21/02/2025 18:22
21/02/2025 18:22
Por José A. Carvalho/Twenty4news
Phillip Island, Austrália
As condições eram quase perfeitas no dia de abertura da temporada WorldSBK de 2025 no Phillip Island Grand Prix Circuit. Com céu azul e temperatura da pista a 35°C, equipes e pilotos tiveram a oportunidade ideal para se prepararem para a rodada inaugural do ano.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) | Créditos: WorldSBK
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) foi o grande destaque do dia, dominando ambas as sessões de 45 minutos. O italiano completou 36 voltas no circuito de 4.445 km e cravou o melhor tempo de 1'28.790, garantindo uma liderança confortável.
Andrea Iannone (Team Pata Go Eleven) terminou o dia na segunda posição, mas ficou a mais de quatro décimos de segundo de Bulega. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), bicampeão mundial, sofreu um leve acidente na Curva 4 durante o Treino Livre 2, mas ainda assim encerrou o dia como o terceiro mais rápido.
O atual campeão mundial, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), foi o único piloto fora da Ducati a figurar entre os cinco primeiros. O turco também enfrentou dificuldades ao cair na Curva 4. A pré-temporada não foi fácil para Razgatlioglu, que sofreu uma fratura no dedo indicador direito, limitando o seu tempo de pista com a recém-homologada BMW M 1000 RR 2025.
A temporada de 2025 também marca o retorno da Bimota ao grid do WorldSBK. Alex Lowes, representando a marca na Kawasaki Racing Team, terminou o dia em nono, completando 40 voltas.
Entre os destaques, Yari Montella (Barni Spark Racing Team) mostrou um forte desempenho ao finalizar na oitava posição. O novato italiano, vencedor de duas corridas de Supersport na Austrália no ano passado, impressionou nos treinos livres. O seu companheiro de equipe, Danilo Petrucci, também brilhou ao garantir o quarto melhor tempo do dia.
Com um grid competitivo e diversas narrativas, a temporada de 2025 promete ser uma das mais emocionantes da história do WorldSBK.
P1 – Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati)
"Foi um dia muito bom. Tentamos melhorar um pouco nos testes e acho que fizemos algum progresso. Foram apenas pequenas melhorias, mas ainda assim alguma coisa. Amanhã, a temperatura da pista estará muito mais alta. Precisamos de entender com a equipe se precisamos ajustar algo na moto ou no meu estilo de pilotagem. Nos testes, fui o mais rápido, mas a corrida é sempre diferente. Há muito mais coisas para controlar, especialmente aqui, com a corrida de bandeira a bandeira. O pit stop é mais uma coisa para prestarmos atenção. Além disso, no pitlane, estou à esquerda no meio de muita mecânica."
P2 – Andrea Iannone (Team Pata Go Eleven)
"Comparado ao teste, acho que as condições estavam um pouco piores hoje. Parece melhor do lado de fora porque temos sol, mas o asfalto perdeu aderência. O desempenho da moto é um pouco menor porque com a temperatura quente há menos aderência. Você desliza mais, a traseira gira mais, então é um pouco difícil. Acho que mantivemos o mesmo desempenho dos testes. Para todos, é um pouco mais difícil hoje. Nicolo e eu estamos mais ou menos no mesmo nível e isso é importante. Com certeza, tentaremos ajustar a moto um pouco mais. Queremos dar um pequeno passo à frente com a configuração e espero que consigamos isso.”
P3 – Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
“A sexta-feira foi positiva. Este é o início da temporada, o início do fim de semana e senti-me muito bem na moto. Já trabalhamos na configuração da corrida durante os testes. Hoje, pude concentrar-me apenas em ajustar pequenos detalhes na moto que ajudam-me a aproveitar a pilotagem. À tarde, as temperaturas da pista estavam mais altas e isso foi algo que não experimentamos durante o teste. Lutamos um pouco com a aderência traseira, especialmente na inclinação máxima. O nosso ritmo não foi mau. Nicolo está talvez um passo à frente do resto, mas sentime bem na moto. Para mim, o importante é continuar a construir confiança.”
P5 – Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team)
“Primeiro, a minha mão está bem. Quando vi que estava a ir para a grama com a moto, simplesmente pulei porque as minhas mãos e dedos são muito importantes. Temos três corridas aqui. O freio motor falhou, não sei porquê, perdi a frente imediatamente. Continuaremos a trabalhar e tentaremos encontrar uma configuração para a corrida. Não é fácil porque a condição geral está boa. Não estou feliz. A moto não funciona como no ano passado porque depois que eles mudaram o chassi, ela está completamente diferente. A moto não está a virar, não está a parar, não está a aderir. Tudo está diferente. Espero que encontremos algo para lutar pelos cinco primeiros porque não posso dizer três primeiros. Foi um dia muito difícil para mim, mas amanhã, tentaremos novamente a melhorar em alguma coisa. Espero que melhoremos.”
Fonte: WorldSBK