Portugal

12/06/2023  15:00

30.º Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes

Promovida pela Comissão Executiva, a Homenagem Nacional aos Combatentes realizou-se no passado dia 10 de junho, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, uma cerimónia em memória a todos os que combateram ao longo da história de Portugal em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.


De todo o país, as várias associações militares juntaram-se no Forte do Bom Sucesso em Belém, para assistirem à cerimónia que teve início com um discurso de abertura do Vice-Almirante António Duarte, seguido da leitura da mensagem enviada pelo Comandante Supremo das Forças Armadas e Sua Excelência o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa. 

De acordo, com as palavras de um “Comando” da 38.ª Companhia (Guiné (1972-1974)) presente na cerimónia; “Todos os camaradas da boina vermelha, têm um sentido único que é a defesa da pátria e da família e o curso dos comandos ainda é hoje laureado pelo mesmo misticismo, o mesmo voluntariado que resultou da passagem do nosso testemunho. “Há um princípio e uma união que é, o código do Comando escrito em 1963 na Guiné pelos nossos fundadores e que serve de orientação no percurso da especialidade.


“Hoje e sempre, somos uma tropa especial treinada para combater na zona operacional, com espirito de corpo e de entreajuda, com valores que nos orientam, como o nosso grito, a cerimónia dos camaradas caídos em combate e as memórias que são o reflexo da nossa vida e às quais honramos até à morte, por isso é que aqui estamos hoje neste memorial”.

Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news