Moda

13/03/2024  00:15

ModaLisboa "For Good" | Desfile Carlos Gil 

DREAM

DREAM, a coleção FW24/25 de Carlos Gil, desenha um universo onde realidade e imaginação se entrelaçam numa dança surrealista. Com um estampado que evoca uma atmosfera onírica, animais exóticos e objetos inusitados coexistem em perfeita harmonia, tornando o impossível possível. Cada peça é um convite para uma jornada mágica, guiando-nos por um universo de encantamento, onde o flamingo se destaca como símbolo de elegância e feminilidade.

ModaLisboa "For Good" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Os materiais — desde os brilhos luminosos até aos tecidos fluidos e texturas exuberantes — transportam-nos para um reino de suavidade e beleza. Penas delicadas, cores suaves e detalhes etéreos complementam cada peça, criando um ambiente de sonho que cativa os sentidos.

Esta coleção não é apenas sobre Moda é também sobre a Mulher que a veste. Carlos Gil desenha para uma mulher livre, sonhadora, audaz, jovial e elegante - uma mulher que ousa sonhar e transformar os seus sonhos em realidade. Cada peça é um reflexo dessa personalidade forte e determinada, que nos convida a explorar o nosso próprio potencial criativo e a abraçar a nossa individualidade.

DREAM ganha vida num cenário imaginário sob o rio Tejo, desafiando-nos a fechar os olhos e mergulhar num mundo onde o impossível é apenas o começo.

DREAM é a celebração da imaginação e da liberdade.

No final do desfile, Carlos Gil estava satisfeito e com o sentido de dever cumprido. Com uma sensibilidade singular, as suas coleções por norma são multiculturais, e o registo é sublime no detalhe, nos padrões e na cor, factos a que já nos habituou e que nos podemos orgulhar como portugueses.  

Fonte: ModaLisboa 

08/03/2024  23:40

Lisboa está na moda "For Good"! 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

De 7 a 10 de março o Pátio da Galé recebe mais uma edição da ModaLisboa, a 62.ª e esta é... “FOR GOOD”!

ModaLisboa "For Good" | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Quatro dias de grande entusiasmo, permitem antecipar a coleção FW24/25 sobre criação dos designers portugueses, que desenvolvem com paixão, as tendências da moda numa sociedade em constante mutação. Porque a moda, é um valor acrescentado à cultura e não uma ilusão, porque a realidade é um desafio e não um obstáculo e finalmente porque "For Good" é a razão e não o motivo de apanharmos o comboio a tempo e no tempo certo, fazendo bem, numa indústria em franco crescimento e com um potencial de mercado significativo. A exemplo disso, designers como Luís Carvalho, Dino Alves, Carlos Gil, Luis Buchinho, Gonçalo Peixoto, Valentim Quaresma, entre outros e cada um ao seu estilo, vivem minuto a minuto, dia a pós dia, entregues a si numa observação constante sobre o status quo de uma sociedade, cada vez mais exigente na satisfação e prazer como um espelho convexo, refletindo uma imagem virtual, transformada num tamanho menor em relação ao seu objeto real, mas proporcionando um amplo ângulo de visão. Assim como um raio que incide passando pelo foco é refletido paralelamente, a visão de um criador e o seu estado de reflexão, ocorre sempre para além da linha imaginária entre ele e os outros.

A moda será sempre uma prova de estafeta e o “testemunho” a fonte de conhecimento, que passa de geração em geração entre o saber / saber, o saber / ser e finalmente o saber / fazer. “For Goog” é o tema escolhido para o Lisboa Fashion Week que transformará a cidade na Capital da Moda.

05/03/2024  18:40

ModaLisboa "à la Carte"  |  Gonçalo Peixoto

Por José A. Carvalho / twenty4news

Gonçalo Peixoto  iniciou a sua formação em Design de Moda em 2012, em Guimarães, e posteriormente licenciou-se na ESAD, em Matosinhos.

Desde o início dos seus estudos, revelou ser um jovem artista apaixonado, impulsionado pela sua paixão por moda e pela sua necessidade de criar. As suas coleções têm atraído a atenção de várias lojas de moda conceituadas, bem como de revistas de moda e outros artistas.

“Sou um designer comercial e isso não me chateia” sublinha Gonçalo Peixoto que sabe que as influenciadoras digitais são as suas maiores fãs e por essa razão são elas que vendem a marca. As suas criações são puramente comerciais, usadas no corpo de mulheres felizes que ajudam o designer a ter sucesso numa indústria competitiva, volátil que tudo faz para se manter viva.

Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

26/01/2024  17:00

Os melhores looks "Paris Fashion Week 2024"

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A semana da Fashion Week Paris 2024 terminou oficialmente, a temporada apresentou-se de forma singular para o Outono/Inverno, com coleções dos designers em estilo para serem usadas no dia-a-dia e a completarem o guarda-roupa dos apaixonados pela moda. Figuras públicas nacionais e internacionais dos vários quadrantes da sociedade, marcaram presença para assistirem ao desfile do seu designer preferido de forma a acompanharem as últimas novidades de inovação e criatividade desde os deslumbrantes vestidos de alta costura às revoluções do streetwear do ano de 2024. 

Fotos: All-About-fashion - Naomi Campbell desfilou para Balmain

O primeiro dia da Paris Fashion Week foi iniciado pela marca japonesa AURALEE com modelos a desfilarem na passarela vestidos com ternos de ombros fortes, calças pregueadas e camisas coloridas acompanhadas de roupas de trabalho em tons verdes, amarelos e rosa. O BOTTER de Rushemy Botter e Lisi Herrebrugh avançou para o grunge, com a marca divertida na mistura de cortes desconstruídos com patchwork de franjas e botóes de camada dupla.  

As gravatas voltam a estar na moda, finas, axadrezadas, floridas e acabamentos em couro brilhante, apareceram nas passarelas de vários designers assim como os detalhes utilitários a surgirem em Dries Van Noten, Paul Smith e Kiko Kostadinov. A partilha entre as marcas foi notória com o talentoso Wales Bonner a exibir uma coleção inspirada em estudantes associado a um Adidas Superstar com estampa de crocodilo e botas Timberland de arregalar os olhos. O mesmo acontece com a chinesa Feng Chen Wang a renovar a sua parceria com a Converse na estreia hilariante Chuck 70, enquanto Junya Watanabe Man apostou tudo com a New Balance, Palace Skateboards, Carhartt WIP e outras.    

Muito mais foi visto e sentido mas... a presença sublime de Naomi Campbell na passarela da Paris Fashion Week foi a cereja sobre o bolo. Campbell a supermodelo de 53 anos, foi a única mulher a desfilar e a encerrar o desfile masculino da Balmain no sábado passado com um look de espantar: dramático mas apaixonante, um capacete dourado escorrendo verticalmente pelo seu rosto, com uma grande e elegante peça escultural colocada à frente do seu esbelto corpo, foi mágico. A peça marcante obscureceu parcialmente o resto da sua roupa, que incluía calça preta e um top bege com decote profundo. Um casaco enorme cor de camelo, estava pendurado sobre os ombros de Campbell. A coleção foi desenhada pelo diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing que disse à Vogue, querer evocar o “luxo” e os seus muitos significados em cada look.

Naomi Campbell | Fotos - All-About-fashion

Glenn Close, Gwyneth Paltrow e Juliette Binoche- Stéphane Cardinale/Corbis/Getty Images

Reese Witherspoon e Ava Phillippe 

Stéphane Cardinale/Corbis/Getty Images

Bella Thorne - Arnold Jerocki / Getty

Jenifer Lopes - Pascal Le Segretain/Getty Images

05/11/2023  21:05

ModaLisboa "à la Carte"  |  Dino Alves

DNLVS TEAM

A sigla DNLVS team, que Dino Alves apresentou muito subtilmente numa estação anterior, é agora usada como título da coleção SS 24, com o intuito de identificar e reforçar um grupo que na verdade já existe: uma espécie de clã, de gang que o designer foi conquistando ao longo dos tempos e que considera a sua equipa – DNLVS Team – onde inclui não só a equipa do atelier, mas também o público e seguidores que acompanham os seus desfiles ao longo dos anos, os colaboradores, clientes, fãs do seu trabalho e amigos que estão sempre por perto e que constituem uma espécie de claque, como acontece, por exemplo, no futebol.

Desta DNLVS Team fazem também parte os parceiros e patrocinadores, como nos últimos tempos a Betclic que tem desafiado o designer a sair da sua zona de inspiração e acreditado no seu trabalho.

Esta coleção é um agradecimento e uma homenagem à sua equipa.

Focando-se mais no núcleo do atelier, Dino Alves recria, através das peças, um pouco do ambiente, das tarefas, das etapas, do metier e savoir faire das costureiras, resgatando algumas ideias que ficaram perdidas ou explorando melhor outras que apontou em coleções anteriores.

Na sequência da preocupação da marca Dino Alves com a sustentabilidade, a coleção inclui um núcleo de peças da marca 2nd upcycled label, Dino Alves X Mister Man.

Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

29/10/2023  03:44

ModaLisboa "à la Carte" | Luís de Carvalho

SHELTER 2.0

No ano em que se assinalam os dez anos da marca, o desafio para a próxima coleção SS24 de Luís Carvalho tem como tema SHELTER 2.0.:  uma nova perspetiva da primeira coleção da marca apresentada na ModaLisboa.

Uma década depois, e agora também pensada para homem, a inspiração continua a ser a criação de silhuetas onde os habituais clássico e casual se fundem em peças simples e depuradas com a criação de diversas camadas e recortes. A exploração de peças sem género continua a ser uma constante na coleção, e volta a surgir o metalizado holográfico e a recriação do padrão desenvolvido na versão 1.0 de SHELTER, em 2013. Crepe, cetim de seda, tafetá, organza e jacquard surgem em azul-marinho, branco, areia e cor-de-rosa pálido, mas o tom-maior da coleção chega-nos em verde.

Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

28/10/2023  15:00

ModaLisboa "à la Carte" | Valentim Quaresma

S/ TÍTULO

A coleção não tem título, e isto vai permitir que quem visualizar as peças, ou as usar, tenha uma experiência mais direta e pessoal com o trabalho sem ser influenciado por um título pré-definido, permitindo, assim, uma maior abertura para a sua interpretação. As interpretações podem ser múltiplas devido à sobrecarga de informação, alguma mais direta, outra subentendida, como se de segredos se tratassem, porque grande parte das mensagens presentes nas peças são autobiográficas e estão ligadas a memórias e sentimentos.

As cores predominantes são preto, verde-tropa, castanho e cobre.


Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

20/10/2023  03:20

ModaLisboa "à la Carte" | Buzina

Por Redação

Criada em 2016 por Vera Fernandes, a BUZINA nasce como uma marca de Moda voltada para a expressão máxima da feminilidade e da personalidade através do estilo. Preenchendo um gap no mercado de moda português que representasse opções de guarda-roupa estilizadas que possam ser vestidas em qualquer ocasião do dia-a-dia, a linguagem impressa nas peças BUZINA é, de facto, universal: a sua estética preenche os requisitos de mulheres atentas a tendências sem que isso as torne reféns de uma sazonalidade ou imagética. São mulheres que utilizam a Moda como forma de expressar o que são (ou querem ser), que se sentem confortáveis em brincar com proporções e tamanhos sem com isso comprometer a sua feminilidade, que não fogem a cores que voltem para si todas as atenções. E como uma mulher a desempenhar os seus múltiplos papéis contemporâneos, a versatilidade das peças BUZINA tornou-se um dos seus pontos-fortes e um dos seus fatores mais diferenciadores.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Formada em Psicologia, o olhar atento que Vera Fernandes sempre desenvolveu sobre o outro trouxe-a ao mais psicológico dos exercícios: o vestir. Com o input de berço da avó materna, que era modelista, desde cedo Vera contactou com tecidos, texturas e formas de criação que permitissem não só expressar a sua identidade através do estilo, como perceber o potencial da Moda em criar diferentes personagens. Em 2013, após o nascimento da sua filha, lança Meninamanel, uma loja de Moda infantil e uma primeira entrada no mercado de Moda português, que a permitiu definir os primeiros passos para a criação da BUZINA. Três anos depois, a BUZINA nasce com o intuito de fazer barulho, como o seu próprio nome indica, tendo refletido sempre de forma clara não só um objetivo muito bem delineado a nível estético e empresarial, como a própria personalidade da sua diretora criativa.

Fonte: ModaLisboa

10/10/2023  23:28

ModaLisboa "à la Carte"  |  Kolovrat

Por Redação

Kolovrat sonhava com um mundo repleto de possibilidades. Ao chegar a Cuba, descobriu que o mundo pode ser cheio de limitações. Enquanto se envolvia nas cores dos seus Chevrolet antigos, palácios coloniais, as típicas bodeguitas, ficava impressionada com a falta de praticamente tudo — as escassas plantações de tabaco, empresas falidas, estradas vazias. Um país tão rico quanto pobre. Absorvida por esta experiência, a inspiração começou a surgir-lhe naturalmente. As imagens da sua viagem formaram uma coleção, quase sem esforço. Uma coleção que expressa nada menos que os seus desejos para o futuro.

Tudo isto se materializa em super-volumes, contrastes entre largo e justo, bolsos oversized e multifuncionais, misturas de materiais e estampados originais. Há azul, amarelo, branco e preto em tecidos leves, sedas, crepes, algodões e sarjas pesadas.

Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

09/10/2023  22:10

ModaLisboa "à la Carte" | Desfile Carlos Gil

Por Redação

BELIEVE IT é o tema da coleção SS24 de Carlos Gil para a passerelle da MODALISBOA À LA CARTE.  O Designer encontra na noite londrina a extravagância do burlesco, onde realça franjas, plumas, pedras e muito brilho, numa silhueta sob medida, que faz destacar a sensualidade e o charme da beleza feminina. O padrão é pincelado com plumas para uma mulher confiante, sedutora e expressiva. O clima burlesco estimula a imaginação, cria fetiches, desperta curiosidades e inspira a Mulher.

Fonte: ModaLisboa

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

08/10/2023  18:05

ModaLisboa "à la Carte" | Olga Noronha

Hipnagogia: período entre a vigília e o sono; fase inicial do sono NREM (Non-rapid eye movement). A experiência no espaço Museu de Arte Contemporânea da ModaLisboa, criado por Olga Noronha, irá guiar os convidados ao ponto mais profundo da alucinação hipnagógica. No momento de adormecimento, sono NREM, as alucinações hipnagógicas tomam conta dos sentidos visuais, táteis e auditivos, revelando figuras vívidas de fortes tonalidades e altos contrastes, imagens quiméricas com as mais diversas formas fluídas e harmoniosas ou, para outros, geométricas e exatas. Permita-se imergir.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

10/09/2023  23:10

Fátima Lopes "25.º aniversário Face Models"

Por José A. Carvalho/Twenty4news

A edição especial do Face Model of The Year, juntou 50 caras novas ao concurso anual apresentado no Jardim Botânico D’Ajuda, em Lisboa. 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Com o objetivo de descobrir novas caras, o concurso teve este ano a particularidade de celebrar os 25 anos de existência da agência de Fátima Lopes e a mesa constituída pelos Júris, Fátima Lopes (Criadora de Moda / CEO Face Models), Alexandra Moura (Designer de Moda), André Atayde (Diretor de Comunicação Portugal Fashion), Carlos Teixeira (Fotógrafo de Moda), Isabel Branco (Produtora de Moda / Diretora de Casting Portugal Fashion), Luís Pereira (CEO Showpress / Diretor Casting Moda Lisboa), Paulo Gonçalves (Diretor de Comunicação da Apiccaps / Diretor Portuguese Soul), Pedro Alves (Diretor Face Models), Rafael Mayers (Modelo / Face Mode of The Year 2019) e Tânia Dioespirro (Diretora Criativa / Stylist) assumiram a difícil tarefa de eleger Pedro Padilha e Kelly que foram apresentados por Marina Cruz, Pedro Crispim e Ivan Silva como os novos rostos do Face Model Of The Year 2023.

O mau tempo, foi o único contratempo do inicio do evento, mas no final da tarde, o céu iluminou-se e agraciou o público que respondeu à chamada de Fátima Lopes, para celebrar o 25.º aniversário da Face Models com um lindíssimo bolo de brigadeiros e champanhe.

09/07/2023  17:50

Paris, Alta-costura outono-inverno

Giovanni Giannoni/WWD/Getty Images

Os melhores momentos da Semana de Alta Costura de Paris - o majestoso Chateau de Chantilly do século 16 em Paris, foi o cenário escolhido por onde os modelos desfilaram, descendo uma escadaria à volta da fonte central de forma a que a coleção de Piccioli, fosse vista por todos os ângulos. A imponência e beleza dos vestidos, casacos e túnicas caiam suavemente pela silhueta dos corpos elegantes, adornados com enfeites opulentos (penas e pedras preciosas) e como resultado da apresentação de todo o ateliê de Piccioli, em pé e em uníssono recebeu uma merecida ovação. 

Kaia Gerber abriu Valentino em um par de jeans trompe l'oeil bordados à mão com pérolas azuis.

Foto: Cortesia Valentino

Depois da agitação nacional (sobre a morte do adolescente Nahel Merzouk de 17 anos) que antecedeu o desfile, a Federação da Alta Costura não deu nenhuma orientação como reagir perante os efeitos colaterais e os procedimentos a tomar em circunstâncias tão singulares. Nesse sentido, as marcas apresentaram as suas coleções, como planeado inicialmente sem reconhecerem os protestos. 

Os desfiles, seguiram em frente com muitos famosos a marcar presença e apoiar as marcas que representavam, como Cardi B, vista em vários shows, incluindo Schiaparelli com um vestido de veludo preto personalizado, em conjunto com um casaco preto dramático e um par de brincos dourados em forma de orelha. Com uma presença constante, foi vista em Thom Browne, Jean-Paul Gautier, Fendi e em Gaurav Gupta, onde chegou com uma hora de atraso deslumbrando a multidão com um vestido verde limão cintilante e capuz puffer oversized e sentou-se ao lado da estrela chinesa Fan Bingbing.    

Pierre Suu/GC Images/Getty Images

Cardi B foi vista em vários desfiles ao longo da Haute Couture Week.

Thom Browne estreia alta-costura

Victor Virgile/Gama-Rapho/Getty Images

O show mais esperado da temporada foi talvez a estreia de Thom Browe na alta-costura. Um desfile, com muita alfaiataria precisa e intrincada. Cada coleção, começou com o terno cinza e para o seu primeiro desfile de alta-costura, Browne pegou a ideia e desenvolveu-a criando cinquenta e oito interações pela passarela, cada uma mais fantástica do que a última.

Fonte: CNN    

17/06/2023  21:11

Fashion Show by Elma

O Garden Utopia no Estoril foi o palco para a apresentação do desfile multimarca de Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo. 

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Feliz pelo sucesso do Show e pelo desfile de sete marcas, Elma disse: “Tentamos melhorar a cada desfile e a escolha final das marcas que nos vão chegando é da nossa responsabilidade e o objetivo é adaptá-las ao meu Show”. Ficamos a saber, que no próximo dia 7 de julho, será lançado em Portugal uma linha de cremes com a assinatura “Elma Aveiro” nos SPA´s, em especial nos hotéis do grupo Pestana e futuramente em todo o mundo.    

26/05/2023  01:97

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

05/05/2023  03:03

Desfile Fátima Lopes SS23

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De um registo próprio e sublime, que conquistou o céu sem olhar para a altura do chão. Um novo mundo que desperta de uma nova consciência, “A inclusão!”

Uma coleção, que ilumina o pensamento, vence os nossos próprios preconceitos e aperfeiçoa a construção de um mundo mais sociável.

Fátima Lopes, ela própria reinventa-se tocando o mundo no tempo certo, com coerência e sem medo de ousar!  

Foto: José A. Carvalho / Twenty4news