Cardápio by António Costa
13/09/2023 18:45
Central Lima - Extravagância peruana conquista o mundo
Em 2008, Virgilio Martínez abriu o Central em Lima com a visão de criar uma experiência gastronómica requintada enraizada em ingredientes e técnicas culinárias peruanas. Intrigada com o que era então uma ideia extravagante, Pía León ingressou em 2009 – depois tornou-se chefe de cozinha e esposa de Martínez, lançando as bases do que se tornaria a experiência Central.
Trabalho de amor: Martínez e León compartilham uma profunda paixão pela despensa peruana, tão contagiante que até a irmã de Martínez, Malena, foi contratada para chefiar o Mater Iniciativa, o braço de pesquisa do restaurante. O trio costuma viajar junto pelo Peru, conhecendo produtores, degustando ingredientes inusitados a pensar em novas maneiras de servi-los no prato.
Tudo sobre altitudes: À medida que o conceito do Central se desenvolveu ao longo dos anos, tomou forma um menu que leva os clientes através de uma miríade de diferentes ecossistemas peruanos, categorizados por altitude – desde abaixo do nível do mar no Oceano Pacífico até os altos picos dos Andes. Cada prato reflete a origem de seus ingredientes, desde o Vale Seco (camarão, abóbora, abacate) até a Água Amazônica (peixe pacu, melancia e folha de coca).
Um oásis de tranquilidade: Em 2018, Martínez e León mudaram o Central para um espaçoso edifício no bairro de Barranco, em Lima: a Casa Tupac. Com um amplo jardim, um centro de investigação, bem como o restaurante individual de León, Kjolle, e a casa da família do casal, é um refúgio de sabores deliciosos e hospitalidade atenciosa.
Começou de baixo: o Central apareceu pela primeira vez na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2013, no 50º lugar, no momento em que sua influência na América Latina aumentava constantemente. Dez anos depois, torna-se o primeiro restaurante sul-americano a ganhar o título de Melhor Restaurante do Mundo, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna.
Dominação mundial: Nos últimos anos, Martínez e León tornaram-se embaixadores globais dos sabores peruanos com uma série de aberturas. Primeiro foi Mil, no alto das montanhas perto de Cusco; depois veio Maz em Tóquio; e o casal continua a olhar para o horizonte. Cada local combina produtos peruanos e locais em experiências culinárias únicas.
Fonte: TheWorld's50BestRestaurantes
19/08/2023 16:40
Casa Agrícola, Alexandre Relvas
Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news
Fundada por Alexandre Relvas a Casa Agrícola dedica-se à produção e comercialização de vinho regional Alentejano. Para garantir um bom nível de qualidade da produção de uvas e com o objetivo de tirar partido das condições edafoclimáticas e da vasta tradição vitivinícola da região do Redondo, a empresa optou por um encepamento, associando castas tradicionais, como o Aragonês, Antão Vaz, Alicante Bouschet e Trincadeira, a castas de outras regiões, como Tourica Franca e Nacional, Encruzado, Shiraz e Cabernet Sauvignon.
A Herdade de São Miguel, com 36 hectares e a Herdade da Pimenta com 65 hectares de vinha plantada, produzem cerca de 5 milhões de garrafas para mais de 150 clientes espalhados por todo o mundo e 15 mil pontos de vendas, concentrando 65% da sua atividade no mercado externo.
Fonte: Casa Agrícola AR
21/07/2023 13:27
Restaurante “Belcanto”, o melhor entre os melhores
O "Belcanto", é considerado o 25.º melhor restaurante do mundo desde junho passado na lista “The World`s 50 Best Restaurants” e José Avilez é um chef que não esconde a sua felicidade: “Trabalhamos, muito todos os dias e sentimos que estamos cada vez melhor, mais criativos, consistentes e mais unidos como equipa. Mas, subir mais de 20 posições na importante lista da restauração do mundo é algo incrível”, confessou, emocionado.
O Belcanto, foi fundado em 1958, mas depois de 2012 quando o Chef José Avilez assumiu a liderança da cozinha, tudo mudou para melhor. Em 2013, ganhou a primeira estrela Michelin e a segunda no ano seguinte, igualando o restaurante Alma de Henrique Sá pessoa, únicos em Lisboa a conseguir a proeza.
O Belcanto, é onde José Avillez se refugia e concentra, demonstrando toda a sua criatividade e técnica de alta cozinha, usando produtos de excelente qualidade, reinventando pratos tradicionais.
De acordo, com José Avillez: “A luz, a vida, as gentes.
A história, o mar, as nossas regiões.
Portugal. Aqui vivemos, aqui crescemos.
Aqui nos inspiramos, aqui caminhamos.
A cozinha é o nosso fado, a nossa forma de expressão."
Neste-restaurante-do-José-Avillez-os-vegetais-são-a-estrela-dos-pratos-encanto_joseavillez1
Restaurante Belcanto_ photo by @José_Avillez
05/07/2023 19:30
Serge Vieira – morreu o chefe de duas estrelas Michelin
O conhecido, chefe de duas estrelas Michelin, Serge Vieira, radicado no Cantal, faleceu no passado sábado dia 01 de julho por doença prolongada, conforme notificado no Twitter na conta do Bocuse d`Or, concurso que o próprio venceu em 2005 e na qual presidiu aos 46 anos e durante vários anos. Serge Vieira, era de ascendência portuguesa e natural de Clemont-ferrand, conquistou duas estrelas Michelin pelo restaurante com o seu nome no Château de Couffour em Chaudes-Aigues e que ficou colocado no mapa dos destinos gastronómicos. Serge Vieira, era para ter seguido a carreira de designer industrial mas o gosto pela cozinha e a aptidão, fizeram-no seguir um novo rumo. A passagem, por restaurantes de renome, como o Dominique Robert e o Régis Marcon, foram a cereja sobre o bolo na conquista do Bocuse d´Or aos 27 anos.
Hoje e sempre, o restaurante gastronómico, o hotel e o Bistro Sodade, continuarão a receber os apaixonados da culinária, para viverem a experiência, a técnica e os sabores que Vieira alcançou com esforço e dedicação, ao longo da sua vida.
Fonte: LUSA
Balazs Mohai/LUSA
28/06/2023 10:55
O legado de 1.700 anos da culinária do templo coreano
De uma montanha em Gyeonggi-do, a freira budista WooKwan Sunim é pioneira no movimento da culinária do templo coreano, que tem raízes na história antiga, mas fala diretamente aos gostos modernos...Ver mais
27/06/2023 23:25
Portugal, no mundo estrelado da Michelin
Por José A. Carvalho / Twenty4news
Definitivamente, os restaurantes portugueses figuram no Guia Michelin e são reconhecidos em todo o mundo, com quarenta e cinco restaurantes galardoados em 2023 e o Algarve a manter oito restaurantes com estrela Michelin, dois dos quais com duas estrelas e um novo com o símbolo Bib Gourmand.
Os Chef´s portugueses demonstram ser exímios na cozinha de alta qualidade e tudo farão para melhorarem a qualidade dos ingredientes, técnicas culinárias e sobretudo o sabor. Desta forma os seus restaurantes estarão sempre preparados para receber um inspetor a qualquer momento e sem qualquer pré-aviso. Uma estrela Michelin pode ser o prémio mais baixo, mas ainda é um grande prémio e pode denotar um novo talento culinário que pode ser observado no futuro. Apenas, uma pequena proporção de restaurantes em todo o mundo detém pelo menos uma estrela – atualmente a cidade com mais estrelas é Tóquio, com 161 restaurantes com uma estrela Michelin entre dezenas de milhares em toda a cidade...Ver mais
Foto: DR
21/06/2023 16:59
Viagem, ao Sudoeste Asiático com o passaporte do Boa Bao!
Por António Costa/Cardápio/Twenty4news
No coração de Lisboa, mais concretamente no número 30 do Largo Bordalo Pinheiro, nasceu em 2017 o Boa Bao. Um conceito vibrante e contemporâneo inspirado nos mercados asiáticos dos anos 20, que oferece uma fusão única dos sabores asiáticos aliados a um conceito mais trendy, e que promete ser uma viagem inesquecível à Ásia, através da sua não menos inesquecível gastronomia.
Apenas precisamos de pôr um pé no Largo Bordalo Pinheiro para sermos cumprimentados pelo cheiro inesquecível a especiarias e ervas aromáticas, aliados ao som característico do aço temperado dos wok's a bater nos bicos dos fogões. São dezanove horas e trinta minutos, mas a azáfama à porta do restaurante já é grande. Uma pequena fila de espera, bem como diversos motoristas à espera de comida para levar em take away, levam-nos a acreditar que o local promete uma experiência única. Fomos extremamente bem recebidos, por um staff bastante disponível e que nos proporcionou a oportunidade de comermos ao balcão, mesmo em frente ao local onde a magia acontece. Ao entrarmos, somos logo absorvidos pela atmosfera moderna e chic que mistura na perfeição os elementos tradicionais da cultura asiática com um toque de design contemporâneo. O restaurante está incrivelmente bem decorado, e que por si só automaticamente nos transporta para o Sudoeste Asiático.
Fotos: António Costa / Cardápio / Twenty4news
O cardápio, do Boa Bao é uma viagem culinária atraente que nos leva pelos sabores vibrantes da Ásia. De tailandês e vietnamita a indonésio e malaio, a extensa seleção oferece uma ampla variedade de pratos que atendem a diferentes paladares e preferências alimentares. O menu é cuidadosamente selecionado, apresentando clássicos tradicionais e reinterpretações criativas dos favoritos asiáticos.
Para entradas decidimos escolher o Sortido de Dim Sum Clássicos e o Bao de Barriga de Porco com Hoisin e Pickles de Vegetais. E que escolhas! O sortido de Dim Sum veio com uma combinação de 8 dumplings com recheios de Porco e Camarão cozinhados ao vapor, acompanhados de um molho agridoce. O recheio estava super suculento, e a massa cozida na perfeição. Quanto ao Bao de Barriga de Porco, que dizer? Uma combinação clássica preparada na perfeição, de um dos melhores pratos que a cozinha asiática nos pode oferecer. Barriga de porco super suculenta, acidez vibrante dos vegetais em forma de pickle, aliados à riqueza do molho Hoisin, abraçados por um Bao cozido ao vapor. Que mais podemos pedir?
Nos pratos principais optámos por um Phuket Hokkien Mee e Japchae (noodles coreanos de batata-doce salteados com vegetais) acompanhado com carne de vaca estufada. O Phuket Hokkien Mee é um prato típico da ilha de Phuket (Tailândia) que combina a influência chinesa com as tradições tailandesas. O prato consiste em noodles de ovo salteados com camarão Black Tiger, barriga de porco e vegetais. Quanto ao Japchae, bom, foi uma agradável surpresa para nós. É inegável a dimensão e qualidade da cozinha coreana, que a cada dia que passa reúne mais apreciadores no nosso país, sendo prova disso os inúmeros restaurantes/barbeque houses que têm vindo a abrir nos últimos tempos em Lisboa. A carne tenra, os noodles que parecem ser feitos de vidro e os vegetais salteados criam um equilíbrio harmonioso de sabores e texturas.
O Boa Bao é uma joia escondida em Lisboa, que oferece uma visão vibrante e moderna da culinária asiática. O ambiente cativante, cardápio diversificado e serviço excecional, fazem deste restaurante uma visita obrigatória para os entusiastas da gastronomia que desejam embarcar numa aventura culinária. Quer seja fã dos sabores tradicionais asiáticos ou procure uma fusão de sabores, os deliciosos pratos do Boa Bao vão transportar o seu paladar diretamente para o sudoeste asiático.