Desporto

13/11/2023  00:10

Benfica vence na Luz e sobe à liderança do Campeonato

Por José A. Carvalho / Twenty4news

Um jogo que na primeira parte o Benfica esteve muito bem, numa meia hora de grande qualidade entre as duas equipas com a primeira ocasião de golo a pertencer à equipa da casa e ao minuto 45 a abrir a contagem no Estádio da Luz, Gyokeres inaugurou o marcador na sequência de um contra-ataque  e assistência de Marcus Edwards, com uma finalização perfeita no 12.º golo da época do sueco e o 7.º no Campeonato. 

Na segunda parte, os leões procuraram gerir a vantagem apesar do ataque constante do Benfica que foi acreditando que tudo seria possível e assim foi...numa ponta final imprópria para cardíacos, o empate na fase de descontos aos (90`+4`), surge dos pés de João Neves (o melhor jogador em campo), na sequência de um canto e Tengstedt (90`+7`) com o golo da vitória, catalisaram adeptos e jogadores do Benfica perante o sentimento incrédulo dos leões numa derrota amarga que nunca tinham saboreado. 

Para o treinador Roger Schmid, foi uma vitória singular: "Vencer um dérbi de uma forma mais bonita do que a de hoje é impossível. Quando o 1.º classificado joga contra o 2.º, a importância é clara. Também era claro, antes do jogo, que, se ganhássemos hoje, ficávamos em 1.º lugar na Liga. É essa a posição onde queremos estar no final da época. Foi um jogo muito duro. As duas equipas mostraram muita qualidade, muita intensidade. Falhámos grandes chances na primeira parte para marcar o primeiro golo. Foi difícil para nós, depois de eles marcarem o 0-1 antes do intervalo. Após o intervalo, com o cartão vermelho [do adversário], tentámos tudo para ganhar o jogo. Mesmo com 10 homens, foi difícil encontrar soluções no ataque. Eles defenderam com muitos jogadores, tivemos sempre de ter cuidado com os contra-ataques, mas, no final, a solução foi acreditar até ao último segundo. Acreditámos sempre na nossa qualidade e que éramos capazes de vencer o jogo. A mentalidade é uma parte crucial no futebol, a par da tática, qualidade e tudo. Mostrámos isso de uma grande maneira hoje. O que os jogadores fizeram foi fantástico. Os meus jogadores mostraram uma grande atitude, foi uma ótima prestação, com muita confiança. Penso que mereceram muito vencer este jogo, porque as últimas semanas não foram fáceis. Depois da frustração da eliminação da Liga dos Campeões, tenho muito respeito pelos meus jogadores por jogarem um jogo como o de hoje, com esta história. Ao sermos capazes de vencer este jogo, mostrámos grande caráter, mentalidade e qualidade. Merecemos vencer e estamos muito felizes."

Já para o treinador Ruben Amorim: “A derrota afeta sempre porque fomos a melhor equipa em campo. Foram duas situações no fim. Uma bola parada e um lance onde sofremos bastante. Tínhamos tudo controlado. Há dias assim. Acaba por ser muito injusto. Mesmo com dez, não atacámos tanto, mas controlámos o jogo de forma diferente. Quando há a expulsão deixamos para pensar. Metemos o Nuno Santos porque o Matheus estava a sofrer. Metemos o St. Juste para compor o trio de centrais. Acabámos por cumprir em tudo, menos nos últimos minutos e perdemos.” 

Fotos: José A. Carvalho / Twenty4news