Cultura & Lazer

25/05/2023  01:09

EFEMÉRIDES 

Por António Silva Campos

25 de maio é o 145.º dia do ano no calendário gregoriano (146º em anos bissextos)

É o dia de Feriado Municipal de Mirandela e Santana.

Neste dia…

… em 1420, o Infante Dom Henrique foi designado governador da Ordem de Cristo. 

Não confundir a Ordem de Cristo com a Ordem Militar de Cristo.

A Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo era originalmente uma ordem religiosa e militar e foi criada em 14 de março de 1319. Recebeu o nome de Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo ou Ordem da Milícia de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi herdeira das propriedades e privilégios da Ordem do Templo.

Em Maio desse mesmo ano, numa cerimónia solene que contou com a participação do Arcebispo de Évora, do Alferes-Mor do Reino D. Afonso de Albuquerque e de outros membros da cúria régia, o rei Dom Dinis ratificou, em Santarém, a criação da nova Ordem.

Foi-lhe concedida como sede o castelo de Castro Marim mas em 1357 já a sede tinha sido instalada em Tomar, anterior sede templária.

Em 1789 a Ordem de Cristo foi secularizada, tornando-se uma ordem honorífica até à sua extinção, em 1910, com a implantação da República Portuguesa. A ordem foi refundada em 1917 como a Ordem Militar de Cristo e é presidida pelo seu grão-mestre, o Presidente da República Portuguesa. 

…em 1911, foi fundado o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa, Portugal.


… em 1940, deu-se o início da Batalha de Dunquerque na Segunda Guerra Mundial.

A Batalha de Dunquerque foi uma batalha durante a Segunda Guerra Mundial que durou de 25 de maio a 4 de junho de 1940. Uma enorme força britânica e francesa ficou encurralada por uma divisão panzer alemã a norte de França e entre o canal costeiro de Calais. Mais de 300 000 soldados aliados foram evacuados por via marítima.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de “guerra total”, os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

 Fonte: Wikipédia