06/10/2023 03:16
Na emocionante, segunda corrida das SBK em Portimão no passado domingo, Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) gravou o seu nome mais uma vez no livro dos recordes. O atual campeão conquistou a sua 56ª vitória com uma Ducati, superando o registo de vitórias do lendário Carl Fogarty com o fabricante italiano.
No entanto, esta conquista histórica não foi fácil, já que Bautista travou um duelo de tirar o fôlego com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK), onde a primeira posição mudou de mãos ao longo da corrida. Bautista assumiu brevemente a liderança em várias ocasiões, apenas para Razgatlioglu responder com movimentos notáveis. No final, foi Bautista quem conseguiu garantir a vitória numa dramática corrida até à linha de chegada, superando Razgatlioglu por apenas 0,126 segundos. O triunfo de Bautista marcou mais um marco para a Ducati, mas não lhe garantiu o segundo título de pilotos.
Entretanto, Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) montou um ataque vigoroso desde a segunda linha para reclamar o último lugar do pódio. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) continuou a sua forma impressionante com um sólido quarto lugar, seguido de perto por Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) e Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) em quinto e sexto.
P1 | Álvaro Bautista | Aruba.it Racing – Ducati
"Foi fantástico! Foi uma grande batalha entre Toprak e eu e estou muito orgulhoso de competir com ele. Ele fez o seu melhor e não tinha nada a perder, tentou sempre, em todos os lugares. Tenho orgulho de competir com ele. Eu também tentei o meu melhor. Tentei ultrapassá-lo e fechar as curvas, mas ele também o fez. Estivemos muito perto de nos tocarmos muitas e muitas vezes! Para mim foi uma corrida muito divertida. No final, na última curva, tentei ultrapassá-lo mas ele soube defender-se fechando a a última parte da curva. No momento, pensei que se não pudesse entrar, iria por fora era a única chance que tinha. Abri o acelerador, a moto começou a acelerar. Eu pude passar por ele. Acho que foi uma ótima jogada! Foi como um instinto.”
Razgatlioglu lutou com bravura no duelo épico com Bautista, terminando em segundo lugar na corrida.
P2 | Toprak Razgatlioglu | Pata Yamaha Prometeon WorldSBK
“Continuámos a lutar na corrida porque estou apenas focado em vencer, fiquei muito irritado depois da Superpole Race. Vi que o Álvaro não estava muito forte e fui melhor na última curva do que na Superpole Race, mas na corrida briguei com ele. Eu disse 'esta corrida é minha', ele não estava muito forte e eu rolava no limite era mais fácil atacar. Disse: ‘Preciso vencer’ e, especialmente na última volta, a sensação foi boa, a cada curva melhorava. Na última curva, tentei algo diferente, mas não funcionou; quando peguei a moto não tinha aceleração e esse foi o maior problema. O Álvaro, saiu mas não percebo como é que o pneu traseiro dele agarrou melhor do que o meu, mas a aceleração da sua moto é inacreditável e foi possível voltar. Estou muito forte e fiz de tudo para vencer. De qualquer forma, terminamos em segundo, mas não me importo com isso; perdemos e estou apenas focado em vencer.”
Resultados da Corrida 2 do WorldSBK
1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati)
2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0,126s
3. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing - Ducati) +1,764s
4. Garrett Gerloff ( Bonovo Action BMW) +2.864s
5. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +6.373s
6. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +9.305s
Classificação do Campeonato Mundial de SBK
1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing - Ducati) 566 pontos
2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 506 pontos
3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 350 ponto
Resultados da corrida WorldSBK Tissot Superpole
1. Álvaro Bautista | Ducati
2. Toprak Razgatlioglu | Yamaha | +0,142s
3. Andrea Locatelli | Yamaha | +4,024s
Fonte: WorldSBK