19/07/2025 14:30
19/07/2025 14:30
Por José A. Carvalho/Twenty4news
No passado sábado, Arruda dos Vinhos foi palco de um emocionante jogo solidário que reuniu dezenas de figuras públicas em torno de uma causa nobre: ajudar Leonor Balsa, uma jovem de 15 anos diagnosticada com esclerose severa. O evento, realizado no Campo Municipal, foi idealizado e impulsionado pelo ator Miguel Costa, que conseguiu mobilizar uma vasta rede de solidariedade em nome da esperança.
O jogo contou com a presença de personalidades bem conhecidas do público português, como o cantor Toy, os atores Jorge Corrula, Mauro Lopes, Henrique Melo e o ex-futebolista Adriano Silva, entre muitos outros. A comunidade respondeu em força, enchendo bancadas e corações com gestos de apoio e afeto, demonstrando que, mesmo nos momentos mais difíceis, a união faz a diferença.
Evento solidário por Leonor Balsa | Créditos: José A. Carvalho/Twenty4news
A esclerose severa é uma doença neurológica rara e profundamente incapacitante, que afeta o sistema nervoso central e interfere com funções motoras, cognitivas e sensoriais. Nos casos mais avançados, como o de Leonor, a progressão da doença compromete seriamente a autonomia, exigindo tratamentos contínuos, terapias especializadas e recursos médicos extremamente dispendiosos.
Apesar dos enormes desafios, Leonor tem demonstrado uma força impressionante. Emocionada com o evento, deixou um agradecimento especial:
“Hoje vejo com alegria uma luz ao fundo do túnel e o Miguel Costa, pai de uma amiga minha, tornou tudo isto possível: ele é, um pequeno grande homem”, afirmou com um sorriso.
A mãe de Leonor, Sónia Balsa, em declarações exclusivas ao Twenty4news, destacou a fé inabalável da filha desde o momento do diagnóstico e a importância da ajuda recebida:
“Ela tem uma fé enorme desde o início e a ajuda solidária tem sido preponderante na evolução positiva de todo o processo, principalmente pelo facto dos custos dos ciclos de tratamento nos Estados Unidos, que envolvem metais, serem demasiado elevados. Na próxima semana, já tem marcado mais um ciclo intensivo de tratamentos, só possível com todas as ajudas que temos recebido, pelas quais estamos todos muito gratos.”
Sónia fez ainda questão de elogiar a comunidade local e os mais jovens: “A comunidade arrudense, o Grupo de Teatro Infantil Animarte, é a prova de que a juventude está atenta ao que se passa à sua volta e arranjou formas de poder ajudar — prova de uma grande generosidade.”
Mais do que um jogo, este evento foi uma poderosa demonstração de humanidade e empatia. A mobilização em torno da Leonor revelou o melhor do espírito português: a capacidade de se unir para cuidar de quem mais precisa. A força da Leonor, a dedicação da sua família e o apoio de toda uma comunidade são, juntos, o verdadeiro significado de esperança.
Faça o seu donativo através deste link