Internacional

18/04/2024  20:35

Grandes expectativas para o Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM em Assen

O terceiro capítulo da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Superbike está prestes a acontecer no lendário TT Circuit Assen, na Holanda. Inúmeros clássicos nesta pista e também em corridas recentes significam que a Pirelli Dutch Round de 2024 está destinada a ser inesquecível; de acordo com as principais estrelas na quinta-feira durante o media day do WorldSBK.

Créditos: WorldSBK

Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “Queremos estar no pódio!” 

Depois de um Barcelona forte, o pódio é o objectivo do herói da casa, Michael van der Mark: “É sempre bom chegar à pista de casa quando já tivemos alguns resultados decentes. Na Austrália e especialmente em Barcelona, ​​tivemos alguns resultados muito bons. Viemos aqui com confiança e saber da base que temos é muito bom. Queremos estar no pódio e tivemos um bom início de temporada. Temos uma boa base e somos rápidos. Seria bom estar no pódio. É uma boa confirmação saber que temos uma moto que pode lutar pelo pódio e pelas vitórias. Isso tira um pouco da pressão. Sabemos que o pacote está aí, só temos que ajustá-lo e focar na pilotagem. Honestamente, a única coisa que posso fazer é entregar resultados. Não tive sorte nos últimos dois anos. Estou em forma, sinto-me bem na moto e tudo o que posso fazer agora é entregar resultados.” 

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “Tenho um sonho este ano de vencer o campeonato”

Duas vitórias da última vez numa pista onde ele e a BMW nunca tinham vencido, Assen também foi um local onde Toprak Razgatlioglu e a BMW não subiram ao degrau mais alto: “Nunca ganhei aqui em Assen na classe Superbike; Espero poder neste fim de semana. Parece um pouco estranho porque o tempo sempre pode mudar facilmente. Está frio, mas estou pronto para correr tanto em corridas molhadas como secas. Tenho o sonho este ano de vencer este campeonato; Não posso dizer antes do final da temporada. Meu sonho parece possível. Estou feliz com o Michael como companheiro de equipe e o ambiente na garagem é muito bom e trabalhamos bem juntos. Se a BMW me perguntar, é fácil dizer que Michael é um bom companheiro de equipe, um cara legal e respeitoso; trabalhamos juntos na corrida e na Superpole. Talvez nesta pista ele ajuda-me, pois sabe disso melhor do que eu – no molhado, ele há-de me mostrar a melhor trajetória!”

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati): “Não tenho pressa em tomar uma decisão”

Com a temporada boba em pleno andamento, o futuro de Alvaro Bautista pode ser a chave para muitos em 2025: “Vencer uma corrida é sempre muito importante, mas especialmente depois de um inverno difícil para mim devido à lesão e também à sensação de que comecei com a moto em testes que não foi das melhores. Foi muito importante recuperar o bom sentimento durante o fim de semana em Barcelona. Acho que a vitória foi consequência desse sentimento e da minha condição física. Isso me deu muita confiança para o resto do campeonato. Honestamente, não tenho nada em mente sobre o meu futuro. Tem sido muito difícil para mim. Em Barcelona recuperei o sentimento bom. Sempre disse que continuo a correr porque estou a divertir-me muito andando de bicicleta e com boas sensações. É importante ter boas sensações na moto e tentar melhorar sempre. Com esta grelha maluca, temos que ser um piloto ainda melhor do que antes! Tento ser sempre um piloto melhor. Estou apenas focado nisso e a tentar ser cada vez melhor. Não tenho pressa em tomar uma decisão.”

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati): “Esta pode ser a corrida mais difícil para mim”

De regresso após uma cirurgia à bomba do braço, Nicolo Bulega diz que esta pode ser a sua volta mais difícil: “Tive alguns problemas durante as corridas, por isso decidi fazer a cirurgia antes de Assen porque esta pista é um pouco difícil fisicamente, com a mudança de direção . Com a Superbike, pode ser difícil. Decidi fazê-lo antes desta corrida e ainda não estou a 100%, mas estou a recuperar dia após dia e posso rodar bem. Sempre empurro 100% quando estou na bicicleta; esta pode ser a corrida mais difícil para mim porque fizemos o teste antes das outras corridas. Também venho aqui depois da cirurgia, sem exame, então talvez sexta seja mais difícil para mim. Estou feliz porque é uma pista que gosto muito e vou tentar dar o meu melhor.”

Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha): “Temos que caminhar antes de podermos correr"

17 vitórias e 25 pódios: será que o piloto mais bem-sucedido de Assen, Jonathan Rea, começará a temporada de forma adequada depois de seis corridas em que lutou: “Estou muito entusiasmado por estar de volta a Assen, gosto do traçado da pista e também os meus fãs trazem uma boa energia aqui. É apenas uma questão de tentar encontrar alguma forma e desempenho tanto meu quanto da R1. Penso que a Catalunya Race 2 foi a minha primeira corrida normal sem problemas, por isso consegui alguns pontos. O que percebi foi largar em 13º é que é muito difícil chegar ao grupo da frente, por isso foi uma corrida em que comecei a progredir. Não são pelas posições que queremos lutar, mas temos que começar de algum lugar depois de muitas decepções. Estou ansioso para ver se Assen pode nos trazer mais fortuna. Olhando para os anos anteriores, é uma pista que combina não só comigo, mas também com a Yamaha R1. É um lugar onde podemos dar esse passo, mas é um passo por progresso. Temos que caminhar antes de podermos correr.”

Andrea Iannone (Team GoEleven): “ O meu objetivo é fazer parte de uma equipe de fábrica… senti interesse de muitos fabricantes”

De volta a Assen e olhando para o seu futuro, Andrea Iannone fez uma afirmação ousada para 2025: “Estou um pouco entusiasmado porque é muito bom estar de volta aqui. Ganhei no passado no meu primeiro ano na Moto2™ e também fiz corridas muito boas, mais ou menos todos os anos, nesta pista. É a primeira corrida que não temos testes antes da ronda e estou um pouco preocupado porque não sei o que acontece, mas espero que comecemos imediatamente bem. Não sei sobre o meu futuro. Estou feliz que estejam a falar sobre isso, mas não sei no momento. Quero continuar a viver este momento e estou focado em rodar bem porque sei que se estiver por cima tenho muitas chances. Minha meta é estar numa equipe de fábrica, mas veremos. Depois de muito tempo, senti muitas coisas e interesse de muitos fabricantes. Estou honrado. Penso que depois de Assen, em Misano, saberemos algo mais sobre isto.”

Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “Tudo pode acontecer quando o tempo está um pouco inconsistente”

Entre os três primeiros do Campeonato, Alex Lowes faz questão de mostrar o potencial da Kawasaki em Assen: “As condições são sempre um pouco confusas aqui em Assen. Conheço bem a moto e a pista, por isso penso que se houver um tempo seco mínimo, pode ser bom para nós. Temos que nos adaptar bem à situação. Tudo pode acontecer quando o tempo está um pouco inconsistente. Temos que ter certeza de que tomaremos as decisões corretas, nos colocaremos em uma boa posição e acho que, em condições secas ou molhadas, podemos estar bastante otimistas em relação ao fim de semana. Neste fim de semana, se conseguirmos lutar pelo pódio, estarmos no meio dos pilotos a lutar na frente, acho que podemos ficar felizes e esse é o objetivo. Não sei muito sobre o futuro, é muito cedo. Temos uma grande oportunidade depois da ronda de Assen, com muito tempo até à próxima ronda, por isso talvez haja mais novidades no intervalo. Da minha parte, ainda não sei. Comecei o ano muito forte com a Kawasaki, mudei um pouco o ambiente de trabalho dentro da equipe, então seria bom manter essa progressão.”

Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha): “Vamos forçar e ver o que podemos fazer”

Com a primeira vitória ainda por conseguir, as boas recordações dos jogos anteriores em Assen podem estimular Andrea Locatelli: “Tenho boas recordações de Assen; Consegui o meu primeiro pódio nas SBK aqui em 2021 e tive um pódio todas as temporadas com a Yamaha aqui, então porque não tentar repeti-lo este ano? Não será fácil e provavelmente neste fim de semana rodaremos em condições diferentes e a previsão será complicada. Sinto-me confortável e bem com a moto, por isso vamos forçar e ver o que podemos fazer. Temos uma sensação muito boa e é uma pista fluida, por isso é mais uma boa pista para mostrar o nosso potencial e velocidade. Vamos pressionar ao máximo e ver o que temos. Toprak foi uma grande surpresa para todos, pois não pensámos que isso pudesse acontecer imediatamente, mas eles estão a trabalhar bem durante os testes e encontraram uma boa solução para a corrida. Estou feliz por ele porque, em primeiro lugar, ele é meu amigo e tenho um bom relacionamento com ele. Ele é um grande talento; Mandei uma mensagem para ele porque senti falta dele depois da corrida. Quero tentar lutar novamente neste fim de semana.”

Fonte: WorldSBK   

11/04/2024  21:30

Festival de Cannes 2024: Veja a programação completa

Por Redação

Todos os olhos em La Croisette. O Festival de Cannes divulgou oficialmente a programação da sua 77ª edição, que conta com novas obras de Andrea Arnold, Francis Ford Coppola, Yorgos Lanthimos, George Miller e muito mais. O festival deste ano, que começa a 14 de maio e vai até 25 de maio, será presidido pela quatro vezes indicada ao Oscar Greta Gerwig, que se torna a primeira diretora americana a servir como presidente do júri da competição principal. (Xavier Dolan é presidente do júri de Un Certain Regard e Lukas Dhont do Queer Palm.)  Saber mais   

09/04/2024  15:45

Trailer e key art de “The Beach Boys” 

Por Redação

Prepare-se para um verão repleto de diversão com “The Beach Boys”, o novo documentário inédito que estreará em exclusivo no Disney+ no dia 24 de maio de 2024.


“The Beach Boys” é uma celebração da banda lendária que revolucionou a música pop e dos sons icónicos e harmoniosos que criaram e que são a personificação do sonho californiano, tendo cativado gerações e gerações. O documentário acompanha o percurso da banda desde as suas origens familiares humildes e conta com filmagens e entrevistas inéditas com os membros dos Beach Boys – Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine, David Marks e Bruce Johnston – além de outras personalidades do mundo da música como Lindsey Buckingham, Janelle Monáe, Ryan Tedder e Don Was. Os telespectadores terão ainda a oportunidade de ouvir Carl e Dennis Wilson na primeira pessoa, e ainda uma entrevista inédita com Blondie Chaplin e um áudio de Ricky Fataar. Uma produção da Kennedy/Marshall e da White Horse Pictures, “The Beach Boys” é realizado por Frank Marshall e Thom Zimny e escrito por Mark Monroe. O filme é produzido por Frank Marshall, Irving Azoff, Nicholas Ferrall, Jeanne Elfant Festa, Aly Parker, com Nigel Sinclair, Mark Monroe, Tony Rosenthal, Cassidy Hartmann, Glen Zipper, Thom Zimny, Beth Collins, Jimmy Edwards, Susan Genco, Marc Cimino, Jody Gerson, Bruce Resnikoff e Ben J. Murphy como produtores executivos.


“Estou muito feliz com o resultado do documentário. Fizeram um trabalho incrível” – disse Brian Wilson. “Levou-me de volta àqueles tempos com os rapazes, àquela diversão e à música. E, claro, àquelas harmonias incríveis.”


A banda sonora original de “The Beach Boys”, onde se incluem as canções do filme, estará disponível em streaming e para download a partir de 24 de maio, e o icónico álbum de 1964 “Shut Down, Vol. 2” será lançado numa edição limitada de vinil azul e branco no dia 29 de março. Além disso, o único livro oficial da banda – The Beach Boys by The Beach Boys – será lançado no dia 2 de abril através da Genesis Publications


Para mais informações e pré-venda: https://geni.us/beachboysbook).

28/03/2024  19:38

Chineses compram carro voador eslovaco

História da Euronews 

A tecnologia usada para o carro voador fabricado na Eslováquia foi vendida, por um montante não revelado, pela eslovaca KleinVision à empresa chinesa Hebei Jianxin Flying Car Technology (Co., LTD). 

A licença que permite produzir tecnologia de ponta certificada para carros voadores  é válida apenas para uma área geograficamente limitada.

O protótipo 1 do AirCar descolou num voo de teste em junho de 2021. 

O cofundador da empresa, Stefan Klein, completou um voo de 35 minutos entre Nitra e o Aeroporto Internacional de Bratislava.

© Evan Agostini/2007 Evan Agostin

A licença que permite produzir tecnologia de ponta certificada para carros voadores  é válida apenas para uma área geograficamente limitada.

O protótipo 1 do AirCar descolou num voo de teste em junho de 2021 (Ver vídeo)

O cofundador da empresa, Stefan Klein, completou um voo de 35 minutos entre Nitra e o Aeroporto Internacional de Bratislava.

O cofundador da empresa, Stefan Klein, completou um voo de 35 minutos entre Nitra e o Aeroporto Internacional de Bratislava.

Fonte: Euronews

16/03/2024  00:04

Bulega venceu Razgatlioglu no segundo dia de prova 

Por Redação

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing - Ducati) e Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) mostraram as suas proezas no Dia 2 do Teste Suportado, travando uma grande batalha com Bulega , que finalmente conquistou o primeiro lugar por apenas 0,027s. Entretanto, Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) com um ritmo louvável, garantiu a terceira posição apesar de ter enfrentado problemas técnicos e uma queda no início do dia. 

Andrea Iannone (Team GoEleven) com um desempenho impressionante, garantiu o quarto lugar apesar de encontrar um problema na curva 5.  Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) continuou a ganhar confiança, garantindo o quinto lugar e terminou apenas 0,6s atrás do melhor tempo de Bulega, indicando forte contenção na próxima prova. O companheiro de equipe Andrea Locatelli foi resiliente, superando as dores nos joelhos causadas pela corrida 2 da Austrália para terminar entre os seis primeiros.


O dia não foi isento de drama, já que Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) liderou a Kawasaki apesar de duas quedas, terminando em 9º lugar. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati) sofreu uma queda tardia na Curva 10, prejudicando a sua prova e terminando na 16ª posição no final do dia.  Xavi Vierge (Team HRC) liderou o ataque pela Honda, demonstrando melhorias após um desafiador Dia 1 para o fabricante. 


P1 | Nicolò Bulega | Aruba.it Racing – Ducati


"Não fizemos nada de especial, apenas algumas configurações diferentes. Tentamos algo diferente, mas no final voltamos, especialmente depois da pequena queda que tive na Curva 1. Recuperamos o sentimento , então, no final das contas, foi um bom teste.


"Estou feliz porque o meu ritmo também foi bom. Fiz uma ótima volta, mas não em condições perfeitas. Além disso, quando tentei novamente com o segundo pneu macio, cometi um erro, e fui um décimo mais rápido que o meu melhor tempo, mas apenas para um teste, foi bom." 

Resultados combinados do WorldSBK

1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing - Ducati) 1'40.172s

2. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0,027s

3. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0,429s

4. Andrea Iannone (Team GoEleven) +0,490s

5. Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) +0,600s

6. Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) +0,676s

Fonte: WorldSBK

13/03/2024  00:10

Óscars 2024 - Looks da Red Carpet

Por José A. Carvalho / Twenty4news

A 96.ª edição anual dos Óscars apresentada no Dolby Theatre em Los Angels, estendeu a red carpet às estrelas que desfilaram corpos de uma beleza singular sobre o brilho de olhares. Celebridades e nomeados vestidos por costureiros famosos, utilizaram os cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

Já dentro do Dolby Theatre, a noite era de expectativa e muita ansiedade para os nomeados que gradualmente foram envolvidos por momentos de muita alegria, durante o espetáculo apresentado por Jimmy Kimmel. Foi uma noite especial, com Vanessa Hudgens a anunciar a sua gravidez, a performance de Ryan Gosling inspirada em Marilyn Monroe de “I`m Just Ken” e a queda na passadeira vermelha da atriz Liza Koshy, quase tudo aconteceu.

96º Oscar® no Dolby® Theatre no Ovation Hollywood | Trae Patton ©A.M.P.A.S.

Lisa Koshy | Crédito:  Nick Agro / ©A.M.P.A.S. 

Leah Lewis | Créditos: Mike Padeiro / ©A.M.P.A.S.

Jamie Lee Curtis | Créditos: Mike Padeiro  ©A.M.P.A.S.

Brittany Snow | Crédito: Nick Agro / ©A.M.P.A.S.

Laura Karpman | Créditos: Nick Agro / ©A.M.P.A.S.

Michelle Mizner | Créditos: Mike Padeiro  ©A.M.P.A.S.

Lynette H. Taylor | Crédito: Mike Padeiro  ©A.M.P.A.S

Ashley Yi | Créditos: Mike Padeiro / ©A.M.P.A.S

Eugene Lee Yang | Créditos: Marcos Von Holden  ©A.M.P.A.S.

Nazrin Choudhury | Créditos: Nick Agro  ©A.M.P.A.S.

Jacqueline Stewart | Créditos: Nick Agro  ©A.M.P.A.S.

Juliet Donenfeld | Créditos: Richard Harbaugh  ©A.M.P.A.S.

11/03/2024  05:35

96.ª edição dos Óscars - "Oppenheimer" foi o grande vencedor da noite, Murphy e Stone vencem o prémio de Melhor Ator e Atriz

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Los Angels, 11 de março É divertido ver a noite tão especial dos Óscars, é como ver os sonhos a tornarem-se realidade; é divertido ouvir os nomeados dizerem: “Eu via isto na televisão e nunca imaginava que poderia acontecer comigo”. É emocionante ver um veterano a ser aplaudido de pé pelo seu excelente trabalho ao longo da sua vida como ator, é divertido ver um jovem ator com um talento singular ser reconhecido pelos seus pares. É sempre com grande satisfação poder assistir à cerimónia dos Óscares em que muitas delas já fazem parte da história em que a Academia celebra o encanto e a magia que o cinema transporta em cada filme nomeado, em cada ator, som, luz e imagem que ilumina e nos faz sonhar.

96º Oscar® no Dolby® Theatre at Ovation Hollywood no domingo, 10 de março de 2024 | Crédito/Provedor - Richard Harbaugh / Phil McCarten ©A.M.P.A.S.

Este ano para além da entrega das estatuetas, os Óscares ofereceram cenas singulares que marcaram a cerimónia, como; a queda na red carpet da atriz e comediante Liza Koshy, trajando um longo vestido vermelho e saltos altos a perder de vista, até à entrada em palco completamente nu de John Cena na apresentação do prémio de figurino que remete a um episódio ocorrido no palco do Óscar em 1974.

Lista dos vencedores aqui 

Charles Roven, Emma Thomas e Christopher Nolan aceitam o Oscar® de Melhor Filme  na 96ª edição do Oscar® | Créditos - Dana Agradável / ©A.M.P.A.S.

Emma Stone aceita o Oscar® de melhor Atriz principal na 96º edição | Créditos - Trae Patton / ©A.M.P.A.S. 

Cillian Murphy aceita o Oscar® de melhor Ator principal de Nicolas Cage, Matthew McConaughey, Brendan Fraser, Sir Ben Kingsley e Forest Whitaker na 96ª edição | Créditos Trae Patton / ©A.M.P.A.S. 

Sally Field, Jennifer Lawrence, Michelle Yeoh, Charlize Theron e Jessica Lange apresentam o Oscar® de melhor Atriz Principal na 96º edição | Trae Patton / ©A.M.P.A.S.

Matteo Bocelli e Andrea Bocelli em palco durante a transmissão ao vivo do 96.ª edição do Oscar® no Dolby® Theatre no Ovation Hollywood | Trae Patton / ©A.M.P.A.S.

Becky G no palco durante a transmissão ao vivo da ABC na 96.ª edição do Oscar® no Dolby® Theatre no Ovation Hollywood | Trae Patton / ©A.M.P.A.S.

Nicolas Cage, Matthew McConaughey, Brendan Fraser, Ben Kingsley e Forest Whitaker apresentam o Oscar® de melhor Ator Principal na 96º edição | Trae Patton / ©A.M.P.A.S.

John Cena apresenta o Oscar® de Figurino durante a transmissão ao vivo da 96.ª edição no Dolby® Theatre no Ovation Hollywood | Trae Patton / ©A.M.P.A.S.

08/03/2024  13:01

Inclusão inspiradora: WorldWCR celebra o Dia Internacional da Mulher

Por Redação

Enquanto o Campeonato Mundial Feminino de Corrida de Circuito da FIM (WorldWCR) se prepara para a sua tão aguardada temporada inaugural, os pilotos aproveitam um momento para mostrar o seu apoio à Comissão Feminina de Motociclismo da FIM por ocasião do Dia Internacional da Mulher de 2024.

No meio dos preparativos para o seu primeiro teste conjunto nos dias 16 e 17 de maio em Cremona (Itália), antes da abertura da temporada em Misano no mês seguinte, os competidores do WorldWCR estão a participar ativamente numa campanha nas redes sociais iniciada pela FIM . Através desta campanha, pretendem sublinhar o seu compromisso em inspirar a inclusão, destacando a natureza diversificada e empoderadora da participação das mulheres no desporto motorizado. Fique ligado enquanto o WorldWCR continua a inovar e implificar as vozes das mulheres motociclistas em todo o mundo.

Apresentamos… as 24 pilotos do WorldWCR

O Campeonato Mundial Feminino de Corrida de Circuito da FIM (WorldWCR) começará com 24 pilotos competindo, com 18 nacionalidades diferentes representadas. A Espanha é a mais representada com cinco pilotos, seguida pela França e pela África do Sul com dois. Países como Taiwan, Colômbia, México, Noruega, Chile, Ucrânia e Israel terão representação ao lado de países como Austrália, EUA, Alemanha, República Tcheca, Grã-Bretanha, Áustria, Japão e Itália terão pilotos arvorando as suas bandeiras.

Algumas pilotos do WorldWCR em 2024 já estiveram antes no paddock com diferentes níveis de sucesso. A lista de inscritos é encabeçada pela campeã do WorldSSP300 de 2018, Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team), com a jovem de 26 anos vindo da Moto3™ para o WorldWCR deste ano. Beatriz Nella (Pata Prometeon Yamaha) já correu no WorldSSP300, mas tornou-se conhecida no Campeonato Europeu Feminino, vencendo-o quatro vezes consecutivas em 2020.

Ela correu contra Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team) em 2021 e 2022, com Sanchez terminando como vice-campeã, enquanto ela competiu numa corrida em 2023 e venceu ao enfrentar o CIV Supersport 300, e a terminar em oitavo. Noutro lugar, Astrid Madrigal (ITALIKA Racing FIMLA) fez sua estreia no WorldSSP300 no ano passado, enquanto venceu o campeonato Latino-americano de 500cc em 2023 e a Italika Women's Cup México em 2021. Isis Carreno ( AD78 FIM Latinoamerica pela Team GP3 ) também se estreou no WorldSSP300 em 2021 e terminou no pódio no Campeonato Europeu Feminino.

Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) é outra piloto que obteve sucesso na sua carreira, ao terminar em terceiro no Campeonato Europeu Feminino por quatro temporadas consecutivas, mas vencendo o campeonato CIV Feminino em 2023. Da mesma forma, Francisca Ruiz (PS Racing Team 46+1) também venceu o campeonato espanhol feminino com a Yamaha R6 desde 2021 e a Taça R6 em Espanha em 2020. Esta temporada será o ano de regresso de Andrea Sibaja (Deza – Box 77 Racing Team) após lesão, com a espanhola em segundo lugar no campeonato espanhol de Supersport Feminino em 2022.

Emily Bondi (YART Zelos Black Knights Team) chega a 2024 com um campeonato francês feminino de 600cc em seu nome, ao mesmo tempo que tem ao seu lado um vencedora de corridas de Moto2™ e vencedora do Campeonato Mundial de Resistência FIM de 2021: Xavier Simeon. Ran Yochay (511 Terra&Vita Racing Team), como tantas outras, passou algumas temporadas no Campeonato Europeu Feminino, melhorando do 13º lugar na temporada da sua estreia em 2021 para o sexto lugar em 2023. Jessica Howden (Team Trasimeno) tem um caminho semelhante, com três pódios em duas temporadas no campeonato europeu, enquanto Sarah Varon (ITALIKA Racing FIMLA) é uma das pilotos mais jovens do grid com sucesso no México. A sul-africana Nicole van Aswengen (Andalaft Racing) que também teve sucesso, ao terminar em quarto lugar no campeonato sul-africano de Superbike em 2022 e 2023.

O WorldWCR será usado por algumas para iniciar as suas carreiras, e muitas pretendem iniciar fortemente a sua nova aventura. Mallory Dobbs e Alyssia Whitmore correrão pela Sekhmet Motorcycle Racing Team depois de correrem nos EUA e no Reino Unido, respectivamente. Mia Rusthen (Rusthen Racing) vem do Campeonato Europeu Feminino e está entre as dez primeiras na classificação, assim como Lena Kemmer (Bertl K. Racing Team) , com sucesso na Copa Júnior da Áustria. Luna Hirano (Team Luna) passou várias temporadas no seu país natal, o Japão, correu na Yamaha R6, enquanto Lucy Michel (TSL-Racing) correu dentro e fora do campeonato IDM Supersport 300.

A tcheca Adela Ourednickova (DafitMotoracing) segue o mesmo caminho do campeonato alemão que Michel. Iryna Nadieieva (MPS.RT) correu na Copa da Espanha R6 na temporada passada, enquanto Ornella Ongaro (Team Flembbo PL Performances) disputou a Copa Honda CBR500 em 2023 e conquistou uma vitória. Ela também teve um wildcard no GP da França em 2009, no Campeonato Mundial de 125cc. A australiana Tayla Relph (TAYCO Motorsport) tem experiência no Australian Supersport 300, enquanto Chun Mei Liu (WT Racing Team Taiwan) venceu dois campeonatos na sua terra natal, Taiwan, em 2021 e 2022.

Sobre o WorldWCR

O Campeonato Mundial Feminino de Corrida de Circuito da FIM, com seis etapas em 2024, é uma série pioneira de marca única exclusiva para aspirantes a pilotos do sexo feminino, apresentando a Yamaha R7. Um passo ousado em direção à inclusão, o WorldWCR estreia em 2024, oferecendo aos talentos emergentes condições de igualdade com o Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIMAbordando as disparidades, abre portas para benefícios dentro e fora da pista. Como um espaço dedicado às mulheres nas corridas profissionais, o WorldWCR quebra estereótipos, aumenta a representação e inspira a próxima geração. Celebrando a habilidade e a paixão, estabelece uma nova plataforma onde o talento ocupa o centro das atenções e quebra barreiras.

Resumo do calendário do WorldWCR de 2024

1. Pirelli Emilia-Romagna Round, MWC “Marco Simoncelli” - 14 a 16 de junho

2. Prosecco DOC UK Round, Donington Park - 12 a 14 de julho

3. Pirelli Portuguese Round, Autódromo Internacional do Algarve - 9 a 11 de agosto

4. Rodada Húngara, Circuito Balaton Park* - 23 a 25 de agosto

5. Rodada Italiana Acerbis, Circuito de Cremona* - 20 a 22 de setembro

6. Rodada Espanhola Prometeon, Circuito de Jerez - Ángel Nieto - 18 a 20 de outubro

* Sujeito a homologação

Fonte:  Dorna WSBK 

03/03/2024  14:54

A Academia celebra a noite ® DO OSCAR com membros da Academia e parceiros da indústria em Nova York, Londres e no Museu da Academia em Los Angeles

Por Redação

LOS ANGELES, CA – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizará festas ao vivo do Oscar® em Nova York e Londres exclusivamente para os seus membros e convidados da indústria cinematográfica no domingo do Oscar. Além disso, o Museu da Academia sediará a sua festa de exibição anual pública em Los Angeles.

No coração de Manhattan, o Oscar Night® New York será realizado no Mandarin Oriental, onde os hóspedes desfrutarão de um cocktail de recepção antecipado, seguido de um jantar sentado com um menu exclusivamente adaptado ao evento.

A Noite® do Oscar em Londres, acontecerá no Hotel Dorchester, onde os convidados assistirão à transmissão ao vivo da noite desde a chegada à red carpet até o anúncio do vencedor do prêmio de Melhor Filme e a comemoração final com um menu inspirado no Baile dos Governadores do Oscar.

Na Noite dos Óscares no Museu de Los Angeles, os hóspedes assistiram a uma celebração única da 96.ª edição dos Óscares com oportunidades fotográficas especiais, acesso às galerias do museu, comida de Wolfgang Puck e Shake Shack e vinhos da Clarendelle e do Domaine Clarence Dillon, com acesso ao Fanny's e ao David Geffen Theater para assistir aos Óscares transmitidos em direto pela ABC. A celebração acontece das 15h às 20h PDT e é aberta ao público com alguns ingressos ainda disponíveis aqui

O 96º Oscar será realizado no domingo, 10 de março de 2024, no Dolby® Theatre at Ovation Hollywood e será televisionado ao vivo no novo horário das 19h EDT / 16h PDT na ABC e em mais de 200 territórios em todo o mundo.

Fonte: The Academy of Motion Picture Arts and Sciences 

24/01/2024  18:58

A 96ª edição dos Óscares 2024 - Os nomeados são!

Os atores Zazie Beetz e Jack Quaid anunciaram as 96ª nomeações aos Óscares ontem (23), do Teatro Samuel Goldwyn da Academia por meio de uma transmissão global ao vivo, nas plataformas digitais Oscar.com, Oscars.org e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, numa transmissão internacional via satélite e mídia de transmissão.

Beetz e Quaid anunciaram os nomeados em 8 categorias às 5h30 PT, seguidos pelas 15 categorias restantes às 5h41 PT, no evento ao vivo que contou com a presença da mídia internacional e convidados da indústria. Para uma lista completa dos nomeados, visite o site oficial do Oscar

Os membros da Academia de cada uma das 18 áreas / categorias, votam para determinar os nomeados nas suas respetivas categorias – atores indicam atores, editores de cinema indicam editores de filmes, etc. Nas categorias Longa-metragem de Animação, Longa-Metragem Internacional e Curta-Metragem Live Action, os indicados são selecionados por votação de comités de exibição de várias áreas. Todos os membros que votam são elegíveis para selecionar os indicados a Melhor Filme.

Barbie é um dos grandes favoritos à estatueta dourada com 8 nomeações no entanto ficou fora das principais, como melhor ator e atriz principal. Foram várias as razões para celebrar as nomeações para as 23 categorias dos Óscares 2024 reveladas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com os votos de 93 países acima do recorde dos 79 países e pela primeira vez na história foram nomeados três filmes falados fora da língua inglesa.

Os membros ativos da Academia podem votar nos vencedores em todas as 23 categorias a partir de quinta-feira, 22 de fevereiro, até terça-feira, 27 de fevereiro.

O 96º Oscar será realizado no domingo, 10 de março de 2024, no Dolby® Theatre at Ovation Hollywood e será televisionado ao vivo pela ABC e em mais de 200 territórios em todo o mundo.

Nomeações para a 96ª edição dos Óscares

Ator principal

Bradley Cooper em "Maestro"

Colman Domingo em "Rustin"

Paul Giamatti em "The Holdovers"

Cillian Murphy em "Oppenheimer"

Jeffrey Wright em "American Fiction"

Ator secundário

Sterling K. Brown em "American Fiction"

Robert De Niro em "Killers of the Flower Moon"

Robert Downey Jr. em "Oppenheimer"

Ryan Gosling em "Barbie"

Mark Ruffalo em "Coitados"

Atriz principal

Annette Bening em "Nyad"

Lily Gladstone em "Killers of the Flower Moon"

Sandra Hüller em "Anatomia de uma Queda"

Carey Mulligan em "Maestro"

Emma Stone em "Coitados"

Atriz secundária

Emily Blunt em "Oppenheimer"

Danielle Brooks em "A Cor Púrpura"

America Ferrera em "Barbie"

Jodie Foster em "Nyad"

Da'Vine Joy Randolph em "The Holdovers"

Melhor longa-metragem de animação do ano

"O Menino e a Garça" Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki

"Elemental" Peter Sohn e Denise Ream

"Nimona" Nick Bruno, Troy Quane, Karen Ryan e Julie Zackary

"Sonhos de robô" Pablo Berger, Ibon Cormenzana, Ignasi Estapé e Sandra Tapia Díaz

"Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" Kemp Powers, Justin K. Thompson, Phil Lord, Christopher Miller e Amy Pascal

Realização em cinematografia

"El Conde" Eduardo Lachman

"Assassinos da Lua de Flores" Rodrigo Prieto

"Maestro" Mateus Libatique

"Oppenheimer" Hoyte van Hoytema

"Coitados" Robbie Ryan

Realização em figurino

"Barbie" Jaqueline Durran

"Assassinos da Lua de Flores" Jaqueline Oeste

"Napoleão" Janty Yates e Dave Crossman

"Oppenheimer" Ellen Mirojnick

"Coitados" Holly Waddington

Realização na direção

"Anatomia de uma queda" Justine Triet

"Assassinos da Lua de Flores" Martín Scorsese

"Oppenheimer" Cristóvão Nolan

"Coitados" Yorgos Lanthimos

"A Zona de Interesse" Jonatas Glazer

Melhor longa-metragem documental

"Bobi Wine: O Presidente do Povo" Moses Bwayo, Christopher Sharp e John Battsek

"A Memória Eterna" Indicados a serem definidos

"Quatro filhas" Kaouther Ben Hania e Nadim Cheikhrouha

"Para matar um tigre" Nisha Pahuja, Cornelia Principe e David Oppenheim

"20 Dias em Mariupol" Mstyslav Chernov, Michelle Mizner e Raney Aronson-Rath

Melhor curta-metragem documental

"O ABC da Proibição de Livros" Sheila Nevins e Trish Adlesic

"O Barbeiro de Little Rock" John Hoffman e Christine Turner

"Ilha no meio" S. Leo Chiang e Jean Tsien

"A Última Oficina" Ben Proudfoot e Kris Bowers

"Nǎi Nai & Wài Pó" Sean Wang e Sam Davis

Realização na edição de filmes

"Anatomia de uma queda" Laurent Sénéchal

"Os Holdovers" Tenda Kevin

"Assassinos da Lua de Flores" Thelma Schoonmaker

"Oppenheimer" Jennifer Lame

"Coitados" Yorgos Mavropsaridis

Melhor longa-metragem internacional do ano

"Sou capitão" Itália

"Dias perfeitos" Japão

"Sociedade da Neve" Espanha

"O Salão dos Professores" Alemanha

"A Zona de Interesse" Reino Unido

Maquiagem e penteado

"Golda" Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue

"Maestro" Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell

"Oppenheimer" Luísa Abel

"Coitados" Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston

"Sociedade da Neve" Ana López-Puigcerver, David Martí e Montse Ribé

Realização em música escrita para filmes (Trilha sonora original)

"Ficção americana" Laura Karpman

"Indiana Jones e o Mostrador do Destino" João Guilherme

"Assassinos da Lua de Flores" Robbie Robertson

"Oppenheimer" Ludwig Göransson

"Coitados" Jerskin Fendrix

Realização em música escrita para filmes (Canção original)

"The Fire Inside" de "Flamin' Hot"

Música e letra de Diane Warren

"I'm Just Ken" de "Barbie"

Música e letra de Mark Ronson e Andrew Wyatt

"It Never Went Away" de "American Symphony"

Música e Letra de Jon Batiste e Dan Wilson

"Wahzhazhe (A Song For My People)" de "Killers of the Flower Moon"

Música e letra de Scott George

"Para que fui feito?" de "Barbie"

Música e Letra de Billie Eilish e Finneas O'Connell

Melhor filme do ano

"Ficção americana" Ben LeClair, Nikos Karamigios, Cord Jefferson e Jermaine Johnson, Produtores

"Anatomia de uma queda" Marie-Ange Luciani e David Thion, Produtores

"Barbie" David Heyman, Margot Robbie, Tom Ackerley e Robbie Brenner,Produtores

"Os Holdovers" Mark Johnson, Produtor

"Assassinos da Lua de Flores" Dan Friedkin, Bradley Thomas, Martin Scorsese e Daniel Lupi, Produtores

"Maestro" Bradley Cooper, Steven Spielberg, Fred Berner, Amy Durning e Kristie Macosko Krieger, Produtores

"Oppenheimer" Emma Thomas, Charles Roven e Christopher Nolan, Produtores

"Vidas passadas" David Hinojosa, Christine Vachon e Pamela Koffler, Produtores

"Coitados" Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone, Produtores

"A Zona de Interesse" James Wilson, Produtor

Realização em design de produção

"Barbie" Design de Produção: Sarah Greenwood; Cenografia: Katie Spencer

"Assassinos da Lua de Flores" Design de Produção: Jack Fisk; Cenografia: Adam Willis

"Napoleão" Design de Produção: Arthur Max; Cenografia: Elli Griff

"Oppenheimer" Design de Produção: Ruth De Jong; Cenografia: Claire Kaufman

"Coitados" Design de Produção: James Price e Shona Heath; Cenografia: Zsuzsa Mihalek

Melhor curta-metragem de animação

"Carta a um porco" Tal Kantor e Amit R. Gicelter

"Noventa e Cinco Sentidos" Jerusha Hess e Jared Hess

"Nosso uniforme" Yegane Moghaddam

"Paquiderme" Stéphanie Clément e Marc Rius

"A GUERRA ACABOU! Inspirado na música de John & Yoko" Dave Mullins e Brad Booker

Melhor curta-metragem live action

"O Depois" Misan Harriman e Nicky Bentham

"Invencível" Vincent René-Lortie e Samuel Caron

"Cavaleiro da Fortuna" Lasse Lyskjær Noer e Christian Norlyk

"Vermelho, Branco e Azul" Nazrin Choudhury e Sara McFarlane

"A Maravilhosa História de Henry Sugar" Wes Anderson e Steven Rales

Realização no som

"O Criador" Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich e Dean Zupancic

"Maestro" Steven A. Morrow, Richard King, Jason Ruder, Tom Ozanich e Dean Zupancic

"Missão: Impossível - Dead Reckoning Parte Um" Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon e Mark Taylor

"Oppenheimer" Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O'Connell

"A Zona de Interesse" Tarn Willers e Johnnie Burn

Realização em efeitos visuais

"O Criador" Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts e Neil Corbould

"Godzilla menos um" Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima

"Guardiões da Galáxia Vol. 3" Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams e Theo Bialek

"Missão: Impossível - Dead Reckoning Parte Um" Alex Wuttke, Simone Coco, Jeff Sutherland e Neil Corbould

"Napoleão" Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet, Simone Coco e Neil Corbould

Roteiro adaptado

"Ficção americana" Escrito para a tela por Cord Jefferson

"Barbie" Escrito por Greta Gerwig & Noah Baumbach

"Oppenheimer" Escrito para o cinema por Christopher Nolan

"Coitados" Roteiro de Tony McNamara

"A Zona de Interesse" Escrito por Jonathan Glazer

Roteiro original

"Anatomia de uma queda"Roteiro - Justine Triet e Arthur Harari

"Os Holdovers"Escrito por David Hemingson

"Maestro"Escrito por Bradley Cooper e Josh Singer

"Maio Dezembro"Roteiro de Samy Burch; História de Samy Burch & Alex Mechanik

"Vidas passadas"Escrito por Celine Song

Fonte: Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

23/01/2023  15:02

DAKAR - a coroação dos vencedores na última etapa 

Por Redação

A 46ª edição do Dakar , a 5ª organizada na Arábia Saudita, terminou depois de mais de 4.700 quilómetros de especiais e de uma distância total de quase 8.000 quilómetros, que testaram os pilotos, copilotos e tripulações, desde a antiga cidade de AlUla até as margens do Mar Vermelho, passando pelos oceanos de dunas do Bairro Vazio.

Os grandes vencedores da edição de 2024 aproveitaram, cada um à sua maneira, equipas capazes de construir o sucesso com base na sua força coletiva. Entre os favoritos do clã Monster Energy Honda, o americano Ricky Brabec conquistou o segundo título após o triunfo em 2020, ao resistir a Ross Branch na sua Hero, a primeira moto indiana a galgar o pódio do Dakar, onde Adrien Van Beveren subiu pela primeira vez. primeira vez na carreira, com o terceiro lugar, também pilotando uma Honda.

Na categoria automóveis, houve uma consagração inesperada para o Audi híbrido dirigido por Carlos Sainz . No duelo com Sébastien Loeb , que no final terminou em 3º, o espanhol conquistou o quarto título graças em parte ao apoio dos companheiros Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström , com El Matador terminando com uma vantagem de 1 hora e 20 minutos sobre o belga Guillaume de Mevius  Ver mais... 

Fotos: Red Bull Dakar 2024

22/01/2024  00:15

"Lutei até ao fim": Cristina Gutiérrez faz história com vitória no Rally Dakar 2024

Depois de conquistar a categoria Challenger numa chegada emocionante, a espanhola reflete sobre o seu triunfo, emoções e força mental.

Cristina Gutiérrez fez história ao vencer o Rally Dakar e tornar-se a primeira mulher em 23 anos a garantir este prestigioso título. Triunfar na categoria Challenger durante a etapa 12 ao lado do co-piloto Pablo Moreno, o espanhol conseguiu uma recuperação impressionante, superando uma desvantagem de 25 minutos atrás de Mitch Guthrie Jr.

Nesta entrevista ela faz uma reflexão sobre a sua vitória, a montanha-russa de emoções que experimentou e a resiliência mental que alimentou a sua busca incansável pela vitória Ver mais...

Fotos: Red Bull / Dakar 2024

17/01/2024  21:47

DAKAR, ano após ano a perseverança ininterrupta dos melhores

Por Redação

Na mesma linha do exaustivo e implacável Rally Dakar, onde resistência e perseverança são essenciais para conquistar terrenos difíceis e imprevisíveis, os pilotos australianos Toby Price e Daniel Sanders exemplificam a resiliência necessária para enfrentar as adversidades Ver mais... 

Fotos by Red Bull / Dakar 2024

16/01/2024  20:30

DAKAR  - as emoções da 9.ª etapa 

Rota: Al Duwadimi > AlUla - Ligação 222km e Especial 417km

Os líderes da geral enfrentaram enigmas de navegação na Etapa Nove de terça-feira, mas defenderam as suas posições durante a etapa especial cronometrada de 417 quilómetros entre Ha'il e AlUla através de uma série de pontos de referência ocultos que dificultaram em manter as coisas no caminho certo. O francês Sébastien Loeb voltou à potência no seu Prodrive Hunter e tirou um total de 4m14s ao líder do Ultimate, Carlos Sainz, apesar de ter sofrido alguns contratempos. Loeb, 49 anos, disse: "Tivemos dois furos no meio, por isso no final tive que ter um pouco de cuidado para não ter um terceiro."

Fotos: Red Bull / Dakar

Noutros lugares, os três Audi RS Q e-trons de Sainz, o 14 vezes campeão do Dakar Stéphane Peterhansel e o sueco Mattias Ekström uniram-se para poder ajudar o espanhol, que mantém uma vantagem de 20m33s. O tricampeão Sainz, 61 anos, revelou: "Estou feliz com a etapa, lembro que abri bastante. No final, foi muito desgastante dentro do carro quando a navegação foi muito difícil. Rodamos hoje com três carros juntos e isso foi bom. Eu sabia que tinha algum apoio atrás de mim."

O líder do Challenger, Mitch Guthrie Jr., está até agora a conseguir o equilíbrio certo entre proteger a sua vantagem e manter um ritmo de corrida crucial. A vantagem geral do americano foi apenas ligeiramente reduzida para 28m35s da espanhola Cristina Gutiérrez, também aos comandos de um Taurus T3 Max, que hoje foi quarto. Bullish Gutiérrez, de 32 anos, disse: "Foi um dia difícil, com muita navegação e muitas pedras. Chaleco (López) está muito forte na retaguarda. Estou feliz porque pudemos tirar alguns minutos de Mitch (Guthrie Jr. .). O carro está a funcionar perfeitamente e ainda temos três dias pela frente."

O australiano Toby Price, terminou hoje em quarto lugar na categoria de motos e o bicampeão do Dakar ainda continua esperançoso de subir ao pódio, apesar de estar a 35m12s do líder americano Ricky Brabec com os seus colegas da Honda de Ross Branch e Adrien Van Beveren perto, mas atrás. Price, de 36 anos, piloto da Red Bull KTM Factory Racing, disse: "Cometi um pequeno erro num ponto de passagem e perdi um pouco de terreno. Fico feliz por ter passado inteiro. Foi muito difícil ver as pedras ao sol. "

A Etapa 10 de quarta-feira coloca muito mais pedras no caminho do comboio, que tem a tarefa de percorrer 371 quilómetros ao redor do acampamento AlUla enquanto os candidatos ao pódio se preparam para lançar ataques tardios.

Classificação geral do Rally Dakar 2024 após a Etapa 9

Carros

1. Carlos Sainz (ESP) 37h 50m 57s

2. Sébastien Loeb (FRA) +20m 33s

3. Lucas Moraes (BRA) +1h 12m 02s

Carro Challenger 

1. Mitch Guthrie Jr. (EUA) 42h 09m 25s

2. Cristina Gutiérrez (ESP) +28m 35s

3. Francisco López Contardo (CHI) +36m 48s

Motos

1. Ricky Brabec (EUA) 40h 53m 49s

2. Filial Ross (BWA) +7m 09s

3. Adrien Van Beveren (FRA) +11m 26s

12/01/2024  17:05

'THE OSCARS®' estará no ar e ao vivo a 10 de março de 2024, pela primeira vez a começar às 19H EDT/16H PDT no ABC

As festividades pré-show começam às 18h30 e o episódio original de 'Abbott Elementary' será transmitido ao vivo 

LOS ANGELES, CA – A ABC anunciou que “The Oscars®” serão transmitidos ao vivo de costa a costa no DOMINGO, 10 DE MARÇO, no novo horário anterior (7h00-10h30 EDT/4h00-7h30 pm PDT). Um pré-show de 30 minutos será ao vivo (18h30 às 19h EDT/15h30 às 16h PDT) e, imediatamente a seguir, a ABC transmitirá um episódio original do Emmy® Award, série de comédia vencedora “Abbott Elementary”. A transmissão também será retransmitida no fuso horário do Pacífico, no horário nobre, após a apresentação ao vivo.

Conforme anunciado anteriormente, o apresentador e produtor de talk show noturno vencedor do Emmy, Jimmy Kimmel, será novamente o apresentador do programa ao vivo pela quarta vez. Raj Kapoor atuará como showrunner e produtor executivo, com Molly McNearney e Katy Mullan a atuar como produtoras executivas. Hamish Hamilton deve dirigir a transmissão.

O 96º Oscar será realizado no Dolby® Theatre no Ovation Hollywood e será transmitido ao vivo pela ABC em mais de 200 países em todo o mundo.

Foram também anunciadas as listas de finalistas em 10 categorias: longa-metragem documental, curta-metragem documental, longa-metragem internacional, maquiagem e penteado, música (trilha sonora original), música ( Canção Original), Curta-Metragem de Animação, Curta-Metragem Live Action, Efeitos Sonoros e Visuais.

DOCUMENTÁRIO - Longa-Metragem

Quinze filmes avançarão na categoria Longa-Metragem Documentário do 96º Oscar. Cento e sessenta e sete filmes foram elegíveis na categoria. Os membros do Ramo Documentário votam para determinar a lista restrita e os indicados.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“American Symphony”

“Apolonia, Apolonia”

“Beyond Utopia”

“Bobi Wine: O Presidente do Povo”

“Desperate Souls, Dark City e a Lenda do Cowboy da Meia-Noite”

“A Memória Eterna”

“Quatro Filhas”

“Indo para Marte: A Nikki Giovanni Project”

“In the Rearview”

“Stamped from the Beginning”

“Still: A Michael J. Fox Movie”

“A Still Small Voice”

“32 Sounds”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

DOCUMENTÁRIO - Curta-Metragem 

Quinze filmes avançarão na categoria Curta-Metragem Documentário do 96º Oscar. Cento e quatorze filmes classificaram-se na categoria. Os membros do Ramo Documentário votam para determinar a lista restrita dos indicados.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“O ABC da proibição de livros”

“O barbeiro de Little Rock”

“Urso”

“Entre a terra e o céu”

“Black Girls Play: A história dos jogos manuais”

“Camp Courage”

“Voto decisivo”

“Como nos libertamos”

“Se Os sonhos eram relâmpagos: crise da saúde rural”

“Ilha no meio”

“A última oficina”

“Última música de Cabul”

“Nǎi Nai & Wài Pó”

“Oásis”

“Asas de poeira”

Longa-Metragem Internacional

Quinze filmes avançarão para a próxima votação na categoria Longa-Metragem Internacional para o 96º Oscar. Filmes de 88 países e regiões foram elegíveis na categoria.

Os membros da Academia de todos os ramos foram convidados a participar da fase preliminar de votação e devem ter atendido a um requisito mínimo de visualização para serem elegíveis e votados na categoria.

Na fase de nomeações, os membros da Academia de todos os ramos são convidados a optar por participar e devem assistir a todos os 15 filmes selecionados para votar.

Os filmes, listados em ordem alfabética por país, são:

Arménia, “Amerikatsi”

Butão, “O Monge e a Arma”

Dinamarca, “A Terra Prometida”

Finlândia, “Folhas Caídas”

França, “O Gosto das Coisas”

Alemanha, “The Teachers' Lounge”

Islândia, “Godland”

Itália, “Io Capitano”

Japão, “Dias Perfeitos”

México, “Totem”

Marrocos, “A Mãe de Todas as Mentiras”

Espanha, “Sociedade da Neve”

Tunísia, “Quatro Filhas”

Ucrânia, “20 Dias em Mariupol”

Reino Unido, “ A zona de interesse”

MAQUIAGEM E PENTEADO 

Dez filmes avançarão na categoria Maquiagem e Penteado do 96º Oscar. Todos os membros do Ramo de Maquiadores e Cabeleireiros da Academia serão convidados a ver trechos e entrevistas com os artistas de cada um dos filmes selecionados no domingo, 14 de janeiro de 2024. Os membros do ramo votarão para indicar cinco filmes para consideração final do Oscar®.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“Beau Is Afraid”

“Ferrari”

“Golda”

“Killers of the Flower Moon”

“A Última Viagem de Deméter”

“Maestro”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“Pobres Coisas”

“Sociedade da Neve”

MÚSICA (PONTUAÇÃO ORIGINAL)

Quinze partituras avançarão na categoria Trilha Sonora Original do 96º Oscar. Cento e quarenta e oito pontuações foram elegíveis na categoria. Os membros do Ramo Musical votam para determinar a lista restrita e os indicados.

As pontuações, listadas em ordem alfabética por título do filme, são:

“Ficção Americana”

“Sinfonia Americana”

“Barbie”

“O Menino e a Garça”

“A Cor Púrpura”

“Elemental”

“Os Remanescentes”

“Indiana Jones e o Mostrador do Destino”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Oppenheimer”

“ Pobres Coisas”

“Saltburn”

“Sociedade da Neve”

“Homem-Aranha: Através do Verso-Aranha”

“A Zona de Interesse”

MÚSICA (MÚSICA ORIGINAL)

Quinze canções avançarão na categoria Canção Original do 96º Oscar. Noventa e quatro músicas foram elegíveis na categoria. Os membros do Ramo Musical votam para determinar a lista restrita e os indicados.

As músicas originais, juntamente com o filme em que cada música é apresentada, estão listadas abaixo em ordem alfabética por título do filme:

“It Never Went Away” de “American Symphony”

“Dear Alien (Who Art In Heaven)” de “Asteroid City”

“Dance The Night” de “Barbie”

“I'm Just Ken” de “Barbie”

“Para que fui feito?” de “Barbie”

“Keep It Movin'” de “The Color Purple”

“Superpower (I)” de “The Color Purple”

“The Fire Inside” de “Flamin' Hot”

“High Life” de “Flora and Son”

“ Meet In The Middle” de “Flora and Son”

“Can't Catch Me Now” de “The Hunger Games: The Ballad of Songbirds & Snakes”

“Wahzhazhe (A Song For My People)” de “Killers of the Flower Moon”

“Quiet Eyes” de “Past Lives”

“Road To Freedom” de “Rustin”

“Am I Dreaming” de “Spider-Man: Across the Spider-Verse”

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Quinze filmes avançarão na categoria Curta-Metragem de Animação do 96º Oscar. Noventa e três filmes classificaram-se na categoria. Os membros do Ramo de Curtas-Metragens e Longas-Metragens votam para determinar a lista e os indicados.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“Boom”

“Eeva”

“Humo (Smoke)”

“I'm Hip”

“Uma espécie de testamento”

“Koerkorter (apartamento para cães)”

“Carta a um porco”

“Noventa e cinco sentidos”

“Era uma vez um estúdio”

“ Nosso uniforme”

“Paquiderme”

“Pete”

“27”

“A guerra acabou! Inspirado na música de John e Yoko”

“Wild Summon”

CURTA-METRAGEM DE AÇÃO AO VIVO

Quinze filmes avançarão na categoria Curta-metragem de ação ao vivo do 96º Oscar. Cento e oitenta e sete filmes classificaram-se na categoria. Pela primeira vez, os membros da Academia de todos os ramos foram convidados a participar da fase preliminar de votação e devem ter cumprido um requisito mínimo de visualização para serem elegíveis para votar na categoria.

Na fase de nomeações, os membros da Academia de todos os ramos são convidados a optar por participar e devem assistir a todos os 15 filmes selecionados para votar.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“The After”

“The Anne Frank Gift Shop”

“An Avocado Pit”

“Bienvenidos a Los Angeles”

“Dead Cat”

“Good Boy”

“Invincible”

“Invisible Border”

“Knight of Fortune”

“The One Note Man”

“Red , Branco e Azul”

“O Pastor”

“Estranho Modo de Vida”

“A Maravilhosa História de Henry Sugar”

“Amarelo”

SOM

Dez filmes avançarão na categoria Som do 96º Oscar. Todos os membros elegíveis do Sound Branch votam para determinar a lista restrita e os indicados. Os membros da Academia serão convidados a ver trechos de cada um dos filmes selecionados a partir de quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, na área da Baía de São Francisco, seguida por Londres, Los Angeles e Nova York. Os membros do ramo votarão para nomear cinco filmes para consideração final do Oscar.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“Barbie”

“A Criadora”

“Ferrari”

“O Assassino”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Maestro”

“Missão: Impossível – Dead Reckoning Parte Um”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“A Zona de Interesse”

EFEITOS VISUAIS

Dez filmes continuam concorrendo na categoria Efeitos Visuais do 96º Oscar. O Comitê Executivo da Filial de Efeitos Visuais determinou a lista restrita. Todos os membros do Ramo de Efeitos Visuais serão convidados a ver trechos e entrevistas com os artistas de cada um dos filmes selecionados no sábado, 13 de janeiro de 2024. Os membros do Ramo votarão para nomear cinco filmes para consideração final do Oscar.

Os filmes, listados em ordem alfabética por título, são:

“O Criador”

“Godzilla Minus One”

“Guardiões da Galáxia Vol. 3”

“Indiana Jones e o mostrador do destino”

“Missão: Impossível – Dead Reckoning Parte Um”

“Napoleão”

“Pobres Coisas”

“Lua Rebelde – Parte Um: Um Filho de Fogo”

“Sociedade da Neve”

“Homem-Aranha : Através do Aranhaverso”

A votação das nomeações começa na quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, e termina na terça-feira, 16 de janeiro de 2024.

As indicações para o 96º Oscar serão anunciadas na terça-feira, 23 de janeiro de 2024.

Fonte: Academy of Motion Picturre Arts and Sciences 

09/01/2024  21:49

DAKAR  - as emoções da 4.ª etapa 

Rota: Al Salamiya > Al-Hofuf: ligação 332 km e especial 299 km

Fotos by Red Bull

Por Redação

O aniversariante Kevin Benavides teve um desempenho impressionante para a equipe Red Bull KTM Factory Racing ao pilotar a sua moto até ao terceiro lugar na terça-feira, para poder festejar o seu 35.ª aniversário e assoprar as velas do seu bolo, ficando em quarto lugar na geral - 20 minutos e 39 segundos atrás do líder chileno José Ignacio Cornejo. O argentino disse: "A etapa foi muito rápida e com muita navegação,  eu estava muito focado no meu roadbook. No reabastecimento vi que tinha um grande corte no pneu traseiro, então foi um pouco assustador. Dei atenção ao problema e finalmente cheguei ao fim."

O irmão de Kevin, Luciano, está em sexto lugar na geral, 31 minutos e 11 segundos atrás, depois de terminar em sexto, enquanto tenta aproveitar as três vitórias nas etapas da corrida do ano passado, no entanto, o piloto da Red Bull KTM Factory Racing, Toby Price, e Daniel Sanders, da Red Bull GasGas Factory Racing, estará à procura de uma mudança na sorte, amanhã. Sanders, 29 anos, disse: "Tivemos muita dificuldade com a navegação e também para manter o ritmo. No reabastecimento, perdi a tampa do tanque de combustível traseiro, houve vazamento de combustível por toda a parte de trás das minhas pernas."

A dupla Prodrive Hunter de Sébastien Loeb e o atual campeão Nasser Al-Attiyah foram os grandes impulsionadores do Ultimate no Estágio 4, enquanto o comboio enfrentava obstáculos de navegação complicados. O francês Loeb conquistou a sua 24ª vitória na etapa do Dakar, ficando em sexto lugar na geral, enquanto o catariano Al-Attiyah evitou os recentes problemas de furos para subir ainda mais, para o terceiro lugar. O nove vezes campeão do WRC Loeb de 49 anos, disse: "Estávamos um pouco na poeira porque começamos longe da frente e tivemos que ultrapassar muitos carros. Tirando isso voltei a pegar um ponto de referência, foi uma boa fase."

Na classe Challenger, o americano Mitch Guthrie Jr. fez uma exibição tempestuosa para acompanhar o líder polonês Eryk Goczal, apenas por ser atingido com uma penalidade de 17 minutos numa combinação de um waypoint perdido e velocidade excessiva. Apesar disso, o jovem de 27 anos estava otimista quanto às suas chances depois de terminar com 36m e 23s de volta à geral no seu Taurus T3 Max. Ele disse: "Tinha um pouco de tudo, mas o principal era a velocidade máxima. A secção de navegação no meio deu-nos um pouco, mas fora isso foi uma etapa limpa. Até agora estamos a atingir o nosso objetivo de boas finalizações durante todo dia."

A Etapa 5 de quarta-feira começa cedo com uma longa secção de ligação de 527 km antes da etapa especial cronometrada, que engloba uma corrida de 118 km entre as imponentes dunas do deserto do Bairro Vazio.

Classificação geral do Rally Dakar 2024 após a Fase 4

Carros

1. Yazeed Al Rajhi (SAU) 15h 44m 39s

2. Carlos Sainz (ESP) +4m 29s

3. Nasser Al-Attiyah (QAT) +11m 03s

Carros Challenger

1. Eryk Goczal (POL) 17h 18m 25s

2. Marek Goczel (POL) +30m 55s

3. Mitch Guthrie Jrs. (EUA) +36m 23s

Motos

1. Jose Ignacio Cornejo (CHL) 17h 27m 13s

2. Ross Branch (BWA) +1m 15s

3. Ricky Brabec (EUA) +4m 56s

Fonte:Red Bull

02/01/2024  17:33

Acidente em pista entre dois aviões no aeroporto de Haneda no Japão, provoca cinco mortos

Por Redação

Imagens que correm o mundo, mostram uma aparente explosão no solo devido a uma colisão entre duas aeronaves

Um avião da Japan Airlines em chamas no aeroporto de Haneda. - Direitos autorais Kyodo News via AP

Um avião pegou fogo na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira, depois de duas aeronaves aparentemente terem colidido no solo, matando cinco pessoas.

Um vídeo da TV local mostrou uma grande explosão de fogo irrompendo da lateral de um avião da Japan Airlines enquanto taxiava numa pista.

De acordo com a Japan Airlines, o incêndio começou depois da aeronave colidir com um avião operado pela Guarda Costeira do Japão. Cinco membros da guarda costeira morreram no acidente, confirmaram as autoridades esta terça-feira.

A companhia aérea disse que os quase 400 passageiros e tripulantes a bordo foram evacuados com segurança.

Relatos iniciais sobre o avião da Guarda Costeira dizem que, enquanto cinco de seus tripulantes morreram, o piloto aparentemente escapou do incêndio.

Um vídeo posterior, mostrou equipes de bombeiros a tentar apagar o incêndio no Airbus A350. Não ficou imediatamente claro o que aconteceu ou se houve feridos. A NHK TV informou que o avião era o voo 516 da JAL proveniente do aeroporto de Shin Chitose, no Japão.

O avião da Guarda Costeira estaria a caminho para prestar socorro numa área na costa oeste do Japão danificada pelo terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter ocorrido esta semana.

Fonte: Euronews

29/12/2023  16:53

Quadro com 300 anos roubado durante a Segunda Guerra Mundial, devolvido a museu alemão

A pintura do artista austríaco do século XVIII Johann Franz Nepomuk Lauterer será brevemente exposta em Munique.

“Landscape of Italian Character”Claire Savage/AP

Por Redação

Após uma paragem nos Estados Unidos (EUA) que durou quase um século, uma pintura de paisagem barroca desaparecida durante a Segunda Guerra Mundial foi devolvida à Alemanha.

O FBI entregou a obra de arte do artista austríaco do século XVIII Johann Franz Nepomuk Lauterer (1700 - 1733) a um representante de um museu alemão numa breve cerimónia no Consulado Alemão em Chicago, onde a peça que mostra uma paisagem italiana estava em exposição.

A Art Recovery International, uma empresa que se dedica à localização e recuperação de obras de arte roubadas e pilhadas, localizou o quadro depois de uma pessoa de Chicago ter entrado em contacto com ela, no ano passado, alegando possuir um "quadro roubado ou pilhado" que o seu tio tinha trazido para os EUA depois de ter servido na Segunda Guerra Mundial.

O quadro estava desaparecido desde 1945 e foi inicialmente dado como roubado das Coleções de Pintura do Estado da Baviera em Munique, na Alemanha. Foi adicionado à base de dados da Fundação Alemã de Arte Perdida em 2012, de acordo com um comunicado da empresa de recuperação de arte.

"O cerne do nosso trabalho na Art Recovery International é a investigação e a restituição de obras de arte saqueadas pelos nazis e descobertas em coleções públicas ou privadas. Ocasionalmente, deparamo-nos com casos como este, em que soldados aliados podem ter levado objetos para casa como lembranças ou como troféus de guerra", disse Christopher Marinello, fundador da Art Recovery International.

"O facto de estar do lado vencedor não faz com que seja correto", acrescentou.

O quadro, intitulado "Paisagem de Caráter Italiano", vai agora reunir-se com o seu homólogo, que partilha motivos e imagens semelhantes, segundo o museu.

Os dois quadros juntos formam uma cena panorâmica com pastores e viajantes com as suas cabras, vacas, burros e ovelhas num vau de um rio.

A dupla será brevemente exposta em conjunto, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, na Alte Pinakothek de Munique, segundo Bernd Ebert, conservador-chefe do museu de pintura barroca holandesa e alemã.

Fonte: Euronews

23/12/2023  11:07

Twitter/X cai para usuários em todo o mundo

A plataforma de mídia social teve dificuldades em carregar as postagens.

POR ABID RAHMAN

Elon Musk SLAVEN VLASIC / GETTY IMAGENS PARA O NEW YORK TIMES

O Twitter (anteriormente X) sofreu grandes interrupções nos EUA e noutras partes do mundo na noite de quarta-feira dia 20 de dezembro.

Por mais de uma hora, a plataforma de mídia social não conseguiu carregar postagens na linha do tempo das pessoas, tanto em computadores como em dispositivos móveis. Em vez disso, os usuários recebem uma mensagem “Bem-vindo ao X” na sua página inicial.

O DownDetector, site que fornece informações em tempo real sobre o status de diversos sites e serviços, teve mais de 80 mil relatos de que o Twitter esteve fora do ar em diversas partes do mundo. Os problemas com o site começaram por volta das 21h30 (horário do Pacífico), segundo o DownDetector.

Esta não é a primeira interrupção global sofrida pelo Twitter desde que foi adquirido por Elon Musk . Em dezembro de 2022, o site ficou fora do ar por várias horas .

Quando Musk assumiu o Twitter, reduziu drasticamente o número de funcionários da empresa, com alguns relatórios a sugerir que ele teria demitido 80% do pessoal. A CNBC, informou em janeiro deste ano que a empresa tinha agora menos de 550 engenheiros em tempo integral, com recursos escassos, dificultando a manutenção dos serviços. 

Fonte: THR

22/12/2023  17:56

Jo Koy será o anfitrião do Globo de Ouro de 2024

O ator e comediante americano, fará a sua estreia na apresentação do Globo de Ouro, na transmissão da CBS.

POR RICK PORTER

Jo Koy | MIKE MILLER FOTOGRAFIA

O Globo de Ouro escolheu Jo Koy como anfitrião da cerimônia de 2024.

Koy fará sua estreia como apresentador de premiações no Globo, com outro stand-up, Jerrod Carmichael , que apresentou a 80ª premiação.

“Já pisei vários palcos à volta do mundo na minha carreira, mas este será ainda mais especial. Estou muito animado por apresentar o Globo de Ouro este ano”, disse Koy em comunicado. “Este é o momento em que posso deixar a minha família filipina orgulhosa.

Fonte: The Hollywood Reporter 

04/12/2023  13:45

Financiamento climático ocupa centro das negociações climáticas da COP28

Por Simon Jessop, Maha El Dahan e Hadeel Al Sayegh

DUBAI, 4 Dez (Reuters) - As promessas de dinheiro voltaram a chamar a atenção na COP28 no Dubai na segunda-feira, com os delegados a virarem o seu foco para a lacuna crescente na necessidade de financiamento climático e no que está em oferta.

Os Emirados Árabes Unidos, anfitrião da conferência deste ano, prometeram US$ 270 bilhões em financiamento verde até 2030 por meio de seus bancos, e vários bancos de desenvolvimento fizeram novos movimentos para ampliar seus esforços de financiamento, inclusive concordando em pausar os pagamentos da dívida quando ocorrer um desastre.

As pessoas participam de um protesto climático coincidindo com a COP28 que está  a ser realizada no Dubai e antes da próxima presidência belga do Conselho da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica, em 3 de dezembro de 2023. REUTERS/Johanna

Mas os líderes da maior economia da região e da maior produtora de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, até agora não compareceram à cúpula da ONU, em nítido contraste com sua participação na conferência COP27 do ano passado em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Na segunda-feira, o príncipe Abdulaziz bin Salman, ministro da Energia e principal negociador climático do reino, não compareceu à Iniciativa Verde Saudita. O príncipe herdeiro de fato, Mohammad bin Salman, também não fez um discurso aos líderes mundiais como programado na sexta-feira.

GRANDES NECESSIDADES

A quantidade de dinheiro necessária para a transição energética, adaptação climática e alívio de desastres é esmagadora.

Um relatório divulgado na segunda-feira estimou que os mercados emergentes e os países em desenvolvimento precisarão de US$ 2,4 trilhões por ano em investimentos para limitar as emissões e se adaptar aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

"O mundo não está no caminho certo para realizar as metas do Acordo de Paris. A razão para esse fracasso é a falta de investimento, particularmente em mercados emergentes e países em desenvolvimento fora da China", disse o coautor Nicholas Stern, presidente do Instituto de Pesquisa Grantham sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente.

President of the United Arab Emirates Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan attends a meeting with Secretary-General of the United Nations Antonio Guterres, within the United Nations Climate Change Conference (COP28), in Dubai, United Arab Emirates, December 3, 2023. Ryan Carter/UAE Presidential

"O desafio central é acelerar e implementar o fomento e o financiamento desse investimento a partir de diversas fontes."

Países vulneráveis que já estão a ser atingidos por desastres climáticos dispendiosos estão a pedir bilhões a mais por meio de um fundo de desastres recém-formado, embora as promessas atuais sejam de apenas cerca de US$ 700 milhões.

"A menos que tenhamos um conjunto urgente de decisões tomadas, vamos sofrer o que todos os pais sofrem - expectativas empolgantes e incapazes de cumprir", disse a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, que se tornou uma voz proeminente nas discussões globais sobre a mobilização de financiamento climático.

Em entrevista coletiva, ela pediu aos países que vão além de promessas voluntárias e apelos a instituições de caridade e investidores privados e, em vez disso, considerem os impostos como uma forma de aumentar o financiamento climático.

Um imposto global de 0,1% sobre serviços financeiros, por exemplo, poderia arrecadar US$ 420 bilhões, disse ela, enquanto um imposto de 5% sobre os lucros globais de petróleo e gás em 2022 renderia cerca de US$ 200 bilhões.

"O planeta precisa de uma governação global não de uma maneira grande, mas de uma maneira simples de cooperarmos uns com os outros para podermos trabalhar com as instituições que temos", acrescentou.

Outros delegados, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediram o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis, que atingiram um recorde de US$ 7 trilhões por ano.

Ativistas do Movimento dos Povos Asiáticos sobre Dívida e Desenvolvimento disseram temer que os valores prometidos sejam inadequados.

"O financiamento climático que eles prometeram nesta COP28 simplesmente não é suficiente", disse o ativista paquistanês Zaigham Abbas, cujo país foi devastado no ano passado por inundações generalizadas. "Não estamos à procura de caridade aqui. Não estamos à procura de amendoim... A escala da catástrofe que enfrentamos é sem precedentes."

MOVIMENTANDO DINHEIRO

A maior promessa na segunda-feira veio do sistema bancário dos Emirados Árabes Unidos, juntando-se a outras regiões na promessa de emprestar mais para projetos verdes. Seguiu-se uma promessa de sexta-feira de 30 mil milhões de dólares para projetos relacionados com o clima do Estado produtor de petróleo do Golfo.

Noutros lugares, França e Japão disseram que apoiariam uma iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento para alavancar os Direitos Especiais de Saque do FMI para o clima e o desenvolvimento.

O Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, por sua vez, disse que incluiria cláusulas de dívida resilientes ao clima em novos acordos de empréstimo com alguns países mais pobres.

A empresa de investimentos dinamarquesa Copenhagen Infrastructure Partners anunciou planos para levantar US$ 3 bilhões para projetos renováveis em mercados emergentes.

Este ano também apresenta a maior representação de negócios na cúpula anual da ONU, com esperanças de mais investimentos privados para causas climáticas.

O emirado de Abu Dhabi uniu-se a parceiros do setor privado, incluindo BlackRock e HSBC, para lançar um centro de pesquisa e consultoria climática para impulsionar as opções de financiamento na região.

"A escala da crise climática exige soluções urgentes e revolucionárias de todos os setores", disse o presidente da COP28, Ahmed Al-Jaber. "As finanças desempenham um papel crítico para transformar as nossas ambições em ações."

Fonte: Reportagem de Simon Jessop, Maha El Dahan e Hadeel Al Sayegh; Reportagem adicional de Alexander Cornwell, Elizabeth Piper e David Stanway; Edição de Katy Daigle e Miral Fahmy 

04/12/2023  13:37

28ª Conferência das Partes (COP28) - Mudança sustentável

Ativistas climáticos protestam contra emissores de combustíveis fósseis, exigindo ação e mais contribuições para o Fundo de Perdas e Danos, durante a COP28 em Dubai, Emirados Árabes Unidos REUTERS/Thaier Al Sudani

Por Sharon Kimathi, editora de Energia e ESG, Reuters Digital

Um sentimento de déjà vu está a englobar a 28ª Conferência das Partes (COP28), enquanto a cúpula começa a semana com discussões sobre o financiamento climático. Os delegados estão novamente com a atenção voltada para preencher a lacuna necessária à transição energética, adaptação climática e alívio de desastres.

A maior promessa na segunda-feira veio do setor bancário dos Emirados Árabes Unidos, juntando-se a a outras regiões na promessa de financiar mais para projetos verdes. Seguiu-se, a uma promessa de sexta-feira de 30 mil milhões de dólares para projetos relacionados com o clima do Estado produtor de petróleo do Golfo.

Durante o fim de semana na cúpula, os Emirados Árabes Unidos e várias instituições de caridade ofereceram US$ 777 milhões em financiamento para erradicar doenças tropicais negligenciadas que devem piorar à medida que as temperaturas aumentam, enquanto a conferência se concentrava nos temas de "saúde, alívio, recuperação e paz".

Além das finanças, o tema desta segunda-feira na cimeira centra-se também no "comércio, igualdade de género e responsabilização".

Até agora, as Mulheres da ONU lançaram o seu relatório "Justiça Climática Feminista: Uma Estrutura de Ação", que mostrou como as mudanças climáticas empurrarão até 158 milhões de mulheres e meninas para a pobreza e mergulharão mais 236 milhões de mulheres para a fome até 2050.

Fonte: Reuters

Julia Butterfly Hill / Foto @DR

28/11/2023  16:08

Julia Butterfly Hill, sensibiliza lideres ambientais

Por Redação

A famosa ambientalista Julia Butterfly Hill pede aos líderes que acabem com a desflorestação e apoiem projetos de REDD+ centrados na comunidade.

Enquanto os líderes mundiais se reúnem para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), a famosa ambientalista Julia Butterfly Hill fala pela primeira vez numa década, para pedir aos governos que cumpram o seu compromisso de acabar com a desflorestação e destacar o papel crucial que os projetos de REDD+ centrados na comunidade podem desempenhar nessa missão.

Julia Butterfly Hill adquiriu reconhecimento mundial na década de 1990 pela sua ação para proteger as florestas antigas e ecologicamente significativas da Califórnia. Júlia viveu 738 dias numa sequoia gigante com 1.000 anos conhecida como Luna. O histórico ato de desobediência civil de Julia salvou a árvore e o bosque à volta dos madeireiros.

Júlia viveu 738 dias numa sequoia gigante com 1.000 anos conhecida como Luna / Foto DR

Nos últimos dez anos, Julia esteve propositadamente fora dos holofotes, mas agora está a juntar a sua voz à onda de demanda pública por ações governamentais e corporativas ambiciosas para proteger as florestas: uma das armas mais fortes da natureza contra as mudanças climáticas. 

Entre as ações que considera vitais, Julia pede que as empresas invistam mais em projetos de REDD+ centrados na comunidade.

"É tão claro que as pessoas em todo o mundo, estão a implorar e a pedir que as florestas sejam protegidas e que as pessoas cuidem e tomem medidas. Os nossos líderes, todos nós, temos de fazer mais do que apenas falar de soluções. Precisamos absolutamente de agir e viver estas soluções. Eu estava a falar sobre implementar ideias semelhantes às do REDD+ que funciona há quase 25 anos, enquanto eu estava a fazer a minha ação direta morando em Luna", disse Julia Butterfly Hill. "Através da minha experiência envolvida neste e noutros esforços, aprendi que é importante estar contra, mas enquanto o fazemos, é ainda mais importante defender alguma coisa. Os projetos REDD+ fazem isso. Defendem o fim da desflorestação, que é vital para a sobrevivência da nossa espécie. Representam a redução das emissões para a nossa atmosfera, a proteção da vida selvagem e uma vida melhor para algumas das comunidades mais desfavorecidas do mundo e para as gerações futuras."

Júlia viveu 738 dias numa sequoia gigante com 1.000 anos conhecida como Luna / Foto DR

O REDD+ foi idealizado pela ONU como uma forma de ajudar a reduzir as emissões de carbono provenientes do desmatamento. Hoje, os projetos de REDD+ protegem mais de 3 milhões de hectares de floresta e reduzem as emissões em mais de 63 milhões de toneladas por ano.

Também como parte de seu apelo à ação contra a desflorestação, Julia colaborou com a Everland numa animação do seu poema Where have all the humans gone? - escrito durante o período em que esteve na árvore.   

"Eu estava sentada num galho da Luna apenas pendurada e a olhar para tudo quando se tratava de mim. Peguei no meu bloco de papel e comecei a rabiscar furiosamente porque as palavras estavam-me a chegar muito rápido. O poema é triste e comovente, e dado que foi escrito todos esses anos atrás, é muito prenúncio de onde estamos hoje", disse Julia Butterfly Hill.

Sobre Julia Butterfly Hill

Julia Butterfly Hill, é uma proeminente ativista e autora americana que desempenhou um papel fundamental no movimento ambiental do final dos anos 1990. Afastando-se de uma carreira empresarial de sucesso, ela ganhou reconhecimento mundial pelo seu protesto contra a árvore nas antigas florestas de sequoias da Califórnia. De dezembro de 1997 a dezembro de 1999, Julia viveu em cima de uma antiga sequoia que carinhosamente chamou de "Luna", de onde se dirigiu às Nações Unidas e ao Congresso dos EUA.

Sobre Everland 

A Everland, é uma organização especializada em marketing de conservação no negócio de mitigação das mudanças climáticas, representando exclusivamente o maior portfólio do Mercado Voluntário de Carbono de projetos de conservação florestal (REDD+) de alto impacto, centrados na comunidade. A Everland reúne comunidades florestais e corporações numa causa comum para proteger algumas das florestas mais importantes e vulneráveis do mundo.

15/11/2023  16:52

Mulheres dominam as indicações para o Grammy de 2024 

Por Mesfin Fekadu 

Habitualmente, são os artistas masculinos que representam mais de dois terços dos vencedores do álbum do ano na história dos Grammy - esta é sem dúvida a noite das mulheres no show de 2024. Contam com sete dos oito indicados na categoria principal, incluindo SZA, Oiliva Rodrigo, Lana Del Rey, Miley Cyrus, Janelle Monáe, boygenius e Taylor Swift que pode fazer história como a primeira artista a ganhar o prémio quatro vezes. 

As mulheres, possuem sete das oito indicações nas categorias música e gravação do ano com Billie Eilish, Dua Lipa e Victoria Monét. Nos bastidores dessas categorias principais, produtores e engenheiros estão também indicados como, Catherine Marks, Sarah Tudzin, Yáng Tan e Laura Sisk, que ganhou três nomeações de álbum do ano pelo seu trabalho em projetos de Swift, Del Rey e Jon Batiste.

Morgan Wallen, Karol G e Ed Sheeran SCOTT KIRKLAND/DISNEY VIA GETTY IMAGES; IVAN APFEL/WIREIMAGE; IMAGENS TIFFANY ROSE / GETTY

Em segundo plano, estão os artistas masculinos como, Ed Sheeran, Bruce Springsteen, Luke Combs e Travis Scott que tiveram grande sucesso mas foram todos reduzidos a uma única indicação cada.

Caras Famosas

Meryl Streep é agora sete vezes indicada ao Grammy mas será que ganhará? Ela concorre ao prémio de melhor audiolivro, narração e narrativa por Big Tree e e tem uma grande concorrência: a vencedora do Grammy Michelle Obama, o senador Bernie Sanders, William Shatner e Rick Rubin.      

Estas foram alguns aspetos dignos de nota sobre as indicações para os prémios para o próximo ano de 2024.

Mais informações 

04/11/2023  10:45

Michael J. Fox diz que, quase perdeu a mão devido a uma infeção

POR CARLY THOMAS

O ator também fala sobre não temer a morte: “Um dia vou ficar sem gasolina.”

Michael J. Fox falou sobre suas batalhas pela saúde, incluindo o diagnóstico da doença de Parkinson aos 29 anos, mas agora revela outros contratempos médicos que viveu ao longo dos anos.

À revista Town & Country , em entrevista publicada quinta-feira passada, o ator de “Regresso ao Futuro” partilhou que partiu o braço, o ombro, o osso orbital, a bochecha e a mão nos últimos anos.

“A Minha mão infetou e quase a perdi”, disse Fox. “Foi um tsunami de infortúnio.”

Michael J. Fox revelou anteriormente no seu livro de 2020, no Time Like the Future , que os médicos diagnosticaram um tumor na coluna vertebral que não estava relacionado com o seu caso de Parkinson mas estava sujeito a ficar paralisado em 2018. Depois de uma cirurgia e meses de fisioterapia, conseguiu novamente começar a andar, mas com desafios.

Pouco tempo depois, tropeçou enquanto estava sozinho no seu apartamento e partiu o outro braço. Um acidente que Fox disse “não foi nada” comparado ao que ele viveu nos anos seguintes.

Michael J. FoxNoam GALAI/GETTY IMAGES

No início deste ano, em entrevista à CBS Sunday Morning , o ator disse que cair “pode originar a morte para quem tem Parkinson. Cair, aspirar comida e apanhar uma pneumonia – todas as formas subtis que nos acontecem. Não se morre de Parkinson; morremos com Parkinson. Então, pensei na mortalidade disso. Não vou chegar aos 80... não vou chegar aos 80.”

Michael J. Fox, embora não consiga controlar o futuro, ainda não tem medo do que está por vir.

“Um dia ficarei sem gasolina”, disse Fox à Town & Country . “Um dia direi apenas: “Isso não vai acontecer. Não vou sair hoje. Se isso acontecer, permito isso.” Acrescentou: “Tenho 62 anos. Certamente, se eu morresse amanhã, seria prematuro, mas não seria inédito. Não, eu não tenho medo disso.”

O Documentário Still: A. Michael J. Fox Movie, lançado em maio, também conta a história de vida de Fox desde a infância, até ao seu sucesso em Hollywood nos anos 80 e a sua luta contra a doença de Parkinson.

Fonte: The Hollywood Reporter

03/11/2023  17:55

Bautista (Aruba.it Racing - Ducati) vence e Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) é penalizado no final do campeonato do WorldSBK

Num confronto inesquecível, os dois principais candidatos ao Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM travaram um duelo aguerrido no Circuito de Jerez – Angel Nieto. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) garantiu a vitória, com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) a cruzar inicialmente a linha de chegada em primeiro, mas foi imediatamente penalizado numa posição por ultrapassar os limites da pista. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) , almejando uma despedida de alto nível com a Kawasaki, estava na liderança antes de uma infeliz queda na volta 5.

Num dia excelente para a Yamaha, Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) alcançou o seu segundo pódio na carreira, encerrando uma temporada brilhante para a equipa GYTR GRT Yamaha com o seu companheiro de equipa  Remy Gardner a conquistar o quarto lugar. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) emergiu como o melhor piloto independente na quinta posição. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) garantiu o sexto lugar, garantindo o quinto lugar geral na classificação do Campeonato.

Foto: WorldSBK

A vitória de Bautista em Jerez encerrou a sua excelente temporada, marcada por vitórias consistentes e pelo seu segundo título no Campeonato do Mundo.

P1 | Álvaro Bautista | Aruba.it Racing – Ducati

"Foi uma temporada muito boa. Não foi perfeita porque naturalmente cometemos erros, mas é a melhor maneira de terminar a temporada até agora aqui em Jerez vencendo três corridas. Especialmente na Corrida 2, a batalha foi incrível. Com Toprak, fizemos muitas ultrapassagens, todas foram muito especiais e agressivas mas ao mesmo tempo estivemos bem entre nós. Gostei muito desta corrida, ainda mais que a de Portimão porque aqui não tinha nada a perder. O apoio dos fãs espanhóis aqui, foi incrível. Fiquei muito feliz por terminar a temporada aqui."

Fonte: WorldSBK

22/10/2023  18:11

X-Wing Fighter de 'Star Wars', que estava perdido há décadas, é vendido em leilão pelo valor recorde de US$ 3,1 milhões

Por Carolyn Giardina

O modelo de 20 polegadas de um caça estelar X-wing, foi usado nas filmagens da batalha espacial climática em 'A New Hope' e, de acordo com a Heritage Auctions, "acabou de estabelecer o recorde do adereço mais caro usado na tela de 'Star Wars' vendido em leilão."

X-wing fighter GENE KOZICKI/HERITAGE AUCTIONS

Usado na batalha espacial climática em Star Wars de 1977, foi vendido pelo valor recorde de US$ 3,135 milhões num leilão criado pela Heritage em Dallas.

O X-wing – parte da coleção do falecido modelista indicado ao Oscar Greg Jein, foi leiloado no fim de semana passado – considerado como perdido à décadas, foi recentemente encontrado numa caixa na garagem de Jein.

“A Heritage, acaba de estabelecer o recorde de um adereço usado na tela de Star Wars, mais caro vendido em leilão", disse Joe Maddalena, vice-presidente executivo de Hollywood/entretenimento da Heritage Auctions, em comunicado ao The Hollywood Reporter . “A resposta mundial às coleções de Greg Jein tem sido excelente, um verdadeiro testemunho de Greg e de tudo o que ele conquistou como artista e colecionador de efeitos visuais.”

Ver mais em: "Guerra das Estrelas" 

Fonte: The Hollywood Reporter

19/10/2023  15:48

Greta Thunberg, detida por protesto

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Greta Thunberg, foi detida pela policia londrina quando protestava em frente ao Hotel Intercontinental, em Mayfair onde o Fórum de Inteligência Energética organizava uma reunião de líderes da indústria do petróleo e gás.

A ativista climática sueca Greta Thunberg é detida durante um protesto Oily Money Out e Fossil Free London em Londres, no Reino Unido. REUTERS/Toby Melville

Thunberg, tornou-se o rosto de jovens ativistas climáticos em todo o mundo depois de organizar protestos semanais em frente ao Parlamento sueco em 2018. Antes da sua detenção, Greta tinha dito: “O mundo está a afogar-se em combustíveis fósseis. Pessoas em todo o mundo, sofrem e morrem com as consequências da crise climática causada por essas indústrias”.    

Centenas de manifestantes em todo o mundo envolvem-se em protestos de forma a sensibilizarem as empresas e os grandes decisores de que o planeta está doente e é urgente tomar medidas enquanto é tempo. Com a descoberta, de alternativas energéticas eficazes e menos poluentes, é um paradoxo vivermos como cúmplices de um crime que ninguém quer cometer, dizem os ambientalistas e os ativistas climáticos. 

Fonte: Reuters  

25/09/2023  16:47

ONU, confirma tortura de vítimas ucranianas pela Rússia 

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Desde de o inicio da ocupação russa, os ucranianos foram barbaramente torturados até à morte e em alguns casos na presença de familiares forçados a sentir, ouvindo as suas famílias a serem violadas.

Foto: REUTERS/Denis Balibouse 

De acordo com a investigação mandatada por membros da ONU, Erik Mose, presidente da Comissão de Inquérito sobre a Ucrânia e a sua equipa tiveram acesso a mais factos sobre o uso pelas tropas russas em território ocupado de torturas sistémicas e generalizadas, algumas das quais infringidas com enorme brutalidade causando às vitimas a sua morte. A Rússia, nega qualquer acusação e afirma não ter cometido qualquer atrocidade a civis ucranianos, no entanto, até à data e depois de várias tentativas de comunicação, sem sucesso, a Rússia mantém-se em silêncio sem reagir às interpelações da comissão de inquérito.

O mesmo membro da ONU, referiu também que em alguns casos encontrou violações cometidas por soldados ucranianos, afirmando que os ataques indiscriminados e maus-tratos eram fundamentalmente infringidos a soldados russos detidos. As medidas a serem tomadas por Kiev, vão no sentido de investigar e verificar todas as informações no terreno sobre o tratamento de prisioneiros de guerra e caso se confirme qualquer violação, tomará as medidas apropriadas que a lei lhe confere. 

Fonte: Reuters            

09/09/2023  17:35

Pânico em Marrocos - Terremoto de magnitude 6,8 causa destruição e morte

Por José A. Carvalho/Twenty4news

De acordo com o Ministro do Interior marroquino, até à data, mais de 2.000 pessoas morreram e mais de 2.500 ficaram feridas vitimas do terremoto de magnitude 6,8 que aconteceu na passada noite de sexta-feira, por volta das 23h locais com o epicentro próximo da cidade turística de Marrakech. Videos, publicados nas redes sociais e relatos de sobreviventes descrevem danos na cidade turística e cenas de pânico vividos como se a terra estivesse a colapsar. Os serviços geológicos internacionais, informaram que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5km a cerca de 72km a nordeste de Marrakech, foi o mais forte registado no reino e sentido em Portugal, Espanha e Argélia. 

Segundo fontes oficiais, a Seleção Brasileira Pré-Olímpica de Futebol que se encontrava presente na altura, sentiu os abalos e como precaução, deixaram os quartos do hotel onde estavam hospedados em Fez e ficaram em segurança na zona circundante da piscina.

Turistas e residentes, uniram-se para doar sangue aos hospitais que iam recebendo feridos graves oriundos das zonas montanhosas e de zonas mais afetadas como Ouarzazate, Chichaoua, Taroudante e Moulay Brahim. Neste momento, tudo está a ser feito para os serviços de emergência chegarem às províncias mais afetadas, mas o bloqueio de trilhos e estradas têm dificultado o acesso das equipas de socorro às vitimas feridas e ainda soterradas. 

Fonte: IM 

Video by Record News 

08/09/2023  17:28

Alerta em Hong Kong - Planeta, responde a maus tratos

Por José A. Carvalho/Twenty4news

O Planeta inteiro está em alteração, afirmam os cientistas e alertam para fenómenos nunca antes vistos. Desta vez, Hong Kong foi a cidade escolhida com registos de chuva forte, enormes inundações no centro financeiro asiático a provocar a morte de duas pessoas e cerca de 100 feridos. 

As baixas pressões atmosféricas, cercadas por ventos fortes e circulares, a alteração da temperatura do ar e do mar, criam um clima excecionalmente húmido causado por tufões, razões pelas quais há mais perturbação nas zonas afetadas que originaram o caos à vizinha cidade chinesa de Shenzhen, informou a Reuters.   

Estradas, pontes, túneis, redes ferroviárias e marítimas não escaparam  à fúria dos ventos e à forte pluviosidade prolongada e repentina e os departamentos oficiais reponderam prontamente, fechando escolas, edifícios privados e públicos, sensibilizando as pessoas a recolherem em suas casas.

Video by  Weather Update  

06/09/2023  16:30

HELMUT NEWTON (1920 - 2004)

Nascido em 1920 em Berlim como Helmut Neustädter numa família judia, Newton manifestou desde cedo um interesse pela fotografia. Em 1936, começou a trabalhar como aprendiz da fotógrafa de retratos e moda Yva (Elsie Ernestine Neuländer-Simon) em Berlim.

A opressão nazi forçou Newton ao exílio. Ele fugiu da Alemanha em dezembro de 1938, aterrando em Singapura, onde encontrou trabalho como fotógrafo num jornal local. Ele foi detido pelas autoridades em Singapura e enviado para a Austrália, onde serviu no exército por cinco anos e tornou-se cidadão australiano. O seu nome foi mudado para Helmut Newton em 1946.

Em 1947 conheceu a atriz June Brunell, que posou como modelo para ele,  os dois casaram-se um ano depois. Foi só no final da década de 1950 que Newton regressou à Europa com a sua mulher e começou a fotografar para a Vogue britânica e francesa, e para outros títulos de moda durante a década de 1960. A sua descoberta veio na década de 1970, principalmente graças às impressionantes fotografias que produziu para a Vogue francesa. O seu crescente sucesso consolidou-se com a sua primeira exposição individual em 1975, na Galeria Nikon em Paris. Um ano depois, foi publicado seu primeiro volume de fotografias ‘Mulheres Brancas’.

Ao longo da sua carreira de seis décadas, ele expôs pelo mundo e foi destaque numa variedade considerável de revistas e numerosas monografias. Newton tornou-se um fotógrafo de moda icónico, reconhecido pelos seus temas radicais, ousados e, às vezes, atrevidos, inspirados em fontes que incluíam filmes noir, cinema expressionista e surrealismo.

Mudando-se de Paris para Monte Carlo em 1981, continuou a viajar regularmente e por muitos anos ele e June passaram os meses de inverno em Los Angeles. Morreu em 2004 após sofrer um ataque cardíaco ao volante de um Cadillac em Los Angeles. Entre outras homenagens, Newton recebeu o Prémio Alemão Kodak para Livros Fotográficos, o Life Legend Award da revista Life e um prémio do American Institute for Graphic Arts.

Fotógrafo célebre e respeitado, Newton foi premiado com o "Grand Prix National de la Photographie" francês; o "Officier des Arts, Lettres et Sciences" no Mónaco; o "Das Grosse Verdienstkreuz" da República Federal da Alemanha; e uma comenda "Commandeur de L'Ordre des Arts et Lettres" do Ministério da Cultura francês.

Assim como Norman Parkinson, Richard Avedon e Irving Penn, Newton tornou-se um dos fotógrafos mais influentes e talentosos a fotografar para a Vogue. Talvez o seu maior apoio e a sua maior promotora tenha sido June, a sua mulher, que estabeleceu a sua própria carreira como fotógrafa sob o pseudónimo de April Springs.

O trabalho de Newton foi exibido e publicado no mundo todo. A preservação e apresentação do seu trabalho é gerida pela Fundação Helmut Newton em Berlim, criada pelo próprio Newton em 2003.

Fonte: Helmut Newton Foundation

28/08/2023  10:33

Futebol, o negócio das Arábias

Photo: D.R

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Tudo se tornou mais evidente em 2021, quando o fundo soberano do regime de Riade investiu 400 milhões de euros para tomar o controlo do clube inglês Newcastle, mas no final de 2022, a liga saudita fez um contrato milionário a Cristiano Ronaldo, o jogador mais mediático do Planeta no valor de 200 milhões de euros por ano, razão pela qual foi acesa a luz ao fundo do túnel com outros craques a seguirem o mesmo exemplo, como Karim Benzema, antigo colega de CR7 no Real Madrid com uma assinatura anual de 100 milhões pago por um clube saudita. Mas, o mundo fica de boca aberta com a recusa de Leonel Messi pela a oferta de 400 milhões de euros por época, para ser embaixador do turismo saudita e rumar ao futebol saudita, optando por um valor muito inferior (na fase inicial) aceitando a proposta feita pelo MLS dos Estados Unidos.

O grande apetite, pelo negócio do futebol é apimentado durante o Campeonato do Mundo de Futebol no Qatar, visto pela excelente iniciativa bem sucedida do evento, apesar de algumas criticas durante a sua construção sobre o respeito pelos direitos e segurança dos trabalhadores. Desde então, a perspetiva futura é e será investir em desportos globais, abrindo as portas da Arábia Saudita, um dos maiores fundos soberanos do planeta ao resto do mundo. 

17/08/2023  22:00

Luz verde aos F-16, na defesa dos céus da Ucrânia

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Com o acordo dos Estados Unidos, os Países Baixos e Dinamarca estão autorizados a enviar vários F-16 para a Ucrânia assim que os pilotos ucranianos depois dos treinos, estiverem aptos a defender o seu território das forças invasoras da Rússia, num processo que estará concluído em meados de 2024.

Até à data, muito equipamento bélico mecanizado (artilharia e sistemas de defesa antiaérea) têm chegado à Ucrânia conforme os acordos firmados, que muito têm ajudado nos avanços do exército ucraniano na frente sul, com conquistas de Urozhaine e Novodarivka, nas regiões de Donetsk e Zaporizhia com o objetivo estritamente militar de chegar ao mar de Azov e destruir a única ponte de ligação entre a Rússia e a península da Crimeia anexada pelos russos.

Esta, será a Guerra mais longa e sangrenta dos últimos tempos e esperemos que não seja o rastilho para uma 3.ª Guerra Mundial.

Fonte: Reuters      

14/08/203  15:40

Paris, recebe Jogos Olímpicos em 2024

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Ao contrário, do que se possa imaginar, Paris é uma cidade que está preparada para receber o grande evento Olímpico, sem se esforçar para terminar os seus ambiciosos preparativos. A maioria das suas infraestruturas, já existem desde 1924, ano em que Paris foi sede das Olimpíadas e até hoje, as linhas de metro, ruas, avenidas, hotéis de luxo, transportes e segurança encontram-se em pleno funcionamento e atualizados. Por esta razão, os franceses não estarão preocupados em receber a tempo e sem pressões, os Jogos Olímpicos no próximo ano, de 26 de julho a 11 de agosto e que será com toda a certeza, um sucesso Olímpico singular, sem a necessidade de usá-lo para melhorar ou reforçar a imagem de Paris num país que por natureza é defensor dos direitos humanos, não é autocrata, usa uma internet aberta e sobretudo, é uma Nação livre, sem repressão política.   

O orçamento total, será muito inferior ao de outros Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais e Europeus realizados no passado, tendo em conta que os custos de construção de novas instalações são mínimos e as instalações existentes serão usadas de forma criativa e económica. Seguindo, o bom exemplo de outros eventos, as únicas estruturas permanentes que estão em fase de construção, são: o Le Bourget Sport Climbing Venue e o Centro Aquático, que depois do evento beneficiarão diretamente Seine-Saint-Denis, um dos bairros mais pobres da cidade, enquanto as restantes instalações, são temporárias e de fácil desmontagem quando terminarem os Jogos. Os organizadores, tendo em consideração a Guerra na Ucrânia e o aumento generalizado dos produtos e serviços já fizeram uma atualização do budget de forma a não terem surpresas. De acordo, com Fernando Pessoa: “ Cada Coisa a seu Tempo Tem seu Tempo”. Até lá.

12/08/2023  02:45

Ilha de Maui, no Havai, vitima de incêndios florestais

Photo by Reuters

Por José A. Carvalho/Twenty4nwes

Cerca, de 110 mortos e centenas de desaparecidos, são mais uma vez os números drásticos que fazem repensar a vida e a forma de a viver. Em poucas horas, o incêndio devastou linearmente a histórica cidade turística de Lahaina, obrigando milhares de turistas e residentes a fugir da força das chamas que destruíram tudo à sua passagem. 

Com alertas, de ventos fortes, temperaturas altas e tempo seco emitidas pelo Serviço Nacional de Meteorologia, estavam lançados os dados para que, algo de grave estaria para acontecer. Do testemunho de algumas pessoas, a única fuga para se salvarem era o mar e mesmo assim, alguns estiveram dentro de água durante três horas à espera de serem socorridos. O incêndio, reduziu grande parte da cidade de Lahaina a ruínas fumegantes, a pó cinzento que pairava no ar. Este é considerado, o pior desastre natural da história do Havai, destruindo mais de mil prédios e desalojando milhares de pessoas, que perderam literalmente tudo na sua cidade que levará anos a ser reconstruída.

Fonte: Reuters

28/07/2023  17:24

Recusa de aperto de mão, desclassifica Kharlan da Ucrânia

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Na passada quinta-feira, no Campeonato Mundial em Milão, Olga Kharlan, esgrimista ucraniana conhecida mundialmente por ser quatro vezes medalha olímpica e campeã mundial, venceu na luta individual de sabre por 15 a 7 a sua opositora russa Anna Smirnova, recusando logo a seguir apertar a sua mão, oferecendo o seu saber para bater lâminas. De acordo, com as regras da esgrima, apertar a mão de um adversário é obrigatório e não fazê-lo resulta num cartão preto e numa desclassificação.

O descontentamento de Kharlan era notório, para a atleta ucraniana as regras têm de mudar acompanhando as mudanças do mundo e a sua atitude é refletida, como disse: “Eu não queria apertar a mão dessa atleta e agi com o coração. Quando soube, que me queriam desclassificar, isso magoou-me.” 

A solidariedade dos atletas é total, principalmente no cenário da invasão da Rússia sobre a Ucrânia, nesse sentido estará a ser preparado um protesto para recorrer da decisão do árbitro que julgou a partida (mal), tendo em conta a forma provocatória usada por Smirnova, ao segurar a mão de Kharlan por muito tempo e esperando, atitude considerada por Vadym Huttsait, ministro dos desportos ucraniano como, “uma provocação óbvia do lado russo”, jogando sujo com o “show” do aperto de mão. A decisão, do recurso será considerada nos próximos dias.

Fonte: Reuters

21/07/2023  16:43

Tony Bennett, morre aos 96 anos

Um ícone, da musica jazz e conhecido pelos seus duetos durante os seus 70 anos de carreira, Bennett foi diagnosticado em 2016 com a doença de Alzheimer, mas nada que alterasse o seu comportamento natural e alegre estando sempre próximo dos que mais amava, dizendo: "A vida é um presente...mesmo com Alzheimer". 

Hoje, a música está mais pobre, mas Tony Bennett cantará eternamente junto a outras estrelas.

Fonte: Reuters

Nova York, EUA, em 3 de maio de 2017. REUTERS/Carlo Allegri/File Photo

11/07/2023  13:45

Erdogan, dá luz verde à entrada da Suécia na NATO

Foto: © Jonas Gratzer

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Está finalmente, desfeito o impasse que a Turquia aceite a entrada da Suécia na NATO, o anúncio foi feito pelo Secretário-geral da NATO depois de uma reunião de urgência com o Presidente Turco e o Primeiro-ministro Sueco, sinal de uma conciliação sobre as preocupações que a Turquia manifestou e as que da mesma forma, a Suécia manifestou. Nesse sentido, foi encontrada uma linha de entendimento comum e ambos os países avançaram com base nisso. Apesar, desta boa notícia, menos boa é a situação da Ucrânia aderir à Nato que será analisada durante a Cimeira da Nato em Vilnius, com a Rússia a afirmar, que nunca aceitará que a Ucrânia seja membro da NATO. No centro da discussão, está a guerra na Ucrânia e a adesão de Kiev à Aliança, com a certeza de que nada será decidido enquanto o conflito durar. Os aliados, ficaram de definir o compromisso de oferecer promessas e garantias para uma futura entrada na OTAN, mas o tema está longe de ser consensual, até estarem reunidas todas as condições apesar da legitimidade da Ucrânia em pedir a adesão à NATO.        

03/07/2023  00:15

Bautista, segura Razgatlioglu para a vitória, Petrucci comemora pódio inaugural na Corrida 2

Um evento cheio de ação, o WorldSBK Race 2 em Donington Park começou com bandeira vermelha devido a um acidente que envolveu Tom Sykes, Michael Ruben Rinaldi e Loris Baz.

Após o reinício, Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – equipe Ducati) lutou ferozmente com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) pela liderança. Bautista acabou saindo vitorioso, garantindo a segunda vitória em Donington Park. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) conquistou seu primeiro pódio no WorldSBK com um forte terceiro lugar. Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) alcançou o seu melhor resultado da temporada, terminando em quarto lugar após uma luta tardia com Rea e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK), que terminaram em quinto e sexto, respetivamente.

*Sykes foi diagnosticado com uma lesão torácica, fraturas nas costelas do lado direito e uma lesão no tornozelo esquerdo; ele foi transportado para o Queen's Medical Center para uma avaliação mais aprofundada. Rinaldi foi diagnosticado com uma concussão leve e uma lesão no tornozelo direito...Ver mais 

Fonte: WorldSBK

Créditos: WorldSBK

29/06/2023  18:10

Distúrbios em França, preocupam Macron

Por Layli Foroudi e Noemie Olive 

NANTERRE, França, 29 Jun (Reuters) - O Presidente Emmanuel Macron lutou para conter uma crise crescente na quinta-feira, depois dos distúrbios terem eclodido pelo terceiro dia devido ao tiroteio mortal da polícia contra um adolescente de ascendência norte-africana durante uma paragem de trânsito num subúrbio de Paris.

Manifestantes incendiaram vários carros em Nanterre, uma cidade operária na periferia oeste de Paris, após uma marcha de rua em grande parte pacífica em memória do jovem de 17 anos que foi morto a tiros na terça-feira...Ver mais  

Bombeiros apagam veículos em chamas durante confrontos entre manifestantes e policiais, após a morte de Nahel, no subúrbio parisiense de Nanterre, na França, em 28 de junho. REUTERS/Stephanie Lecocq 

29/06/2023  16:29

Madona, hospitalizada de urgência

Amigos e fãs famosos de Madonna enviaram mensagens de apoio à estrela depois que ela foi hospitalizada no sábado.


Rosanna Arquette, que co-estrelou com Madonna no filme de 1985 "Procura-se Susan Desesperadamente", enviou "amor e boas vibrações de luz" para a recuperação.


O cantor The Weeknd, mostrou o seu apoio, junto com a estrela de "Game of Thrones", Gwendoline Christie...Ver mais 

BBC / Getty Images

23/06/2023  10:45

"TITAN" Implode  

Por José A. Carvalho / Twenty4news

De acordo com as últimas informações da Marinha dos Estados Unidos da América, a posição dos destroços do Titan encontra-se a 500 metros do naufrágio do Titanic, o que sugere que o acidente tivesse ocorrido pouco depois de efetuar a descida, no domingo passado. A análise de dados acústicos, detetou uma anomalia consistente como uma “Implosão”. Foi com enorme pesar, que as autoridades comunicaram a perda dos cinco ocupantes, “todos eles, homens com espirito aventureiro, exploradores que compartilhavam uma paixão profunda por explorar e proteger os oceanos do mundo” de acordo com a OceanGate.

Fonte: Reuters

Photo by  AFP

22/06/2023  14:05

SOS "TITAN"

OceanGate Expeditions/Divulgação via REUTERS

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Numa corrida, contra-o-tempo as equipas de resgate procuram até hoje o submersível turístico com cinco pessoas a bordo que deixou de dar sinais, pouco tempo depois da descida ao cenário do naufrágio do mítico Titanic.

A busca, tem sido efetuada com veículos operados remotamente (ROV) nas áreas onde as aeronaves canadenses detetaram ruídos provenientes de um possível submarino, quem sabe do Titan. De acordo, com o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, à CBS na quarta-feira passada; “As sonoboias detetaram ruído na água. Não sabemos a origem desse ruído”.  

O submersível Titan, começou a sua descida às 08h locais de domingo e perdeu contato com o navio de superfície logo depois, num mergulho que duraria apenas duas horas. Nesse sentido, o ar necessário para os seus ocupantes sobreviverem está no limite, mas dizem os especialistas  que o prazo  depende de uma série de condicionantes. 

Entre os ocupantes do Titan, está o bilionário e aventureiro britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o seu filho Suleman, ambos cidadãos britânicos. O explorador francês Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush, fundador e executivo-chefe da OceanGate Expeditions também se encontram a bordo. Familiares e amigos, continuam otimistas e esperam muito em breve receber a melhor das notícias sobre os cinco ocupantes do Titan.

Fonte: Reuters

18/06/2023  16:35

Migrantes, morrem ao largo da Grécia

A foto, fornecida pela Guarda Costeira Helênica, mostra migrantes antes do barco adornar em mar aberto, ao largo da Grécia, a 14 de junho de 2023. 

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Infelizmente, é mais uma notícia trágica e desta vez a pior de sempre com cerca de 78 mortos e 104 sobreviventes dos 750 migrantes que seguiam a bordo, na tentativa de chegarem a bom porto e assim, melhorarem as suas condições de vida. O naufrágio, aconteceu nas águas mais profundas do mediterrâneo o que dificulta a operação de buscas e salvamento da embarcação, onde estarão presas centenas de pessoas dentro do porão. 

Os apelos, constantes das autoridades envolvidas nas investigações e dos ativistas sobre o movimento migratório, não passam de meros avisos e o facto é que a devastadora perda de seres humanos, resulta na falta de dignidade e respeito pelo valor mais nobre do planeta; a vida. 

Fonte: Reuters

11/06/2023  10:30

Messi, voa para Miami!

Lionel Messi anunciou que pretende juntar-se ao Inter Miami depois de se despedir do Paris St.Germain, campeão da liga francesa apesar de a sua saída estar inicialmente relacionada com o retorno ao FC Barcelona. Por razões de regras e fair play financeiro, o Barcelona  ficou de mãos atadas facilitando a ida do campeão do mundo para a Major League Soccer.  

A mudança também é uma grande vitória para a MLS, que de braços abertos recebeu Messi, acrescentando que ainda há muito para finalizar o acordo formal. Para quem não sabe, o Inter Miami é copropriedade do conhecido e ex-capitão da Inglaterra David Beckham, que foi uma das primeiras grandes estrelas europeias e que se mudou para os Estados Unidos, vencendo a MLS Cup duas vezes com o Los Angeles Galaxy.

Fonte: Reuters  

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

09/2023  04:20

Nova York, em alerta

O céu da cidade de Nova York, encontra-se coberto por uma palidez avermelhada provocada pelo enorme incêndio florestal do Canadá, deixando uma dúzia de estados norte americanos de alerta sob a qualidade do ar, pedindo às pessoas que não saiam de casa.

Doug Brugge, médico de saúde pública da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut disse; "Quanto maior a exposição, piores os riscos, mas mesmo em níveis abaixo dos padrões nacionais de segurança, essas partículas podem deixar as pessoas doentes."

Fonte: Reuters

Foto: REUTERS/Shannon Stapleton 

08/06/2023  20:25

"Kherson" - Civis, em risco máximo

Por José A. Carvalho/Twenty4news 


Vários quilómetros cúbicos de água cobrem a cidade de Kherson e provocam uma das maiores catástrofes de que há memória, numa guerra que parece não ter fim. Após a destruição da barragem de Kakhovka, cerca de duas mil pessoas foram evacuadas da zona controlada pela Ucrânia e os moradores que se oferecem como voluntários, percorrem ruas e avenidas alagadas com crianças em ombros e usam tudo o que podem para navegar à tona da água, em zonas que ultrapassam a sua própria altura. Este triste e grave acontecimento, deixará milhares de pessoas nas duas margens, sem água potável e inundará no decorrer dos próximos dias milhares de hectares de terras agrícolas, assim como deixará outros milhares de hectares de terreno privado de irrigação transformados em desertos. 

Apesar das acusações de ambos os lados, as investigações estão em curso e as últimas informações da EU, apontam como culpa possível o dedo aos Russos que tinham mais a ganhar com esta explosão de forma a evitar o avanço pelo Dnipro, na contraofensiva dos militares ucranianos.

Fonte: Reuters

Rescuers evacuate local residents from a flooded area in Kherson. June 7, 2023. REUTERS/Vladyslav Musiienko 

04/06/2023  12:25

India em lágrimas - Acidente ferroviário, único em décadas!

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Diz-se que acidentes acontecem, mas um acidente que é considerado o mais mortal em duas décadas na Índia, nunca deveria acontecer e infelizmente este ceifou a vida a pelo menos 275 pessoas na última sexta-feira e provocou 1.200 feridos. As causas definitivas do acidente ainda em investigação, apontam como causa possível a falha na sinalética que provocou a colisão de um comboio de passageiros em circulação contra um comboio de mercadorias que se encontrava parado. O embate violento provocou a saída do comboio de mercadorias para fora dos trilhos que atingiu um terceiro comboio de passageiros que passava no sentido oposto perto do distrito de Balasore.  

Os representantes oficiais de vários países incluindo o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa expressaram condolências.

Fonte: Reuters

Foto:  REUTERS/Stringer 

03/06/2023  00:32

Misano World Circuit e WorldSBK

Apoiando as vítimas das inundações da Emilia-Romagna:

Nos últimos dias, uma série de iniciativas foram iniciadas por nomes importantes do automobilismo, que generosamente doaram ao fundo criado pela Região Emilia-Romagna em colaboração com a  Agência Regional de Proteção Civil..ver mais 

Foto: Dorna WSBK

24/05/2023  23:28

Tina Turner, simplesmente a melhor

Até sempre!

 1939 – 2023

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Aos 83 anos, Tina Turner morre por doença prolongada na sua casa perto de Zurique na Suíça, depois de uma carreira brilhante que começou na década de 1950. Durante os primeiros anos do Rock and Roll  tornou-se um fenómeno e foi apelidada de,  “A Rainha”...mais  

Tina Turner se apresenta durante o teleton beneficente "Ein Herz fuer Kinder" (Um Coração para Crianças) em Berlim, Alemanha, 17 de dezembro de 2011. REUTERS/Tobias Schwarz/File Photo 

24/05/2023  18:53

Cannes estreia “Asteroid City”, de Wes Anderson 

Cast member Adrien Brody and Georgina Chapman pose. REUTERS/Gonzalo Fuentes 

The 76th Cannes Film Festival - Screening of the film "Asteroid City" in competition - Red Carpet Arrivals - Cannes, France, May 23, 2023. Cast member Bryan Cranston and Robin Dearden pose. REUTERS/Gonzalo Fuentes 

The 76th Cannes Film Festival - Screening of the film "Asteroid City" in competition - Red Carpet Arrivals - Cannes, France, May 23, 2023. Cast member Tom Hanks gestures next to Scarlett Johansson and Adrien Brody. REUTERS/Yara Nardi

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Estrelas, desfilam na red carpet do Festival de Cannes na noite de 23 de maio para assistirem à estreia da fábula “Asteroid City” do conhecido realizador Wes Anderson. Uma cidade e uma história fictícia narrada sobre o ano de 1950 sobre uma zona dos Estados Unidos conhecida pela sua cratera de meteoros e observatório que é invadida por um OVNI durante a realização de uma convenção de jovens cientistas.

Anderson e Roman Coppola escrevem em conjunto “Asteroid City” e juntam um elenco de luxo; Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Steve Carell, Bryan Cranston, Adrien Body e Margot Robbie.

O diretor, é conhecido pelo seu estilo visual singular e concorre pela terceira vez ao principal prémio do festival com um filme, que funcionou melhor do que era esperado para o elenco e equipa, durante todo o processo protocolar criado pela pandemia da COVID-19.

“Asteroid City”, recebeu críticas variadas, com elogios sobre o detalhe visual e alguma perda sobre a simplicidade no conteúdo emocional, ao contrário, o The Guardian classifica-o com quatro das cinco estrelas; esperemos pela reação dos grandes amantes da 7.ª arte.


Fonte: Reuters

Wes Anderson and cast members Rupert Friend, Scarlett Johansson, Jeffrey Wright, Bryan Cranston and Adrien Brody pose. REUTERS/Sarah Meyssonnier 

20/05/2023  23:00

Kalle Rovanpera

vence Rally de Portugal


Foto: João da Franca/ACP

Mercedes, 

cancela apresentação do seu F1

Foto: REUTERS/Chandan Khanna

Mau tempo,

cancela Grande Prémio de F1 em Imola  

Foto: REUTERS/Jennifer Lorenzini 

Manchester City,

conquista título da Primeira Liga

Foto: REUTERS/Carl Recine 

18/05/2023  23: 54

Foto: Stephanie Cardinale/Corbis/Getty images 

“Indiana Jones” estreia em Cannes

O 76.º Festival de Cannes, recebeu o ator Harrison Ford para estar presente na exibição do filme “Indiana Jones e o Mostrador do Destino”, 15 anos depois de ter pegado pela última vez no chicote e no chapéu do seu personagem arqueólogo de aventuras no grande ecrã. Harrison Ford, foi a estrela da noite para as celebridades e fãs que compareceram em massa para o verem em primeiro plano na Red Carpet. 

Com 80 anos de idade, terminará por aqui a representação do personagem "Indiana Jones”, com Harrison Ford a receber no Festival de Cannes a sua Palma de Ouro honorária.


Fonte: Reuters

11/05/2023  17:18

Os Storm Shadow, chegam à Ucrânia 

Os mísseis, de longo alcance fornecidos pelo Reino Unido, idênticos aos que equipam (ao centro) o Tornado GRA na imagem, permitem à Ucrânia uma defesa mais eficaz e segura para os pilotos ucranianos que ficarão mais longe da frente de ataque. A nova dor de cabeça dos russos, significa que o míssil de cruzeiro Storm Shadow, tem um alcance de mais de 250 km (de acordo com o fabricante) e voa a baixa altitude (evitando os radares) seguindo as orientações do foco preciso do seu sistema de infravermelhos até atingir o seu alvo.

Os constantes apelos de Zelensky, por mais armas modernas e eficazes ao Ocidente, permitirão uma maior ofensiva dos ucranianos e o recuo total das forças russas para fora das zonas que limitam a soberania ucraniana.      

Fonte: BBc News

Photo: Geoff Lee/MOD 

08/05/2023  18:45

Motorista Atinge Multidão No Texas, Matando 8 Pessoas

Por Ginger Adams Otis 

Oito pessoas morreram em Brownsville, Texas, no domingo quando um veículo embateu num grupo junto a uma paragem de autocarro perto de uma zona de sem-abrigos, frequentada habitualmente por migrantes. Vários migrantes estavam entre os mortos e feridos, disse o porta-voz do Departamento da Polícia de Brownsville, Martin Sandoval. Pelo menos, 10 pessoas foram levados para a urgência dos hospitais locais. Investigadores federais, foram ajudando a polícia a confirmar a identidade das vítimas. Brownsville é uma cidade fronteiriça adjacente a Matamoros, no México. A rota é movimentada com paragens no aeroporto e o terminal central de autocarros. O veículo, parecia estar a circular em excesso de velocidade. Segundo a polícia, nenhum motivo foi determinado e ficará para apurar, se o acidente foi causado por álcool ou outras substâncias, um possível evento médico, um acidente ou se foi deliberado.

Fonte: The Wall Street Journal

08/05/2023  18:32

Peter Campbell - Correspondente da Indústria Automóvel "Motor Global"


A Tesla, causou impacto nas salas de exposição de automóveis em todo o mundo, ao baixar os preços este ano. Os fabricantes rivais, de Detroit ao Japão começaram a ver os seus próprios modelos elétricos em segunda mão a desvalorizarem e a suas ações em queda livre, sinal de uma guerra aberta de preços num mercado que se avizinha, muito volátil. 

A Tesla, promete ir mais longe. O grupo de Elon Musk está disposto a sacrificar a rentabilidade para estimular a procura dos seus modelos, enquanto tenta atingir os ambiciosos objetivos de vendas que o tornariam, o maior fabricante de automóveis do mundo, até ao final da década.


Fonte: Financial Time

07/05/2023  19:31

Bautista, fim de semana perfeito em Barcelona 

O atual líder do campeonato, Álvaro Bautista, venceu três corridas das três na Catalunha. O piloto, conquistou a vitória na Corrida 2 à frente do companheiro de equipe Michael Ruben Rinaldi. Álvaro Bautista, deixa Barcelona com 236 pontos e 69 de vantagem sobre Toprak Razgatlioglu.

Fonte: FIM WorldSBK    

MundialSBK Resultados da Corrida 1 

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +8.864s

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +8.927s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +13.992s

5. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +14.206s

6. Iker Lecuona (Team HRC) +15.809s

Toprak Razgatlioglu, ficou em segundo lugar e conquistou o seu 91.º pódio, deixando a Yamaha mais perto do 400º pódio. 

Andrea Locatelli, foi o melhor dos restantes em quarto lugar, enquanto Aegerter foi quinto, o que significa que os três pilotos da Yamaha terminaram  nos cinco primeiros lugares. 

07/05/2023  18:57

Campeonato Mundial Finetwork FIM JuniorGP™

A primeira ronda em Portugal do Campeonato Finetwork FIM JuniorGP de 2023 não desiludiu, começando em grande estilo durante o fim de semana no emblemático Circuito do Estoril. Com nada menos que seis corridas no domingo, vimos quatro pilotos subirem ao degrau mais alto do pódio, com Nico Carraro (Aspar Junior Team) conquistando as honras do JuniorGP™, enquanto Daniel Muñoz (SP57 Racing Team) conquistou a vitória na nova era para o campeonato europeu de ações. Uma prova perfeita em solo português para dois pilotos, já que Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) e Brian Uriarte (Team Estrella Galicia 0,0) tiveram uma alegria a dobrar no Campeonato Europeu de Moto2™ e na Taça Europeia de Talentos, vencendo ambas as Corridas 1 e 2. 

Fonte: FIM JuniorGP™ World Championship

07/05/2023  00:04

Foto: Getty Images

Por: Mantej Mann | BBC Sport


Real Madrid, vence o Osasuna na final em Sevilha

O Osasuna, que disputava apenas a sua segunda final da Taça do Rei, ameaçou uma reviravolta quando Lucas Torro empatou. Rodrygo marcou duas vezes e deu ao Real uma vantagem inicial com o golo mais rápido (106 segundos) numa final da Taça de Espanha em 17 anos. A vitória do Real, garante o 20.º título da Taça do Rei, agora com as atenções voltadas para o jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, na terça-feira, contra o Manchester City.

06/05/2023  14:02  

Foto: Lusa | Neil Hall

Coroação do Rei Carlos III

Milhões de pessoas em todo o mundo, assistiram à cerimónia realizada na Abadia de Westminster. Carlos III tornou-se o 40º monarca reinante a ser coroado desde 1066.

Fonte: BBC News

Foto: Reuters 

Milhares na Coroação do Rei Carlos III

Quase 4.000 convidados, incluindo veteranos das forças armadas e funcionários do NHS e assistência social, e milhares de outras pessoas em áreas de visualização ao longo da rota e locais de triagem oficiais próximos, dos locais em que se realizaram as cerimónias. 

Fonte: BBC News

Foto: Reuters

O Rei Carlos III e a Rainha Camila, aparecem na varanda do Palácio de Buckingham

No que certamente será uma das principais imagens do dia, o recém-coroado rei e a rainha surgem na varanda e acenam para a grande multidão que se reuniu ao longo do "The Mall" para testemunhar a imagem singular.

Fonte: BBC News