Portugal

19/06/2023  16:35

Beja AirShow 2023

Por José A. Carvalho/Twenty4news

Considerada, a maior pista de aviação do país, a Base Aérea N.º11 em Beja recebeu no passado dia 18 de junho, milhares de apaixonados pelos festivais aéreos, nas comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea. Aberto ao público e gratuito, foi a melhor oportunidade para os visitantes sentirem in loco à dinâmica de aeronaves em voo com demonstrações de ataque ao solo efetuadas pelos F-16 da Força Aérea Portuguesa complementadas por demonstrações táticas no terreno. Vários foram os visitantes que participaram no batismo de voo no prestigiado C-130, operação orientada pelo Major Nuno Silva que nos disse; “Além dos batismos de voo que decorrem no C-130, está em curso a preparação de um ataque ao solo com resgate de pessoas, tudo isto coordenado pelos nossos TACP´s (Controladores Aéreos Avançados) no terreno numa ação em conjunto. 

“A ação, decorre ao mesmo tempo e em vários locais, com helicópteros a descolar, a norte e a sul, pessoal especializado a aprontar engenhos explosivos incendiários, para darem um efeito de explosão quando o F-16 simular um ataque ao solo, com todos os cenários planeados ao segundo, para que os visitantes tenham uma ideia aproximada sobre as nossas vicissitudes diárias e da importância que temos para o país”. 

Como é natural, tudo isto só é possível pela voz de comando do Coronel Carlos Lourenço responsável pela Base Aérea N.º 11, que gentilmente falou com a Twenty4news e que nos disse: ”O Festival Beja AirShow, permite-nos abrir as portas e dar a oportunidade à sociedade civil para conhecer um pouco do que fazemos diariamente". “Definitivamente, a Força Aérea é feita pelo esforço individual e singular de cada pessoa que trabalha e isso é feito vinte e quatro horas, sete dias por semana e trezentos e sessenta dias do ano, portanto, não só a Força Aérea é importante para os seus militares sentirem e terem o orgulho de pertencerem a esta casa, como conseguir de alguma forma, mostrar às pessoas aquilo que fazemos todos os dias”.

Beja AirShow 2023 | Fotos: José A. Carvalho/Twenty4news

Uma das estrelas do Festival, é a nova aeronave KC-390 que o General da Força Aérea João Alves, um dos oradores presentes na Conferência Força Aérea 5.3, falou sobre a aventura de um projeto que começou há dez anos e foi iniciado com uma pequena equipa. Na altura, a Força Aérea operava uma aeronave, o C-130 que já tinha completado 47 anos de operações apesar de cumprir a sua missão de forma exemplar, a tomada de consciência era geral, de que a sua conceção já se tornava obsoleta. Nesse sentido, a exigência das operações obrigou a que fosse criada uma nova plataforma para o novo milénio através de uma parceria com a Embraer, na conceção de uma nova aeronave, mais eficaz nos sistemas de comunicação. Um projeto que envolveu milhares de requisitos e pensada de uma forma diferenciada, para que a aeronave estivesse apta para as missões que se esperavam dela. Isso, só seria possível com uma aeronave sofisticada, de 5ª Geração com equipamentos mais evoluídos e recentes que lhe permitissem voar durante o século XXI, mas também integrada nas infraestruturas. E assim, chegamos ao fim de um processo longo e cuidado e que ainda está a decorrer, mas que muito nos satisfaz hoje e no Beja AirShow 2023, assistir ao voo do novo e primeiro KC-390 com a bandeira de Portugal.