, em masculinos, com a vitória do atleta ugandês Jacob Kiplimo, com o tempo 57.31, em 2021.

Fonte: MCP

04/12/2023  21:11

"Cascais Corrida de Natal" by Liberty Seguros apoia desporto inclusivo com prova de 5 km

Por Redação

A terceira edição da Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros, organizada pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, brilhou com 2.500 atletas na corrida e caminhada de 5 km realizada na tarde do primeiro dia de dezembro, na vila de Cascais. Pedro Afonso Gaspar e Sofia Sousa venceram a prova e foram ainda atribuídos os 10.000€ em bolsas para três projetos inovadores e integradores que fomentam o desporto inclusivo.

Fotos: HMS Sports | Paulo A. Lopes e Gil Peraboa

JUNTOS PELA INCLUSÃO | PROJETOS VENCEDORES


Equipar e capacitar para melhor formar (Cadeiras de rodas desportivas de basquetebol), do Grupo Desportivo Deficientes de Alcoitão, TotalGym (Ginástica para Todos), do Clube A4, e Rodas em Movimento: Inovação e Inclusão no Andebol em Cadeira de Rodas, da Invictus Viseu

- Associação Desportiva, Recreativa e Cultural, foram os projetos finalistas.

Após a votação que decorreu entre 8 de novembro e 1 de dezembro, feita exclusivamente pelos inscritos da Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros, foram atribuídas as bolsas de 5.000€, 3.000€ e 2.000€ em função do número de votos que cada projeto recebeu. Os resultados foram conhecidos no final do evento:

Bolsa 5.000€ / Projeto O | Equipar e capacitar para melhor formar (Cadeiras de rodas desportivas de basquetebol), do Grupo Desportivo Deficientes de Alcoitão | 50% dos votos Projeto: Aquisição de cadeiras de rodas desportivas para atletas sub23 para a formação e integração na modalidade.

Bolsa 3.000€ / Projeto E | TotalGym (Ginástica para Todos), do Clube A4 de Santa Maria da Feira | 29% dos votos Projeto: Aquisição de equipamentos, recursos humanos e transportes para treinos e atuações em grupo.

Bolsa 2.000€ / Projeto L | Rodas em Movimento: Inovação e Inclusão no Andebol em Cadeira de Rodas, da Invictus Viseu - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural | 21% dos votos Projeto: Aquisição de materiais para a renovação das cadeiras de rodas para a prática de andebol em cadeira de rodas.

Cada entidade irá agora dar seguimento ao respetivo projeto e tem até março de 2024 para concretizar os seus objetivos. O processo será acompanhado e divulgado na página oficial da prova: cascais.corridadenatal.pt e nas redes sociais da prova (Facebook e Instagram).

Ao todo, a organização recebeu 15 candidaturas: Sport Club Conimbricense, 3 C’S – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, Sporting para Todos, APCAS - Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, Clube A4, Clube de Futebol de Sassoeiros, Basket Clube de Gaia, EDUPA: Educação - Plena - Associação para o Desenvolvimento Pessoal, APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, The Bodysurf School – Descanso Radical Associação, Associação Jorge Pina, INVICTUS VISEU - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural, TEIA D'IMPULSOS - Associação Social, Cultural e Desportiva (dois projetos) e Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão.

Os projetos foram avaliados por um júri composto por elementos da HMS Sports Consulting, da Câmara Municipal de Cascais e da Liberty Seguros. Os três projetos finalistas foram anunciados a 8 de novembro.

ANIMAÇÃO NA VILA DE CASCAIS

A corrida/caminhada de 5 km contou com o recorde de 2.500 inscritos, dos quais 52% foram senhoras e 42 nacionalidades, como por exemplo África do Sul, Argentina, Colômbia, Chile, Hong Kong, Perú, Tailândia e Ucrânia.

O pódio foi dominado pelos atletas do OutSystems Olímpico de Oeiras. Pedro Afonso Gaspar foi o mais rápido ao cumprir os 5 km em 15m42s, seguindo-se André Dias (15m54s) e André Jorge (16m07s). Em femininos, Sofia Sousa (19m21s) repetiu o triunfo do ano passado; Sara Pereira (19m48s) e Inês Fernandes (20m04s) ficaram nas segunda e terceira posições. Os resultados completos podem ser consultados em: cascais.corridadenatal.pt

Fonte: HMS Sports

04/12/2023  20:54

12 atletas da Associação de Patinagem de Setúbal, marcam presença no “Inter-Regiões" de Patinagem Artísticas

Por Redação

Este fim-de-semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas será palco do “Inter-Regiões 2023; em Patinagem Artística. O evento é uma iniciativa da Federação de Patinagem de Portugal, organizado pela Associação de Patinagem de Lisboa e pela Academia Patinagem de Odivelas, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.

A Associação de Patinagem do Setúbal estará presente neste importante torneio com uma comitiva de 12 atletas, de diversos clubes da região, nomeadamente o Clube Patinagem Artística da Charneca de Caparica, Associação Académica de Patinagem de Portugal Rollersky, Artwheels - Clube de Patinagem do Sul, Hóquei Clube Patinagem de Grândola e Clube Pessoal da Siderurgia Nacional.

Maria Sepúlveda, Madalena Magalhães, Carolina Gomes, Constança Pica, Joana Lourenço, Luz Paiva, Mariana Costa, Teresa Raposeiro, Madalena Martins, Beatriz Santos, Catarina Pereira, Lara Mateus são as atletas da APS presentes no Inter-Regiões 2023 e que vão competir nos escalões de Benjamin, Infantil, Iniciado, Cadete, Juvenil, Júnior e Sénior. 

Além de representantes da APS, o torneio vai reunir talentosos atletas do Alentejo e Algarve, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Madeira, Minho, Porto, Ribatejo e São Miguel. O “Inter-Regiões 2023" vai contar com mais de uma centena de atletas que vão dar vida a um espetáculo de destreza e elegância, prometendo cativar a atenção de mais de um milhar de espectadores.

“O Inter-Regiões 2023 é uma oportunidade única para os amantes da patinagem artística testemunharem o talento excecional destes jovens atletas, enquanto celebram o espírito desportivo e a dedicação ao desporto”, afirma Luís Nascimento, presidente da Associação de Patinagem de Lisboa. “Temos seleções de todo o país, e convidamos todos os apaixonados pela patinagem artística a juntarem-se a nós neste fim-de-semana emocionante. A entrada é gratuita, e a presença de todos será fundamental para apoiar e inspirar estes talentosos patinadores”, reforça Luís Nascimento.

Fonte: Associação de Patinagem de Lisboa / Comunicação e Imagem

29/11/2013 23:45

Benfica empata, numa noite de mil emoções!

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Benfica recebeu o Inter de Milão na Luz, à procura dos primeiros pontos na quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, a equipa entrou com toda a energia e chegou à vantagem após cinco minutos do início da partida, com António Silva a colocar a bola na área e Tengstedt a tocar para João Mário que de pé esquerdo e com toda a calma introduziu a bola na baliza do Inter, no entanto o árbitro assinalou imediatamente o fora de jogo e foram instantes de indecisão até as imagens serem revistas pelo VAR que determinou a validade do golo Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

28/11/2023  17:35

Benfica, Tricampeã nacional de corta-mato longo!

Equipa do Benfica celebra o 25.º título nacional de corta-mato longo / Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica 

Por Redação

Lisboa, 26 de novembro - Equipa masculina de atletismo do Benfica dominou a prova de fio a pavio, com Etson Barros a conquistar o título nacional individual.

A equipa masculina de atletismo do Benfica sagrou-se tricampeã nacional de corta-mato longo, na centésima edição do Campeonato Nacional da especialidade, que se disputou neste domingo, 26 de novembro, na Quinta Maria Pires, em Amora. Foi o 25.º título nacional das águias!

Em representação das águias, o queniano Edward Zakayo venceu a corrida masculina (26m30s), enquanto Etson Barros, que terminou a prova em 3.º lugar (26m55s) e com o estatuto de melhor atleta português, conquistou os títulos nacionais individuais de Absolutos e Sub-23 num pódio totalmente pintado a encarnado: André Pereira (4.º lugar, com 26m56s) e Duarte Gomes (5.º lugar, com 26m59s) arrecadaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Além de Edward Zakayo, Etson Barros, André Pereira e Duarte Gomes, mais seis benfiquistas conseguiram terminar no top 20 da prova: Miguel Moreira (8.º classificado), Alexandre Figueiredo (9.º), Luís Oliveira (12.º), Pedro Amaro (17.º), João Amaro (18.º) e Simão Bastos (20.º).

Paulo Rosário (55.º), Miguel Arraiolos (64.º), Diogo Tomé (114.º) e José Pinto (132.º) foram os outros integrantes da equipa do Benfica, que terminou com 13 pontos – contra os 33 do Sporting e os 78 do Braga – para subir ao degrau mais alto do pódio.

Fonte: SL Benfica

27/11/2023  00:57

SPORTING MAIS CONFIANTE, VENCE DÉRBI POR 1 - 3

Fotos: José A. Carvalho / Tenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news 

O Sporting vence por 3 a 1 no Benfica Campus e fica a dois pontos do Benfica que está na liderança do Campeonato, num jogo equilibrado que começou logo nos primeiros minutos com as leoas a inaugurarem o marcador decorridos 58 segundos, através de um canto batido pelo lado direito por Fátima Dutra e Diana Silva a antecipar-se a  Andreia Norton, ao cabecear o esférico para o fundo das redes da guardiã  do Benfica Lena Pauels.

Com o primeiro golo marcado, o Sporting ganhou mais confiança e pressionou as águias que ficaram inertes à construção de jogadas com a equipa leonina a jogar confiante e a criar lances que dariam resultados na concretização do segundo golo aos 27 minutos com Jacynta a rematar e Lena Pauels a defender mas a permitir Cláudia Neto, um segundo remate por recarga sem qualquer hipótese de defesa para a guardiã do Benfica.   

Com o Sporting a ganhar por duas bolas a zero, a confiança aumentou mas por pouco tempo. Nos descontos, do tempo regulamentar da primeira parte, Jéssica Silva, pela direita e isolada é derrubada na grande área por Hannah Seabert guarda-redes do Sporting. Na marcação da grande penalidade, a capitã Carole Costa não perdoa e reduz o marcador para 2 - 1.

Na segunda parte e depois da substituição do Sporting de Cláudia Neto, Ana Capela fresquinha e acabada de entrar, ganha a bola na disputa na área encarnada e rematou à baliza. Lena Pauels ainda tocou no esférico mas o golo foi sagrado (aos 62 minutos 1- 3).  

As benfiquistas não baixaram a guarda, o jogo fervia...as entradas menos próprias foram acontecendo com marcações de sanções aqui e ali, umas merecidas, outras talvez não. Num avanço à área do Sporting, Christy Ucheibe marca de cabeça aos 75 minutos, um golo que é anulado pela juíza do jogo, Filipa Cunha depois de ser alertada pelo VAR e visionar as imagens que provaram existir falta sobre Olivia Smith no lance em análise.

No resultado final (1 - 3), o Benfica mantém a liderança com 21 pontos apesar da vantagem reduzida do Sporting em dois pontos. 

21/11/2023  18:10

SL Benfica, início de uma era

Por Redação

"Hoje cumpriu-se um sonho. Hoje fez-se história em Santarém. Está inaugurada a primeira Casa do Benfica 2.0. Que momento especial para todos nós! Parabéns, Benfiquistas. Parabéns, Santarém!", exaltou Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, na sua intervenção na cerimónia de abertura do novo espaço, que decorreu neste domingo, 19 de novembro.

"É com enorme orgulho que celebramos hoje a conclusão de um projeto e de uma ambição que cresceram ao longo de vários anos e que tanto significado representam para o futuro do Benfica, para os Benfiquistas, mas também para a cidade de Santarém. Uma cidade onde o Benfiquismo é vivido com imensa paixão e que se constitui como um notável exemplo, entre tantos outros em Portugal e no mundo, da imensa dimensão da massa adepta benfiquista", recordou Rui Costa, já ao início da tarde, nas instalações do CNEMA, local onde se reuniram centenas de adeptos para um almoço comemorativo da solenidade.

"É habitual dizer-se que o Benfica está onde quer que haja Benfiquistas. Pois bem! Aqui estou convosco a testemunhar como está bem vivo o Benfiquismo em Santarém e como há muito Benfica nesta bela cidade. E este Benfiquismo que hoje aqui respiramos é o mais extraordinário património imaterial do Sport Lisboa e Benfica e a razão máxima da sua inigualável grandeza. Uma dimensão singular que tem nas Casas do Benfica uma das suas expressões mais importantes e decisivas, tanto na fixação como na expansão do Benfiquismo. Um papel muito, mesmo muito relevante, na aproximação entre o Benfica e os Benfiquistas. Por isso, aqui vos digo de uma forma muito frontal e com a honra que nos fica desta inauguração: as Casas do Benfica são essenciais no modelo de desenvolvimento do Clube", enfatizou o Presidente.

"O crescimento da massa associativa do Sport Lisboa e Benfica não teria sido possível, nem teria sido tão expressivo, sem as Casas do Benfica, embaixadores de excelência no permanente germinar deste sentimento especial de ser Benfiquista. O meu muito obrigado, portanto, em nome do Clube e, estou certo, de todos os Benfiquistas, às Casas do Benfica e, em especial, à Casa do Benfica em Santarém", destacou.

"Ninguém neste clube está imune à crítica e, tal como disse no início da época, no Benfica não há créditos. Queremos sempre mais! Mais títulos, mais vitórias, mais exibições. Essa é a essência do Benfica e o clamor da nossa história. Mesmo se viemos de um Campeonato ganho, uma Supertaça conquistada e, num panorama mais alargado envolvendo todo o universo do Sport Lisboa e Benfica, mesmo se vencemos todos os títulos que o Benfica disputou em Portugal nesta temporada: futebol e modalidades. Todos! O que representa mais 10 Supertaças para o nosso Museu Cosme Damião", vincou o Presidente.

"Não me custa admitir que, depois de dois anos consecutivos nos quartos de final da Champions, ambicionávamos uma outra campanha europeia. Mas no desporto, como na vida, nem sempre tudo é linear e perfeito em face daquilo que projetámos. Mas é na adversidade, nos momentos difíceis e mais desafiantes que temos de ser ainda mais Benfica. É nestes momentos que temos de estar ainda mais unidos. Sermos a Família Benfiquista que torna este clube único e imparável pela sua grandeza e força avassaladora, sempre que estamos unidos. E nisso, deixem-me aqui expressar com orgulho, as Casas do Benfica têm sido um exemplo de união, de enorme e constante apoio e não só nos momentos em que tudo corre bem", precisou Rui Costa.

"Estamos no primeiro lugar do Campeonato e é aqui que queremos e merecemos continuar. Mas, tal como o ano passado, na nossa caminhada até ao Marquês, temos de contar com o apoio de todos os Benfiquistas. Todos. E em todos os momentos. E, por isso, aqui fica o meu apelo: juntos e unidos para os desafios que aí vêm. Juntos e unidos em busca do 39 e de mais títulos. Todos, sem nos deixarmos abalar e entrar na descrença à primeira contrariedade. Com sentido de exigência, porque somos o Benfica, mas com a solidariedade e a coesão que fazem a nossa grandeza. Porque já demonstrámos que somos capazes. E que, quando assim é, nos tornamos imbatíveis", realçou o Presidente.

"A visão 2.0 que hoje concretizamos tornará ainda mais ambiciosa e marcante a presença do Benfica nesta cidade. E é também um importante ponto de partida e de viragem para o futuro. Santarém é pioneira num projeto estruturante para o Benfica e que servirá de modelo para futuras Casas noutras geografias, portuguesas e além-fronteiras. O modelo Casa do Benfica 2.0, além de assegurar todas as valências tradicionais, soma a componente associativa a uma visão mais empresarial, com serviços diferenciados para os Benfiquistas e a população em geral, em linha com os valores fundamentais do Clube", explicitou.

"A integração com a comunidade e o respeito pela sua identidade são linhas essenciais deste conceito inovador. Atividades desportivas e educativas, dirigidas aos miúdos e aos mais velhos de acordo com as prioridades identificadas em cada região, a par de serviços inovadores e complementares que convidam à frequência da Casa, tornam este conceito ambicioso e de indiscutível excelência. Viver o desporto como forma de integração social é uma das ideias matriciais da Casa 2.0 e que assume enorme relevância nos domínios do estudo em idade escolar, da prática desportiva, do envelhecimento ativo ou da convivência familiar, por entre uma oferta gastronómica de referência. Um espaço para viver Benfica, num sentimento solidamente enraizado de uma grande família unida pela paixão ao nosso clube, mas também ao serviço da comunidade, ao serviço das gentes locais, numa vivência salutar capaz de envolver todas as gerações pelo desporto. Que futuros atletas possam dar os primeiros passos precisamente nesta Casa, aqui em Santarém!", desejou o Presidente.

"Gostaria de terminar com um agradecimento muito especial a duas pessoas que muito contribuíram e deram de si para que esta Casa fosse uma realidade. Se hoje a inaugurámos, a eles muito se deve. Refiro-me ao nosso vice-presidente, Dr. Domingos Almeida Lima, e ao diretor do Departamento das Casas, Jorge Jacinto. A ambos, o nosso muito obrigado", agradeceu Rui Costa.

"O sucesso deste projeto será também o sucesso do Benfica! Acreditamos, sem quaisquer reservas, que o novo caminho desta Casa 2.0, mesmo com as dificuldades e os desafios inerentes a quem é pioneiro, será percorrido com a determinação tão característica dos Benfiquistas. E que o resultado será frutuoso! Acreditamos, igualmente, que mais Casas do Benfica seguirão este caminho, tornando assim o nosso querido Sport Lisboa e Benfica ainda mais forte e glorioso. Viva a Casa do Benfica em Santarém! Vivam os Benfiquistas! Viva o Sport Lisboa e Benfica!", rematou o Presidente.


Fonte: @SL Benfica

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica                                                                                                                                                                                     Voltar 

19/11/2023  23:45

PORTUGAL, soma e segue frente à Islândia!

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Dez vitórias em dez jogos, resultado inédito para a seleção portuguesa com 36 golos na fase de qualificação para o Euro e apenas com dois golos sofridos, que agora se qualifica de forma brilhante e que a todos engrandece na sua despedida para o Campeonato da Europa que se realizará na Alemanha em 2024 Ver mais...

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

14/11/2023  00:14

Benfica vence na Luz e sobe à liderança do Campeonato

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Um jogo que na primeira parte o Benfica esteve muito bem, numa meia hora de grande qualidade entre as duas equipas com a primeira ocasião de golo a pertencer à equipa da casa e ao minuto 45 a abrir a contagem no Estádio da Luz, Gyokeres inaugurou o marcador na sequência de um contra-ataque  e assistência de Marcus Edwards, com uma finalização perfeita no 12.º golo da época do sueco e o 7.º no Campeonato. 

Na segunda parte, os leões procuraram gerir a vantagem apesar do ataque constante do Benfica que foi acreditando que tudo seria possível e assim foi...numa ponta final imprópria para cardíacos, o empate na fase de descontos aos (90`+4`), surge dos pés de João Neves (o melhor jogador em campo), na sequência de um canto e Tengstedt (90`+7`) com o golo da vitória, catalisaram adeptos e jogadores do Benfica perante o sentimento incrédulo dos leões numa derrota amarga que nunca tinham saboreado Ver mais...

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

09/11/2023  23:45

Sporting derrotou os polacos do Raków

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Sporting está mais perto do apuramento para a próxima fase da Liga Europa, a equipa leonina venceu o Raków por dois a um e Rui Amorim em antevisão para o dérbi no domingo contra o Benfica, disse que este jogo já teve influência nas suas opções e assume que nem tudo foi perfeito: ”Eu diria, que mais do que os jogadores, fui culpado principalmente na segunda parte...comecei a pensar no jogo a seguir e...é dessas coisas que eu nunca faço a seguir, fiz desta vez, arrisquei bastante e podia ter corrido mal.”

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news 

Mas o facto, é que as coisas correram bem ao Sporting, com dois pênaltis de Pedro Gonçalves que confirmaram a vitória por 2-1, o primeiro aos 14`e o segundo aos 52`, pelo meio Paulinho ainda festejou um golo mas o lance foi anulado por fora de jogo. O golo dos polacos foi aos 71`, a Atalanta é líder de grupo com 10 pontos e o Sporting 7 com o próximo jogo dos leões em Itália e no mínimo o Sporting já está mais perto do play-off para os oitavos de final da Liga Europa. 

O apuramento está mais perto, mas Rui Amorim afasta comparações sobre os jogos europeus, afirmando: “São mundos, completamente diferentes com todo o respeito, nós estamos numa competição diferente, o Benfica está noutra, jogou com uma grande equipa que as pessoas não ligam por ser a Real Sociedade, mas é uma grande equipa que nós não conseguiríamos em Portugal arranjar jogadores como eles têm...nesse sentido e enquadrando isso,  o Sporting no Campeonato Nacional está a uma diferença de três pontos.”

É uma diferença que favorece o Sporting, com 28 pontos para os leões e 25 para o Benfica e o dérbi é já no domingo no estádio da luz às 20:30.

30/10/2023  22:59

Grande Prêmio de F1 do México

Cidade do México, 29 de outubro - Max Verstappen teve uma excelente partida e ficou à frente dos dois Ferraris logo no início e venceu o Grande Prémio do México no passado domingo repleto de incidentes, para a 16ª vitória recorde numa temporada de Fórmula 1, enquanto o tricampeão mundial conquistava a sua quinta vitória na carreira mexicana.

Verstappen assumiu a liderança na Curva 1, no entanto, o companheiro de equipe, o  mexicano Sergio Pérez colidiu com Charles Leclerc para arruinar a sua corrida na primeira volta, quando a queda posterior de Kevin Magnussen viu as bandeiras vermelhas aparecerem com Verstappen a segurar facilmente Lewis Hamilton para a sua vitória, após o  reinício.

Daniel Ricciardo, da Scuderia AlphaTauri, terminou em sétimo, coroando um excelente fim de semana para o australiano após seu quarto lugar na qualificação, enquanto o companheiro de equipe, o japonês Yuki Tsunoda terminou fora da pontuação, em 12º lugar, antes do Grande Prêmio do Brasil no próximo fim de semana.

Foto de Jared C. Tilton/Getty Images)

MAX VERSTAPPEN - 1º

"O ritmo do carro estava muito bom hoje, estávamos a planear fazer uma estratégia diferente de todos os outros, mas infelizmente não conseguimos mostrar isso com a bandeira vermelha. Mesmo assim, estivemos muito fortes com os pneus duros no final. Vencer 16 corridas, numa temporada é algo que nunca pensei que seria possível, esta temporada tem sido inacreditável. Eu entendo, o lado de Checo por que ele tentou isso no início, teria sido incrível para ele estar no pódio na sua corrida em casa, aqui no México. Felizmente a multidão permaneceu, e foram incríveis durante todo o fim de semana, senti-me muito bem-vindo aqui, como sempre. Por enquanto, a minha cabeça já está voltada para a próxima corrida, vamos ver o que podemos fazer no Brasil."

Fonte: Red Bull

CIDADE DO MÉXICO, 29 DE OUTUBRO: O vencedor da corrida Max Verstappen da Holanda, a Oracle Red Bull Racing e a equipe Red Bull Racing comemoram após o Grande Prémio de F1 do México no Autódromo Hermanos Rodriguez em 29 de outubro de 2023 na Cidade do México. (Foto de Jared C. Tilton/Getty Images)

18/10/2023  15:45

"Running is human" é a nova campanha da meia maratona mais rápida do mundo, a EDP Meia Maratona de Lisboa!

Agendada para 10 de março de 2024, a EDP Meia Maratona de Lisboa, que detém o recorde do mundo da distância com o tempo 57m31s, lançou a sua campanha promocional com o claim "Running is Human".

A campanha desta prova SuperHalfs, pretende relembrar-nos que apesar do impacto e as incertezas que a Inteligência Artificial tem gerado na sociedade, há coisas que só os humanos podem fazer, e correr e participar em provas, são dois bons exemplos.

Com o objetivo de voltar a juntar 35.000 participantes nas provas de sábado e domingo, a 9 e 10 de março, a campanha "Running is Human" estará presente nos principais canais digitais: Facebook, Instagram, Youtube e Google.

A campanha da edição de 2023, "Venha bater o seu recorde connosco" impactou mais de 4,7 milhões de unique users e gerou mais de 1,4 milhões de interações (likes, partilhas e comentários). A organização espera ultrapassar estes resultados em 2024.

Vídeo Oficial "Running is Human" 

Fonte: MCP

15/10/2023  15:35

"CORRIDA DO SPORTING" promove o desporto saudável

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Com o recorde de participantes, a 11.ª edição da corrida organizada pelo Sporting de Portugal no passado domingo, promoveu o desporto saudável e acolheu a família leonina nas três provas; 10km, 4km caminhada da família leonina e a corrida Jubas num total de 6 500 inscrições.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Numa manhã de outono o Estádio de Alvalade foi o ponto de partida da prova dos 10km e os atletas percorreram as principais artérias da capital entre o Campo Grande e a Avenida Fontes Pereira de Melo, local de retorno pelo mesmo trajeto até ao relvado do belíssimo Estádio dos Leões.

Miguel Marques, do SCP foi primeiro no escalão senior masculino, seguido de Rui Teixeira e de Fernando Serrão. No escalão feminino, Ana Ferreira venceu a prova à frente de Sara Ribeiro e Susana Francisco e como exemplo de que a prática do desporto não escolhe idades, Armando Aldegalega, já quase nos 86 anos de idade, completou a prova em 57:49 em primeiro lugar no seu escalão e já garantiu “correr até que as pernas o permitam”.

08/10/2023  14:39

"EDP Maratona de Lisboa", com a elite no plutão da frente

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Num percurso, absolutamente fantástico e deslumbrante, que serpenteia mar e rio, numa paisagem única temperada com história e a habitual hospitalidade portuguesa, características únicas de um país cada vez mais voltado para o desporto e atividade física, razões pelas quais, a EDP Maratona de Lisboa é considerada uma das mais belas do mundo. Hoje, mais do que nunca, é especialmente importante, tendo em vista a crescente popularidade das corridas de resistência, compreender as limitações ou desafios que os aspirantes a corredores podem enfrentar como fonte de motivação, para exercitarem a sua parte motora de forma a percepcionarem melhor a sua capacidade física. O desafio de correr uma maratona, é altamente estimulante para muitos atletas e a oportunidade de testar as suas habilidades físicas e psicológicas.

A cumprir a sua 10.º edição, a presença do pelotão de elite de grande relevo internacional em teoria poderia apontar para recordes mas as altas temperaturas não permitiram que esse desejo fosse possível, razão pela qual a hora de inicio da prova fosse alterada como medida de precaução facto confirmado por Carlos Móia que elogiou a organização pelos "resultados positivos". Na conferência de Imprensa o Presidente do Maratona Clube de Portugal, disse: "Não quero já fazer um balanço definitivo, porque sabemos que é junto dos últimos corredores que pode haver mais dificuldades, mas correu tudo muito bem até ao momento. Sempre disse que não era um dia para bater recordes, mesmo assim, houve resultados excelentes".  

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Assim foi, Birhan Tesfaye e Aberu Mulisa da Etiópia, foram os atletas vencedores da Maratona de Lisboa.

05/10/203  23:45

Sporting vencido pelo Atalanta

Por José A. Carvalho/Twenty4news

O Sporting perdeu por 2-1 frente ao Atalanta, com uma primeira parte que acabou por ser fatal, a equipa de Alvalade com os dois golos sofridos, foi muito inferior a Atalanta que entrou muito bem em campo, com um sistema de jogo muito complicado para ser contrariado ainda para mais com um treinador criativo que implementou uma técnica de jogo que tem demonstrado bons resultados na forma original com que joga. A equipa é forte, estava a quatro jogos sem sofrer golos o que diz muito da sua solidez na sua capacidade defensiva, com um controlo ofensivo muito rápido e musculado. 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

O Sporting, acabou por corrigir na segunda parte o seu método de jogo com o Ruben Amorim a fazer três substituições ao intervalo que ajudou a equipa a responder de forma eficaz e equilibrada marcando o primeiro golo por grande penalidade marcada por Viktor Gyokeres e com alguma pouca sorte na concretização do golo do empate com uma bola de Geny Catamo que vai ao poste e ressalta no guarda redes Juan Musso saindo para canto. O Sporting continuou a pressionar até ao fim, as alterações funcionaram muito bem, com Ruben Amorim a conseguir de facto perceber onde era o ponto forte do Atalanta, fazendo recuar Pedro Gonçalves que acabou por funcionar bem e foi por ai que a equipa de Alvalade quebrou a eficácia de jogo do seu adversário embora tarde de mais e sem tempo de reverter o marcador, terminou o jogo com a sua primeira derrota oficial nesta temporada. 

04/10/2023  00:05

Comissão de Atletas Olímpicos em destaque no Fórum Internacional de Atletas 

Por Redação

Decorreu em Lausanne, na Suíça, o 11.º Fórum Internacional de Atletas, estando a Comissão de Atletas Olímpicas (CAO) representada pela Presidente, Diana Gomes, e pelo Coordenador do Gabinete do Atleta, Ricardo Bendito.

Um dos temas com especial enfoque no encontro foi o do papel e importância que as Comissões de Atletas têm na representação da voz dos atletas bem como no trabalho que podem desenvolver para melhor apoiarem os atletas tanto durante a sua carreira desportiva como na transição de carreira. 

Apontada regularmente como uma das principais referências a nível global, a CAO teve a responsabilidade de conduzir a Breakout Session para o continente europeu, uma sessão prática que debateu como as Comissões de Atletas podem ser mais eficazes no trabalho que desenvolvem através da partilha de experiências. “Foi motivo de enorme satisfação e orgulho perceber, uma vez mais, que a nossa Comissão tem eco além-fronteiras pelo seu trabalho em prol dos atletas”, destacou Diana Gomes. “Este evento é um dos mais importantes no que toca a dar palco e voz aos atletas, às suas ideias, opiniões e preocupações. Foram dois dias de muita interação e partilha de saberes, experiências e vontades, certamente conducentes à preparação de uma geração de atletas presentes e futuros”.

Ao longo do evento, que juntou mais de 400 representantes de todo o mundo para debater temas como os programas de apoio existentes para atletas, informações sobre as próximas edições dos Jogos Olímpicos ou saúde mental, foi ainda abordado o papel que os atletas têm na sociedade, nomeadamente em projetos solidários ou ligados à sustentabilidade.

Outro dos grandes destaques foi o tema da salvaguarda do desporto, sendo amplamente debatida, em sessões práticas, o papel que os atletas em geral e as Comissões de Atletas em particular desempenham para garantir que os atletas podem competir num ambiente seguro.

O encontro terminou com uma sessão de perguntas e respostas do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, onde foram abordados temas relevantes como a salvaguarda do desporto, os próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a participação de atletas individuais neutros com passaporte Russo ou Bielorrusso em competições internacionais e a missão dos Jogos Olímpicos de unir o mundo numa competição pacífica e contribuir para a paz.

Fonte: Victoria Kaminskaya Nascimento | Gabinete do Atleta | Athlete’s Office

30/09/2023  19:02

Vitória suada por Di Maria - Águia vence Dragão  

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Estádio da Luz com cerca de 62.000 adeptos, fervilhou esta sexta-feira com o Benfica a chegar aos 18 pontos e a assumir a liderança provisória do campeonato na vitória do clássico por 1 - 0 com um golo de Di Maria aos 68 minutos. 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Com uma cadência de ritmo equilibrada entre as duas equipas, Sérgio Conceição arriscou mais na colocação de Romário Baró no onze inicial com Ivan Jaime no banco e Pepe ausente em recuperação. Aos 19 minutos, Fábio Cardoso do FC Porto é expulso por falta grave sobre Neres que em velocidade, isolou-se para a baliza de Diogo Costa. Com 10 jogadores em campo, o desgaste foi nítido na equipa do Dragão, sacrificada até ao final do jogo na tentativa de fechar os espaços que o Benfica soube explorar mantendo a bola do seu lado nas perdas constantes que a equipa do Porto foi tendo. Com uma defesa desequilibrada por falta de um elemento, o espírito de corpo descompensou fisicamente os jogadores do Porto que tudo faziam para cobrir os espaços abertos, mas o Benfica mais forte na segunda parte foi criando várias situações de golo e como diz o ditado, “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, com persistência tudo se consegue, assim foi.

28/09/2023  12:09

Portimão recebe título das SBK, na penúltima prova do campeonato

Por José A. Carvalho/Twenty4news

O Campeonato Mundial de SBK está este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, a Prova Portuguesa da Pirelli promete ser um momento crucial na corrida pelo título.

As SBK fizeram as primeiras visitas a Portugal em 1988 e 1993, apresentando quatro corridas na pista do Estoril. O Campeonato regressou a Portugal em 2008 no Circuito Internacional do Algarve, perto de Portimão.

Foto: SBK

A ligação de Jonathan Rea com o Algarve é lendária: fez a sua estreia nas SBK e é o único piloto a ter competido em todas as 29 corridas das SBK em Portimão. Com 24 pódios e 13 vitórias, ele é o recordista indiscutível.

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) lidera atualmente o Campeonato com 504 pontos, mas o seu rival mais próximo, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK), está logo atrás com 457 pontos, diminuindo a diferença para apenas 47 pontos. Em um campeonato marcado por uma competição implacável, Bautista deve manter o desempenho para garantir o título . Para se tornar Campeão do Mundo de SBK de 2023 em Portimão, tem que garantir que Razgatlioglu esteja 62 pontos ou mais atrás dele no final da prova

Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) é uma figura lendária em Portimão com 13 vitórias. Com 328 pontos, está a 176 pontos de Bautista, mas continua a ser um grande oponente na competição do campeonato. 

Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) teve uma temporada forte e tem estado consistentemente na disputa pelas primeiras posições nas corridas. No entanto, a sua recente aparição em Aragão apresentou alguns desafios, enfrentou um infeliz abandono devido a um problema técnico na Corrida 2. Ele estará ansioso em Portimão para recuperar desse infortúnio, mas vale a pena notar que Locatelli enfrentará um desafio adicional, já que ele largou atrás do grid para a Corrida 1 devido a não aderir à bandeira preta do disco laranja durante a questão técnica em Aragão.

O companheiro de equipe de Bautista, Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati), teve um desempenho notável na recente prova de Aragão, garantindo uma vitória sólida na Corrida 1. À medida que a temporada avança, Rinaldi está determinado a continuar com a excelente forma e alcançar os seus objetivos. É digno de nota, que Rinaldi também está de olho numa corrida competitiva para o campeonato de 2024, tornando as corridas restantes com a equipe Ducati Aruba ainda mais cruciais, já que ele pretende solidificar a sua reputação como piloto de primeira linha nas SBK.

Fonte: SBK

23/09/2023  10:00

Maratona Clube de Portugal e Associação Salvador, anunciam parceria

O Maratona Clube de Portugal (MCP) e a Associação Salvador anunciam a sua parceria. A ligação surge no âmbito de uma estratégia para uma gradual inclusão de pessoas com mobilidade reduzida nas provas.

Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador © DR

A Associação Salvador é uma instituição que atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003. Nos últimos 20 anos tem desenvolvido projetos inovadores, com excelentes resultados e que têm demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência. 

“Acreditamos que juntando esforços podemos obter melhores resultados no universo das pessoas com deficiência motora, e a Associação Salvador já deu provas que é uma das instituições com mais trabalho realizado nessa área. É esse dinamismo e experiência que queremos incorporar nas nossas provas”, assume Carlos Moia, Presidente do Maratona Clube de Portugal.

A Associação Salvador felicita a preocupação demonstrada pelo Maratona Clube Portugal sobre o tema da inclusão de pessoas com deficiência na prática desportiva, e acredita que “passo a passo, iremos construindo uma sociedade mais inclusiva para todos.”

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, com um considerável aumento da qualidade de vida e independência das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador procura oferecer modalidades, equipamentos e um acompanhamento adequado às suas necessidades específicas. Assim, esta união de forças entre a Associação Salvador e o Maratona Clube de Portugal visa reforçar a vontade de continuar a impulsionar a evolução do desporto adaptado, e mostrar que a atividade física está ao alcance de todos.

No âmbito desta parceria, a Associação Salvador vai estar presente com um stand na SportExpo (a feira onde serão entregues os kits de participação a todos os inscritos), entre 5 e 7 de outubro, na sala Tejo, do ALTICE Arena. Nesse espaço a Associação Salvador terá a oportunidade de promover a instituição e angariar fundos. Estarão à venda t-shirts de corridas já organizadas pelo MCP, cujos lucros revertem totalmente a seu favor.

A parceria inicia-se a 8 de outubro, com as corridas EDP Maratona de Lisboa (com partida no hipódromo de Cascais e meta na Praça do Comércio) e a EDP 8K (com partida na Ponte Vasco da Gama e meta no Parque das Nações) e irá manter-se em todas as provas do calendário do Maratona Clube de Portugal.

Fonte: MCP

18/09/2023  10:25

Benfica vence o Vizela por 1- 2 

Roger Schmidt, era um treinador confiante na sua equipa antes do encontro: "O que vi nos últimos dias foi muito positivo". 

Foto; SL Benfica

Por José A. Carvalho/Twenty4news

No encontro da 5.ª jornada da Liga Betclic no Estádio do FC Vizela, os jogadores demonstraram que estavam em condições para jogar ao mais alto nível e confirmaram o sucesso do trabalho desenvolvido com a 4.ª vitória consecutiva do Benfica frente a uma equipa bem prepara e agressiva.   

Aos 9 minutos da primeira parte, numa jogada rápida de ataque Kökcü com o esférico nos pés, passa para Rafa na área que rapidamente assiste Musa na zona central. Num remate, fortíssimo e certeiro o internacional croata não perdoa colocando a bola no fundo das redes de Buntic, inaugurando o marcador por 0 - 1. 

Várias foram as oportunidades de golo, da equipa das águias, com Di Maria a isolar Kökcü dentro da área que atira a bola depois da saída de Buntic ao poste direito da baliza do Vizela. Logo a seguir, aos 38` numa falta sobre Rafa é marcado um livre perigoso de marcação direta que o campeão do mundo Di María não perdoa, pregando Buntic ao relvado e assim o Benfica concluía, marcando com mestria o seu 2.º golo da partida. 

Era chegada a hora, do golo de honra da equipa da casa, com Samu a reduzir o marcador para 1 - 2 na conversão do penálti. Mais uma vez, e a 3`do final do jogo, Rafa surge isolado na área mas Buntic volta a negar o golo ao Home do Jogo.            

No fim da partida, Roger Schmidt era um treinador com o dever cumprido, satisfeito com a sua equipa e seguro das suas intenções: “Estamos no futebol profissional e, no Benfica, o que conta é ganhar jogos. Agora, temos de confirmar a cada três dias que podemos jogar com sucesso, partir sempre para a vitória e trabalhar para os nossos objetivos desta época em todas as competições". 

Fonte: SL Benfica

10/09/2023  18:23

Bautista conquista a vitória na 2.ª corrida com bandeira vermelha em Magny-Cours, França.

Na Corrida 2 em Magny-Cours, Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) garantiu a vitória para deixar a França com uma vantagem de 57 pontos sobre Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK).

Bautista começou forte na Corrida 2, assumindo rapidamente a liderança. No entanto, Rea e Razgatlioglu prontamente o desafiaram. Rea fez uma manobra na curva 5, mas não conseguiu ultrapassar Bautista, e enquanto o piloto da Ducati aumentava gradualmente a sua liderança, a corrida foi interrompida na volta 5. A bandeira vermelha, foi agitada após um incidente envolvendo Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) e Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), com Aegerter declarado inapto para correr devido a uma suspeita de contusão. O reinício viu Bautista manter a liderança, enquanto Razgatlioglu acabou por garantir o segundo lugar depois de uma batalha tensa com Rea. Bautista manteve a liderança até ao final, vencendo por uma margem de seis segundos.

Fotos: WorldSBK

Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) lutou para chegar ao quarto lugar na sua 100ª corrida, com Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) em quinto, à frente de Axel Bassani (Motocorsa Racing). Entre os franceses, Loris Baz (Bonovo Action BMW) terminou na 12ª colocação, enquanto Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) enfrentou problemas técnicos e não conseguiu reiniciar a corrida.

Álvaro Bautista recuperou a forma para conquistar a 19ª vitória da temporada na Corrida 2 em Magny-Cours - França.

P1 | Álvaro Bautista | Aruba.it Racing – Ducati

"Com certeza estou muito feliz por terminar o fim de semana assim, principalmente porque estive doente na sexta-feira e estava a recuperar durante o fim de semana. Ontem senti-me melhor, mas hoje sinto-me quase a 100%.  Na corrida 2, com estas condições, foi difícil mas foi semelhante à de ontem por isso já conhecia a sensação com a moto. Tentei fazer uma boa largada e tive boas sensações e ritmo. E depois de 5 voltas parei e foi difícil porque naquele momento eu estava com bom andamento. Tentei manter o foco na box. Na segunda largada, também me senti bem e consegui forçar desde o início. No final, estava sozinho, mas continuei a forçar porque gostei de rodar assim. No geral, estou feliz com o fim de semana.”

Toprak Razgatlioglu (54) garantiu um segundo lugar muito disputado, enquanto Jonathan Rea (65) demonstrou a consistência de sua marca registrada para reivindicar a terceira posição.

Andrea Locatelli (55) comemorou a sua 100ª corrida com um louvável quarto lugar.

Garrett Gerloff (31) teve uma exibição impressionante, saindo do décimo lugar da grelha para garantir o quinto lugar.

Resultados da Corrida 2  do WorldSBK 

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +5,893s

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +6,779s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +10,978s

5. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +11,482s

6. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +15,258s

Classificação do Campeonato Mundial de SBK

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati) 467 pontos       

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 410 pontos

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 290 pontos

Fonte: World SBK

06/09/2023  17:10

Rui Costa, esclarece...

Foto: SL Benfica

Em entrevista à BTV, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, explicou o posicionamento e a atuação do Clube na última janela de transferências, pormenorizando as razões de cada entrada e saída do plantel, num exercício de transparência introduzido desde que assumiu a liderança do Clube e da SAD.

Rui Costa entende que há razões para satisfação: "Acredito plenamente que foi um mercado positivo, que nos deixa em posição privilegiada para lutar por todas as competições. Demos mais opções a um treinador que merece toda a nossa credibilidade e que deu provas de saber o que está a fazer", afirma.

O Presidente do Clube salienta a prevalência da aposta desportiva, respeitando o equilíbrio financeiro: "Este plantel, em termos de custos, é exatamente igual ao do ano anterior. Não subiu nem um euro em termos de salários, porque conseguimos condicionar empréstimos e valores que despendíamos e puxar este valor para dentro do plantel", explica

À margem da análise a atuação benfiquista no mercado, Rui Costa partilhou como tem visto os já vários casos ocorridos desde o início da época: "Não estou satisfeito com o que tenho visto nestas quatro jornadas. Iremos estar sempre alerta e ser sempre um clube que procura que o Campeonato se desenrole e ganhe dentro de campo."

E lembra o momento decisivo que o futebol português atravessa: "Teremos de mudar muita coisa no futebol em Portugal, se procuramos bons espetáculos para vender os direitos televisivos. O que se passou no Estádio do Dragão não é a melhor forma de vender o Campeonato. Faremos o que nos compete, ser melhores que os adversários em campo, procurando que haja justiça e clareza no futebol português e que situações como essa deixem de existir."

Fonte: SL Benfica

29/08/2023  17:30

Canoistas Portugueses, brilham em Duisburgo

Foto: FPC

Por José A. Carvalho/Twenty4news

João Ribeiro e Messias Batista, deixam os portugueses orgulhosos por se sagrarem campeões do mundo de K2 500 metros  que se realizaram no passado domingo nos campeonatos de Duisburgo, na Alemanha. Este feito, permite aos dois atletas representar a bandeira das Quinas nos próximo Jogos Olímpicos Paris 2024. 

"Um sonho tornado realidade", foram as palavras do treinador Rui Fernandes que atribui o resultado, à dedicação e persistência de uma equipa provando mais uma vez, que o espirito de corpo é o caminho para o sucesso individual e coletivo. Alcançam, o titulo mundial em K2 500 metros com a marca de 1.29,037 minutos e 47 milésimos de segundo mais rápidos que a dupla húngara Balint Kopasz e Bence Nadas que terminou em 2.º lugar.  

20/08/2023  18:30

Cristiano Ronaldo, o melhor dos melhores

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

A magia em campo de Cristiano Ronaldo, supera o comum dos mortais. Temos que reconhecer, que aos bons o mérito nunca lhes deve ser negado mesmo quando, o azar lhes bate à porta. No relvado, a mestria de CR7 é divina e o toque na bola, igual ao som de um violino que segue afinado a sua orquestra, numa verdadeira interpretação do "Danúbio Azul". Ao maestro das quatro linhas, o desejo de todos, é que os seus pés nunca falhem as estrofes, do som que faz estremecer os grandes palcos do futebol, quando todos gritam em uníssono, GOLO!!!

O Capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, comemorou este domingo 20 anos ao serviço da principal seleção nacional e para os portugueses é um orgulho ter na sua seleção o melhor jogador de sempre e o melhor marcador a nível mundial por seleções, com 123 golos marcados, 15.678 minutos jogados em 200 encontros ao serviço de Portugal.

Fernando Gomes, Presidente da Federação de Futebol disse: "Muito mais que um marco histórico, é um feito fantástico. É impressionante, que um atleta da craveira do Cristiano esteja ao mais alto nível durante tanto tempo e como ele, feito de uma forma verdadeiramente impressionante".

Fonte: FPF

15/08/2023  22:50

Cristiano Ronaldo, volta a surpreender os mais céticos

Photo: Getty Images

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De facto, CR7 é um jogador singular, hoje e talvez sempre no mundo do futebol, um Case Study para os mais interessados. Com dois golos, para juntar ao seu palmarés frente ao Al Hilal, equipa treinada por Jorge Jesus, o Al Nassr conquistou a Taça dos Clubes Campeões Árabes por 2-1 apesar do golo anulado de Cristiano Ronaldo. Antes do final do tempo regulamentar, como é seu jeito e já em fase de prolongamento, surpreendeu tudo e todos, ao marcar o seu segundo golo de cabeça, demonstrando ao mundo que a idade para ele é como o vinho do Porto.

Com uma exibição notável, CR7 vê negado o Prémio de Melhor Jogador da Final que foi atribuído pela organização ao médio do Al Hilal  Sergei Milinkovic-Savic.

09/08/2023  23:50

Benfica, vence Super Taça Cândido de Oliveira!

Foto: Victória Ribeiro/SL Benfica

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Uma vitória, mais do que merecida do Benfica sobre o FC Porto hoje quarta-feira, que permitiu conquistar para o seu Museu a 9.ª Super Taça Cândido de Oliveira e a importância que ela significa para o Clube da Luz.

Roger Schmidt, no final era um treinador feliz e orgulhoso pelo comportamento dos seus jogadores na primeira parte, ao defenderem as suas quatro linhas da grande pressão exercida pelo Porto nos primeiros 20 minutos. Terminada a primeira parte, com as equipas empatadas a 0 bolas, e depois das orientações do Mister Schmidt, o Benfica entra em campo com mais vigor demonstrando ao seu rival FC Porto, que muito ainda havia para jogar. Na segunda parte, o Benfica intensificava as suas jogadas de ataque com mais agressividade, criando oportunidades de jogo que a seu tempo foram decisivas na concretização de dois excelentes golos, um por Di María aos 61 minutos e outro por Musa aos 68 minutos, foram para o FC Porto um mau prenúncio. Relativamente, às substituições na segunda parte, Roger Schmidt disse: "A mudança (referindo-se a Musa) foi feita porque precisávamos de um jogador forte na zona de ataque central para termos a chance de jogar bolas longas, lutar por segundas bolas e sermos mais físicos". Depois do apito final, Sérgio Conceição era um treinador inconformado com o resultado final, bem ao estilo dele próprio e a hegemonia do seu clube, deixaria de ser um bem aventurado.   

27/07/2023  16:27

Merecida vitória das Navegadoras sobre as Vietnamitas

Fotos: FPF

Por António S. Campos/Twenty4news

Com Telma Encarnação a ser eleita a melhor jogadora, no segundo duelo, do Campeonato do Mundo de futebol feminino, esta quinta-feira, as nossas atletas portuguesas escreveram a primeira página de glória, ao vencerem por 2-0, o  Vietname, em Hamilton, na Nova Zelândia, averbando assim o primeiro triunfo das quinas no certame. A seleção nacional, dominou do princípio ao fim, beneficiando de duas mãos cheias de oportunidades.

A nossa seleção, principalmente na primeira parte, teve longos períodos de domínio e o primeiro golo surgiu logo aos sete minutos de jogo, após cruzamento de Lúcia Alves que Telma Encarnação do Marítimo, aproveitou ao primeiro toque, marcando o primeiro golo da Seleção Portuguesa que ficará na história do futebol feminino, numa competição mundial. A seleção estava imparável, aos 20 minutos foi a vez de Telma Encarnação fazer uma assistência a Telma Nazareth, uma das melhores jogadoras em campo, para o segundo remate certeiro do encontro. Com este triunfo, Portugal soma os primeiros três pontos na competição, um atrás de Países Baixos e Estados Unidos que lideram este Grupo E. Para a seleção das quinas, continuar na competição, terá de vencer a vigente campeã do Mundo, os Estados Unidos, no derradeiro duelo deste grupo que se realizará na próxima terça-feira dia 1 de agosto, às 08.00h (hora portuguesa). 

26/07/2023  18:40

Diogo Ribeiro, a grande promessa portuguesa na Natação

Photo Courtesy: Andrea Masini / Deepbluemedia / Insidefoto

Por José A. Carvalho/Twenty4news

É caso para dizer; “À primeira é de vez.” No Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos em Fukuoka, a conquista da medalha de prata nos 50m borboleta masculino, faz de Diogo Ribeiro, o primeiro português a ficar na história como Vice-Campeão do Mundo e a colocá-lo como a grande esperança de Portugal no cenário mundial desportivo, na especialidade. Com apenas 18 anos, já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 (nas provas – 50 e 100 livres e 100 borboleta) e tudo fará crer, que o jovem Diogo poderá ser um futuro medalhado olímpico.   

19/07/2023  20:45

Campeonato do Mundo Feminino, a poucas horas do inicio

Com a campeã da Europa, a Inglaterra e a Irlanda que será estreante, o campeonato começará amanhã, quinta-feira com a Austrália e a Nova Zelândia como coanfitriões da 9.ª edição, com 32 nações incluindo os atuais campeões mundiais, os Estados Unidos. Com previsões, de dois bilhões de telespetadores ( o dobro de 2019 em França) é razão suficiente para que a competição feminina de futebol tenha potencial para crescer mais nos próximos anos. 

A nossa equipa das Quinas, sente o peso da responsabilidade mas o espirito de grupo é saudável e coeso para entrar em campo com apenas um objetivo; ganhar! O primeiro encontro de Portugal será no dia 23, domingo, para defrontar a seleção dos Países Baixos às 08:30 (portuguesas) com a certeza de que estaremos bem acordados, para incentivar por telepatia as nossas Navegadoras. 

Fonte: FPF 

16/07/2023  20:30

Carlos Alcaraz, conquista Wimbledon

REUTERS/Andrew Couldridge

Espanhóis em delírio pelo jovem Alcaraz, que venceu em Wimbledon uma impressionante final contra um dos melhores de sempre, Novak Djokovic. O dia 16 de julho de 2023, ficará marcado na história do Ténis mundial, com Alcaraz a fazer parte da lista de (agora) apenas três tenistas espanhóis a vencer o Torneio em Wimbledon. Aos vinte anos, é o número um do mundo ao vencer no passado domingo Novak Djokovic atual número dois, numa partida de cinco sets, com a duração aproximada de quatro horas e meia.

Novak, tentou tudo o que foi possível e sentiu estar a jogar na presença de um mix de jogadores (ele próprio, Rafa Nadal e Roger Federer) personificados numa só pessoa e de acordo com as suas palavras, nunca enfrentou um jogador como Carlos Alcatraz.

Novak Djokovic, demonstrou de facto ser um dos melhores tenistas de sempre aceitando com fairplay a derrota, dizendo: "Nunca joguei com um jogador como ele, para ser honesto, acho que as pessoas têm falado nos últimos 12 meses sobre o jogo dele, consistindo em certos elementos do Roger, do Rafa e de mim, concordo com isso."

 "Ele tem basicamente o melhor dos três mundos. Ele tem essa mentalidade de touro espanhol, espírito de luta e defesa incrível que vimos com Rafa. Acho, que ele tem alguns backhands deslizantes excelentes, semelhantes aos meus.” 

"Ele é um jogador completo."

Fonte: Reuters 

15/07/2023  16:40

Toprak Razgatlioglu, vence a Race 2 na disputa com Bassani 

Fotos: WorldSBK

Toprak Razgatlioglu negou a Axel Bassani uma emocionante vitória inaugural na Race 2, mas ganhou pontos sobre Álvaro Bautista pela queda do atual campeão. 

A diferença na classificação do MOTUL FIM Superbike World Championship foi reduzida para o máximo de 25 pontos, com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) a beneficiar da queda de Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) na primeira volta no Autódromo Internacional de Imola.

O momento decisivo: Bautista cai na curva e foi parar à gravilha, interrompendo a sua série de vitórias constantes em 2023, permitindo que o campeão de 2021 Razgatlioglu passasse para a liderança, já que o companheiro de equipa Andrea Locatelli teve que evitar a ação. Enquanto, a estrela turca liderava, Axel Bassani (Motocorsa Racing) fez uma mega jogada para passar de quarto para segundo.

O campeão de 2021, teve que lutar para chegar à liderança nos estágios finais da Corrida 2 na Prova Italiana Prometeon, com Axel Bassani (Motocorsa Racing) a tentar uma vitória inaugural, mas negada a algumas voltas do fim.

Os seis primeiros após a WorldSBK Race 2:

1 Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK)

2. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +1.996s

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +2.458s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometon WorldSBK) +6.111s

5. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +11.154s

6. Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) +12.210s

Volta mais rápida: Axel Bassani (Motocorsa Racing) – 1m47,491s

Classificação do campeonato:

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 391                    

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 321

3. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 208

4. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 201

5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) 179

6. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 129

Fonte: WorldSBK

Bautista (Aruba it Racing - Ducati) vence a Race 1, em Imola

Fotos: WorldSBK

Álvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati) dominou na WorldSBK Race 1 em Imola, conquistando assim a sua 17ª vitória da temporada, aproximando-se do recorde de mais vitórias numa única campanha. Uma corrida emocionante, com Bautista a sair no comando à frente de Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK), que comemorou o seu 100º pódio nas SBK e aumentou a sua impressionante sequência de 16 pódios consecutivos. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) garantiu um sólido terceiro lugar, acrescentando ainda mais à sua extensa coleção de 252 pódios na carreira.

Enquanto isso, Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) teve um desempenho notável, a liderar a corrida inicialmente e a terminar em quarto lugar. O piloto italiano marcou um ritmo excelente, competindo contra uma forte concorrência. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing - Ducati) mostrou a sua tenacidade enquanto lutava para chegar ao quinto lugar, com Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) a demonstrar resiliência e habilidade, cruzando a meta na sexta posição depois de uma corrida muito disputada.

Razgatlioglu garantiu o segundo lugar na Corrida 1 e atingiu um marco com o seu 100º pódio na carreira nas SBK - Foto: WorldSBK

Com o triunfo garantido, Bautista não só consolidou a liderança do campeonato com 382 pontos, como também igualou o recorde de mais vitórias numa temporada, igualando com Doug Polen em 1991 e Jonathan Rea em 2018 e 2019. O desempenho de Bautista é destacado pela sua determinação inabalável para deixar gravado o seu nome na história do WorldSBK.

P1 | Álvaro Bautista | Aruba.it Racing – Ducati

“Sinceramente, não esperava vencer. Foi apenas a minha segunda vez aqui em Imola. Hoje fizemos uma pequena alteração na moto e senti-me muito melhor pela manhã.  A corrida foi muito dura porque a pista estava quente e muito escorregadia. No começo, não senti muita confiança para forçar nas primeiras voltas. Senti, vários pilotos com mais confiança do que eu. Comecei, passo a passo, a pressionar mais. Sentimos falta de aderência. Dei algumas voltas com ar puro. A sensação com a frente estava a melhorar, então tentei ficar na frente e, pelo menos, a frente estava melhor.”

Andrea Locatelli terminou em quarto e manteve sua posição à frente de Jonathan Rea na classificação do campeonato mundial de SBK.

WorldSBK  Race 1 Resultados 

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +3.672s

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +7.847s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +13.543s

5. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +15.898s

6. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +18.551s

Classificação do Campeonato Mundial de SBK

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 382 pontos

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 284 pontos

3. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 188 pontos

Fonte: WorldSBK

12/07/2023  22:51

Equipa das Quinas, já treina em solo neozelandês

Foto: FPF

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A Seleção portuguesa de futebol feminino, já pisou solo neozelandês para representar Portugal na Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, em Auckland. As maiores estrelas, já se preparam para entrar em campo e demonstrarem o seu talento em exibição durante a fase de grupos em Auckland, Wellington, Hamilton e Dunedin durante julho e agosto. Nomes como, Saki Kumagai (Japão) a média-defensiva que estará à altura das grandes ocasiões, Sophia Smith (USA), vista como a estrela principal na estreia do Campeonato do Mundo, premiada como a jogadora do ano do futebol americano em 2022, Rose Lavelle (USA), Fridolina Rolfo (Suécia), Caroline Graham Hansen (Noruega) entre outras. Para a equipa das Quinas, depois de uma longa viagem à volta do globo, o objetivo inicial é chegar aos oitavos de final e para nós como portugueses habituados a grandes desafios, não há impossíveis e o céu passa a não ser o limite. O sentimento, da seleção portuguesa é otimista, despois de sentirem a palavra Portugal a ser pronunciada na calorosa receção à chegada do hotel.

Andreia Jacinto, que representou Portugal no Europeu Feminino sub-17, disse: “Foi muito duro para mim, ter perdido o último Europeu. Agora, o facto de nos termos qualificado e podermos estar aqui a representar Portugal num patamar tão alto, é incrível. Gosto muito desta oportunidade e quero aproveitá-la ao máximo”.

Por cá, ficaremos a sentir e a olhar para o excelente desempenho das nossas jogadoras, que acreditamos venha a acontecer nos próximos dias.  

Fonte: FPF

08/07/2023  11:02

David Jurásek, o mais caro de sempre!

Foto: DR

Por José A. Carvalho / Twenty4news

David Jurásek, contratado por cerca de 13 Milhões de euros, já está em Lisboa e será o segundo jogador Checo a vestir a camisola do Benfica e o mais caro de sempre. Jurásek, é o substituto de Alejandro Grimaldo e a grande aposta de Schmidt para reforçar a defesa. Como lateral esquerdo, mais enérgico fisicamente, rápido nas movimentações e um excelente jogador nos cruzamentos recuados e longos. Jurásek, não estará isolado na equipa da Luz, vai reencontrar o seu antigo companheiro de equipa, Alexander Bah e o ponta de lança croata Petar Musa que o ajudarão na integração do grupo.

O internacional checo de 22 anos, fará os habituais exames médicos antes de assinar o contrato com o Benfica e só viaja na próxima terça-feira para Londres onde se juntará à equipa no estágio de pré-temporada.

03/07/2023  00:10

Bautista segura Razgatlioglu para a vitória, Petrucci comemora pódio inaugural na Corrida 2

Um evento cheio de ação, o WorldSBK Race 2 em Donington Park começou com bandeira vermelha devido a um acidente que envolveu Tom Sykes, Michael Ruben Rinaldi e Loris Baz.

Após o reinício, Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – equipe Ducati) lutou ferozmente com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) pela liderança. Bautista, acabou por sair vitorioso, garantindo a segunda vitória em Donington Park. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team), conquistou o seu primeiro pódio no WorldSBK com um bem merecido terceiro lugar. Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) alcançou o seu melhor resultado da temporada, terminando em quarto lugar após uma luta tardia com Rea e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK), que terminaram em quinto e sexto, respetivamente.

Sykes foi diagnosticado com uma lesão torácica, fraturas nas costelas do lado direito e uma lesão no tornozelo esquerdo; ele foi transportado para o Queen's Medical Center para uma avaliação mais aprofundada. Rinaldi, foi diagnosticado com uma contusão leve e uma lesão no tornozelo direito.

O desempenho dominante de Bautista garantiu-lhe a vitória na WorldSBK Race 2, ampliando a liderança do campeonato com 357 pontos e uma vantagem confortável na classificação.

P1 | Álvaro Bautista | Aruba.it Racing – Ducati

“Se me tivesse dito antes de vir para cá que iríamos terminar em primeiro – segundo – primeiro, eu não teria acreditado porque geralmente lutamos nesta pista. Felizmente, a minha sensação com a moto foi fantástica, tal como nas outras pistas. Na corrida 2, o ritmo foi incrível, muito rápido. Toprak, estava muito forte. Achei, que poderia ser alguns décimos mais rápido que ele e tentei escapar na frente, mas ele sabia disso e tentou não me deixar sair. Mas, no final consegui mais algumas décimas e consegui alguma vantagem. Estou muito feliz com a sensação de ter ganho, com a moto, com o fim de semana – vamos tentar manter essa sensação.”

Depois, de lutar com Bautista, Toprak Razgatlioglu garantiu o segundo lugar na corrida 2, elevando seu total de pontos na classificação do campeonato para 264.

WorldSBK  Race 2 Resultados 

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +2.650s

3. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +7.936

4. Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +9.198s

5. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +9.506s

6. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +9.960s

Danilo Petrucci, brilhou com um forte desempenho no fim de semana, conquistando o seu primeiro pódio no WorldSBK em Donington Park depois de uma corrida impressionante.


P3 | Danilo Petrucci | Barni Spark Racing Team


"Estou muito feliz, especialmente pela minha equipe e por mim mesmo. Apenas, duas provas atrás, em Barcelona, ​​eu disse "isso é mais difícil do que eu pensava". "Fizemos um bom trabalho. Depois da Superpole Race, estava, não estou a sentir-me muito bem. Estava, bem longe no meio da corrida 2, mas depois encontrei um ritmo muito bom. Estava muito rápido na parte fluida, mas depois, na chicane e na curva fechada, não fui muito bom, e é aí que podemos ultrapassar outros pilotos. Foi difícil para mim. Não esperava chegar ao meu primeiro pódio hoje."

Bulega sela segunda vitória em Donington Park

Bulega sela segunda vitória em Donington Park

Na corrida 2, Equipes Ducati garantem pódio histórico no WorldSSP

O líder do campeonato Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) lutou para chegar à liderança com uma mudança na Curva 9 na primeira volta, quando conseguiu afastar-se de Montella e Caricasulo para garantir a sua segunda vitória consecutiva no fim de semana. Com esta vitória, Bulega passa a ter uma vantagem de 55 pontos sobre Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha). Yari Montella (Barni Spark Racing Team) teve um desempenho louvável, terminando em segundo lugar e a conquistar o seu terceiro pódio na temporada. Federico Caricasulo (Althea Racing Team), cruzou a meta no terceiro lugar, subindo para terceiro na classificação do Campeonato.

Enquanto isso, Adrian Huertas (MTM Kawasaki) perdeu por pouco o pódio. Stefano Manzi experimentou uma corrida tumultuosa, após uma queda e uma penalidade, mas lutou para voltar ao pelotão e reclamar o quinto lugar. Tom Booth-Amos (Motozoo ME AIR Racing) impressionou com um sexto lugar, alcançando o seu melhor resultado na categoria WorldSSP.

Nicolo Bulega garantiu a segunda vitória em Donington Park, aumentando a liderança no campeonato

P1 | Nicolau Bulega | Equipe Aruba.it Racing WorldSSP

"Honestamente, foi um fim de semana perfeito. Mais do que isso era impossível. Duas voltas mais rápidas, pole position, recorde de volta e duas vitórias. Obrigado à minha equipe porque a moto estava muito boa de pilotar, e eu aproveitei cada volta. Saímos, de Donington Park com mais 50 pontos no bolso após este fim de semana incrível, e com boa velocidade, que é o mais importante. Só quero, continuar assim e tentar ser rápido em todas as corridas até o final de a temporada. Agora, já estamos focados em Imola. A última vez, que corri lá foi em 2023, quando tinha 13 anos, no pré-GP com uma moto de 35 cavalos! Agora, será uma história diferente com o Mundial Supersport! Mas, como eu disse, estou num bom momento porque posso andar com a minha moto do jeito que eu quiser. Vamos tentar divertirmo-nos lá em casa!"

Yari Montella começou forte, liderando a corrida inicialmente, mas acabou por ser ultrapassado por Bulega na primeira volta. Apesar disso, garantiu o segundo lugar na Corrida 2, conquistando seu segundo pódio no fim de semana.

Federico Caricasulo, teve outra performance impressionante na Corrida 2, garantindo o seu quinto pódio da temporada com um sólido terceiro lugar em Donington Park.

WorldSSP  Race 2 Resultados

1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team)

2. Yari Montella (Barni Spark Racing Team) +2.119s

3. Federico Caricasulo (Althea Racing Team) +3.629s

4. Adrian Huertas (MTM Kawasaki) + 7.880s

5. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +11.657

6. Tom Booth-Amos (Motozoo ME AIR Racing) +12.721s


25/06/2023  02:16

O presidente do Quênia, William Ruto, assiste à partida do 70º Safari Rally do Quênia.

Por José A. Carvalho / Twenty4news                                              Photos by Jaanus Ree / Red Bull Content Pool     

O presidente queniano, William Ruto, esteve em Naivasha, no Quênia, na quarta-feira passada, na partida da 70ª edição do Safari Rally Kenya (22 a 25 de junho), antes de ter uma experiência na primeira fila do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

Acompanhado pelo secretário do Gabinete do Desporto, Ababu Namwamba, Ruto visitou pela primeira vez o parque de serviço do rally perto do Lago Naivasha e misturou-se com as equipes antes de se sentar no lugar do co-piloto do M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid de Pierre-Louis Loubet, para uma corrida em alta velocidade shakedown.

Ruto, que volta ao evento hoje, (domingo) para comemorar com os vencedores no Hell's Gate, ficou surpreso com a experiência e disse;

“Não sei o que dizer, essa coisa é maluca!” ele sorriu, apontando para o Puma de Loubet. “Loucura absoluta - mas é uma experiência que não dá para esquecer. A alta velocidade, mal dá para ver a estrada e as curvas. Eles, são realmente profissionais, é uma aventura que muda a vida.”

Ruto enfatizou o impacto que o WRC está a ter em todo o país, acrescentando: “Não se trata apenas do carro de rali, não se trata apenas dos pilotos, não se trata apenas das equipes de apoio - é todo o evento do Quênia. O carnaval, a emoção, a celebração - é simplesmente cativante.

“Milhões de quenianos estão envolvidos nisso. Teremos muita dificuldade amanhã e sexta para manter todos a trabalhar! Quem tem motivos vai procurar esses motivos, quem não tem motivos vai procurar desculpas. Estarei a trabalhar amanhã, infelizmente para mim”…risos.

Os aspirantes à Hyundai Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Dani Sordo começaram o rali impulsionados por um pódio duplo obtido na Itália, embora Lappi admitia que iria entrar no desconhecido na sua estreia do Safari.

Ott Tänak, terceiro nos pontos, lidera o ataque da M-Sport Ford. O estoniano, junta-se ao jovem francês Pierre-Louis Loubet e ao corsário grego Jourdan Serderidis em carros Puma idênticos.

Estradas e retas longas, onde as velocidades podem chegar a 200 km/h, contrastam com trilhas rochosas e sulcadas e areia profunda que podem reduzir os carros a pouco mais do que o ritmo de uma caminhada. Este domingo, a expectativa será grande à chegada dos pilotos.

Fonte: WRC

04/06/2023  15:32

Sporting Play Day

Um dia em cheio!

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

 José A. Carvalho/Twenty4news

Organizado pela Fundação Sporting no passado dia 03 de junho, o evento proporcionou às crianças e jovens um dia desportivo em pleno que incentivou a nova geração de futuros potenciais atletas, a terem um estilo de vida saudável e sentirem in loco à experimentação de diversas modalidades desportivas.

Destinado a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos, o acesso incluía dois bilhetes para o jogo de futebol solidário “Joga Pelas Crianças”, realizado no mesmo dia às 18 horas no Estádio de Alvalade. 

04/06/2023  15:07

11ª EDIÇÃO DA LIDL CORRIDA DE SANTO ANTÓNIO

UMA PROVA COM HISTÓRIA

Com onze edições realizadas, a Corrida de Santo António já reuniu cerca de 30.000 atletas. Começou na Praça do Comércio e depois passou a ter a Praça D. Pedro IV, no Rossio, como palco central. Em 2013 e 2014, integrou o circuito de provas do BES Run Challenge que premiou os três primeiros classificados masculinos e femininos com a participação na Maratona de Nova Iorque. Em 2019, Samuel Barata (Sporting Lisboa e Benfica) fixou o recorde da prova abaixo dos 30 minutos, ao completar os 10 km em 29m40s, e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) alcançou o mesmo em femininos com o tempo de 34m40s. No ano seguinte, fruto da pandemia Covid-19, o evento decorreu apenas no formato virtual e ainda assim, contou com 3.200 inscritos e um donativo de 10.000€ à Rede Emergência Alimentar. Regressou em 2023 para uma edição especial em Belém. 

SAMUEL BARATA e KCÉNIA BOUGROVA VENCEM! 

O regresso de Samuel Barata à Corrida de Santo António foi coroado com um novo triunfo. O atleta do Sport Lisboa e Benfica repetiu o êxito de 2018. Em femininos, Kcénia Bougrova (Run Tejo – Prevent Sprain) foi a rápida da corrida de 10 km que começou e terminou na Praça do Império, em Belém. A 11ª edição da Lidl Corrida de Santo António, que marcou a estreia do Lidl como naming sponsor, teve organização da HMS Sports, em parceria com a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa. Com 2.500 inscritos, a Lidl Corrida de Santo António iniciou-se pelas 09h00 com um quinteto a instalar-se na liderança: Samuel Barata, Hermano Ferreira (Escola de Atletismo de Coimbra), Roberto Ladeiras, Hugo Figueiredo (ambos do GFD Running) e José Pedro Veiga (Associação de Jovens da Landeira). O Lidl Star Samuel Barata revelou-se mais forte no percurso realizado na Zona Ribeirinha de Lisboa e venceu com 30m48s. No pódio teve a companhia de Roberto Ladeiras (30m56s) e Hugo Figueiredo (30m58s). Hermano Ferreira ficou no quarto lugar (31m04s) e José Pedro Veiga foi quinto classificado com 31m44s. Em femininos, Kcénia Bougrova foi a primeira senhora a cortar a meta e fê-lo com o tempo de 36m45s. Rita Ribeiro garantiu o segundo posto com 37m32s e Vera Nunes (GFD Running) ficou no terceiro lugar com 37m46s.

Resultados: www.corridadesantoantonio.com

Fonte: HMS Sports

Fotos: HMS Sports | Walter Branco 

28/05/2023  23:51

FAMALICÃO VENCE

 Taça de Portugal Feminina 2022 / 2023

Uma vitória merecida do Famalicão que começou bem com Sissi a marcar o primeiro golo aos dez minutos colocando o SC Braga numa desvantagem que não estava nos planos do mister Gonçalo Nunes e que anulou de certa forma a eficácia de jogo. Ainda durante a primeira parte, no vigésimo sétimo minuto Letícia da formação do Famalicão marca o segundo golo e coloca a equipa em vantagem no marcador até ao intervalo...ver mais  

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

26/05/2023  11:45  

Taça de Portugal Feminina

Foto: Conferência de Imprensa  SC Braga / José A. Carvalho / Twenty4news

Foto: Conferência de Imprensa  FC Famalicão / José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na antevisão da final da Taça de Portugal de Futebol Feminino no próximo domingo no Jamor, há uma certeza; as duas equipas jogarão para ganhar e só uma terá o privilégio de levar a Taça para casa. Para o Famalicão ao comando de Marco Ramos seu treinador, será o seu primeiro troféu e a festa promete. Apesar de representar um novo regresso ao Jamor mas desta vez, não para um resultado como na época passada em que a equipa sentiu a derrota frente ao Sporting, mas sim para conquistar a Taça tão cobiçada por qualquer clube...ver mais 

22/05/2023  16:51

Bruno de Carvalho / Brazil Photo Press 


Sporting 2- 2 Benfica

Tudo por decidir, até à ultima jornada!

À procura de mais um triunfo da época, os Leões entraram bem no jogo com um bom domínio de bola na primeira parte, anulando o poder de resposta do Benfica. Francisco Trincão, num remate de grande distância fez o primeiro aviso a Vlachodimos que defende e adia o que já era previsível...mais  

14/05/2023  21:15

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

EDP, Lisboa a Mulher e a Vida

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O desafio, lançado pelo Maratona Clube de Portugal, foi alcançado e resultou de um gesto de cidadania com um objetivo comum, “Sensibilizar a Sociedade para o maior flagelo que afeta a mulher; O Cancro da Mama”. Nesta 17.ª edição da Corrida da Mulher – EDP, Lisboa a Mulher e a Vida, foram angariados cerca de 40.000 euros que irão diretamente para as campanhas de rastreio, da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama. Entre anónimas, atletas de elite e figuras públicas, o esforço foi transversal durante um belíssimo percurso junto ao rio Tejo, que começou na zona ribeirinha em Santos, ao bom ritmo musical de David Carreira. O Presidente da CML Carlos Moedas, deu o tiro de partida e participou na prova como um ato de solidariedade, até à famosa Torre de Belém terminando com o tempo de 28min . Rosa Mota, a madrinha da prova, juntou-se à festa e correu até à meta demonstrando que o exercício físico é a melhor receita para ultrapassar os momentos mais difíceis, que podem surgir na vida das mulheres.

07/05/2023  00:50

Rafa, atira Benfica para o título!

Foto: José Sena Goulão/Lusa

Por: Luís Filipe Simões/A Bola 


O Benfica derrotou o SC Braga, por 1-0, no Estádio da Luz e deu passo de gigante em direção ao 38.º título de campeão. Rafa Silva marcou o único tento num jogo em que as águias dominaram, desperdiçaram variadíssimas oportunidades e tiveram de sofrer nos últimos instantes. Entrou muito forte o Benfica, que empurrou o SC Braga para junto da sua área. Borja foi nesse período o homem que evitou o golo encarnado. Mas também Matheus negou a vantagem do Benfica ao fazer grande defesa a remate de David Neres, que reatou de primeira após passe de António Silva (22’). E no forcing final das águias houve ainda Gonçalo Ramos isolado, mas a perder tempo e a permitir o corte de Niakaté. A segunda parte começou como decorreu toda a primeira: o Benfica com mais bola, a empurrar o adversário para junto da sua área e a ficar perto de inaugurar o marcador aos 61 minutos depois de Grimaldo fazer o passe para Gonçalo Ramos, isolado, rematar e a bola a desviar no poste e sair. Com grandes exibições de Aursnes, João Neves e David Neres, tendo o brasileiro feito o passe de morte para Rafa Silva se isolar e marcar o único golo do encontro, aos 67 minutos. Depois de tanto desperdício houve explosão de alegria nas bancadas da Luz, que tiveram mais de 60 mil adeptos. E Rafa só não marcou o segundo porque após receber o passe de Musa procurou fazer um chapéu a Matheus que saiu um pouco por cima da trave. Depois disso, o sofrimento e um momento de profundo silêncio, quando Bruma tirou dois adversários da frente no flanco esquerdo, fez cruzamento perfeito, mas Banza rematou de cabeça por cima da trave (85’). O Benfica segurou depois a vitória e está cada vez mais perto do título. Faltam três jornadas e os pontos de vantagem sobre o FC Porto é agora de sete pontos, sendo que o FC Porto tem um jogo a menos. Já o SC Braga fica a nove pontos dos encarnados.

05/05/2023  21:59

17.ª Corrida Solidária EDP, Lisboa a Mulher e a Vida

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De acordo com a Liga Portuguesa do Cancro da Mama, partilhar colaborando a cada momento é saber ajudar em benefício do outro como resultado da soma de todas as partes. O cancro da mama, é uma das doenças com mais impacto na sociedade portuguesa e um problema de saúde pública, pelo número de casos e uma alta mortalidade que atinge sobretudo a mulher. Nesse sentido, sensibilizar, alertar e informar, permite diminuir a prevalência dos fatores de risco através do Programa de Rastreio do Cancro da Mama. Correr, Marchar ou Caminhar por uma Causa, é objetivo coletivo de milhares de mulheres num ato de cidadania que todos os anos se realiza em Lisboa, numa prova de 5 Km bem divertidos.

Mais do que uma prova de atletismo que reúne milhares de corredores anónimos, figuras públicas e também atletas de elite, esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância do rastreio do cancro da mama. No ato da inscrição, os participantes podem optar por inscrever-se individualmente ou em grupo. Há incentivos à participação em equipa, com prémios exclusivos. Os desafios são Vodafone Mãe e Filha (2px), Jogos Santa Casa Empresas (2px), Mimosa Família (2px), Seaside Mulheres Unidas (2px) e 3 Amigas CME (3px). A organização espera cerca de 14.000 participantes este ano, de todos os géneros, uma vez que a prova deixou de ser exclusiva para Mulheres! 

No conjunto das 16 edições já realizadas, esta corrida de 5 quilómetros já angariou perto de um milhão de euros para Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional Sul. É um valor significativo que queremos continuar a fazer crescer todos os anos. Este ano, tal como em 2022, a prova voltará a contar com a presença de atletas de elite masculinos e femininos, com uma qualidade que promete emoções fortes. Nos homens destaca-se o nome de Rui Pinto, que recentemente registou um novo recorde pessoal na maratona (em Roterdão), mas também os veteranos Hélio Gomes e Hermano Ferreira, que prometem dar muita luta aos mais novos. Neste particular, Helder Santos e Miguel Borges são nomes a ter em conta.

Fonte: Maratona Clube de Portugal

Fotos: @José A. Carvalho

05/05/2023  02:49

Fonte: cm_domingo

05/05/2023  02:50

Era uma vez, a Liga Europa! 

Infelizmente ainda não foi desta, o Sporting foi afastado pela Juventus no Estádio de Alvalade que nas duas mãos venceu por 2-1. O Leão, mostrou a sua raça, mas no futebol também é preciso ter sorte, facto que Danilo assumiu no final do jogo: - «A sorte é necessária, também tive num lance em que cometi um erro que não é habitual. A competência é mais importante do que tudo, mas um pouco de sorte também é necessário.» 

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

05/05/2023  02:51

Miguel Oliveira, um piloto ao nível dos melhores

Sem dar tréguas, o piloto português deu show no Grande Prémio das Américas. Depois de partir na 15º posição, terminou a prova em 5º lugar e não deixou ninguém indiferente, quando sabemos que a lesão do Grande Prémio de Portugal em Portimão é muito recente. De acordo, com as declarações à Motorcycle Sports, Razali da RNF MotoGP Team, era um homem feliz.

Créditos: MotoGp

Foto: José A. Carvalho