28/01/2024  02:40

Gala do Desporto Seixal 2024

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Seixal, desporto e inserção social

No desporto de lazer ou de alta competição o concelho do Seixal desde o 25 de abril é hoje uma inspiração para milhares de pessoas, o desporto e a atividade física atualmente são parte de um estilo de vida que ultrapassa o urbanismo do concelho, contribuindo para o bem-estar, mental e espiritual da população. É palco, através do seu espaço público, do seu urbanismo moderno, da manutenção do seu património, de diferentes modalidades e de diferentes formas de promover a criação de hábitos mais saudáveis. O desporto, não tem a ver com vencer, mas sim com ajudar a construir comunidades mais fortes, mais saudáveis, mais felizes e mais seguras. A Câmara Municipal do Seixal, defende e apoia projetos para fortalecer as comunidades através do desporto, quebrar barreiras e construir pontes onde normalmente existem limites, apoia o desporto porque acredita que ele pode ser compreendido através de culturas, línguas e religiões que muitas vezes causam muita divisão na sociedade que hoje deixaram de ser uma barreira.     

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Não chega ter visão e defender valores, mas partilhar e participar com um objetivo comum. Durante algum tempo, a opinião publica era a de que a política não deveria estar relacionada com o desporto, que não era saudável, que o desporto e os seus eventos deveriam estar ausentes. Deste ponto de vista, o desporto é uma instituição que tende a reproduzir o “status quo” social existente e, ao fazê-lo, pode estar ao serviço dos políticos ou partidos políticos que estão atualmente no poder e nesse sentido é de alguma forma, um modelo ou metáfora para a vida social tornando-o um ponto de referência nos ideais e valores que expressão as ideologias de quem gere ou governa. 

No passado dia 27 de janeiro, a Gala do Desporto do Seixal 2024 reconheceu os atletas que se destacaram na época de 2022/2023 numa cerimónia presidida por Paulo Silva, Presidente da Câmara do Seixal que em exclusivo, para o Twenty4news, disse: “Temos sido pioneiros em muitos eventos desportivos, como é o caso da Seixaliada que é sem dúvida o maior evento do desporto popular do país e num mês engloba cerca de 20 mil participantes em 70 modalidades e para nós, isso é muito importante porque queremos que o desporto seja para todos e cerca de dez por cento dessas modalidades são de desporto adaptado. Temos também, um trabalho muito grande para executar todo este plano de desenvolvimento do desporto e contamos para esse efeito, com o nosso movimento associativo, constituído por excelentes associações, coletividades e dirigentes com capacidades que fazem este trabalho em conjunto. Apostamos, nas infraestruturas de grande qualidade, como é o caso do Pavilhão Municipal Cidade de Amora, (onde nos encontramos) que inauguramos no final do ano passado.” Sobre a cerimónia, Paulo Silva acrescentou: “Fazemos hoje, esta singela homenagem a 543 atletas que mais se destacam e que demonstra sem dúvida a dinâmica que o desporto tem no Concelho do Seixal. Nos últimos quatro anos, investimos 25 milhões de euros em instalações desportivas e são sempre necessárias mais, num concelho com 170 mil habitantes e um dos mais jovens do país que oferece uma excelente qualidade de vida. Um desporto para todos, tem que ter em consideração os seus campeões regionais, distritais e nacionais”, afirmou o Presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.

Nesse sentido e como exemplo, os vice-campeões nacionais em 2023 de Futsal da Associação de Surdos do Concelho  do Seixal (presentes na cerimónia para serem homenageados), com cerca de vinte e cinco elementos no grupo, representam o nosso país e em especial o concelho e sentem enormes dificuldades económicas e logísticas, contando apenas com o apoio camarário e o espírito de corpo da equipa como a soma de todas as partes e um valor acrescentado nas aspirações da associação, conforme nos transmitiu Teresa Miranda, intérprete de Língua Gestual através dos responsáveis do grupo: “As dificuldades são muitas, apenas recebemos a ajuda preciosa da Câmara do Seixal”. Esta ajuda, permite à equipa treinar nesta fase de preparação, para a competição em Espanha que conta para o Campeonato Europeu de Futsal para Surdos, entre os dias 4 e 11 de fevereiro próximo, usando o Torneio do Seixal por falta de instalações para o efeito. Marco Ribeiro, pivô e o melhor jogador da equipa, sublinha: “Eu gostaria de chegar ao nível dos jogadores profissionais, sei que não é fácil com todas as dificuldades que sentimos. Neste momento estamos no sétimo lugar do campeonato e temos muito ainda que caminhar até chegar ao primeiro lugar, esse é o nosso principal objetivo. Se não for possível, o mais importante é ganhar experiência e estarmos preparados para novos desafios.”

No atletismo, Joaquina Flores é mais um exemplo de resiliência de uma atleta sénior que dignifica o desporto mundial e nos deixa orgulhosos, como porta-estandarte do concelho do Seixal. Em entrevista exclusiva para o Twenty4news a atleta disse: “Sou uma sortuda com o carinho que levo de toda a gente ao ser homenageada hoje, não tem explicação, é uma sensação única e só minha. É este carinho que me dá força, desde os meus cinquenta anos, altura em que me iniciei no atletismo (risos), comecei um pouco tarde e ainda corro hoje, com 83 anos de idade. Nunca desisti numa prova, sou recordista do mundo da maratona, meia-maratona, dez mil, cinco mil e mil e quinhentos metros...modestamente sou um caso singular, único no mundo como a atleta mais medalhada na especialidade e com mais recordes batidos. Mas isso, só tem sido possível por ser a mulher que sou. Não tenho apoios de ninguém, tudo tem sido do meu esforço pessoal, nunca ninguém me deu nada, nem a Câmara Municipal do Seixal” afirmou a atleta. 

Finalmente, compete-nos lançar o desafio a Paulo Silva, Presidente da Câmara do Seixal: - Para quando Sr. Presidente, o apoio à Joaquina Flores e quem sabe a outros atletas que representam o concelho e dignificam o desporto de forma a fazer cumprir o primeiro ponto dos valores propostos pela câmara, que citamos: “Valorização das pessoas: a principal riqueza do município é a sua população enquanto fonte de solidariedade, criatividade, inovação e competitividade. É esta riqueza social que pode constituir-se como um fator de inovação em todas as políticas municipais”, (fim de citação).