9.ª edição

Millennium Estoril Open

03/04/2024  22:30

João Sousa despede-se e os portugueses agradecem

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Não interessa contas vezes ganhou mas o que fez para conseguir isso, na melhor das hipóteses, ele era igual a qualquer um. João Sousa, é um jogador (sim ainda é um jogador), que toca a bola com elegância, agilidade e velocidade e quase sempre encontra maneira de a recuperar, por isso e muito mais, em Portugal é o melhor e no mundo ficou entre os melhores.

Fotos | Créditos: Millenium Estoril Open 

Emotivo, nas derrotas crescia com determinação e vontade de vencer e vencia pela sua compostura, seriedade e sucesso contra todas as adversidades dentro e fora da quadra. Com vários títulos ganhos, despede-se orgulhosamente dos feitos de outrora e a nossa alegria de o ver jogar, ficará guardada na memória de todos os portugueses que hoje abraçam o João Sousa e dizem: “Obrigado Conquistador.”

De acordo com a prestação no jogo de hoje: “É um dia especial pelo momento, obviamente, não pela derrota, mas também era um bocadinho expectável. Acho que, apesar de não estar nas melhores condições físicas, dei tudo nos últimos tempos para estar a 100% aqui. E, apesar de tudo, acho que não fiz um mau encontro. Eu acho que é muito mérito do Arthur (Fils), que acho que fez um excelente encontro”, referindo-se João Sousa ao resultado de 7-5 e 6-4 diante do francês, na primeira ronda do Estoril Open. Apesar do resultado: “Não é um momento de tristeza, é um momento de alegria, porque acho que, independentemente de tudo, sempre dei o meu melhor. Estou de consciência tranquila. As pessoas, às vezes, perguntam-me acerca disso. Eu estou de consciência tranquila. Dei o meu melhor sempre para ser melhor jogador, para tentar alcançar os meus objetivos. E, como digo, independentemente da derrota, obviamente gostaria de ter dado vitórias aos portugueses, mas não foi possível. E, portanto, tenho que aceitar isso com naturalidade. Sinto-me realizado. O ténis é um desporto muito exigente. A competição todas as semanas, aquele nervosismo miudinho antes da competição. É difícil de gerir. E saber que não o vou ter, não sei se vou sentir falta disso ou não, mas, neste momento, também me senti aliviado”, concluiu Joáo Sousa. 

01/04/2024  19:07

Dominic Thiem vence Maximilian Marterer e Nuno Borges salva match point

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Estoril, 01 de abril -  O austríaco obteve uma vitória suada por 6-1, 6-7(3), 6-4 sobre Maximilian Marterer para caminhar para a segunda fase do ATP 250 português.

Millennium Estoril Open - Dominic Thiem | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com um início rápido de jogo, Dominic teve uma excelente recuperação depois de uma fraca exibição no tie breack do segundo set até conquistar a sua segunda vitória no torneio do ano, a seguir à vitória da Áustria na Copa Davis. Satisfeito com a sua prestação, concluiu: “Foi um ótimo jogo, um grande set. No segundo set, o Max começou a jogar melhor e foi uma partida muito aberta, uma grande batalha. Estou muito feliz que no final tudo aconteceu como eu queria.”  

Roberto Bautista foi outro ex-jogador do Top 10 que também garantiu o seu lugar na segunda ronda ao derrotar Miomir Kecmanovic por 6-1 e 7-5 na sua primeira vitória frente a um jogador do Top 50. 

Millennium Estoril Open - Nuno Borges  |  Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Finalmente, Nuno Borges o grande tenista português venceu o francês Lucas Pouille por 0-6, 7-6(6), 6-3 ao conquistar todos os pontos de serviço, exceto dois, no set decisivo depois de 02:21`. Borges segue para a quarta ronda satisfeito com a sua prestação: “No final, foi um misto de querer muito e ao mesmo tempo não estar a fazer nada. No terceiro set senti que estava por cima e comecei a sentir-me mais confortável no campo, com as minhas decisões e jogadas. Este jogo mentalmente valeu por três e foi mais coração do que ténis.” No próximo jogo será contra Lorenzo Musetti, terceiro cabeça de série e 24.º do ranking mundial.   

31/03/2024  10:00

Millennium Estoril Open, inaugura os courts com a primeira ronda de qualificação

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Este sábado o torneio arrancou com a disputa do “qualifying” entre os atletas que se juntarão aos 23 com entrada direta no quadro principal. A competição portuguesa conta com os primeiros cabeças de série Casper Ruud (8), Hubert Hurkacz (9) e Lorenzo Musetti (24) eliminados do Masters 1000 de Miami nos oitavos de final.

Millennium Estoril Open (1.ª ronda qualifying) Jaime Faria | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Jaime Faria, o atual 211.º classificado do ranking mundial venceu o eslovaco Lukas Klein pelos parciais 6-4-6-7(3) 6-1, depois de estar a perder por 3-1, está pela primeira vez no quadro principal de um torneio ATP 250 e terá possivelmente pela frente Nuno Borges, Dominik Koepfer, Constant Lestienne e João Fonseca. Relativamente à sua vitória, Jaime Faria disse: “Estou muito feliz e orgulhoso do trabalho que tenho vindo a fazer e da equipa técnica que tenho. Esta vitória é muito importante e uma sensação que nunca tinha sentido antes.” 

Gastão Elias com menos sorte, foi eliminado na primeira ronda da fase de qualificação pelos parciais 6-3 e 6-2 pelo francês Richard Gasquet atual 120.º ATP no último encontro do Estádio Millennium.

Millennium Estoril Open (1.ª ronda qualifying) Gastão Elias | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Apesar de estar por duas vezes muito perto de recuperar o break, Gastão era no final um atleta desiludido com as condições de jogo: “Não consegui jogar o meu ténis, pelas condições do tempo, com muito vento, muito difícil de jogar taticamente como eu gosto, ao contrário, o Richard adaptou-se muito bem, jogando com muita segurança nas suas bolas longas e com excelentes serviços. Tive muitas dificuldades a responder ao serviço dele desde o inicio ao fim e isso foi determinante para o resultado do jogo” afirmou Gastão Elias.

27/03/2024  17:30

Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news

Uma edição histórica: o adeus a João Sousa e os desafios do futuro

Por João Zilhão / Diretor do Torneio / Managing Partner 3Love

Foram novamente 51 semanas, de uma super equipa, a preparar aquela que será a semana mais especial do ano para muita gente, e não só para os amantes do ténis. Isto porque o Millennium Estoril Open é muito mais do que apenas um torneio de ténis: é gastronomia/vinhos/cocktails, é arte, é musica, é networking/relações publicas, é ativação de marcas, é animação para toda a família… é um evento de entretenimento no seu todo.

Em 2024 temos um quadro de excelência com dois Top10 (Casper Ruud e Hubi Hurkacz), os melhores portugueses, vários nomes sonantes como Gael Monfils e Dominic Thiem, jovens promessas como o brasileiro João Fonseca (17 anos e Nº1 do Mundo de Juniores) e tantas outras atrações, que fizeram com que grande parte das sessões já estejam esgotadas.

Poderíamos estar a celebrar a décima edição em 2024 mas será a nona, em virtude do cancelamento da edição de 2020 na sequência da pandemia que fez com que o mundo do desporto fizesse uma pausa forçada. Somos um torneio jovem e de reconhecido sucesso que já teve de ultrapassar importantes desafios no passado — desde o agarrar a oportunidade de, com escassas 11 semanas de preparação, assegurar a organização de um torneio do ATP Tour completamente novo no coração do Estoril em 2015, até à realização da edição de 2021 sem público e numa bolha para os jogadores, com dezenas de procedimentos ultra exigentes do ponto de vista médico/testagem/regras Covid-19/ATP.

Surgem novos desafios para o futuro e estamos neste momento em conjunto com o ATP Tour, a explorar todas as vias para que o torneio se realize em 2025 e anos seguintes, continuando assim uma longa e bem-sucedida colaboração.

Provações à parte, provámos ser capazes de crescer e inovar ao longo de quase uma década de vida. De bater consistentemente recordes de assistência. E fomos agraciados com um momento que perdurará para sempre na memória daqueles que o presenciaram — e que poderá mesmo ser considerado o momento mais feliz na história do ténis português: o triunfo de João Sousa na edição de 2018 do Millennium Estoril Open.

Nunca antes um representante luso havia ganho um título do ATP Tour perante o seu público. João Sousa fê-lo de maneira categórica, no dia seguinte a um extenuante duelo nas meias-finais com Stefanos Tsitsipas (ganho por 7-6 no 3º set) e após salvar dois matchpoints na segunda eliminatória face a Pedro Sousa. Com a pressão das expetativas de todo um país sobre os ombros e depois de o estádio cantar espontaneamente o hino nacional, o “Conquistador” exibiu-se de maneira irrepreensível.

João Sousa, o melhor tenista luso de todos os tempos, termina a sua carreira de jogador profissional no local da sua mais emblemática vitória. Esperamos que o público nacional lhe preste a melhor homenagem possível, qualquer que seja o seu trajeto na competição — e desejamos não só que seja um adeus apoteótico, mas também que dure o mais possível.

 Terra do Espetáculo, que já foi a terra prometida de João Sousa e que desejamos que o seja para todos os tenistas portugueses, também pode ser a terra dos milagres!

Fonte: Media Capital

21/03/2024  16:52

Millennium Estoril Open com grandes novidades na sua 9.ª edição

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Para além de um cartaz fantástico de jogadores, com dois Top 10 e alguns grandes nomes do ranking mundial, o evento oferece muita animação mesmo para os que são menos aficionados ao ténis, é a oportunidade de todos viverem momentos singulares, entre amigos e familiares, num espaço acolhedor e transversal na sua conceção, com gastronomia, música, cultura e muita animação.   

Millennium Estoril Open | Créditos: José A. Carvalho / Twenty4news 

A uma semana do evento, a despedida de João Sousa, o melhor tenista português e vencedor da edição de 2018, será o momento mais emocionante no último encontro da sua carreira e no melhor palco da sua vida, o Millennium Estoril Open, pautado ao longo dos anos como um evento desportivo de excelência, uma referência no impacto internacional durante a sua realização, um valor acrescentado para a população de Cascais e em especial para os portugueses.