Portugal

07/10/2023  23:02

Casamento, da filha real da monarquia Portuguesa

Os casamentos reais, são sempre cerimónias que permanecem no imaginário popular como um evento mágico, fascinante na beleza envolvente e na tradição do protocolo, assim reza a história da monarquia, as inovações e sinais de modernidade são analisados pelos detalhes que o regime republicano reflete. 

Fotos:José A. Carvalho/Twenty4news

Em Mafra, o país festejou o casamento da infanta Maria Francisca e do advogado Duarte Martins, numa cerimónia digna de registo com cerca de mil e duzentos convidados e centenas de populares que estiveram presentes durante todo o evento, frente à Basílica do Palácio Nacional de Mafra. O cortejo da noiva Maria Francisca de Bragança a caminho da Basílica, foi um dos momentos ímpares com a imagem da infanta junto ao seu pai D. Duarte de Bragança, numa caleche com o seu lindo e simples vestido branco criado em conjunto por Luzia de Nascimento e D. Isabel de Bragança, não passou despercebido pela seu corte caído num tecido feito em mikado de seda muito usado nos trajes cerimoniais no Japão e com algumas semelhanças com o que Letízia de Espanha usou no seu casamento. Como registo final, a tiara e uma pulseira emprestada da rainha D. Amélia (a última rainha de Portugal) e finalmente os brincos que a mãe lhe ofereceu, desenhados e concebidos para fazerem conjunto com a tiara, resultaram na perfeição numa singular e humilde  filha real da monarquia que a história preservará para sempre.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, presente na qualidade de convidado e amigo da família, membros do governo, da monarquia e aristocracia nacional e internacional marcaram presença numa cerimonia singular que orgulhou os monárquicos e fez sonhar os que gostariam que em Portugal existisse uma monarquia constitucional.