DAKAR  2024

18/01/2024  00:49

DAKAR  - as emoções da 10.ª etapa

Por Redação

Route: AlUla > AlUla - Liaison 241km and Special 371km

Faltando apenas três etapas para o início da quarta-feira, houve muitos desafios no circuito ao redor do acampamento AlUla da Etapa 10, com a principal preocupação para os competidores em quatro rodas - evitar furos. O brasileiro Lucas Moraes foi o melhor colocado entre os desafiantes ao pódio do Ultimate, no 12º lugar, o francês Sébastien Loeb reduziu a vantagem do líder Carlos Sainz por sete minutos, apesar das complicações na troca de rodas. Loeb, que está apenas 13m22s atrás do espanhol com duas etapas restantes, disse: "Tivemos dois furos. [Para trocar as rodas] tivemos que escalar entre as pedras para encontrar uma maneira de poder levantar um pneu traseiro. Acho que perdemos cerca de 15 minutos para isso."

Fotos by Red Bull / Dakar 2024

Os companheiros de equipe do Audi RS Q e-tron, três vezes vencedor, Sainz podem muito bem ter lhe garantido o quarto título do Dakar, pois ele precisou de pedir emprestado um pneu sobressalente do sueco Mattias Ekström ou ele poderia ter esperado horas no palco pelo seu caminhão de apoio . O catorze vezes campeão do Dakar, Stéphane Peterhansel, sublinhou a importância deste apoio da equipa quando disse: "Começámos com dois furos logo no inicio, por isso não fomos tão rápidos. No final Mattias chegou a Carlos porque Carlos teve três furos e Mattias deu a Carlos uma ou duas rodas. Sem essas rodas, com certeza, o Carlos ficaria muito tempo à espera do caminhão. Por isso é bom ter três carros na corrida.”

Mitch Guthrie Jr. sobreviveu a mais um dia com a liderança da classe Challenger, já que a espanhola Cristina Gutiérrez conseguiu tirar apenas 32 segundos ao americano enquanto se prepara para enfrentar o Dakar 2025 na categoria Ultimate, com a dupla a terminar em quinto e sexto, respetivamente, e o lituano Rokas Baciuška está logo à frente deles, em quarto lugar. Gutiérrez, 32, admitiu: “A etapa não foi muito boa para nós. Tivemos dois furos nos primeiros 200 km, o que me obrigou a abrandar bastante”. Guthrie Jr., 27, acrescentou: "Começamos a perder os travões a cerca de 100 km do final. Conseguimos isso até à linha de chegada."

O australiano Daniel Sanders, teve um bom dia sobre duas rodas, terminando apenas 47 segundos atrás do americano Ricky Brabec, que ampliou a sua vantagem para 10m54s com a etapa 11 de quinta-feira de volta a Yanbu e a final da etapa 12 de sexta-feira, ainda nesta 46ª edição da corrida. Logo atrás do piloto da Red Bull GasGas Factory Racing, Sanders, estava o argentino Luciano Benavides em sexto, seu irmão mais velho Kevin Benavides em oitavo e o compatriota de Sanders, Toby Price, completando o top 10 no palco. Depois de terminar em quarto lugar em 2021, Sanders, 29, disse: "Sinto que acertei algumas notas que algumas pessoas perderam e talvez isso tenha me ajudado a recuperar algum tempo. Estou feliz por me recuperar pela primeira vez."

A penúltima Etapa 11 de quinta-feira estabelece uma rota cronometrada de 480 quilómetros entre AlUla e Yanbu com distâncias extremas, rochas perigosas e uma série de quebra-cabeças de navegação testando ainda mais o comboio.

Classificação geral do Rally Dakar 2024 após a Etapa 10

Ultimate Car 

1. Carlos Sainz (ESP) 41h 35m 12s

2. Sébastien Loeb (FRA) +13m 22s

3. Lucas Moraes (BRA) +1h 02m 44s

Challenger Car 

1. Mitch Guthrie Jr. (EUA) 46h 01m 50s

2. Cristina Gutiérrez (ESP) +28m 03s

3. Francisco López Contardo (CHI) +1h 13m 48s

Motos

 1. Ricky Brabec (EUA) 44h 45m 28s

 

2. Ramo Ross (BWA) +10m 54s

 

3. Adrien Van Beveren (FRA) +11m 46s

Fonte: Red Bull / Dakar 2024