05/02/2024  03:00

Benfica vence o Gil Vicente e assume a liderança isolada do campeonato

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O Benfica venceu o Gil Vicente por (3-0) numa exibição estruturada no jogo da 20.ª jornada da Liga Beltic com golos de Arthur Cabral, João Neves e Rafa no seu sétimo triunfo da temporada com mais uma excelente exibição de Arthur Cabral nos primeiros 45` da partida a demonstrar que está, mais solto e a ganhar o seu próprio espaço.

Com o onze inicial mais sólido, mas não o melhor, Di María volta a ser novamente o homem que fez acontecer os momentos mais emocionantes do ataque das águias logo aos `5 minutos pelo flanco direito a cruzar forte para a área, com Arthur Cabral livre na marcação a golpear de cabeça direto ao poste.  

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

A controlar o jogo desde o inicio, os encarnados fizeram circular a bola com segurança, muito pelo flanco direito para as saídas de ataque rápidas e sinuosas de Di María, pressionando a linha defensiva dos jogadores do Gil Vicente e o resultado foi o esperado...pelo lado esquerdo do ataque, Di María de canto para Arthur Cabral no ar e de cabeça a colocar o esférico na inauguração do primeiro golo aos 15`. Como tudo fazia prever, surge o segundo golo no centro do furacão da área na sequência do pontapé de canto pelo pé esquerdo do argentino Di María para Otamendi que desviou o esférico para João Neves que gingou por Félix e Rúben Fernandes e com uma excelente execução técnica remata com a parte exterior do seu pé esquerdo, com efeito coloca a bola no fundo das redes de Félix...era o (2-0).

Já na segunda parte, a vontade fervilhava  vindo das bancadas com a claque do Benfica em uníssono e sem parar, apoiava a vontade dos encarnados em subir no terreno e assim foi...Di María era o timoneiro nos cruzamento pela direita para a área, o Benfica controlava o jogo. 

Aos 49` numa jogada pela esquerda, Morato passa para Aursnes que desmarca Rafa pela esquerda na área, remata forte e cruzado para o fundo das redes de Félix...estava feito o 3.º golo das águias e o 8.º golo de Rafa na Liga Betclic.

O Gil Vicente, nunca conseguiu apagar o fogo da equipa da Luz, sem soluções mesmo depois das várias tentativas, o facto estava consumado; Benfica (3) - (0) Gil Vicente.   

No final do jogo, Roger Schmidt era um treinador satisfeito pelo desempenho  da equipa: “Marcámos três golos, não sofremos nenhum, conseguimos os três pontos, estamos muito felizes com isso. Não é fácil jogar contra o Gil Vicente, uma boa equipa, especialmente com a bola, muito corajosa, e muitos jogadores arranjam sempre soluções em espaços curtos. Tivemos de trabalhar muito, mas estivemos bem na maior parte do tempo, controlámos o jogo de uma boa maneira, marcámos no momento certo. Com o terceiro golo depois do intervalo, o jogo ficou decidido.”

Relativamente ao regresso de Alex Bah à titularidade, disse: “O Alex Bah foi um jogador muito importante para nós na última época, não jogou quase nada nesta época, dar-lhe minutos é importante para as próximas semanas. Claro que não o queremos sobrecarregar, mas estava pronto para jogar 90 minutos, isso mostra que o nosso departamento médico fez um trabalho muito bom com ele na recuperação."