Cultura & Lazer

18/09/2024  11:40

SIC Esperança lança mais uma edição da campanha "Dinheiro Miúdo para os Miúdos"

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Os projetos de solidariedade voltados para crianças desempenham um papel crucial no desenvolvimento social e emocional das mesmas. As iniciativas não apenas promovem a ajuda a quem precisa, mas também ensinam valores fundamentais que moldam o caráter e a cidadania desde a infância.

Nesse sentido, a SIC Esperança promove a partir de hoje a segunda edição da campanha "Dinheiro Miúdo para os Miúdos" com o objetivo de angariar fundos para apoiar projetos que visam melhorar a educação e promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças em Portugal .

Projeto de solidariedade SIC Esperança "Dinheiro Miúdo para os Miúdos" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A iniciativa decorrerá de 18 de setembro a 27 de outubro e pretende reduzir as desigualdades no sistema educativo, assegurando que todas as crianças tenham um percurso escolar digno e livre de adversidades.

A presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, destacou a importância desta ação: “A educação foi sempre o foco da nossa atenção, pois acreditamos que é a única forma sustentável de quebrar o ciclo da pobreza e proporcionar igualdade de oportunidades a todos”.

A campanha "Dinheiro Miúdo para os Miúdos" procura ainda sensibilizar e mobilizar a sociedade portuguesa para o poder da contribuição coletiva: pequenas quantias, quando somadas, podem transformar a realidade de muitos projetos educativos e, consequentemente, as vidas de inúmeras crianças.

As pessoas podem contribuir de duas formas: por meio de doações, que podem ser feitas através dos mealheiros distribuídos pelo país, por MB WAY ou por transferência bancária (IBAN), ou através de voluntariado, seja individualmente ou em nome de uma entidade (empresa, estabelecimento de ensino, IPSS, entre outros).

A campanha conta com a Renascença como media partner e com o apoio de várias entidades, como Germano de Sousa, ACP, MB WAY, Santos e Vale, e Expresso BPI Golf Cup.

Desde a sua fundação, a SIC Esperança já angariou mais de 10 milhões de euros, estabeleceu mais de 400 parcerias, apoiou mais de 4500 instituições de solidariedade social, desenvolveu mais de 500 projetos e beneficiou mais de um milhão e meio de pessoas.

Os projetos de solidariedade também podem despertar o interesse das crianças por questões sociais e ambientais, estimulando uma consciência crítica desde cedo. Esse comportamento pode resultar em adultos mais ativos e comprometidos com a transformação social, criando um ciclo virtuoso de solidariedade e ação comunitária.

Em suma, os projetos de solidariedade para crianças são essenciais não apenas para o bem-estar de quem recebe ajuda, mas também para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e responsáveis. Investir nessas iniciativas é sem dúvida um passo importante para um futuro mais justo e solidário.

 Para mais informações sobre a campanha e como colaborar aqui: https://sicesperanca.org/ 

Fonte: SIC Esperança

13/09/2024  03:24

"PARADA DE ESTRELAS", TVI revela as novidades que todos queriam saber

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na apresentação da nova grelha de programação da TVI, a “Parada de Estrelas” juntou no passado dia 11 de setembro todos os que, com paixão e por paixão dedicam as suas vidas com um único objetivo; oferecer uma estação de televisão ao nível das melhores, a um País com mais de 10 milhões de Portugueses espalhados por todo o Mundo. 

Manuel Luís Goucha estará num novo formato em substituição do "Somos Portugal" que termina ao fim de uma década | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

Porque o futuro começa hoje, as memórias de ontem serão sempre o estímulo para o dia seguinte num canal que se ajusta sempre às exigência de um público cada vez mais atento. Nesse sentido, é inevitável mudar no tempo certo porque vivemos numa era de transformação contínua, a TVI é uma estação dinâmica que evolui de acordo com as audiências, criando soluções mais eficazes para lidar com novos desafios e oportunidades.  

Porque a mudança não ocorre apenas em grande escala, ela também manifesta-se no quotidiano das pessoas, influenciando tudo, desde a forma como trabalhamos até como interagimos socialmente. Por essa razão e outras, José Eduardo Moniz, Diretor-Geral da TVI assinalou os novos projetos preparados para a nova temporada do canal:

No entretenimento, está marcado para o próximo dia 15 de setembro o regresso de “Secret Story – Casa dos Segredos” com apresentação de Cristina Ferreira nas galas de domingo. Durante a semana,  Maria Botelho Moniz, Iva Domingues, Alice Alves e Marta Cardoso levam aos espectadores todas as novidades do dia-a-dia dos concorrentes.

“Congela” continua a fazer companhia às famílias portuguesas com a terceira temporada, que conta com um leque de novos concorrentes.  “Ganha Já” e “Fura Casamentos”, bem como “Em Família” e “Querido, Mudei a Casa!”, continuam a trazer leveza e boa disposição aos fins de semana.

“A Sentença”, palco do tribunal mais conhecido de Portugal,  conta com episódios inéditos que prometem prender os espectadores ao ecrã da TVI. Os programas “Dois às 10” e “Goucha” ganham uma nova vida com um estúdio moderno, que traz novos cenários e recurso a nova tecnologia.

Para o universo de ficção da TVI foram muitas as novidades apresentadas que irão estrear brevemente. A novela “A Fazenda”, gravada entre Portugal e Angola, promete apaixonar novamente os portugueses por uma grande produção TVI. Destaque para a série “Morangos com Açúcar – Temporada 4”, que regressa com novos talentos para um novo ano letivo no Colégio da Barra. Outra novidade apresentada foi a minissérie “Tony”, um projeto ficcional biográfico sobre a vida de um dos mais emblemáticos cantores portugueses. Foi ainda apresentado um conjunto de séries que prometem conquistar os espectadores da TVI: o remake da novela “Ninguém Como Tu” que regressa num novo formato mas a questão mantém-se, “quem matou António?”; “Vizinhos para Sempre” que retrata as peripécias de uma comunidade de vizinhos do condomínio “Terraços do Glamour”, por último, duas décadas após a sua estreia, a série de sucesso “Os Batanetes” vai regressar à TVI e, uma vez mais, promete contagiar os portugueses com boa disposição.

A ficção será ainda marcada pela transmissão do filme “O Lugar dos Sonhos”, da autoria de Diogo Morgado.

Na esfera da Informação foi anunciada a contratação do jornalista Mário Crespo. Foi também revelado o regresso ao “Jornal Nacional” das rubricas “Acontece aos Melhores” – relatos insólitos que não acontecem só aos outros –  e “Pessoas Extraordinárias” – histórias de quem faz a diferença na entrega em causas e aos outros. Destaque também para a reportagem “Somos Nós” de Paulo Salvador que irá mostrar todos os dias ao espectador os reflexos de Portugal e o que nos define enquanto povo.

Para a época natalícia foi anunciado o regresso do maior mercado de Natal do país “Wonderland” e a transmissão de “Há Festa no Hospital”, uma emissão especial que reúne vários artistas para levar a solidariedade a todos os utentes do Hospital Dona Estefânia. É também nesta altura do ano que a TVI, em parceria com a Associação Sara Carreira, irá transmitir pela primeira vez a “Gala dos Sonhos”, cuja missão é aproximar todos aqueles que têm vindo a apoiar os projetos sociais da Associação.

Fonte: TVI

12/09/2024  11:03

‘Os Portugueses estão a ler mais, em especial as novas gerações, mas há ainda um caminho a percorrer’

Por Redação

O mercado editorial português registou um crescimento significativo de cerca de 7% em 2023 com um volume total de 187 milhões de euros, face aos 175 milhões de euros de 2022, de acordo com o estudo “Mercado do Livro: Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, apresentado pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), no decorrer do Book 2.0. De referir que estes valores se referem a 87% do mercado livreiro e não têm em conta os livros vendidos em plataformas de comércio eletrónico

O estudo, desenvolvido pela Nielsen/GFK para a APEL, revela que a percentagem de portugueses que compraram livros aumentou para 65% em 2023 (62% em 2022), mas o grande destaque vai para a mudança no perfil dos compradores, tendo em conta que a faixa etária dos 25 aos 34 anos passou a ser a que mais compra (76%) e que a faixa etária dos 15 aos 24, foi a que respondeu ter comprado mais livros do que em 2022, com 41% do total dos inquiridos. Já a classe média (C) retomou a liderança na compra de livros (73%).

"Os dados atualizados sobre os hábitos de compra e leitura dos portugueses dão-nos pistas muito relevantes sobre a forma como devemos fortalecer o diálogo com as autoridades públicas, as editoras e as instituições educacionais, de modo a continuar a promover ações concretas para estimular a leitura e a literacia no nosso país", afirma Pedro Sobral, Presidente da APEL. “Parece que finalmente estamos a adquirir hábitos de leitura e que mais pessoas estão a abrir portas a novos mundos e ideias, em especial nos mais novos, e isso advém da preocupação dos pais e cuidadores em envolvê-los na experiência da leitura e da compra do livro. São boas notícias, estamos a criar estes leitores e a crescer neste campo, mas também é verdade que partimos de uma base muito baixa, o que significa que ainda temos um longo trabalho pela frente. Cada um destes livros comprados é mais uma oportunidade para influenciar a próxima geração a resistir à manipulação e a ter um pensamento crítico robusto”, adianta.

O estudo, apresentado no passado dia 05 de setembro na segunda edição do Book 2.0, o maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa, que decorreu até 06 de setembro, no Museu do Oriente, em Lisboa, adianta que o número médio de livros adquiridos por pessoa subiu, passando de 4,7 em 2022 para 4,8 em 2023. Já 82% dos portugueses compram para consumo próprio e 44% para oferecer.

Ao nível das principais categorias, 61% dos portugueses continua a preferir o romance (69% em 2022), seguido do policial com 49% (42% em 2022), do romance histórico com 43% (52% em 2022) e do infantil-juvenil com 42% (50% em 2022).

Os portugueses leem em média 5,6 livros por ano, com 73% dos portugueses a afirmarem ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses. Destes, 34% leram menos livros que em 2022, 23% leram mais livros e 39% leram a mesma quantidade de livros. Entre os leitores, o número médio de livros lidos nos últimos 12 meses é de 7,9. O papel continua a ser o formato preferido de 93% dos portugueses para ler, mas 17% refere que também lê livros em formato digital.

Fonte: Lift

09/09/2024  18:10

Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Golderberg protagonizam painel exclusivo no Tribeca Festival Lisboa

Por Redação

Co-produzido pela SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Turismo de Portugal, o Tribeca Festival Lisboa será um espaço de encontro e diálogo onde a arte, o cinema, a cultura e os tópicos do momento se cruzam numa experiência inesquecível à beira-rio. Acontece nos dias 18 e 19 de outubro e conta com a Hyundai e a MEO como patrocinadores principais.

O Tribeca Festival Lisboa anuncia que o humorista, cronista e apresentador de televisão Ricardo Araújo Pereira e a atriz Whoopi Goldberg vão protagonizar um painel exclusivo de conversa intitulado “Laughter, Tears, and Healing: The Power of Comedy and Drama in Mental Health (and Storytelling)”. Este momento ocupará o palco principal do evento no Beato Innovation District e será um dos eventos centrais do festival.

Neste painel, será abordada a forma como a comédia e o drama se complementam, possibilitando uma experiência única e entusiasmante para o público do Tribeca Festival Lisboa.

O evento, que será a primeira grande edição do Tribeca Festival na Europa, conta com a MEO e a Hyundai enquanto patrocinadores principais. A MEO, enquanto parceira tecnológica, vai assegurar que todas as sessões e eventos a ocupar o Beato Innovation Distrcit dispõem da melhor infraestrutura digital. Já a Hyundai, enquanto parceira de mobilidade, garantirá soluções de transporte acessíveis e sustentáveis para a mobilidade durante o evento.

“A participação da Hyundai como Main Sponsor no Tribeca Festival Lisbon demonstra o nosso compromisso para com o valor do ser humano através da arte e da tecnologia, aliás este é um pilar fundamental do compromisso da Hyundai - ‘Progresso pela Humanidade’”,  afirma João Pereira, Diretor de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai Portugal, que acrescenta: “Para a Hyundai é fundamental estar aos lado dos projetos inovadores, com chancela de elevada qualidade e que ajudam a elevar a notoriedade e posicionamento de Marca”.

Para Luiza Galindo, Diretora de Marca e Comunicação MEO, “esta parceria marca a continuidade da aposta do MEO em oferecer os melhores conteúdos a todos. Ela consagra o encontro entre aquele que é um dos mais emblemáticos eventos de entretenimento mundiais e a operadora que os portugueses elegem consecutivamente como o seu veículo preferido de acesso a esse entretenimento. Seja através das séries e filmes, que veem através da box MEO em casa, ou dos eventos de música a que a marca surge historicamente associada, o MEO está presente nos momentos mais emocionantes da vida das pessoas”. E sublinha: “Não podíamos não nos aliar a esta vinda das grandes estrelas da indústria cinematográfica a Lisboa e a esta celebração da cultura Pop. Estamos certos de que será uma experiência inesquecível”.

O encontro de Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Goldberg.

A conversa de Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Goldberg está marcada para 18 de outubro. Durante o painel, ambas as personalidades vão explorar a importância da comédia e do drama não só na forma como lidamos com a saúde mental, mas também a importância que ambos os elementos têm na construção de narrativas no ecrã.

Entre os principais tópicos a serem discutidos estão o papel da comédia na abordagem ao storyteling e o papel terapêutico do humor e do drama na vida do espectador moderno.

As duas personalidades discutirão a evolução da narrativa cómica e dramática: a transformação destes géneros ao longo do tempo e através de culturas diversas; e de como se pode quebrar o estigma em torno da saúde mental, utilizando histórias para promover uma mudança de perspetiva e empatia.

Para Mónica Serrano, Diretora de Marketing, Comunicação e Atelier Impresa do Grupo Impresa, este é a prova de como o Tribeca Festival Lisboa vai querer cruzar o talento nacional e internacional ao longo de todo o evento que ocupará a zona tecnológica e vibrante do Beato Innovation District, em Lisboa: “O Tribeca Festival Lisboa será um festival que procurará um grande cruzamento entre a indústria nacional e internacional ao longo de dois dias. Em primeiro lugar, vamos permitir o visionamento de produções idealizadas por portugueses e de histórias trazidas para LIsboa através da equipa americana do Tribeca, mas também porque vamos promover grandes e exclusivas conversas entre as nossas grandes estrelas e as de Hollywood — aquelas que nos habituámos a ver diariamente nos nossos ecrãs. Este painel entre o nosso Ricardo Araújo Pereira e a icónica Whoopi Goldberg reforça este nosso compromisso em cruzar a nossa portugalidade com o mundo e, no caso, os EUA, e teremos grandes novidades para anunciar nas próximas semanas."

A SIC, a OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa e o Turismo de Portugal orgulham-se de apoiar a primeira edição europeia do Festival Tribeca. Com um compromisso comum de promover a cultura e a criatividade, as três entidades estão empenhadas em ajudar o festival a divulgar o melhor do cinema, da arte e da inovação portuguesas e internacionais. Com a contribuição dos seus patrocinadores, MEO e Hyundai, o Tribeca Festival Lisboa reafirma o seu compromisso em criar uma plataforma que une criatividade, inovação, cultura e bem-estar.

Para saber mais sobre o Festival Tribeca Lisboa, por favor visite o site oficial do evento 

Fonte: SIC

08/09/2024  14:28

SIC ESPERANÇA LANÇA CLUBE DE VOLUNTÁRIOS

Por Redação

A SIC Esperança anuncia o seu mais recente projeto, o “Clube de Voluntários SIC Esperança”.

O Clube de Voluntários tem como missão promover e organizar ações de voluntariado que contribuam para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e educativo das comunidades onde as ações são realizadas, tendo como principal objetivo apoiar as diversas iniciativas desenvolvidas pela SIC Esperança com impacto de âmbito nacional, especialmente nas áreas da educação e da sustentabilidade ambiental.  

As atividades do Clube serão realizadas por voluntários, com idade igual ou superior a 18 anos, a título individual e/ou em colaboração com entidades parceiras, incluindo instituições de ensino, bancos de voluntariado e empresas. ​

O Clube de Voluntários consiste numa bolsa de voluntariado com vista à participação em iniciativas da SIC Esperança, nomeadamente em campanhas de angariação direta de fundos e/ou bens, reabilitação de espaços, voluntariado de competências, entre outros.​

Quem pode participar? O Clube de Voluntários está aberto a pessoas singulares e a entidades, tais como empresas, bancos de voluntariado local, estabelecimentos de ensino, entre outros. Acreditamos que todos, individualmente ou em conjunto, podem contribuir para o bem-estar e mobilização da sua comunidade e para o sucesso dos nossos projetos a nível nacional.

​Para se inscrever, cada voluntário deverá aceder ao site da SIC Esperança em sicesperanca.org e fazer o registo de acordo com o seu perfil.

A participação de voluntários é fundamental para o sucesso das ações da SIC Esperança. Ao inscrever-se, cada voluntário fará parte de uma rede de pessoas e organizações comprometidas em fazer a diferença. ​ A SIC Esperança trabalha desde o primeiro minuto para transformar Portugal num país mais justo e menos desigual, onde todos têm acesso a oportunidades e a um futuro mais sustentável.

Para mais informações sobre os projetos e ações da SIC Esperança consulte o site aqui: aqui 

Fonte: SIC

06/09/2024  17:30

VOID Exposição individual de James Bonnici  // James Bonnici solo exhibition 

Por Redação

6 SET - 8 OUT, 2024

O grupo de pinturas e desenhos da exposição 'Void' de Bonnici reúne retratos e paisagens que subvertem a representação do mundo físico através de um processo de distorção, justaposição e manipulação de objetos banais e cotidianos para transformar formas familiares e reconhecíveis em imagens perturbadoras. Através deste processo, figuras, objetos e cenas comuns são imbuídos de uma sensação de ruptura, evocando uma estranha qualidade sobrenatural.

Muitas das obras aqui exploram dispositivos espaciais que criam a ilusão de uma abertura rompendo o plano bidimensional para revelar um vazio ou um mundo além daquele representado na superfície.

James Bonnici é um artista contemporâneo radicado em Melbourne, Victoria e formado em artes plásticas na RMIT Bundoora/Melbourne. Finalista do Paul Guest Prize na The Bendigo Art Gallery e do Lyn McCrae Drawing Prize na Noosa Regional Gallery (Australia), James Bonnici já realizou mais de 40 exposições individuais e coletivas e várias residências artísticas. Regularmente podemos encontrar o seu trabalho representando em Galerias na Austrália ou nos Estados Unidos. Além de sua prática artística contemporânea James Bonnici faz parte da comunidade educacional da Melbourne Grammar School onde dá aulas de desenho e pintura.

Fonte: Espaço Exibicionista

05/09/2024  11:56

Novidades na Nova Temporada da SIC

Por Redação

Muitas novidades na apresentação da Nova Temporada da SIC, no passado dia 4 de setembro na Estufa do Monsanto Secret Spot apresentada com sorrisos e boa disposição e liderada por Daniel Oliveira Diretor de Entretenimento  e Programas da SIC.

Com uma programação rica e diversificada as novas produções estarão em permanência nas várias plataformas, com o objetivo de atrair uma vasta e maior audiência com destaque para a comédia, ficção e informação.

A Máscara regressa com nova temporada

Programa de sucesso apresentado por João Manzarra, A Máscara está de volta para uma nova temporada. O anfitrião será o mesmo e promete colocar os investigadores a lançar palpites sobre os rostos conhecidos que estão por dentro das máscaras. Rita Guerra, Pedro Granger, Ivo Lucas e Fátima Lopes foram os vencedores das primeiras quatro temporadas do programa que regressa em breve ao canal.

A Promessa vai ter seguimento

Protagonizada por Victoria Guerra, Joana Ribeiro, João Catarré e Lourenço Ortigão, a SIC vai apostar numa nova temporada da telenovela A Promessa que tem prendido os telespectadores ao ecrã. A aposta da SP Televisão promete dar uma reviravolta e trará novidades à história emitida nas noites do canal.

Nova Temporada de Hell’s Kitchen Famosos

O Chef Ljubomir Stanisic está de regresso ao ecrã com uma nova temporada do programa Hell’s Kitchen Famosos. Famosos sem experiência na cozinha prometer surpreender e mostrar os dotes culinários no programa cuja primeira temporada teve Lourenço Ortigão como o grande vencedor.

Nova telenovela com vários protagonistas

Além de A Promessa, o canal trará mais ficção ao ecrã. Já está a ser preparada a nova telenovela que terá vários rostos bem conhecidos como protagonistas. Bárbara Branco, Ricardo Pereira e Patrícia Tavares são os protagonistas da próxima novela da estação. As gravações arrancam em breve

Tribeca Festival em destaque na Opto SIC

Nos dias 18 e 19 de outubro o Tribeca Festival estreia em Portugal. Lisboa acolhe o evento fundado por Robert De Niro e o cinema, cultura pop e entretenimento do mundo não serão esquecidos. Ricardo Araújo Pereira será um dos rostos presentes e irá  entrevistar a atriz Whoopi Goldberg, que fez sucesso nos filmes “Do Cabaré Para o Convento”.

Informação com mais investigação

Espaço âncora do canal, a área de informação do canal também traz novidades. A Investigação SIC vai passar a ser um espaço semanal no Jornal da Noite, Conceição Lino regressa com uma nova temporada do programa Essencial e Sofia Pinto Coelho dará a conhecer uma investigação dividida em três episódios que promete mexer com o país. A Grande Reportagem volta a merecer aposta do canal e regressa com mais espaço

Globos de Ouro a 29 de setembro

A cerimónia anual que distingue os melhores desvendou hoje os nomeados para o Prémio Revelação. Música, televisão e cinema e digital são as áreas onde se destacaram os cinco nomeados deste ano. A gala está marcada para o próximo dia 29 de setembro.

Com o dever de fazer mais e melhor, a SIC é e será um canal de e para os portugueses que exigem uma nova e melhor televisão.

Fonte:SIC

Diana Chaves

Soraia Chaves

Cláudia Vieira

Isabela Valadeiro

Joana Santos

Sofia Cerveira

Dânia Neto

Filipa Nascimento

Filipa Nunes

Custodia Gallego

Júlia Palha

Vera Kolodzig

04/09/2024  13:07

Academia Portuguesa de Cinema seleciona filmes candidatos para representar Portugal nos Prémios Goya e Colibri

Por Redação

A direção da Academia Portuguesa de Cinema (APC) selecionou “A Flor do Buriti” como candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano na 39ª edição dos Prémios Goya. “Grand Tour” e “O Vento Assobiando nas Gruas” são, por sua vez, os dois candidatos à categoria de Melhor Filme Europeu.

A cerimónia de entrega dos Prémios Goya, organizada pela Academia de Cinema de Espanha, terá lugar em Granada, no dia 8 de fevereiro de 2025.

A APC vai ainda submeter a longa-metragem “A Flor do Buriti” como candidato de Portugal à categoria Melhor Filme Ibero-americano na 6ª edição dos Prémios Colibri, da Academia das Artes Audiovisuais e Cinematográficas do Equador, cuja cerimónia de entrega de prémios terá lugar em Quito, a 7 de novembro de 2024.

Sobre os filmes candidatos

“A Flor Do Buriti”

Realizado por João Salaviza e Renée Nader Messora e produzido pela Karõ Filmes, “A Flor do Buriti” retrata a vida do povo indígena Krahô no coração da floresta brasileira.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MbvaeCtXEco 

Sinopse: Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados pelos seus ritos ancestrais, pelo seu amor pela natureza e pela sua luta para preservar a liberdade, os Krahô reinventam diariamente novas formas de resistência.

“Grand Tour”

Realizado por Miguel Gomes e produzido pela Uma Pedra no Sapato, “Grand Tour” segue a história de Edward, um britânico que foge do seu próprio casamento na Birmânia de 1918, e a sua noiva Molly, que viaja pela Ásia para encontrá-lo, transformando a jornada numa profunda reflexão.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=oN0wM9QLu3c 

Sinopse: Rangum, Birmânia, 1918. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly.... Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático.

“O Vento Assobiando Nas Gruas”

Realizado por Jeanne Waltz e produzido pela C.R.I.M., “O Vento Assobiando nas Gruas” é baseado no romance homónimo de Lídia Jorge e narra a história de Milene, uma jovem confrontada com a morte da avó na sua fábrica de conservas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zdQWhOy4oKo 

Sinopse: Baseado no romance homónimo de Lídia Jorge, O Vento Assobiando nas Gruas narra a história de Milene, uma rapariga singular que se vê confrontada com a morte da avó na sua fábrica de conservas. Atormentada com a perda, acaba por encontrar carinho e amor junto de uma família cabo-verdiana que vive na fábrica abandonada. A sua família regressa de férias e Milene enfrenta o estigma e o preconceito, num confronto entre classes que expõe o passado recente de Portugal e as suas feridas ainda por sarar.

Fonte: Academia Portuguesa de Cinema

Imagens: APC

25/08/2024  11:32

CINE "NOS" chega à Região Centro com sessões de Cinema ao ar livre

Por Redação

A NOS vai levar a magia da sétima arte aos habitantes de quatro municípios portugueses da região centro, com uma experiência cinematográfica ao ar livre, entre 28 e 31 de agosto. O Cine NOS levará a Castro Daire, Ferreira do Zêzere, Penacova e Vila Nova de Poiares duas grandes produções cinematográficas que estrearam nas salas de cinema este verão. Esta ação assinala a expansão de serviços de Fibra da NOS na região centro, com televisão e internet fixa de alta velocidade.

‘Podia Ter Esperado Por Agosto’, a comédia portuguesa realizada e protagonizada pelo humorista César Mourão, é o título escolhido para inaugurar o Cine NOS em Castro Daire no dia 28 de agosto. A sessão decorre no Largo das Carrancas, às 21h30. 

‘Divertida-Mente 2’, o maior filme de sempre de animação em Portugal, que já levou mais de 1,1 milhão de espectadores portugueses aos cinemas, vai ser exibido em Vila Nova de Poiares, a 29 de agosto, pelas 21h30, com exibição agendada em Ferreira do Zêzere, para o dia 30 de agosto, pelas 21h30. Estas sessões de cinema ao ar livre terminam a 31 de agosto, em Penacova, com a projeção da produção da Pixar, às 20h30.

O Cine NOS leva, assim, a magia do cinema aos habitantes da zona centro. A iniciativa é já uma marca de referência na experiência de ver cinema ao ar livre e reforça o compromisso da NOS, a maior distribuidora de cinema em Portugal, em envolver-se com as comunidades onde opera e continuar a apostar na indústria cinematográfica, aproximando os portugueses do cinema no período de férias e lazer, aproveitando as noites quentes de verão.

Fonte: BA&N

23/08/2024  12:13

‘FILMES PARA NÃO DORMIR’ chegam este verão aos cinemas

Por Redação

Este verão, os amantes do terror têm encontro marcado nos Cinemas para o ciclo ‘FILMES PARA NÃO DORMIR’, uma iniciativa que promete arrepiar até os mais corajosos. A partir de 29 de agosto e ao longo de quatro semanas, sete filmes de terror serão exibidos em exclusivo nas sessões da meia-noite, em cinemas selecionados. Cada noite, um novo filme e uma nova experiência de medo. Veja o trailer do ciclo ‘FILMES PARA NÃO DORMIR’ aqui .

Com uma programação que inclui títulos cuidadosamente escolhidos, o ciclo ‘FILMES PARA NÃO DORMIR’ oferece aos espectadores portugueses uma viagem ao desconhecido, ao macabro e ao sobrenatural, explorando diferentes vertentes do terror. 

A partir de dia 29 de agosto, e ao longo de quatro semanas, as salas de cinema selecionadas irão exibir todos os dias da semana, nas sessões da meia-noite, um dos sete filmes que compõe o ciclo.

‘Não Apagues a Luz’ desafia o espectador a enfrentar o coração do terror americano contemporâneo, enquanto ‘A Origem do Mal’ envolve-o numa narrativa inquietante, enraizada em antigas profecias. ‘A Menina da Comunhão’ expõe os mistérios sombrios de uma pequena cidade espanhola nos anos 80 e ‘Moloch: Sacrifício Demoníaco’ revela as tradições e medos ancestrais dos Países Baixos.

‘Play Dead: Escapar ou Morrer’ intensifica o suspense com um cenário claustrofóbico e sombrio, já ‘Ruído Mortal’ explora a tensão e o medo numa Itália rural e cheia de mistério. Finalmente, ‘Sem Ar’ coloca o espectador face ao desconhecido nas profundezas de uma praia paradisíaca e remota. 

‘FILMES PARA NÃO DORMIR’, uma série de noites de terror intenso, onde cada filme promete elevar a adrenalina ao máximo.

Sobre a NOS

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal. A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informações em https://www.nos.pt/pt/institucional 

Fonte: BA&N

23/08/2024  11:34

‘Amadora em Festa’: Município celebra 45 Anos com arte, música e desporto

Por Redação

De 5 a 15 de setembro, o Município da Amadora comemora o seu 45º aniversário com um vasto programa de iniciativas culturais, desportivas e recreativas, que refletem o dinamismo e a vitalidade da primeira cidade erguida no Pós 25 de Abril. Música, dança e arte convergem num ambiente único, transformando a Amadora no centro da cultura ver mais... 

14/08/2024  19:31

Spinach Tours reforça rotas no Funchal

Por Redação

Os famosos carrinhos verdes têm três rotas na ilha, sendo os companheiros perfeitos para ter uma visão pitoresca e diferente da cultura madeirense. A partir de agora, já é possível também fazer excursões.

Foto: Boost Portugal

A Spinach, uma marca da Boost Portugal – empresa líder na oferta de experiências únicas e sustentáveis – acaba de reforçar a sua presença na cidade do Funchal, com rotas revistas e a possibilidade de fazer excursões. A Madeira é um dos pontos turísticos mais atrativos em Portugal e onde a presença dos famosos carrinhos elétricos verdes não poderia faltar.

À semelhança do que já acontece em Lisboa, Algarve e Cabo Verde, a oferta na Madeira foi pensada para proporcionar uma visão única e pitoresca da cultura local, sempre com as vertentes de diversão e educação totalmente integradas. Às rotas “Funchal Express”, “Câmara de Lobos e “Madeira Gardens” junta-se a possibilidade de fazer excursões, uma modalidade que inclui guia e é ideal para quem quer aproveitar ao máximo a experiência sem preocupações com o caminho a seguir ou com a condução. Todas as experiências permitem estacionar o carro e desfrutar dos parques, miradouros e monumentos.

Os Spinach são carros elétricos, fáceis de conduzir e com capacidade para duas pessoas. A grande surpresa? Falam, partilhando com os passageiros factos históricos de uma forma divertida.

As experiências interativas Spinach ao pormenor:

· Rota Funchal Express: Com duração de 1h, é o passeio guiado que procuras na capital madeirense, perfeito para casais ou grupos de amigos. Percorre os pontos que não podes perder, incluindo a Avenida do Mar, o Forte de São Lourenço ou o Mercado dos Lavradores.

· Rota Câmara de Lobos: Também disponível com a duração de 1h, esta rota leva-nos à bonita vila piscatória de Câmara de Lobos, através da incrível Estrada Monumental.

· Rota Madeira Gardens: A ilha da Madeira é conhecida pela beleza dos seus jardins e espécies raras de vegetação e flores. A rota Madeira Gardens, com 3h de duração, leva-te a conhecer os jardins supensos mais bonitos que alguma vez viste – dentro e fora da cidade do Funchal.

· Combinação de Rotas: Se uma hora de tour não chega, a solução ideal para ti é combinar rotas! Com a Spinach Tours, é possível juntares as rotas Funchal Express e Câmara de Lobos para ter uma inesquecível tour com a duração de 2h, imperdível se queres conhecer a capital madeirense e uma das suas mais bonitas vilas piscatórias. Podes ainda combinar várias rotas numa tour à medida, com a duração de 3h.

· Oferta Manhãs Funchal: Desconto aplicado a alugueres de 1h, 2h ou 3h entre as 9h30 e as 11h. Ideal para quem é fã das cores matinais e gosta de acordar cedo.

· Excursões Spinach: Opção que disponibiliza guia, ideal para quem não se sente confiante a conduzir ou quer ter essa preocupação. É feita em grupo, mas não terás de partilhar o carro com outros participantes para tirares máximo partido deste passeio pelas vibrantes ruas do Funchal, até Câmara de Lobos. Cada excursão leva até seis e é sempre acompanhada por guias turísticos.

Mais informações: funchal@spinachtours.com

Sobre a Boost Portugal

A Boost Portugal é uma empresa portuguesa que opera nas áreas de animação turística, eventos, catering, tecnologias para turismo e logística. A nossa missão é criar e oferecer experiências únicas que conectam os nossos clientes entre si e com o mundo à sua volta de forma autêntica, tecnológica e sustentável. Do universo Boost Portugal fazem parte as marcas Boost Events, Spinach Tours, Bikes & Company, Escape Hunt, Arrábida by Boat, Eco Tuk Tours, The Cool Tours, Scooter Solution, Vox City, Lisbon by Segway, Red Tour, Tuk Tour Porto, BlueDragon, Foodstory (que inclui os espaços Monsantos Open Air, FIC, Rive Rouge, Vandelli e o conceito O Desassossego) e a Boost Logistics.  Descubra mais em https://grupo.boostportugal.com/.

Sobre a Spinach Tours

A Spinach Tours é uma marca da Boost Portugal, criada em 2023 através de um spinoff e que opera visitas turísticas em pequenos carros elétricos. Com presença em Lisboa através de uma flagship store e também no Algarve, Madeira e Cabo Verde, a missão da Spinach Tours é tornar a cultura novamente cool.

Fonte: Boost Portugal 

13/08/2024  01:34

Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025: Candidatos portugueses em votação

Por Redação

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou os cinco filmes selecionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição dos Óscares.

Entre todos os filmes elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Andreia Nunes (produtora), Cristèle Alves Meira (realizadora), Binete Undonque (atriz), José Tiago (diretor de fotografia), Luís Galvão Teles (realizador), Pedro Borges (produtor), Rita Benis (argumentista), Rui Morrison (ator), e Saúl Rafael (distribuidor), selecionou:

• A Flor Do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (Karõ Filmes)

• Grand Tour, de Miguel Gomes (Uma Pedra no Sapato)

• Manga d’Terra, de Basil da Cunha (Continue Walking e Akka Films)

• O Teu Rosto Será O Último, de Luís Filipe Rocha (Ukbar Filmes)

• O Vento Assobiando Nas Gruas, de Jeanne Waltz (C.R.I.M.)

O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 13 de agosto a 10 de setembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 11 de setembro.

A 97ª edição dos Óscares acontece no dia 3 de março de 2025, em Hollywood, Los Angeles. 

Sobre os filmes candidatos

“A Flor Do Buriti” (https://www.youtube.com/watch?v=MbvaeCtXEco)

Sinopse: Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados pelos seus ritos ancestrais, pelo seu amor pela natureza e pela sua luta para preservar a liberdade, os Krahô reinventam diariamente novas formas de resistência.

“Grand Tour” (https://www.youtube.com/watch?v=oN0wM9QLu3c)

Sinopse: Rangum, Birmânia, 1918. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly... Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático.

“Manga D’terra” (https://vimeo.com/945311645?width=1280&height=720)

Sinopse: Uma jovem mulher cabo-verdiana deixa os filhos na sua terra natal e parte rumo a Lisboa, na esperança de lhes poder dar uma vida melhor. Num quotidiano controlado por gangues de rua e dominado pela violência policial, é através da música e junto das mulheres da sua comunidade que vai encontrar conforto.

O Teu Rosto Será O Último” (https://www.youtube.com/watch?v=1BIIl_EJBJ0)

Sinopse: Duarte pode vir a ser um pianista excecional, mas não está preparado para receber esse dom. Apesar de encorajado por uma mãe luminosa e um professor inspirador, Duarte cresce dividido entre a beleza da criação artística e a dolorosa história familiar marcada pela ditadura e a guerra colonial. Podemos ser quem queremos ser, mesmo com o coração pesado?

“O Vento Assobiando Nas Gruas” (https://www.youtube.com/watch?v=zdQWhOy4oKo)

Sinopse: Baseado no romance homónimo de Lídia Jorge, O Vento Assobiando nas Gruas narra a história de Milene, uma rapariga singular que se vê confrontada com a morte da avó na sua fábrica de conservas. Atormentada com a perda, acaba por encontrar carinho e amor junto de uma família cabo-verdiana que vive na fábrica abandonada. A sua família regressa de férias e Milene enfrenta o estigma e o preconceito, num confronto entre classes que expõe o passado recente de Portugal e as suas feridas ainda por sarar.

Fonte: Academia Portuguesa de Cinema

09/08/2024  23:15

Tiago Bettencourt anuncia concertos imperdíveis

Por redação

O aclamado artista português prepara-se para encerrar o ano de 2024 em grande com dois concertos imperdíveis. No dia 17 de Dezembro, o artista subirá ao palco da Casa da Música, no Porto, seguido de um espetáculo 360º no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 19 de Dezembro. Estes concertos tornaram-se uma tradição anual desde 2018, com exceção do ano de 2020 devido à pandemia.

Nas palavras do artista: ‘’Dezembro ainda vai longe, mas não vale a pena adiar o anúncio que já se tornou usual. Lá estarei mais um ano no Coliseu dos Recreios em Lisboa e na Casa da Música no Porto, para dois concertos únicos, trabalhados de propósito para esta ocasião. Como todos os anos, gosto de não revelar grande coisa sobre o que vai acontecer, e agradeço sempre a confiança que em mim tem depositado o público que vem enchendo por completo estas duas míticas salas de uma energia eletrizante, o que me dá muita alegria, e claro, um grande sentido de responsabilidade.’’

Em 2022, o artista juntou-se à Orquestra Clássica do Centro, proporcionando uma combinação única entre a sua música e os arranjos clássicos. Já em 2023, apresentou um concerto autobiográfico, encenado, onde se debruçou sobre o mundo da música passado e actual, pondo frente a frente a necessidade do público conhecer a história do artista versus apenas o seu trabalho. Contou com os convidados Paulo Gonzo, Diogo Clemente e Sara Correia. 

O concerto de 2024 não será exceção a esta tradição de inovação e originalidade. O artista está a preparar um novo conceito de espetáculo, que promete surpreender os seus fãs. 

Fonte: SET

08/08/2024  00:03

Cinema Português em grande destaque nas salas nacionais

Por Redação

A NOS Audiovisuais reforça a sua aposta na distribuição de cinema nacional com a estreia de 5 filmes portugueses na rentrée. ‘DULCINEIA’, de Artur Serra Araújo, ‘GRAND TOUR’ do premiado realizador Miguel Gomes, ‘MÃOS NO FOGO’ de Margarida Gil, ‘O MELHOR DOS MUNDOS, da realizadora Rita Nunes e ‘OS PAPÉIS DO INGLÊS’ de Sérgio Graciano, vão chegar às salas de cinema portuguesas nos meses de setembro e outubro.

Produzido pela Bando à Parte ‘DULCINEIA’, a terceira longa-metragem do realizador Artur Serra Araújo, baseada no romance ‘O Ano Sabático’ de João Tordo, estreia a 5 de setembro nos cinemas. O filme foi exibido na edição 2023 do LEEFEST, e integrou a Seleção Oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com a atriz Alba Baptista no elenco principal, o enredo segue a história de um pianista e um contrabaixista que enfrentam o enigma de terem composto, acidentalmente, uma obra musical idêntica.

Vencedor do Prémio para Melhor Realização na 77ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, ‘GRAND TOUR’ de Miguel Gomes é um dos títulos mais aguardados da rentrée cinematográfica. Com Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington nos papéis principais, a obra que marcou a história do cinema português além-fronteiras, chega a 19 de setembro às salas de cinema de todo o país. O filme da produtora Uma Pedra no Sapato, é uma coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão. 

Produzido pela Ar de Filmes, ‘MÃOS NO FOGO’ de Margarida Gil, estreia a 3 de outubro no grande ecrã. Livremente inspirado no livro ‘A volta do parafuso’, do escritor britânico Henry James, ‘MÃOS NO FOGO’ teve a sua estreia mundial na última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim - onde esteve em competição, na secção ‘Encontros’. A longa-metragem da realizadora covilhanense foi distinguida com o prémio de Melhor Realização para Longa Metragem Portuguesa NOVA FCSH, na edição 2024 do IndieLisboa, e conta com as atrizes Carolina Campanela e Rita Durão nos papéis principais. 

Também exibido na 21ª edição do IndieLisboa - ‘O MELHOR DOS MUNDOS’ marca o regresso da realizadora Rita Nunes ao grande ecrã, com um filme que coloca o espectador perante a enorme probabilidade de um sismo poder atingir Lisboa, já em 2027. A narrativa acompanha a investigação de dois cientistas portugueses, partindo de uma ameaça de catástrofe, numa cidade onde o Terramoto de 1755 faz parte do imaginário de terror. Sara Barros Leitão e Miguel Nunes, são os protagonistas deste drama que chega aos cinemas a 10 de outubro. 

Com argumento de José Eduardo Agualusa, ‘OS PAPÉIS DO INGLÊS’ estreia a 24 de outubro nas salas de cinema portuguesas. A mais recente obra cinematográfica de Sérgio Graciano foi rodada no sul de Angola, com um elenco de atores composto por João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Maya Booth e Ian Toner. O filme, produzido pela Leopardo Filmes, é uma adaptação da trilogia "Os Filhos de Próspero", do escritor Ruy Duarte de Carvalho. 

Fonte: NOS

07/08/2024  23:20

AMOR SEM IGUAL

Por Redação

AMOR SEM IGUAL é uma história de amor, mas vai muito além disso, vai mesmo para além do preconceito. Conta-nos a história de Angélica (Day Mesquita), uma prostituta vistosa, conhecida por ‘Poderosa’, que frequenta regularmente um posto de gasolina de beira de estrada. E do agrónomo Miguel (Rafael Sardão), um paulista honesto, que vende os legumes que cultiva na sua propriedade.

As suas vidas não podiam ser mais diferentes. Enquanto ele termina o dia de trabalho, o dela está só a começar. Mas desde a primeira vez que se cruzaram que a sua atração é muito evidente, embora não adivinhem o que o futuro lhes reserva.

Rejeitada pelo pai em criança, Angélica é uma mulher que cedo se tornou independente e está, sem saber, envolvida em muitos mistérios. Um deles tem a ver com uma conspiração para a assassinar. Uma tarefa nada fácil, que será dificultada pela paixão incondicional que cresce entre Angélica e Miguel.

AMOR SEM IGUAL conta também no seu elenco com atores que muitos de nós conhecemos, como Juan Alba, Selma Egrei, Françoise Forton, Heitor Martinez, Thiago Rodrigues, Sthefany Brito, Ernani Moraes, Paulo Figueiredo, Eduardo Lago, Beth Zalcmann, Gabriel Gracindo, Pedro Nercessian, Castrinho, Manuela do Monte e Barbara França, que vimos recentemente na série Da Mood na RTP1.

A partir de 14 de agosto, AMOR SEM IGUAL a nova novela da hora de almoço, de segunda a sexta, às 14h15 na RTP1.

Fonte: RTP 

05/08/2024  23:32

JARDINS DO HOTEL M’AR DE AR MURALHAS estreiam voos de balão com vista sobre Évora

Por Redação

Para aproveitar os dias longos de verão e as vistas idílicas alentejanas, o hotel M’AR De AR Muralhas inaugura agosto com novidades nas suas atividades, estreando voos de balão de ar quente que partem diretamente do seu jardim, bem como aulas de yoga, que irão decorrer durante todo o mês.

O amplo e icónico jardim do hotel M’AR De AR Muralhas, cercado pela centenária muralha de Évora, serve como ponto de partida para uma viagem que começa ao nascer do sol e sobrevoa a cidade até a um destino ao sabor do vento, com duração de uma hora. O Grupo M’AR De AR disponibiliza para os seus hóspedes pacotes de alojamento + voo de balão com valores que variam dependendo do número de pessoas, podendo um cesto levar até 32 pessoas – ideal para grupos, empresas e até team buildings; existindo ainda a possibilidade de fazer voos privados até 4 pessoas e tudo pode ser agendado diretamente com o hotel.

O jardim do Muralhas recebe ainda durante o mês de agosto aulas de yoga aos domingos às 9h00 da manhã, com entrada livre para os hóspedes do hotel, instruídas por Lita Oliveira. As aulas terão a duração de 60 minutos e a prática será Yoga Vinyasa, acessível a todos, mesmo aos que nunca tenham praticado. Sendo o jardim do M'AR De AR Muralhas o local ideal para a prática de ioga, com espaços verdes de 5000m2, rodeados pelas muralhas de Évora, que reforçam o contacto com a natureza, também a filosofia do yoga se funde com o que o Alentejo tem para oferecer através de uma prática que envolve o bem-estar mental, físico, emocional e espiritual.

Também em agosto, no dia 10, terá lugar no hotel M’AR De AR Aqueduto um jantar a seis mãos, que junta os chefes António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes a produtores locais, para um menu exclusivo (59€ p/pessoa) que viaja pelos sabores do Alentejo e que promete fazer chorar por mais.

Repleto de iniciativas que convidam ao bem-estar, lazer, relaxamento e cozinha de destaque, este verão, o Grupo M’AR De AR caracteriza-se como o destino ideal e mais completo para usufruir de momentos de pausa mais intimistas ou em família. Todas as novidades, reservas e informações acerca dos espaços do Grupo M’AR De AR, estão disponíveis em https://mardearhotels.com/ 

30/07/2024  00:42

“Caixa Negra – 2ª Temporada”

Por Redação

Está de volta o programa de entrevistas mais misterioso da televisão!

Estreia dia 2 de agosto, às 22:25H 

“Caixa Negra” regressa para uma segunda temporada, e promete continuar a pôr os convidados a falar de tudo, sem tabus!

Catarina Matos, apresentadora e humorista, regressa para a condução deste formato onde quem escolhe as questões são os participantes e a sorte.

Créditos: SIC Radical

Luana do Bem, Marco Horácio, José de Pina, Tigerman, Pedro Tochas ou Sónia Balacó são algumas das personalidades que aceitaram este desafio!

Os convidados vão responder a perguntas aleatórias que se encontram em Caixas e que abrangem temas como Amor, Profissão, Estado Psicológico, entre outras questões, mais ou menos pessoais. Para que sejam bem-sucedidos, têm de responder com verdade e honestidade, até às questões que acharem menos apropriadas. 

Para os avaliar está Amália, a Assistente Virtual e a Voz de Portugal, que vive na cloud e está atenta a tudo o que lhes diz respeito. Amália sabe coisas que até os próprios convidados já esqueceram, ou preferiam esquecer.

Fonte: SIC 

29/07/2024  23:37

LIAM NEESON - um anti-heroi silencioso "Na Terra de Santos e Pecadores"

Por Redação

Um thriller de ação no auge do conflito da Irlanda do Norte

Liam Neeson protagoniza ‘NA TERRA DE SANTOS E PECADORES’. O thriller do realizador e veterano colaborador de Clint Eastwood, Robert Lorenz (nomeado a 3 Óscares de Melhor Filme) transporta o espectador para a Irlanda dos anos 70, no auge dos conflitos do IRA. Um filme de ação, com um extraordinário elenco de atores, que encontra o ‘espírito cowboy’ nas exuberantes pastagens do Condado de Donegal. Para ver nos cinemas a partir de 22 de agosto.

Foto: NOS

‘NA TERRA DE SANTOS E PECADORES’ lança um olhar sóbrio sobre uma Irlanda conturbada em meados da década de 70. Finbar Murphy (Liam Neeson) é um homem ansioso por deixar o seu passado sombrio para trás, que leva uma vida tranquila na aldeia costeira de Glen Colm Cille, longe da violência política que assola o resto do país. Quando um ameaçador grupo de terroristas chega, liderado por uma mulher chamada Doireann, Finbar descobre que um deles tem andado a assediar uma rapariga local. Envolvido num jogo cada vez mais cruel, ele tem de escolher entre expor a sua identidade ou defender os seus amigos e vizinhos.

A atriz irlandesa Kerry Condon (nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Secundária - Os Espíritos de Inishering), o ator Jack Gleeson (A Guerra Dos Tronos), e o irlandês Ciarán Hinds integram o elenco do filme que tem como pano de fundo o conflito da Irlanda do Norte, que se arrastou por cerca de 30 anos, e onde mais de 3.500 pessoas perderam a vida.

‘NA TERRA DE SANTOS E PECADORES’ teve a sua estreia na 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza e chega aos cinemas portugueses a 22 de agosto.

Sinopse:

Irlanda, década de 1970. Ansioso por deixar seu passado sombrio para trás, Finbar Murphy (Liam Neeson) leva uma vida tranquila na aldeia costeira de Glen Colm Cille, longe da violência política que assola o resto do país. Quando um ameaçador grupo de terroristas chega, liderado por uma mulher chamada Doireann (Kerry Condon), Finbar descobre que um deles tem andado a assediar uma rapariga local. Envolvido num jogo cada vez mais cruel, Finbar tem de escolher entre expor a sua identidade ou defender os seus amigos e vizinhos.

Trailer 

Fonte: NOS

26/07/2024  00:13

Antevisão do filme "O Pátio da Saudade" 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Com as gravações ainda na fase inicial, de acordo com o realizador Leonel Vieira, o "Pátio da Saudade" é a mistura de dois géneros, a comédia e a componente musical (uma coisa rara de se fazer em Portugal) com o objetivo de transportar para o presente o estilo clássico do Pátio das Cantigas como forma de revisitar o estilo do cinema daqueles tempos, a história dos lisboetas muito próxima do povo e do grande público.

Gravações do filme "O Parque da Saudade"  |  Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A narrativa do filme tem duas componentes: olhar para o passado numa época dourada do teatro de revista esquecido no tempo e os musicais de hoje. Leonel Vieira, referiu: “A mensagem muito ténue é a de uma história sobre amizade e superação, parece ter uma história de amor, mas não tem porque eu não queria que assim fosse. A escolha do elenco, foi muito importante neste projeto assim como a escolha da protagonista Sara Matos que é para mim uma tremenda atriz, um monstro do teatro e muito completa nas suas competências. Tudo se complementou; o tempo, a sorte e a coincidência de convidar grandes nomes que fazem pequenas participações e se o José Raposo, o Zé Pedro Vasconcelos, a Ana Guiomar, o Manuel Marques e a Sara Matos não tivessem aceite o desafio, este projeto nunca seria realizado. Este filme, tem uma identidade nacional e muito localizada que será perceptível a todos os que vivem no meio e o grande público fará parte de uma viagem no tempo leve e divertida”.

Com a data de estreia ainda por definir, o filme acompanha um grupo de atores que se depara com uma série de situações hilariantes enquanto tentam produzir uma peça de teatro inspirada em “ O Pátio das Cantigas”. As peripécias acontecem, tanto nos bastidores quanto no palco, revelando as excentricidades dos personagens e os desafios na tentativa de manter a tradição cultural viva através do teatro. 

Fonte: RTP 

25/07/2024  13:24

Novo projeto de ficção da TVI filmado em Angola

Por Redação

O novo projeto de ficção da TVI vai levar os espectadores a terras angolanas e a paisagens únicas, que vão ser palco de uma grande história de amor entre uma portuguesa e um angolano.

O coração da novela é uma grande fazenda em Angola e a trama desenrola-se entre aquele país e Portugal, retratando uma realidade em que as deslumbrantes províncias angolanas e as ricas tradições culturais convivem com a modernidade do seu mundo empresarial.

As personagens principais protagonizam uma história de amor inesperada e repleta de obstáculos. Forçado a disputar com a jovem portuguesa a fazenda que lhe calhou em herança, o jovem angolano terá de escolher entre a convicção e a paixão.

Esta é uma obra de ficção da autoria de Maria João Mira. A Direção de Projeto está a cargo de Edgard Miranda.

Fonte: Media Capital

25/07/2024  03:04

EM CASA D´AMÁLIA – NOVA TEMPORADA

Por Redação

Em Casa d´Amália leva o Fado a várias cidades portuguesas numa temporada gravada no exterior e ao vivo. 

Em Casa d´Amália regressa para tertúlias ao vivo em várias cidades do nosso país com grandes referências da música em Portugal.

Marina Mota, Fábia Rebordão, Jorge Fernando, André Amaro, Emílio Moret e Tomás Marques, acompanhados pelo guitarrista Francisco Pereira, são os convidados do programa de estreia. Uma noite de Fado que promete ser imperdivel e inspiradora no Adro da Sé Catedral de Viseu. 

Em Casa de Amália é uma referência para quem gosta de Fado, bem como as boas histórias e o ambiente que envolve todos aqueles que partilham o gosto por este género musical. Mas José Gonçalez explica-nos o que levou o Em Casa d’Amália a sair de estúdio: “Passaram 5 anos e este projeto tornou-se uma referência. De tal ordem que me começaram a chegar solicitações de todo o país para realizar o Em Casa d'Amália ao vivo. E aceitamos o desafio. Portugal tem localidades lindíssimas com um património arquitetónico edificado maravilhoso. E daí partiu a ideia de juntar estes dois patrimónios sob égide de Amália. Nada melhor. Amália, o Património e o público. Tem sido maravilhoso. E sempre a celebrar Amália!”.

A partir de sábado, dia 27, as portas da Casa d´Amália voltam a abrir-se para noites mágicas e de muito Fado e, claro, sempre na sua companhia. Nova temporada para acompanhar semanalmente, às 22h45, na RTP1.

Fonte: RTP

25/07/2024  02:48

Estreia RTP 3

Por Redação

Impacto Verde é o novo programa da RTP3 que surge pelo contexto atual das alterações climáticas, o qual representa um dos desafios mais urgentes e que exige discussão, decisões complexas e informação rigorosa. Uma coprodução da RTP com o projeto digital de literacia Green eFact, com apresentação de Daniela Santiago.

A apresentadora explica-nos que o Impacto Verde “é uma espécie de explicador ambiental e de ação climática que pretende ter um impacto na vida das pessoas. Desde os mais variados temas, como ajudar o planeta, a nossa própria saúde e daqueles que nos rodeiam; percorrer hábitos alimentares, formas de proteger o oceano e de fomentar uma agricultura mais sustentável; e perceber como as nossas atividades, desconstruindo falsas verdades e mitos, podem fazer a diferença. É um orgulho apresentar este programa e ainda para mais na RTP, que foi o primeiro canal a ter um programa de ambiente e ação climática em 1972. Mas também por ser a única televisão com uma editoria exclusivamente dedicada à ação climática, da qual sou editora, mostrando o seu compromisso num tema transversal a todos os outros”.

Semanalmente, ao sábado na RTP3, revelamos dicas para decisões mais sustentáveis no nosso dia a dia, destacando a utilização de sacos de algodão em vez de plástico. Mas também abordamos temas mais complexos, como o drama dos refugiados climáticos e a pegada ecológica dos alimentos.  

A partir de 27 de julho, Impacto Verde dá relevo às questões relacionadas com um dos maiores desafios do nosso tempo. Todos os sábados, às 18h45, na RTP3.

Fonte: RTP

23/07/2024  00:42

‘JORNAL DA NOITE’ estreia novas rubricas

Por Redação

Como tem vindo a ser tradição nos últimos anos, o verão é sinónimo de estreias das melhores e mais diversificadas rubricas da informação.

A poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos de Paris, a 26 de julho, a SIC estreia uma nova rúbrica no ‘Jornal da Noite’, dedicada aquela que é a maior celebração do desporto mundial. Em ‘Mínimos Olímpicos’, o jornalista da SIC Miguel Guerreiro vai ao encontro dos candidatos, com possibilidade de ganharem medalhas e mostrar as modalidades vistas pelos olhos de atletas em desportos como Trampolim, Tiro, Surf, Judo ou Natação. ‘Mínimos Olímpicos’ tem estreia marcada dia 22 de julho.

Ainda em julho e durante o mês de agosto estão de volta, ao ‘Jornal da Noite’, algumas rubricas de sucesso como:

“Comboios do Mundo” – já em exibição

As melhores viagens de comboio já é um “clássico” do ‘Jornal da Noite’ que este verão foi ao encontro dos melhores destinos sobre carris em lugares como Austrália, Suíça, Espanha, Itália ou País de Gales.

“Portugal na Esplanada” –  Estreia dia 22 de julho

De norte a sul do país, há espaços ao ar livre que se distinguem pela sua originalidade ou beleza fora do vulgar e que convidam a uma pausa prolongada para comer, beber ou, simplesmente, conversar. Este verão Helder Correia foi, mais uma vez, à procura das melhores esplanadas do país em cidades como Porto, Cascais, Ericeira ou até na Região Autónoma da Madeira.

“Estações de Portugal” – Estreia dia 29 de julho

Esta rubrica explora a diversidade e beleza das estações de comboio do país, mostrando a riqueza histórica e cultural destes locais, oferecendo aos espectadores uma visão única das estações ferroviárias portuguesas e das histórias que as envolvem. “Estações de Portugal” vai visitar estações como Santa Apolónia, Pinhão, Rossio, São Bento, Marvão ou Vilar Formoso.

“Olhó Verão” – Estreia dia 1 de agosto

Joana Latino e Nuno Pereira já estão de malas feitas para, de 1 a 31 de agosto, embarcarem em mais uma viagem, de norte a sul, para nos mostrarem o melhor que o Verão nos traz. Novas experiências e aventuras, as melhores praias, os alojamentos e restaurantes mais incríveis e as melhores sugestões para o Verão.

“Património Mundial” – Estreia dia 5 de agosto

"Património Mundial" explora os locais em Portugal reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial. Esta rubrica oferece aos espectadores uma visão detalhada e enriquecedora dos locais que fazem parte do património cultural e natural do país, promovendo a sua preservação e valorização. Este verão “Património Mundial” visita locais como Guimarães, Braga, Coimbra, Mafra, Sintra ou Elvas.

“Ao Km” – Estreia dia 19 de agosto

Paula Castanho está de regresso com mais uma temporada de “Ao Km” para mostrar e visitar, a pé, os melhores trilhos de Portugal. Da paisagem selvagem das Desertas aos jardins de Sintra, locais deslumbrantes com histórias em cada paragem.

Fonte: Grupo Impresa

18/07/2024  18:26

Boutique dos Relógios Plus apresenta montras artísticas de verão em parceria com ADD FUEL

Por redação

Colaboração com o artista visual português Diogo Machado transforma montras em obras de arte inspiradas nos azulejos portugueses

Este verão, a Boutique dos Relógios Plus traz uma nova dimensão artística às suas montras com a colaboração exclusiva do artista visual português Diogo Machado, conhecido como ADD FUEL. Esta parceria tem como objetivo transformar as montras das várias lojas Plus em autênticas galerias de arte, celebrando a tradição dos azulejos portugueses com um toque contemporâneo.

Fotos D.R 

A arte de Diogo Machado, inspirada na azulejaria tradicional que remonta ao século XV, é caracterizada pela fusão de elementos clássicos com um estilo moderno e detalhado. Para esta colaboração com a Boutique dos Relógios Plus, o artista desenvolveu um conceito que combina a elegância da relojoaria com a frescura do verão, utilizando cores brilhantes e padrões intricados que evocam a beleza dos azulejos sob a intensa luz do sol.

"A arte dos azulejos destaca-se no verão, quando as suas cores e padrões brilham sob a luz solar, tornando as cidades portuguesas verdadeiras galerias a céu aberto. Apreciar os azulejos é uma experiência que mistura o calor da estação com a elegância visual e histórica. Os tons azuis e brancos predominantes evocam frescura e tranquilidade, complementando o vibrante verão. Assim, o verão, os azulejos e a elegância da relojoaria formam uma tríade perfeita, refletindo a alma e a cultura portuguesas na sua máxima expressão”, afirma Diogo Machado (ADD FUEL).

David Kolinski, administrador da Boutique dos Relógios, acrescenta: "Esta parceria com ADD FUEL é um testemunho do nosso compromisso em promover a arte e a cultura portuguesas. Queremos oferecer aos nossos clientes mais do que apenas relojoaria de alta qualidade – queremos proporcionar uma experiência enriquecedora que celebre o melhor da nossa herança cultural."

As novas montras artísticas, fruto desta parceria, estão já visíveis durante o verão, permitindo aos visitantes apreciar a combinação harmoniosa entre a tradição dos azulejos e a inovação artística – representando a alma e a cultura portuguesas na sua máxima expressão. No Natal, a parceria será retomada com uma nova exibição também assinada por ADD Fuel.

Estas montras de verão são já visíveis nas lojas Boutique dos Relógios Plus em Lisboa: Boutique dos Relógios Plus ART na Avenida da Liberdade 194, Avenida da Liberdade 129, Amoreiras Shopping Center e CascaisShopping. Também estão presentes na Boutique dos Relógios Plus na Avenida dos Aliados 127 (Porto), no NorteShopping (Matosinhos) e na Quinta do Lago (Algarve). 

Esta iniciativa faz parte do compromisso permanente da Boutique dos Relógios Plus em associar-se a artistas de renome e promover a arte nas suas lojas. Anteriormente, já foram realizadas várias exposições artísticas na Boutique dos Relógios Plus ART na Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde um mural de ADD FUEL é destaque desde a sua inauguração.

Sobre ADD FUEL: 

ADD FUEL é o artista visual português Diogo Machado (n. 1980). Antigo designer gráfico, a sua prática artística tem-se focado na reinterpretação e no jogo com a linguagem do design de azulejos tradicionais, em particular dos azulejos portugueses de cerâmica vidrada. Misturando elementos tradicionais e contemporâneos, os seus designs originais baseados em vetores e a arte de rua baseada em estêncil revelam uma complexidade impressionante e uma atenção meticulosa ao detalhe. Baseadas numa combinação de tesselações que criam equilíbrio através de repetições simétricas e técnicas de ilusão ótica como o trompe-l’œil, as suas composições com padrões em camadas criam um ritmo poético que joga com a perceção do observador e as possibilidades de interpretação. Tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2006, além de participar em alguns dos principais eventos de arte urbana do mundo, saber mais  

Vídeo Making-of ADD FUEL 

10/07/2024  15:24

The Color Run Ageas Seguros - 2024

Por Redação

Os 5km mais felizes e coloridos do Planeta arrancam em Gondomar no próximo dia 13 de julho

“Disco Tour” é o tema do evento deste ano

A oportunidade ideal para viver um dia cheio de Cor, Música e muita Diversão

Lisboa, 10 de julho de 2024 - A The Color Run Ageas Seguros está de regresso a Portugal e a partida oficial será no dia 13 de julho na cidade de Gondomar. O evento terá uma segunda edição a 20 de julho na cidade de Oeiras. Sem limite de idades de participação, o evento tem como objetivo juntar família e amigos num dia de cor, onde o bem-estar e a saúde se aliam à felicidade e diversão, num propósito conjunto e maior.

O dresscode deste ano deverá ser inspirado pelos amantes de música porque a nova tour tem como tema - Disco Tour. A partida será dada às 16h00 na Av. Escritor Costa Barreto, junto ao Recinto Desportivo Ribeira de Abade.

Como já é hábito, a organização da The Color Run Ageas Seguros refere que esta não é só uma corrida: é um festival de cor, música e muita alegria. O grande desafio é garantir que todos os participantes comecem a corrida com uma t-shirt branca e terminem totalmente coloridos da cabeça aos pés.

Este ano o tema é a "Disco Tour”, por isso mesmo todos os participantes podem trazer os melhores outfits disco, treinar os seus passos de dança e estar prontos para as surpresas preparadas pela organização da The Color Run Ageas Seguros.

Esta será também a primeira edição onde nos 5km existirão oito estações de animação ao longo do percurso. Este ano quem participar na The Color Run Ageas Seguros pode contar com quatro estações de cor, com uma estação inteiramente dedicada ao Disco Tour onde não vão faltar pó colorido e pó shine para pôr “brilhar” todos os Color Runners, uma estação de espuma, um túnel sensorial, uma estação com música ao vivo, e ainda uma novidade: uma estação com insufláveis! Para além das estações de cor é possível dançar ao som da música a cargo dos animadores da The Color Run Ageas Seguros e do cantor Filipe Gonçalves, o speaker oficial da The Color Run Ageas Seguros, que marca presença na The Color Run pelo quinto ano consecutivo. 

Tudo a postos para uma tarde inesquecível com muito pó colorido a envolver os participantes, aquando da sua passagem. Estes pós são feitos de amido de milho, usado na Indústria Alimentar, o que torna a corrida segura e adequada para todas as idades.

Como é habitual em todos os eventos The Color Run Ageas Seguros, a mobilidade é um fator a ter em conta e por isso os percursos são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida para que ninguém fique de fora do evento mais divertido do ano! Este ano, e após sondagem realizada nas redes sociais da The Color Run, sobre qual a sugestão de associações para marcarem presença no evento, os Color Runners escolheram o Projecto Sexto Sentido, uma entidade de cariz social que promove a inclusão no desporto, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam realizar corrida e caminhada guiada. 

A The Color Run Ageas Seguros é mais divertida se for vivida em grupo, por isso existe um preço com desconto para quem compra bilhete de equipa, com um mínimo de 4 participantes, não existindo limite máximo. Mas quem não tem equipa, nada tem a temer: também existem bilhetes individuais.

Num evento ideal para ser vivido em família, as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita. Os bilhetes para adultos variam entre os 23,90€, para bilhete de equipa, e os 25,90€ preço individual.

Os bilhetes incluem o kit de participação com tudo o que precisam para o evento: um saco alusivo à The Color Run Ageas Seguros, a pulseira que dá acesso ao recinto, uma t-shirt temática ao estilo Disco Tour com um design original, uma headband cheia de estilo, uma mochila e 2 tatuagens removíveis e 1 saqueta com pó de cor para viverem os 5 kms mais felizes do Planeta.

Para todos os que queiram marcar presença em Gondomar, ainda há bilhetes disponíveis. Basta consultar o site oficial do evento em www.thecolorrun.pt , ou recorrer a locais como as Lojas Fnac, Worten, CTT e El Corte Inglés para adquirir o ingresso.

O desafio está lançado: sozinhos ou em grupo, venha passar um dia divertido e percorrer os 5km mais felizes do Planeta onde a cor, música e diversão não vão faltar.

Fonte: Join PR

09/07/2024  19:34

‘CINE NOS’ anima as noites de verão em Troia

Por Redação

A partir do passado dia 6 de julho, o ‘Cine NOS’ regressa a Troia com sessões de cinema ao ar livre, todos os sábados, às 21h30 durante os meses de julho e agosto. Ao longo de nove semanas, o melhor do cinema invade o Jardim do Norte com uma programação de excelência, que promete muita comédia, ação e animação para todas as idades.

A comédia francesa ‘A Vingança do Professor Poutifard’ marca o início de mais uma edição do Cine NOS, uma iniciativa promovida pela maior distribuidora de cinema em Portugal, que leva ao Jardim do Norte, em Troia, grandes produções cinematográficas que estrearam nas salas de cinema ao longo do ano.

Filmes como ‘Missão Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um’, ‘Wish: O Poder dos Desejos’, ‘Assassino Profissional’ e ‘Cruella’ são algumas das longas-metragens que miúdos e graúdos podem usufruir nas noites quentes de verão. As sessões de cinema são gratuitas e acontecem todos os sábados, até 31 de agosto, às 21h30.

O Cine NOS leva a sétima arte de volta ao litoral alentejano, proporcionando aos espectadores oportunidades diferenciadoras de entretenimento. A iniciativa é já uma marca de referência na experiência de ver cinema ao ar livre e reforça o compromisso da NOS em continuar a apostar na indústria cinematográfica, aproximando os portugueses do cinema no período de férias e lazer, aproveitando as noites quentes de verão.

TROIA e o Canal Hollywood são os parceiros oficiais desta edição, que arranca já este sábado, dia 6 de julho.

PROGRAMAÇÃO ‘CINE NOS’ TROIA

Até 31 de agosto, todos os sábados, às 21h30

13 de julho ‘IF: Amigos Imaginários’

20 de julho ‘Assassino Profissional’

27 de julho ‘Elemental’

03 de agosto ‘As Marvels’

10 de agosto ‘Cruella’

17 de agosto ‘Missão Impossível - Ajuste de Contas - Parte Um’

24 de agosto ‘Wish: O Poder dos Desejos’

31 de agosto ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’

Fonte: BA&N

07/07/2024  10:20

Verão, anima Festa da TVI

Por José A. Carvalho / Twenty4news

No passado sábado dia 6 de julho, o Hotel Myriad no Parque das Nações em Lisboa, foi o local escolhido para mais uma Festa de Verão que juntou figuras públicas da TVI

Festa de Verão TVI  |  Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A estação líder em audiências em Portugal no primeiro semestre deste ano, repete com sucesso mais uma noite de festa permitindo um contacto mais próximo entre as suas estrelas e o público. Os aplausos foram sentidos sempre que os atores, apresentadores e cantores iam chegando à red carpet que contrastou com o brilho e reflexo de todos os que iluminaram uma noite de alegria e glamour.   

06/07/2024  12:34

ESTREIA: "SUPERESTRELAS"

Por Redação

Está a chegar o novo programa de entretenimento para toda a família. Em SUPERESTRELAS a música, o espetáculo, a emoção e as transformações extraordinárias serão, a partir de dia 21 de julho, as estrelas de domingo à noite na RTP1.

Créditos: Jorge Carmona - RTP

Com apresentação de Sílvia Alberto, o novo programa vai trazer transformações únicas e um talento inigualável e mostrar que todos os candidatos têm uma estrela dentro deles! A partir de 21 de julho, as noites de domingo da RTP1 vão ser de entretenimento para toda a família, com muito espetáculo e música com o SUPERESTRELAS!

Cantores de vários géneros e todas as idades sobem ao palco do SUPERESTRELAS para imitarem os seus ídolos, interpretando grandes artistas nacionais e internacionais. Esperam-se atuações únicas e pura magia num programa que contará com a presença de um painel de jurados constituído por Pêpê Rapazote, Jéssica Athayde, Mimicat e José Carlos Pereira, que irão avaliar o desempenho da estrelas em palco.

Os candidatos sobem ao palco por equipas, cada uma delas constituída por três elementos, mas que não se conhecem, interpretando a mesma música e vestindo a pele do mesmo artista em diferentes momentos da sua carreira.

SUPERESTRELAS é um formato originalmente lançado no Reino Unido, onde rapidamente conquistou o público em vários países. SUPERESTRELAS chega agora às noites de domingo da RTP1, sempre em direto, a partir de 21 de julho.  

Fonte: RTP

04/07/2024  01:02

"ABANDONADOS" conquista dois novos prémios

Por Redação

ABANDONADOS continua a conquistar a crítica internacional como Melhor Filme na vertente dos Direitos Humanos. Nos últimos dias, ABANDONADOS recebeu mais duas distinções, concretamente no Vancouver International Movie Awards e no Florence Indie Film Festival.

O filme já totaliza 7 prémios em festivais internacionais, incluindo no Montreal Independent Film Festival, Berlin Kiez Film Festival, Mannheim Arts and Film Festival, Tokyo Cinema Awards e Vegas Independent Film Awards.

ABANDONADOS está disponível em formato de filme e série na RTP Play e traz um retrato da realidade vivida em Timor durante a 2ª Guerra Mundial, refletindo sobre o total desrespeito pelos direitos humanos.

Fonte: RTP Play 

04/07/2024  00:26

ANTHONY HOPKINS é o pai da psicanálise na ‘A última Sessão de Freud’

Por Redação

‘A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD’ de Matt Brown, realizador de ‘O Homem Que Viu o Infinito’ (2016), conta com Anthony Hopkins no papel de Sigmund Freud e estreia nos cinemas a 11 de julho. Esta adaptação da peça de teatro do premiado escritor Mark St. Germain explora os últimos anos da vida do psicanalista durante a Segunda Guerra Mundial, focando-se no confronto entre Freud e C. S. Lewis, poeta, crítico literário e autor de ‘As Crónicas de Nárnia’, interpretado por Matthew Goode.

Sigmund Freud (Anthony Hopkins), recém-fugido do regime nazi com a sua filha, recebe a visita do extraordinário professor de Oxford, C. S. Lewis, interpretado por Matthew Goode (‘The King’s Man’; ‘Downtown Abbey’). Nesse dia, duas das maiores mentes do século XX interagem numa monumental sessão onde abordam a crença no futuro da humanidade e a existência de Deus.


Paralelamente ao encontro entre os protagonistas, a trama explora ainda a relação de Anna Freud, interpretada por Liv Lisa Fries (‘Babylon Berlin’), com o seu pai que, ao longo dos anos, a foi estudando e analisando. Perante o cancro que assombra Freud, Anna planeia revelar a verdade sobre a sua vida amorosa com a sua amante Dorothy, com quem fundou um centro de psicologia infantil.

‘A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD’ mergulha profundamente no subconsciente das personagens e na forma como estas mentes criativas desafiam a conjuntura social, seja através do mundo de fantasia de Lewis ou das alucinações de Freud. O filme aborda ainda o sentido de urgência de uma sociedade em guerra, que vive as angústias e os terrores do conflito.

“Para além da minha própria curiosidade intelectual e da minha inclinação para ‘A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD’, como filho de um psiquiatra reconheço profundamente a importância e a atualidade desta história”, afirma Matt Brown. Com o filme, Brown quis explorar o coração da condição humana, destacando seu lado emocional, instigante e criativo.

‘A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD’ estreia nas salas de cinema portuguesas a 11 de julho. Trailer 

Fonte: BA&N

03/07/2024  22:34

AMC exibe especial "Ficção Científica"

Por Redação

No mês que assinala o 55º aniversário da chegada do Homem à Lua, acontecimento que teve lugar a 20 de julho de 1969, o canal AMC exibe um especial totalmente dedicado à Ficção Científica, para ver ao longo de todo o mês de julho, a partir de amanhã, terça-feira, dia 2.

No mês que assinala o 55º aniversário da chegada do Homem à Lua, acontecimento que teve lugar a 20 de julho de 1969, o canal AMC exibe um especial totalmente dedicado à Ficção Científica, para ver ao longo de todo o mês de julho, a partir de terça-feira, dia 2.

Com a esperança de chegar à Lua no final da década, a NASA planeou uma série de missões extremamente perigosas e sem precedentes, no inicio dos anos 60. O engenheiro Neil Armstrong integrou um programa espacial, passou anos a treinar e a arriscar a vida em voos de teste.

Este especial “Ficção Científica” integra dezoito filmes que comemoram o dia em que o mundo observou maravilhado como Armstrong e os seus colegas astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins atingiram o tão aguardado objetivo, no histórico voo espacial Apolo 11.

“Repo Men: Os Cobradores”, “Titã”, “O Primeiro Homem na Lua”, “Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City”, “Hellboy”, “Valerian e a Cidade do Mil Planetas”, “Sete Irmãs”, “Stargate”, “A Colónia” e “E.T. o Extraterrestre”, são alguns dos filmes que compõem este especial que nos mostrará a linha ténue entre a realidade e a ficção científica.

Sobre o AMC

O canal AMC é produzido pela AMC Networks International Southern Europe e a sua programação é composta por séries e filmes de todos os géneros. O canal criou algumas das séries mais galardoadas da última década, como o universo de ‘The Walking Dead’, ‘Mad Men’, ‘Breaking Bad’, 'Halt and Catch Fire' ou 'The Terror', que redefiniram a forma de contar histórias em televisão. O canal é distribuído nas principais plataformas de televisão por cabo: MEO (63), NOS (84), Vodafone (89) e NOWO (38).

Fonte: Deep Step

27/06/2024  17:01

Rota de Arte Urbana imperdível entre os Olivais e o Beato

Das peças feitas com azulejos aos murais com mensagens importantes, existem várias obras de arte urbana para apreciar entre os Olivais e o Beato saber mais... 

27/06/2024  17:47

Estreia - o Planeta vivo

Numa série documental para nos ajudar a compreender a Terra, decifrar as suas dinâmicas e respeitar o seu equilíbrio saber mais... 

23/06/2024  14:30

Confirmado! Rock in Rio regressa a Lisboa em 2026

Por Redação

Foi ontem anunciado em Conferência de Imprensa no recinto do festival, onde estiveram presentes Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, e Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, que o Rock in Rio Lisboa regressa em 2026 e muda definitivamente para o Parque Tejo.

Conferência de Imprensa Rock in Rio | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A nova Cidade do Rock construída no Parque Tejo foi aprovada pelo público, que logo depois do primeiro fim de semana considerou melhor a mudança do festival para o novo recinto. 70% dos participantes do estudo de recinto realizado pela Multidados consideraram melhor a mudança para o Parque Tejo, num universo de 1200 participantes, com uma margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%. A edição especial de 20 anos do Rock in Rio Lisboa já entrou para a história!

20/06/2024  09:35

Jogo de Portugal na SIC bate recorde de audiências e "A Promessa" é a novela mais vista

Por José A. Carvalho / twenty4news

A convite da SIC no passado dia 18 de junho, o Twenty4news assistiu nas instalações da SP Televisão ao primeiro jogo para o Campeonato Europeu de 2024 entre Portugal e a Chéquia emitido pela estação e ao primeiro episódio da nova novela "A Promessa". Num ambiente de família e exímio na elegante forma de bem receber os seus convidados, tudo foi perfeito; a vitória da seleção portuguesa frente à Chéquia por 2-1 e a estreia da novela "A Promessa" a obter o recorde de audiência média de 1 milhão 295 mil e 900 telespetadores.     

19/06/2024  10:32

“A Promessa” a nova novela da SIC promete

Por José A. Carvalho / Twenty4news

José Walllenstein e Ana Padrão são os vilões da nova novela  "A Promessa"  que estreou na passada terça-feira dia 18 na SIC, a novela mais vista do dia promete uma história fascinante com um excelente elenco e ação realizada entre os Trás-os-Montes e Sintra, numa trama que envolve duas famílias (a Rocha e a Fontes Morais) que se cruzam por uma promessa e uma tragédia.

João Catarré, é um dos atores que regressa à SIC e que dá vida ao personagem Miguel Morais, herdeiro de um grande império que se encontra imobilizado numa cadeira de rodas devido a um grave acidente; “É o maior desafio que me foi entregue até agora”, referiu o ator.   

Para Sofia  Alves, viúva, mãe solteira e empregada doméstica “Maria” que quer educar os filhos à sua semelhança: “É uma novela onde se fala de amor e cada um interpreta o amor à sua maneira”.  Com um elenco de luxo, “A Promessa” é uma adaptação  da Zalim Instanbul dos quais farão parte atores bem conhecidos do grande público como Joana Ribeiro, Victoria Guerra, Lourenço Ortigão, Rita Ribeiro, entre outros.  

“A Promessa”, foi produzida pela SP Televisão, reescrita e adaptada para Portugal por Inês Gomes e Cândida Ribeiro, com direção de Jorge Queiroga é a nova aposta da ficção da SIC e será transmitida pelo canal de segunda-feira a sexta-feira, a seguir ao “Jornal da Noite”. Na sua estreia, foi a novela mais vista com um resultado recorde de 27,0% de share e 13,4% de audiência média, que corresponde a 1 milhão 295 mil e 900 telespetadores.

Fotos: José A. Carvalho

Ivo Lucas

Vitória Guerra

Filipa Nascimento

Paula Magalhães

Joana Ribeiro

João Catarré & Lourenço Ortigão

Paula Lobo Antunes

Sofia Alves

18/06/2024  14:42

Filme “Revolução (Sem) Sangue” selecionado para representar Portugal nos Prémios Macondo

Por Redação

“Revolução (Sem) Sangue” é o filme selecionado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidato de Portugal à categoria Melhor Filme Ibero-americano – FIACINE nos Prémios Macondo. 

Promovidos pela Academia Colombiana de Artes e Ciência Cinematográficas, a cerimónia de entrega dos Prémios Macondo decorrerá a 3 de novembro na cidade colombiana Bucaramanga, em Santander.

Na celebração dos 50 anos do 25 de Abril, a Station, em parceria com a FilmesdaMente (Portugal), Filmax (Espanha) e Hero Entertainment (Canada), estreou a 11 de abril o filme do realizador Rui Pedro Sousa nos cinemas em Portugal.

Baseado em factos reais, o filme relata a história de António Lage, Fernando Giesteira, Fernando Reis e João Arruda, os quatro jovens que perderam a vida na revolução que derrubou o Estado Novo. Tinham entre 18 e 38 anos e morreram alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, sede da polícia política do Estado Novo.

Este é protagonizado por Rafael Paes, Lucas Dutra, Helena Caldeira, Diogo Fernandes e Manuel Nabais, entre outros. Mais informações, aqui .

Fonte: Jervis

07/06/2024  22:03 

HOTI HOTEIS celebra "Santos Populares" com a Gastronomia  Típica, boa música e muita animação

Por Redação

O Hotel Meliá Lisboa Oriente organizou ontem, dia 6 de junho, o tradicional Arraial de Santo António, um dos eventos mais concorridos da cidade de Lisboa para celebrar os Santos Populares saber mais... 

HOTI HOTEIS celebra "Santos Populares" com a Gastronomia  Típica | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

05/06/2024  13:45 

‘DALILAND – a extravagante vida de Salvador Dalí

Por Redação

Inspirado nos últimos anos da vida de Salvador Dalí e no seu casamento com Gala, ‘DALILAND’ é um retrato de um dos maiores e mais excêntricos artistas do século XX. O filme da realizadora de ‘Psicopata Americano’, Marry Harron, conta com um elenco notável de atores, liderado pelo britânico Sir Ben Kingsley (Dalí), e chega aos cinemas a 20 de junho.

‘DALILAND’ segue a história dos últimos anos da vida de Dalí e faz recuar a cortina sobre a aparentemente inabalável união do pintor com a sua mulher Gala (Barbara Sukowa) – coautora de várias das suas obras, e que se tornou um ícone do movimento surrealista. O filme de Harron desenrola-se na década de 1970, através dos olhos de James (Christopher Briney), um jovem assistente de galeria, que embarca numa aventura selvagem, enquanto ajuda o velho génio Salvador Dalí a preparar-se para seu próximo grande espetáculo em Nova Iorque.  

Escrito por John Walsh, ‘‘DALILAND’ é, ao mesmo tempo, uma homenagem a um artista complexo, extravagante e excêntrico, e uma exposição da corrupção do mundo da arte. O filme transporta o espectador para uma esfera sedutora onde a imaginação e a realidade parecem indistinguíveis.

A atriz alemã Barbara Sukowa (‘Europa’ de Lars von Trier) e o ator Christopher Briney (série ‘O Verão em que me apaixonei’ da Amazon Prime Vídeo) completam o excelente elenco de atores principais deste drama biográfico, onde Ezra Miller, a estrela de ‘Flash’, assume o papel de Dalí enquanto jovem.

Fonte: BA&N 

01/06/2024  09:15

Nova Grelha da SIC com novidades este Verão

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Sob a égide de Santo António, o Arraial SIC abriu as portas do maior "santódromo" de Lisboa no passado dia 31 de maio, numa animação contagiante entre as caras mais conhecidas da estação e do público. Em palco, a estreia dos duetos "POPulares" inaugurou a festa de Santos no Tejo com a dupla (quase improvável) de Ana Bacalhau e Marante que funcionaram em pleno numa noite singular.

Apresentação da nova grelha de Verão da SIC | Daniel Oliveira & Ricardo Costa | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A festa animou desde o inicio, com a apresentação da nova grelha de Verão feita por Daniel  Oliveira, Diretor de Programas da SIC e Ricardo Costa, Diretor de Informação da SIC sobre as novas apostas da ficção, entretenimento, informação entre emissões e coberturas especiais do Rock in Rio e Campeonato Europeu de Futebol 2024.

O regresso em breve do consagrado Chef  Ljubomir Stanisic (desta vez num novo formato), a estreia de "A promessa", a nova novela da SIC com um excelente elenco formado por João Catarré, Joana Ribeiro, Victória Guerra e Lourenço Ortigão farão dos portugueses, um público mais atento e assíduo da programação da SIC. 

Num cenário singular com vista sobre o Tejo, o Arraial da SIC aproximou colegas e amigos que confraternizaram entre uma conversa de um final de dia, um pé de dança, uma brisa e o brilho da Lua.    

29/05/2024  10:45

O BÊBADO

Por Redação

Vencedor do prémio FIPRESCI – atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema em 2023, ‘O BÊBADO’ é a primeira longa-metragem do jovem realizador português André Marques. O filme foi exibido na 29ª edição dos Caminhos do Cinema Português, em novembro passado, e estreia a 30 de maio nas salas de cinema português dos complexos de Cinemas NOS do Alvaláxia Shopping (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra) e Alameda Shop & Spot (Porto).

‘O BÊBADO’ é um drama sensorial e intimista que acompanha Rogério - um alcoólico que pode vir a salvar uma mulher, vítima de tráfico humano. Perante o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar. A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu. 

Em ‘O BÊBADO’ André Marques explora temas como a opressão, a exclusão, a violência, ou o submundo do tráfico humano, mas também a falta de alternativas na vida, a tristeza, e os vícios (sejam álcool ou drogas de qualquer espécie). O realizador convida o espectador a mergulhar numa viagem única às profundezas da alma humana, e apela à reflecção sobre a sociedade contemporânea e anestesiada em que vivemos. 

Marques começou a trabalhar no projeto há mais de 10 anos, e contou com o apoio do programa Biennale College Cinema - do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, entre outras parcerias. Do elenco de O BÊBADO fazem parte o ator estreante Vitor Roriz, no papel de Rogério, ao lado de nomes como João Pedro Vaz (série ‘Glória’ e ‘Rabo de Peixe’), Teresa Madruga, ou António Melo.  

Sinopse: 

Contemplando o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar. A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, Rogério dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu.

Fonte: BA&N

28/05/2024  10:45

SEMPRE

Por Redação

Uma série sobre o 25 de Abril de 1974

Meio século de ditadura chegou ao fim no dia 25 de Abril de 74. Os grandes protagonistas, e desenrolar dos acontecimentos, estão minuciosamente retratados. Mas centenas, talvez milhares de episódios de tensão e medo, coragem e adrenalina, dor e perda, fúria e sonho foram vividos por cidadãos anónimos durante aquelas horas intensas que mudaram o país e inspiraram o mundo. Algumas delas não se perderão para sempre.

SEMPRE, o novo projeto da Coyote Vadio (Pôr do Sol, Até que a Vida Nos Separe), é uma série de 6 episódios com 6 histórias independentes cuja cronologia comum decorre entre a noite de 24 e a manhã de 26 de Abril de 1974 para ver semanalmente à sexta-feira, às 22h30, na RTP1. Também disponível na RTP Play. 

Além deste epicentro temporal, as 6 narrativas estão unidas por uma galeria de personagens que se cruzam ao longo dos capítulos - num como protagonistas noutro secundários, noutro ainda figurantes de um momento decisivo, todos eles desejosos de uma qualquer libertação pessoal, que se acumula ao desejo popular geral pela Liberdade e fim do Regime.

Escrita por David Neto, Luís Filipe Borges e Luís Lobão, a série SEMPRE conta no seu elenco com nomes como Gabriela Barros, Cristóvão Campos, Sílvio Vieira, Nuno Nolasco, António Durães, Joana Borja, Dinarte Branco, Rui Pedro Silva, Diogo Mesquita, José Redondo, Valter Teixeira, Gonçalo Cabral, Natalina José, Teresa Faria, Beatriz Brás, João Vicente, Carla Maciel, Diogo Martins, Rita Rocha Silva, Guilherme Moura, Joana Calado, Ana Lopes, David Esteves, João Arrais, Marco d’Almeida, com participação especial de Leonor Silveira e Manuel Cavaco.

O realizador, Manuel Pureza, sublinha que: “este é um dos projetos mais importantes que a Coyote Vadio já assinou. Ficcionar Abril, preservando a sua importância indelével na nossa história e no nosso país é, também, homenagem e lançar de perguntas para o futuro. Quando a democracia parece estar em risco, importa que as histórias do passado recente não fiquem esquecidas. O relato das mulheres e homens comuns, não tira a importância do papel dos heróis, sendo certo que a série se foca nesses outros tantos milhares de revolucionários que, só pelo facto de terem saído para a rua, fizeram da revolução dos cravos não só uma manifestação de paz, como também de vontade de mudança coletiva. SEMPRE é celebração, criação e memória, conjunto de histórias que, inspiradas em casos reais, mesmo sendo ficção, podiam muito bem ser verdade”.

Fonte: RTP - Rádio e Televisão de Portugal SA

27/05/2024  00:45

Cinema português em festa com os Prémios Sophia 2024

Por Redação

“Mal Viver” eleito o Melhor Filme nos Prémios Sophia 2024

O prémio de Melhor Realização foi atribuído a João Canijo, enquanto Beatriz Batarda e Miguel Borges foram premiados como Melhores Atores.

“Mal Viver” ganhou o prémio de Melhor Filme na 13ª edição dos Prémios Sophia, que decorreu este domingo, 26, no Casino Estoril, e que também premiou João Canijo com o galardão de Melhor Realização.

Produzido por Pedro Borges, da Midas Filmes, “Mal Viver” obteve ainda mais duas distinções na categoria de Melhor Atriz Secundária, com a prestação de Madalena Almeida, e na de Melhor Montagem por João Braz.

Também “Great Yarmouth – Provisional Figures” obteve quatro estatuetas nesta edição, com a distinção de Beatriz Batarda como Melhor Atriz Principal, Romeu Runa como Melhor Ator Secundário, e ainda os prémios de Melhor Direção de Fotografia de João Ribeiro e Melhor Som, de Miguel Martins e Rafael Cardoso.

Miguel Borges foi distinguido como Melhor Ator Principal na sua prestação em “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, filme que foi também distinguido na categoria de Melhor Caracterização e Efeitos Especiais.

Amadeo” arrecadou três Sophia nesta noite de domingo, concretamente para as categorias de Melhor Guarda-Roupa, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquilhagem e Cabelos.

Por sua vez, “Nação Valente” obteve o prémio para Melhor Argumento Original, enquanto “Nayola” foi distinguido como Melhor Argumento Adaptado.

O prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação foi atribuído a “Sopa Fria” de Marta Monteiro.

Coney Island – As Primeiras Vezes” de Joana Botelho foi galardoado como Melhor Curta-Metragem de Documentário. O galardão de Melhor Curta-Metragem de Ficção foi atribuído a “2720” de Basil da Cunha. “Viagem ao Sol” com a produção de Ansgar Schaefer, Elsa Sertório, Rui Ribeiro e realização também de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias, obteve o galardão para Melhor Documentário em Longa-Metragem.


A série portuguesa “Rabo de Peixe”, realizada por Augusto Fraga e Patrícia Sequeira, esteve em destaque na 13ª edição dos Prémios Sophia ao vencer a estatueta de Melhor Série/Telefilme. Na categoria de Melhor Banda Sonora Original, o premiado foi Manuel Riveiro e Gaiteiros de Lisboa com “Os Demónios do Meu Avô”. Também “Caretos – Os Demónios do Meu Avô”, com letra de Possidónio Cachapa, música de Carlos Guerreiro e interpretação dos Gaiteiros de Lisboa recebeu o prémio de Melhor Canção Original.


Durante a gala, cujo tema foi “Cinema é Liberdade” em homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, foram entregues o Prémio Sophia Estudante a “Défilement” de Francisca Miranda, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e os Prémios Sophia de Carreira ao compositor Luís Cília e ao realizador Rui Simões.


A noite foi marcada por uma surpresa adicional com a entrega do Prémio Mérito e Excelência ao Comendador José Manuel Costa, antigo presidente da Cinemateca Portuguesa, instituição à qual esteve ligado desde 1975.


Foram também revelados os vencedores dos Prémios NICO, destinados a jovens talentos do cinema nacional, nomeadamente os atores Ulé Baldé, Rúben Simões e Salvador Gil.


Organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, a 13ª edição dos Prémios Sophia contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e da Cinemateca Portuguesa. A edição deste ano tem o patrocínio do grupo Estoril Sol, Câmara Municipal de Albufeira, Planar, GEDIPE, Platino, Lima e Sá – Serviços de Saúde. A NOS, Fundação D.Luís, Auditiv, FCB Lisboa, Koto Studios, Garage, Cinemate, Nova Imagem, Digital Mix, MCoutinho são parceiros da 13ª edição Prémios Sophia. 


O Município de Cascais, a LG, Quinta da Lagoalva, Caves da Montanha, Jervis Pereira, Rogério Alves & Associados, World Academy e Notário Pedro Nunes Rodrigues também apoiam a festa do cinema português. A RTP e a Antena 3 foram os parceiros media oficiais. Mais informações aqui. 

Fonte: Jervis

Melhor Filme - Mal Viver

Melhor Atriz Principal - Beatriz Batarda

Melhor Ator Principal - Miguel Borges

23/05/2024  22:35

CNN PORTUGAL COMING UP

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Na apresentação das novidades do canal no Pestana Palace em Lisboa e de acordo com Nuno Santos, Diretor da CNN Portugal, o jornalismo nunca foi tão importante como agora. As novidades...a fluidez entre as duas  plataformas já a partir do dia 3 de junho próximo com a CNN Portugal  na antena e no digital a ser renovada, com mais dinâmica, com mais informação gráfica, com maior diversidade de temas e com mais análise.

Apresentação da nova grelha da CNN Portugal  |  Créditos: José A. Carvalho / twenty4news

O ano de 2024 é singular em termos informativos, em matéria de grandes acontecimentos ou eventos, como: eleições nacionais já realizadas, as eleições europeias por realizar e as tão importantes eleições americanas em novembro próximo que serão cruciais para o mundo e não apenas para a América e isto só é possível com a facilidade de acesso à grande estrutura logística da CNN nos Estados Unidos que permitirá á CNN Portugal ter informação privilegiada dos maiores centros de decisão como forma partilhar e traduzir uma análise profunda sobre o Estado da Nação Americana, com todos os portugueses.  

Entre os vários conteúdos que a CNN Portugal irá lançar, o G7 será uma forma de medir no tempo e a tempo através de todos os correspondentes internacionais colocados pelo mundo como o elo de ligação à estação e só assim, o todo será a soma de todas as partes.

“Factos, análise e liberdade”, três palavras que José Eduardo Moniz proferiu no final da apresentação da nova grelha de informação da CNN Portugal, acrescentando: “Sentido de oportunidade, rapidez na ação e coragem...sem coragem não se faz nada. Estes são os requisitos fundamentais que definem o espírito de corpo da CNN Portugal”, concluiu o Diretor-Geral da TVI. 

17/05/2024  11:34

Cinemas NOS lançam salas dedicadas exclusivamente ao cinema português

Por Redação

Os complexos de cinema do Alvaláxia Shopping, em Lisboa, Alma Shopping, em Coimbra e Alameda Shop & Spot, no Porto, vão passar a ter uma sala com programação constante e inteiramente dedicada ao cinema português. Numa iniciativa pioneira, esta novidade foi lançada quarta-feira, dia 15 de maio, nos Cinemas NOS Alvaláxia, com a exibição de ‘Entre Muros – Três Curtas Portuguesas’, da distribuidora Agência da Curta Metragem, às 19h30, seguida de uma conversa com os realizadores Mónica Lima, Inês Teixeira e Basil da Cunha e com o convidado António Brito Guterres.

Com esta oferta diferenciadora, os Cinemas NOS proporcionam aos espetadores a oportunidade de assistir às estreias de filmes portugueses, em salas dedicadas, até ao final do ano, totalmente focadas no melhor cinema que se faz em Portugal, reforçando a sua aposta no apoio ao setor audiovisual e à produção nacional. Para além de estreias poderão também ser repostos filmes de realizadores portugueses com afinidade com o posicionamento destas salas.

Até ao mês de setembro passarão pelas três salas de cinema português títulos como: ‘Cândido – O Espião Que Veio do Futebol’, ‘Barranco do Inferno’, ‘O Bêbado’, ‘O Teu Rosto Será o Último’, ‘Soma das Partes’, ‘Pátio das cantigas’ (reposição), ‘O Pai Tirano’ (reposição), ‘Podia Ter Esperado Por Agosto’, ‘Balas & Bolinhos’, ‘Camarada Cunhal’, entre outros filmes. 

O preço para estas sessões será idêntico ao existente para qualquer sala de Cinema NOS (com exceção dos formatos premium) e a programação das salas pode ser consultada em www.cinemasnos.pt

Fonte: NOS

16/05/2024  13:45

The Color Run Ageas Seguros - 2024

Por Redação

“Disco Tour” é o tema do evento que promete marcar o verão de 2024

A oportunidade ideal para viver um dia cheio de Cor, Música e muita Diversão

Lisboa, 16 de maio de 2024 - A The Color Run Ageas Seguros está de regresso a Portugal e a partida oficial será nos dias 13 de julho na cidade de Gondomar e 20 de julho na cidade de Oeiras. Sem limite de idades de participação, o evento tem como objetivo juntar família e amigos num dia de cor, onde o bem-estar e a saúde se aliam à felicidade e diversão, num propósito conjunto e maior. O dresscode deste ano deverá ser inspirado pelos amantes de música porque a nova tour tem como tema - Disco Tour. 

Foto: Color Run Ageas Seguro

A The Color Run Ageas Seguros é a única corrida onde se privilegia colaboração versus competição e onde o tempo não importa, não existem pódios e a única regra é celebrar a vida com o máximo de diversão. Aliás, a The Color Run Ageas Seguros não é só uma corrida: é um festival de cor, música e muita alegria. O grande desafio é garantir que todos os participantes comecem a corrida com um t-shirt branca e terminem totalmente coloridos da cabeça aos pés.

Este ano, o tema é a "Disco Tour" - todos os participantes podem trazer os melhores outfits disco, treinar os seus passos de dança e prepararem-se para as surpresas preparadas pela organização da The Color Run Ageas Seguros. A cada quilómetro do percurso os participantes irão encontrar estações de cor que envolvem os participantes em pó colorido, aquando da sua passagem. Estes pós são feitos de amido de milho, usado na Indústria Alimentar, o que torna a corrida segura e adequada para todas as idades. Haverá ainda a habitual estação de espuma que é já um dos ex-libris desta corrida. 

Segundo Tiago Pereira, responsável pela The Color Run Ageas Seguros “Esta é uma corrida para toda a família e esperamos que seja realmente um evento memorável. Queremos continuar a ser um o exemplo perfeito de que os hábitos saudáveis e os momentos em família e amigos podem ser vividos de forma divertida. Somos há 11 anos consecutivos um evento de sucesso que conquista milhares de sorrisos e isso é verdadeiramente para nós. E é impressionante como, ano após ano, somos cada vez mais”. 

Este ano existirá uma estação de cor extra, uma estação insuflável nova e ainda muita música a cargo dos animadores da The Color Run Ageas Seguros.

Como já é hábito em todos os eventos The Color Run, a mobilidade é um fator a ter em conta e por isso os percursos são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida para que ninguém fique de fora do evento mais divertido do ano.

Para Inês Simões, Responsável de Comunicação Corporativa, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal, o patrocinador oficial da The Color Run “é um privilégio poder construir parcerias de longo prazo, que cumprem propósitos organizacionais diferenciadores. Nesta 2.ª edição, graças a esta colaboração rica e muito inspiradora, renovamos a possibilidade de celebrar a diversidade, individualidade e inclusão de todas as Pessoas, valores críticos na atuação interna e externa do Grupo e da sua marca Ageas Seguros”, refere a responsável.

A The Color Run by Ageas Seguros é mais divertida se for vivida em grupo, por isso existe um preço com desconto para quem compra bilhete de equipa. Este bilhete deve ser comprado de uma vez só, com um mínimo de 4 participantes, não existindo limite máximo de participantes. Mas quem não tem equipa, nada tem a temer: também existem bilhetes individuais. 

Num evento ideal para ser vivido em família, as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita. Os bilhetes para adultos variam entre os 20.90€, para bilhete de equipa, e os 23,90€ preço individual. 

Os bilhetes incluem o kit de participação com tudo o que precisam para o evento: um saco alusivo à prova, a pulseira que dá acesso ao evento, uma t-shirt temática ao estilo Disco Tour com um design original, uma headband cheia de estilo, 2 tatuagens removíveis e 1 saqueta com pó de cor para viverem os 5 kms mais felizes do Planeta. 

Os bilhetes já estão à venda no site oficial do evento, bem como nas Lojas Fnac, Worten, CTT e El Corte Inglés. Para mais informações e compra de bilhetes, pode consultar o site oficial da The Color Run Ageas Seguros: www.thecolorrun.pt/pt/ .

O desafio está lançado: sozinhos ou em grupo, venha passar um dia divertido e percorrer os 5km mais felizes do Planeta onde a cor, música e diversão não vão faltar.

Fonte: The Color Run

13/05/2024  19:10

Peregrinação de Maio reuniu milhares de fiéis e deixou um forte apelo à paz

Por Redação

É preciso recuar vários anos para ver o Recinto de Oração tão preenchido como sucedeu nestes 12 e 13 de maio. “Foi uma grande peregrinação, um momento festivo intenso”, refere o reitor do Santuário de Fátima, no balanço de dois dias de celebrações.

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Nem o frio nem a ameaça de chuva demoveram os 450 mil fiéis que participaram nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, na Cova da Iria. Na noite de ontem, 12, a procissão das velas contou com 250 mil pessoas. Esta manhã, o terço, a missa e a procissão do adeus foram presenciados por 200 mil fiéis.

“A peregrinação de 12 e 13 de maio a Fátima é a maior e mais significativa de todo o ano e esta peregrinação voltou a mostrá-lo. A multidão de peregrinos presentes superou as nossas expetativas”, refere o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no balanço dos dois dias de celebrações.

A estes números de presenças físicas somam-se outros milhares que, por todo o mundo, assistiram às transmissões online e via televisão.

“Esta foi uma grande peregrinação, um momento festivo intenso, em que estiveram presentes alguns dos grandes dramas e tragédias que se abatem sobre a humanidade, mas também as dores e a gratidão de cada um dos peregrinos presentes”, considera o reitor do Santuário.

O padre Carlos Cabecinhas manifesta-se igualmente impressionado “pela quantidade de pessoas que fizeram a pé a sua peregrinação até Fátima, nomeadamente jovens”.

Estes 12 e 13 de maio ficam ainda marcados por um forte apelo à paz. Essa mensagem esteve presente nas palavras de D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, quer na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação, no domingo, quer na palavra de despedida aos peregrinos, no final da grande celebração deste dia 13.

O apelo à paz foi reiterado pelo presidente da peregrinação, o cardeal D. Juan José Omella, que, pondo de parte o texto que tinha preparado, optou por “falar de coração”, dizendo-se emocionado com as pessoas que tinha visto chorar, no dia anterior, durante a procissão das velas.

A extensa multidão que formou a assembleia da Cova da Iria mostrou-se sempre muito participativa e envolvida na celebração, destacando com frequentes aplausos as palavras e saudações que mais tocaram os corações. 

Fonte: Santuário de Fátima

10/05/2024  20:19

“Vive e Deixa Andar” uma comédia portuguesa

Por José A. Carvalho / Twenty4news

O filme de comédia “Vive e Deixa Andar” é a nova produção da Filbox com a realização de Miguel Cadilhe e o argumento de Filipe Fonseca que levarão às salas de cinema milhares de portugueses.

Gravações "Vive e Deixa Andar"  | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4nws

De acordo com Miguel Cadilhe realizador do filme, a ideia surgiu há muito tempo como homenagem a Peter Sellers ator comediante e cantor britânico utilizando as características do ator Eduardo Madeira centrando quase toda a narrativa numa casa através do toque de génio dado pelo argumentista Filipe Fonseca que se limita a contar-nos apenas o essencial nesta fase inicial das filmagens: “o filme vai se transformando à medida que a rodagem avança, com a escolha dos décores que depois inspiram outro tipo de situação”, explicou. Para o realizador, “o filme é uma comédia com poucos improvisos porque acabamos por ajustar o guião aos locais como disse o Filipe, por isso já estava tudo mais ou menos pensado quando chegamos ao local das filmagens, cada cena está muito bem estudada e falada e existe uma intenção por detrás de cada uma.” Miguel, adianta-nos algumas informações sobre o principal personagem “Lucas”, interpretado por Eduardo Madeira: “o Lucas é um desastre para ele e para as pessoas que estão próximas dele, é um perigo...se virem o Lucas na rua o melhor é passarem para o outro lado...(risos) acontecem-lhe azares e muitas vezes toma as piores opções”.

As rodagens terminam a 2 de junho e a estreia (previsões da Lusomundo) será no Natal, data ideal para uma comédia com um elenco singular e cheio de surpresas formado por excelentes atores: Eduardo Madeira, Joana Pais de Brito, Oceana Basílio, Alexandra Lencastre, João Paulo Rodrigues, Ricardo Carriço, Lili Caneças, Débora Monteiro entre outros. 

09/05/2024  17:39

Rota 85 celebra a sua história no Festival Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio vai trazer a Rota 85 à 10ª edição do Rock in Rio Lisboa para contar a história do festival desde a sua primeira edição, em 1985, através de cenografias e de novas atrações;

A Somersby Cupido House estará integrada na Rota 85 como referência à passagem do Rock in Rio por Las Vegas, nos EUA, em 2015, onde se poderá celebrar o amor com um sósia do one and only Elvis Presley e da Amy Winehouse;

O School of Rock CineStage estará também integrado na Rota 85 como uma celebração dos 20 anos de presença do festival em Portugal e dos 40 anos do Rock in Rio, através da atuação de 32 bandas e de uma seleção de vídeos que passarão num grande ecrã ao longo dos quatro dias de festa;

Recorde-se que o Rock in Rio Lisboa 2024 realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024 e contará com 12 horas de festa diárias e memoráveis, numa nova Cidade do Rock e numa nova localização – o Parque Tejo-Lisboa.

Lisboa, 9 de maio 2024 – Alerta: o Rock in Rio Lisboa tem mais novidades! A menos de 50 dias para a abertura das portas, o festival adiciona agora a Rota 85 ao mapa do novo recinto, no Parque-Tejo Lisboa, na qual estarão presentes variadas cenografias que contam a história do Rock in Rio desde 1985, a Somersby Cupido House e o School of Rock CineStage - ambos com 10 metros de altura, equivalente a um prédio de 3 andares, situados lado a lado, formando a esquina da Rota 85 -, que se juntam à lista de atrações para marcar a inesquecível celebração dos 20 anos em Portugal e dos 40 anos do Rock in Rio, oferecendo aos festivaleiros uma experiência imersiva e nostálgica, onde podem reviver a atmosfera única e os convida a entrar num mundo de música, diversão e emoções indescritíveis. Mais razões para não perder um único momento desta épica 10ª edição!

ROTA 85

Inspirada na Route 66 – a famosa estrada norte-americana que liga a Costa Leste e a Costa Oeste dos EUA – e realizada no Rio de Janeiro em 1985, a Rota 85 vai marcar presença na 10ª edição do Rock in Rio Lisboa para contar a história do festival desde a sua primeira edição. Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e os 20 anos em Portugal, a Rota 85 surge em 2024 no Rock in Rio Lisboa como uma nova área do festival, que inclui a Somersby Cupido House e o School of Rock CineStage, e estará recheada de elementos cenográficos vintage e simbólicos que marcaram as várias edições, tais como o famoso Ténis com Lama de ‘85, que foi encontrado, já sem par, no final da primeira edição em ‘85, tendo sobrevivido à tempestade de chuva e lama, que marcou os primeiros passos do Rock in Rio. Será decerto um espaço cheio de história, a não perder!

SOMERSBY CUPIDO HOUSE

Localizada dentro da Rota 85 e com uma referência arquitetónica Gótica, a Somersby Cupido House vai também marcar presença na 10ª edição Rock in Rio Lisboa para contar mais um pouco da história do festival, surgindo como referência à passagem do Rock in Rio por Las Vegas, nos EUA, em 2015, onde vários casais puderam receber a bênção de Elvis Presley. Nesta 10ª edição, o Rock in Rio Lisboa dará a oportunidade a todos os casais que queiram dar o nó de uma forma mais simbólica e inesquecível, numa cerimónia única celebrada por um sósia do one and only Elvis Presley e da sua assistente Amy Winehouse. Para os mais distraídos, ou aqueles que deixam os planos de casamento até à última, haverá dois Cupidos vestidos de verde a andar pelo recinto a convidar os casais para celebrar o amor na Somersby Cupido House.

SCHOOL OF ROCK CINESTAGE

O School of Rock CineStage, um Palco ao ar livre com uma referência aos cinemas clássicos e com uma arquitetura neoclássica, junta-se também à Rota 85, no novo recinto da 10ª edição do Rock in Rio Lisboa. Para assinalar os 40 anos de Rock in Rio e os 20 anos da presença do festival em Portugal, o Rock in Rio Lisboa irá passar no School of Rock CineStage uma seleção de vídeos que contam a história do festival desde as suas primeiras edições, até às passagens por Las Vegas, Madrid e, claro, uma amostra dos muitos momentos icónicos passados nas edições do Rock in Rio Lisboa.

Com um olhar no futuro e uma trajetória dedicada a inspirar e capacitar jovens a aprender música, a School of Rock estará presente no Rock in Rio Lisboa com 32 bandas de diversos lugares do mundo. Esta participação marca mais um capítulo emocionante na história da School of Rock, que já na edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa proporcionou momentos inesquecíveis para os seus alunos e para toda a comunidade, pelo orgulho com que apresentaram os seus projetos.

"Participar no Rock in Rio Lisboa será uma experiência inesquecível para os nossos alunos e para a nossa equipa. Será uma oportunidade única de compartilhar a nossa paixão pela música no School of Rock CineStage do Rock in Rio Lisboa. Estamos ansiosos por fazer parte deste evento histórico e por inspirar mais pessoas através da música.", comenta John Guillermo, CEO da School of Rock Portugal.

Em 2024, a School of Rock voltará a proporcionar uma experiência inesquecível para os jovens talentos no Rock in Rio Lisboa. Este evento volta a dar uma oportunidade única a todos os alunos de mostrarem os seus dotes musicais num palco internacional, o School of Rock CineStage, que estará integrado na Rota 85 do festival e que lhes permitirá durante os quatro dias do evento fazer o que melhor sabem…MÚSICA! A presença da School of Rock no Rock in Rio Lisboa 2024 vai, não só fortalecer a sua posição como líder no ensino de música, mas virá também inspirar uma nova geração de músicos a seguirem os seus sonhos.

"A Rota 85 vai contar num só espaço a grande história do nosso festival desde a sua primeira edição, em 1985. Estamos muito orgulhosos de finalmente poder materializar esta viagem no tempo, e partilhá-la com quem mais gostamos – o nosso público! E dentro da Rota 85 estarão espaços incríveis como a Somersby Cupido House – na qual os casais poderão celebrar o amor na presença do Elvis Presley e da Amy Winehouse – e o School of Rock CineStage que contará com atuações de jovens super talentosos e com vídeos memoráveis que até vão trazer uma lágrima ao canto do olho.” afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

A construção da nova Cidade do Rock avança a bom ritmo e já começa a ganhar forma! Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa está agendada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, numa nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, onde o público será transportado para uma experiência única e memorável, cheia de surpresas, animação, festa, muita música e entretenimento de qualidade.

Fonte: Rock in Rio

30/04/2024  23:49

TVI revela elenco de Tony - a minissérie biográfica sobre a vida do icónico cantor português

A TVI e a Prime Video revelam o elenco de Tony, uma minissérie de quatro episódios sobre a vida do artista português, cujas gravações já arrancaram.

"Tony" Primeiras gravações da minissérie no Coliseu dos Recreios  | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

A minissérie percorre o trajeto do artista desde a infância no Armadouro, onde lidou com fome e pobreza, aos anos de imigração em França, o começo de carreira e a luta pelo sucesso até à aclamação enquanto um dos maiores cantores românticos portugueses. Cada episódio, reflexo das músicas que lhe dão título, conta-nos duas fases da vida de Tony, num arco de quatro episódios que nos trazem um fresco do que foi e é a sua jornada: Uma história portuguesa de superação e sucesso de um herói romântico. A demonstração de como a força de um sonho superou a pobreza, a ausência dos pais, a inadaptação e a vida dura de imigrante. Uma obra de amor, ou não fosse Tony Carreira o maior cantor romântico português, uma série que espelha a sua luta, os seus valores, personalidade e paixão: Paixão pela música, pelos fãs, pela família e por Portugal.

O elenco vai ser composto por três atores que vão interpretar o papel de Tony Carreira em diferentes momentos da sua vida. Gabriel Conde vai representar o cantor entre os 6 e os 10 anos, enquanto Duarte Estrela vai interpretar a versão adolescente até Carlos Félix percorrer a fase de jovem adulto.

Duarte Grilo e Cleia Almeida são os pais de Tony,  Custódia Gallego e João Lagarto são os avós e Miguel Bogalho vai ser o irmão José Antunes. A ex-mulher Fernanda Antunes será interpretada por Bárbara Lourenço. O elenco é ainda composto por nomes como Luís Coelho, Miguel Cunha, André Susano e Miguel Mateus.

Fonte: TVI

29/04/2024  16:45

Sessão especial de ‘DAAAAAALÍ!’ realiza-se no cinema Fernando Lopes a 14 de maio

Por Redação

O cineasta francês Quentin Dupieux abre a 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes 

‘DAAAAAALÍ!’, de Quentin Dupieux, estreia nas salas de cinema a 16 de maio e, para assinalar a chegada a Portugal da nova comédia francesa do realizador, o Cinema Fernando Lopes - Universidade Lusófona, em Lisboa - recebe uma sessão especial de antestreia do filme, no dia 14 de maio, às 21h00. Os bilhetes já se encontram à venda, e podem ser adquiridos na bilheteira da Universidade.

O prestigiado pintor espanhol do surrealismo, Salvador Dalí, é retratado por Quentin Dupieux em ‘DAAAAAALÍ!’. A comédia francesa que explora de forma excêntrica as diferentes personalidades do artista foi apresentada no Festival Internacional de Cinema de Veneza e no Festival de Cinema de Londres e, no próximo dia 14 de maio, é exibida, no Cinema Fernando Lopes, às 21h00, dois dias antes da sua estreia nas salas de cinema portuguesas.

A sessão especial de ‘DAAAAAALÍ!’ acontece no dia em que o mais recente filme do realizador “Le Deuxième Acte” abre a 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que decorrerá entre os dias 14 e 25 de maio. 

A propósito desta iniciativa, Cátia Sousa, coordenadora do Cinema Fernando Lopes, afirma: “atendendo que na base do projeto do Cinema Fernando Lopes está o objetivo sólido em criar um espaço de exibição de cinema independente diferenciador, onde é também pretendido desenvolver um laboratório para a criação de audiências e fomentação de hábitos de cinema, onde o foco está no público jovem e jovem universitário - um dos principais desafios do sector –, o papel de parceiros estratégicos, que partilham a mesma missão e objetivos, como é o caso da NOS Audiovisuais, é fundamental e assumem um papel essencial e catalisador para a criação, desenvolvimento e divulgação de iniciativas inovadoras e relevantes que captem o interesse deste segmento de público.”

Esta iniciativa insere-se num projeto de cooperação entre a Escola de Belas Artes e o Curso de Letras, da Universidade Nova, e representa uma oportunidade única para os amantes da sétima arte descobrirem, numa sessão exclusiva, a mais recente obra do cineasta francês.

‘DAAAAAALÍ!’ promete transportar o espectador para a realidade cósmica de uma das mentes mais brilhantes do surrealismo e homenagear o homem e o artista, que inspirou gerações com a sua obra. O filme segue uma jovem jornalista que tenta, repetidamente, iniciar um projeto de filme documentário do pintor que nunca começa a ser filmado…

Sinopse:

Uma jovem jornalista francesa encontra-se repetidamente com Salvador Dalí para um projeto de filme documentário que nunca chega a começar a ser filmado…

Fonte: BA&N

25/04/2024  10:45

‘FLOR SEM TEMPO’ Vence Medalha de Ouro no World Media Festival

Por Redação

A novela da SIC, produzida pela SP Televisão foi galardoada na 25ª edição do WorldMediaFestivals | Television & Corporate Media Awards. ‘FLOR SEM TEMPO’ é assim a grande vencedora do certame deste ano, arrecadando a Medalha de Ouro na categoria de Telenovela.

Este é o oitavo ano consecutivo que a ficção nacional, emitida pela SIC e produzida pela SP Televisão, são premiadas neste Festival na Alemanha que conta, anualmente, com centenas de participações de vários países dos quatro cantos do mundo.

O festival WorldMediaFestivals | Television & Corporate Media Awards, apresentado pela intermedia, é um festival prestigiado que celebra a excelência na produção de televisão, filmes corporativos e online, numa escala mundial. Os Prémios de Televisão e Media Corporativa do WorldMediaFestivals são considerados reconhecimentos de padrões de produção de media superiores em todo o mundo, sendo símbolos distintos de conquistas nas artes visuais e entre as mais altas distinções nesta área. Um reconhecimento importante e que coloca a ficção da SIC e da SP Televisão, uma vez mais, entre as melhores do mundo.

Para ver a lista completa dos vencedores por favor visite: www.worldmediafestival.org 

Fonte: SIC

24/04/2024  17:31

‘Dupla Obsessão’ – O lado mais sombrio do amor maternal

Por Redação

Protagonizado por Jessica Chastain e Anne Hathaway

As vencedoras do Óscar® Anne Hathaway e Jessica Chastain são amigas e vizinhas e as suas vidas serão destroçadas por um acidente trágico em ‘DUPLA OBSESSÃO’, um inquietante thriller psicológico, que chega a 1 de maio às salas de cinema portuguesas.

As vidas perfeitas, nos subúrbios dos anos 60, de Alice (Jessica Chastain – vencedora do Óscar® de Melhor Atriz ‘Os Olhos de Tammy Faye’) e Céline (Anne Hathaway - vencedora do Óscar® de Melhor Atriz Secundária ‘Os Miseráveis’), vizinhas e grandes amigas, são devastadas pela morte do filho de Céline, um acidente trágico que altera completamente a relação entre ambas.

 

‘DUPLA OBSESSÃO’ acompanha a degradação dos laços familiares das duas protagonistas, à medida que estes são minados pela culpa e pela paranoia. Neste thriller psicológico desenrola-se uma desgastante e emocional batalha entre Alice e Céline, repleta de desconfiança e vingança, num ténue equilíbrio entre nervos e perigo, que revela o lado mais sombrio do amor maternal de ambas.

 

Realizado pelo aclamado diretor de fotografia francês, Benoît Delhomme, que se estreia no papel de realizador, ‘DUPLA OBSESSÃO’ é um remake da adaptação cinematográfica de 2018 do romance ‘Derrière la haine’ de Barbara Abel, que também assina, ao lado de Sarah Conradt, o argumento do filme.


Com Anne Hathaway, Jessica Chastain, Josh Charles (‘The Good Wife’) e Caroline Lagerfelt (‘Doces Magnólias’) no elenco principal, ‘DUPLA OBSESSÃO’ chega a 1 de maio aos cinemas nacionais.


Sinopse:

Protagonizado pelas vencedoras do Óscar Jessica Chastain e Anne Hathaway, DUPLA OBSESSÃO é um thriller psicológico inquietante sobre duas grandes amigas e vizinhas, Alice e Céline, cujas vidas perfeitas nos subúrbios dos anos 60 são destroçadas por um trágico acidente envolvendo um dos filhos delas. Acompanhamos Alice e Céline enquanto os seus laços familiares são gradualmente minados pela culpa e pela paranoia e uma envolvente batalha de vontades se desenrola, revelando o lado mais sombrio do amor materna.

Trailer aqui  

Fonte: BA&N 

23/04/2024  14:02

Cidade da Amadora recebe o maior painel de azulejos de Vhils em homenagem ao fotógrafo Alfredo Cunha 

Por Redação

A obra ‘HONRAR QUEM TRABALHA’ da autoria de Alexandre Farto aka Vhils, vai integrar a fachada do edifício dos Paços dos Concelho, e presta homenagem ao trabalho de Alfredo Cunha que, através da sua lente, cobriu a Revolução dos Cravos, preservando momentos efémeros, e eternizando a essência de uma nação em transformação. 

O evento de inauguração daquele que será o maior painel de azulejos de Vhils no país realiza-se na manhã de quinta-feira do dia 25 de abril, e faz parte do programa de celebração de meio século de liberdade e democracia em Portugal, pelo Município da Amadora.  

Composto por mais de 4.000 azulejos dispostos em uma área de 88 m2, através de uma técnica em azulejo vidrado desenvolvida pelo conceituado artista português Alexandre Farto aka VHILS, o painel recria uma imagem captada por Alfredo Cunha, durante uma manifestação em agosto de 1975, na qual foi devolvida ao povo a possibilidade de lutar por melhores condições. Tem como principal protagonista um trabalhador da Sorefame, localizada na Amadora.

A interpretação contemporânea de Alexandre Farto aka Vhils, surge a partir de um desafio lançado pelo lendário fotógrafo, e traz a fotografia de Alfredo Cunha do passado para o presente num salto de 50 anos, através de uma peça intemporal que se transformará numa paisagem urbana da primeira ‘Cidade que Nasceu de abril’.

Concebido para a Câmara Municipal da Amadora, este projeto único e grandioso pretende ser um espaço de reflexão e apreciação, e destaca a importância de preservar e reinterpretar as narrativas visuais que moldaram a identidade portuguesa, convidando o espectador a mergulhar na história e na alma de Portugal.

‘Amadora, Cidade de Abril’

Da música à arte urbana, do cinema à poesia, o Município da Amadora preparou uma intensa programação para celebrar os 50 anos de democracia em Portugal e enaltecer a primeira cidade Pós 25 de Abril. 

Entre as várias iniciativas agendadas destaque ainda para a Exposição 25 de abril de 1974, Quinta-feira de Alfredo Cunha (patente na Galeria Municipal Artur Bual até ao dia 23 de junho), a 35ª edição do prémio José Afonso, a 26 de abril, o 12º Amadora Jazz 2024, de 9 a 12 de maio, os espetáculos: ‘Caras de Espelho em Concerto’ e ‘Carlão’, a 14 de setembro, ‘Os Portugueses’ de Rodrigo Leão, dia 15 de setembro,  e ainda a edição 2024 da Amadora BD, que decorre de 17 a 27 de outubro (este ano dedicada aos personagens e autores cujos ideais e temáticas se cruzam com os da Revolução dos Cravos). 

Fonte: BA&N Communications Consultancy

19/04/2024  13:50

"ASSASSINO PROFISIONAL"

Por Redação

Do realizador de ‘Boyhood – Momentos De Uma Vida’ e ‘Antes do Anoitecer’

GLEN POWELL é o versátil ‘ASSASSINO PROFISSIONAL’ no novo filme de Linklater 

‘ASSASSINO PROFISSIONAL’, do conceituado realizador Richard Linklater, é uma comédia de ação com Glen Powell (Todos Menos Tu; Top Gun: Maverick), no papel de um falso assassino a mando que, ao serviço da polícia, procura capturar quem o tenta contratar. O filme, que chega a 30 de maio aos cinemas portugueses, acaba de ter o seu trailer revelado Veja aqui

Em ‘ASSASSINO PROFISSIONAL’, Powell veste a pele de Gary Johnson - um professor que trabalha como falso assassino para a Polícia de Nova Orleães. Servindo-se de diferentes disfarces e identidades tenta, em equipa, apanhar os incautos que o querem contratar para matar os seus inimigos. Só que um dia, Gary sente-se atraído por uma jovem que o contacta para que acabe com a vida do marido. Quando Madison, interpretada pela atriz porto-riquenha Adria Arjona se apaixona por uma das “personas” de Gary - o misterioso e sensual “Ron” - o caso desencadeia uma reação em cadeia de encenações, enganos e riscos crescentes.

Baseado numa insólita história verídica, ‘ASSASSINO PROFISSIONAL’ é o culminar de uma viagem emocionante e continuamente surpreendente, que promete uma experiência cinematográfica única, ao mergulhar nas complexidades da psique humana, explorando temas de moralidade, identidade e redenção.

 Sinopse:

Gary Johnson (Glen Powell) é um professor que trabalha como falso assassino para a Polícia de Nova Orleães. Servindo-se de diferentes disfarces e identidades para apanhar os incautos que esperam matar os seus inimigos, Gary cai num dilema moral quando se sente atraído por uma dessas potenciais criminosas, uma bela jovem chamada Madison (Adria Arjona). Quando Madison se apaixona por uma das “personas” de Gary - o misterioso e sensual Ron - o caso desencadeia uma reação em cadeia de encenações, enganos e riscos crescentes.

 

O novo neo-noir do realizador Richard Linklater, inspirado numa inacreditável história verídica e escrito em parceria com Powell, “ASSASSINO PROFISSIONAL” é uma comédia de ação emocionante e continuamente surpreendente. 

Fonte: BA&N

18/04/2024  19:38

Os novos ‘Morangos com Açúcar’ doces e amargos terão o gosto certo para o público. Mais talento e caras novas estão de volta...! 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

No passado dia 16 de abril, alguns dos melhores momentos do primeiro dia de gravações, com praia, entrevistas, mergulhos, muita alegria e motivação para a nova temporada que oferece mais talento, caras conhecidas e novas personagens entre professores e alunos...marcaram o inicio de muitas histórias para contar!

Nova temporada - 1.º dia de gravações "Morangos com Açúcar" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

As últimas temporadas foram um sucesso e por essa razão a TVI e a PRIME VIDEO decidiram apostar em mais três temporadas. Francisco Antunez, realizador de “Morangos com Açúcar”, está confiante: “Tenho muito orgulho no que fizemos nas primeiras temporadas. Um trabalho diário intenso, com uma dedicação extrema de toda a equipa e atores, que desde a primeira hora estava ciente da responsabilidade e do desafio proposto: fazer uma série com qualidade internacional” e acrescentou: “Estamos, todos muito felizes por estarmos de volta e com muita vontade de subir ainda mais a fasquia, aprimorando todos os processos, e sempre a inovar e a arrojar, de forma a conseguirmos fazer um produto ainda mais surpreendente...vamos com tudo!”, concluiu.

Beatriz Frazão

Cecilia Borges

Maria Arrais

Mariana Venâncio

17/04/2024  14:40

Série da OPTO SIC distinguida nos New York Festivals – TV & Film Awards

“Lúcia, A Guardiã do Segredo", da OPTO SIC, ganha bronze.

Já são conhecidos os vencedores dos New York Festivals – TV & Film Awards e a OPTO, a plataforma de streaming da SIC, está de parabéns. A série “Lúcia – Guardiã do Segredo” venceu o prémio Bronze, na categoria de Streaming Drama.

Este evento reúne as melhores produções mundiais da indústria da televisão e do cinema. Todas as inscrições na competição de 2024 foram julgadas online e exibidas pelo Grande Júri do TV & Film Awards da NYF de mais de 200 produtores, diretores, escritores e outros profissionais de media criativa de todo o mundo. As inscrições premiadas dentro da lista de finalistas em 15 grupos de categorias de 37 países de todo o mundo, foram ontem anunciados.

 

 

“Lúcia, A Guardiã do Segredo” (interpretada pelas atrizes Márcia Breia, Rita Rocha Silva e Laura Seiça, aos 82 anos, 18 anos e 10 anos respetivamente) interpola a ação entre o início do Século XX e a década de 80, permitindo recuperar todo o trajeto da menina por detrás da figura religiosa. Lúcia dos Santos tinha apenas dez anos quando viveu uma experiência mística que ficaria conhecida na história da religião mundial como Aparições de Fátima. Em 1917, Lúcia e os primos, Francisco e Jacinta, afirmaram ter visto Nossa Senhora enquanto pastoreavam os animais no campo. Lúcia terá sido a única a falar com a Virgem, tornando-se involuntariamente na Guardiã do Segredo. “Lúcia, A Guardiã do Segredo” produzida pela Coral, é uma ideia original de Manuel Arouca, com argumento de Raquel Palermo e Vera Sacramento e Realização de Jorge Paixão da Costa.


Fonte: SIC

17/04/2024  14:10

Motel Valkirias e Codex 632 premiados no New York Festivals

Por Redação

Motel Valkirias e Codex 632, duas grandes coproduções internacionais da RTP, foram distinguidas com Prata e Bronze, respetivamente, na categoria de Drama do New York Festivals – Tv & Film Awards. 

Dois prémios que vêm confirmar a qualidade da ficção portuguesa numa competição que conta com a participação de produções internacionais de vários pontos do mundo, nomeadamente Reino Unido, Singapura, Japão, Espanha, Argentina, entre outros.

New York Festivals é um festival de grande prestígio mundial e tem entre os seus principais objetivos incentivar as jovens gerações para a indústria do cinema e televisão.

 

Motel Valkirias junta a RTP, HBO Max, Televisión de Galicia e as produtoras SPi e CTV numa trama centrada na vida de três mulheres, com grandes problemas económicos e pessoais, que se cruzam de forma fortuita, tendo como cenário um motel transfronteiriço entre a Galiza e Portugal. Baseada no bestseller de José Rodrigues dos Santos, Codex 632 traz-nos as aventuras de um homem que não queria ser herói, um projeto resultante de uma parceria da RTP, GLOBOPLAY e a produtora SPi. Duas coproduções que se encontram disponíveis na RTP Play.

Fonte: RTP

13/04/2024  12:42

SIC "Alta Definição" e  SIC "Replay" são os novos canais digitais da SIC e OPTO

Por Redação

A SIC lança dois novos canais digitais, e de acesso gratuito, com emissão 24 horas: o SIC Alta Definição e o SIC Replay, que já podem ser vistos no site da SIC (www.sic.pt) e na OPTO (opto.sic.pt), a plataforma de streaming da SIC, através do site ou da aplicação. Este lançamento reforça o compromisso do grupo Impresa com a inovação e, também, na forma como a SIC proporciona aos utilizadores uma experiência de consumo mais rica e variada saber mais... 

13/04/2024  09:35

Revelados os nomeados aos Prémios Sophia 2024

 Por Redação 

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) divulgou esta sexta-feira, dia 12, os nomeados para a 13ª edição dos Prémios Sophia. A longa metragem “Não Sou Nada - The Nothingness Club”, realizada por Edgar Pêra, lidera com 15 nomeações, seguida de “Great Yarmouth - Provisional Figures”, de Marco Martins, com 13 nomeações, contando ambas com nomeações a Melhor Filme e Melhor Realização. Também nomeadas nestas categorias estão “Nação Valente”, de Carlos Conceição, e “Mal Viver”, de João Canijo, com um total de 10 e 8 nomeações, respetivamente saber mais ...

11/04/2024  11:55

Hotéis reconhecidos com a MICHELIN Keys

Por Redação

1, 2 e 3 MICHELIN Keys: Assim como as estrelas MICHELIN reconhecem restaurantes excelentes, os hotéis agora têm sua própria distinção

Selecionados pelas equipas do Guia MICHELIN, os hotéis que oferecem as experiências mais marcantes do mundo agora podem ser reservados nas plataformas digitais do Guia.  A França, é o primeiro país a revelar os seus laureados MICHELIN Key, com outros grandes destinos turísticos a seguir o exemplo em breve. Com 189 propriedades premiadas em França, a Michelin celebra o talento desses profissionais de hospitalidade.

A Michelin apresenta a primeira seleção de MICHELIN Keys em França, uma distinção que reconhece os estabelecimentos na seleção do Guia de hotéis que oferecem as experiências mais marcantes. Premiados pela equipa de inspectores do Guia MICHELIN com base em estadias ou visitas anónimas e independentemente de qualquer rótulo, estrela turística ou quota existente, as Chaves MICHELIN estabeleceram-se como um novo ponto de referência internacional para os viajantes, orientando-os para acomodações que se destacam pelo seu conceito único de hotel, personalidade forte e acolhimento e serviço de alto nível.

189 estabelecimentos premiados na França

Entre os cerca de 600 estabelecimentos já recomendados pelo Guia MICHELIN França, 189 hotéis e alojamentos foram distinguidos nesta primeira lista: 24 com três MICHELIN Keys, 38 com duas MICHELIN Keys e 127 com uma MICHELIN Key.

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN, disse: "Com este novo prémio, o Guia MICHELIN deu mais um passo à frente na sua história de 124 anos de atendimento aos viajantes. De acordo com a nossa abordagem prática, os inspetores do Guia MICHELIN criaram esta nova lista para compartilhar as suas melhores experiências hoteleiras em França. Cada estabelecimento premiado com uma, duas ou três chaves MICHELIN é uma joia esculpida pelos talentosos profissionais que nelas trabalham. A partir das plataformas digitais do Guia MICHELIN, os viajantes podem filtrar e reservar hotéis premiados para desfrutar de estadias que esperamos que sejam inesquecíveis."

Uma, duas e três Chaves MICHELIN

Da mesma forma que as famosas "Estrelas" da seleção de restaurantes do Guia MICHELIN indicam os estabelecimentos que oferecem as melhores experiências culinárias, as "Chaves" agora distinguem as acomodações na seleção de hotéis do Guia que oferecem as experiências de férias mais marcantes. É uma nova referência para viajantes que valorizam a experiência geral da estadia e não apenas as instalações.

Uma chave MICHELIN: uma estadia única

O estabelecimento é uma verdadeira joia com seu próprio caráter e personalidade. Pode ser fora do caminho batido, oferecer uma experiência diferente ou simplesmente ser um dos melhores da sua categoria. O serviço vai sempre além e o estabelecimento destaca-se de outros que oferecem preços semelhantes.

Duas chaves MICHELIN: uma estadia excepcional

Um lugar único e excepcional sob todos os pontos de vista, o que garante uma experiência memorável. Um hotel com caráter, aliando charme e personalidade, e gerido com muito carinho. Um design atraente ou assinatura arquitetónica distintiva e raízes locais genuínas fazem deste um lugar excepcional para ficar.

Três Chaves Michelin: Uma Estadia Extraordinária

Aqui, tudo é deslumbrante: o máximo em conforto, serviço, estilo e elegância. Distingue os hotéis mais notáveis e extraordinários do mundo, destinos por direito próprio, dignos de uma viagem em si. Todos os elementos de hospitalidade excepcional unem-se para garantir que cada estadia seja lembrada não apenas na mente, mas também no coração dos viajantes.


24 hotéis recebem três chaves MICHELIN por oferecerem uma experiência extraordinária

Em Paris, uma cidade na vanguarda do conceito de "hotéis palácio", 5 estabelecimentos deste tipo foram distinguidos. Entre eles, o Four Seasons George V, com suas luxuosas suítes e quartos, tem um dos spas mais excepcionais da capital. Graças aos seus três restaurantes – com uma, duas e três estrelas Michelin – bem como à sua Galeria e Bar, cada momento da sua estadia será acompanhado por momentos gastronómicos únicos no mundo. Dentro das paredes Art Deco da icônica Samaritaine com vista para o Sena, o Cheval Blanc Paris convida-o a uma contemplação cativante da Cidade Luz; enquanto o Saint James Paris, o único hotel-castelo da capital, seduz com a tranquilidade dos seus jardins projetados pelo paisagista Xavier de Chirac e a personalidade do seu design de interiores, recentemente redesenhado pela arquiteta Laura González. Não muito longe de Paris, o Airelles Château de Versailles – Le Grand Contrôle oferece aos hóspedes a oportunidade de voltar no tempo às horas mais luxuosas da corte francesa no século 18 e descobrir o Château de Versailles de uma maneira totalmente nova.

Na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, uma área emblemática do turismo de luxo francês, 7 estabelecimentos foram premiados com três chaves MICHELIN. La Réserve Ramatuelle desfruta de um dos mais esplêndidos panoramas do Mediterrâneo, enquanto cada um dos quartos é um verdadeiro refúgio de paz. Não muito longe, no coração da Provença, na pequena cidade de Le Puy-Sainte-Réparade, o Villa La Coste oferece 28 quartos contemporâneos situados numa propriedade vinícola única. Aqui, arte, gastronomia e vinho unem-se para oferecer estadias ao lado de alguns dos grandes nomes da arte moderna e da arquitetura: Richard Serra, Louise Bourgeois, Hiroshi Sugimoto, Frank Gehry, Oscar Niemeyer e Tadao Ando.

Na região Grand Est, Le Royal Champagne (Champillon) e Le Domaine Les Crayères (Reims) juntam-se ao topo do ranking, enquanto na região da Nouvelle Aquitaine, Les Sources de Caudalie (Bordeaux), uma joia de bem-estar localizada no coração dos vinhedos de Bordeaux, oferece tratamentos de vinoterapia, também foi premiado com três chaves MICHELIN.

Duas chaves MICHELIN atribuídas a 38 estabelecimentos excepcionais

O Château du Grand-Lucé, em Sarthe, um majestoso edifício neoclássico do século 18, oferece 17 quartos e suítes que se destacam pelo seu luxo e requinte, sem sacrificar os confortos modernos.

Na Bretanha, duas propriedades independentes foram destacadas. Em Saint-Méloir-des-Ondes, os 11 quartos e 2 suites do Château Richeux – Les Maisons de Bricourt têm vista para a baía do Monte Saint-Michel e oferecem a possibilidade de jantar no restaurante com duas estrelas Michelin e uma estrela verde do chef Hugo Roellinger. Os únicos Banhos Celtas, a poucos passos do edifício principal, foram concebidos como um "tête-à-tête com as marés e o cosmos". A poucos quilómetros de distância, em Dinard, o Castelbrac é um hotel íntimo localizado numa villa Belle Époque. Projetados pelas decoradoras Sandra Benhamou e Léonie Alma Mason, os seus 25 quartos oferecem uma estética refinada e relaxante e vistas magníficas do mar.

Em Cassis, empoleirado em um penhasco de calcário branco banhado pelo Mediterrâneo, o Roches Blanches revive o estilo Art Deco da década de 1920 em um edifício recentemente renovado. Onze outros estabelecimentos da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur também receberam a distinção de duas chaves MICHELIN.

Na região da Nova Aquitânia, o Chais Monnet é um dos 6 estabelecimentos premiados. Localizado em Cognac, nas margens do Charente, na antiga destilaria Cognac Monnet, este hotel é obra do arquiteto Didier Poignant. Além dos seus quartos espaçosos e elegantes, o hotel oferece espaços comuns contemporâneos únicos, como o restaurante com estrela MICHELIN do hotel – Les Foudres – cujas mesas estão situadas no coração de autênticos barris de conhaque centenários.

Em Honfleur, na Normandia, o Ferme Saint-Siméon, outrora o ponto de encontro dos pintores Monet, Boudin, Sisley, Corot e Courbet, agora abriga 34 quartos e suítes moldados pela história, convidando os viajantes em busca do campo a maravilharem-se com as paisagens do estuário do Sena, as suas luzes vibrantes e os seus céus em mudança.

Por fim, nos resorts alpinos, três estabelecimentos destacam-se. Entre eles, o L'Apogée Courchevel, inaugurado em 2013, é um palácio localizado a poucos passos das pistas. Criado pelos designers India Mahdavi e Joseph Dirand, a decoração do hotel combina linhas retrô arredondadas com um toque de cor.

127 hotéis premiados com a Chave MICHELIN

127 hotéis e acomodações foram premiados com uma Chave MICHELIN pelas suas experiências de viagem únicas. Representando uma ampla gama de conceitos de hotéis, tipos de acomodação e localizações geográficas, o ponto de destaque da França brilha com sua grande diversidade e sua capacidade de oferecer experiências de férias para todos os orçamentos e gostos.

O Château & Village Castigno, uma propriedade de enoturismo atípica cujos quartos e áreas comuns estão espalhados por toda a aldeia de Assignan, na região francesa da Occitânia, oferece total desconexão (os quartos deliberadamente não têm Wi-Fi ou televisão) e uma experiência de férias original a partir de 150 euros.

Em Villelaure, no Luberon, Ferme HI Bride, projetado pela designer Matali Crasset, é composto por 8 quartos, 2 estúdios e 2 casas localizadas no coração de um olival, um vinhedo, um pomar e uma floresta. Aqui, a propriedade oferece um "agroturismo contemporâneo", totalmente ligado ao Pays d'Aigues, onde pretende ser uma verdadeira porta de entrada para a sua cultura e ambiente.

No coração do impressionante complexo de museus da Abadia Real de Fontevraud, o Fontevraud-L'Hôtel oferece uma estadia atípica a partir de €130. Os 54 quartos, localizados no priorado de Saint-Lazare, foram projetados por Patrick Jouin e pelo arquiteto Sanjit Manku e são inspirados pela sobriedade e tranquilidade do ambiente monástico. No final do dia, quando as portas, claustros e jardins da abadia estão fechados para visitantes, eles permanecem abertos exclusivamente para os moradores do hotel, que têm o privilégio de descobri-los noite adentro. O Fontevraud-L'Hôtel foi concebido como um estabelecimento eco-responsável com acreditação ISO 26000, e oferece aos visitantes a possibilidade de fazer uma pausa gastronómica durante a sua estadia cultural degustando a cozinha do chef Thibaut Ruggeri, vencedor de uma Estrela MICHELIN e uma Estrela Verde.

Em Paris, 22 hotéis foram premiados. Entre eles, o Hôtel Le Ballu é um estabelecimento independente cuja decoração interior, inspirada em Syldavia – o lendário país balcânico onde se passa o enredo do cetro de Tintim e Ottokar – é fruto da imaginação dos arquitetos-proprietários. Convertido num boutique hotel de design festivo, o Les Bains foi instalado na lendária antiga discoteca Bains Douches, enquanto o Château Voltaire oferece 32 quartos íntimos e elegantes, a poucos passos da Ópera Garnier.

Em Valenciennes, na região de Hauts-de-France, o Le Royal Hainaut, um hotel e spa de alto padrão, marca o renascimento de um antigo hospital de tijolos vermelhos construído no século 18, enquanto na Alsácia, o Les Haras, localizado na antiga coudelaria real de Estrasburgo, é um exemplo magistral de reabilitação arquitetônica. Em Sartène (Córsega), o Domaine de Murtoli (l'Hôtel de la Ferme) convida-o a um retiro tranquilo no coração do maquis, enquanto os 3 quartos íntimos do Chez Laurence du Tilly, em Caen, têm a atmosfera acolhedora de uma casa de hóspedes.

Finalmente, os apreciadores de gastronomia terão o prazer de encontrar na seleção "uma chave" estabelecimentos premiados com Estrelas MICHELIN para completar e expandir sua experiência gastronómica. Foram premiadas a Maison Aribert (Saint-Martin-d'Uriage), Le Clos des Sens (Annecy), l'Auberge La Fenière (Cadenet), Le Petit Nice (Nice), l'Auberge du Père Bise (Talloires) e a Villa Grand Voile de Christopher Coutanceau (La Rochelle).

Todas as recomendações de hotéis do Guia MICHELIN estão disponíveis gratuitamente no site e aplicativo móvel do Guia MICHELIN. Nestas plataformas digitais, todos os hotéis recomendados podem ser reservados diretamente ao melhor preço. Para ajudar os viajantes durante toda a sua estadia, o Guia MICHELIN também oferece um serviço de consultoria gerenciado por especialistas em viagens contratados pelo Guia MICHELIN.

Depois da França, o MICHELIN Keys será anunciado nos Estados Unidos (Atlanta, Califórnia, Chicago, Colorado, Flórida, Nova York, Washington DC) a 24 de abril, em Espanha a 29 de abril, em Itália a 7 de maio e no Japão a 4 de julho de 2024. Outros destinos serão anunciados ao longo do ano.

Fonte: Michelin

10/04/2024  04:27

O icónico restaurante “La Fiorentina”, está em  Lisboa

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Inaugurado no passado dia 09 de abril, o restaurante "La Fiorentina"  será a ligação intrínseca perfeita entre dois países vinculados pela língua comum, o português e pela ancestralidade luso-brasileira existente há centenas de anos.

Inauguração do Restaurante  "La Fiorentina" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Considerado pelos brasileiros e por todos os que o conhecem, o novo restaurante agora em Lisboa, será o reduto de artistas e intelectuais que farão de uma boa mesa um local de culto e de degustação da boa comida italiana.   

Um ícone de outros tempos, "La Fiorentina" manterá a tradição, no encontro e no respeito em ambiente alegre e boémio, herdado de memórias efetivas dos cariocas com mais de 60 anos de história, retratada por centenas de fotografias de personalidades expostas nas paredes da majestosa sala, entre eles: Simone Beauvoir (1908-1986) e Jean Paul Sartre (1905-1980), Pelé, Mário Soares e muitos outros.

Fundado no Rio de Janeiro em 1957, o timoneiro do projeto em Lisboa, disse: “Tal como no Rio, a nossa especialidade vai ser a cozinha italiana que ficará sobre a responsabilidade de um chefe italiano (curiosamente casado com uma portuguesa). Aberto durante 24 horas, a grande qualidade a preços acessíveis são a nossa referência, tudo faremos para oferecer um serviço de excelência”, concluiu Omar Peres.

Nesta data especial, várias personalidades da cultura não faltaram ao convite do conhecido e ilustre RP, Diamantino Martins: António Pinto Bastos, Helena Isabel, Isílda Peixe, José Figueiras, Margarida Pinto Correia, Lili Caneças, Nuno Gama , Rui Vilhena entre muitos outros, conheceram in loco o novo rosto do “La Florentina” e brindaram ao seu sucesso na cidade das 7 colinas, Lisboa.   

08/04/2024  21:08

"BOA CAMA BOA MESA" revela os melhores do País

Por Redação

A cerimónia anual de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa decorreu hoje, na sede da IMPRESA, distinguindo os melhores hotéis e restaurantes portugueses. No evento deste ano foram premiados 33 alojamentos e 35 restaurantes, a que se juntam o Chef do Ano, o Prémio Carreira e o restaurante e alojamento Revelação 2024.

Prémios Guia Boa Cama Boa Mesa | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

O Guia Boa Cama Boa Mesa vai para as bancas com o EXPRESSO a partir da edição de 12 de abril, mas pode já fazer a sua pré-reserva aqui. O Guia mantém, desde a primeira edição anual, em 2003, o propósito de avaliar e selecionar os melhores restaurantes e alojamentos em território nacional. Com objetividade e isenção, as escolhas da equipa do Boa Cama Boa Mesa são baseadas em critérios públicos, sempre com o propósito de oferecer a melhor seleção aos leitores. É para eles que anualmente os jornalistas da equipa Boa Cama Boa Mesa percorrem o país em busca de projetos hoteleiros e de restauração que se destaquem e mereçam elogio, dando continuidade ao intuito de fazer deste “Guia” o melhor auxiliar para quem viaja por Portugal.

Este ano, o Guia 2024 apresenta 586 restaurantes, nos 18 distritos e 2 regiões autónomas, e 397 alojamentos, entre hotéis, resorts, turismo em espaço rural e alojamento local. Entre estes, estão 30 restaurantes e 42 alojamentos que foram inaugurados desde a última edição. Depois de, no último ano, se terem celebrado duas décadas de publicação ininterrupta do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, a edição de 2024 apresenta diversas novidades. Em primeiro lugar, e visível ao longo de todo o “Guia”, destaca-se o novo grafismo e cores, bem como a forma como restaurantes e alojamentos são destacados. 

O Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2024 para os empresários Isabel Costa e João Tomás, proprietários da Casa das Penhas Douradas, da Casa de São Lourenço e da TrendBurel - Burel Factory. O Júri reconheceu o “empreendedorismo extraordinário” e a contribuição decisiva para “o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela", através de projetos hoteleiros de referência conjugados com revitalização industrial e criativa da lã.

O Chef do Ano foi Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém. O Guia atribui ao restaurante pela primeira vez Chave de Ouro e recebe ainda o Prémio Sustentabilidade. 

Ao longo dos últimos 21 anos foram várias as edições do “Guia Boa Cama Boa Mesa” em que a componente ambiental foi enaltecida, atribuindo distinções ao Ecoturismo em 2012 e 2013 ou investigando, a cada visita, o compromisso ecológico, elogiado e destacado através de um ícone verde em 2014, 2015 e 2016. Na presente edição, o Guia volta a celebrar os alojamentos e restaurantes que se destacam na defesa e promoção da sustentabilidade no turismo, fazendo um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurando que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Neste contexto, por serem exemplos para todo o setor e promotores destes valores junto dos turistas, é atribuído o Prémio Sustentabilidade a 10 alojamentos e a 10 restaurantes.

Conheça a lista completa de premiados do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024:

CHAVE DE PLATINA - CONCELHO

Herdade da Malhadinha Nova - Beja

São Lourenço do Barrocal - Reguengos de Monsaraz

Six Senses Douro Valley Lamego

The Yeatman Vila Nova de Gaia

Vila Vita Parc Lagoa

CHAVE DE OURO  

Areias do Seixo - Torres Vedras

Casas do Côro - Mêda

Penha Longa Resort - Sintra

Quinta da Comporta - Grândola

Ritz Four Seasons Hotel - Lisboa

Savoy Palace - Funchal

Sublime Comporta - Grândola

Torre de Palma Wine Hotel - Monforte

Vinha Boutique Hotel - Vila Nova de Gaia

CHAVE DE PRATA  

Bairro Alto Hotel - Lisboa

Carmo's Boutique Hotel - Ponte de Lima

Casa de São Lourenço - Manteigas

Conrad Algarve - Loulé

EPIC SANA Algarve - Albufeira

Herdade do Sobroso - Vidigueira

L'AND Vineyards - Montemor-o-Novo

Les Suites at The Cliff Bay - Funchal

Luz Charming Houses - Ourém

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel - Ílhavo

Monverde Wine Experience Hotel - Amarante

Octant Hotels Douro - Castelo de Paiva

Quinta de S. Bernardo - Winery & Farmhouse - Mesão Frio

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo - Winery House - Sabrosa

Santa Bárbara Eco Beach Resort - Ribeira Grande

Terra Nostra Garden Hotel - Povoação

Torel Avantgarde - Porto

Ventozelo Hotel & Quinta - São João da Pesqueira

Vidago Palace Hotel - Chaves

REVELAÇÃO  

The Reserve - Funchal

GARFO DE PLATINA - CONCELHO

Belcanto - Lisboa

Ocean - Lagoa

The Yeatman - Porto

Vila Joya - Albufeira

GARFO DE OURO  

A Cozinha por António Loureiro - Guimarães

Alma - Lisboa

Casa de Chá da Boa Nova - Matosinhos

Euskalduna Studio - Porto

Fortaleza do Guincho - Cascais

G Restaurante - Bragança

Il Gallo D’Oro - Funchal

JNcQUOI Avenida - Lisboa

LOCO - Lisboa

Mesa de Lemos - Viseu

Ó Balcão - Santarém

Rei dos Leitões - Mealhada

Restaurante Herdade do Esporão - Reguengos de Monsaraz

Solar dos Presuntos - Lisboa

Vista Restaurante - Portimão

GARFO DE PRATA  

AL SUD - Lagos

Antiqvvm - Porto

Bomfim 1896 WithPedro Lemos - Alijó

Casinha Velha - Leiria

Cozinha das Flores - Porto

Cura - Lisboa

DOC - Armamar

Ferrugem - Vila Nova de Famalicão

Kanazawa - Lisboa

Le Monument - Porto

Marisco na Praça - Cascais

Marlene - Lisboa

O Gaveto - Matosinhos

Pedro Lemos - Porto

Pequeno Mundo - Loulé

Restaurante Noélia - Tavira

REVELAÇÃO  

Canalha - Lisboa

BOA CAMA - SUSTENTABILIDADE - Concelho

Areias do Seixo - Torres Vedras

Casa Agrícola da Levada - Vila Real

Cerdeira Home for Creativity - Lousã

Craveiral Farmhouse - Odemira

Herdade da Malhadinha Nova - Beja

Sentido Galomar Hotel - Santa Cruz

Rio do Prado - Óbidos

Santa Bárbara Eco Beach Resort - Ribeira Grande

Six Senses Douro Valley - Lamego

Socalco Nature Calheta - Calheta

BOA MESA - SUSTENTABILIDADE - CONCELHO

A Cozinha por António Loureiro - Guimarães

Casa de Souto Velho - Chaves

Check In by Leonel Pereira - Faro

Restaurante Fajã dos Padres - Câmara de Lobos

Fava Tonka - Matosinhos

Loki - Portimão

Ó Balcão - Santarém

Raya Restaurante - Alandroal

Restaurante Herdade do Esporão - Reguengos de Monsaraz

Restaurante SEM - Lisboa

Mais informações em: https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa

Fonte: Expresso

06/04/2024 16:24 

LUPIN III: O CASTELO DE CAGLIOSTRO

ESTA PRIMAVERA O ANIME CHEGA EM FORÇA AOS CINEMAS NACIONAIS

A partir de abril, as salas de cinema portuguesas recebem três animações japonesas com as estreias de ‘Lupin III – O Castelo de Cagliostro’ a 11 de abril, e ‘Digimon Adventure 02: O Início’ e ‘The First Slam Dunk’ que chegam ao grande ecrã 16 e 30 de maio, respetivamente. O melhor do cinema japonês regressa aos cinemas entre abril e junho, com títulos conhecidos que os fãs do género não vão querer perder. Veja aqui os trailers.


Género: Anime

Elenco: Yasuo Yamada; Eiko Masuyama; Kiyoshi Kobayashi

Realização: Hayao Miyazaki

Argumento: Monkey Punch; Hayao Miyazaki; Haruya Yamazaki

_________________________________________________________________________________________

Por Redação


‘LUPIN III – O CASTELO DE CAGLIOSTRO’, a primeira longa-metragem do aclamado realizador Hayao Miyazaki, vencedor do Óscar 2024 para ‘Melhor Filme de Animação’ (‘O Rapaz e a Garça’), assinala a celebração do 45º Aniversário desta obra-prima do cineasta japonês. O clássico de culto intemporal chega pela primeira vez aos cinemas portugueses a 11 de abril, na versão remasterizada em 4K.

 

Nesta emocionante aventura, Lupin, um profissional de renome no mundo do crime, acaba por se envolver numa missão de resgate de uma donzela em perigoso, no estado europeu de Cagliostro. A ele juntam-se Jigen, Fujiko e o espadachim Goemon que para salvarem Clarisse devem abrir caminho e enfrentar um castelo cheio de armadilhas, uma masmorra mortal e um exército de assassinos profissionais. Conseguirá Lupin cumprir a missão, livrar-se dos seus inimigos e desvendar os segredos escondidos do Castelo Cagliostro?


‘DIGIMON ADVENTURE 02: O INÍCIO’ chega ao grande ecrã a 16 de maio no ano em que se celebra 25 Anos desde a estreia da série (a 7 de março de 1999).  A sequência de ‘Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna’ revela o segredo por detrás da criação dos “Escolhidos”. Estamos em 2012, dez anos após as aventuras entre Odaiba e o Mundo Digital terem acontecido.

 

Um dia, uma mensagem apareceu no céu em cima da Torre de Tóquio: “Que todos no mundo tenham amigos. Que todos tenham um Digimon.” Quando o passado e o presente se interligam, a maior crise na história do Digimon é desencadeada. Qual será o caminho que o Daisuke e o resto da equipa “Zero Dois” irão escolher? Mais uma vez, os “Escolhidos” entram em ação, desta vez como adultos!

 

Com argumento e realização de Takehiko Inoue ‘THE FIRST SLAM DUNK’, estreia a 30 de maio. A animação segue a história de Ryota Miyagi, um rapaz de 17 anos, que luta para realizar o sonho do seu irmão falecido de se tornar uma estrela de basquetebol. Em 2023, o filme ganhou a estatueta de ‘Animação do Ano’, nos Prémios de Cinema da Academia Japonesa.

 

Caracterizadas pela arte gráfica e cinematografia únicas, as obras inspiradas nas séries de animação do Japão, estão de regresso aos cinemas nacionais e prometem surpreender os amantes de Anime.

Fonte: NOS

28/03/2024  18:33

Tailândia inspira viajantes a contar as suas histórias ao mundo TAT lança nova campanha “Amazing Thailand: Your Stories Never End”

Por Redação

A Autoridade de Turismo da Tailândia lançou a nova campanha “Amazing Thailand: Your Stories Never End”, promovendo as inúmeras experiências que se pode viver neste destino do sudeste asiático.

Da energia contagiante da frenética cidade de Banguecoque até à tranquilidade das praias paradisíacas do sul da Tailândia, a campanha a campanha visa destacar experiências que se transformam em memórias, incentivando todos os seus visitantes e turistas a partilhá-las, de forma a inspirar outros a visitar a Tailândia.

O seu povo, a gastronomia única, a paz que se vive em muitos dos seus templos e outros locais em contacto direto com a natureza são alguns dos atrativos em destaque na nova campanha, que pretende tornar cada viajante num “storyteller”. O vídeo promocional da “Amazing Thailand: Your Stories Never End” pode ser visualizado aqui.

Recorde-se que, em 2023, a Tailândia recebeu mais de 27 milhões de visitantes, dos quais mais de 40 mil portugueses. Para 2024, prevê-se que o número de turistas portugueses a visitar o destino ultrapasse os 50 mil.

Fonte: Jervis35

26/03/2024 18:30  

UMA VIDA SINGULAR

Género: Biografia, Drama, História

Elenco: Anthony Hopkins, Helena Bonham Carter, Jonathan Pryce

Realização: James Hawes

Argumento: Lucinda Coxon, Nick Drake

“Se algo não é impossível, então deve haver uma forma de o fazer…”

Sir Nicholas Winton, 1909 – 2015


SINOPSE

UMA VIDA SINGULAR conta-nos a história verídica de Sir Nicholas “Nicky” Winton, um jovem corretor da bolsa londrino interpretado por Johnny Flynn, que, juntamente com Trevor Chadwick (interpretado por Alex Sharp) e Doreen Warriner (interpretada por Romola Garai) do Comité Britânico para os Refugiados na Checoslováquia, resgatou 669 crianças aos nazis nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Nicky visitou Praga em dezembro de 1938 e encontrou famílias que tinham fugido à ascensão dos nazis ao poder na Alemanha e na Áustria e que viviam em condições desesperadas, com falta de abrigo e comida. Apercebeu-se imediatamente de que se tratava de uma corrida contra o tempo. Quantas crianças poderiam ele e a sua equipa salvar antes do encerramento das fronteiras?

Cinquenta anos depois, em 1988, Nicky (interpretado por Anthony Hopkins) vive assombrado pelo destino das crianças que não conseguiu levar para Inglaterra, culpando-se sempre por não ter feito mais. Só quando o programa de televisão da BBC "That's Life!" o surpreende, apresentando-lhe algumas das crianças sobreviventes já adultas, é que Nicky começa finalmente a lidar com a culpa e a dor que carregou durante cinco décadas.

"UMA VIDA SINGULAR", teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2023, e celebra o altruísmo humano, recordando a importância da empatia e da coragem, como valores intemporais que continuam a inspirar as gerações futuras. Chega a 28 de março aos cinemas portugueses. 

Trailer 

BREVEMENTE NOS CINEMAS NOS

25/03/2024  18:32

OS TRÊS MOSQUETEIROS MILADY

Género: Ação, Aventura

Elenco: François Civil, Vincent Cassel, Romain Duris, Pio Marmaï, Eva Green, Louis Garrel, Vicky Krieps

Realização: Martin Bourboulon

Argumento: Matthieu Delaporte, Alexandre Dumas, Alexandre de La Patellière

Por Redação

Do Louvre ao Palácio de Buckingham, das sarjetas de Paris ao cerco de La Rochelle…  Num reino dividido por guerras religiosas e sob ameaça de invasão britânica, um grupo de homens e mulheres cruzará espadas para salvarem o destino de França.

Baseado no clássico da literatura de Alexandre Dumas.

Do realizador Martin Bourboulon (‘Eiffel’), ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ - a segunda parte da trilogia que leva ao grande ecrã a obra de literatura mundial de Alexandre Dumas - segue a aliança entre o jovem D’Artagnan e a misteriosa Milady para resgatar a jovem Constance. Com Eva Green, François Civil, Vincent Cassel e Pio Marmaï no elenco principal, o filme estreia nas salas de cinema portuguesas a 11 de abril.

‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ retoma a busca por Constance Bonacieux (Lyna Khoudri – ‘Ataque a Paris’), a confidente da rainha e a amada de D’Artagnan (François Civil – ‘Amor à Segunda Vista’). Ao tentar resgatá-la, D’Artagnan cruza-se com Milady (Eva Green – ‘007- Casino Royale’), uma personagem misteriosa que se revela indispensável para descobrir o que aconteceu à jovem desaparecida.

Com o futuro do reino assombrado pela ameaça britânica e as guerras religiosas, a batalha trava-se em duas frentes: de um lado, os mosqueteiros do rei - Athos (Vincent Cassel), Porthos (Pio Marmaï) e Aramis (Romain Duris) – erguem espadas em combate e, de outro, D’Artagnan e Milady enfrentam desafios épicos para resgatar Constance.

A segunda parte da adaptação cinematográfica de Martin Bourboulon explora a narrativa do ponto de vista da guerreira Milady, que ao longo do enredo se vai revelando uma mulher marcada por acontecimentos trágicos do seu passado, atribuindo à aventura de ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ uma perspetiva mais profunda e real das emoções. 

À semelhança da primeira parte (‘Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan’), ‘OS TRÊS MOSQUETEIROS: MILADY’ conta com argumento da prestigiada dupla de dramaturgos franceses Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière e chega aos cinemas nacionais a 11 de abril.

Trailer 

Fonte: NOS

19/03/2024  12:04

Alba Renai, a primeira apresentadora criada por IA chega aos ecrãs   

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Para os mais céticos, chegou a hora da verdade com a influencer virtual Alba Renai a dar que falar nas redes sociais. Criada pela agência VIA Talents que afirma ser Alba Renai "metahumana" e que já está estruturada para apresentar o programa SuperSecretos com conteúdos reais sobre "Sobreviventes" que na última edição acaba por começar na Telecinco. Estas tecnologias têm custos muito inferiores aos até agora praticados em contratos de apresentadores reais com a vantagem de trabalharem 24 horas por dia. em qualquer parte do planeta, sem férias e baixas por doenças, situação que coloca em análise todos os que, trabalhando para os media vêm os seus dias contados a muito curto prazo. Esta IA, é para muitos um insulto à inteligência humana mas para a  Mediaset Espanha é um valor acrescentado, nada que já não se faça na Suiça e India, a realidade, essa, deixou de ser vitual para ser real.  

Créditos Alba Renai @instagram  

18/03/2024  18:16

MILLENNIUM

Por Redação

Exposição individual de João Fortuna  // João Fortuna solo exhibition | 15 MAR - 13 APR, 2024

Estruturas em desintegração. Quebradas e frágeis. Fragmentos de matéria fundem-se com narrativas poéticas e provocativas de um Mundo entorpecido. Um eco visual da cidade, da sociedade e do Homem; uma reflexão sobre a decomposição de uma sociedade e das estruturas que a compõem e que caminham inevitavelmente para o colapso. Um reflexo do nosso presente observando a rutura do nosso futuro. 

João Fortuna (1991, Valença) artista contemporâneo, licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Obteve formação complementar nas áreas de Marcenaria, Desenho, Conservação e Restauro, Pintura e Gravura mas foi na Assemblage que encontrou a sua forma de comunicação. Através de uma renovação técnica e temática, criou uma linguagem própria onde imagens e encenações maximalistas se vão construindo arquitetonicamente numa espécie de universo multidimensional.

Disintegrating structures. Broken and fragile. Fragments of matter merge with poetic and provocative narratives of a numb World. A visual echo of the city, society and Man; a reflection on the decomposition of a society and the structures that make it up and which are inevitably heading towards collapse. A reflection of our present observing the rupture of our future.

João Fortuna (1991, Valença) contemporary artist, graduated in Art History from the Faculty of Arts of the University of Coimbra. He obtained additional training in the areas of Carpentry, Drawing, Conservation and Restoration, Painting and Engraving, but it was at Assemblage that he found his way of communicating. Through technical and thematic renewal, it created its own language where maximalist images and stagings are architecturally constructed in a kind of multidimensional universe.

Fonte: Espaço Exibicionista

16/03/2024  00:05

A Inteligência Artificial (IA) e a tradução automática não vão substituir a necessidade de aprender línguas, afirma estudo

60% dos professores de inglês discordam que a inteligência artificial (IA) e tradução automática acabem por tornar desnecessária a aprendizagem de línguas estrangeiras, segundo um estudo desenvolvido por especialistas em tecnologias da educação no British Council, a organização internacional de relações culturais e oportunidades educativas do Reino Unido, e o Instituto de Investigação em Inovação Digital em Aprendizagem (na ODUGlobal, sedeado na Universidade Old Dominion, na Virginia, EUA). Nas suas respostas por escrito, muitos inquiridos destacaram as facetas culturais, sociais e emocionais profundas das línguas e que o valor duradouro da interação humana não pode ser substituído pela IA.

O estudo, que faz parte da investigação Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future, recolhe respostas de 1348 professores de inglês de 118 países e regiões de todo o mundo sobre a utilização da IA no ensino da língua inglesa. Deste total, 1112 professores também expressaram a sua opinião sobre 13 declarações sobre este tema.

Tendo em conta a necessidade de continuar a aprender línguas apesar da difusão da IA, 70% dos professores de inglês concorda que os alunos devem ser capazes de escrever em inglês sem a ajuda destas ferramentas.

Relativamente ao papel dos professores no novo panorama da aprendizagem, 51% dos inquiridos expressa ceticismo em relação à capacidade da IA em ensinar inglês sem um professor em 2035 e destaca a importância dos educadores humanos.

80% dos inquiridos também aponta para a necessidade de desenvolver inteligência artificial para apoiar a aprendizagem de diferentes variedades de inglês em todo o mundo, de modo a facilitar a inclusão e o realismo na aprendizagem de línguas e reduzir os problemas de uniformização e eficiência que preocupam os professores.

A neutralidade expressa pelos professores numa grande maioria das declarações do estudo mostra, segundo os especialistas, a incerteza gerada pela emergência da inteligência artificial no ensino da língua inglesa. Com efeito, apenas 20% sente que recebeu uma formação suficiente para usar a IA no ensino e 54% sente que recebeu uma formação inadequada. Uns significativos 27% mantêm-se neutros, indicando possíveis incertezas sobre as suas necessidades de formação em IA.
  

Ferramentas e usos da IA no ensino da língua inglesa

Além das opiniões dos professores consultados, o estudo incluído na investigação Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future recolhe informação sobre os usos que os 1 348 professores de inglês de 118 países e regiões dão à IA no seu trabalho no ensino da língua inglesa.

As ferramentas de IA mais usadas por professores são as aplicações de aprendizagem de línguas estrangeiras (48%), IA para geração de idioma (37%) e chatbots (31%). No entanto, uma parte significativa dos inquiridos (24%) declara não usar nenhum dos tipos de ferramentas de IA enumerados.

Em termos das utilizações mais abrangentes da IA no ensino da língua inglesa, 57% usa-a para criar materiais, seguido de ajudar os alunos a praticar o seu inglês (53%) e preparar as aulas (43%). No entanto, 18% dos inquiridos diz que não usam a IA para nenhum destes fins, que podem estar associados à falta de formação em IA e à incerteza em torno do seu impacto no presente e futuro do ensino da língua inglesa.

Sobre Artificial Intelligence in English language teaching

No estudo Artificial intelligence in English language teaching: Preparing for the future, especialistas em tecnologias da educação do British Council e do Instituto de Investigação em Inovação Digital em Aprendizagem (na ODUGlobal, sedeada na Universidade Old Dominion na Virginia, EUA) exploram a utilização da IA no ensino da língua inglesa e na sua aprendizagem, em todo o mundo.

O primeiro relatório do género é composto por três partes: estado da arte, inquérito e entrevistas qualitativas. Inclui uma análise aprofundada de como a IA está atualmente a ser usada na aprendizagem e ensino da língua inglesa (ELT, English Learning and Teaching), qual o foco da investigação atual e como se sentem os professores e outros intervenientes essenciais acerca da emergência e implementação de tecnologias de IA em rápida evolução.
  

A importância do desenvolvimento da literacia na inteligência artificial para professores e alunos é um tema chave que se destaca na investigação. A publicação também explora preocupações éticas em torno da utilização e regulamentação da IA. Entre os educadores, o relatório conclui que estas preocupações estão equilibradas, com uma sensação de entusiasmo e esperança. No geral, os professores não estão preocupados por poderem vir a ser substituídos por ferramentas de IA num futuro próximo.

Além de identificar o potencial da IA em gerar novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem, também cita o risco de amplificar desigualdades existentes na educação global. Foi demonstrado que a IA aplica uma teoria de aprendizagem obsoleta enquanto pedagogia. Também há parcialidade nos dados usados para treinar os sistemas de IA.

Para mais informações sobre o relatório "Future of English: Global Perspectives", visite www.britishcouncil.org/future-of-english

04/03/2024  18:35

Conhecidos os vencedores do Sophia Estudante 2024

Por Redação

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou, em Albufeira, os vencedores da 10ª edição do Sophia Estudante, nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento.

Foto: ACP

Das 33 curtas-metragens a concurso foram distinguidas 15 e uma recebeu menção honrosa. Dos 15 cartazes nomeados, foram distinguidos três.

Na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação, “52 Hz” de Diana Rodrigues, Universidade do Algarve – ESEC foi a vencedora. Esta categoria contou ainda com “A Minha Gaivota Espanhola” de Bárbara Barreto, Catarina Santos e Raquel Salvado, da Universidade Lusófona, e “Dead End” de Helena Duarte, Lara Marjo e Júlia Leite, também da Universidade Lusófona, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

“Défilement” de Francisca Miranda da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto foi a vencedora na categoria Melhor Curta-Metragem Documentário. O segundo lugar foi atribuído a “5861” de Ivo Abalroado da ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, e “Praia da Aguda” de Salvador Gil da Escola Superior Artística do Porto, o terceiro lugar. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a ”Ostra Negra” de João Carlos Pinto, da Escola Superior de Arte Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.

O prémio de “Melhor Curta-Metragem Experimental” foi entregue a Margarida Fonseca da Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual pela criação de “Seres Vivos”. “Apathya” de Guilherme Araújo da Universidade do Minho, e “Flowerwork” de Catarina Nascimento, da ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design, ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

“O Incidente da Galinha” de João Ferreira, da Universidade Lusófona, foi o vencedor na categoria “Melhor Curta-Metragem de Ficção”. O segundo lugar foi ocupado por “Caixa Aberta” de Guilherme Afonso, da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, e “Kintsugi” de Martim da Cunha, também da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, ficou na terceira posição.

O prémio de “Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento” foi para “Uma Mãe vai à Praia” de Pedro Hasrouny, da Universidade Lusófona. Na segunda posição ficou “So Much Time Waiting” de Joana Pinto da Universidade de Aveiro, enquanto “Litoral” de Francisco Dias, da Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, recebeu o prémio do terceiro lugar. 

Em “Melhor Cartaz”, o vencedor foi “Uma Mãe Vai à Praia” de Joseph Kai da Universidade Lusófona. “O Menu Sustentável” de Paula Vaz, da ETIC do Algarve, ficou em segundo lugar, enquanto “SEA-64” de Bruno Ferreira, João Araújo e Paulo Malheiro, da Universidade do Minho, ficou em terceiro lugar.

Os primeiros classificados das categorias Animação, Documentário, Ficção e Experimental vão ainda disputar o grande Prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia 2024, a realizar a 26 de maio no Casino do Estoril. 

Albufeira voltou a ser a anfitriã dos Prémios Sophia Estudante, cuja edição de 2024 levou ao município cerca de 180 estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

Ao longo dos quatro dias do evento, realizaram-se uma masterclass com Pedro Lopes, um Encontro com Criadores de Séries portuguesas com Augusto Fraga, Diogo Viegas, Filipa Amaro, Pedro Lopes e Ricardo Leite, uma masterclass com Augusto Fraga, e uma conversa com o elenco da série “Rabo de Peixe” onde estiverem presentes, Adriano Carvalho, André Leitão, Helena Caldeira, José Condessa e Rodrigo Tomás.

A sessão da entrega de prémios nas várias categorias, apresentada por Ricardo Pereira e Teresa Tavares, contou também com a presença de Adriano Carvalho, André Leitão, Carla Chambel, Cláudia Semedo, Sandra Celas e Sisley Dias.

Fonte: Jervis35

11/02/2024  09:32

Casting "Morangos com Açucar", um sonho para novos atores 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Mesmo com diferenças locais em termos de enredos, estruturas, narrativas e estilos audiovisuais, o sucesso das novelas e séries é um fenómeno mundial.

Ao contrário da opinião pública, funcionam como um trampolim, especialmente para os atores mais jovens, que gozam de grande popularidade em Portugal e no mundo. Na verdade, grandes públicos ficam fascinados pelas narrativas compactas e intermináveis. Enredos facilmente acessíveis que são semelhantes às realidades e/ou desejos percebidos dos espetadores e uma rotina diária de interações emocionais com os personagens fictícios causam um alto grau de envolvimento do público. Consequentemente, as novelas/séries e os personagens nelas retratados têm uma influência significativa nas opiniões e atitudes dos telespectadores, bem como em comportamentos como o consumo. Do ponto de vista empresarial, os elevados índices de audiência e os baixos custos de produção explicam por que as empresas de radiodifusão têm transmitido inúmeras novelas/séries, algumas delas em exibição ao longo de anos.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Parcialmente atualizadas, redesenhadas para serem relevantes para o público mais jovem, transferidas para horários nobres e equipadas com orçamentos de produção maiores que continuam a repercutir entre os telespectadores. Além disso, a influência das novelas/séries vão além da métrica do próprio subgénero, uma vez que novos formatos de sucesso adotam uma série de características inerentes às novelas. Primeiro, o conteúdo é cada vez mais serializado e distribuído por períodos mais longos, com suspense no final dos episódios (e temporadas) atraem o regresso dos espetadores ao pequeno ecrã. Em segundo lugar, os enredos privilegiam as histórias de vida pessoal e os estados emocionais dos personagens em detrimento dos acontecimentos subjacentes que dão à série a sua premissa básica. Por último, as narrativas contínuas estão mais alinhadas com as realidades temporais e as percepções das audiências, tornando-as mais síncronas e, portanto, mais envolventes.

Nesse sentido, a nova temporada de Morangos com Açucar é um exemplo do casting promovido pela TVI com o objetivo de selecionar novos rostos e talentos nos milhares de jovens que responderam ao desafio no passado sábado dia 10 de fevereiro.

José Eduardo Moniz, o grande impulsionador de muitos sucessos da TVI, está satisfeito: “Os jovens presentes hoje, já vêm com formação em representação. Este casting será para mais três séries, (duas na escola e uma de verão). Até à data, estou muito satisfeito com os resultados tendo em conta que o consumo de televisão hoje não é o que era antigamente, há uma grande dispersão sobretudo nos públicos mais jovens.” Relativamente ao orçamento definido para os novos projetos, JEM disse: “Nós, temos um orçamento inferior comparativamente a outras televisões em Portugal e nunca me viram a queixar disso.” afirmou. “Temos vindo progressivamente a ajustar as nossas grelhas à realidade daquilo que são as nossas receitas tendo em conta que o mercado português das televisões abertas se tornou diferente e menor, com muitas solicitações e por isso temos que ser mais criativos. O que nós temos estado a fazer é; se não há dinheiro, puxa-se pela cabeça, vamos ser muito criteriosos nas escolhas que fazemos, não podemos estar a dar tiros em todas as direções. Se um produto corre mal não vamos pôr dinheiro bom em cima de dinheiro mau. Se nas outras empresas fazem isso, o problema é delas...nós não vamos por esse caminho”, sublinhou o CEO da TVI.              

O casting para a nova temporada de Morangos com Açucar foi mais exigente como nos disse a atriz Carla Chambel: “Em termos de dinâmica a cena este ano é mais difícil para representar e do que sei, existe na segunda fase um desafio tanto a nível de música como de dança, para verem outro tipo de valências nos futuros atores.”

Para quem está avaliar a situação exige uma sensibilidade maior, conforme confidenciou o ator Ricardo Monteiro, em exclusivo para o Twenty4news: “Enquanto avaliador, tenho que perceber se o nível de interpretação permite ao candidato passar a uma segunda fase. Nessa segunda fase, decorre uma segunda avaliação pelo realizador e pelo diretor de atores. Na primeira fase avaliamos a naturalidade, a interpretação, o posicionamento relativamente à camera e todos os outros atributos que sejam necessários e fundamentais para este desempenho. Felizmente, este ano estamos a receber mais pessoas com formação, é uma evolução significativa e percebe-se a qualidade das pessoas que estão a surgir. O ato de decidir quem passa à fase seguinte, custa-nos muito, em particular quando se percebe que há uma pessoa que se destaca em relação à outra”, concluiu Ricardo Moreira.              

A manhã já ia longa, centenas de jovens entre os 18 e 22 anos vindos de todo o país e além-fronteiras esperavam ansiosamente pelo veredito final; serem eleitos atores na nova temporada da série Morangos com Açucar.

10/02/2024  09:30

Uma noite de folia com a assinatura da TV Globo

Por José A. Carvalho / twenty4news

O mês de fevereiro celebra o Carnaval em todos os cantos e recantos do planeta e Lisboa divertiu-se ao ritmo do samba (e não só...) no "The One Palácio da Anunciada" .

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Numa noite de arromba, Óscar Gouveia foi o anfitrião, de uma festa ímpar e uma das mais esperadas do calendário brasileiro que todos os anos pela mão da Tv Globo, aquece a alma de quem gosta de se divertir e responde à chamada dos seus compatriotas. Com um enorme vídeo hall, ao som da música e dançando, foi possível ser transportado diretamente para o sambódromo no Rio de Janeiro, sentir os grandiosos desfiles, repletos de fantasia e carros alegóricos das principais escolas de samba.

A noite, aqueceu com a animação e presença de figuras públicas; Diogo Carmona, Diana Monteiro, Catarina Siqueira, Marta Gil, Blaya, Joana Madeira, Pedro Mafama entre outros, juntaram-se à atuação ao vivo de um grupo sambista e do DJ convidado, que fez redopiar ao som do samba todos os que tornaram a noite memorável. 

09/02/2024  02:22

"ESCRAVA MÃE" estreia segunda-feira na RTP  

Por Redação

"Escrava Mãe", a nova novela do início de tarde, vai apaixonar o público português com uma intensa e verdadeira história de amor. Tudo para acompanhar a partir de segunda-feira na RTP1.  

Do elenco principal faz parte o ator português Pedro Carvalho, que nos fala sobre o que representou fazer o protagonista desta história: “foi muito desafiador e muito gratificante. Trabalhei com colegas que todos nos habituamos a ver em novelas brasileiras como Zezé Motta, Jayme Peryard, Luiza Tomé, Bette Coelho, entre tantos outros. A nível técnico trabalhámos em cidades cenográficas enormes, muitas delas fazendas reais e até um navio negreiro foi construído em estúdio”.

Estreia agora em Portugal na RTP1 a novela distinguida com um Emmy Escrava Mãe, que nos traz uma história inspirada na obra literária que conta a prequela da tão conhecida Escrava Isaura. Passada no início de 1800, a trama acompanha um português, Miguel Sales, que chega ao Brasil em busca de descobrir quem matou o seu pai e os mistérios que envolvem a sua família e que acaba por se apaixonar pela escrava Juliana (Gabriela Moreyra)

Fonte: RTP

06/02/2024  20:40