Cardápio by António Costa

27/06/2023  23:19

Portugal, no mundo estrelado da Michelin 

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Definitivamente, os restaurantes portugueses figuram no Guia Michelin e são reconhecidos em todo o mundo, com quarenta e cinco restaurantes galardoados em 2023 e o Algarve a manter oito restaurantes com estrela Michelin, dois dos quais com duas estrelas e um novo com o símbolo Bib Gourmand.  

Os Chef´s portugueses, demonstram ser exímios na cozinha de alta qualidade e tudo farão para melhorar a qualidade dos ingredientes, técnicas culinárias e sobretudo o sabor. Desta forma, os seus restaurantes estarão sempre preparados para receber um inspetor a qualquer momento e sem qualquer pré-aviso. Uma estrela Michelin, pode ser o prémio mais baixo, mas ainda é um grande prémio e pode denotar um novo talento culinário que pode ser observado no futuro. Apenas, uma pequena proporção de restaurantes em todo o mundo, detém pelo menos uma estrela – atualmente a cidade com mais estrelas é Tóquio, com 161 restaurantes com uma estrela Michelin entre dezenas de milhares em toda a cidade.      

Em Portugal, os restaurantes que se mantêm estrelados, na região algarvia, são: Ocean (do chef Hans Neuner, na Vila Vita, em Alporchinhos, Lagoa) e Vila Joya (Dieter Koshina, Albufeira), ambos com duas estrelas, e ainda A Ver Tavira (Luis Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Palmares, Lagos), Vistas (Rui Silvestre, Sesmarias, Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro, Lagoa), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil, Loulé) e ainda Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão), todos com uma estrela.

O concelho de Lagoa é o que tem mais restaurantes com estrela Michelin (dois), sendo que os restantes se espalham por Lagos, Portimão, Albufeira, Loulé, Tavira e Vila Real de Santo António.

O restaurante À Mesa, do chef João Dias, em Tavira, foi galardoado com o símbolo Bib Gourmand, que, na simbologia do Guia Michelin, significa uma boa relação entre qualidade e preço, mas que, nos bastidores, são já conhecidos como «as verdadeiras escolhas dos inspetores». Vem assim juntar-se aos restaurantes Avenida (Lagos), O Marinheiro (Albufeira) e Check-in (Faro), que já detinham esse galardão.

O chef Louis Anjos, do Al Sud, situado no golfe de Palmares, em Lagos, já reagiu à manutenção da estrela Michelin: “Estou muitíssimo satisfeito e realizado por mais uma conquista para o Al Sud Palmares. Seguimos uma filosofia que reflete a valorização da gastronomia portuguesa e dos produtos locais, numa busca pela autenticidade e pela recordação da memória do receituário típico da culinária algarvia. Assim, uma estrela Michelin para o Al Sud Palmares é uma certificação para a qualidade dos produtos regionais desta zona do país”.

Na gala ibérica de apresentação da nova edição do Guia Michelin, Portugal passa a ter mais cinco novos restaurantes estrelados.

Na próxima edição de 2024, finalmente Portugal terá o seu Guia Michelin que será apresentado a 27 de fevereiro, em Albufeira no NAU Salgados Palace. O objetivo, segundo os responsáveis da publicação francesa, é “celebrar e valorizar a crescente excelência da cena gastronómica portuguesa”. Na gala, Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin, disse; “queremos contribuir para a promoção de Portugal como destino gastronómico europeu incontornável”.


Guia Michelin Portugal 2023
7 Restaurantes com 2 estrelas (2 no Algarve)
31 Restaurantes com 1 estrela (5 novos) (6 no Algarve)
7 Novos restaurantes com Bib Gourmand (1 no Algarve)

2 ESTRELAS


1. Alma (Lisboa)
2. Belcanto (Lisboa)
3. Casa de Chá Boa Nova (Leça da Palmeira)
4. Il Gallo d’Oro (Funchal)
5. Ocean (Alporchinhos, Lagoa)
6. The Yeatman (Vila Nova de Gaia)
7. Vila Joya (Albufeira)

1 ESTRELA

1. 100 Maneiras (Lisboa)
2. A Cozinha (Guimarães)
3. A Ver Tavira (Tavira)
4. Al Sud (Lagos)
5. Antiqvvm (Porto)
6. Bon Bon (Carvoeiro, Lagoa)
7. Casa da Calçada (Amarante)
8. Cura (Lisboa)
9. Eleven (Lisboa)
10. Encanto (Lisboa) – novo no guia
11. Eneko Lisboa
12. Epur (Lisboa)
13. Esporão (Reguengos de Monsaraz)
14. Euskalduna Studio (Porto) – novo no guia
15. Feitoria (Lisboa)
16. Fifty Seconds by Martin Berasategui (Lisboa)
17. Fortaleza do Guincho (Cascais)
18. G Pousada (Bragança)
19. Gusto (Almancil)
20. Lab by Sergi Arola (Sintra)
21. Kabuki Lisboa – novo no guia
22. Kanazawa (Lisboa) – novo no guia
23. Le Monument (Porto) – novo no guia
24. Loco (Lisboa)
25. Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu) – galardoado com Estrela Verde (Novidade)
26. Midori (Sintra)
27. Pedro Lemos (Porto)
28. Vila Foz (Porto)
29. Vista (Praia da Rocha, Portimão)
30. Vistas (Vila Nova de Cacela)
31. William (Funchal)

BIB GOURMAND – NOVIDADES 2023

1. À Mesa – Tavira
2. Carnal – Lisboa
3. Gruta – Porto
4. Ofício – Lisboa
5. Rio by Paulo André – Vila do Conde
6. Semea by Euskalduna – Porto
7. Zunzum Gastrobar – Lisboa

Voltar