Cultura & Lazer

17/05/2023  23:03

Fotogaleria: José A. Carvalho / Twenty4news

UNISSEIXAL – Universidade Sénior do Seixal


Por António Silva Campos / Twenty4news


A Universidade Sénior do Seixal designada pela sigla Unisseixal é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação e que se preocupa com o bem-estar não só dos seus associados, mas também da população do município em geral.

A Unisseixal está aberta aos maiores de dezoito anos, mas, face à sua natureza dá a prioridade aos que tenham mais de cinquenta.

A Unisseixal iniciou a sua atividade em janeiro de 2007 com 239 alunos tendo ao longo destes anos vindo a crescer a ponto de, no corrente ano letivo, 2022/2023 ser frequentada por 972 alunos agrupados em turmas unidisciplinares em que são lecionadas 146 disciplinas diferentes, ministradas por 84 professores. Tem como objetivos principais:


Para além das aulas, que se estendem das 09:30 às 18 horas, a Unisseixal promove ainda outras atividades de cunho recreativo e cultural, nomeadamente festas, convívios, passeios, visitas de estudo, palestras, colóquios, exposições, lançamento de livros, oficinas de trabalho, récitas, jogos, atuações dos vários grupos de música, e representações teatrais.


A atual sede foi inaugurada em 18 de setembro de 2021 e situa-se na rua General Humberto Delgado, número 2A, no Fogueteiro, no lugar do antigo Grémio da Lavoura de Almada e Seixal.

O presente ano letivo está prestes a terminar e entretanto já se iniciaram várias atividades que decorrerão até ao dia 22 de junho data de término das aulas e nas quais os alunos têm a oportunidade de exibir a diversidade de conhecimentos e técnicas que foram adquirindo ao longo do ano bem como apresentar, através de várias exposições, os trabalhos que realizaram, como é o caso das turmas de aguarelas que decorre presentemente nas instalações e que aqui se ilustra.

A Unisseixal está de parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar ao longo destes últimos 16 anos em prol dos seniores do Concelho sendo de toda a justiça aqui ficar, o reconhecimento a todos os que se dedicaram e dedicam para tornar possível este sucesso.