Cultura & Lazer

28/03/2024  18:33

Tailândia inspira viajantes a contar as suas histórias ao mundo TAT lança nova campanha “Amazing Thailand: Your Stories Never End”

Por Redação

A Autoridade de Turismo da Tailândia lançou a nova campanha “Amazing Thailand: Your Stories Never End”, promovendo as inúmeras experiências que se pode viver neste destino do sudeste asiático.

Da energia contagiante da frenética cidade de Banguecoque até à tranquilidade das praias paradisíacas do sul da Tailândia, a campanha a campanha visa destacar experiências que se transformam em memórias, incentivando todos os seus visitantes e turistas a partilhá-las, de forma a inspirar outros a visitar a Tailândia.

O seu povo, a gastronomia única, a paz que se vive em muitos dos seus templos e outros locais em contacto direto com a natureza são alguns dos atrativos em destaque na nova campanha, que pretende tornar cada viajante num “storyteller”. O vídeo promocional da “Amazing Thailand: Your Stories Never End” pode ser visualizado aqui.

Recorde-se que, em 2023, a Tailândia recebeu mais de 27 milhões de visitantes, dos quais mais de 40 mil portugueses. Para 2024, prevê-se que o número de turistas portugueses a visitar o destino ultrapasse os 50 mil.

Fonte: Jervis35

26/03/2024 18:30  

UMA VIDA SINGULAR

Género: Biografia, Drama, História

Elenco: Anthony Hopkins, Helena Bonham Carter, Jonathan Pryce

Realização: James Hawes

Argumento: Lucinda Coxon, Nick Drake

“Se algo não é impossível, então deve haver uma forma de o fazer…”

Sir Nicholas Winton, 1909 – 2015


SINOPSE

UMA VIDA SINGULAR conta-nos a história verídica de Sir Nicholas “Nicky” Winton, um jovem corretor da bolsa londrino interpretado por Johnny Flynn, que, juntamente com Trevor Chadwick (interpretado por Alex Sharp) e Doreen Warriner (interpretada por Romola Garai) do Comité Britânico para os Refugiados na Checoslováquia, resgatou 669 crianças aos nazis nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Nicky visitou Praga em dezembro de 1938 e encontrou famílias que tinham fugido à ascensão dos nazis ao poder na Alemanha e na Áustria e que viviam em condições desesperadas, com falta de abrigo e comida. Apercebeu-se imediatamente de que se tratava de uma corrida contra o tempo. Quantas crianças poderiam ele e a sua equipa salvar antes do encerramento das fronteiras?

Cinquenta anos depois, em 1988, Nicky (interpretado por Anthony Hopkins) vive assombrado pelo destino das crianças que não conseguiu levar para Inglaterra, culpando-se sempre por não ter feito mais. Só quando o programa de televisão da BBC "That's Life!" o surpreende, apresentando-lhe algumas das crianças sobreviventes já adultas, é que Nicky começa finalmente a lidar com a culpa e a dor que carregou durante cinco décadas.

"UMA VIDA SINGULAR", teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2023, e celebra o altruísmo humano, recordando a importância da empatia e da coragem, como valores intemporais que continuam a inspirar as gerações futuras. Chega a 28 de março aos cinemas portugueses. 

Trailer 

BREVEMENTE NOS CINEMAS NOS

25/03/2024  18:32

OS TRÊS MOSQUETEIROS MILADY

Género: Ação, Aventura

Elenco: François Civil, Vincent Cassel, Romain Duris, Pio Marmaï, Eva Green, Louis Garrel, Vicky Krieps

Realização: Martin Bourboulon

Argumento: Matthieu Delaporte, Alexandre Dumas, Alexandre de La Patellière

Por Redação

Do Louvre ao Palácio de Buckingham, das sarjetas de Paris ao cerco de La Rochelle…  Num reino dividido por guerras religiosas e sob ameaça de invasão britânica, um grupo de homens e mulheres cruzará espadas para salvarem o destino de França.

Baseado no clássico da literatura de Alexandre Dumas.

Do realizador Martin Bourboulon (‘Eiffel’), ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ - a segunda parte da trilogia que leva ao grande ecrã a obra de literatura mundial de Alexandre Dumas - segue a aliança entre o jovem D’Artagnan e a misteriosa Milady para resgatar a jovem Constance. Com Eva Green, François Civil, Vincent Cassel e Pio Marmaï no elenco principal, o filme estreia nas salas de cinema portuguesas a 11 de abril.

‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ retoma a busca por Constance Bonacieux (Lyna Khoudri – ‘Ataque a Paris’), a confidente da rainha e a amada de D’Artagnan (François Civil – ‘Amor à Segunda Vista’). Ao tentar resgatá-la, D’Artagnan cruza-se com Milady (Eva Green – ‘007- Casino Royale’), uma personagem misteriosa que se revela indispensável para descobrir o que aconteceu à jovem desaparecida.

Com o futuro do reino assombrado pela ameaça britânica e as guerras religiosas, a batalha trava-se em duas frentes: de um lado, os mosqueteiros do rei - Athos (Vincent Cassel), Porthos (Pio Marmaï) e Aramis (Romain Duris) – erguem espadas em combate e, de outro, D’Artagnan e Milady enfrentam desafios épicos para resgatar Constance.

A segunda parte da adaptação cinematográfica de Martin Bourboulon explora a narrativa do ponto de vista da guerreira Milady, que ao longo do enredo se vai revelando uma mulher marcada por acontecimentos trágicos do seu passado, atribuindo à aventura de ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ uma perspetiva mais profunda e real das emoções. 

À semelhança da primeira parte (‘Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan’), ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ conta com argumento da prestigiada dupla de dramaturgos franceses Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière e chega aos cinemas nacionais a 11 de abril.

Trailer 

Fonte: NOS

19/03/2024  12:04

Alba Renai, a primeira apresentadora criada por IA chega aos ecrãs   

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Para os mais céticos, chegou a hora da verdade com a influencer virtual Alba Renai a dar que falar nas redes sociais. Criada pela agência VIA Talents que afirma ser Alba Renai "metahumana" e que já está estruturada para apresentar o programa SuperSecretos com conteúdos reais sobre "Sobreviventes" que na última edição acaba por começar na Telecinco. Estas tecnologias têm custos muito inferiores aos até agora praticados em contratos de apresentadores reais com a vantagem de trabalharem 24 horas por dia. em qualquer parte do planeta, sem férias e baixas por doenças, situação que coloca em análise todos os que, trabalhando para os media vêm os seus dias contados a muito curto prazo. Esta IA, é para muitos um insulto à inteligência humana mas para a  Mediaset Espanha é um valor acrescentado, nada que já não se faça na Suiça e India, a realidade, essa, deixou de ser vitual para ser real.  

Créditos Alba Renai @instagram  

18/03/2024  18:16

MILLENNIUM

Por Redação

Exposição individual de João Fortuna  // João Fortuna solo exhibition | 15 MAR - 13 APR, 2024

Estruturas em desintegração. Quebradas e frágeis. Fragmentos de matéria fundem-se com narrativas poéticas e provocativas de um Mundo entorpecido. Um eco visual da cidade, da sociedade e do Homem; uma reflexão sobre a decomposição de uma sociedade e das estruturas que a compõem e que caminham inevitavelmente para o colapso. Um reflexo do nosso presente observando a rutura do nosso futuro. 

João Fortuna (1991, Valença) artista contemporâneo, licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Obteve formação complementar nas áreas de Marcenaria, Desenho, Conservação e Restauro, Pintura e Gravura mas foi na Assemblage que encontrou a sua forma de comunicação. Através de uma renovação técnica e temática, criou uma linguagem própria onde imagens e encenações maximalistas se vão construindo arquitetonicamente numa espécie de universo multidimensional.

Disintegrating structures. Broken and fragile. Fragments of matter merge with poetic and provocative narratives of a numb World. A visual echo of the city, society and Man; a reflection on the decomposition of a society and the structures that make it up and which are inevitably heading towards collapse. A reflection of our present observing the rupture of our future.

João Fortuna (1991, Valença) contemporary artist, graduated in Art History from the Faculty of Arts of the University of Coimbra. He obtained additional training in the areas of Carpentry, Drawing, Conservation and Restoration, Painting and Engraving, but it was at Assemblage that he found his way of communicating. Through technical and thematic renewal, it created its own language where maximalist images and stagings are architecturally constructed in a kind of multidimensional universe.

Fonte: Espaço Exibicionista

16/03/2024  00:05

A Inteligência Artificial (IA) e a tradução automática não vão substituir a necessidade de aprender línguas, afirma estudo

60% dos professores de inglês discordam que a inteligência artificial (IA) e tradução automática acabem por tornar desnecessária a aprendizagem de línguas estrangeiras, segundo um estudo desenvolvido por especialistas em tecnologias da educação no British Council, a organização internacional de relações culturais e oportunidades educativas do Reino Unido, e o Instituto de Investigação em Inovação Digital em Aprendizagem (na ODUGlobal, sedeado na Universidade Old Dominion, na Virginia, EUA). Nas suas respostas por escrito, muitos inquiridos destacaram as facetas culturais, sociais e emocionais profundas das línguas e que o valor duradouro da interação humana não pode ser substituído pela IA.

O estudo, que faz parte da investigação Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future, recolhe respostas de 1348 professores de inglês de 118 países e regiões de todo o mundo sobre a utilização da IA no ensino da língua inglesa. Deste total, 1112 professores também expressaram a sua opinião sobre 13 declarações sobre este tema.

Tendo em conta a necessidade de continuar a aprender línguas apesar da difusão da IA, 70% dos professores de inglês concorda que os alunos devem ser capazes de escrever em inglês sem a ajuda destas ferramentas.

Relativamente ao papel dos professores no novo panorama da aprendizagem, 51% dos inquiridos expressa ceticismo em relação à capacidade da IA em ensinar inglês sem um professor em 2035 e destaca a importância dos educadores humanos.

80% dos inquiridos também aponta para a necessidade de desenvolver inteligência artificial para apoiar a aprendizagem de diferentes variedades de inglês em todo o mundo, de modo a facilitar a inclusão e o realismo na aprendizagem de línguas e reduzir os problemas de uniformização e eficiência que preocupam os professores.

A neutralidade expressa pelos professores numa grande maioria das declarações do estudo mostra, segundo os especialistas, a incerteza gerada pela emergência da inteligência artificial no ensino da língua inglesa. Com efeito, apenas 20% sente que recebeu uma formação suficiente para usar a IA no ensino e 54% sente que recebeu uma formação inadequada. Uns significativos 27% mantêm-se neutros, indicando possíveis incertezas sobre as suas necessidades de formação em IA.
  

Ferramentas e usos da IA no ensino da língua inglesa

Além das opiniões dos professores consultados, o estudo incluído na investigação Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future recolhe informação sobre os usos que os 1 348 professores de inglês de 118 países e regiões dão à IA no seu trabalho no ensino da língua inglesa.

As ferramentas de IA mais usadas por professores são as aplicações de aprendizagem de línguas estrangeiras (48%), IA para geração de idioma (37%) e chatbots (31%). No entanto, uma parte significativa dos inquiridos (24%) declara não usar nenhum dos tipos de ferramentas de IA enumerados.

Em termos das utilizações mais abrangentes da IA no ensino da língua inglesa, 57% usa-a para criar materiais, seguido de ajudar os alunos a praticar o seu inglês (53%) e preparar as aulas (43%). No entanto, 18% dos inquiridos diz que não usam a IA para nenhum destes fins, que podem estar associados à falta de formação em IA e à incerteza em torno do seu impacto no presente e futuro do ensino da língua inglesa.

Sobre Artificial Intelligence in English language teaching

No estudo Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future, especialistas em tecnologias da educação do British Council e do Instituto de Investigação em Inovação Digital em Aprendizagem (na ODUGlobal, sedeada na Universidade Old Dominion na Virginia, EUA) exploram a utilização da IA no ensino da língua inglesa e na sua aprendizagem, em todo o mundo.

O primeiro relatório do género é composto por três partes: estado da arte, inquérito e entrevistas qualitativas. Inclui uma análise aprofundada de como a IA está atualmente a ser usada na aprendizagem e ensino da língua inglesa (ELT, English Learning and Teaching), qual o foco da investigação atual e como se sentem os professores e outros intervenientes essenciais acerca da emergência e implementação de tecnologias de IA em rápida evolução.
  

A importância do desenvolvimento da literacia na inteligência artificial para professores e alunos é um tema chave que se destaca na investigação. A publicação também explora preocupações éticas em torno da utilização e regulamentação da IA. Entre os educadores, o relatório conclui que estas preocupações estão equilibradas, com uma sensação de entusiasmo e esperança. No geral, os professores não estão preocupados por poderem vir a ser substituídos por ferramentas de IA num futuro próximo.

Além de identificar o potencial da IA em gerar novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem, também cita o risco de amplificar desigualdades existentes na educação global. Foi demonstrado que a IA aplica uma teoria de aprendizagem obsoleta enquanto pedagogia. Também há parcialidade nos dados usados para treinar os sistemas de IA.

Para mais informações sobre o relatório "Future of English: Global Perspectives", visite www.britishcouncil.org/future-of-english

04/03/2024  18:35

Conhecidos os vencedores do Sophia Estudante 2024

Por Redação

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou, em Albufeira, os vencedores da 10ª edição do Sophia Estudante, nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento.

Foto: ACP

Das 33 curtas-metragens a concurso foram distinguidas 15 e uma recebeu menção honrosa. Dos 15 cartazes nomeados, foram distinguidos três.

Na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação, “52 Hz” de Diana Rodrigues, Universidade do Algarve – ESEC foi a vencedora. Esta categoria contou ainda com “A Minha Gaivota Espanhola” de Bárbara Barreto, Catarina Santos e Raquel Salvado, da Universidade Lusófona, e “Dead End” de Helena Duarte, Lara Marjo e Júlia Leite, também da Universidade Lusófona, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

“Défilement” de Francisca Miranda da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto foi a vencedora na categoria Melhor Curta-Metragem Documentário. O segundo lugar foi atribuído a “5861” de Ivo Abalroado da ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, e “Praia da Aguda” de Salvador Gil da Escola Superior Artística do Porto, o terceiro lugar. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a ”Ostra Negra” de João Carlos Pinto, da Escola Superior de Arte Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.

O prémio de “Melhor Curta-Metragem Experimental” foi entregue a Margarida Fonseca da Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual pela criação de “Seres Vivos”. “Apathya” de Guilherme Araújo da Universidade do Minho, e “Flowerwork” de Catarina Nascimento, da ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design, ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

“O Incidente da Galinha” de João Ferreira, da Universidade Lusófona, foi o vencedor na categoria “Melhor Curta-Metragem de Ficção”. O segundo lugar foi ocupado por “Caixa Aberta” de Guilherme Afonso, da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, e “Kintsugi” de Martim da Cunha, também da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, ficou na terceira posição.

O prémio de “Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento” foi para “Uma Mãe vai à Praia” de Pedro Hasrouny, da Universidade Lusófona. Na segunda posição ficou “So Much Time Waiting” de Joana Pinto da Universidade de Aveiro, enquanto “Litoral” de Francisco Dias, da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, recebeu o prémio do terceiro lugar. 

Em “Melhor Cartaz”, o vencedor foi “Uma Mãe Vai à Praia” de Joseph Kai da Universidade Lusófona. “O Menu Sustentável” de Paula Vaz, da ETIC do Algarve, ficou em segundo lugar, enquanto “SEA-64” de Bruno Ferreira, João Araújo e Paulo Malheiro, da Universidade do Minho, ficou em terceiro lugar.

Os primeiros classificados das categorias Animação, Documentário, Ficção e Experimental vão ainda disputar o grande Prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia 2024, a realizar a 26 de maio no Casino do Estoril. 

Albufeira voltou a ser a anfitriã dos Prémios Sophia Estudante, cuja edição de 2024 levou ao município cerca de 180 estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

Ao longo dos quatro dias do evento, realizaram-se uma masterclass com Pedro Lopes, um Encontro com Criadores de Séries portuguesas com Augusto Fraga, Diogo Viegas, Filipa Amaro, Pedro Lopes e Ricardo Leite, uma masterclass com Augusto Fraga, e uma conversa com o elenco da série “Rabo de Peixe” onde estiverem presentes, Adriano Carvalho, André Leitão, Helena Caldeira, José Condessa e Rodrigo Tomás.

A sessão da entrega de prémios nas várias categorias, apresentada por Ricardo Pereira e Teresa Tavares, contou também com a presença de Adriano Carvalho, André Leitão, Carla Chambel, Cláudia Semedo, Sandra Celas e Sisley Dias.

Fonte: Jervis35

11/02/2024  09:32

Casting "Morangos com Açucar", um sonho para novos atores 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Mesmo com diferenças locais em termos de enredos, estruturas, narrativas e estilos audiovisuais, o sucesso das novelas e séries é um fenómeno mundial.

Ao contrário da opinião pública, funcionam como um trampolim, especialmente para os atores mais jovens, que gozam de grande popularidade em Portugal e no mundo. Na verdade, grandes públicos ficam fascinados pelas narrativas compactas e intermináveis. Enredos facilmente acessíveis que são semelhantes às realidades e/ou desejos percebidos dos espetadores e uma rotina diária de interações emocionais com os personagens fictícios causam um alto grau de envolvimento do público. Consequentemente, as novelas/séries e os personagens nelas retratados têm uma influência significativa nas opiniões e atitudes dos telespectadores, bem como em comportamentos como o consumo. Do ponto de vista empresarial, os elevados índices de audiência e os baixos custos de produção explicam por que as empresas de radiodifusão têm transmitido inúmeras novelas/séries, algumas delas em exibição ao longo de anos.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Parcialmente atualizadas, redesenhadas para serem relevantes para o público mais jovem, transferidas para horários nobres e equipadas com orçamentos de produção maiores que continuam a repercutir entre os telespectadores. Além disso, a influência das novelas/séries vão além da métrica do próprio subgénero, uma vez que novos formatos de sucesso adotam uma série de características inerentes às novelas. Primeiro, o conteúdo é cada vez mais serializado e distribuído por períodos mais longos, com suspense no final dos episódios (e temporadas) atraem o regresso dos espetadores ao pequeno ecrã. Em segundo lugar, os enredos privilegiam as histórias de vida pessoal e os estados emocionais dos personagens em detrimento dos acontecimentos subjacentes que dão à série a sua premissa básica. Por último, as narrativas contínuas estão mais alinhadas com as realidades temporais e as percepções das audiências, tornando-as mais síncronas e, portanto, mais envolventes.

Nesse sentido, a nova temporada de Morangos com Açucar é um exemplo do casting promovido pela TVI com o objetivo de selecionar novos rostos e talentos nos milhares de jovens que responderam ao desafio no passado sábado dia 10 de fevereiro.

José Eduardo Moniz, o grande impulsionador de muitos sucessos da TVI, está satisfeito: “Os jovens presentes hoje, já vêm com formação em representação. Este casting será para mais três séries, (duas na escola e uma de verão). Até à data, estou muito satisfeito com os resultados tendo em conta que o consumo de televisão hoje não é o que era antigamente, há uma grande dispersão sobretudo nos públicos mais jovens.” Relativamente ao orçamento definido para os novos projetos, JEM disse: “Nós, temos um orçamento inferior comparativamente a outras televisões em Portugal e nunca me viram a queixar disso.” afirmou. “Temos vindo progressivamente a ajustar as nossas grelhas à realidade daquilo que são as nossas receitas tendo em conta que o mercado português das televisões abertas se tornou diferente e menor, com muitas solicitações e por isso temos que ser mais criativos. O que nós temos estado a fazer é; se não há dinheiro, puxa-se pela cabeça, vamos ser muito criteriosos nas escolhas que fazemos, não podemos estar a dar tiros em todas as direções. Se um produto corre mal não vamos pôr dinheiro bom em cima de dinheiro mau. Se nas outras empresas fazem isso, o problema é delas...nós não vamos por esse caminho”, sublinhou o CEO da TVI.              

O casting para a nova temporada de Morangos com Açucar foi mais exigente como nos disse a atriz Carla Chambel: “Em termos de dinâmica a cena este ano é mais difícil para representar e do que sei, existe na segunda fase um desafio tanto a nível de música como de dança, para verem outro tipo de valências nos futuros atores.”

Para quem está avaliar a situação exige uma sensibilidade maior, conforme confidenciou o ator Ricardo Monteiro, em exclusivo para o Twenty4news: “Enquanto avaliador, tenho que perceber se o nível de interpretação permite ao candidato passar a uma segunda fase. Nessa segunda fase, decorre uma segunda avaliação pelo realizador e pelo diretor de atores. Na primeira fase avaliamos a naturalidade, a interpretação, o posicionamento relativamente à camera e todos os outros atributos que sejam necessários e fundamentais para este desempenho. Felizmente, este ano estamos a receber mais pessoas com formação, é uma evolução significativa e percebe-se a qualidade das pessoas que estão a surgir. O ato de decidir quem passa à fase seguinte, custa-nos muito, em particular quando se percebe que há uma pessoa que se destaca em relação à outra”, concluiu Ricardo Moreira.              

A manhã já ia longa, centenas de jovens entre os 18 e 22 anos vindos de todo o país e além-fronteiras esperavam ansiosamente pelo veredito final; serem eleitos atores na nova temporada da série Morangos com Açucar.

10/02/2024  09:30

Uma noite de folia com a assinatura da TV Globo

Por José A. Carvalho / twenty4news

O mês de fevereiro celebra o Carnaval em todos os cantos e recantos do planeta e Lisboa divertiu-se ao ritmo do samba (e não só...) no "The One Palácio da Anunciada" .

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Numa noite de arromba, Óscar Gouveia foi o anfitrião, de uma festa ímpar e uma das mais esperadas do calendário brasileiro que todos os anos pela mão da Tv Globo, aquece a alma de quem gosta de se divertir e responde à chamada dos seus compatriotas. Com um enorme vídeo hall, ao som da música e dançando, foi possível ser transportado diretamente para o sambódromo no Rio de Janeiro, sentir os grandiosos desfiles, repletos de fantasia e carros alegóricos das principais escolas de samba.

A noite, aqueceu com a animação e presença de figuras públicas; Diogo Carmona, Diana Monteiro, Catarina Siqueira, Marta Gil, Blaya, Joana Madeira, Pedro Mafama entre outros, juntaram-se à atuação ao vivo de um grupo sambista e do DJ convidado, que fez redopiar ao som do samba todos os que tornaram a noite memorável. 

09/02/2024  02:22

"ESCRAVA MÃE" estreia segunda-feira na RTP  

Por Redação

"Escrava Mãe", a nova novela do início de tarde, vai apaixonar o público português com uma intensa e verdadeira história de amor. Tudo para acompanhar a partir de segunda-feira na RTP1.  

Do elenco principal faz parte o ator português Pedro Carvalho, que nos fala sobre o que representou fazer o protagonista desta história: “foi muito desafiador e muito gratificante. Trabalhei com colegas que todos nos habituamos a ver em novelas brasileiras como Zezé Motta, Jayme Peryard, Luiza Tomé, Bette Coelho, entre tantos outros. A nível técnico trabalhámos em cidades cenográficas enormes, muitas delas fazendas reais e até um navio negreiro foi construído em estúdio”.

Estreia agora em Portugal na RTP1 a novela distinguida com um Emmy Escrava Mãe, que nos traz uma história inspirada na obra literária que conta a prequela da tão conhecida Escrava Isaura. Passada no início de 1800, a trama acompanha um português, Miguel Sales, que chega ao Brasil em busca de descobrir quem matou o seu pai e os mistérios que envolvem a sua família e que acaba por se apaixonar pela escrava Juliana (Gabriela Moreyra)

Fonte: RTP

06/02/2024  20:40

"Uma Família Judaica" - Três séculos de diáspora de Esther Mucznik

Por José A. Carvalho / Twenty4news

“Os judeus portugueses ou os portugueses judeus, são primeiro portugueses e só depois judeus”, sublinhou Esther Mucznik. Portugal foi, num certo período, um dos locais de grande importância da religião judaica em todas as fronteiras do planeta. Muitos judeus viveram em terras de Viriato o melhor das suas vidas e consideram o país o seu porto seguro. Há vestígios de uma presença longínqua de pluralidade de culturas; primeiro os romanos, depois os visigodos, os muçulmanos e a seguir os cristãos.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Esther Mucznik, é o melhor testemunho de uma judia portuguesa, filha de pais polacos, nasceu em Portugal e viveu a sua infância até morar em Israel e Paris onde estudou Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia na Sorbonne. Esther, é uma mulher com muitas referências, participações em diversas entidades portuguesas relacionadas com o Judaísmo e autora de várias obras publicadas que refletem bem a vida dos judeus no mundo.

Presente na sessão do Clube de Leitores da RTP3 no passado dia 2 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Algés, o livro “Uma Família Judaica” de Esther Mucznik é o testemunho partilhado da sua família e das memórias que herdou conforme nota da autora: «Se me perguntarem o que foi e o que continua a ser mais importante na minha vida digo sem a menor hesitação que é o amor. O amor das minhas filhas e dos meus netos, o amor da minha família (…). Felizmente, nenhum deles me faltou ao longo da vida e espero que assim continue até ao fim.»

07 de outubro de 2023, acontece o inesperado e a pergunta fica no ar:

- Como foi possível, um ataque bárbaro dentro do Estado de Israel tão bem protegido até à data?

02/02/2024  11:50

"Senhora do Mar", uma nova aposta da SIC

Por José A. Carvalho / Twenty4news

De uma narrativa ficcional notável e uma produção de altíssima qualidade com a assinatura da SP Televisão, "Senhora do Mar" é uma história muito portuguesa, representada por um excelente elenco de atores que a todos deixam orgulhosos, em especial Manuel Amaro que pegou no projeto desde o inicio e acompanha todos os momentos que resultam como uma garantia de qualidade e uma excelente aposta da SIC Ver mais...

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

28/01/2024  02:30  

Gala do Desporto Seixal 2024

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Seixal, desporto e inserção social

No desporto de lazer ou de alta competição o concelho do Seixal desde o 25 de abril é hoje uma inspiração para milhares de pessoas, o desporto e a atividade física atualmente são parte de um estilo de vida que ultrapassa o urbanismo do concelho, contribuindo para o bem-estar, mental e espiritual da população Ver mais...

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

21/01/2024  22:45

Lisboa já tem a primeira escultura The Knotted Gun

Por Redação

Criada pelo artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd, após a morte de John Lennon, em 1980, a escultura original  "The Knotted Gun "Non Violence" surge como tributo à visão do cantor de um mundo pacífico. Desde então, tornou-se num símbolo internacional da paz, presente em locais emblemáticos como a sede da ONU em Nova Iorque ou o memorial em Caen e com mais de 30 réplicas em todo o mundo.

Uma destas réplicas pode agora ser apreciada por todos os que passem pelo espaço público do empreendimento LX Living, nas Amoreiras, com acesso pela Av. Conselheiro Fernando de Sousa, nº5 (1070-072 Lisboa).

A oferta à cidade de Lisboa resulta da parceria entre a RE Capital, empresa pan-europeia de investimento e promoção imobiliária, e a organização global sem fins lucrativos The Non-Violence Project Foundation, que visa construir programas com impacto que procurem um envolvimento e uma valorização significativos da comunidade, e que tem a escultura The Knotted Gun como símbolo.

Para Oliver Hezelot, Managing Director Europe da RE Capital: “A componente social das operações faz parte do nosso ADN e a parceria com a Fundação Non-Violence Project responde ao nosso compromisso de melhorar e valorizar a comunidade local através da construção de programas e iniciativas que façam a diferença junto das comunidades nas áreas onde os nossos empreendimentos estão sediados”.

Anouk Tenten, CEO da Fundação The Non-Violence Project acrescenta: “A parceria com a RE Capital permite-nos cumprir a missão de disseminar a sensibilização e a educação, prevenindo e reduzindo a violência contra as pessoas e os seus ambientes de vida. O nosso trabalho e as nossas soluções estão em linha com a vontade da RE Capital de potenciar um impacto positivo nas condições de vida nas cidades e comunidades onde está presente, por isso é com grande entusiamo que esperamos impulsionar mudanças positivas nos próximos anos”.

The Knotted Gun pelo mundo

A escultura original The Knotted Gun, também conhecida como “Non-Violence”, foi criada pelo artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd (1934-2016), um amigo da família de John Lennon, que criou esta obra de arte após a trágica morte de Lennon, como tributo à visão do cantor de um mundo pacífico. Desde então, tornou-se num símbolo internacional da paz.

A escultura foi inicialmente exibida no memorial Strawberry Fields, em Central Park, e uma versão em bronze foi doada pelo governo de Luxemburgo e inaugurada em 1988 em frente à sede das Nações Unidas, tornando-se num símbolo internacional da paz. Existem atualmente pouco mais de 30 réplicas espalhadas por locais estratégicos em todo o mundo, como por exemplo o Museu Olímpico de Lausanne (Suíça), na zona costeira na Cidade do Cabo (África do Sul) ou em Beirute (Líbano).

Servindo de inspiração a artistas e embaixadores, a escultura foi interpretada por algumas das personalidades mais conhecidas do mundo. Inicialmente parte da tournée ‘Non-Violence For Peace’, a The Knotted Gun foi - e ainda é - interpretado por artistas, personalidades e é fonte de inspiração para empresas que partilham os valores do símbolo.

A maioria dos embaixadores da Non-Violence, como Paul McCartney, Ringo Starr, Val Kilmer ou Muhammad Ali, entre muitos outros, cria a sua versão pessoal da escultura e as suas réplicas são exibidas em vários eventos e exposições de arte em todo o mundo, apoiando os esforços e o trabalho de consciencialização do Non-Violence Project.

Fonte: RE Capital

19/01/2024  08:00

RTP com novidades no Festival da Canção de 2024 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Apresentado esta quinta-feira dia 18 de janeiro, o Festival da Canção é e será sempre um programa icónico e simbólico da RTP principalmente por estar associado ao aniversário da estação que comemora no dia 07 de março 60 anos e hoje é dado o pontapé de saída para da edição de 2024 que vai acontecer nos dias 24 de fevereiro e 02 de março as semifinais e a grande final no dia 09 de março. 

Foto: RTP

O Festival da Canção, já é um clássico por ser o conteúdo de entretenimento da RTP mais antigo e nesse sentido seguirá as orientações idênticas a outras edições tendo como base o talento e paixão dos intervenientes na música portuguesa. Este ano, o festival será realizado de novo nos estúdios da RTP de Lisboa em duas semifinais com a final a ser apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim e a canção vencedora a representar Portugal em maio, no 68.º Festival Eurovisão da Canção em Malmo, na Suécia. 

Na edição deste ano, o insólito é desvendado pela direção de programas da RTP que organiza o Festival da Canção: “é a primeira vez que todos os compositores convidados vão a palco. Foram 807 canções a concorrer e cada autor pôde apenas entregar duas canções o que significa que aumentamos a diversidade”, afirmou Gonçalo Madaíl.    

As 20 canções a concurso podem ser ouvidas na página do Festival da Canção

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

15/01/2024  23:50

"CACAU" o sabor de uma telenovela singular

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A TVI  galvanizou os portugueses ao ecrã esta segunda-feira dia 15 de janeiro, na estreia de uma das maiores produções da ficção nacional "Cacau" protagonizada pelos atores Matilde Reymão e José Condessa o casal que fará sonhar o público nos próximos meses.  Uma grande produção que significou um altíssimo investimento da TVI, talvez a telenovela dos últimos anos que implicou um maior esforço da estação na produção continuada da ficção: “todos acreditamos nesta história, com um enredo muito bonito, que fará refém o público a cada passo e uma realização que traz muitas novidades ao que se faz em Portugal...o Edgar Miranda teve o mérito de inovar.” disse José Eduardo Moniz Ver mais...  

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

10/01/2024  16:57

REFLECTION - Exposição individual de Jana Büttner

Por Redação

A Galeria do "Espaço Exibicionista" apresenta, pela primeira vez em Portugal, uma exposição individual da jovem escultora Jana Büttner. As suas esculturas expressam emoções e reflexões internas através do movimento da figura humana. Durante a sua formação pela Academia de Arte de Florença, o seu trabalho foi reconhecido no concurso "Escultura do Ano" da Academia: 2º lugar em 2019 e um 1º lugar em 2020.

SEXTA-FEIRA, 12 JANEIRO, DAS 19:00 - 22:00   

BURDEN

BRONZE SCULPTURE | DIMENSIONS: 30 X 18 X 19  cm

No último ano, o seu trabalho tem sido bastante reconhecido internacionalmente: 1º Prémio de Escultura do MEAM Museu Europeu d’Art Modern de Barcelona (peça integra a coleção permanente do museu); 3º Prémio de Escultura do Art Renewal Center de Nova York e o 1º Prémio “Future Generation Art Price” pela The Society of America de Boston. Nesta exposição são apresentadas a maioria das esculturas desenvolvidas por Jana durante o seu percurso artístico incluindo peças das séries premiadas.

Fonte: Espaço Exibicionista

07/01/2024  04:30

"Dança com as Estrelas" regressa à TVI

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A série de sucesso “Dança com as Estrelas”, está de volta à TVI e abre o ano de 2024 com a dupla de apresentadores constituída por Cristina Ferreira e Bruno Cabrerizo e um novo grupo de celebridades e dançarinos profissionais que inauguraram a pista de dança neste sábado dia 6 de janeiro. 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

A cada semana, as celebridades deixarão a zona de conforto e suportarão horas de intensos ensaios para dançarem novos estilos, e coreografias técnicas que terão que dominar e executar o melhor que souberem. Avaliados e julgados perante um grupo de jurados dos quais fazem parte, Alexandra Lencastre, Cifrão e Alberto Rodrigues (mais conhecido por Sr. Alberto) e pelo telespectadores, apenas uma estrela será a escolhida, coroada como campeã para ganhar o cobiçado troféu “Bola de Espelho.” 

Nesta primeira ronda, já há vários concorrentes que se destacam mas ainda é muito cedo para definir quem é quem na lista dos pares concorrentes, constituída por: Raquel & Luis Quinas, Nelson Évora & Anna Galysheva, Liliana Santos & Daniel Courinha, Ana Malhoa & Vadim Potapov, Migyel Nunes & Inês Gameiro, Ana Guiomar & André Madeira, Luisinha Oliveira & Pedro Eugénio, Miguel Cristovinho & Andreia Antunes, Joana de Verona & Daniel Soares e finalmente, Bernardo Sousa & Daniela Santos.  

Cristina Ferreira, demonstrou algum nervosismo como confidenciou em direto: “Estou nervosa como há muito não estava em televisão e não vou dançar já hoje...este é o meu programa do coração.”    

Todos os sábados serão de expectativa, no estilo e registo dos dançarinos de abrir o olhar, fazendo com que cada dupla "celebridade-dançarino/a" brilhe intensamente. É o mix entre o trabalho em equipa, um pouco de drama e a competição divertida que torna “Dança com as Estrelas” verdadeiramente único!

"Dança com as Estrelas", é paixão, emoção, talento e pura alegria. Reúne o melhor da dança e do entretenimento. 

04/01/2024  11:35

AUREA: "Sou uma mulher de desafios..."

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A SIC, apresentou a sua programação para 2024 dando a conhecer a sua nova aposta  para a rentrée. Com 15 anos na liderança das audiências em Portugal, a estação apresentou nesta quarta-feira as novidades para os primeiros meses do ano.

Com a estreia da quarta temporada do programa "A Máscara" e em exclusivo para o Twenty4news, Aurea que faz parte do painel de investigadores, deu-nos a conhecer as novas perspectivas para 2024:

“Tenho novos trabalhos que serão revelados a seu tempo, estou a preparar nova música e a trabalhar com os meus e estou com uma necessidade de voltar à raiz...sinto muitas saudades. É óbvio, que gosto do que fiz no último álbum, fazia e faz todo o sentido para mim e é dos álbuns que mais me marcou porque trabalho com pessoas de quem gosto muito...o Tiago Bettencourt, o David Fonseca, o Diogo Piçarra, o Tozé Brito e a Isaura que são as pessoas que eu mais admiro. Como amante de música que sou, adoro ouvir coisas diferentes, descobrir novas bandas e cantores mas também voltar às minhas referências principais.”

A Aurea, com a sua longa carreira, já provou ser uma mulher versátil, pisar outros palcos e sair da sua zona de conforto, como nos confidenciou:

“Tenho tentado ao longo da minha carreira desafiar-me constantemente e aceitar projetos que pensava não conseguir realizar (por ser reservada e tímida) mas hoje gosto de fazer televisão, gosto da representação porque estudei teatro, já entrei numa telenovela na SIC, fiz uma curta-metragem, tenho feito várias dobragens e são coisas que não retiro da minha linha de horizonte mas a música, é a minha grande paixão. Na música por exemplo, compor e começar a cantar em português no ano passado, foi um grande desafio para mim porque foram muitos anos a cantar em Inglês, a habituar o público ao inglês e de repente, lançar um disco em que a maioria das músicas eram em português, foi desafiante, foi como lançar-me novamente sem saber qual seria a reação do público...felizmente correu bem.”  

Aurea em dez anos de carreira, já fez muito e este ano na nova temporada do programa "A Máscara", é mais um desafio a juntar ao seu vasto Curriculum. Usará toda a sensibilidade para dar os seus palpites e acertar no personagem dos concorrentes como investigadora...esse será o seu principal foco.

03/01/2024  21:35

SIC, oferece entretenimento para todos os gostos em 2024

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na apresentação das novidades para 2024 esta quarta-feira, a SIC juntou caras conhecidas da estação que farão parte da nova estratégia e novos desafios numa programação ininterrupta, com o objetivo de consolidar e aumentar as audiências num novo público, mais exigente que quer ser mais ativo e que vai migrando para novas plataformas. 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

A internet, as tecnologias de vídeo on demand e as plataformas de streaming mudaram a forma de fazer televisão, a grelha de programação da SIC é o ADN, a identidade da estação e Daniel Oliveira o mentor. 

Reality-shows, concursos, talk-show, programas de humor, novelas e um conjunto de excelentes atores e apresentadores, são razões suficientes que a SIC oferece para conquistar as preferências dos portugueses.

Sofia Ribeiro, Júlia Palha, Afonso Pimentel e João Jesus são o elenco de “Senhora do Mar” uma novela que está a ser gravada nos Açores e tem estreia prevista para o primeiro trimestre do ano.

Andreia Rodrigues, será mais uma vez a anfitriã do reality-show “Era uma vez na quinta” do qual farão parte 16 fortes candidatos num desafio sem precedentes que os testa e obrigará a ultrapassar difíceis obstáculos. Na opinião de Andreia Rodrigues, o programa é emitido no final da cada semana, “todas as decisões são tomadas ao domingo, todos os ciclos começam ao domingo...é um dia decisivo.”       

Aurea, um ícone da música portuguesa é a investigadora em, "A Máscara" que já estreou e o humor de Ricardo Araújo Pereira em “Isto é gozar com quem trabalha” são reruns, um valor acrescentado e a soma de todas as partes de Daniel Oliveira, para um perfil de audiência disponível em cada horário no digital e televisão tradicional.  

Carolina Loureiro

Andreia Rodrigues

Sofia Ribeiro

César Mourão

Paulo Freitas do Amaral

(Professor de História)

20/12/2023  10:30

Telemóveis nas escolas? Não, obrigado

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news 

Quando na política não se quer resolver um assunto, costuma-se dizer “crie-se uma comissão “ou “peça-se um parecer”.

A indecisão socialista do costume, mais precisamente do ministro da Educação, na questão do uso dos telemóveis nas escolas, teve a intenção deliberada de deixar passar o arranque das aulas até todas as escolas terem as suas regras definidas quanto ao uso dos aparelhos eletrónicos. O ministro da Educação João Costa pretende que este assunto saia da agenda política para nada decidir, fazendo lembrar as indecisões guitarristas de outros tempos.

Enquanto a ansiedade, a dependência e vício dos alunos pelos telemóveis é uma realidade nas escolas, o governo andou nos últimos dois anos no sentido contrário, com uma política que pôs os alunos dentro de sala de aula a realizar provas digitais e a aderir em massa aos manuais digitais. O uso dos computadores foi privilegiado, o telemóvel na escola não foi proibido, colocando os alunos do 2º ano e 5º ano de escolaridade, que ainda não têm a caligrafia definida entre outras debilidades no domínio da escrita, a efetuar provas de português no final de ano através do computador.

Devido a esta política do Governo totalmente virada para as novas tecnologias constatamos que hoje em dia os alunos cabo-verdianos, por exemplo, detêm uma caligrafia melhor do que os alunos portugueses, por estarem menos habituados aos computadores e aos telemóveis do que os alunos portugueses.

A regressão cognitiva que os países nórdicos detectaram nos seus alunos é reveladora de que os aparelhos electrónicos têm um efeito nefasto não só na retenção de conhecimentos pelos alunos, mas também na socialização nos tempos livres na escola entre as nossas crianças e jovens que passam os seus intervalos das aulas agarrados ao telemóvel.

Por outro lado, seria bom o senhor ministro da Educação lembrar-se que muitos alunos manuseiam melhor os aparelhos eletrónicos do que a maioria dos professores com mais de 50 anos, muitos deles avessos à tecnologia, sem saber como controlar o uso de computadores.

Sr. Ministro, veja a escola real e não uma escola virtual. Veja uma escola que tem de ser moderna no ensino tecnológico por parte dos professores, mas mais moderada na aprendizagem pelas novas tecnologias por parte dos alunos.

Sr. Ministro, é salutar a existência de tempo para o uso do computador numa sala de aula, mas também é salutar a existência de tempo numa sala de aula para o trabalho real.

15/12/2023  13:52

“Os Eleitos” estreia 29 de dezembro na OPTO SIC

A OPTO, a plataforma de streaming da SIC, anuncia a data de estreia da tão aguardada série original "Os Eleitos", um épico drama desportivo que promete mergulhar os utilizadores da plataforma no mundo fascinante e competitivo dos bastidores do desporto.

Na Academia de Alto Rendimento do Monsanto despontam as mais jovens promessas do desporto. Um centro de alto rendimento considerado uma autêntica fábrica de campeões, onde um grupo de jovens atletas partilha o mesmo objetivo: tornarem-se os melhores do mundo na sua modalidade. Mas em tudo o resto são diferentes, incluindo nos sacrifícios que estão obrigados a fazer para realizarem o sonho de uma medalha de ouro.

Com o lançamento programado para a meia-noite do dia 29 de dezembro, em exclusivo na OPTO SIC, “Os Eleitos" promete oferecer uma visão sem precedentes dos desafios, sacrifícios e triunfos que moldam os atletas de elite. A série é uma exploração envolvente dos bastidores, destacando a paixão, a rivalidade e as histórias humanas que acontecem longe dos holofotes.

Além dos nomes que já são foram revelados como Joana Cravo, João Maneira, João Bettencourt e Paula Magalhães, o elenco conta ainda com grandes nomes da ficção como Paula Lobo Antunes, Luís Esparteiro, Custódia Gallego, Bruna Quintas, Ivo Lucas, Sandra Barata Belo, Pedro Granger, entre outros grandes talentos nacionais e internacionais.

“Os Eleitos” é uma série produzida pela SP Televisão, para a OPTO SIC, e será disponibilizada ao longo de 2024.

Todas as semanas, um novo episódio para ver na plataforma de streaming da SIC em opto.sic.pt, ou descarregando a aplicação para qualquer dispositivo móvel, Apple TV, Android TV e Fire TV. Também nos operadores MEO (boxes Android TV e Apple TV), NOS na UMA TV (menu APPS e canal 553) e Vodafone (menu APPS da VBOX 4K e VBOX PRO 4K ou através do canal 91). A aplicação está ainda disponível nas versões mais recentes Smart TV Samsung e LG.

Fonte: SIC

12/12/2023  23:30

Dia de Festa no 55.º aniversário do RP, Diamantino Martins 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Alexandra Lencastre, João Rolo, Luís Represas e José Figueiras, entre as várias figuras públicas que marcaram presença para acarinhar com amizade o anfitrião da festa.   

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Cerca de 150 convidados entre famosos e amigos próximos, juntaram-se hoje dia 12 de dezembro para comemorar o 55.º aniversário de uma tremenda jornada percorrida até à data, pelo mais conhecido relações públicas em Portugal, Diamantino Martins. Um dia de festa, celebrado e partilhado com o Hotel Sofitel Lisbon Liberdade no seu CANDLE RITUAL em época festiva. 

Um aniversário, com requinte e elegância, ao estilo do anfitrião em que nada faltou: música, boa disposição, famosos, gente gira e o Matiz com a assinatura do Chefe Executivo, Daniel Schlaipfer a conferir o seu toque especial em pratos com sabor singular.  

06/12/2023  22:57

SIC CARAS - 10 Anos de Cumplicidade

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Apresentado à Imprensa no dia 11 de Outubro de 2013, no estúdio 2 de onde foi emitido o primeiro programa a 6 de Dezembro do mesmo ano, o novo canal "SIC CARAS", é um projeto ambicioso a juntar aos canais temáticos de sucesso até à data no Grupo IMPRESA. A SIC, como pioneira em Portugal e Líder deste segmento, registou para a sua história mais um momento simpático e importante com a ZON/OPTIMUS ao fim de 12 anos como parceiro na área de conteúdos em Portugal, depois do lançamento do SIC Notícias, SIC Mulher e SIC Radical. O SIC CARAS, foi desde sempre um canal dinâmico que teve sempre o ADN da revista CARAS, pelo Know-how desenvolvido por terras da Argentina, Brasil e Portugal ganhando notoriedade ao serviço da sociedade portuguesa.

De acordo, com as palavras de Pedro Boucherie (na altura): “o novo canal será mais do que a soma de todas as partes, um canal com uma imagem moderna e inovadora, cujo elemento estruturante será a “Passadeira Vermelha” que ocupará o prime time em emissão direta, cinco dias da semana, facto que revela a ambição e o querer de uma equipa única que dele fazem parte.”

Pelas palavras de Luís Marques (na altura): "O SIC CARAS, respeitará escrupulosamente a identidade da revista CARAS em sinergismo com o que de melhor a SIC tem em termos de programação.”

Daniel Oliveira, assume a direção do canal, clarificando de forma assertiva: “ A SIC CARAS será uma televisão bonita, bonita no sentido estético e no sentido prático, bonita e tão bonita como consegue ser toda e qualquer mulher, agradável à vista, ao ouvido e ao espírito, bonita como conseguem ser todas as mulheres inteligentes, perspicazes, surpreendentes, criativas, sedutoras como as mulheres por quem nos detemos a olhar. Quem vê CARAS vê tudo.”

Ao fim de 10 anos, o futuro começa hoje.

.Assim foi...Assim é...Assim será !!! 

Parabéns SIC CARAS

05/12/2023  23:30

“Dança com as Estrelas” dá os primeiros passos

Por António S. Campos / Twenty4news

A nova temporada do "Dança com as Estrelas", da TVI, foi apresentada esta terça-feira, dia 5, em Marvila, por Cristina Ferreira e Bruno Cabrerizo que serão os apresentadores do programa que estreia em janeiro de 2024.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Em palco, conhecemos 7 dos 11 famosos que darão vida à pista de dança na nova aposta da TVI; Ana Malhoa, Liliana Santos, Ana Guiomar, Luisinha Oliveira, Raquel Tillo, Bernardo Sousa e Tiago Carreira foram os nomes conhecidos e que serão avaliados pelo regresso original do painel de jurados; Cifrão, Alexandra Lencastre e Alberto Rodrigues. Na apresentação do elenco à imprensa, um grupo de jovens abrilhantou o palco com danças e ritmo orientados por Cifrão, no final Cristina Ferreira, referiu: “...as pessoas pediam muito e outra vez, aquilo que o Dança com as Estrelas sempre trouxe, a alegria e a vontade de estarem todos ali em pista e que o programa tinha contribuído muito para a entrada na dança de muitas e muitas pessoas.” Ao lado da anfitriã, Bruno Cabrerizo, reforçou: “é um grande prazer participar neste projeto, conheço este formato como concorrente, porém, com estas novas funções de coapresentador é diferente mas como tenho ao meu lado uma grande apresentadora, tudo será mais fácil.” 

Cristina Ferreira, não quis desvendar o nome dos restantes concorrentes (risos):   “...guardamos para a estreia, o nome de 4 dos concorrentes para criar algum mistério em relação a quem é convidado, a data da estreia será anunciada em breve. Nenhum dos concorrentes foi difícil de concorrer a participar no programa. Já houve cinco edições sendo esta a sexta.” A Cristina vai ser a Rainha e o Bruno o Rei. O Dança com as Estrelas já teve como coapresentadores, em edições anteriores, o Pedro e o Paulo Fernandes que foi o primeiro, mas desta vez o Bruno é o parceiro ideal para esta aventura. Tanto a Cristina como o Bruno, estão muito entusiasmados e ansiosos.

Nestas andanças, Ana Guiomar não é uma estreante e referiu: “num programa idêntico, há muitos anos, era uma miúda, mas agora sou uma mulher. Ainda não sei quem vai ser o meu par, acho que irá depender do peso e da altura e não sei mais o quê. Aceitei o desafio porque acho que é um programa de entretenimento sério e muito importante para os domingos à noite e porque é um complemento à minha profissão. Estou curiosa em saber como é que vou evoluir ao longo do programa.” 

Ana Malhoa, com um visual singular e colorido, está otimista: “este programa tem tudo a ver com a minha vida que é estar em palco e decidi entrar porque tem tudo a ver com a arte e com o espetáculo. Quero ter a experiência das danças mais clássicas e ter a oportunidade de aprender o máximo possível. Não é de todo uma competição, tenho experiência de palco mas não tenho formação de dança pelo que vai ser uma grande experiência e acho que vou adorar.”


A alegria de Liliana Santos era notável, em entrevista exclusiva à Twenty4news: “estou muito contente por fazer parte deste programa, adoro dançar e tenho boas perspectivas. O grupo é muito forte e acho que vai haver espetáculo lá para casa e por isso estou muito entusiasmada. Claro que, ainda não sei quem é que vai ser o meu par e aliás, ninguém sabe. A minha perspectiva é participar, deixar rolar e divertir-me bastante. De uma forma em geral sinto-me bem em todos os estilos, menos no samba que não é muito o meu forte, o que mais gosto é de danças latinas.” O Raminhos...veio à baila:

- Qual é a bailarina que gostaria de dançar com o Raminhos?

- Não há (...risos).


No fecho da nossa edição, tivemos conhecimento da primeira desistência confirmada por razões profissionais; Sara Pinto pivô da TVI.

“Cai um governo, há eleições dia 10 de março e ela vai ter que fazer as entrevistas das campanhas”, esclareceu Cristina Ferreira.

Bruno Cabrerizo | Cristina Ferreira

Bernardo Sousa

Ana Guiomar

Ana Malhoa

Cristina Ferreira

Alexandra Lencastre

Luisinha Oliveira

Liliana Santos

03/12/2023  23:41

3.ª edição "Gala dos Sonhos"

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Com o objetivo de homenagear a memória de Sara Carreira, a 3.ª edição Gala dos Sonhos será realizada no próximo dia 17 de dezembro no Altice Arena. Além de promover a solidariedade e a cultura portuguesa, é um evento anual que celebra a vida como um propósito social e interesse coletivo em ajudar os beneficiários a satisfazer as suas necessidades sociais, culturais e desenvolver as aspirações intrínsecas, como um raio de esperança sobre princípios inclusivos dos valores humanos.  

O evento, organizado pela Associação Sara Carreira, contará com a participação de vários artistas como; Tony, David e Mickael Carreira, Syro e Mariana Pacheco, Ivandro & JulinhoKSD, Soraia Ramos, Marco Rodrigues, Maninho, André Sardet, Romana, Rita Guerra, João Pedro Pais, Virgul e Matias Damásio. Os bilhetes para o evento estão disponíveis para compra no site da MEO Blueticket, com preços a partir de 25 €.  

Paulo Freitas do Amaral

(Professor de História)

24/11/2023  18:59

A importância da introdução do exame de língua portuguesa para aceder às universidades americanas (USA)

Por Paulo Freitas do Amaral / Twenty4news

Num país em que o sector educacional é fortemente marcado pela descentralização administrativa, a criação de um exame nacional de língua portuguesa constituiria uma oportunidade de favorecer de forma decisiva o ensino do português nos EUA.

Neste país, os exames nacionais são da responsabilidade do College Board, entidade privada sem fins lucrativos norte-americana. Os alunos que se submetem a este exame são os alunos finalistas do ensino secundário que querem aceder às universidades.

O âmbito nacional dos exames e o seu peso no sistema educacional norte-americano, sugerem que a inclusão da língua portuguesa constituiria por si só, um maior incentivo para a dinamização em geral do ensino do português nos EUA, pois contribuiria para estimular a procura e oferta de cadeiras de português no sistema secundário público e privado norte-americano; para aumentar o número de alunos a estudar temas portugueses nas universidades, para aumentar o prestígio em geral do português nos EUA; para o estabelecimento de práticas de ensino da língua; para a certificação de conhecimentos e para a criação de materiais de apoio.

Seria vantajoso que as entidades portuguesas e porque não também, a Fundação Luso-americana insistirem com a Câmara dos Representantes e com o College Board, no sentido de chegar a acordo quanto à introdução no ensino do exame de língua portuguesa para acesso às Universidade americanas.

Com mais de 10.000 alunos inscritos em cadeiras de português em escolas oficiais americanas, seria importante, o ministro dos negócios estrangeiros português, que também já presidiu à Fundação Luso-americana e que está bem inteirado sobre este assunto, realizar diligências no sentido de criar mais oportunidades a todos os lusófonos que queiram ir estudar para aquele país. Não poderemos esquecer aqui a importância da comunidade brasileira nos EUA e toda a articulação que poderia haver entre diplomatas lusófonos, e luso-eleitos, no sentido de obter esta importante conquista para a difusão da nossa Língua.

O ensino da língua portuguesa encontra-se assim numa posição de superioridade em relação a outras línguas já reconhecidas pelo College Board como é o caso da língua coreana. Fica aqui o apelo às entidades para um pequeno passo que pode beneficiar muitos lusófonos nos Estados Unidos da América.

18/11/2023  02:27

"Alma D`Art" by Fátima Lopes / Homenagem Ruy de Carvalho & Simone de Oliveira

Na passada quarta-feira, 15 de Novembro, a Estilista Fátima Lopes apresentou, no elegante Salão do Trono do Palácio de Queluz, a sua mais recente Coleção Outono Inverno 2023/4.

Sofisticação, Arte, Sensualidade, Glamour, e a já usual irreverência desta criadora de moda, servem de mote à Coleção a que deram o corpo mais de 70 Manequins profissionais, masculinos e femininos, e ainda alguns artistas convidados, de relevante importância, que fazem parte de toda uma surpresa em que o passado se mistura com o presente e se projeta no futuro Ver mais... 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Paulo Freitas do Amaral

(Professor de História)

03/11/2023  18:37

Os tiros nos pés dos sindicatos dos professores

Por Paulo Freitas do Amaral/Twenty4news

Ontem assisti na TV ao eterno Mário Nogueira, líder do sindicato Fenprof a atacar o outro presidente André Pestana, líder do STOP, dando uma imagem de desunião perante o governo. Mas o pior de tudo é que ambos os sindicalistas tiveram afirmações totalmente absurdas a propósito das reivindicações dos professores. 

Mário Nogueira ficou preso na questão do tempo de serviço e ataca desalmadamente uma nova geração de professores que não usufruiu de profissionalização paga pelo Estado como havia no tempo em que ele se formou e André Pestana faz afirmações em que convoca uma greve de duas semanas dos professores estando com este anúncio a provocar uma viragem da opinião pública contra a sua própria classe profissional que está farta de greves.

Estes dois sindicalistas estão cada vez mais a barricar-se nas suas lutazinhas pessoais dos professores unicamente com mais de 20 anos de serviço e a abdicar das situações de todas as gerações mais novas.

O governo entendeu bem o "calcanhar de Aquiles" dos professores e a melhor forma de os dividir,  pondo os sindicatos a falar contra os colegas de profissão mais novos e sobre o seu pouco tempo de serviço. 

Os sindicatos caíram na esparrela e atacaram os professores que têm de pagar um mestrado do seu bolso graças ao tratado de Bolonha para serem professores, ao contrário da profissionalização financiada que havia no tempo dos professores que se queixam de terem ficado com as suas carreiras congeladas por Passos Coelho.

Tenho muitas dúvidas que haja novamente uma mobilização de professores como vimos no passado e até posso arriscar dizer que o Governo ganhou a luta de levantar avante as suas decisões. 

A divisão numa luta enfraquece e fere de morte. A meu ver, foi o que aconteceu com a luta dos professores com o governo.

31/10/2023  00:05

Evanna Lynch, da saga Harry Potter, estará presente na Comic Con Portugal 2024

A Comic Con Portugal anuncia Evanna Lynch, conhecida como Luna Lovegood na saga de “Harry Potter”, como convidada para a edição comemorativa dos 10 anos.

Famosa pela representação nos últimos quatro filmes da saga cinematográfica de Harry Potter (Ordem da Fénix, Príncipe Misterioso e Talismãs da Morte: Parte 1 e 2), Evanna dá vida a Luna Lovegood. Um pouco misteriosa, Luna tem um papel importante como aliada de Harry na luta final contra Voldemort. Pertencente à Casa Ravenclaw de Hogwarts e amante de animais, viria a tornar-se uma Magizoologista como Newt Scamander.

Evanna vai conhecer os fãs a 22 de março, que terão a oportunidade de ter uma experiência única ao interagir no painel, fazer perguntas, tirar fotos e assinar autógrafos. 

A carreira de Evanna começou aos 14 e não mais abandonou a representação. Este ano foi protagonista em “Under the Black Rock”, no Arcola Theatre de Londres, e fez parte do elenco de “My Name is Emily”, peça nomeada para vários prémios e vencedora no festival de Cinema de Galway. Protagonizou a série Silent Witness 24 em 2021 e dará vida a Lucia Joyce em “James and Lucia”, atualmente em produção. O livro de estreia foi publicado em outubro de 2021, “O Oposto da Caça às Borboletas” (editado em Portugal pela Editora Leya), no qual confronta as contradições interiores e como superou o transtorno alimentar que a colocou em risco de vida.

Ativista, profissional do cinema e teatro, da televisão aos videojogos, de audiobooks e podcasts a livros e videojogos, a versátil irlandesa de 32 anos vai espalhar magia pelos fãs de todos estes universos a 22 de março de 2024. A primeira fase da venda de bilhetes termina em breve. 

Na Geek Week, que decorre entre 31 de outubro e 5 de novembro, o público poderá saborear pratos temáticos baseados na Cultura Pop em restaurantes das cidades de Porto, Matosinhos e Gaia. A marca estará presente nas duas etapas da Surf Cup em Matosinhos e na exposição de Cosplay no Porto. Iniciativas passadas incluem a celebração do Batman Day, com a projeção do Batsignal na Casa da Música, e a Presentation for Brands, onde marcas e parceiros ficaram a par das novidades da edição de 2024 e foi anunciada a Agência de Talentos “Popculture Agency (Artists for Hire)”. A Comic Con Portugal é um evento que promove a indústria da Cultura Pop no nosso país. Através da sinergia com as Câmaras Municipais de Porto, Matosinhos e Gaia, pretende estender a experiência além do evento com um leque vasto de iniciativas que envolvem o público dos municípios.

Fonte: Comic Con Portugal

Paulo Freitas do Amaral

(Professor de História)

29/10/2023  15:01

Será bom para os portugueses ter juízes com apenas 24 anos?

Por Paulo Freitas do Amaral/Twenty4news

Em Portugal, um aluno exemplar que não reprove nenhum ano e que tenha sempre aproveitamento escolar passando com sucesso no curso no CEJ-Centro de Estudos Judiciários que dá acesso à profissão de juiz poderá a exercer profissão com apenas 24 anos de idade…

Será bom para a justiça em Portugal formar juízes com apenas 24 anos?

Eu penso que não. Penso que um jovem aos 24 anos, não tem a experiência de vida suficiente e experiência numa sala de audiências que lhe permita ajuizar determinadas situações que só a vida e o trabalho nos ensinam.

A valorização do conhecimento empírico em certos países é feita, ao contrário de Portugal, com grande critério no que diz respeito ao conhecimento das dificuldades da vida e que apenas os 24 anos de vida de um jovem que provavelmente passou a maioria do seu tempo de vida a estudar, não dão...

Para ser juiz na Inglaterra, por exemplo, é preciso exercer a advocacia pelo menos cinco anos. No caso dos tribunais de segunda instância e superiores, o tempo mínimo de experiência sobe. No Supremo, por exemplo, é preciso ter atuado nos tribunais como advogado pelo menos 15 anos. Ou seja, neste último caso só se é juiz para lá dos 40 anos de idade…

É paradoxal em Portugal termos o caso de uma juíza, Assunção Esteves, que enveredou pela política e que se reformou aos 42 anos de idade com 7 255 euros de pensão, uma vez que a lei permite a um juiz do tribunal constitucional reformar-se aos 40 anos de idade com apenas 10 anos de serviço… A mesma idade com que se pode começar a exercer o cargo de juiz no Supremo Tribunal em Inglaterra…

Embora Portugal apresente melhores dados de igualdade entre sexos no acesso a esta profissão, penso que se deveria repensar a experiência dos candidatos a juízes antes de entrarem pela primeira vez num tribunal sem qualquer género de experiência…

Tenho a noção que há poucos juízes no sistema de justiça, mas na minha perspetiva é importante a experiência de vida e a experiência dentro de um tribunal para poder decidir e impor a autoridade com sapiência perante todos os agentes dentro de uma sala de audiências.

É óbvio que mais tarde, ou mais cedo, tudo se aprende…, mas os primeiros anos de juiz para estes jovens não devem ser fáceis…como dizem alguns estudos recentes sobre a saúde mental de quem tem esta profissão que mexe com as nossas vidas de forma determinante.

26/10/2023  01:13

IMPRESA DISTINGUIDA NOS PRÉMIOS M&P CRIATIVIDADE EM AUTOPROMOÇÃO & INOVAÇÃO EM MEDIA

A IMPRESA foi mais uma vez distinguida nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoção & Inovação em Media. O Grupo IMPRESA foi o grupo mais premiado tendo recebido um total de 21 prémios distribuídos pelas marcas, SIC, SIC Mulher e Expresso que receberam prémios Ouro, Bronze e Prata nas categorias de Criatividade em Autopromoção e em Inovação e Media, em vários projetos que estavam nomeados. 

 Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA, recebeu um Prémio de Mérito pela iniciativa dos 50 Anos do Expresso.

Todas as distinções:

 TELEVISÃO

 CAMPANHA INSTITUCIONAL 

SIC 30 ANOS – PRATA

SIC MULHER 20 ANOS – BRONZE

 CAMPANHA INFORMAÇÃO

GUERRA NA EUROPA – PRATA

 CAMPANHA PGM INFORMAÇÃO

QUANDO O ÓDIO VESTE FARDA – BRONZE

 CAMPANHA ENTRETENIMENTO 

VALE TUDO – PRATA

CAMPANHA FICÇÃO NACIONAL

LUA DE MEL – BRONZE

SANGUE OCULTO – BRONZE

 EVENTOS PROJECTOS ESPECIAIS

NOVA TEMPORADA – BRONZE

SIC 30 ANOS – PRATA

GENÉRICO

FLOR SEM TEMPO – PRATA

CAMPANHA DIGITAL REDES SOCIAIS

SIC 30 ANOS – PRATA

CAMPANHA IMPRENSA

SIC 30 ANOS – BRONZE

IMPRENSA

CAMPANHA INSTITUCIONAL 

EXPRESSO 50 ANOS – PRATA

CAMPANHA ASSINATURAS E SUBSCRIÇÕES

VERÃO EXPRESSO – BRONZE

AÇÃO ESPECIAL 

EXPRESSO 50 ANOS – OURO

PROMOÇÃO EVENTO/PROJECTOS ESPECIAIS

EXPRESSO HABITAÇÃO MONOPÓLIO – PRATA

EXPRESSO 50 ANOS- BRONZE

CAMPANHA DIGITAL/REDES

EXPRESSO 50 ANOS – BRONZE

INOVAÇÃO MEDIA

TELEVISÃO

DIGITAL MULTIPLATAFORMA TV

É BOM VIVERMOS JUNTOS – PRATA

IMPRENSA

INOVAÇÃO EDITORIAL

NFT EXPRESSO – PRATA

PODCAST DEIXAR O MUNDO MELHOR - OURO

Os prémios, foram entregues no passado dia 24 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Espaço Montes Claros. 

Fonte: Gabinete de Comunicação Impresa

Paulo Freitas do Amaral

(Professor de História)

26/10/2023  00:37

A transição de tutela do SEF e os seus perigos para a democracia

Por Paulo Freitas do Amaral/Twenty4news 

Quando se fizeram as leis orgânicas do Estado Português no início da nossa democracia,  com a finalidade de evitar novamente a criação de uma ditadura, houve o cuidado de repartir as forças policiais por diferentes ministérios. 

A PSP ficou sob tutela do ministério da administração interna juntamente com o SEF, a polícia judiciária ficou sob tutela do ministério da justiça, a GNR ficou sob tutela do ministério da defesa e o SIRP (serviços secretos), embora não seja uma força policial ficou sob tutela do ministro da presidência.

Esta divisão policial pelos diferentes ministérios fez-se com o objetivo de não existir a concentração do poder policial num só governante, não fosse naquela época conturbada após o 25 abril de 1974 ou noutra altura qualquer, aparecer um ministro "meio louco" liderando grande parte das polícias e que resolvesse levar a cabo um golpe de estado , impondo desta forma, novamente uma ditadura.

Passados quase 50 anos do 25 de abril de 1974, os democratas portugueses têm de se manter vigilantes e saber que o perigo das ditaduras surgirem novamente poderá ser uma possibilidade bem real, a par de uma manipulação da informação que nos está a levar ao condicionamento de acesso à informação e por sua vez à diminuição da nossa Liberdade.

A passagem dos Serviços Secretos (SIRP) para tutela direta do primeiro ministro e a concentração do poder do SEF nas competências da polícia judiciária são alterações que não beneficiam o uso da Liberdade e a proteção que o Estado tem de ter em relação a potenciais tentativas de destruição da democracia.

O espírito que esteve por base quando se criaram as leis orgânicas dos diferentes ministérios no período da fundação da democracia fica assim adulterado. 

A concentração policial num "super ministério" policial é perigoso para a democracia.  A informação utilizada para fins políticos também é uma ameaça que com estas alterações orgânicas ficará mais real.

Daqui em diante, o primeiro ministro e o ministro da justiça verão os seus poderes reforçados e a frase que António Costa gosta tanto de dizer "À política o que é da política e à justiça e o que é da justiça" será cada vez menos uma realidade... para mal da nossa democracia.

23/10/2023  13:18

Media Capital e FIL, assinam protoloco de colaboração

Por Redação

O Grupo Media Capital e a FIL são, de agora em diante, parceiros institucionais. O acordo, firmado no início do mês de outubro, resulta de um entendimento entre as partes sobre a responsabilidade social que têm e baseia-se no desejo de ambos de criar valor.

Tanto a Media Capital, através da informação que difunde nos seus diversos canais, como a FIL, por via dos eventos que promove e que tocam públicos distintos, têm por missão partilhar conhecimento que motive as pessoas, envolva as organizações e dinamize a sociedade.

Por intermédio deste protocolo, iniciativas nacionais e internacionais como a Lisbon Games Week, Salão Imobiliário de Portugal (SIL), Futurália, Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) ou a Feira Internacional do Artesanato (FIA), agendadas para 2023 e 2024, podem ter visibilidade nos canais do Grupo Media Capital, amplificando as marcas e as personalidades envolvidas.

Foto: DR

Para o Diretor de Comunicação da TVI, Ricardo Sampaio Maia, “esta parceria faz todo o sentido pelo know-how, capacidade de mobilização e visibilidade que a FIL aporta às suas iniciativas. Do nosso lado, todos os eventos que possam contribuir para o desenvolvimento cultural económico e social do nosso país vão encontrar acolhimento total. Estamos disponíveis para antigas e novas formas de apoio, seja na divulgação, seja no tratamento editorial”.

Já para Pedro Braga, Diretor-geral Adjunto da FIL, “com este acordo criam-se as condições necessárias para desenvolver em conjunto uma diversidade de novos conteúdos que muito vão enriquecer os eventos que a FIL organiza”. “Conhecemos a capacidade e o know-how da Media Capital e sabemos que em conjunto podemos criar mais valor para as empresas e para a economia em geral”, acrescentou.

A próxima ocasião para pôr em prática este protocolo é o evento Lisbon Games Week, entre os dias 23 e 26 de novembro, que contará com o envolvimento e cobertura multiplataforma por parte do Grupo Media Capital.

Fonte: Media Capital

21/10/2023  17:57

Sabia que...

Por António S. Campos/Twenty4news

Neste dia…

… em 1147 termina o Cerco de Lisboa com a consequente conquista da cidade.

Fotos: Wikipédia

O Cerco de Lisboa teve início a 1 de julho de 1147 e durou até 25 de outubro, integrou a Reconquista cristã da Península Ibérica culminando na conquista desta cidade aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques com o auxílio dos Cruzados que se dirigiam para o Médio Oriente, mais propriamente para a Terra Santa. Foi o único sucesso da Segunda Cruzada.

… em 1520 Fernão de Magalhães descobre um estreito agora conhecido como Estreito de Magalhães. 

O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul continental. Situa-se entre o continente a norte e a Terra do Fogo e cabo Horn a sul. Este estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

.… em 2008 é lançado o sistema operacional móvel Android.

Android é um sistema operacional  (SO) baseado no núcleo Linux, projetado principalmente para dispositivos electrónicos  (como smartphones e tablets) com tela sensível ao toque ou interface de usuário baseada na manipulação direta desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google. Possui interface específica para aparelho televisivo (Android TV), Carros (Android Auto) e relógios inteligentes (Wear OS). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais, como o teclado virtual. Apesar do foco ser dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consolas de videogames, câmaras digitais, computadores,  computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Fonte: Wikipédia 

17/10/2023  22:40

Autoridade do Turismo da Tailândia marca presença  no International Golf Travel Market (IGTM) 2023

Por Redação

A Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT) irá marcar presença no International Golf Travel Market (IGTM) 2023, que se realiza na Fil, em Lisboa, entre 16 e 19 de outubro. Além de um espaço dedicado a este destino, a iniciativa contará com a presença de Nanthasiri Ronnasiri   Diretora da TAT para o Sul da Europa, que aproveitará o momento para visitar o nosso país e promover encontros com operadores turísticos e outros parceiros nacionais. No stand da TAT estarão também elementos do departamento de marketing de Banguecoque, designadamente especialistas no produto Golfe.

A Tailândia encontra-se no TOP 20 dos países com maior número de campos de Golfe no mundo, ocupando a 18ª posição com 317 campos, sendo o único país do Sudeste Asiático, que figura neste ranking.

Nos últimos anos, temos assistido a uma tendência crescente de entusiastas do desporto que procuram aliar a prática do Golfe a umas férias inesquecíveis. A Tailândia tem feito um percurso exemplar a este nível, acolhendo circuitos de golfe de prestigio internacional, como o LIV Golf Invitation, o Honda LPGA Thailand, ou o Thailand Classic em fevereiro.

A oferta no que a este desporto diz respeito tornou-se uma parte integrante da indústria turística da Tailândia, atraindo simpatizantes e praticantes desta modalidade desportiva em todo o mundo. Existem várias razões que fazem da Tailândia um destino perfeito para férias de golfe: o clima, a variedade e qualidade dos campos, a diversidade de destinos, os caddies experientes e a diversidade de oferta enquanto destino turístico.

Os principais destinos de golfe na Tailândia, são:

. Pattaya – Excelente para famílias ou viajantes individuais que gostam de turismo desportivo. Localiza-se a Sudeste de Bangkok.

. Khao Yai - Um destino com vários campos de golfe. Fica a apenas duas horas e meia de carro de Bangkok.

. Hua Hin-Cha am - Localizado no lado Oeste do Golfo da Tailândia, a aproximadamente três horas e meia de carro de Bangkok.

. Chiang Mai - Uma enorme província no Norte. Apenas a uma hora de voo de Bangkok a sua paisagem montanhosa proporciona um cenário deslumbrante.

. Phuket-Phang - é um destino popular para os amantes da praia.

Mais informações 

Fonte: Jervis Communication & Marketing 

16/10/2023  16:35

Lisboa recebe "EXPONOIVOS"

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Todos os anos as novas ideias e detalhes são oferecidos por criativos e talentosos organizadores de casamentos que partilham as suas criações no maior Evento Nacional, a EXPONOIVOS no passado dia 15 de outubro, recebeu na FIL milhares de pessoas. Considerada a melhor Feira Nacional, o empenho e dinamismo de várias empresas, parceiros e  visitantes nos dois dias, são o reflexo de um mercado em franco crescimento e a oferta é feita para todos os gostos e carteiras. Os portugueses, já revelaram ter bom gosto e na hora de decidir a data do seu casamento o valor em custos não é obstáculo quando o maior desejo é casar e ser feliz.

A oferta é variada para uma data tão especial e por isso mesmo os designers, fotógrafos, vendedores, estilistas e muitos outros profissionais transportam para a realidade, experiências interativas para todos os gostos e graus de exigência.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Uma planificação à medida das necessidades, com gastos bem definidos e sem desperdício, produtos amigos do ambiente que farão a beleza ganhar forma num clima de glamour. O clássico é a opção intemporal, com detalhes mais ousados numa decoração de mesa dentro dos mesmos padrões que conjugam com guardanapos e pratos, além de novos elementos adicionais como cristais, que fazem o parceiro perfeito para acentos de ouro no luxo de qualquer aspecto de estilo. 

Nos dois dias de feira, a beleza foi rainha e ganhou forma com as tendências nupciais nos desfiles habituais a fecharem com chave de ouro o elegante e profissional EXPONOIVOS.

06/10/2023  03:10

BONE EATERS, BASTARDS AND BUSKING MONKEYS

Exposição individual de Gary Myatt // Exposição individual de Gary Myatt 

6 OUT - 4 NOV 2023


Um Baco gordo bêbado cavalga brutalmente nas costas de um porco, criando o caos, e destruindo tudo o que é decente ao seu redor. Podemos vê-lo a cagar no seu trono; ou a voar alto sobre as térmicas da sua imaginação febril; perdido em devaneios e fantasiando sobre a sua própria grandeza. 

A arrogância e a soberba abundam… e tal como o trágico Ícaro, estas personagens arrogantes são ocasionalmente queimadas e caem por terra. Pensamentos como este são o tipo de coisas que se infiltraram na minha prática de estúdio nos últimos 7 anos, e que se manifestaram sob a forma de esculturas, desenhos, pinturas e pinturas de colagem. Uma seleção das obras realizadas durante esse período é apresentada nesta exposição individual no Espaço Exibicionista.

Um Fat Bacchus bêbado cavalga nas costas de um porco, enquanto cria estragos e destrói tudo ao seu redor que seja decente. Ele pode ser visto cagando em seu trono; ou elevando-se acima das térmicas de sua imaginação febril; perdido em devaneios e fantasiando sobre sua própria grandeza. Arrogância e arrogância abundam… e como o trágico Ícaro, esses personagens arrogantes são ocasionalmente queimados e caem no chão. Pensamentos como esse são o tipo de coisa que alimentaram minha prática de estúdio nos últimos 7 anos e se manifestaram na forma de esculturas, desenhos, pinturas e colagens. Uma seleção dos trabalhos realizados nesse período é apresentada nesta exposição individual no Espaço Exibicionista.

03/10/2023  23:10

Sabia que...

Por António S. Campos/Twenty4news

Neste dia…

3 de outubro de 1990, a República Democrática Alemã é abolida e torna-se parte da República Federal da Alemanha.

A reunificação da Alemanha foi o processo de 1990 em que a República Democrática Alemã  (RDA/Alemanha Oriental) foi anexada pela República Federal da Alemanha  (RFA/Alemanha Ocidental), ao reunificar a nação da Alemanha e a cidade de Berlim. O final do processo de unificação é conhecido oficialmente como Unidade Alemã, comemorado no dia 3 de outubro (Dia da Unidade Alemã). Depois da reunificação alemã, Berlim foi novamente designada como a capital da Alemanha reunificada.

O regime da Alemanha Oriental começou a vacilar em maio de 1989, quando a remoção da cerca na fronteira com a Hungria abriu um buraco na Cortina de Ferro, o que causou o êxodo de milhares de alemães orientais, que fugiram para a Alemanha Ocidental e para a Áustria, através do território húngaro. A Revolução Pacífica, uma série de protestos promovidos por parte dos alemães orientais, levou às primeiras eleições livres da RDA, em 18 de março de 1990, e ao início das negociações entre a RDA e a RFA, que culminaram no Tratado de Unificação. A Alemanha Unida é considerada uma continuação ampliada da República Federal e não um Estado sucessor. Como tal, a Alemanha Ocidental manteve a sua participação em organizações internacionais, incluindo a Comunidade Europeia (mais tarde a União Europeia) e a NATO, enquanto abriu mão da filiação ao Pacto de Varsóvia e a outras organizações internacionais as quais só a Alemanha Oriental pertencia.

Fonte: Wikipédia

02/10/2023  10:22

Ruy de Carvalho, homenageado nos Globos de Ouro

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De pé, em uníssono, o Coliseu dos Recreios em Lisboa, homenageou a vida, a paixão, a arte, o pensamento, o sonho sentido em palco durante a vida, do ator mais conhecido do público e o mais condecorado pelo governo português, Ruy de Carvalho.    

Defensor acérrimo da cultura portuguesa e do teatro que considera “uma arte maior”, é preenchido de uma sensibilidade extrema e uma inteligência profunda que marcam o seu rosto com as emoções das suas interpretações e a forma como interioriza e transmite os movimentos da alma dos personagens que interpreta, Ruy de Carvalho tem a faculdade intemporal de pisar o palco e ser “um ator com a grandeza e a arte de representar” que só os melhores conseguem.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Um gigante com pés de aço, Ruy de Carvalho nunca quebrou em palco, esculpiu sempre os seus personagens de forma subtil e minuciosamente como se tratassem de estátuas de neve, atuando para além das suas interpretações  como um artista versátil e criativo. Ruy de Carvalho, é um ator exímio, igual a si próprio, um mestre que exemplifica bem o que é a cultura e a arte de representar,  a sua habilidade dramática é um dom natural e dificilmente pode ser ensinado ou trespassado para outras gerações. 

“A vida é um palco e eu sou um ator que não se cansa de representar” 

Ruy de Carvalho

#cultura #teatro #ator

01/10/2023  23:58

Globos de Ouro, a cerimónia mais esperada do ano 

Por José A. Carvalho/Twenty4news 

A Gala da Entrega dos Globos de Ouro, é um dos eventos mais esperados do ano, pelo público e pelos nomeados, que ao longo da sua vida dedicam todos os seus conhecimentos e motivações, à mais consagrada expressão simbólica humana – a cultura.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

O Coliseu, foi o palco para a XXVII Gala dos Globos de Ouro, momento mais esperado do ano e sem dúvida o mais elegante, com a red carpet a impressionar pela confeção de alta costura a que nos habituaram os grandes estilistas na iluminação de corpos esbeltos e bem definidos, que sempre desfilaram ao longo de todas as edições anteriores. A cultura está de parabéns, da música ao teatro, do cinema à moda, os nomeados são de facto o reflexo do saber ser, saber estar, saber saber e saber fazer, razão pela qual hoje dia 01 de Outubro no Coliseu dos Recreios, receberam em mão o tão desejado Globo de Ouro. Numa noite de estrelas, os consagrados vencedores nas diversas categorias elevaram a cultura ao seu mais alto nível tornando-a mais rica e intocável.

#globosdeouro #sic

Andréia Rodrigues

Styling Helena Assédio Maltez e Paula Moldes

Vestido Stivali Boutiques

Sofia Ribeiro

Styling Tiago Filipe Baptista

Vestido João Rolo Couture

Raquel Sampaio

Styling Sérgio Onze

Vestido Baro Lucas

Zulmira Ferreira

Vestido Rostos de Sal

MUA Zeca Azevedo – Academia

Sara Matos

Vestido Marques Almeida

Hair Joana Oliveira by Hair Fusion

Carolina Patrocínio

Styling Gonçalo Mello

Vestido Elsa Barreto 

Madalena Abecasis

Styling Raquel Guerreiro

Vestido Marques Almeida 

Diana Chaves

Styling Tiago Filipe Baptista

Vestido Rahul Mishra by The Closet Vilamoura

29/09/2023  11:23

Amoreiras, Shopping Day 2023

Por José A. Carvalho/Twenty4news

No passado dia 27 de setembro, o "Amoreiras Shopping Day" foi o dia mais aguardado dos amantes do Shopping dos Lisboetas com o Amoreiras Shopping Center a celebrar o seu 38º aniversário na presença de convidados numa festa com muita música e animação que durou 13 horas.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Para quem aprecia finais de tarde e procura sempre uma vista arrebatadora, a oportunidade foi perfeita para passar pelo emblemático miradouro "Amoreiras 360° Panoramic View", com as portas abertas ao público, gratuitamente, entre as 10h e as 22h, com uma sunset party com DJ.

Com início agendado para as 20h, Marisa Liz surpreendeu com um concerto único e envolvente. Numa zona VIP dedicada e exclusiva para o efeito, várias figuras públicas e caras bem conhecidas do público português, marcaram presença nos 38 anos de história do espaço comercial mais icónico da capital e do país, onde tudo foi pensado ao pormenor para que celebrassem este dia, num ambiente de festa que durou até ao final da noite.   

27/09/2023  02:25

Novela “PARA SEMPRE”, nomeada para os International Emmy Awuards

"Para Sempre" é o único projeto nacional reconhecido, num total de 56 nomeados de 20 países

A novela “Para Sempre”, produzida pela Plural Entertainment Portugal e emitida pela TVI foi nomeada na categoria de Telenovela nos International Emmy Awards. Por duas vezes vencedora deste prémio na categoria Telenovela (“Meu Amor” em 2010 e “Ouro Verde” em 2018), a Plural Entertainment Portugal e a TVI recebem, agora, a oitava nomeação nesta categoria.

Com autoria de André Ramalho, Direção de Projeto de Francisco Antunez e Produção de Ana Almeida, “Para Sempre” reuniu no seu elenco nomes como Diogo Morgado, Inês Castel-Branco, António Capelo, Marina Mota, Matilde Mello Breyner, Pedro Sousa, Patrícia Tavares, Mafalda Marafusta, Paulo Pires, Sara Prata, Madalena Aragão e Sofia Grillo entre muitos outros atores. Esta novela conta-nos a história de Pedro que, com um passado misterioso e abandonado em criança à porta de uma igreja, descobre que a mãe era rica e não tinha razão aparente para o abandono. Encontrá-la torna-se o seu maior propósito, mas a chave do segredo está com o homem que o criou.

“Para Sempre” está em competição direta com novelas do Brasil e Turquia. A Plural Entertainment Portugal, produtora europeia mais vezes nomeada na categoria Telenovela nos International Emmy Awards, reforça mais uma vez a qualidade dos seus produtos e profissionais. Com esta nomeação, a Plural dá mais um passo no percurso de internacionalização dos seus produtos.

Os vencedores dos mais importantes prémios internacionais de televisão serão anunciados no próximo dia 20 de novembro, numa cerimónia em Nova Iorque.

Fonte: TVI

26/09/2023  20:01

"Papel Principal", a novela da SIC que promete 

Por José A. Carvalho/Twenty4news

A principal personagem, é de Carolina Carvalho que veste o papel de Aurora, uma conhecida atriz de comédia e de revista portuguesa, com quem falamos: “é uma área completamente fora da minha zona de conforto porque eu nunca fiz revista, tentei ao máximo preparar-me, tive ensaios de dança, de canto, estive em estúdio, tive professor e transferi o que aprendi para este musical”.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

A atriz contracena com Ângelo Rodrigues num par romântico, que nos disse: ”o meu personagem, o Fred estava nos Estados Unidos, é um homem casado, o pai morre e tem necessidade de voltar a Portugal para supostamente levantar os negócios que o pai faliu. Entretanto, encontra a Aurora (Carolina Carvalho) num cartaz na rua e percebe que ela tornou-se numa celebridade e vai ao seu espetáculo, mas ao vê-la reacende uma paixão da sua adolescência”. 

Nesse sentido, o sucesso de Aurora (Carolina Carvalho) é ameaçado pelo desejo de vingança da personagem rival, uma vilã interpretada por Margarida Vila-Nova, que em exclusivo para a Twenty4news, disse: “ Quando o Daniel me faz o convite para o “Papel Principal”,  a descrição sobre a minha Lúcia foi irresistível, sempre achei que os projetos aparecem na altura e momento certo e eu já não fazia telenovelas há três anos, é um formato de que gosto, mas a longo prazo é cansativo e desgastante. Nestes últimos anos, tive tempo e espaço  para fazer teatro, cinema e séries, mas quando recebi a chamada do Daniel Oliveira sobre a descrição do projeto, da minha personagem (a vilã Lúcia), do núcleo de atores com os quais iria trabalhar e do coordenador Jorge Cardoso, foi irrecusável”.

O "Papel Principal" estará associado a outros projetos em várias plataformas,  como nos disse Daniel Oliveira: “Alguns dos atores que entram na novela, são estrelas numa Sitcom que vai existir ao sábado à noite que estreia dia 30 deste mês. Haverá também, uma série juvenil que neste momento tem um casting aberto para jovens atores que vai existir na OPTO em exclusivo a partir do final do ano, em suma, temos um projeto multiplataforma que toca em todos os públicos”.

A novela “Papel Principal”, conta ainda com a participação dos atores José Mata, António Fonseca, Marco de Almeida, Vitória Guerra, Joaquim Monchique e Mafalda Vilhena. 

#sic #novelas #papelprincipal #telenovelas #atores #opto

22/09/2023  02:38

MORANGOS COM AÇÚCAR, estreiam a 23 de Outubro!

A TVI e a Prime Video revelaram o trailer final, poster e a data de estreia do tão aguardado reboot de “Morangos com Açúcar”. O revival da série que marcou diferentes gerações em Portugal vai estrear em simultâneo na TVI e na Prime Video a 23 de outubro. Os dez episódios da primeira temporada vão ser emitidos, semanalmente na TVI e ficarão todos disponíveis, no mesmo dia, na Prime Video. A segunda temporada, também com 10 episódios, vai ser lançada no início de 2024 e a terceira chega antes do verão de 2024.

A TVI mostra-se satisfeita com o regresso de uma marca com um peso incontornável no mercado audiovisual português. O regresso de “Morangos com Açúcar” reforça a ambição em dar a oportunidade a novos talentos na área da representação apostando no reboot de uma série que ao longo da sua história ficou marcada por ser a primeira porta para nomes atuais da representação portuguesa como Pedro Teixeira e Rita Pereira, sendo que ambos também fazem parte do elenco do reboot da série.

A 23 de outubro, não perca, “Morangos com Açúcar” na TVI e na Prime Video.

Ver trailer 

Fonte: TVI

20/09/2023  17:10

“Brilhante” - Tesouro dos Tesouros

Por José A. Carvalho/Twenty4news

"Brilhante", uma série documental com seis episódios, cada um dedicado a uma das peças do Tesouro Real exposto numa caixa forte e protegido por uma porta de cinco mil toneladas no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Transmitido em streaming na OPTO, é um trabalho exímio na sua conceção, um programa que começa com a expressão “Tesouros do Tesouro”, porque as peças têm uma beleza sublime e todas elas com uma história associada antes, durante e depois da sua criação, que revela muito sobre o que fomos e somos com a sensação de sentirmos uma experiência metafisica sobre o passado e a antevisão do futuro. Os objetos, foram selecionados pela qualidade, pelo valor intrínseco e simbólico dos mesmos, entre eles a caixa de tabaco, uma peça encomendada pelo Rei D. José ao ourives de D. Luís XV em 1756 ou seja, um ano depois do terremoto de Lisboa de 1755. A ideia de D. José, ao fazer a encomenda teve como objetivo, informar o Rei de França: “Eu tenho a minha capital destruída, mas eu continuo a ser o Senhor e Rei dos diamantes”. Uma caixa , ornamentada com 900 diamantes e 200 esmeraldas encrostadas em ouro avaliada por 18 milhões de euros, exemplo na época, da opulência de Portugal no mundo.    

“Brilhante”, é uma série documental apresentada por Teresa Dimas, jornalista e pivot da SIC que abre a caixa de pandora numa narrativa real sobre o tesouro do país; “Foi desafiante porque é contar uma história que tem como base um objeto e as imagens são muito difíceis de conseguir ”, explicou Teresa Dimas.    

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

19/09/2023  15:22

“O Clube” | 4.ª Temporada

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Uma série que estreou no serviço de streaming da SIC em 2020, com um enredo dramático sobre histórias vividas na noite de Lisboa, preenchida por uma excelente realização, técnicos e atores que de forma eximia, transformam a ficção numa realidade quase perfeita de sensualidade, glamour e poder envolvidas no sexo, política e negócios numa narrativa vivida por cada um dos personagens.

De acordo com Daniel Oliveira, a 4.ª Temporada liberta todos os obstáculos criados pela pandemia e consegue elevar o patamar na qualidade em relação às edições anteriores. “O Clube” é uma série que despertou o interesse internacional  pela Amazon Prime parceira da OPTO e da SIC e nesta temporada já se encontra em primeiro lugar nestas plataformas. No dia 22 de setembro “O Clube” estreia a sua 4.ª Temporada em exclusivo na OPTO na primeira fase e logo a seguir no Prime, este é o exemplo do caminho certo para abrir portas para o mercado português.  

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

A atriz brasileira Luana Piovani, que faz parte da trama nacional desde o inicio, em exclusivo para a Twenty4news falou sobre a sua personagem: “Eu estudei as cenas da minha personagem, quais eram, os dramas que haveria de viver, mas dentro da linha psicológica dela...ela é um ser humano muito próximo de qualquer outra mulher, então eu não tive grandes desafios em relação a isso que não fosse algumas cenas de violência um pouco mais difíceis de serem gravadas. Estive sempre, muito bem assistida , sempre dentro do set. Dois terços do dia dela, coincidem com a maior parte da vida das mulheres que não são prostitutas. O prótotipo da prostituta, não se encaixar na sociedade é muito antigo, atualmente elas estão em todos os lugares, nas escolas quando vão buscar os seus filhos, no supermercado a fazer as suas compras, então é uma realidade muito próxima da nossa. O Clube é muito bem aceite, é um entretenimento bom, que gera prazer e satisfação”. Luana, dá vida a uma mulher brasileira e define-a como “mistura de leite e bacalhau” na sua página oficial do Instagram.

Sobre o Segurança / Porteiro de “O Clube” o ator José Raposo que interpreta o personagem, disse: “Este porteiro, é um homem da altura dos anos 80 e eu frequentei estas casas noturnas de Lisboa porque o teatro terminava às duas da manhã, as pessoas e os meus colegas, vínhamos comer e conversar que é uma coisa que hoje raramente se faz. Quanto mais idade, mais vivência e experiência temos, isso ajuda-nos a “beber” as personalidades, os tiques, as formas de estar e ser das pessoas nas várias profissões e idades, classes sociais, etc. No “O Clube” o porteiro é um homem desses tempos, de um país conservador e a série prima pela sua qualidade técnica, escrita, de realização e interpretação que curiosamente absorve até os mais conservadores em relação a estes tabus sobre o sexo. O personagem que interpreto tem uma narrativa real, que começa como porteiro há muitos anos do clube com o antigo patrão que entretanto morre mas é sempre ao longo da vida um homem fiel, aos seus princípios, e entrevem sempre que sente algum desvio na filosofia de “O Clube”. O meu personagem é o fio condutor de toda a ação”.     

Para Daniel Oliveira, a ousadia da SIC, numa série com uma temática universal é fazer diferente do que até aqui foi feito, apesar da grande exposição dos atores o bom gosto e profissionalismo resultam de uma beleza mágica de sensualidade e uma narrativa quase perfeita da realidade.

LuanaPiovani (Michele Faria)

Júlia Palha (Eva)

Mariana Pacheco (Diana)

Margarida Vila-Nova (Vera Leão)

  16/09/2023  15:25 

“Mal Viver” - filme português candidato aos Óscares 2024

O filme “Mal Viver” do realizador João Canijo é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 96ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema.

Depois de uma votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), que decorreu entre 15 de agosto e 12 de setembro, “Mal Viver” foi o filme mais votado. Em consideração estavam também “Légua”, de Filipa Reis e João Miller Guerra (Uma Pedra no Sapato), “Nayola” de José Miguel Ribeiro (Praça Filmes), e “Viver Mal”, também de João Canijo (Midas Filmes).

Produzido e distribuído pela Midas Filmes, “Mal Viver”, com realização de João Canijo, surge como a primeira parte de um díptico com a longa-metragem “Viver Mal” e parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães.

Com antestreia no Festival de Berlim, na competição oficial, “Mal Viver” arrecadou o Urso de Prata – Prémio do Júri, tendo também recebido o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Montevideo e o Grande Prémio e o Prémio do Público no Festival de Las Palmas de Gran Canária, em Espanha. 

A 96ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles (EUA).

Informação sobre o filme 

Fonte: Jervis | Communication & Marketing

15/09/2023  02:56

Nova Grelha de Programas da Globo 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Com o objetivo de transformar a Globo numa televisão ainda mais portuguesa, Rodrigo Nascimento que por sinal é português, é o novo timoneiro que dará um novo rumo à TV Globo depois de suceder a Ricardo Pereira que esteve desde de sempre na Globo durante 47 anos, 13 dos quais em Portugal. Como Head Of International Business EMEA da Globo, Rodrigo Nascimento é o novo diretor em Portugal. 

De acordo com o novo diretor, Portugal desempenha um papel cada vez mais estratégico nos negócios internacionais da estação e o objetivo é dar continuidade ao trabalho maravilhoso de toda a equipa e aproximar ainda mais a Globo do público e do mercado. Dessa forma, a ideia é promover novos negócios, na produção e distribuição de conteúdos assim como novos formatos e modelos para publicidade. Esse processo, que está a decorrer transforma o escritório num ramo de negócios para a Europa, Médio Oriente e África com a finalidade de abrir conversas e fortalecer os relacionamentos existentes nessas regiões.

Foi dado a conhecer hoje, uma revisão completa na programação da nova temporada da TV Globo no canal 10 de entretenimento que resulta de um estudo realizado com carinho pelas equipas presentes que teve como objetivo, compreender as preferências e hábitos dos consumidores / telespectadores incluindo a forma como cada um assiste à televisão paga, em que momento e sempre com a consciência que se tem hoje, de um público cada vez mais atento e informado sobre o tipo de conteúdos existentes. Por essa razão, os investimentos tiveram como foco, uma programação mais alinhada e envolvente, com um forte apelo aos principais seguimentos de publicidade que proporcionam oportunidades únicas para impactar os consumidores com as suas marcas através dos conteúdos da TV Globo.

Em exclusivo para a Twenty4news, tive o gosto de conhecer e conversar com Ricardo Pereira que nos  disse: “A Globo, foi a única empresa para quem eu trabalhei, tive um período com uma produtora minha mas a Globo foi quem me proporcionou tudo...47 anos de trabalho e então é claro que informalmente não dá para ir embora e não ligar mais. Além disso, ainda tenho um contrato com a Globo de consultor para a área internacional, Portugal, Angola, etc. De alguma forma, vou estar ligado mas não diariamente, sou chamado, participo de algumas decisões estratégicas mas está na hora de...”. Como boas recordações de um passado presente,  Ricardo Pereira recorda: “Eu já fiz tudo na Globo, até tirar fotocópias, mas participei em vários projetos, este de Portugal sobretudo era um projeto importante porque enquanto a marca “Globo” era conhecida em Portugal nós éramos muito vistos por exemplo pelo mercado publicitário português, como sendo um canal étnico, um canal feito para os brasileiros expatriados, quando é o contrário; você fala para qualquer português em TV Globo, eles pensam em telenovela, desde Gabriela a Globo é sinónimo de novela”. 

"As pessoas gostam de comunicar, de falar e de compartilhar a experiência vista nas novelas e isso é um valor acrescentado para todos os portugueses". 

Ricardo Pereira | TV Globo

Lilia Cabral | TV Globo

Fernanda Lima | TV Globo

06/09/2023  16:05

NICLES BATATOIDES - Exposição individual de Lara Roseiro

Exposição individual de Lara Roseiro  // Lara Roseiro solo exhibition 

8 - 30 SEPTEMBER, 2023

“Nicles Batatóides” apela a um jogo de palavras através de provérbios com uma perspetiva humorística ou irónica, sugerindo ambiguidades semânticas e uma multiplicidade de sentidos, ou sem sentido algum; alusões inusuais, subtis trocadilhos e graçolas que provocam novos significados.  Explora muitas possibilidades, apresentando várias camadas dentro de um olhar despretensioso: ser livre, caótico, mandar às urtigas, pantomineiro ou até ridículo. É a ambivalência entre a usufruição e o esforço do campo, uma salada tutti-frutti e um estendal de legumes, que permite a preguicite aguda, provocando sorrisos descontraídos. “Nicles Batatóides” evoca uma cenografia Pop por meio de uma composição pictórica, teatral e poética, apresentando composições galhofeiras que lembram os elementos decorativos naturalistas bordalianos: uma cesta com fruta bicada e demasiado madura coberta de mosquedo… mas que biodesagradável!

“Nicles Batatóides” appeals to a wordplay through proverbs with a humorous or ironic perspective, suggesting semantic ambiguities and a multiplicity of meanings, or none sense at all; unusual allusions, subtle puns and jokes that provoke new meanings. It explores many possibilities, presenting multiple layers within an unpretentious look: be free, chaotic, “send to the nettles”, playful or even ridiculous. It is the ambivalence between enjoyment and countryside effort, a tutti-frutti salad and a vegetable rack, which allows acute laziness, producing relaxed smiles. “Nicles Batatóides” evokes a Pop scenography through a pictorial, theatrical and poetic composition, presenting frisky compositions that remind Bordallian naturalist decorative elements: a basket with pecked and overripe fruit covered with mosquitoes… but how bio-unpleasant!

Fonte: Espaço Exibicionista

06/09/2023  16:02

HELMUT NEWTON (1920 - 2004)

A FUNDAÇÃO MOP VOLTA A MARCAR A AGENDA ARTÍSTICA COM UMA GRANDE EXPOSIÇÃO DE HELMUT NEWTON NA CORUNHA

Uma grande exposição que celebra a vida e obra do lendário fotógrafo germano-australiano Helmut Newton (1920-2004) será inaugurada na Corunha, Espanha, neste outono. Helmut Newton - Fact & Fiction decorre de 18 de novembro de 2023 até 1 de maio de 2024.

É a terceira exposição apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez (MOP) e segue-se a uma programação com exposições anteriores de sucesso dedicadas a Peter Lindbergh e Steven Meisel. Helmut Newton - Fact & Fiction foi criada em estreita colaboração com a Fundação Helmut Newton e terá curadoria de Philippe Garner, reconhecido especialista em fotografia; Matthias Harder, Vice-Presidente da Fundação Helmut Newton, e Tim Jefferies, director da Galeria Hamiltons.

Ao longo de uma carreira de seis décadas, Helmut Newton passou a ser considerado um dos principais fotógrafos do mundo. Um prolífico criador de imagens e um visionário genuíno, o seu trabalho continua a ter uma grande influência na fotografia moderna e nas artes visuais de hoje.

A exposição contará também a história faceta pessoal do artista através de uma série de vídeos que mostram Newton a trabalhar e a conversar; imagens pessoais que fornecem contexto sobre sua infância, carreira e parceria com June, a sua mulher; e outros documentos, cartazes, câmeras e equipamentos, adereços, artefactos intrigantes e memorabília.

A curadoria destas imagens de moda e estilo apresenta uma linguagem visual assumidamente ousada de Newton, incluindo os seus icónicos 'Big Nudes' e retratos memoráveis ​​de uma série de personalidades excepcionais que defendem o empoderamento e a auto-expressão - entre eles Andy Warhol, David Bowie, Margaret Thatcher, Charlotte Rampling, Elsa Perretti, Daryl Hannah, Jerry Hall, Naomi Campbell, Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld. 

Como contraponto às suas famosas imagens de moda e estilo, os exemplos menos conhecidos de “paisagens” de Newton serão apresentados na exposição – imagens altamente atmosféricas de lugares que ressoaram nele, de Paris a Los Angeles, de Monte Carlo a Berlim, de Viena a Las Vegas, reflectem também o ambiente muito especial do local da exposição na Corunha.

Marta Ortega disse: “Helmut Newton faz parte daquele grupo celestial de fotógrafos cujas imagens são instantaneamente reconhecíveis como suas. O grande ato revolucionário de Newton foi mudar completamente a forma como as mulheres eram retratadas nas páginas das revistas sofisticadas. Ali estavam mulheres que gostavam de estilo e de moda, que gostavam do poder e do esplendor dos seus corpos, mulheres que eram elegantemente sedutoras e intocáveis. As suas fotografias não eram apenas do seu tempo, mas muito à frente do seu tempo - ele preparou espetacularmente o cenário para os fotógrafos que se seguiram. Poder trabalhar com fotógrafos cuja produção fotográfica admiro há muito tempo é um grande privilégio. Faço-o não apenas com a ambição de enriquecer a vida cultural da Corunha, mas também na esperança de que as futuras gerações de criadores de imagens encontrem a sua própria inspiração no trabalho destes notáveis fotógrafos.”

A Fundação Marta Ortega Pérez (MOP) define-se por três paixões norteadoras: moda, fotografia e A Corunha. A exposição inaugural da Fundação Peter Lindbergh: Untold Stories (2021) atraiu um público de mais de 100.000 visitantes. A segunda exposição, Steven Meisel 1993, A Year in Photographs, baseou-se nesse sucesso, atraindo mais de 130.000 visitantes.

Os fundos angariados através do seu programa de exposições permitiram à Fundação criar um programa educativo e artístico, concebido para promover uma compreensão profunda do trabalho de cada mestre fotógrafo. O programa 2022/2023 envolveu 9.000 alunos e 300 professores de 93 centros educativos de toda a Galiza.

Fonte: Helmut Newton Foundation

05/09/2023  22:50

SIC - Apresentação da nova temporada

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Muitas estrelas, marcaram presença no Capitólio, em Lisboa e a elegância desfilou com sorrisos rasgados sobre uma red carpet de glamour.

Com surpresas para a próxima temporada, habituada a grandes desafios, a SIC apresentou a sua nova oferta, com sustentabilidade futura que resulta na qualidade e localização da produção de conteúdos, com criatividade, excelentes atores e bem conhecidos do público, música, cinema e muito mais, mas a aposta certa para mais um sucesso da SIC, serão sempre as pessoas e o público. 

Entre as novidades apresentadas, os grandes destaques foram para as estreias de "Casados no Paraíso", "Hell`s Kitchen Famosos", a nova novela da SIC "Papel Principal" e também as estreias da Opto o "Clube", (4.ª Temporada) e "Azul". 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

De acordo com o CEO, Francisco Balsemão, “A independência é o maior e o mais importante dos principios basilares da estação. Nós, vemos independência editorial com aquilo que nos diferencia de terceiros, temos como nosso maior trunfo a nossa maior taxa competitiva e isso é algo que não vai mudar. Nós temos, certamente conseguido o reconhecimento dos nossos espetadores e utilizadores, através da nossa credibilidade e do nosso pluralismo, de facto nós queremos ser mais independentes que os nossos concorrentes e com isso conseguimos contribuir para a liderança dos nossos jornais; o “Primeiro Jornal” e o “Jornal da Noite”, razões que contribuíram para os 55 meses consecutivos de liderança da SIC. Além da independência, temos outros valores que nunca iremos negar a sua defesa e a sua promoção e que nos diferenciam dos demais, como a diversidade, a inclusividade e a sustentabilidade, valores que fazem parte do que somos hoje em dia, estão na génese da SIC desde há 31 anos e assim será sempre”.

As grandes surpresas, surgiram pelo lider do Intertenimento da televisão preferida dos portugueses, Daniel Oliveira, que acrescentou; “Nós na SIC gostamos de boas histórias, de atores, atrizes, realizadores, produtores, de técnicos e gostamos de novelas, por isso cuidamos tanto das nossas novelas. A ficção e a novela por excelência, continua a ser um dos géneros mais importantes da televisão generalista e nós na SIC vamos continuar a investir cada vez mais em melhores projetos, vamos investir com mais criatividade, mais recursos, mais talento e mais ousadia”. 

Fonte: SIC

05/09/2023  15:45

Efemérides - Neste dia…

Por António S. Campos/Twenty4news

… em 1494, Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas.

 O Tratado de Tordesilhas foi um acordo internacional assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).

O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango" e Antília Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela. O tratado foi ratificado por Castela a 2 de julho e por Portugal a 5 de setembro de 1494. Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Moluscas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antemeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de abril de 1529.

Do lado português estiveram presentes, Rui de Sousa, senhor de Sagres e Beringel, o seu filho João Rodrigues de Sousa, almotacé-mor, e Aires de Almada, corregedor dos feitos civis na corte e do desembargo real; a embaixada era secretariada por Estêvão Vaz e tinha como testemunhas João Soares de Siqueira, Rui Leme e Duarte Pacheco Pereira. Por parte de Castela e Aragão, o mordomo-mor D. Henrique Henriquez, D. Gutierre de Cárdenas, comendador-mor, e o doutor Rodrigo Maldonado; secretariados por Fernando Álvarez de Toledo, levavam também três testemunhas, Pêro de Leão, Fernando de Torres e Fernando Gamarra. 

No contexto das Relações Internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do Papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais – uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Para as negociações do Tratado e a sua assinatura, D. João II de Portugal  (1477, 1481-1495) designou como embaixador a sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D.Rui de Sousa. Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Archivo General de Indias, na Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal. 

Em 1750, o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar com a assinatura do Tratado de Madrid  – quando novamente ambas as Coroas estabeleceram novos limites fronteiriços para a divisão territorial nas colônias sul-americanas, concordando que rios e montanhas seriam usados para demarcação dos limites. 

Fonte: Wikipédia

04/09/2023 11:45

TVI REVELA O TRAILER E NOVAS IMAGENS DE MORANGOS COM AÇÚCAR

Fotos:  TVI

A TVI e a Prime Video revelam hoje o trailer e as novas imagens do reboot de “Morangos com Açúcar”.

O revival da icónica série da TVI, que estreou há 20 anos, vai ser lançado este outono, em simultâneo, na TVI e na Prime Video. A primeira temporada estreia em outubro com 10 episódios, a segunda temporada, também com 10 episódios, é lançada no início de 2024 e a terceira chega antes do verão de 2024.

O elenco de novos alunos do Colégio da Barra vai incluir Madalena Aragão, Vicente Gil,  Margarida Corceiro, Tomás Taborda, Cláudio de Castro,  Beatriz Frazão, Rui Pedro Silva, António Van Zeller, Catarina de Carvalho, Oskar de la Fuente, Victoria Oliver, Simão Fumega, Gonçalo Braga. Juntam-se ainda, a partir do casting público e a fazer a sua estreia em TV,  Ana Andrade, Cíntia Semedo, Mafalda Peres, Rita Guerner e Rita Sanchez.

O elenco é completado por Rita Pereira, Pedro Teixeira, Tiago Castro, Vítor Fonseca e Sara Barradas que regressam aos seus papeis originais. A série conta também com a participação de Fernanda Serrano, Graciano Dias, Sérgio Praia,  Carla Maciel e Beatriz Godinho.

A trama dos novos episódios retrata o começo de um novo ano escolar no Colégio da Barra. Olívia (Madalena Aragão) e Miguel (Vicente Gil) vão liderar o elenco como par romântico. Conhecem-se uns dias antes do início das aulas, sem saber que vão ser colegas de turma, voltando a encontrar-se na Festa de Boas-vindas aos alunos do colégio. Durante a Festa, uma aluna é vítima de Cyberbullying. Envergonhada com a situação, foge da festa e, mais tarde, desaparece de casa. Este é o primeiro de uma série de desaparecimentos misteriosos, todos aparentemente ligados ao Cyberbullying. Cada caso é precedido pela exposição de um segredo ou de uma fraqueza indescritível. Qualquer um deles pode ser o próximo a desaparecer e a tensão é constante. Aqueles que têm segredos comprometedores tentam escondê-los a todo o custo.

Veja, em outubro, “Morangos com Açúcar” na TVI e na Prime Video.

Fonte: TVI

02/09/2023  00:45

47.ª FESTA DO AVANTE - "NÃO HÁ FESTA COMO ESTA"

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Uma festa de e para todos, com milhares de visitantes a marcar presença, a participar, colaborando e oferecendo o seu contributo, através de ideias, experiências, propostas e opiniões. A Atalaia nos dias 1, 2 e 3 de Setembro,  é o maior palco em Portugal de convívio, amizade e liberdade na partilha de valores, que unem o mais nobre e elementar sentido das relações humanas.

A Festa do Avante, é única no seu género, com mais de 25 hectares com vista para o Tejo e Lisboa, num espaço cada vez mais verde e amigo do ambiente que todos os anos oferece mais e melhores condições para os visitantes de todo o País. A maior diversidade de estilos de manifestações culturais, espetáculos de qualidade, debates e exposições e uma forte presença da prática desportiva, são reflexos de uma festa de amizade e camaradagem nascida na Revolução de Abril.

Este ano, os palcos espalhados pelo recinto prometem uma forte animação cultural e a música será rainha com a presença de Jorge Palma e Rui Reininho, os Bateu Matou, Mimicat, Agir c/ Carolina Deslandes, Lura Milhanas e Paulo Carvalho entre muitos outros. O Palco 25 de  Abril, abriu a Festa com o Concerto Sinfónico a fazer a ponte entre os tempos da criação musical de resistência ao fascismo português, até ao tempo de liberdade democrática na arte musical, proporcionado pela Revolução dos Cravos que libertou o povo português do jugo do fascismo.

A Festa do Avante, é uma festa dos trabalhadores, do povo, da juventude que dignifica os valores de abril, da amizade, da paz e da solidariedade.

01/09/2023  00:20

'O CLUBE' T4 ESTREIA DIA 22 DE SETEMBRO NA OPTO SIC

Está de regresso uma das mais conceituadas e populares séries da OPTO SIC: 'O Clube' –  Temporada 4 – estreia dia 22 de setembro, em exclusivo, na plataforma de streaming da SIC.

Maria está de regresso ao Clube, agora como gerente. Foi uma prenda do seu amante Pedrosa, que lhe deixou uma verba generosa para gerir a casa, mas partiu para outra aventura. Maria está sozinha e conta apenas com a ajuda de Viana e Michele, aliados de sempre, para levar o Clube para a frente. A sua ambição é alta e ela decide inovar. Cria a SALA VIP, um espaço diferente, de acesso limitado e muito caro, onde mulheres bonitas, escolhidas a dedo, giram uma roleta que tem apenas duas cores, vermelho ou preto e assim são escolhidas pelos seus clientes e os levam para boudoirs privados, onde tudo é possível.

Além dos nomes que já são reconhecidos das primeiras temporadas de O Clube, como Luana Piovani, Vera Kolodzig, José Raposo, Margarida Vila-Nova, Lourenço Ortigão, Jessica Athayde e Rui Unas, a nova temporada traz novos rostos ao elenco, como Júlia Palha, Mariana Pacheco, Inês Pires Tavares, Ivo Lucas, Soraia Tavares, Sofia Arruda, João Jesus, Renato Godinho e Pedro Hossi.

'O Clube' é uma série de 12 episódios produzidos pela Santa Rita Filmes, para a OPTO SIC, com realização de Patrícia Sequeira.

 Todas as sextas-feiras um novo episódio para ver na plataforma de streaming da SIC em opto.sic.pt, ou descarregando a aplicação para qualquer dispositivo móvel, Apple TV, Android TV e Fire TV. Também nos operadores MEO (boxes Android TV e Apple TV), NOS na UMA TV (menu APPS e canal 553), e Vodafone (menu APPS da VBOX 4K e VBOX PRO 4K ou através do canal 91). A aplicação está ainda disponível nas versões mais recentes Smart TVs Samsung e LG.

Fonte: OPTO SIC

30/08/2023  23:55

Book 2.0 debate futuro dos livros e literacia esta semana

É já esta quinta e sexta-feira que o Book 2.0 leva a debate o futuro dos livros em Portugal e na Europa, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), onde serão reveladas, em primeira mão, as conclusões de um estudo inédito sobre literacia.

Além de dar voz a grandes escritores e pensadores da atualidade, o Book 2.0 irá apresentar, pela mão de Pedro Sobral, Presidente da APEL, as conclusões de um estudo sobre os índices de leitura em Portugal desde 2004, incluindo a análise dos padrões pré e pós-confinamento, bem como os hábitos de consumo de livros. O estudo, promovido pela APEL e conduzido pela GFK, visa impulsionar políticas públicas e fortalecer o ecossistema do setor dos livros, editoras e educação no país.

Com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Ministro da Educação, João Costa, durante estes dois dias o Book 2.0 será palco de diversos debates, entrevistas e conversas sobre a Era Digital, Sustentabilidade, Diversidade e Educação. Contando com nomes tão relevantes como a autora best-seller americana Jeanine Cummins ou o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez; autoras como Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo ou Filipa Melo; escritores como João Tordo, Afonso Cruz ou Rodrigo Guedes de Carvalho; mas também rostos de uma nova geração, como a escritora e ativista literária Helena Magalhães, a booktoker Maria João Faria, a jovem poetisa Alice Neto de Sousa ou o músico Tristany.

Paulo Portas, Tim Vieira, Fred Canto e Castro, Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes, Carlos Neto, são alguns dos nomes que participam desta discussão multidisciplinar, em conversas cruzadas com editores, livreiros e especialistas em livros e literacia, como Karine Pansa (Presidente da International Publishers Association), Tim Oates, especialista em Educação, de Cambridge, Regina Duarte, Diretora do Plano Nacional de Leitura, ou Adriaan van der Weel, professor emérito de ciência do livro na Universidade de Leiden, entre muitos outros.

Os momentos de debate serão intercalados com as performances do coletivo Commedia A La Carte, do poeta e diseur Pedro Freitas (Poeta na Cidade), ou da Orquestra Sinfónica Juvenil.

Fonte: Book 2.0

26/08/2023  02:39

Novo sucesso internacional chega à SIC Mulher 

"REDEMPTION"

 SIC Mulher estreia mais um sucesso internacional, a série Turca "Redemption".

Protagonizada pela atriz Nurgül Yesilçay (atriz de Gulperi), "Redemption" conta a história de Zeynep uma professora de música, do ensino secundário, que tem uma vida perfeita com o seu marido, Dr. Ahmet e seus filhos, Can e Elif. Porém, a vida de Zeynep é destruída quando a sua filha é raptada. Com o auxilio do detetive Sinan, Zeynep inicia uma procura intensa, onde descobrirá segredos sobre os seus familiares e amigos, transformando-a profundamente e a todos os envolvidos.

 "Redemption" estreia dia 29 de agosto, na SIC Mulher.

Fonte: SIC 

21/08/2023  01:10

SESIMBRA NATURA PARK

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

A cerca de 30 km de Lisboa e de fácil acesso à A2 e A33, o Sesimbra Natura Park oferece aos amantes da Natureza 867ha apoiados com infraestruturas e equipamentos para recreio e lazer destinados a empresas, escolas, grupos organizados, famílias e visitantes individuais.

O programa, de monitorização ajuda os responsáveis do parque a desenvolver uma compreensão ampla do status e tendências dos recursos como base para tomar decisões e trabalhar em parceria com todos os agentes interessados e a sociedade civil, de forma a proteger a longo prazo os ecossistemas do parque.

Com uma localização privilegiada, a Herdade da Mesquita é uma propriedade inserida na área florestal da Mata de Sesimbra e muito próxima do Parque Natural da Arrábida, da Vila de Sesimbra, do Cabo Espichel e Meco, recebe anualmente milhares de visitantes com a certeza de usufruírem de um produto / serviço de qualidade e referência nacional. 

Como é óbvio o Natura Sesimbra Park é um valor acrescentado nos benefícios que oferece dentro e fora de suas fronteiras e não é apenas um lugar singular a ser visitado para atividades recreativas, convém refletir, pois os parques são incrivelmente benéficos ao meio ambiente.

Fonte: SNP

18/08/2023  18:37

SIC E STAPLES MANTÊM A LIGAÇÃO EM MAIS UM REGRESSO ÀS AULAS, COM MENSAGEM PARA TODOS

O Regresso às Aulas é uma tradição e para a marca Staples trata-se da campanha mais importante do ano, tendo-se já tornado uma tradição reveladora de um significado e propósito.

Pelo quarto ano consecutivo, a Staples e a SIC cooperam numa conjugação de forças resultando em campanhas cujas mensagens são inspiradoras e dirigidas a uma ampla camada da sociedade: pais, filhos, familiares e professores.

Em 2020, A Árvore dos Desejos Staples, com João Manzarra, dava oportunidade às crianças de pedir um desejo para alguém. Em 2021, a Staples expunha o tema do bullying através de uma campanha de superação “Este Ano Voltamos Juntos”. Normalizar a diferença, a união e a inclusão, marcou o regresso às aulas de 2022 sob o lema “Todos Fazem a Diferença”. Este ano, a Staples escolhe um motivo igualmente forte que apela ao equilíbrio entre a socialização online e as relações interpessoais - “Mantém a Ligação”.

Manter a ligação é a mensagem de uma história sobre “comunicação”, ou a falta dela nas famílias de hoje. Uma história em que todos nós, de certa forma, nos revemos.

Fernando Daniel, Marisa Liz e Ivandro dão voz à campanha cantando um tema musical original “#MantémALigação” sobre a importância de se criar equilíbrio e dar mais tempo aos outros.

O videoclip conta com rostos conhecidos do canal SIC - media partner exclusivo da campanha-, como por exemplo, o emblemático ator Ruy de Carvalho, o apresentador João Baião, a atriz Sara Matos, o apresentador João Paulo Sousa, as apresentadoras Andreia Rodrigues, Ana Marques, Cláudia Borges, entre outras crianças e jovens.

Mónica Serrano, Diretora Geral do Atelier Impresa, refere que “nesta era digital, a presença das novas tecnologias tem facilitado a comunicação em qualquer lugar e a qualquer momento, no entanto, há que cuidar a relação entre as pessoas. A relação família-jovens-professores tem sofrido grandes transformações e a proximidade afetiva é o que nos liga uns aos outros. Todos os momentos contam. A frase que mais me toca em toda esta campanha é, sem dúvida, «a vida é para quem a sente» e que bom que é sentir com a Staples”.

Perante este novo desafio, que coloca o telemóvel no seio das famílias e nas escolas, a Staples, numa produção Atelier Impresa, faz chegar a mensagem do quanto é importante estarmos realmente presentes.

“Esta é uma forma de refletirmos todos sobre como estamos a interagir e de sublinhar a importância de darmos o exemplo e de pararmos para pensar como é importante estarmos - realmente - com as pessoas, de criarmos ligações com elas, seja online ou offline.” explica Sandra Loureiro, Diretora de Marketing  da Staples.

A campanha foi lançada ontem e decorre até 28 de setembro.

No dia 24 de setembro, a Staples vai à Escola fazer a festa de regresso às aulas com concerto exclusivo dos três cantores. Inscrição para o evento pode ser feita no site  www.staples.pt 

#MantémALigação

Fonte: SIC

15/08/2023  15:40

Julia Palha, aventura-se pela Tailândia

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news 

Banguecoque, Khao Sok e as ilhas são os destinos de eleição

A atriz e modelo portuguesa Júlia Palha está prestes a iniciar uma viagem de descoberta pela Tailândia, contando com o apoio da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT).

De 19 a 29 de agosto, Júlia Palha visitará alguns dos destinos mais emblemáticos do país, incluindo a capital Banguecoque, Phuket, e também Khao Sok, Krabi e as ilhas Phi Phi.

Conhecida pelo seu talento nas artes cénicas, a atriz e modelo terá a oportunidade de experienciar a cultura e paisagens exuberantes da Tailândia, assim como a influência portuguesa naquele país. A sua viagem será documentada através das redes sociais, permitindo que os fãs a acompanhem nesta aventura e descubram as maravilhas que este destino do Sudeste asiático tem para oferecer.

A Autoridade de Turismo da Tailândia, comprometida em promover o país como destino turístico, saúda a participação de Júlia Palha nesta iniciativa, destacando a crescente popularidade da Tailândia como um local de eleição junto de públicos mais jovens. “A Tailândia sempre foi um destino muito procurado por jovens ávidos por conhecerem outras culturas e outras formas de pensar. 

A Júlia Palha terá oportunidade de partilhar uma experiência única, abrindo portas a alguns destinos ainda pouco conhecidos no mercado português, como é o caso de Khao Sok”, afirma Rosário Louro, representante da TAT em Portugal. E acrescenta: "Os números recentes de turistas portugueses que escolheram viajar para a Tailândia refletem uma procura crescente do destino e um maior interesse por regiões desconhecidas do grande público”.

Depois de três anos com as fronteiras fechadas, a Tailândia está em franca recuperação no mercado europeu. Portugal não é exceção. No primeiro semestre de 2023, viajaram para a Tailândia cerca de 20.000 residentes em Portugal, devendo este número ter um acréscimo significativo no segundo semestre. A entrada da companhia aérea Etihad no mercado português aumentou significativamente o número de lugares disponíveis para o destino e abre também uma janela de oportunidade para a redução do preço dos voos, que têm estado muito elevados. Até ao final do ano, são esperados na Tailândia mais de 40.000 turistas residentes em Portugal. A grande maioria viajará para as praias do sul ou para as montanhas do norte do destino.

Mais informações: 

www.instagram.com/turismo_da_tailandia

Fonte: JERVIS Communication & Marketing

10/08/2023  19:14

Óscares 2024 - Portugal, candidato a melhor filme internacional 

A Academia Portuguesa de Cinema divulga os quatro filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição dos Óscares. Entre as 35 longas-metragens elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Ana Rocha de Sousa (realizadora), Clara Agapito (Clara Diaz-Bérrio) (montadora), David Bonneville (realizador), Fátima Ribeiro (guionista) Frederico Serra, (produtor), Isabel Abreu (atriz), José António Loureiro (diretor de fotografia), Manuel Mozos (realizador), Miguel Guilherme (ator), e Mina Andala (atriz), selecionou:

O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 15 de agosto a 12 de setembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 14 de setembro.

A 96ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles.

 

Sobre os filmes candidatos

“Légua” https://medeiafilmes.com/filmes/legua-2023

A dramática desertificação do interior nortenho de Portugal, e a tragédia pessoal que decorre do isolamento, entra em foco nesta ficção sobre três gerações de mulheres ocupadas em cuidar de uma propriedade senhorial abandonada pelos donos citadinos. Enquanto Ana (Carla Maciel) ajuda a envelhecida Emília (Fátima Soares) nas lides do casarão, a sua filha Mónica (Vitória Nogueira da Silva) questiona o lugar que devem ocupar num mundo que as ultrapassou. Dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, produzido pela Medeia Filmes.

“Mal Viver” https://vimeo.com/814542607

O filme de João Canijo, com produção Midas Filmes, é sobre mães que não conseguem amar as filhas que, por sua vez, não conseguem ser mães. Conta a história de uma família de cinco mulheres que herdou um hotel de província e tenta salvá-lo da ruína. Com a chegada da mais nova mulher da família, feridas e disputas adormecidas são reabertas, num fim-de-semana em que os próprios clientes do hotel, vivem relações atribuladas.

“Nayola” https://youtu.be/s4uAdZWj4Dg

"Nayola" é a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, com história da autoria de Virgílio Almeida baseada no texto para teatro da autoria conjunta dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, intitulado “A Caixa Preta”. O filme conta a história de três gerações de mulheres – Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Luana (a neta) – durante os 25 anos da guerra civil de Angola.

“Viver Mal” https://vimeo.com/814544276

Viver Mal é um espelho do filme Mal Viver também do realizador João Canijo e produção da Midas Filmes. Num espelho a imagem refletida é invertida, neste filme a imagem mostra o que só pode ser imaginado no outro filme: os clientes do Hotel que são só sombras e vultos fugazes, em aparições muito fragmentadas, no primeiro filme, passam a ser os protagonistas. E a família do Hotel, protagonista do outro filme, passa a ser sombra e vulto fugaz, em aparições fragmentadas, que perturbam a narrativa das histórias dos clientes neste.

Fonte: APC

05/08/2023  14:35

Graffiti - A Culpa, Morre Solteira!

Foto: DR

Por José A. Carvalho/Twnty4news

Escalar, trepar, esventrar e marcar a grafite uma entrada de pedra ou coluna em mármore de uma Galeria, Museu, Catedral, Escola ou qualquer outro edifício público ou privado, nada tem haver com arte urbana, nem legitimidade de ser apelidada como “ato perpetuado por graffiters”. Este género de malfeitores e anarquistas covardes (nada têm haver com a arte do Graffiti) que não têm coragem de dar a cara, devem ser punidos por lei e convidados a libertar o seu espirito criativo nas paredes de qualquer prisão do planeta. Mas, dizem os entendidos na matéria, esta não é a forma ideal de tratar os meninos que por natureza são sempre as vitimas do sistema e então, o que fazer? Vhils, conhecido por Alexandre Farto, diz: “É preciso pensar a cidade em conjunto, porque ela é de todos e para todos”, voltamos ao mesmo...o dever de cidadania só é válido para quem cumpre, e os outros? Uma ardósia, um giz e uma boa doze de criatividade, talvez ajudasse os meninos/vitimas do sistema que teimam em não cumprir com os “seus deveres” como milhões de pessoas o fazem a cada momento. O processo vitimizatório, tem empobrecido a sociedade, que inerte vive passivamente de olhos caídos vivendo e sentindo a culpa alheia mas sem nada querer fazer, quem sabe...o medo seja a única razão.      

30/07/2023  23:29

“DOSSIER U-235”

Por António Pinto Pereira/Twenty4news

Faz hoje 7 anos que vivi uma das experiências mais gratas da minha vida. Depois de ter escrito mais de 30 livros sobre Direito da União Europeia estava a precisar de fugir do tema e um amigo lançou-me o desafio de escrever um romance. O “Dossier-U235” é a interessante história de um grupo de portugueses que rumam ao Estado Islâmico, na Síria, onde se tornam fanáticos radicais e planeiam fazer implodir a Torre de Belém, em Lisboa, por ocasião de uma importante cimeira europeia.


O livro foi um sucesso e o dia do seu lançamento um êxito absoluto. Tive ao meu lado no Corte Inglés, com casa completamente cheia, familiares e amigos, os mais altos responsáveis dos Serviços Secretos e da Polícia Judiciária, Académicos e vários Oficiais Generais que fazem o favor de ser meus amigos. Guardarei esta memória para sempre! 

De coração, agradeço aos meus queridos amigos Manuel Luís Goucha (TVI), Manuel Maria Rodrigues (PJ), Sheikh David Munir (Mesquita Central de Lisboa) e à Bastonária dos Advogados, Dra Elina Fraga a sua presença na mesa de honra e respetivas intervenções.


Também agradeço a inesquecível cobertura do evento feita pela TVI e a memorável reportagem fotográfica do meu querido amigo José A. Carvalho. 


Um agradecimento igualmente devido à prestigiada Editora Gradiva e, por fim, ao meu querido amigo e Antigo Aluno dos Pupilos do Exército, Vitor Patinha, a honrosa confiança e o desafio que me levou a esta tão empolgante aventura.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

21/07/2023  22:05

EFEMÉRIDES

Por António Silva Campos/Twenty4news

21 de julho é o 202.º dia do ano no calendário gregoriano (203.º em anos bissextos). Faltam 163 dias para acabar o ano. 

Neste dia…

… em 1969 às 02:56 UTC, o astronauta Neil Armstrong torna-se a primeira pessoa a caminhar na Lua.

Neil Alden Armstrong, nasceu em Wapakoneta em 5 de agosto de 1930 e faleceu em 25 de agosto de 2012. Foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor. 

… em 1949 o Senado dos Estados Unidos ratifica o Tratado do Atlântico Norte.

O Tratado do Atlântico Norte, é o tratado que deu origem à OTAN (NATO), assinado em Washington, DC, a 4 de abril. Os doze países que o assinaram originalmente, e se tornaram assim os membros fundadores da OTAN/NATO, foram: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.

No mapa estão destacados os países membros da OTAN em 2018. Ilustração:Gal Istvan Gal / Shutterstock.com 

Mais tarde, aderiram os seguintes países: Albânia, Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia.

A secção chave do tratado é o Artigo V que compromete cada um dos estados-membros a considerar um ataque armado contra um dos estados como um ataque armado contra todos os estados. O tratado foi criado tendo em mente um ataque armado da União Soviética contra a Europa Ocidental, mas a cláusula de autodefesa mútua nunca foi invocada durante a Guerra Fria. Foi pela primeira vez invocada em 2001, em resposta aos ataques de 11 de setembro contra o World Trade Center e o Pentágono.

Mais informações, aqui 

Fonte: Wikipédia

14/07/2023  15:40

Sonho de Pescador  

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

Por José A. Carvalho / Twenty4news


Ofereço a vida ao sal das águas

Na costa que tortura a minha embarcação

Navego com coragem, numa luta frenética sem tréguas

Sobrevivo… gritando com coragem e devoção


Sem medo do terror que me acena,

Seguro o leme que me agasalha, a mim pobre sonhador

Enrolado na ré, deixo-me caído sem pena!

Sou respingos brancos numa espuma de dor


Desgarrado de mim chamo por alguém, 

Crepito, sinto o sopro da Baleia-Azul 

Sorrio de dor, sabendo que não sou ninguém

Pálido de rugas gretadas congelo a ponta da lingua azul,


Acordo de um pesadelo, numa vela solta ao vento

Num céu sem véu de azul marinho

Sou pensamento numa viagem no tempo... 

Sou pescador que navega de mansinho…! 

07/07/2023  22:30

Festival ao Largo - Companhia Nacional de Bailado, dança e encanta

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) marca presença na abertura do Millennium Festival ao Largo, desta vez com um programa que espelha as diferentes tonalidades e estéticas da dança contemporânea. A principal casa da dança nacional passa pelo festival no âmbito de uma digressão, a decorrer entre os meses de junho e julho, que marca simbolicamente o fim da presente temporada. 

Sob a forma de diálogo e de encontro, a CNB junta neste programa dois coreógrafos que, com abordagens e ambientes distintos, propõem obras que trabalham sobre o coletivo.

Symphony of Sorrows, do coreógrafo e primeiro bailarino da CNB Miguel Ramalho, desenvolve-se num ambiente denso e soturno, no qual o coletivo revela ser a força de superação dos caminhos, por vezes tortuosos, da humanidade, Cantata, do italiano Mauro Bigonzetti, reflete tradições populares e musicais italianas, numa espécie de festa comunitária, onde a música é o elemento inspirador, que contagia bailarinos e público.

SYMPHONY OF SORROWS

Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.

É sobre a música de Henryk Gorecki, “Symphony of Sorrowful Songs”, ancorada no desenho de luz de Cristina Piedade, que as palavras do coreógrafo e bailarino Miguel Ramalho ecoam e melhor refletem as muitas camadas de gestos e emoções desta coreografia, estreada em 2020. Um bailado de movimento contínuo em que o sofrimento e a perda coexistem com a superação e a esperança.


Miguel Ramalho Coreografia e Figurinos

Henryk Gorecki Symphony No.3, Op.36 “Symphony of sorrowful songs", Música

Cristina Piedade Desenho de luz

Bailarinos e Bailarinas da CNB Interpretação

Companhia Nacional de Bailado Produção

CANTATA

Cantata é uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do sul de Itália. Os gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza mediterrânica e selvagem. Uma dança instintiva e vigorosa explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas, ciúme.

A criação do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti presta homenagem à cultura e tradição musical italianas de forma popular, no sentido mais elevado do termo. Utiliza música italiana dos séculos XVIII e XIX, desde as canções de embalar ao Salentine pizziche e às serenatas napolitanas. Trata-se de um bailado criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, onde a dança e a música se misturam harmoniosamente.  

 

Mauro Bigonzetti Coreografia

Assurd (Lorella Monti e Cristina Vetrone), Enza Pagliara e Enza Alessandra Prestia Música original e tradicional

Helena de Medeiros, Figurinos

Carlo Cerri Desenho de Luz

Bailarinos e Bailarinas da CNB Interpretação

Companhia Nacional de Bailado Produção

Fonte: Millennium Festival ao Largo

02/07/2023  16:30

Glamour, em Festa de Verão da TVI

Por José A. Carvalho / Twenty4news

TVI, marca presença no SUD SUD em Lisboa, na sua habitual festa de Verão no Sábado passado. Numa noite de glamour, foi a ocasião ideal para o público realizar o desejo de ver os seus ídolos, desfilarem pela red carpet, como reconhecimento e sucesso do trabalho realizado numa estação de televisão singular, nas audiências em Portugal. A elegância, o entusiasmo das caras mais conhecidas da estação, passo a passo, deram o seu testemunho sobre uma noite que se adivinhava alegre, colorida e com boa música, pautada por recordações de momentos bem passados na vida de outros tempos.      

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

20/06/2023  11:30

Verão, com nova grelha de programação da SIC

A apresentação da nova grelha de verão da SIC, foi pensada para proporcionar momentos únicos com muitas e boas novidades...Ver mais 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

16/06/2023  16:50

Marchas Populares de Lisboa

O caminho longo, na alma dos marchantes

Por José A. Carvalho/Twenty4news

A Marcha da Bica, foi a digna vencedora das Marchas de Santo António de Lisboa, mas nem tudo é um mar de rosas. A alma dos bairros de Lisboa, já não é sentida como outrora, seja pela deslocação de pessoas para zonas periféricas, seja pelo envelhecimento dos moradores o facto é que, a tradição bairrista já não tem a alma de outros tempos...Ver mais  

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

15/06/2023  22:40

Luciana Abreu, anima Arraial SIC

No passado dia 11 de junho, o Arraial SIC foi festejado com animação e muitas surpresas durante a transmissão em direto do camião do “Domingão” que circulou durante toda a tarde pelas ruas de Lisboa...Ver mais   

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

07/06/2023  20:26

Eddie Ferrer, sentida homenagem

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Os proprietários da "Venuse" no Centro de Lisboa, António Gouveia e Filipa Dinis, juntaram amigos e figuras públicas para o primeiro aniversário do seu mais recente projeto. Como amigos próximos, prestaram tributo ao DJ Eddie como todos o conheciam. Num momento vivido com grande emoção, Zulmira mãe de Eddie, era uma mulher com o coração destroçado, pela perda do seu querido e amado filho que a deixou prematuramente aos 42 anos. Simbolicamente, um balão foi largado ao vento com a frase, “Eddie Ferrer", estarás sempre nos nossos corações”.  

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

06/06/2023  17:48

"Vai ou Racha" recebe convidados especiais!

r José A. Carvalho/Twenty4news

Pedro Teixeira, no final do “Vai ou Racha” de domingo passado, era um apresentador com o sentimento de dever cumprido num dia que tudo foi perfeito; o sucesso do programa e a conquista da Taça de Portugal pelo FC Porto, a sua equipa de paixão. Quisemos saber qual era o seu estado anímico depois de duas horas em direto...ver mais  

02/06/2023  15:33

FILME DE ÂNGELO RODRIGUES “QOMOLANGMA” 

“Qomolangma”, o filme documental realizado e protagonizado pelo ator Ângelo Rodrigues, estreia dia 6 de junho na OPTO, a plataforma de streaming da SIC. Esta produção acompanha a emocionante jornada de dois irmãos que embarcam numa viagem pela China, no início de 2023, para se conhecerem como adultos.

Partindo da vibrante cidade de Xangai, Ângelo e Mariana atravessam o vasto território chinês de comboio até alcançarem a majestosa e imponente montanha do Evereste. Impulsionados pelo desejo de alcançar o acampamento base do pico mais alto do mundo, os irmãos aventuram-se numa expedição que se revelará transformadora para ambos. A música cuidadosamente escolhida para cada momento e a ponderada e descritiva narração de Ângelo Rodrigues fazem desta uma viagem que pretende envolver o telespetador.

“Qomolangma” vai estar disponível para todos os subscritores OPTO SIC (Plano Grátis e Plano Premium) juntando-se assim às milhares de horas de conteúdos que também estão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming da SIC.

Fonte: Grupo Impresa                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Fotos: SIC

02/06/2023  14:05

Douro & Porto Wine Festival traz Michael Bolton, UB40, Nik Kershaw e Mariza entre outros

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Douro será novamente palco do maior festival de vinhos da península ibérica. Com concertos de Michael Bolton, UB40 com Ali Campbel, Nik Kershaw, Mariza e apresentações com diversos chefs de renome, o evento regressa a Lamego para celebrar a região, num dos mais idílicos cenários a nível mundial. Eu brindo a isso...ver mais 

01/06/2023  00:59

Efemérides

Por António Silva Campos/Twenty4news


1 ou 1.º de junho é o 152.º dia do ano no calendário gregoriano  (153.º em anos bissextos). 


Neste dia…

…em 1998 foi fundado o BCE (Banco Central Europeu) em Bruxelas...mais 

31/05/2023  19:30

GLOBETROTTER by Ben Do Rosário

Esta exposição é a simbiose de duas paixões: a fotografia e as viagens, as quais, sorte a minha, ultimamente têm andado juntas com alguma frequência. Em abono da verdade, esta exposição deveria ter tido lugar há uns anos: tinha quase tudo preparado quando, de repente o mundo “desabou”. Veio a pandemia, foram-se, melhor, adiaram-se, projetos, vidas, viagens.

Porém, esta “exposição/viagem” saiu enriquecida ao que se seguiu a essa pausa forçada: mais e interessantes viagens. Neste mês de Maio, mais sorte minha, a Galeria do Avenidas – Um Teatro Em Cada Bairro, espaço de suma importância para a divulgação, entre outras iniciativas, de eventos desta natureza, permite-me partilhar, com quem me concede esse privilégio, o meu olhar sobre várias paragens deste nosso belo planeta.

Esse olhar, esses olhares, melhor dizendo, não são de modo nenhum exaustivos nem planeados (não é essa a minha intenção); não é uma exposição que abarca todos os países onde já estive, cerca de 60 até à data – daí a opção pelo termo “globetrotter” -, nem é resultado de perspetivas pré-determinadas com o fito de terem um impacto específico o que, convenhamos, seria contraproducente. Dito (escrito) isto, assumo, porém, que muito gostaria que no final da visita de cada um de vós persista uma sensação de deleite – pelo gosto de “viajar comigo”, o que insisto, é um meu privilégio. Carpe diem!

Ben Do Rosário, é um fotógrafo do mundo. Natural da Ilha do Sal, Cabo Verde, dedica hoje grande parte do seu tempo à arte da fotografia, registando retratos, com especial incidência nos sorrisos, o que o leva a ser conhecido pelo "fotógrafo dos sorrisos". Nos últimos anos, tem também efetuado reportagens fotográficas de eventos desportivos, designadamente de futebol, no continente africano e tem vindo a colaborar em várias publicações, tendo igualmente participado no livro de fotografia "Arte & Ferrovia". É autor das fotografias de capa e contracapa dos CD´s de Tonecas Prazeres (músico santomense), Zezé Barbosa e Manuel di Candino (músicos cabo-verdianos). Ao nível da formação, conta com o Curso Geral de Artes Visuais e Complementar de Imagem (Cinema e Fotografia) da Escola de Artes Decorativas António Arroio. É licenciado em Linguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses). Atualmente, desenvolve o projeto "Cabo Verde toca e canta", baseado em fotografias de músicos cabo-verdianos, a maioria das quais em palco.     

31/05/2023  17:25  

93.ª Feira do Livro de Lisboa até 13 de junho

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Por decisão de Carlos Moedas Presidente da Câmara de Lisboa, a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa estará de portas abertas até dia 13 de junho próximo associando-se às Festas de Lisboa. A edição deste ano supera as expectativas com a adesão em massa do público, prometendo ser até à data a maior com a presença de 981 editoras e 340 pavilhões, distribuídos pelo limiar do parque Eduardo XVII. 

30/05/2023  15:00

Efemérides

Por António Silva Campos / Twenty4news


30 de maio é o 150.º dia do ano no calendário gregoriano (151.º em anos bissextos).

 

Neste dia…

… em 1431 – durante a guerra dos cem anos, em Ruão, França, Joana d’Arc é queimada na fogueira, aos 19 anos de idade por bruxaria...ver mais 

28/05/2023  23:24

FAMALICÃO VENCE

 Taça de Portugal Feminina 2022 / 2023

Uma vitória merecida do Famalicão que começou bem com Sissi a marcar o primeiro golo aos dez minutos colocando o SC Braga numa desvantagem que não estava nos planos do mister Gonçalo Nunes e que anulou de certa forma a eficácia de jogo. Ainda durante a primeira parte, no vigésimo sétimo minuto Letícia da formação do Famalicão marca o segundo golo e coloca a equipa em vantagem no marcador até ao intervalo...ver mais  

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

26/05/2023  02:26

Efemérides


Por António Silva Campos / Twenty4news


26 de maio é o 146.º dia do ano no calendário gregoriano (147º em anos bissextos)

Neste dia…ver mais 

25/05/2023  01:05

Efemérides

Por António Silva Campos / Twenty4news

25 de maio é o 145.º dia do ano no calendário gregoriano (146º em anos bissextos)

É o dia de Feriado Municipal de Mirandela e Santana.

 

Neste dia…

… em 1420, o Infante Dom Henrique foi designado governador da Ordem de Cristo. 

Não confundir a Ordem de Cristo com a Ordem Militar de Cristo...mais 

22/05/2023  23:45

Cante Alentejano

Odemira

O Cante Coral Alentejano, uma das mais conhecidas expressões de música tradicional no Alentejo, foi classificado pela UNESCO, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade...mais 

22/05/2023  20:02

PRÉMIOS SOPHIA 2023 - E O PREMIADO É!

A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2023 no passado dia 21 de maio no Salão Preto & Prata do Casino do Estoril, foi também uma noite de estrelas, de andares elegantes sobre a famosa red carpet e ao estilo de Hollywood...mais  

Prémio Sophia 2023

Melhor Ator Principal

Prémio Sophia 2023

Melhor filme

Prémio Sophia 2023

Carreira

Prémio Sophia 2023

Melhor Atriz Principal

18/05/2023  19:39

Festa do Avante! 2023

«Não há Festa como esta!»: mais do que um slogan é a realidade que todos os anos se vive na Quinta da Atalaia. Num magnífico espaço de 30 hectares, repleto de árvores e de sombra e com uma soberba vista sobre o Tejo, ali cabe tudo o que a criatividade e o sonho forem capazes de erguer. A edição de 2023 está agendada para os dias 1, 2 e 3 de Setembro.


A EP – Entrada Permanente, um título de solidariedade para com a Festa e a quem a constrói e organiza, já está disponível para compra nos Centros de Trabalho do PCP ou através da Ticketline. O valor da EP, que permite a entrada ao longo dos três dias, é de 29 euros até dia 31 de Agosto...mais 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

17/05/2023  23:06

Unisseixal- Universidade Senior do Seixal

Por António Silva Campos / Twenty4news

A Universidade Sénior do Seixal designada pela sigla Unisseixal é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação e que se preocupa com o bem-estar não só dos seus associados, mas também da população do município em geral...mais 

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news

15/05/2023  12:52

Anthony Bourdain, um rebelde de mão cheia!

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Que saudades de ver e ouvir as histórias de Bourdain. O aventureiro rebelde, que aos 13 anos começou por lavar pratos numa cozinha em New Jersey  e em 10 anos, transformou-se num fenómeno ao escrever um artigo na revista New Yorker, com o título: “Não coma, antes de ler isto” que se transformou rapidamente num sucesso. Ainda hoje, o tributo a Bourdain surge de todos os cantos do mundo, não só pelas suas viagens como pela paixão que tinha pela comida e foram as tradições culinárias que o ajudaram a descobrir a humanidade. Muitos dos seus seguidores, que souberam da sua morte, sentiram também que perderam um amigo. A vida tem destas coisas, curiosamente, uns dias antes de tirar a própria vida, Anthony Bourdain imortalizou na sua agenda virtual um prato típico da região onde estava a filmar um novo episódio que viria a ser emitido tempos depois.        

“O Seu corpo não é um templo, é um parque de atrações. Aproveite a viagem.”

O carismático chef, foi encontrado morto aos 61 anos, sem papas na língua Bourdain, era um dos chefs mais populares dos EUA.

Fonte: Sandro Pozzi New York - 09Jun2018

Anthony Bourdain, in 2001, when he was executive chef at Les Halles in New York City.(Jim Cooper / AP) 

14/05/2023  15:38                                   

Seixal - Dar Voz à Nossa Cultura 

Por António Silva Campos / Twenty4news

A Câmara Municipal do Seixal e o Movimento Associativo do Concelho do Seixal com o objetivo de dar visibilidade aos projetos culturais que se desenvolvem na região, promovem durante os três primeiros fins de semana de maio várias ações no âmbito da música, teatro, artes visuais, dança e literatura.

Este ano é a segunda edição da efeméride sendo que o programa integra 83 atividades promovidas por 45 associações do concelho, com ações em todas as freguesias, num total de 29 locais.

A UNISSEIXAL (Universidade Sénior do Seixal) também se juntou ao projeto tendo o seu Grupo de Cordas e Canto e o seu Grupo de Cavaquinhos atuado no dia 6 em Corroios e no dia 13, em Fernão Ferro, o Grupo de Guitarras (Uniguitarras) e a Tuna Académica. No dia 20, na Amora, no parque das Galeguinhas, está prevista a atuação do Grupo Iniciante de Cordas e no dia 21 na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, no Parque Urbano do Seixal o Grupo Artes do Barulho.

A Câmara Municipal do Seixal e o Movimento Associativo do Concelho do Seixal estão de parabéns pela iniciativa que tiveram ao colocar em prática este projeto dando palco ao trabalho que é feito todos os dias na região, dando assim evidência ao papel ativo das coletividades, associações e agentes culturais do Concelho.

Fotos: @Fátima Campos /  Twenty4news

10/05/2023  16:12

TEMPOS DE PRIMAVERA

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

“Há uma Primavera em cada vida: É preciso cantá-la assim florida”

Por Florbela Espanca 

A Tua Voz de Primavera

Manto de seda azul, o céu reflete

Quanta alegria na minha alma vai!

Tenho os meus lábios úmidos: tomai

A flor e o mel que a vida nos promete!

 

Sinfonia de luz meu corpo não repete

O ritmo e a cor dum mesmo desejo…olhai!

Iguala o sol que sempre às ondas cai,

Sem que a visão dos poentes se complete!

 

Meus pequeninos seios cor-de-rosa,

Se os roça ou prende a tua mão nervosa,

Têm a firmeza elástica dos gamos…

 

Para os teus beijos, sensual, flori!

E amendoeira em flor, só ofereço ramos,

Só me exalto e sou linda para ti!

 

Florbela Espanca, em “A Mensageira das Violetas”

É Primavera agora, meu Amor!

É Primavera agora, meu amor!

O campo despe a veste de estamenha;

Não há árvore nenhuma que não tenha

O coração aberto, todo em flor!

 

Ah! Deixa-te vogar, calmo, ao sabor

Da vida… não há bem que nos não venha

Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha!

Não há bem que não possa ser melhor!

 

Também despi meu triste burel pardo,

E agora cheiro a rosmaninho e a nardo

E ando agora tonta, à tua espera…

 

Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos…

Parecem um rosal! Vem desprende-los!

Meu Amor, meu Amor, é Primavera!... 


 Florbela Espanca "Reliquiae", parte anexa por Guido Battelli, à

 2.ª edição de Charneca em Flor (1931)

10/05/2023  00:25

A rainha do rock brasileiro, Morreu!

Rita Lee, morreu em São Paulo aos 75 anos junto aos que amava - a sua família. A música brasileira fica mais pobre, mas o seu legado ficará para sempre no registo, como a quarta artista mais bem sucedida no Brasil, com 55 milhões de discos vendidos.   

Foto:DR

09/05/2023  18:19

Viva Maria Filomena Mónica! 

Ainda ontem

Por Miguel Esteves Cardoso / Público

Tenho a sorte de gostar muito da Maria Filomena Mónica. Cada livro dela, cada crónica que escreve, é exatamente como ouvi-la pensar e, muitas vezes, saudosamente, como ouvi-la conversar ou falar com ela. É que a Maria Filomena Mónica, que os amigos, como eu, tratam por Mena, pensa em tudo. Quantas pessoas conheço eu que, quando falam, é para dizer o que já pensaram? Por alguma razão, o escritor que ela mais me faz lembrar é W. H. Auden. É que estou a ler a prosa de Auden, à Mena Mónica: artigo por artigo, volume por volume, sempre espantado pela clarividência, inteligência, coragem, sentido de humor, erudição, irreverência e frivolidade dele. Eu pensava que tinha lido mais ou menos tudo o que Auden escreveu mas, meu Deus, A opinião publicada no jornal respeita a norma ortográfica escolhida pelos autores Viva Maria Filomena Mónica! Ainda ontem Miguel Esteves Cardoso ZOOM ISRAEL Judeus ultra-ortodoxos celebram no Monte Meron o feriado judaico de Lag Ba’Omer que assinala o aniversário da morte do rabino Shimon bar Yochai, um sábio de há cerca de 1800 anos, e o dia em que revelou os segredos da “cabala” ATEF SAFADI/EPA aÆnal não li nem um décimo. Graças ao trabalho dedicado de Edward Mendelson, são 4000 páginas, impecavelmente encadernadas em seis volumes. Um dia, disse eu, ia fazer como faz a Mena. Ela diz, como quem diz que fez chá, que está a ler o Eça. E o que está a fazer é a ir à Biblioteca Nacional todos os dias ler tudo o que o Eça publicou. Não lhe passa pela cabeça não ler tudo. E lê tudo. E depois pensa em tudo o que leu. E só depois disso tudo, com a animação concentrada de uma adolescente, diz o que pensa. E diz o que pensa para pôr em causa o que pensa, para ouvir objeções e discordâncias, e para discutir friamente o que tanto a encalorou. Para poder repensar tudo, antes de escrever. Um dia destes vou ler assim a Maria Filomena Mónica, desde a primeira publicação ao (maravilhoso) livro mais recente. A Mena é chocante de tão honesta. Intelectualmente ela só é leal a uma pessoa: ao leitor. Muitos outros escritores dão-lhe razão: o leitor é o único leitor que interessa. Mas quem é que tem coragem para escrever assim, custe o que custar a quem preferia mais cuidado e menos honestidade? A Mena. É assim sem ter uma molécula de chatice. É divertidíssima, imprevisível, encantadora e empolgante. É a Mena. 

Fonte: Público

09/05/2023  17:51

Casos de fome levam a aumento da entrega de cabazes

Por Alexandra Inácio / JN 

Campanhas deixaram de ser pontuais para passarem a ser permanentes. Escolas aten- atentas a vários sinais de alerta POBREZA.

Há cada vez mais escolas a recolher produtos para distribuir cabazes alimentares, alertam os diretores. Diariamente são identificados “sinais de empobrecimento”: alunos que cortaram nas visitas de estudo, que passaram a comer nas cantinas ou que chegam às aulas sem pequeno-almoço. O Agrupamento de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, tem há anos a tradição de distribuir cabazes no Natal, mas no último ano teve de criar “um banco permanente”. Além de alimentos, são distribuídos produtos de higiene, explica a diretora Sílvia Vidinha. A escola registou um aumento de alunos migrantes que tardam a aceder a apoios devido à demora na regularização dos vistos. “Tivemos uma aluna que faltava sempre que tinha período por não ter dinheiro para pensos higiénicos”, refere. Sílvia Vidinha também registou uma quebra acentuada na participação nas visitas de estudo e um aumento de mais cem alunos, por dia, a almoçar no refeitório da Secundária. “São sinais”, diz, defendendo maior investimento nas refeições. “É PESADO AO GRAMA” “As cozinheiras fazem milagres, mas a qualidade dos comida é má e pouca. É pesada ao grama. Como todos os dias na cantina e é doloroso ver que o comer não é bom e ainda assim há muitos que pedem mais e não temos mais para lhes dar. Não se consegue ter alunos atentos e empenhados se não estiverem bem alimentados”, alerta. No Agrupamento Dr. Costa Matos (Gaia), os sinais de quem chega à escola com “escassez de alimentos” também se tornaram evidentes. A escola tem uma campanha permanente de recolha de alimentos e está a criar um programa específico de lanches. É que quem pede ajuda, explica a psicóloga escolar Mónica Costa, mudou. Já não são apenas as famílias mais carenciadas mas quem trabalha e não consegue suportar a subida das taxas de juro e do custo de vida, explica. Ou seja, são famílias não abrangidas pela ASE. Já na Frei Gonçalo de Azevedo (Cascais), a distribuição de cabazes fora da época do Natal é “pontual”, garante o diretor David Sousa. A escola tem um banco para troca de roupa. As escolas do município recolhem as sobras diárias das cantinas para distribuir por instituições, uma vez que é proibido distribuir pelos alunos. A Câmara de Cascais, refere David Sousa, autoriza as escolas a sinalizar alunos sem escalão para beneficiarem de apoios como refeições. Alexandra Inácio alexandra.inacio@jn.pt Porto perdeu mais De acordo com os dados do ME, por distritos, o Porto foi o que registou maior quebra nos alunos apoiados desde 2017: menos 6187. Seguindo-se Setúbal (menos 887), Braga (menos 884) e Viana do Castelo (menos 877). No sentido inverso, Aveiro, Faro, Lisboa e Leiria foram os que ganharam mais alunos: 2341, 1910, 720 e 675, respetivamente. Requisitos e apoios Em 2022, o rendimento anual das famílias não podia ser superior a 3102 euros para ter acesso ao escalão A (correspondente ao 1.o do abono de família) e a 6204 euros para o escalão B. Além das refeições escolares, os alunos têm direito a apoio para material escolar, visitas de estudo e podem candidatar-se a bolsas de mérito desde que tenham média superior a quatro valores no 9.o ano e a 14 no Secundário. Autarquias reforçam Há autarquias que já reforçam os valores atribuídos e aprovam outras medidas de apoio. Por exemplo, Porto, Gaia e Gondomar, de acordo com respostas enviadas ao JN, são casos de municípios que aumentaram os valores para comparticipar o material escolar. Com o programa de manuais, Lisboa passou a atribuir, gratuitamente, aos alunos apoiados os livros de fichas e equipara os abrangidos pelo escalão B ao A, dando- -lhes os mesmos apoios. Já Setúbal também reforçou os lanches e isentou as atividades no Pré-Escolar. 16 euros é o valor anual atribuído aos alunos abrangidos pelo escalão A para material escolar. No escalão B, é de oito euros. E para visitas de estudo, é de 20 e dez euros anuais. 

Fonte: JN

09/05/2023  17:11

Quase 40% dos alunos são abrangidos pela Ação Social Escolar

Por Alexandra Inácio / JN 

INCLUSÃO O número de alunos abrangidos pela Ação Social Escolar (ASE) está a aumentar desde 2020, mas é ligeiramente menor do que em 2017. De acordo com dados enviados ao JN pelo Ministério da Educação (ME), no ano letivo passado, a percentagem de beneficiários era de 37,4%: 370 035 alunos abrangidos num universo de 990 772. Diretores e autarquias receiam que o número continue a subir face ao agravamento da crise económica “Infelizmente, a tendência vai ser de subida. Claramente”, alerta o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). Nas escolas, garante Filinto Lima, já são evidentes os sinais de empobrecimento decorrentes da crise inflacionista. Há agrupamentos que continuam, por isso, a fazer recolha de alimentos para distribuir em cabazes [ler texto ao lado]. De acordo com a presidente da Confederação Nacional de Pais, Mariana Carvalho, tendo em conta o que lhe é transmitido nas reuniões  com autarquias, o número de alunos a comer nas cantinas disparou este ano, havendo famílias com dívidas no pagamento das refeições. Nos últimos cinco anos, o total de alunos abrangidos pela ASE sofreu oscilações, tendo- -se registado o número mais elevado de beneficiários no ano letivo 2017-2018: 371 436. A percentagem, no entanto, é inferior à do ano passado (28,3%), porque estavam inscritos mais 300 mil alunos do que em 2022. Entre 2018 e 2020, o número de alunos apoiados baixou sucessivamente. No ano letivo 2019-2020, receberam apoio cerca de um quarto dos alunos inscritos: 320 575. Desde então, há uma subida consecutiva. Em resposta ao JN, o ME atribui a quebra registada neste intervalo à diminuição do número de alunos. E considera que o aumento verificado a partir de 2019 “estará relacionado com os efeitos da pandemia”. Filinto Lima defende o reforço da ASE e a revisão do limiar de elegibilidade para que mais alunos sejam apoiados. “É preciso ser muito pobre para se ter direito aos escalões A e B,  frisa. “CARÊNCIA OCULTA” “As escolas são a primeira porta onde as famílias batem a pedir ajuda”, frisa Manuel Pereira. As refeições ou o apoio para material são “uma aspirina”, considera o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE). Valores e limiar são muito baixos e cada vez mais há uma “pobreza encapotada”, alerta. Há alunos que pedem lanche ou reforços e professores e funcionários percebem que são sinais de fome. É preciso estar atento, refere, apontando que percebeu que uma família estava em dificuldade quando soube que tinham deixado de andar de carro por não terem dinheiro para a gasolina. Há muitos exemplos diários, garante. Manuel Pereira também defende o reforço da ASE e pede autonomia para escolas e autarquias apoiarem mais alunos, independentemente do seu escalão. “Percebo que tenha de haver regras”, mas tempos excecionais exigem medidas excecionais, alega. No âmbito da descentralização de competências, os municípios receberam a gestão da ação social a 4 de abril. Há câmaras preocupadas com o possível aumento do número de alunos. E autarquias que complementam os apoios previstos na lei. Em Faro, por exemplo, um dos distritos em que mais aumentou o número de alunos com ASE, o presidente da Câmara, em resposta escrita ao JN, assume ser “previsível que o número de alunos abrangido pelas medidas de ação social continue a aumentar porque têm vindo a ser diagnosticados nas escolas casos de carência oculta”. O maior problema neste momento, explica ao JN uma psicóloga escolar, é a classe média aflita com a subida das taxas de juro e de preços que está excluída dos apoios. Diversas câmaras, como Lisboa, Porto, Setúbal, Sintra, Gondomar ou Gaia, já reforçaram este ano letivo a resposta às famílias, desde isenção das refeições dos alunos com escalão B, ao reforço dos valores para material escolar, à redução da comparticipação nas atividades de apoio à família, no Pré-Escolar ou 1.o Ciclo.

Fonte JN

08/05/2023  03:08

FRANCISCO SOUZA

O hairstylist apresentou no sábado 6 de Maio um desfile sobre as novas tendências de cores e penteados para o verão 2023.

O desfile teve igualmente o objetivo de ajudar a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e realizou-se no luxuoso hotel "The One Palácio da Anunciada", em Lisboa.

Óscar Gouveia, foi o responsável direto da produção e relações públicas do evento.

José A. Carvalho / Twenty4news

05/05/2023  02:55

Texto e Desenhos

EDUARDO PALAIO

A pesca quase acabou


Os operários e as operárias da Mundete e da Wicander não pararam de fazer filhos.

Ia-se a Lisboa de visita ou para tratar de coisas, alguns ainda no «palhetas», embarcação a vapor com roda de pás; agora, tanta gente enche os barcos de carreira; vai tudo trabalhar na «baixa» os mais deles e delas no Chiado, no Eduardo Martins, no Grandela, no Monteiros, na Lanalgo e no Ao Último Figurino onde trabalha a belíssima Fani, deslumbrãncia do Bairro Novo. Ensopados no inverno, sequíssimos no verão, regressam a dar os restos da lancheira aos golfinhos que perseguem a viagem com partida do Caís-do-Sodré às seis e dez da tarde, desde o Mar da Palha até à rampa. Os dois ferrys, o «Norte» e o «Sul Expresso», é que provocam a ondulação em horário certo, boa de mergulho, na praia do Alfeite, dita da Ponta dos Corvos.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news