20/01/2024  01:30

Benfica vence Boavista por 2-0 e Di María é o homem do jogo


Por José A. Carvalho / Twenty4news

Não foi uma exibição de grande realce apesar de ter sido o quinto jogo consecutivo do Benfica a vencer com uma primeira parte sem golos e só aos 61`é inaugurado o marcador por Di María e o brasileiro Marcos Leonardo a fechar a contagem aos 94`+ 4`. 

O Benfica entrou bem, a pressionar o Boavista e a segurar os jogadores no seu meio-campo sem dar espaços, permitindo maior liberdade e variação de jogo que Rafa soube aproveitar logo aos 12`, fazendo chegar o esférico a Morato que cruzou para a pequena área. João Mário oportuno, desvia para defesa do guardião do Boavista que faz a bola ganhar velocidade com Artur Cabral a reagir ao segundo poste sem concluir de forma eficaz a jogada.

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news

Com a ofensiva endiabrada dos encarnados, o Boavista reage e aos 17` faz a sua primeira investida perigosa às redes de Trubin que termina num cruzamento de Bozeník para bola parada do guardião do Benfica.

 

Com a chegada do intervalo, o Benfica era de longe uma equipa superior com 54% de posse de bola e nove cantos, razão pela qual Roger Schmidt inicia a segunda parte sem qualquer alteração e com a mesma estratégia de jogo: pressionar e pressionar. Assim foi...depois de tanta insistência e de bom jogo surge a inauguração do marcador aos 47` mas anulado pelo VAR que considerou o braço de João Mário na bola no início da jogada.

 

A esperança estava bem viva e a glória surge aos 61`pelo lado direito, num cruzamento / remate com gana de Di María, o esférico bem direcionado passa por Arthur Cabral e por João Mário e termina no fundo das redes de João Gonçalves colocando o Benfica a vencer por 1-0.

 

Com a euforia das águias, o jogo fluiu naturalmente sem dar espaço aos axadrezados, a motivação era coletiva, ideal para Roger Schmidt lançar Tomás Araújo (por Florentino) e Marcos Leonardo (por Arthur Cabral) aos 70`                

 

Di María era o homem do jogo, presente em todas as jogadas de ataque direto estava imparável mas era preciso continuar a pressionar e aos 85`, João Neves entra para o lugar de Kökcü e cedo marcou a diferença com os jogadores do Boavista mais atentos na sua marcação que resulta em poucos segundos numa falta de Vukotic merecedora de cartão amarelo.

 

Finalmente aos 90`+ 4`, Marcos Leonardo faz o segundo golo das águias na recessão de um toque de maestro de Di María que serviu para o seu pé e que o jogador brasileiro não desperdiçou tocando para o fundo da redes de João Gonçalves para a vitória por 2-0, a oitava consecutiva que deixa o Benfica a um ponto do Sporting na Liga Beltic.

 

Roger Schmidt, era um treinador com o dever cumprido e justificou a vitória: "É sempre bom jogar no nosso estádio e vencer jogos, foi uma grande noite para nós. Um jogo difícil, contra um bom adversário, mas fizemos uma boa exibição. Tivemos muitos momentos à volta e dentro da área, e tivemos de mostrar paciência novamente, porque, na primeira parte, faltou-nos objetividade e incisão para usar as nossas oportunidades de uma maneira melhor, para marcar golos, mas também é uma qualidade que temos. Se precisarmos de paciência, temos a paciência e também podemos acelerar o jogo quando precisamos de golos. No final, marcámos dois golos muito bons, merecemos vencer o jogo e também estou muito feliz por não termos sofrido golos, porque isso é sempre bom, especialmente quando uma equipa espera o jogo todo por contra-ataques, e mostraram que têm qualidade. Temos de estar sempre atentos a estes momentos, também tivemos de defender alguns momentos difíceis. Tivemos de mostrar qualidade para estarmos sempre organizados. Também aí, fomos muito incisivos para correr para trás nos momentos certos. Vi muita mentalidade e motivação nestas situações, de todos os jogadores, também dos jogadores atacantes, por isso estou muito feliz. Merecemos vencer o jogo, não demos ao adversário muitos momentos para marcar. Estou muito feliz com a prestação da equipa e com a atitude que os jogadores mostraram, foi um jogo muito bom."