30/01/2025 22:57
30/01/2025 22:57
Por Redação
Red Bull A KTM Factory Racing e a Red Bull KTM Tech3 revelaram as KTM RC16 de 2025 para o nono ano do fabricante na série e vão entrar na luta com o seu alinhamento mais forte até à data.
Red Bull KTM MotoGP 2025 Season Launch | Photographer Credit Sophie Fleischer / Red Bull ContentPool
Veja o vídeo de lançamento ocial de 2025 Red Bull KTM Factory Racing e Red Bull KTM Tech3AQUI A KTM tem como objetivo aumentar os seus números de sete vitórias em GP e duas vitórias em Sprint. Em 2025, a equipa será representada por talentos italianos, espanhóis e sul-africanos Quatro KTMs com o emblema Red Bull regressam ao campo de MotoGP pela primeira vez desde 2020 Red Bull A KTM Factory Racing e a Red Bull KTM Tech3 vão contar com talentos que garantiram cinco campeonatos do mundo e um total de 72 vitórias em todas as categorias. Todos os quatro pilotos venceram em Grandes Prémios.
A KTM GP Academy vai continuar a desenvolver e a ajudar os jovens pilotos que estão a percorrer o seu caminho desde a Red Bull MotoGP Rookies Cup até à Moto3™, Moto2™ e à classe rainha do MotoGP.
Brad Binder (29 anos, de Potchefstroom, com 17 vitórias, 2 no MotoGP) e Pedro Acosta (20 anos, de Múrcia, com 16 vitórias) vão fazer equipa para a Red Bull KTM Factory Racing. Enea Bastianini (27 anos, de Rimini, com 13 vitórias, 7 no MotoGP) e Maverick Viñales (30 anos, de Roses, com 26 vitórias, 10 no MotoGP) são os responsáveis pela Red Bull KTM Tech3 este ano e em todas as 22 rondas do campeonato que visitará 18 países.
Binder aproxima-se da sua sexta campanha no MotoGP e classificou-se entre os seis primeiros nas últimas quatro épocas consecutivas e entre os cinco primeiros nas duas últimas. 2025 será o seu sexto ano como parte da equipa Red Bull KTM no MotoGP. O sul-africano terá a companhia de Pedro Acosta, o mais jovem piloto da grelha, no seu segundo mandato e depois de um impressionante ano de estreia em 2024, onde terminou em 6º no campeonato e com cinco resultados no pódio. Tal como Binder, Acosta navegou pela "pirâmide" dos Grandes Prémios com as cores da Red Bull e pela KTM GP Academy em cada etapa.
Bastianini e Viñales são novos recrutas para a família, mas trazem uma riqueza de experiência, conhecimento e potencial para o acampamento. Bastianini esteve na box nove vezes (duas vezes no degrau mais alto) na época passada, terminando em P4 na classicação. O italiano conquistou um troféu de pódio pelo menos uma vez em todos os seus quatro anos na classe de MotoGP até agora. Viñales tem um enorme pedigree e já teve sucesso na categoria rainha com três fabricantes diferentes, o último dos quais no Red Bull Grande Prémio das Américas em 2024. Maverick foi o 7º melhor no ano passado, o que signica que a KTM vai ajudar quatro pilotos dos primeiros sete lugares da classificação a entrar na nova competição.
Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing: "É uma loucura pensar que esta é já a minha sexta época no MotoGP. Para ser honesto, 2024 foi o ano em que provavelmente aprendi mais. Ao chegar a 2025 sinto que me tornou um piloto muito melhor. O meu objetivo para esta época é pegar no que aprendi e dar o passo em frente para lutar com os pilotos da frente. Não estamos longe. Terminámos em 2º lugar no campeonato de Construtores, por isso ainda temos um pela frente. Quando vejo como as pessoas estão a trabalhar arduamente na fábrica e quanta energia existe nos bastidores, é claro que vamos lá chegar."
Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing: "Sem dúvida, 2024 foi um bom ano e ainda temos alguns objectivos que guardamos no bolso. Aprendi a controlar uma corrida e a adaptar-me ao MotoGP. Foi um sonho tornado realidade vir para a equipa de fábrica depois de ter estado na Moto3 e na Moto2. Ter o Brad como colega de equipa e ajudar a desenvolver a moto será também um ponto muito positivo. Ajudará o facto de ele ter muita experiência na classe e penso que faremos uma boa combinação. Os dois pontos mais importantes para 2025 serão a qualicação e as primeiras voltas da corrida. No ano passado, vimos que tínhamos ritmo para lutar por pódios ou vitórias, mas tivemos dificuldades na qualificação. Por isso, estes dois pontos serão os mais importantes para melhorar durante esta época."
Enea Bastianini, Red Bull KTM Tech3: "Estou muito curioso para esta época. Temos de manter a calma no início porque é importante compreender a moto e a equipa. Mas estou motivado e penso que a partir da terceira ou quarta corrida podemos ser competitivos. Quando experimentei a mota, percebi todo o potencial e é impressionante a forma como se pode ir até ao limite da curva e como a caixa de velocidades é mais rápida, é tão rápida. Por isso, sim, estou muito impressionado".
Maverick Viñales, Red Bull KTM Tech3: "Vestir as cores da Red Bull KTM é uma sensação muito boa. Desde miúdo que as vejo no motocross, nas corridas... por isso, é uma equipa de sonho para mim. O meu primeiro pensamento sobre a KTM RC16 foi: "Uau, isto é uma besta, é rápida!". Lembro-me que em Montmeló era muito rápida, e isso é importante na nova era do MotoGP, já que a maior parte da corrida são as primeiras cinco ou seis voltas. No primeiro ano, quando se vai para uma mota nova, é preciso estar sempre concentrado, sempre aberto a novas experiências. Sempre que se vai para uma nova pista é uma experiência completamente diferente dos anos anteriores, por isso é preciso ter uma mentalidade aberta e estar muito concentrado, por isso o meu objetivo é estar concentrado e ser capaz de dar o meu máximo. O bom é que, assim que subo para a KTM, sinto-me em casa. É uma mota de que gosto, que se adapta ao meu estilo de condução, ao entrar na curva. Por isso, isto é muito importante".
Aki Ajo, Diretor de Equipa, Red Bull KTM Factory Racing: "Estamos entusiasmados com a época que temos pela frente. Temos trabalhado arduamente durante o inverno para desenvolver o nosso projeto e a RC16 para sermos ainda mais rápidos e melhores do que na época passada. O nosso objetivo é elevado, mas estamos preparados para continuar a trabalhar arduamente, e é uma alegria ter pessoas tão competentes e dedicadas no projeto e na empresa. A nossa motivação é elevada e acredito que zemos alguns progressos importantes para melhorar o nosso desempenho. Temos também pilotos fortes e experientes, e estamos todos muito motivados e ansiosos pela ação da nova época de 2025. Obrigado a todos os funcionários, parceiros e à direção e a todas as pessoas da KTM que demonstraram um grande apoio ao projeto MotoGP. Estamos prontos para correr".
Nico Goyon, Diretor de Equipa, Red Bull KTM Tech3: "A espera nalmente acabou e estamos todos muito entusiasmados com o início da nossa temporada de MotoGP de 2025. Estamos de volta às cores da Red Bull KTM, com dois talentos fantásticos, que estamos todos muito entusiasmados por receber entre as nossas leiras. O Maverick e o Enea são ambos pilotos extremamente experientes, acumulando entre os dois 17 vitórias e mais de 50 pódios no MotoGP, e vão formar a linha mais forte que a Tech3 alguma vez teve. Acreditamos que ambos serão uma excelente opção para o nosso projeto e um forte trunfo para a marca. Estamos gratos à Red Bull KTM por nos ter tornado dois pilotos brilhantes e vamos fazer tudo o que pudermos para levar o projeto de MotoGP para o próximo nível."
Pit Beirer, Diretor da KTM Motorsports: "Tem havido muitas perguntas, mas temos sido claros desde o último dia da época de 2024: estamos aqui para correr e levamos muito a sério o sucesso neste fantástico campeonato que espalha o motociclismo e as corridas de motos a muitos cantos do mundo. 2025 começou em força para nós com a importante vitória no Dakar e também com a vitória no AMA Supercross, agora é um verdadeiro prazer apresentar as nossas equipas de MotoGP e ver a nossa moto pronta para correr pelo nono ano consecutivo. A competição é uma grande parte do ADN da KTM e nós estamos empenhados. Para a próxima época e com Brad, Pedro, Enea e Maverick, bem como toda a experiência e conhecimento nas boxes, há muita positividade e adrenalina para começar. Esta época pode ser muito importante para nós, e espero que assim seja."
Agora, o teste IRTA no Circuito Internacional de Sepang e o caminho para Buriram e o Grande Prémio da Tailândia para a primeira ronda de 22, de 28 de fevereiro a 2 de março.
Datas da pré-época de 2025 do MotoGP : 5 a 7 de fevereiro: Teste IRTA de MotoGP da Malásia (Circuito Internacional de Sepang) 9 de fevereiro: Lançamento do MotoGP 2025 (Banguecoque) 12-13 fevereiro: Teste IRTA do MotoGP da Tailândia (Circuito Internacional de Buriram).
Fonte: Red Bull