01/05/2025 09:45
01/05/2025 09:45
Por José A. Carvalho/Twenty4news
Estoril, 30 de abril de 2025 - João Fonseca teve uma estreia infeliz no Millennium Estoril Open o jovem brasileiro de 18 anos, atualmente número 65 do ranking ATP, foi eliminado esta quarta-feira (30) pelo holandês Jesper de Jong (ATP 93), com parciais de 6-2 e 7-5, na primeira ronda do torneio disputado em piso de terra batida, em Cascais.
João Fonseca teve uma estreia infeliz no Millennium Estoril Open | Créditos: José A. Carvalho/Twenty4news
O encontro começou com superioridade clara por parte do holandês, que quebrou logo o serviço do brasileiro e rapidamente abriu vantagem no marcador. No segundo set, Fonseca reagiu, chegou a recuperar uma quebra de serviço e empatou a 3-3, mas voltou a ceder no jogo decisivo, perdendo o parcial por 7-5 e dizendo adeus à competição logo na estreia.
Após o desaire, Fonseca admitiu ainda estar a adaptar-se às exigências da terra batida. “Preciso de ganhar mais ritmo no saibro. Ainda estou muito com a cabeça na quadra rápida. Gosto muito de jogar neste piso e tenho treinado bem, mas falta-me paciência. Sei que mais jogos e experiência vão ajudar”, reconheceu o carioca, que vinha invicto nos torneios Challenger em 2025, depois de triunfar em Camberra e Phoenix, ambos disputados em piso rápido.
Apesar da eliminação precoce, o tenista expressou o seu apreço pelo torneio português: “Espero voltar. Este torneio acreditou em mim quando ainda não era tão bom, por isso tenho um grande carinho pelo Estoril.”
Jesper de Jong, por sua vez, destacou a estratégia que adoptou para contrariar o estilo agressivo do brasileiro, “os amorties estavam a sair muito bem. A ideia era tirá-lo do seu ritmo. Ele é um dos cinco jogadores no circuito que melhor batem na bola, por isso é essencial deixá-lo desconfortável em campo”, afirmou o holandês.
De Jong também elogiou o ambiente em torno de Fonseca: “É impressionante, parece que tem sete ou oito países a apoiá-lo. É, claramente, um talento especial — toda a gente vê isso.”
Com esta derrota, João Fonseca vira agora atenções para o Masters 1000 de Roma, agendado entre 7 e 18 de Maio, onde procurará retomar o bom momento que vinha a construir desde o início da temporada.