Cultura & Lazer

20/05/2023  00:44

12ª Edição dos Prémios Sophia

Vencedores dos Prémios Sophia 2023 conhecidos este domingo

Foto: José A. Carvalho/Twenty4news

A par da entrega dos galardões para Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator e Atriz Principais, entre outros que podem ser consultados aqui, vai também homenageado com o Prémio Sophia Carreira Carlos Saboga, argumentista de referência do cinema português desde os anos 80. Carlos Saboga escreveu argumentos para os filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes (“Photo”, “A Uma Hora Incerta”). O laureado viveu em Itália, Argélia e Paris onde trabalha como tradutor, jornalista, crítico de cinema e assistente de realização. O seu primeiro argumento data de 1969, do filme “II Sasso in Bocca” do realizador Giuseppe Ferrara, tendo escrito, a partir desse momento, vários argumentos italianos e franceses.

A edição deste ano dos Prémios Sophia conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, Cinemateca Portuguesa e Câmara Municipal de Cascais.


Fonte: Jervis Comunication & Marketing | Academia Portuguesa de Cinema

Melhor Ator Principal

Cristóvão Campos

"Revolta"


Filipe Duarte

"Nunca Nada Aconteceu"


Albano Jerónimo

"Restos Do Vento"

Rui Morisson

"Nunca Nada Aconteceu"


Melhor Atriz Principal

Ana Cabral

"Lobo e Cão"


Isabel Abreu

"Restos Do Vento"


Lua Michel

"Alma Viva"


Ana Moreira

"Nunca Nada Aconteceu"


Foto: APC

Prémio Sophia Carreira 2023


Carlos Saboga

Argumentista e Realizador

Argumentista de referência do cinema português desde os anos 80. Carlos Saboga escreveu argumentos para os filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes (“Photo”, “A Uma Hora Incerta”). O laureado viveu em Itália, Argélia e Paris onde trabalha como tradutor, jornalista, crítico de cinema e assistente de realização. O seu primeiro argumento data de 1969, do filme “II Sasso in Bocca” do realizador Giuseppe Ferrara, tendo escrito, a partir desse momento, vários argumentos italianos e franceses.