Cultura & Lazer

22/05/2023  23:51

Foto: Fátima Campos / Twenty4news


Cante Alentejano | Odemira

Por António Silva Campos / Twenty4news

O Cante Alentejano, uma das mais conhecidas expressões de música tradicional no Alentejo, foi classificado pela UNESCO, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Ao chegar à Vila de Odemira, localizada no sudoeste do Distrito de Beja e inserida na sub-região do Alentejo Litoral pertencente à região do Alentejo, deparamos com uma sinalética que nos dá conta de um monumento ao Cante Alentejano.

Este monumento foi inaugurado precisamente 8 anos depois, no dia 27 de novembro de 2022 depois de, durante uma reunião do comité da UNESCO, em Paris, ter sido atribuída tão digna classificação ao Cante Alentejano. Estiveram presentes na inauguração, entre outras entidades, o Sr. Ministro da Agricultura, Pedro Adão e Silva e o Sr. Presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

Com este monumento, o município de Odemira pretende prestar homenagem ao Cante alentejano e aos seus intérpretes perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a continuarem esta prática expressiva tradicional, num compromisso com o processo de afirmação da cultura local.