02/07/2024 13:45
Euro 2024 - Portugal vence a Eslovénia...um duro osso de roer
Por José A. Carvalho / Twenty4news
Portugal venceu a Eslovénia por 3-0 com determinação e perseverança e está nos quartos de final para jogar contra a França na próxima sexta-feira dia 5 de julho.
Foto: Diogo Pinto / FPF
Num jogo impróprio para cardíacos, a Eslovénia foi um osso incrivelmente duro de quebrar, com um bloco central 4-4-2 demasiado compacto mas ao mesmo tempo o meio-campo vulnerável, caso para dizer que a sorte foi o seu 12.º jogador em campo, impedindo muitas vezes que Portugal marcasse.
Uma seleção portuguesa com tanto talento e poucas táticas, poderia ter sido muito melhor mas esse é o custo elevado que Roberto Martinez paga por construir uma equipa em torno de Cristiano Ronaldo, deixando reduzidos a papeis secundários os avançados de topo, Gonçalo Ramos e Diogo Jota e outros.
Neste europeu, os números não abonam a favor de Cristiano Ronaldo, perdas em duelos, cruzamentos e execuções de livres diretos sem golos contrastando com o menor número de toques e mais remates (20), mais do que qualquer outro jogador neste Campeonato da Europa e sem pontuar (exetuando o último pênalti).
Cristiano Ronaldo, é um jogador determinado e um ser humano incrível que nas adversidades ergue-se mais forte e assim foi...marca o primeiro pênalti e desta vez sem hipótese para o guardião da Eslovénia...os dados estavam lançados. Sem falhas, um a um, Portugal foi somando até demonstrar que o jogo estava ganho.
Diogo Costa foi o "Homem do Jogo", ganhou asas e assinou a vitória com garra nas três incríveis defesas que terminam numa cruel e atroz derrota para os eslovenos que assistiram ao volte-face sem piedade da equipa das quinas que bem reflete os símbolos de uma bandeira que muito dignifica Portugal.
No final da partida, o selecionador da equipa portuguesa Roberto Martinez, prestou declarações em direto aos jornalistas presentes: "Acho que durante os 90 minutos tivemos muitas oportunidades e acho que jogámos muito bem. Torna-se difícil se não marcarmos primeiro. A relva não ajudou a equipa com bola. Tivemos muita bola e foi muito difícil. Foi uma oportunidade de mostrarmos a nossa paixão, que a equipa pode ir com tudo e mesmo assim ganhar. Agora teremos um jogo totalmente diferente, com uma França toda diferente, e hoje é uma noite em que todos os portugueses merecem celebrar"
"Acho que o segredo de Portugal é o Diogo Costa. Diogo Costa é o segredo mais oculto do futebol europeu e hoje apareceu. Hoje acho que entrou num patamar totalmente diferente. A situação no um para um foi incrível. Depois teve o foco para fazer três defesas consecutivas. Temos de estar muito orgulhosos dele."
"O Ronaldo é uma grande personalidade e foi decisivo para começarmos nos penáltis, foi ele que marcou o caminho. Foi uma vitória da união, do balneário. É o nosso capitão e mostrou que na vida há momentos difíceis e que não podemos baixar os braços mesmo quando as coisas não correm bem."
França: "Agora temos de chegar a casa, onde estão os nossos adeptos a dar-nos forças. Hoje foi uma vitória dos apaixonados."
"Começámos um novo torneio. Agora o torneio tem detalhes, ganhar em penaltis, criar um momento de qualidade individual. A equipa jogou bem, trabalhou bem, defendeu. A relva não era fácil para a equipa que tinha a bola. Era a mesma para as duas equipas, mas ajudou a equipa sem bola. Incrível a paixão da equipa. Hoje vimos uma equipa focada, cheia de orgulho e força. Tentámos tudo. Mereciamos ganhar. Os adeptos têm uma noite para celebrar."
"Eu tinha mensagem que os portugueses normalmente fazem contas para entrar nos torneios. Temos que sofrer, mas sofrer juntos. A união de grupo e dos adeptos. Hoje é um dia para celebrar esta vitória e olhar para a frente."