27/06/2024  16:27

Rota de Arte Urbana imperdível entre os Olivais e o Beato

Por Redação

Das peças feitas com azulejos aos murais com mensagens importantes, existem várias obras de arte urbana para apreciar entre os Olivais e o Beato.

A área entre os Olivais e Beato está a tornar-se cada vez mais trendy, com elementos culturais como peças de arte urbana que embelezam várias partes da cidade e acrescentam cor e alegria à rotina daqueles que têm a sorte de passar por elas todos os dias. Destacamos algumas destas verdadeiras obras-primas:

Mural “Cheira Bem, Cheira a Lisboa”, Los Pepes, nos Olivais

1. Mural “Cheira Bem, Cheira a Lisboa”, Los Pepes, nos Olivais: Localizado no topo do IDB Lisbon – Innovation & Design Building, esta peça é uma celebração da cidade de Lisboa, com uma paleta de cores vibrante e elementos que lembram a cultura lisboeta, como os icónicos elétricos e azulejos. A obra oferece uma vista panorâmica da cidade e é um dos destaques do topo do edifício, tendo origem no Collision Project, uma plataforma da Jamestown para artistas colaborarem e expressarem ideias usando o ambiente construído como tela, com o objetivo de tornar a arte acessível e divertida, tanto para o espectador como para os criadores.

Mural de Azulejos dos Super-heróis, por Erró, no Parque das Nações

2. Mural de Azulejos dos Super-heróis, por Erró, no Parque das Nações: Perto do Pavilhão de Portugal, este mural é composto por azulejos que retratam super-heróis de banda desenhada e ícones da cultura pop – uma verdadeira obra-prima para os fãs destas figuras.

“O Respeito entre Povos”, por LS, em Marvila

3. “O Respeito entre Povos”, por LS, em Marvila: Localizado na Rua José do Patrocínio, em Marvila, esta obra de LS tem quase todas as cores imagináveis e um rosto feminino, que visa chamar a atenção para a discriminação religiosa e racial.

Mural de D*Face no Parque das Nações


4. Mural de D*Face no Parque das Nações: Através da estética dos comics e de elementos icónicos da cultura pop, D*Face critica a sociedade moderna e a sua relação com a identidade e o consumo, refletindo o impacto cultural e social da globalização. Para ter um vislumbre desta obra de arte, basta passar pela Avenida Aquilino Ribeiro Machado.

“Capital da Inovação", por João Varela, no Beato

5. “Capital da Inovação", por João Varela, no Beato: O multifacetado artista João Varela, que chegou a criar rampas de skate no IDB Rooftop, foi responsável por assinalar a vitória e o título de Lisboa como Capital Europeia da Inovação com a criação de um mural no Beato Innovation District, que celebra a inovação, a criatividade e a transformação urbana.

Este itinerário é uma boa opção para um passeio de fim de semana, ou mesmo para os mais curiosos descobrirem a origem e criadores de algumas das obras de arte urbana entre os Olivais e o Beato. Cada peça oferece uma perspectiva única e uma reflexão sobre temas importantes, desde a inovação e empreendedorismo, à discriminação e questões sociais contemporâneas.

Fonte: Lift